segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CRÔNICA - - - Sonhar é fundamental


Pode parecer cruel dito assim como uma frase solta, mas talvez o ideal é que fossemos objetos e não pessoas. Objetos são valorizados mesmo quando ficam antigos, pessoas não. Basta sair pelas ruas e frequentar lojas de antiguidades para descobrir que um objeto antigo vale mis financeiramente do que uma pessoa vivida e, portanto, experiente. Uma sopeira da Cia. das Índias, por exemplo, rende um bom punhado de dólares, ou seja, objeto é antiguidade valorizada. Ser humano é velho mesmo e completamente desvalorizado.
Injustiça cruel: o homem sim é que deveria (e em tidos os casos) ser reconhecido como uma rara, perfeita e valiosa antiguidade porque afinal, como se diz popularmente, antiguidade é posto.
Não é, infelizmente, o que acontece: o idoso só vale alguma coisa na hora de pagar plano de saúde que para ele fica cada vez mais caro quando deveria ser até por uma questão de respeito, de graça. Afinal, a prevenção é o melhor dos tratamentos de saúde, Mas essa é outra história.
Mesmo os idosos desvalorizados não podem perder a certeza de que para viver e conquistar os sonhos é preciso mantê-los com entusiasmo, Até quando as coisas ficam muito complicadas e difíceis: quem persegue os sonhos de uma forma ou de outra acaba por concretizá-los. Mais do que isso: perseguir um ou vários sonhos é abastecer o dia a dia de esperança. De vontade de viver.
Todos nós temos sonhos e desejos para realizar, mas a verdade é que nem todos têm disposição e essa não é uma questão de idade ou de antiguidade. A maioria das pesso0as costuma entregar-se diante da primeira dificuldade, o que mostra que o sonho não é (não era) tão importante e desejável assim para quem desiste tão facilmente.Quem não tem sonhos não tem projetos, não tem ilusões ou desilusões. Não tem vida.
Sonhar é manter também a consciência do que se quer e da fundamental força para realizar quando as oportunidades aparecem. Todo o tempo a vida nos oferece a oportunidade de concretizar um sonho. Fique atento: não deixe a oportunidade ficar perdida no tempo. Fantasie a imaginação (imaginar também é sonhar) para fazer momentos mais alegres e coloridos que esses sim devem marcar o ritmo dos sonhos e da vida de cada um de nós. Principalmente nos momentos mais difíceis. (Eli Halfoun)


Nenhum comentário:

Postar um comentário