A TRISTE FICÇÃO DA REALIDADE
O brasileiro é apaixonado por futebol e carnaval ( e agora Olimpíadas), mas embora não assuma completamente, também é apaixonado por novelas e tem justos motivos para isso: nossos sempre exageradamente criticados folhetins são os melhores do mundo e o próprio mundo reconhece isso muito mais do que nós mesmo que, aliás, temos a ridícula mania de falar mal de tudo o que é brasileiro.
A maioria da população brasileira vê novelas, seja por falta de outra opção de lazer, por medo de sair de casa e enfrentar os perigos da violência noturna ou por absoluta falta de dinheiro (nossos salários mal dão para comer) que permita outra necessária diversão. A grande audiência das novelas acaba inevitavelmente ditando comportamentos, modismos e outras influências mais.
É aí que a coisa pega: em todas as novelas o amor é um sentimento sempre muito complicado até encontrar o final feliz. Quase todos os personagens de todas as novelas têm um comportamento duvidoso: as novelas estão repletas de personagens sem nenhum caráter dispostos a tudo para se dar bem. Tudo nas novelas é uma constante indefinição.
Nossos excelentes autores estão conscientes de que trabalham e manipulam obras de ficção. Mesmo assim sempre que surge uma oportunidade fazem questão de dizer que suas novelas procuram aproximar-se o máximo possível da realidade. Preocupante: será que na vida real todos os amores precisam ser tão sofridos quanto nas novelas? Será que todas as pessoas precisam ter um caráter tão discutível quanto à maioria dos personagens das novelas?
Se assim for é triste, muito triste, perceber que as novelas estão refletindo o que de pior a sociedade tem, embora nem sempre esteja pronta para reconhecer os próprios erros. Costuma-se dizer que a vida real é muito mais surpreendente do que a ficção. É mesmo, mas será que estamos nos transformando simplesmente em personagens sem escrúpulos e sem caráter e que buscam apenas a realização, o conforto pessoal e, como nas novelas, o sucesso custe o que custar? Talvez a crueldade maior seja a de constatar que na vida real nem sempre está reservado um final feliz. Só nas novelas o final é sempre feliz e assim é porque é um final escrito pelas mãos dos homens, o que prova que para nós está reservada a missão de escrever o final feliz dos capítulos dos folhetins da vida.
As novelas, boas ou ruins, cumprem o seu papel de divertir e até de impor comportamentos, mas ao contrário da ficção a vida real não precisa criar “ganchos” para garantir audiência. Não é saudável ser como a maioria dos personagens sem caráter que freqüentam diariamente, via televisão, as nossas casas. Se a vida real for mesmo a inspiração maior para a ficção das novelas estamos participando de um terrível folhetim real, uma novela sem pé nem cabeça.
* E só nós podemos mudar o roteiro da vida
* RIO MARAVILHA
O jovem e ousado empresário Eike Batista sabe que a melhor maneira de ganhar dinheiro é ter dinheiro para investir. Por isso mesmo não é só a reforma do Hotel Glória que está mere3cendo sua atenção: no mesmo local ele está de olho na Marina e iniciou negociações para tentar comprar as empresa que detém a concessão de exploração comercial do local. Na Marina Eike planeja a construção de vários restaurantes e casas de show com investimento inicial de R$ 150 milhões.
* O Rio merece
MINEIROS FALADORES
A mineirice será o tema do próximo livro da mineira Leda Nagle, a correta apresentadora do programa Sem Censura (Rede Brasil). Leda está colhendo depoimentos de personalidades que carregam em seus currículos uma mineirice familiar. A jornalista Hildegard Angel, por exemplo, falará sobre sua mãe, a guerreira e estilista Zuzu Angel.
* Dessa vez os mineiros não ficarão tão quietinhos
MEDALHA DE OURO
Ainda e difícil não emocionar-se com as repetidas imagens da torcida e do entusiasmo dos brasileiros, os cariocas especialmente, com conquista do direito de abrigar as Olimpíadas de 2016. É verdade que há muito a fazer e muitos atletas para preparar, mas dessa vez nossos heróicos atletas não ficarão entregues, como sempre, à própria sorte. O desafio é grande, mas de qualquer forma o povo brasileiro já conquistou uma Medalha de Ouro com sua emocionante alegria e torcida. O brasileiro é um “atleta” que se supera todos os dias e apesar das dificuldades está sempre ali, chova ou faça sol, para torcer pelo país. Agora nem mesmo os que torciam para que as Olimpíadas não acontecessem no Rio porque o Brasil não tem dinheiro para investir não podem negar que somos todos vitoriosos.
* Mesmo quando perdemos
CARTILHA PREVINE ASSALTOS EM CARROS
No começo andar de carro era um prazer; depois virou uma necessidade imposta pelo corre-corre diário. Agora é um perigo: o constante número de assaltos a motoristas nos sinais de trânsito ou ruas desertas e até nas movimentadas criou uma cartilha de prevenção. Como acontece com as doenças é preciso seguir normas para evitar maiores consequências. Andar de carro virou um problema de saúde. De vida.
Para especialistas a medida mais segura nessa guerra urbana que vivenciamos é se policiar para diminuir a possibilidade de ser alvo de uma ação criminosa. De carro ou a pé é fundamental evitar o elemento surpresa e por isso mesmo uma das orientações é não usar o celular no carro com os vidros abertos. Para sair de casa e enfrentar a guerra urbana que por falta de policiamento se instalou no desgovernado estado que adota como política de segurança apenas a invasão das favelas, todo cuidado é pouco. Para sair de carro não basta aprender as dirigir. É preciso aprender também a proteger-se de assaltos nos sinais de trânsito. Exemplo: diminua a velocidade antes do sinal vermelho já que normalmente o assalto ocorre quando o veículo pára ou diminui.
Outros cuidados são necessários. Anote: 1) evite permanecer dentro do carro estacionado na rua, principalmente à noite; 2) mantenha os vidros fechados e portas travadas quando estiver dirigindo; 3) ajuste os retrovisores e fique atento no entorno do veículo; 4) nunca deixe objetos de valor e bolsas expostos no interior do veículo; 5) evite trafegar em ruas com pouco movimento; 6) informe-se sobre trajetos alternativos e pontos de apoio (delegacias, quartéis, patrulhas); 7) se achar que está sendo seguido busque ruas e avenidas com trânsito intenso; 8) desconfie de motoqueiros com caronas e mantenha distância do veículo à frente para o caso de uma manobra de fuga; 9) ao parar nos sinais evite a primeira fila e as laterais, que são mais visados pelos assaltantes.
Enquanto as autoridades não garantem à população a tranquilidade pela qual pagamos, os telefones de emergência são úteis: Linha Amarela - 0800242355, Linha vermelha - – 2584-4245, Av. Brasil, Auto-estrada Lagoa-Barra, Túneis Rebouças e Santa Bárbara, Mergulhão da Praça XV e Av. Brasil - 2527-2560.
O pior é que os assaltos acontecem na cara das pessoas que nem se surpreendem porque já acreditam que são inevitáveis. Isso também precisa mudar: a minoria não pode continuar vencendo a maioria.
ANEL DE FUMAÇA
Se a fumaça de um cigarro incomoda muita gente a de um charuto incomoda muito mais Mesmo assim muita gente está aderindo aos charutos (inclusive aqueles que fazem fumaça) por acreditar que fumar charuto é menos prejudicial à saúde, o que não é verdade. A única vantagem do charuto é que ele permite contar histórias: pouca gente sabe, por exemplo, que os hoje indispensáveis anéis que os charutos exibem só foram adotados quando a Rainha Vitória, da Rússia, os sugeriu para que seus dedos não ficassem manchados. O uso comercial dos anéis só foi adotado em 1850 e os primeiros charutos a exibi-los foram os da marca Romeo y Julieta, graças ao holandês Gustav Bach que queria diferenciar os charutos de sua fabricação. Outro detalhe curioso: o pianista Arthur Rubinstein só usava charutos personalizados pela anilha, mas com anel ou sem anel os não fumantes é que sofriam.
* Como ainda sofrem
SOPA DE LETRAS
A televisão, seja por sua enorme audiência ou por sua também enorme, na maioria das vezes, incompetência, têm inspirado e esquentado muitas discussões e livros com a história das novelas, a saga dos comunicadores, a trajetória dos artistas e por aí vai. Agora é o paulista Fabio Siqueira quem reúne material para escrever “A História da Televisão”. O jovem autor está na fase das pesquisas, mas já promete esgotar o assunto.
* A televisão vai, como sempre, encher a paciência;
MAIS ÁGUA
Gisele Bundchen continua encantando o mundo com sua beleza, mas quer ser também politicamente correta e está engajada na campanha pela preservação da água que,como se sabe, pode vir a faltar no planeta. Através de seu site a modelo tem aconselhado a que se economize água evitando banhos prolongados, lavagem de carros e calçadas com mangueiras e outros desperdícios mais.
* Dar a descargas ainda é permitido. Mas pelo visto por pouco tempo
BEBA MENOS
Uma boa maneira de economizar água é certamente beber menos e há um bom motivo para isso: começa a ser desfeita a crença de que o consumo exagerado de água emagrece e faz bem à saúde. Nem tanto assim: o consumo excessivo de água pode provocar problemas. Essa é a conclusão de recente estudo realizado pelo Centro Superior de Investigações Científicas da Espanha e do Instituto de Medicina dos Estados Unidos. O estudo concluiu que o consumo diário e ideal de água é de 2,7 litros para as mulheres e 3,7 litros para os homens, quantidade que inclui também a ingestão de outros tipos de bebidas e de frutas. Água demais cria problemas de saúde.
* Principalmente a água ardente
SORRISO A JATO
Não são só os seios que por conta do silicone estão cada dia menos naturais: os dentes também. Mais um sorriso de alívio está chegando para quem sofre durante meses submetendo-se aos cada vez mais comuns implantes dentários: dentro de no máximo um ano um novo procedimento poderá ser realizado no Brasil em apenas um dia. A sorridente novidade foi desenvolvida na Suíça: é o método Nobelguide. Para que o procedimento possa ser utilizado por aqui é necessário que os consultórios dentários instalem em seus computadores um novo software. Com o equipamento é possível, depois de um, tomografia bucal, adquirir um novo sorriso em poucas horas e com extrema eficiência. O método custará muito caro.
* Será impossível não exibir um sorriso amarelo na hora da conta
FRIO ESTRESSADO
O inverno pode ser animador quando sugere um bom aconchego, uma gostosa garrafa de vinho e abraços mais apertados por baixo das cobertas. Mas não é só prazer que o inverno oferece: pode ser também responsável por um tipo de estresse causado pelo frio. Evitar o estresse de inverno não é tão complicado assim e uma das recomendações é com a alimentação. Anote as discas: 1) coma a cada 3 horas; 2) consuma diariamente cinco porções de frutas para repor vitaminas e minerais; 3) use maracujá para obter um efeito tranquilizante; 4) prefira os alimentos integrais que possuem mais fibras; 5) adote o consumo de chás e ervas calmantes; 6) evite café e as bebidas a base de cola.
* Torça para que o verão chegue logo
VIDA AMARGA
Emagrecer não significa necessariamente adotar regimes milagrosos e nem sempre tão eficientes quanto prometem. Muitas vezes basta apenas deixar que a vida fique mais amarga. É o que a doce atriz e apresentadora Babi Xavier faz. Ela não se submete nem a severas e cruéis dietas e muito menos a sacrificados exercícios físicos. Seu único segredo é evitar o açúcar.
* O que não a deixa menos apetitosa
PARA LER E PENSAR...
De Robert F. Kennedy: “Tem gente que pensa no mundo como ele é e pergunta por quê? Eu peso no mundo como ele poderia ser e pergunto: por que não?”
*Depende de nós. Sempre
Da atriz Susana Vieira: “A mulher jovem quer ser amada. A mulher mais velha desejada”.
* O que na maioria das vezes ema coisa
eli.halfoun@terra.com.br
domingo, 4 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário