VOCAÇÃO É AMOR
Quando estamos crianças (podemos estar crianças até quando adultos) e, portanto, não temos a força da escolha tentam nos empurrar para testes vocacionais que na verdade costumam satisfazer os pais, porque não são exatamente uma maneira de encontrar o que gostamos ou gostaríamos de fazer, mas sim de descobrir se podemos fazer o que eles, os pais, sonham para nós, os filhos. Ou melhor, sonham para eles próprios.
Você, paciente leitor, pode argumentar que nos confusos e cruéis dias de hoje está difícil ás crianças terem a oportunidade de estudar e, nesse caso, muito menos de poder testar uma possível vocação (digo possível porque só percebemos o que queremos e podemos ser quando a necessidade nos impõe algumas escolhas ou não nos dá escolha nenhuma). Mas suponhamos (os sonhos nunca devem ser impossíveis, mesmo que continuem sendo apenas sonhos) que todo mundo possa estudar. Descobriremos então que são poucos, raros até, os casos de crianças que seguiram a vocação revelada e aconselhada por um teste e exercem hoje a profissão que sempre quiserem. Eles e seus pais.
O que costuma acontecer é que até para satisfazer os pais ou outros parentes muitos hoje profissionais estudaram o que não queriam e se fixaram (ou seria acabaram no sentido de chegar ao fim?) em profissões e situações que não queriam realmente exercer. São muitos os casos de profissionais frustrados por estarem atuando na profissão que não queriam e para a qual nunca tiveram vocação.
Profissionais que exercem, mesmo que tenham boa atuação, profissões que não a de seus sonhos só se realizam acabam como pessoas quando, na velhice ou perto dela, passam a fazer o que sempre quiserem e sonharam Por isso mesmo está ficando comum ver advogados, médicos, engenheiros, enfim todo o tipo de profissionais abrindo largos sorrisos quando passam a se dedicar-se a consertar rádios, a tocar um instrumento, a cantar, a exercer, agora sim por escolha própria, a vocação.
Vocação de verdade é amor - amor total pela profissão. É o que se percebe diariamente: os profissionais que encontraram a vocação são dedicados e tem um amor profissional tão apaixonado que os faz saber tudo. E mais.
Como, por exemplo, meu amigo Jaime da Cunha Barros, que se descobriu médico desde cedo e hoje faz com que todos os seus pacientes e alunos descubram o que é um médico de verdade, um profissional com vocação.
* E, em consequência, com amor, dedicação e extrema competência
HAJA PIZZA
É em Brasília que tudo acaba em pizza, mas não é não é lá, ao contrário do que sugerem os acontecimentos políticos diários, que o produto é mais consumido. São Paulo é o maior consumidor de pizzas (só perde para Nova York). Recente levantamento revela que funcionam em São Paulo nada mais nada menos do que seis mil pizzarias (e lá nem tem Congresso) e que em 2008 o faturamento com a venda de pizzas foi de 5 bilhões de reais do total de 14 bilhões faturados em todo Brasil. Se colocadas uma ao lado da outra as pizzas totalizariam 129 milhões e 500mil quilômetros.
* Certamente com parada obrigatória em Brasília
ÁGUA NA BOCA
Para a maioria dos brasileiros ainda está difícil, apesar das anunciadas melhoras, comer o arroz com feijão de cada dia, mas como sonhar ainda é permitido e de graça não custa nada fica sabendo quais são, segundo levantamento de um site norte-americano, quais são os pratos mais caros do mundo. Em primeiro lugar está o caviar, mais especificamente o iraniano Almas. O segundo lugar é das trufas brancas (as italianas de Piomonte) e em seguida está, por mais estranho que possa parecer, um sanduíche: é o do Cliveden House Hotel, de Londres. O sanduba pesa um quilo e tem três camadas de presunto ibérico, ovos de codorna, tomates semi-fritos, e trufas brancas em um pão fermentado durante 24 horas. É também dos ingleses aquele que é considerado o quarto prato mais caro do mundo:é a torta do restaurante Fenche Gatin, preparada com misturas de bifes de vacas Waguy japonesas, matsutake chinês, trufas negras e raspas de ouro. A torta serve oito pessoas. Da Itália o rombo na carteira fica por conta de uma pizza com oito pedaços de 20 cm cada; A pizza leva 7 horas para ser preparada e tem como ingredientes a mozarela de búfala, três tipos de caviar e lagostas. Não poderiam faltar as sobremesas, doces para o paladar e amargas para o bolso como, por exemplo, o chocolate da Knipschild Chocolatier, de Connecticut. A caixa de trufas custa 2,6 mil dólares (a unidade custa 250 dólares) . Tem também a sobremesa do Upper East Side, de Manhattan, com cinco bolas de sorvete de baunilha, cobertura dos chocolates mais caros do mundo e folhas de ouro 23 quilates. Cada sorvete custa mil dólares.
* Isso é que é entrar literalmente numa fria
JORNAL DIÁRIO
Parece que a Igreja Universal está mesmo convencida de que a comunicação é a melhor maneira de conquistar novos fiéis e, mais do que isso, enfrentar os constantes ataques das Organizações Globo (televisão, rádio, jornal). Para reagir uma das mais recentes decisões de Edir Macedo é a de transformar o jornal Folha Universal em um veículo diário e não semanal como tem sido até agora. Para ganhar fôlego financeiro (se é que já não tem) o grupo Universal decidiu também vender outros de seus dois jornais: o Hoje em Dia, de Minas Gerais, e o Correio do Povo do Rio Grande do Saul. Não e só: um grande investimento está reservado porá o portal R7 que, além de informar, pretende fazer uma, digamos, evangelização virtual.
* É o download da fé. De mais ou de menos
DIVÓRCIO VIRTUAL
Tempos modernos: está ficando para trás a época em que separar era muito mais complicado que casar. Facilitar a vida dos muitos casais que sonham separar-se sem brigas e complicações, é a senadora Patrícia Saboya, autora de um projeto que cria o, digamos, divórcio litigioso on-line. Funcionará assim: o casal procura um advogado que tenha cadastro digital na Vara de Família e, via internet, o juiz decreta imediatamente a separação, mas não sem antes analisar, é claro, a documentação. O divórcio virtual será também o fim daqueles desagradáveis encontros que o casal é obrigado a ter, geralmente com olhares fulminantes, diante do juiz.
* Agora não será mais preciso enfrentar a fera
BOM NEGÓCIO
Trabalhar pouco (geralmente quase nada... ou nada mesmo) e ganhar bem (muito bem com os “por fora”) é o sonho de qualquer um. É isso sem dúvida o que tem feito muita gente filiar-se a partidos políticos na esperança de, quem sabe já nas próximas eleições, conquistar a boca rica de um cargo político. São muitas as chamadas celebridades do esporte e da televisão que se filiaram recentemente a partidos políticos, casos de, entre outros, os boxeadores Popó e Maguila, os jogadores de futebol Marcelinho, Marques, (ambos do Atlético Mineiro), Vampeta, Harlei (do Goiás), o presidente do Corinthians Andrés Sanches, o apresentador e ator André Marques, o ex- BBB Kleber Bambam, o cantor Sérgio Reis e o carnavalesco Joãosinho Trinta. A política é mesmo uma festa.
* E pelo visto das mais animadas
BOLA DE OURO
Vale um bom dinheiro cada gol que Ronaldo Fenômeno Nazário marca para o Corinthians. É só calcular: o jogador recebe um salário anual de 4 milhões e 500 mil reais,o que equivale a 440 mil mensais, dinheiro que dá pro gasto e ainda sobra algum para aumentar seu patrimônio que é hoje, segundo a revista Forbes, de 250 milhões de dólares,o que significa dizer que hoje Ronaldo não entra em campo por dinheiro,mas sim por amor ao futebol.
* E bota amor nisso
O CÉU E O MAR
Quem quiser ir para o céu terá de passar antes pelo mar. É o que de certa forma sugere o show que o padre cantor Fabio Mello fará no próximo verão com a excursão Navegando com Nossa Senhora. A coordenação do evento está nas mãos da ex-atriz Myryan Rios, que é hoje missionária do movimento Canção Nova de renovação carismática.
* Quanta renovação...
eli.halfoun@terra.com.br
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário