segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Audiência da Globo não serve como base para outras emissoras

Ainda é muito complicada a questão da audiência de televisão no Brasil. Desde que faz anos a Globo passou a atingir médias de audiência invejáveis o ibope global passou a ser uma espécie de referência de sucesso. Não é bem assim: a invejável audiência (quase sempre acima de 30.0) da Globo não a se repete no mundo e é uma realidade anormal que a nossa televisão não pode ter como base definitiva. Programas que em outras emissoras alcançam modestos 5.0 na medição do ibope são considerados fracassos, o que na verdade não é exatamente o caso. Está acontecendo com, por exemplo, o “Pânico na Band” que segundo alguns jornais termina o ano com audiência baixa e que convenhamos não é tão baixa assim para os parâmetros da Rede Bandeirantes. A televisão precisa mudar seu conceito em torno da audiência. Medir o fracasso diante os números que por enquanto só valem para uma emissora é como plantar uma nota de R$ 20,00 e esperar que ela cresça como uma frondosa árvore de R$ 100,00. Portanto a realidade exclusiva da Globo coloca em questão verdades irreais. Bandeirantes, SBT, Record e Rede TV devem medir o sucesso com base em suas próprias audiências. Tomar a Globo como base é covardia. (Eli Halfoun)

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