quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Brasileiro do ano (de todos os anos) é o consumidor

O consumidor brasileiro tem um novo perfil que revela com clareza o quanto melhorou a situação do país, que está longe de acabar, como pretende, com a miséria, mas paradoxalmente, está cada vez mais próximo disso. Em artigo publicado na “Folha de São Paulo” o publicitário Nizan Guanaes, dono do maior grupo publicitário do país, revela alguns números que refletem bem o novo Brasil. Anotem 1- Mais de 70% das famílias brasileiras se declaram em melhor situação financeira em 2011 do que em 2010 e em 2012 a renda e o emprego continuaram crescendo; 2 - A nova classe média brasileira pode parecer um conceito surrado, mas ela mal começou a transformar a economia, o país e o seu negócio; 3 - O mercado brasileiro de produtos de higiene e de beleza já está entre os três maiores do mundo, depois dos Estados Unidos e do Japão e à frente dos sofisticados países da Europa; 4 - As mulheres brasileiras já consomem duas vezes mais condicionadores de cabelo do que as americanas, ou 19 vezes mais quando comparadas com as russas, 20 vezes mais em relação as chinesas; 5 - O Brasil também está se consolidando como o maior consumidor mundial de perfumes e desodorantes. O crescimento desses produtos se dá entre os ítens mais caros da linha; 6 - Mais de 34% da classe média brasileira têm aparelhos de TV de plasma ou LCD na sala e estão trocando os modelos mais baratos de carros por modelos mais sofisticados, com mais acessórios; 7 - Os brasileiros e as brasileiras já gastam mais consumindo serviços do que consumindo produtos. O número de brasileiros matriculados em academias de ginástica subiu de 4,7 milhões para 5,4 milhões de 2010 para 2011. Os planos de saúde privados já estão ao alcance de grande parte da nova classe média. O setor deve crescer 11% neste ano, atraindo cada vez mais investidores estrangeiros; 8 - Com a explosão da venda de carros explodiu a venda de seguros automotivos; 9 - Os gastos da classe média com viagens subiram 242% de 2002 a 2010. Pela primeira vez os brasileiros estão pegando mais avião do que ônibus para viajar 10 - O Brasil tem uma nova geração de consumidores que não quer apenas produtos e serviços básicos. Eles conquistaram acesso ao que antes era distante e inalcançável e não admitem regresso. Querem produtos excitantes, de maior valor e maior encantamento; 11 - Não há multinacional no mundo que não esteja olhando para o consumidor brasileiro com interesse e apetite. Pelo visto até os brasileiros á está acreditando mais no Brasil. (Eli Halfoun)

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