terça-feira, 30 de julho de 2013
Televisão fez visita do Papa ficar muito maior
Como sempre acontece nos grandes eventos a televisão foi a maior e melhor porta-voz da visita do Papa Francisco e, portanto, da Jornada Mundial da Juventude ao Brasil. A cobertura mais completa foi sem dúvida a de uma emissora por assinatura mais precisamente a sempre excelente Globo News com transmissão ao vivo de quase todo o exaustivo roteiro cumprido pelo incansável Papa. As chamadas emissoras de sinal aberto também cumpriram bem o papel de informar cabendo a TV Globo a maior audiência (cresceu em todos os horários) e o melhor trabalho (até porque contava com o apoio da Globo News). As outras emissoras deram apenas flashes, com exceção da Record que como era de se esperar tratou a visita do Papa como um fato jornalístico de menor importância. É de se louvar (para usar uma palavra que ficou na moda) o trabalho dos apresentadores obrigados a narrar (como também acontece em transmissão de futebol) o que a imagem mostrava e, portanto, o público via sabia o que acontecia. Mesmo assim e emocionadas (todo mundo, incluindo os mais céticos e pragmáticos se emocionou em algum momento) Liliane Nuebarth e Renata Vasconcellos estiveram muito bem e fizeram com que o público se sentisse participando das missas como se estive presente em Copacabana. O Papa foi a estrela maior do espetáculo, mas não se pode reduzir a participação da população que nem chegou a ser coadjuvante porque também teve um papel principal. (Eli Halfoun)
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