domingo, 30 de junho de 2013

Só o Papa pode trazer milhões de turistas ao Brasil. É quase um milagre

O governo usará novas peças publicitárias para tentar mostrar à população que os gastos (mais de R$ 28 bilhões) empregados na construção de estádios de futebol e outras exigências da Fifa para a Copa do Mundo, reverterão em benefício popular. A sugestão de fazer campanha mostrando como e em que o dinheiro foi empregado é do marqueteiro João Santana. Difícil não é explicar as obras, mas sim a corrupção que duplicou e até triplicou alguns gastos realmente desnecessários. O que se sabe é que pelo menos quatro dos 12 estádios reformados ou construídos para sediar jogos da Copa não servirão para absolutamente nada depois da competição. Os estádios que se transformarão em verdadeiros elefantes brancos são os de Brasília, Cuiabá, Manaus e Natal que segundo dados do Portal da Transparência deverão custar R$ 2,8 bilhões - isso sem contar os custos de manutenção. Esses estádios não terão renda para sustentá-los já que seus campeonatos regionais levam aos estádios menos de oito mil torcedores, inclusive em uma final, e só arrecadam em média menos de R$ 100 mil por jogo. Até em termos de atrair turistas a Copa não atingirá os números esperados: segundo estimativa do Ministério do Turismo a Copa das Confederações atraiu menos de 20 mil turistas estrangeiros, mas o ministro do Turismo não perde o otimismo e espera que o campeonato mundial atraia pelo menos 600 mil visitantes. Para a Jornada Mundial da Juventude a crença é de que o Papa Francisco traga em seu rastro 2,5 milhões de fiéis do exterior. Será quase um milagre. (Eli Halfoun)

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