segunda-feira, 31 de março de 2014

"Globo Repórter" precisa abrir as portas do Brasil para os brasileiros

Pelo menos três assuntos são praticamente obrigatórios na pauta do “Globo Repórter’, que já foi considerado o melhor jornalístico da televisão e a cada diz perde mais espaço jornalístico para os bons “Conexão Roberto Cabrini” (SBT) e o “Câmera Record”. Hoje perdeu força e passou um desfile de informações científicas em fase de testes, dietas com a descoberta das propriedades naturais e de viagens pelo mundo como se fosse porta-voz de almanaque ilustrado de turismo sem dúvida com belíssimas imagens, mas nem sempre com informações realmente úteis para os turistas. A recente reportagem no Havaí mostrou deslumbrantes e perigosas belezas naturais confirmando que o “Globo Repórter" de hoje é muitas vezes uma coleção de cartões postais em movimento. Esse tipo de reportagens valorizando lugares e belezas mundiais que estamos fazendo de tudo para destruir nos leva a fundamentais viagens de sonhos. Não há dúvidas de que para a maioria dos telespectadores seria muito mais interessante conhecer através da televisão o seu próprio país turístico, belo e naturalmente saudável. A população O brasileiro mal conhece seu próprio país e seria até didático se o “Globo Repórter” abrisse ainda mais as portas do Brasil para os brasileiros. (Eli Halfoun)

Chega de porcarias na internet. Reportagens e textos de qualidade serão mais valorizados

\ O chamado território livre da internet é sem dúvida a melhor fonte de consulta e de informação e por isso mesmo está mais do que na hora de melhorar o conteúdo do que é disponibilizado. Melhorar dependente fundamentalmente dos usuários que alimentam a rede com um hoje ainda discutível conteúdo. Para que as informações virtuais passem a ter maior importância é fundamental buscar qualidade e precisão na informação, ou seja, a internet precisa ficar mais confiável par conquistar respeito e em consequência mais espaço. O criador do Netscape, Marc Andressen acredita que “há uma gigantesca expansão do mercado do jornalismo, graças a internet e está convencido de que com tanta porcaria na rede reportagens e textos de qualidade serão ainda mais desejáveis e valorizados. Para Andressen “ a audiência está muito concentrada no Google e no Facebook, mas como será daqui a alguns anos? surgirão modelos comendo pelas beiradas”. Em outras palavras: vamos ter mais responsabilidade com o conteúdo postado na rede que se continuar recebendo tantas porcarias, boatos e brincadeiras de mau gosto, poderá colocar todo o atual conteúdo na lixeira. Portanto, mudar para melhor (e cada vez melhor) depende fundamentalmente da competência e da responsabilidade de cada um de nós – até porque na internet vale a máxima do “um por todos e todos por um”. (Eli Halfoun)

Todos os sinos de São Paulo tocarão jumntos para saudar o novo santo brasileiro

Nessa quarta-feira dia 2, data em que o padre José de Anchieta será proclamado santo pelo Papa Francisco todas as igrejas de São Paulo tocarão seus sinos atendendo a uma convocação do cardeal Odilo Scherer. O “sinetão” acontece às 14 horas, horário de Brasília, hora prevista para assinatura dos documentos canônicos. O cardeal também quer homenagear o já santo padre José de Anchieta no próximo dia 6 com uma proci9ssão que procissão que sairá às 10 horas do Pátio do Colégio, onde brotou a cidade de São Paulo, até a Catedral da Sé. Dessa vez São Paulo promete parar mesmo e não sói por causa do engarrafamento. (Eli Halfoun)

Lingeries verde e amarelo para torcer intimamente pelo Brasil

O mercado de lingeries, cada vez menores e mais caras, que movimenta 4 bilhões de dólares, tem uma gostosa obrigação: buscar sempre renovação aproveitando os temas da ocasião. A Du Loren, por exemplo, não bobeou com a Copa do Mundo está lançando uma verdadeira febre verde e amarela em calcinhas e soutiens, que inclui entre muitas outras peças modelos especiais chamados Clara e Marina, inspirados nas personagens de Giovanna Antonelli e Tainá Muller da novela “Em Família”. São evidentemente modelos dirigidos para um digamos público específico. As outras peças da coleção estão ganhando uma campanha com fotos da modelo evangélica Veridiana Freitas quer já foi atração nas páginas da revista Playboy e namorou o cantor Gustavo Lima que, como se vê, de bobo não tem nada. (Eli Halfoun)

Abilio Diniz também quer ser o rei dos aeroportos mundiais

O fato de ter oito bilhões de dólares enfiados na BRF não impede o empresário Abílio Diniz de pensar em outros negócios: está de olho na suíça Dufry AVG que tem mil e duzentas lojas espalhadas em aeroportos de todo mundo. Associado com a Trapon Diniz já adquiriu 5% do capital da Dufry e no mercado empresarial a informação é de que o ex-dono do Pão de Açucar estaria um pouco incomodado com a participação no bloco de controle da BRF, da Previ e da Travel Rettal Investment. Não quer abrir mão de nada: só quer e vai crescer cada vez mais. Afina nem sempre dinheiro atrai dívidas e problemas. Na maioria das vezes atrai mais dinheiro. (Eli Halfoun)

domingo, 30 de março de 2014

Mostra tua força Brasil e não só na alegre corrida para a conquista do hexa

Mesmo quem ainda torce o nariz para a nossa ótima publicidade não pode deixar de reconhecer que nossos publicitários têm sido muito criativos na realização de anúncios que giram em torno da Copa do Mundo, o tema que agora vale pra qualquer coisa e qualquer produto. Na busca de torcida e esperança par a conquista do hexa o anúncio do Itaú é em imagens e som um hino de entusiasmo que revela com um colorido todo especial a alegria da esperança que é marca registrada dos brasileiros sempre otimistas. O “mostra tua força, Brasil” que está na primeira frase do hino composto para o Itaú do anúncio serve não só para o futebol, mas também para tudo o que o país ainda precisa mostrar e conquistar. O Brasil é colorido e otimista como o anúncio e é isso principalmente que transforma o comercial e um dos melhores entre os muitos exibidos ultimamente. O Brasil precisa mostrar sua força na torcida, nos jogos e principalmente em todos os momentos da vida. A alegre corrida para o futuro representada no anúncio é uma corrida que os brasileiros estão vencendo todos os dias na conquista maior da taça do troféu da vida. (Eli Halfoun)

Homens procuram as mulheres por um prazer quer nenhum estupro animal consegue dar

Nos últimos dias uma discussão tomou conta do pedaço desde que foi divulgada pesquisa segundo a qual as mulheres é que incentivam com a maneira sensual de se vestir os estupros. O resultado da pesquisa é sem dúvida discutível e de certa forma tenta transformar as vítimas em culpadas. Estupro é coisa de homem deformado que não aprendeu a respeitar nem seu próprio prazer. É difícil entender como um homem pode ter qualquer tipo de prazer buscando-o a força e sem, qualquer emoção com a fundamental reação feminina que no estuporo é apenas de nojo, de dor e de total falta de prazer emocional e sexual. A escolha do guarda-roupa feminino não é motivo para levar ninguém a cometer um ato animal e absurdo. Mulheres vestidas sensualmente tem sido ao longo da história um prazer visual para os homens e não um incentivo para cometer crimes sexuais. Tentar jogar a culpa nas mulheres mostra apenas que ainda somos machistas. Os homens ainda preferem o prazer da conquista, mesmo que nos últimos anos a conquista parta sempre das mulheres que dão o sinal verde quando querem conquistar e fingir que estão sendo conquistadas. As mulheres sempre conquistaram e conquistarão os homens, mas isso não significa que nuas vestidas sensualmente ou cobertas dos pés a cabeça aos sejam responsáveis por atitudes animais e não necessariamente masculinas. (Eli Halfoun)

sábado, 29 de março de 2014

Está provado mais uma vez: nem todos os assassinos vão para a cadeia

É de estarrecer que a Comissão da Verdade traga finalmente a público o que todos sabíamos: em nome de uma revolução que só serviu para atrasar o país (e ainda assim tem quem ache que o período militar foi ótimo) foram cometidos muitos e bárbaros crimes. É triste saber que os assassinos fardados confessam as atrocidades cometidas e nada lhes acontece: são assassinos confessos (às vezes parecem se orgulhar disso) e, portanto, como assassinos não poderiam estar por aí livres, leves e soltos. Ou seja: continuam impunes e até orgulham do que fizeram. Muita coisa ainda surgirá: conta-se entre outras coisas que um militar do Exército alta patente muitas vezes acordava em casa no meio da madrugada noite, vestia o uniforme e ia para os porões da ditadura torturar os presos políticos só pelo prazer de torturar. Anos depois adoeceu e foi visto por um dos torturados abandonado em um hospital praticamente vegetando e sem a visita de nenhum parente ou amigo. Nesse aspecto com os crimes bárbaros confessados agora fica a certeza de que os filhos são os únicos punidos: com a vergonha de saber o que os pais (ou avós) fizeram. No país da impunidade não se poderia mesmo esperar que fosse diferente. O Brasil de tantas virtudes também tem muitos defeitos, mas esse tipo de impunidade é o que mais estarrece. Lamentável é só o que nos resta gritar agora torturados pela dor da vergonha. (Eli Halfoun)

Copacabana Palace, investigação policial e dieta inspiram novos livros

Para preservar a história do hotel Copacabana Palace e protestar contra a idéia de incluir a marca Belmond ao nome mundialmente famoso José Eduardo Guinle prepara um livro contando episódios surpreendentes sobre o Copa, incluindo o que acontecia na famosa boate Meia Noite, que recebeu muitas personalidades entre as quais Marlene Dietrich. Com o livro José Eduardo Guinle quer preservar a história do hotel de sua família. O Copacabana Palace faz parte da história do Rio e do Brasil. Livro também é o que promete o deputado e ex-delegado Protógenes Queiroz. Dessa vez vai falar sobre a “Operação Perestroika”, realizada em 2006 quando se investigou suspeitas de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e formação de quadrilha envolvendo o Corinthians e a turma da MSI. Nesse quesito o Brasil já tem doutorado. O livro do momento é “Confeitaria Dukan” do médico francês Pierre Dukan que criou a dieta da moída adotada por celebridadesgte3bvrudsdes como, por exemplo, Jennifer Lopez, Kate Midlleton e Penélope Cruz. A dieta é como tantas outras com restrições ao consumo de carboidratos. O Dr. Dukan está proibido de exercer a medicina na França, mas nem por isso deixa de espalhar pelo mundo 150 produtos que levam seu nome. Ele já vendeu 12 milhões de exemplares no mundo. Com esse faturamento quem precisa de medicina? (Eli Halfoun)

Carolina Dickman mostra no cinema uma personagem "cachorra e sem nenhum caráter"

“Madá é uma cachorra sem caráter nenhum” - é assim que a atriz Corolina Dickman define a personagem que interpreta no filme “O Julio Sumiu”, de Roberto Berliner. Não é a primeira vez que ela interpreta uma personagem assim. Basta lembrar da Teodora da novela “Fina Estampa”. Com o talento que já mostrou Carolina está pronta para qualquer personagem. (Eli Halfoun)

Gisele Bundchen ainda é a glamurosa preferida dos brasileiros

Em seu novo estudo sobre marcas a agência Y&R resolveu incluir um importante levantamento sobre as brasileiras mais “glamourosas” e que inspiram mais confiança. A campeã e ainda é Gisele Bundchen. Em seguida estão Luana Piovani e Aline Moraes, consideradas as mais “glamourosas” para as classes A e B . O levantamento também cita Fernanda Montenegro, Glória Pires e Regina Casé e Xuxa como as mais confiáveis. Sobrou espaço também para Paola Oliveira, Fernanda Lima e Claudia Leite apontadas como “glamourosas” pela classe C. Um time para não fazer feio em nenhuma etapa. (Eli Halfoun)

sexta-feira, 28 de março de 2014

Mateus Solano quer esquecer Felix sem renegar sua importância

Assim como Odete Roitman o personagem Felix será lembrado para sempre, o que preocupa o ator Mateus Solano que o transformou em um dos maiores sucessos da televisão. Solano não renega o personagem, mas acha que Felix não pode e não deve limitar seu caminho artístico com muitos projetos para teatro, cinema e televisão. Por isso mesmo Mateus tem evitado dar mais entrevistas que insistam em falar do personagem que para o ator faz parte do passado – um passado glorioso, mas passado. O ator prefere falar de seus novos desafios artísticos entre os quais a peça “Do Tamanho do Mundo” com estréia prevista para abril no Teatro Renaissance, em São Paulo. A peça é da atriz e produtora Paula Braun e marca sua estréia na dramaturgia. Casados e vivendo uma união muito feliz Mateus e Paula têm muitos planos pessoais e artísticos que Felix não pode atrapalhar. (Eli Halfoun)

Zezé Motta perdeu casamento por ser negra

Por mais que todos digam que não tem preconceito racial ele existe e está presente diariamente, mesmo que não seja de forma escancarada. Aos 65 anos a atriz Zezé Motta (“já trabalhei em mais de 20 novelas em pouco mais de 45 anos de carreira”) relembra que na novela “Corpo a Corpo” sua personagem que era filha da personagem de Ruth de Souza, tinha um romance com o personagem interpretado por Marcos Paulo e o romance não foi bem recebido pelo público: muita gente dizia para a atriz que mudava de canal quando ela aparecia nos braços do namorado branco. Na vida real foi pior: “Tive um namorado branco e a família dele aceitava, mas foi só a gente decidir se casar para começar a confusão. A mãe dele foi parar no hospital e não teve casamento”. Muitas coisas mudaram, mas o preconceito nem tanto. (Eli Halfoun)

Joaquim Barbosa garante que não será candidato a nada esse ano

“O Brasil é o país dos conchavos, do tapinha nas costas, onde tudo se resolve na base de amizade e eu não suporto nada disso” – a declaração é do ministro Joaquim Barbosa e foi feita o jornalista Roberto D’Ávila na Globonews. Na mesma entrevista o presidente do Supremo fez que4strão de deixar claro que esse ano não será candidato a nada. Sobre o futuro diz que “deixo a vida me levar”. Pelo visto nunca será candidato porque a política brasileira é o que ele não suporta: cheia de conchavos e tapinhas nas costas. (Eli Halfoun)

Pamela Anderson confirma o título de mulher mais nua do mundo

Embora muitas brasileiras corram atrás do título a atriz americana Pamela Anderson continua sendo a recordista de ensaios em revistas: aos 46 anos acaba de posar nua pela 14ª vez para a revista Purple. Para não mostrar o que todos já cansaram de ver Pamela cortou os cabelos e reduziu o volume dos seios, ou seja, retirou o que as outras estão colocando: silicone. A atriz que apareceu no seriado SOS Malibu diz que pretende fazer mais ensaios sem roupa até os 50 anos de idade. Depois ficará difícil. Só por curiosidade: a campeã de nudez em revistas brasileiras é Sheila Carvalho, que não pretende mais tirar a roupa. Para revistas é claro. (Eli Halfoun)

Presidente da CBF aposta que Copa do Mundo consagrará Naeymar

O presidente da CBF José Maria Marin não tem nenhuma dúvida m torno do sucesso que Neymar fará na Copa do Mundo. Marin está até aceitando apostas e garante que Neymar “irá se consagrar definitivamente como o melhor do mundo”. Marin também está convencido de que “não vai ter para ninguém, nem para o Messi, nem para o Cristiano Ronaldo”. Otimismo é bom, mas nem com todo o otimismo do mundo dá para acreditar que Neymar pode ganhar a Copa sozinho. (Eli Halfoun)

quinta-feira, 27 de março de 2014

Boneca quase mulher de verdade é atração em feira erótica

Uma boneca inflável (feita de cyberskin, material que imita a textura da pele) muito parecida com uma mulher é a atração especial da nova Erotika Fair que acontece no Imigrantes Exibition & Convention, em São Paulo. Além parecer com uma mulher a boneca oferece ainda um aplicativo próprio para responder sobre sexualidade, dar dicas de produtos e descontos especiais para compra de artigos. Não é a primeira vez que uma boneca inflável vira a atração maior de feira erótica: no ano passado na 1ª Mostra Internacional de Bonecas Infláveis uma boneca chamada Valentina teve até sua virgindade leiloada: foi arrematada por um publicitário que pagou R$ 105 mil e de brinde ganhou uma noite em suíte presidencial de um motel. Como boneca não fala (portanto não reclama e nem pede para abaixar levantar a tampa do vaso) e também não pede presente e nem cartão de crédito acredita-se que a união continue firme e feliz até hoje. Agora sem dúvida ameaçada prelo nova boneca de pele macia e quase humana. Homem adora novidade. (Eli Halfoun)

Mais uma rede de televisão para virar pátio de milagres

Os problemas financeiros que enfrenta com a Rede Bandeirantes que cobra judicialmente uma dívida de R$ 10 milhões não fizeram o apóstolo Waldemiro Santiago, dono da Igreja Mundial do Poder de Deus, desistir de ter sua própria emissora de televisão: retomou negociações parta a compra da rede CNT do Paraná. O apóstolo ainda não conseguiu o “milagre” de pagar tudo o que deve. A Bandeirantes só conseguiu receber R$ 2milhões depois de bloquear contas bancárias. Há quem garanta que o próximo passo do departamento jurídico da Bandeirantes será pedir algumas das muitas fazendas que Waldomiro tem espalhadas pelo Brasil. Todas compradas em nome de Deus e com o dinheiro dos fiéis. (Eli Halfoun)

Nudez da cineasta do topless mostra o peito da boa ação

Nem toda nudez será castigada: a cineasta Ana Paula Nogueira doou o cachê que recebeu pelo ensaio sensual que fez para o site Paparazzo para a família de Claudia da Silva Ferreira, aquela que foi arrastada pela por um veículo policial. Só para lembrar: Ana Paula, de 34 anos, ganhou espaço na mídia como a musa do “toplessaço” que ela organizou no Rio e que ape4sar das muitas promessas de comparecimento, só teve duas mulheres de peito: ela e uma amiga. A cineasta pretendia usar o cachê na realização do documentário sobre o “toplessaço”, mas como o documentário ficou sem “elenco” deu melhor destino ao dinheiro e mostrou nas fotos do Paparazzo que ainda tem muito tempo e saúde para fazer topless. (Eli Halfoun)

Mais um neto para Regina Duartee um filhinho para Regiane Alves

Se ainda não quer ser vovó em novela da vida real não escapa: Regina Duarte será vovó outra vez: está chegando João Gabriel o filho de seu filho o cinegrafista João Gimenez, casado com a atriz Regiane Alves. Regiane não descansa: fez um ensaio sensual especialmente para seu site. Regiane mostra o barrigão usando várias perucas escolhidas com inspiração no trabalho do pintor austríaco Gustav Klint. Ficou uma pintura. (Eli Halfoun)

Petrobrás vai perder poderosa sócia chinesa

Não é das melhores para a Petrobrás a notícia publicada pelo Financial Times informando que duas grandes petroleiras da China (a Petrochina e a Sinopec) pretendem reduzir seus investimentos este ano. No ano passado as duas empresas gastaram somadas U$ 26 bilhões em aquisições. A pisada atinge em cheio a Petrobrás já que a Sinoprec era uma das cotadas para ser sua sócia na refinaria quer será construída no Maranhão. Quem pensava em se dar bem precisa partir para outra. (Eli Halfoun)

quarta-feira, 26 de março de 2014

Ônibus precisa ser o transporte de todos para melhorar a cidade

“Ônibus é condução de pobre” - só esse tipo absurdo de pensamento explica a repercussão da foto em que a atriz Lucélia Santos está utilizando o transporte que deveria ser utilizado por todas as pessoas para evitar o excessivo número de carros nas ruas e em consequência engarrafamentos monstruosos e desgastantes em tidos os aspectos. Se o transporte público brasileiro tivesse o mínimo de qualidade não haveria tanta surpresa com o fato de uma atriz popular utilizar o transporte que é do povo. Lucélia Santos não é a primeira atriz a deslocar-se usando ônibus: Leia Diniz usava a condução com frequência e não foram poucas vezes que me desloquei com ela de Ipanema, ode morava para o centro ou um subúrbio de ônibus. A repercussão em torno de Lucélia Santos parece preconceituosa ao dizer que gente famosa não pode andar de ônibus, como se o transporte ruim do jeito que seja mais um castigo aplicado ao pobre (nos dois sentidos) trabalhador. Lucélia Santos mostrou que transporte público é para todos e seria utilizado por todos se oferecesse o mínimo de conforto e segurança. A intenção inicial de Lucélia Santos certamente não era chamar atenção, mas ela aproveitou a repercussão para comprar mais essa briga em nome de uma classe que é massacrada diariamente pela falta de respeito de quem comanda o transporte público que por ser público não precisa ser necessariamente ruim. A atriz aproveitou para entrar em uma importante briga e falar em nome de quem quase não é ouvido e quando é o que diz entra por um ouvido e sai pulo outro. Lucélia enumerou dez sugestões (publicadas por Mônica Bergamo na “Folha”) que sem dúvida podem mudar a situação do transporte público no Brasil: 1- Mudança da frota para circulação de ônibus novos. Fora com a sucata; 2- Se quiserem manter os velhos que seja feita uma revisão geral nos veículos; 3 - Em um país quente como o nosso o razoável seria ar-condicionado em todos os ônibus. Questão de saúde; 4 - Aumento da frota em número de ônibus suficientes para que toda a população possa viajar sentada. Que se crie uma logística inteligente das linhas; 5 - Mapeamento das zonas de maior demanda e planejamento para atender a todos; 6 - Pontualidade. Que os horários dos ônibus sejam estampados nos postes dois pontos de parada; 7 - Iluminação adequada nos locais de parada para maior segurança. Evitará assaltos e ataques sexuais às mulheres; 8 – Revisão dos salários e da carga horária dos motoristas para evitar estresse. Dar atendimento psicológico e treinamento, gerando cordialidade e respeito; 9 – Criar uma inteligência para melhorar o trânsito, definindo lugares para cada veículo. Proibir táxis de pararem em qualquer lugar; 10 – Os ônibus devem ter rampa de acesso para cadeirantes. Quase tudo isso já existe só que não funciona na prática. Só no papel. (Eli Halfoun)

Gisele Bundchen vende casa americana por U$ 50 milhões

Dinheiro sem dúvida atrai dinheiro: U$ 50 milhões é quanto Gisele Bundchen está pedindo para vender a mansão que ela e o marido Tom Brady construíram em Los Angeles. A casa tem quatro acres só de jardins, além de cinco suítes, nove banheiros, mini-fazenda ao lado e sistema sustentável de água. Até agora não apareceu nenhum interessado, mas não demora muito um brasileiro exagerado aparece dizendo-se que está interessado, mesmo que tenha de fazer aparecer todo o dinheiro escondido em paraísos fiscais. (Eli Halfoun)

De olho na prefeitura de São Paulo Russomano não pode trocar a Record pelo SBT

O SBT ainda não desistiu da idéia de contratar Celso Russomano para apresentar um programa sobre direitos do consumidor, mas o apresentador não poderá aceitar mesmo que a proposta seja milionária. É que sua ligação política com o PRB, partido que nasceu sob a influência de Edir Macedo, está vinculada à sua participação como apresentador a TV Record, que já prometeu apoio total se Russomano for mesmo candidato a prefeito de São Paulo em 2016. Por enquanto o apoio será para a candidatura a deputado federal e já dá sua eleição como certa. Cuidado: em política até o certo é sempre duvidoso. (Eli Halfoun)

Ex-jogador Roberto Carlos sofre marcação cerrada na Justiça

Mesmo estando bem longe do país (é o treinador do Anzhi Makhachkala na Rússia ganhando R$ 15 mil mensais) o ex-jogador Roberto Carlos enfrenta mais uma vez problemas judiciais no Brasil: dois ex-seguranças dele e das filhas recorreram à justiça trabalhista pedindo, cada um, indenização de R$ 600 mil com a alegação de cumprir excessivas jornadas de trabalho contratados sem registro. Roberto Carlos já foi condenado em outro antigo processo trabalhista: pagou R$ 300 mil para uma ex-assessora de imprensa. Roberto, que já foi sócio de uma confecção, não pensa em fazer nenhum outro negócio por aqui. E nem na Rússia onde só se dedica ao futebol. É menos complicado. (Eli Halfoun)

Avril Lavigne faz shows no Brasil em abril

Mesmo tendo muito que fazer artisticamente Avril Lavigne, que é cantora, compositora, designer de moda e atriz, encontrou tempo para apresentar-se no Brasil a partir do dia 28 de abril. O primeiro show será em São Paulo e em seguida no Rio, Belo Horizonte e Brasília. Avril está com 29 anos e segundo a revista Forbes mantém faturamento de U$ 12 milhões anuais, incluindo a venda do perfume Black Star e de uma linha roupas com sua assinatura. (Eli Halfoun)

terça-feira, 25 de março de 2014

Água é ouro. Só com ela poderemos sobreviver

Sabe qual é a cor do ouro mais precioso do e para o planeta no momento? Acertou quem disse incolor. A água é a maior preocupação e o bem mais precioso do mundo, o que mostra o quanto é necessário e importante deixar de desperdiçá-la em banhos demorados, lavagem de carros e calçadas e muitas outras coisas. O mudo já conviveu com a febre e a importância do ouro amarelo, depois foi a vez do ouro negro (o petróleo) e agora é a vez do que se pode chamar de ouro branco, ou seja, limpo e incolor, o que não é o caso de alguns importantes rios brasileiros. A importância da água é maior do que dos ouros amarelo e negro porque o homem pode viver sem o valor financeiro e a beleza do ouro amarelo assim como se adapta sem o ouro negro, mas em hipótese alguma podemos viver sem a água. Portanto cada vez que utilizar a água de forma errada e exagerada lembre-se que está desperdiçando o bem mais precioso do mundo e desperdiçando vidas. Inclusive a sua. (Eli Halfoun)

Um novo "Fantástico" escancarando a porta dos bastidores

O noticiário especializado em televisão dá destaque agora à decisão da Globo de mudar inteiramente o desgastado “Fantástico” que deixou de ser como foi no começo uma imperdível revista eletrônica. A partir de abril o Fantástico promete grandes modificações para conquistar maior interesse e participação dos telespectadores. De saída será um reality show que mostrará os bastidores da criação do programa, ou seja, fará a reportagem das reportagens, o que não é novo: eu mesmo (não vai aqui nenhuma pretensão) utilizei esse formato na mídia impressa escalando um repórter para cobrir o fato e outro para fazer a “reportagem da reportagem”, revelando o que aconteceu nos bastidores especialmente quando se tratava das sempre confusas entrevistas coletivas. Parece que o “Fantástico” fará isso pela primeira vez. Em televisão existe sempre o risco de ao revelar o método de criação eliminar o mistério que também alimenta a curiosidade do público. É como se o mágico revelasse o segredo de seus truques fazendo a mágica perder a magia e em consequência o interesse. De qualquer maneira vale a pena tentar, assim como é válida a criação de quadros de humor e de entretenimento com a participação do público. O “Fantástico” tem tudo para ser a mais moderna revisa eletrônica brasileira, mas em primeiro lugar precisa deixar de ser uma revista repetitiva e que muitas vezes deixa a informação pela metade. (Eli Halfoun)

Dilma também tem o menor índice de rejeição na corrida eleitoral

A primeira pesquisa do ano divulgada pelo Ibope e que confirma a possibilidade (quase certeza) de Dilma Roussef ser reeleita no primeiro turno ainda merece muitas análises, mas a turma especializada não está dando muita importância para um índice que parece fundamental para a eleição do novo presidente: a rejeição que o eleitor tem por cada candidato. Nesse aspecto Dilma também vai bem: é a candidata como menor índice de rejeição. O campeão da rejeição é Eduardo Campos com 47%, seguido de Aécio Neves com 39% e de Marina Silva, que já foi considerada forte, com 37%. Como se vê a tal da oposição mal feita não anima e nem assusta mais ninguém. Nem os próprios opositores que se consideravam os maiorais. (Eli Halfoun)

Um novo sentido para a palavra política

Luciano Huck descarta qualquer possibilidade de ser candidato a um, cargo político, mas nem por isso deixa de sugerir mudanças no setor e de saída ele acha que é preciso rever a política, inclusive no sentido da palavra Diz aí Huck: “Temos de ressignificar a palavra política. No nosso país política quer dizer tudo de ruim”. E é. (Eli Halfoun)

Será que produtores e diretores só gostam de assistir o que oferecem?

Danilo Gentilli chegou de mansinho no CQC até conquistar a confiança da Bandeirantes para comandar seu próprio programa. Agora ele é o novo xodó do SBT onde o “The Noite” tem conquistado boa audiência para o deixando muitas vezes o tradicional programa de Jô Soares em segundo lugar. Danilo não esconde a fórmula de seu sucesso e ao abrir o jogo acaba mostrando o caminho para todos. Danilo diz com simplicidade: “Sempre quis fazer um programa que eu gostaria de assistir”. É uma fórmula simples que pode ser adotada por todos os apresentadores, produtores e diretores, embora a televisão não seja uma máquina para satisfazer a um só usuário, mas sim a milhões de telespectadores. Se todos na televisão fizeram os programas que gostam de assistir tudo pode melhorar. Por enquanto o que se tem mostrado é que eles só gostam de porcarias. (Eli Halfoun)

segunda-feira, 24 de março de 2014

Ator principal também vai para a "geladeira". Te cuida Gabriel Braga Nunes

Nos últimos dias a novela “Em Família” tem merecido farto noticiário e comentários não exatamente em torno do desenvolvimento da trama e da qualidade artística, mas sim em torno de uma fofoca interna que parece estar incomodando demais a equipe do folhetim. O que se diz com insistência é que o ator Gabriel Braga Nunes tem criado tantos problemas com sua arrogância e pretensão que o personagem Laerte, do qual é o intérprete pode morrer só para alegrar o restante do elenco. Não cabe aqui julgar o condenável comportamento de Gabriel Braga Nunes em relação aos colegas de elenco. Ele pode até ser como se diz pretensioso, mal educado e mal resolvido, o que pode valer um puxão de orelhas da direção da emissora, mas não passará disso. Nos muitos anos acompanhando novelas nunca soube de uma “morte” para eliminar o principal personagem e não acredito que Gabriel Braga Nunes será “condenado” a pena de morte - esse tipo de condenação envolve muitas coisas, mas não impede que o personagem perca força e passe a gravar cada vez menos, ou seja, o personagem Laerte pode perder importância e o ator Gabriel Braga ficar mais tempo na “geladeira” sem incomodar ninguém. Pena porque é um bom ator jovem e por problemas emocionais pode estar jogando a carreira fora. Se tudo o que se diz for verdade essa será não a última novela de Gabriel Braga Nunes n Globo e um alerta para que ele aprenda que para ser admirado, aplaudido e respeitado na vida é preciso aprender a em respeitar os colegas e o público que é o maior agredido quando do um ator tem o comportamento que Gabriel estria tendo. Esse tipo de profissional (profissional?) não resiste muito tempo: acaba massacrado e engolido pela pretensão. (Eli Halfoun)

Televisão precisa divertir e fazer rir sem explorar as desgraças alheias

Desde que foi implantada por aqui a televisão comete o mesmo e grosseiro erro: embora tenha evoluído muito continua apelando para a chamada emoção barata, ou seja, a que faz o público chorar com os dramas e desgraças alheias na maioria das vezes sem qualquer respeito humano. A televisão (pelo menos a nossa) ainda não se convenceu que sua uma de suas principais funções é divertir e fazer o público animar-se e rir ao máximo porque a vida já o faz chorar o suficiente. A exploração de mazelas não acrescenta absolutamente nada a mundialmente reconhecida grandeza da televisão brasileira. Os dramalhões não podem continuar tendo espaço cativo para um público que precisa - e precisa cada vez mais - de diversão, especialmente se levarmos em conta que para a maioria dos telespectadores a televisão é o único lazer que ainda lhes permitem curtir. A queda de audiência do “Caldeirão do Huck” está levando o apresentador a repensar o programa: de agora em diante quer e vai investir mais - muito mais - em entretenimento, ou seja, quadros leves e divertidos que acrescentem para o grande público pelo menos um pouco mais de alegria. Se os quadros apelativos servissem ao menos para ajudar parte da população seriam até necessários, mas não é bem assim: não ajudam em nada nem as pessoas submetidas publicamente a uma desgraça maior através de suas próprias desgraças. Com sensibilidade Luciano Huck percebeu em tempo que o tempo é de avançar, mudar e acrescentar. Não se pode continuar fazendo da televisão uma desgraça maior do que na maioria das vezes ela já é. (Eli Halfoun)

Fátima Bernardes é uma máquina da verdade para outras marcas

Pela primeira vez desde quer aceitou usar sua imagem e credibilidade como digamos “garota-propaganda” Fátima Bernardes falou (em entrevista posara a “Folha de São Paulo”) quer foi uma decisão difícil e que vinha sendo pensadas há muito tempo. O “sim” definitivo era inevitável: faz muito tempo Fátima vem sendo insistentemente convidada parar avalizar produtos. Nunca aceitou porque a Globo não permitia enquanto apre4sentadora do mais visto e importante telejornal da televisão brasileira. Ela tinha medo de ferir a credibilidade conquistada durante anos de trabalho como jornalista. Foi justamente essa credibilidade que transformou Fátima em uma presença importante para “vender” não um produto, mas sim uma marca. No comercial da Seara ela não vende linguiça, macarrão ou qualquer outra coisa. Na verdade não vende nada: apenas da para a marca a credibilidade que só ela poderia dar e fazer o consumidor acreditar que o que ela supostamente consome é bom, mo melhor Se é bom para ela é bom para todos - é o que o comercial diz de forma geral. O único cuidado que Fátima precisa ter agora é não sair aceitando todo tipo de convite (a Seara deve ter feito um contrato limitando sua participação em outros comerciais). Sair anunciando muitos produtos pode aí sim ferir e desgastar a credibilidade solidificada em muitos e respeitáveis anos de carreira. Fátima Bernardes não é mais uma simples apresentadora de programa ou telejornal. Ela é uma marca e precisa acima de tudo garantir que a marca Fátima Bernardes continue sendo sinônimo de verdade, sinceridade e respeito. Afinal, em jornalismo em é principalmente para isso que se constrói uma carreira. (Eli Halfoun)

domingo, 23 de março de 2014

CRÔNICA ----- Sem medo de arriscar

“As nossas dívidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar por simples medo de arriscar.” A frase do dramaturgo inglês William Shakespeare é de 1564 e séculos depois continua atualíssima. Simplesmente porque retrata com uma irrefutável realidade, que é um dos sentimentos que carregamos forte a vida inteira: o medo. Medo do novo, medo de sonhar, medo de arriscar, medo de existir. Perceba com atenção e sem medo como o medo está presente em todos os momentos de vida. A falta de coragem de arriscar é que nos impede de viver sem culpa em busca de novos encontros, novas emoções, novos momentos. Enfim uma nova e sempre necessária vida. A vida precisa ser recomeçar todos os dias porque é o recomeço que nos alimenta de vida todos os dias. Quem tem medo de arriscar no recomeço simplesmente tem medo de viver porque no fundo perdeu a esperança de reencontrar o que deseja e de assim reencontrar-se nas emoções, nas aventuras, nos desafios e até no medo a ser vencido diariamente. Só o recomeço permite possibilidade de buscar o que a vida tem de mais intenso em esperança e amor. Viver é um desafio que precisa ser enfrentado de frente. Sem medo. Quantas vezes queremos se alguma coisa intensamente, mas o medo não permite arriscar para conquistar e se não arriscamos jamais saberemos o que é conquistar o novo no presente que escreverá o futuro. Quem tem medo de arriscar tem medo de vencer e de ser feliz. Mesmo sabendo que a felicidade é a busca maior da vida e sua completa realização. Ao contrário do que se pensa a idade não é limite para o prazer de arriscar - arriscar e vencer. Como diz a sabedoria popular quem não arrisca não petisca. Portanto, é preciso arriscar sempre para perder ou ganhar. Perder e ganhar é conseqüência de uma vida de risco e sem medo. Só os mais fortes têm capacidade de vencer os desafios da vida - uma vida que nos oferece sempre a possibilidade de enxergar até o velho como novo e como presente e de seguir adiante com a única finalidade de vencer para ser feliz. Ser feliz não é uma conseqüência. É uma obrigação que a vida não nos impõe e nos permite sem medo de arriscar. Mesmo que o risco possa representar uma perda restará sempre a certeza da vitória de ter pelo menos arriscado no amor, no trabalho, nas conquistas. Na vida de uma maneira geral. Se o passado foi em alguns aspectos dolorido e doloroso só o futuro poderá ser menos sofrido e mais intenso para escrever a partir do futuro um novo passado. (Eli Halfoun)

Faz 50 anos: "Marcha da Família" usou até batom para mostrar-se nas ruas

Cinqüenta anos depois de sua primeira manifestação a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade” volta a ser lembrada (tentou até marchar sem sucesso em Copacabana no Rio), apesar de ter sido de triste memória para a maioria dos brasileiros. Organizada na época pelo deputado Cunha Bueno com apoio de Leonor Mendes de Barros, então mulher do governador de São Paulo Adhemar de Barros, a “Marcha” deu as caras depois do comício da Central. Na época os mais radicais desfilaram com faixas como essas: “Jango no xadrez”, “Verde e amarelo se foice e sem martelo” e “Vermelho bom só no batom”. Será que já estavam querendo sair do armário? (Eli Halfoun)

Um podólogo para cuidar na cadeia dos pés doentes de José Dirceu

O recente e não confirmado comentário de que José Dirceu foi o único preso que conseguiu ser atendidos por um podólogo (calista no popular) na cadeia (ele tem micose e unha encravada) tornou público um dado curioso: dos 550 mil presos que o país tem hoje todos aparam as unhas dos pés e das mãos usando os permitidos e pequenos cortadores levados por familiares. Quem não tem seu próprio aparador de unhas é obrigado a negociar um empréstimo, já que em hipótese alguma é permitida a entrada der tesourinhas para unhas ou instrumentos do tipo. A turma que adora especulações tem comentado também que os mensaleiros presos teriam recebido a visita de uma manicura para cuidar das unhas das mãos sem calos. São mãos leves que precisam estar sempre em forma. (Eli Halfoun)

Quem quer casa tem de comprar fora do Brasil

O Brasil enlouqueceu também no que diz respeito ao preço dos imóveis em todo o país. Para comprar ou sonhar com um simples aluguel é preciso fazer as malas. Recentes dados mostram que hoje é impossível comprar um apartamento de médio ou alto padrão por menos de R$ 9 mil o metro quadrado. Resultado: quem ainda tem bala na agulha para investir em imóveis está preferindo aplicar o dinheiro fora do Brasil, especialmente em Miami e Orlando, onde os preços não são até agora tão assustadores. Segundo o jornalista Giba Um e Orlando em um condomínio próximo a Disney estão sendo vendidas casas de 124 metros quadrados entre U$ 197 e U$ 245 mil, preço bem abaixo do que qualquer imóvel custa por aqui. Incluindo talvez os do “Minha Casa, Minha Vida”. (Eli Halfoun)

sábado, 22 de março de 2014

Dilma já ganhou. É on que diz primeira pesquisa 2014 do Ibope

Por mais que tentem desestabilizar o governo e agora muito mais a candidatura de Dilma Roussef a presidente continua liderando as pesquisas de intenções de voto e mostrando que será eleita com facilidade no primeiro turno. Todo mundo sabe que pesquisa não é urna e, portanto, não é eleição, mas exerce uma forte influência no voto do eleitor indeciso, que acaba entrando no time de quem vai ganhar que é segundo as pesquisas o caso de Dilma: a primeira pesquisa do Ibope em 2014 (publicada pelo jornal O Dia) mostra a presidente com 43% das intenções de voto confirmando o mesmo índice obtido na última pesquisa de 2013, embora de lá para cá muita coisa tenha acontecido. A nova pesquisa registra aumento de 1% para Aécio Neves que subiu de 14% para 15%, enquanto Eduardo Campos teve os mesmo 7%. Embora a pesquisa sinalize pra uma fácil vitória de Dilma no primeiro turno o Ibope simulou um segundo turno e a presidente foi novamente a campeã p de votos: em um pouco provável segundo turno Dilma teria 47% e Aécio 20% dos votos. Contra Eduardo Campos a vitória seria de 47% contra 16 % dos votos. O dado mais importante da pesquisa é o que mostra que qualquer que seja o novo presidente o eleitor espera que o próximo presidente mude muita coisa. São mudanças que também favorecem que para realizá-las pode tomar como base os erros cometidos em sua atual gestão. Por enquanto são números hipotéticos já que nenhum nome é de candidato oficial, o que só acontecerá a partir de junho quando os partidos terão de realizar convenções para definir e confirmar os nomes. Total perda de tempo já que os nomes anunciados e pesquisados até agora já são oficiais mesmo sem estarem oficializados. Não á mais tempo para nenhuma mudança significativa. (Eli Halfoun)

Queda de audiência confirma que o BBB já era. Só a Globo não quer perceber

O interessa maior para que o Big Brother Brasil continue no ar por muito tempo (e tudo indica que infelizmente continuará) é das emissoras concorrentes. Com base em pesquisas de audiência dos últimos dez anos fica claro que quando o BBB está no ar as concorrentes SBT, Bandeirantes tem um significativo aumento de público no horário, confirmando que nos últimos dez anos o programa perdeu 50% de audiência, o que ainda não é suficiente para Globo (que certamente faz um outro tipo de análise) pensar em abrir mão de um alto faturamento via telefone e patrocínios milionários. Não cabe mais discutir a qualidade do BB que é sem dúvida uma atração medíocre que tenta manter-se viva com intrigas entre os participantes que não são e nunca serão absolutamente nada além de prisioneiros de suas vaidades e ganância correndo atrás de um prêmio milionário que nunca nenhum telespectador viu ser realmente pago. As pesquisas mostram também que 43 entre 100 aparelhos deixaram de sintonizar o BBB, o que é ótimo para a concorrência. Os números revelam que o BB só foi um assombro em 2004 quando conquistou 45,3 no Ibope e no ano seguinte com o recorde de 47,5 de audiência. Depois a audiência começou a despencar aos poucos e pelo andar da carruagem desabará não demora muito. A Globo ainda não, mas o público está criando juízo e bom gosto. (Eli Halfoun)

Uma saudável visão de futuro com a bola rolando fácil na Copa da vida

Nossos criativos publicitários (a publicidade brasileira é não tenham dúvidas uma das melhores do mundo) terão de ser mais criativos do que nunca para buscar anúncios diferenciados em torno de um mesmo e repetitivo tema: a Copa do Mundo. Do está sendo mostrado até agora o melhor e mais emocionante anúncio é o da Sadia que reuniu crianças pedindo, sonhando e esperando ver pela primeira vez o Brasil ser campeão mesmo ganhando o título prela sexta vez. Crianças costumam ser sinceras e intensas em seus pedidos e por isso mesmo mobilizam torcedores, atletas e até os frios dirigentes de futebol que pelo visto só se emocionam com o volume de dinheiro que uma Copa pode proporcionar ao país e para cada um dos dirigentes individualmente. Como a Copa do Mundo promete deixar um legado para o futuro e como as crianças representam a força máxima do futuro nada mais justo que peçam que a seleção conquiste o título para elas, crianças, que são inegavelmente as que devem ser mais beneficiadas no futuro. Para isso aconteça é preciso que em todos os aspectos e sentidos o Brasil bote a bola no chão e mostre toda a sua força. Não ó no futebol. (Eli Halfoun)

sexta-feira, 21 de março de 2014

Nada de rabo entre as pernas: vamos invadir a praia do que invadem a nossa pacífica praia

A guerra está declarada e diante dos ataques feitos contra as UPPs só nos resta, além de um medo cada vez maior, uma pergunta: se os bandidos podem invadir (como estão invadindo) a nossa pacífica praia por que não podemos invadir a praia que cismam que é deles porque pensam que a tomaram no grito. A polícia (e em consequência a população) não pode ficar refém dos traficantes e precisa reagir: se atacam UPPs com violência e incendeiam quase tudo o que pode continuar nos impedindo que também invadamos a praia deles para agir nas “bocas” com a mesma violência da qual temos sido vítimas constantes e não é de agora. Os marginais querem mostrar que nada os deterá em suas caminhadas criminosas. Nós precisamos mostrar mesmo que a violência seja necessária que não fugiremos da briga com o rabo entre as pernas. Se for briga que querem briga terão. Essa guerra só terminará quando o bem vencer o mal definitivamente, ou seja, quando expulsarmos os traficantes de vez das nossas vidas (no caso mortes). Seja do jeito que for. (Eli Halfoun)

Cerveja em lata pequena resolve porque é umna "Piriguete"

Quando quiser tomar uma cerveja em latinha pequena não precisa esquentar com o nome: bata pedir uma “Piriguete” que é como está sendo chamada a latinha de 269 ml. O nome não chega a ser uma homenagem, mas não deixa de lembrar a atriz Tata Werneck que ganhou o apelido interpretando a personagem Valdirene na novela “Amor à Vida”. As piriguetes da vida real estão adorando: assim podem beber pouco e depois aprontar todas em nome do álcool, mas é sempre bom lembrar que o de “bêbado na tem dono”. (Eli Halfoun)

Anitta não esconde que deu uma geral no corpo inteiro

Sem medo de errar é possível afirmar que a simplicidade e até certa ingenuidade é um dos principais componentes do sucesso da cantora Anitta, que aprendeu (agora até ensina) que o bom mesmo é não esconder o jogo porque quanto mais se esconde mais especulações surgem. Por isso mesmo Anitta não faz segredo em torno de sua recente recauchutagem geral e revela que além da redução de mama e plástica no nariz, aproveitou para fazer uma lipoaspiração na barriga e culote. Os procedimentos foram realizados na Clínica Santé em São Paulo. Se mais tarde a cantora vier a necessitar de um complemento garante que o fará tranquilamente e que todo mundo ficará sabendo. (Eli Halfoun)

Playboy continua sonhando com a nudez de Fernanda Lima em suas páginas

Não é de hoje que a revista Playboy que enfrenta uma fase critica nas vendas, tem dois sonhos: exibir a nudez de Luana Pirovani e de Fernanda Lima. O jornalista Sergio Xavier, novo diretor da publicação mantém esse sonho vivo com prioridade para Fernanda Lima, mas sabe que dificilmente ela aceitará o convite, que, aliás, nem deverá ser feito porque a revista não tem no momento como oferecer um cachê realmente milionário. Nem precisa: a nudez pública de Fernanda Lima não é uma questão de dinheiro e sim de opção: faz pouco tempo ela posou nua e de graça para o livro do fotógrafo Mario Testino. Algumas fotos ainda podem ser vistas na internet. De graça. (Eli Halfoun)

Juízes também querem eleições nos tribunais

Mais essa: nos 50 anos do golpe militar no próximo dia 31 (um dia triste para a história do país) juizes querem propor nos 27 tribunais de Justiça, mudanças nos estatutos. O que se que é que presidentes de tribunais estaduais, federais, trabalhistas e militares sejam escolhidos por eleições diretas. Há quem sugira também que até o Supremo entre nesse processo. Nada mais justo: o país está cansado de “me indica” que nunca coloca a pessoa certa no lugar certo e dá no que dá. (Eli Halfoun)

Celebridades se reúnem para jantar em São Paulo

Um gupo de celebridades internacionais (Janet Jackson, Sharon Stone, Kate Moss e Naomi Campbell, que já são quase nossas de tanto que nos visitam, e mais o estilista Kenneth Cole) tem presença confirmada na noite de gala, no próximo dia 4 em São Paulo em benefício da AnfAR. O jantar acontece mais uma vez na casa do empresário Dinho Diniz que promete dois shows: um brasileiro com Mart’ nália e um americano com ma cantora Kenneth Cole. Aviso para a turma arroz de festa: como o jantar é beneficente não tem boca livre para ninguém. (Eli Halfoun)

quinta-feira, 20 de março de 2014

Prefeito tem razão: Íris Lettieri é a eterna voz do Rio

O que o prefeito Eduardo Paes planeja para seu futuro político? Nesse momento não é possível ter uma resposta afirmativa, já que apesar das muitas especulações o prefeito não abre o jogo. Assim mesmo é fácil perceber que ele está mesmo é de olho no futuro (talvez o governo do Estado em 2018). O fato é que nada que o prefeito tem feito (e tem feito muito) tem efeito imediato para a população do Rio: a visão de Paes em torno do município é de longa distância, ou seja, seu trabalho só será palpável quando forem concluídas todas as obras iniciadas agora e que sói estarão completas dentro de quatro ou cinco anos. Por enquanto o prefeito transformou o Rio em um caos no trânsito e em absoluta falta de serviços decentes de saúde e de educação. Pode ser que no futuro o novo e prometido Rio possa oferecer tudo o que a população merece e precisa. O que não se pode negar é que o vascaíno Paes tem uma visão carioca sobre a cidade que comanda e sua “carioquice” não se limita a obras e promessas: ele e também está de olho em lugares e pessoas que são emblemáticas para a cidade. Exemplo: tenta manter a voz de Íris Lettieri como uma das marcas da cidade anunciando a partida chegada de vôos no aeroporto internacional e informando nos ônibus da BRT, ou seja, fazendo de sua voz a voz do Rio. Profissional competente Íris Lettieri, que conheci há anos fez de sua voz marcante mais do que uma característica uma lição de locução com dicção e entonação perfeitas e com uma suavidade vocal que sempre fez qualquer frequentador de aeroporto parar para ouvi-la. Não é justo que aos mais de 70 anos e ainda em plena forma vocal Íris tenha de “encostar” a sua voz que – a voz que lhe deu numa carreira brilhante e que será ouvida profissionalmente por ainda muito tempo. (Eli Halfoun)

Mamãe Latino fez a festa no casamento do filho

A sabedoria popular diz sem medo de errar que “mãe é tudo igual, só muda o endereço". A mãe do cantor Latino confirmou essa máxima no recente casamento do filho realizado há dias nos salões do Copacabana Palace no Rio. D. Regina deu um show: queria aparecer em todas as fotos e não se mancava nem quando Latino gritava “vaza mãe”. Ela também não se furtou de pagar mico com seus deslumbrados comentários: na tentativa de elogiar o apresentador Roberto Justus mandou essa: “sua filha é linda”. Justus estava acompanhado da namorada Paula Sibert, de 26 anos. Chamou atenção por sua beleza da cabeça aos pés já que usava um sapato Christian Loubotin de R$ 9 mil. Nada diante do terno prata usado por Latino que fazia questão de se gabar dizendo que usava 90% do PIB do Brasil. Pensando bem mamãe Latino nem pagou tanto mico assim. (Eli Halfoun)

TV Cultura prepara seriado para um milhão de amigos

Uma série chamada “Que ter um milhão de amigos” será breve a nova atração da TV Cultura. Marcos Mendonça, o diretor da emissora, garante que é um seriado inovador produzido em pareceria com a Mira Filmes. Até agora estão confirmadas no elenco as presenças de Chris Couto e Paulo Miklos, além de Alexandre Frota que fará uma participação especial. Frota quer retomar seu caminho com o ator (fez muitos trabalhos na Globo) e esquecer sua atuação em filmes pornôs que deixaram marca em sua carreira e quase fizeram o púbico e a mídia esquecerem que ele é um bom ator mesmo vestido. (Eli Halfoun)

Um chá relaxante de "Dilmah" para Dilma

Na recente viagem que fez ao Chile para a posse de Michelle Bachelet, a presidente Dilma Roussef descobriu que pode ficar calminha usando seu próprio nome: recebeu de presente um chá de camomila conhecido por suas propriedade relaxante chamado “Dilmah”. Assessores não se furtaram de fazer um comentário dizendo que chá relaxante não combina como estilo ágil e enérgico da presidente. Em todo caso ela trouxe o presente na mala. Chá relaxante nunca é demais, principalmente no atual momento brasileiro. (Eli Halfoun)

Regina Duarte não quer ser a "vovozinha do Brasil"

Regina Duarte se orgulha de ser vovó na vida real, mas acha que ainda é cedo para interpretar em novela a avó de uma neta como, por exemplo, Ísis Valverde. Foi por isso que recusou o convite para ser justamente a avó da personagem de Ísis, que será a protagonista, em “Boogie Woogie”, que já está sendo preparada paras substituir a nova versão de “Meu Pedacinho de Chão” que estréia depois de “Jóia Rara”. Aos 67 anos Regina disse apenas que ainda não está preparada para ser avó de ninguém na televisão. Ou seja, não quer ser a “vovozinha do Brasil”. (Eli Halfoun)

quarta-feira, 19 de março de 2014

A rua virou uma prisão com os arrastões

A nova ordem e controlar a curiosidade: se houver muitas pessoas formando um amedrontado bloco humano nem passe perto para não ser vitima de um arrastão que e atualmente a modalidade mais praticada por bandidos em grupo. Tem arrastão em tudo que e canto, tanto no Rio quanto em São Paulo. Segundo o jornalista paulista Giba Um os paulistas tem sido vitimas de arrastões ate em feiras publicas: recentemente um bando chegou no fim da feira fechou todas as saídas e fez a festa roubando os feirantes e os clientes que ainda estavam por lá atrás das xepas. São Paulo e Rio são vitimas também de mini-arrastoes em ônibus e em bares e restaurantes. A ação dos bandidos não tem hora para acontecer: pode ser durante o dia ou na calada da noite. Para eles tanto faz porque sabem que escaparão da policia e se presos forem escaparão das prisões. O povo esta cada vez mais indefeso e prisioneiro em sua casa. Quem devia estar preso esta na rua fazendo arrastoes e quem devia andar livremente pelas ruas esta algemado em casa. Triste e cruel realidade. (Eli Halfoun)_

Baiana Adriana Lima é outra vez a mulher mais sexy do mundo

As brasileiras continuam em alta no quesito da beleza: aos 32 anos a baiana Adriana Lima, que e uma das embaixadoras da Copa do Mundo, foi eleita pela quinta vez consecutiva como a modelo mais sexy do mundo. A eleição foi feita novamente pelo site models.com. Casada com sérvio de basquete Marc Jaric e mãe de duas filhas Adriana e segundo a revista Forbes a terceira modelo mais bem paga do mundo e no ano passado ganhou 4,6 milhões de dólares. A baiana também esta no novo catalogo de verão da Victoria’s Secret em belíssimas fotos de lingeries transparentes. Que confirmam sua sensual herança baiana. (Eli Halfoun)

Prestar contas ao eleitor custa uma grana preta para o governo

Mesmo que o escaldado povão não acredite muito na prestaçao de contas das atividades desenvolvidas pelos governos e preciso dar satisfações e mostrar o que foi e esta sendo feito. Custa dinheiro, muito dinheiro: entre janeiro e fevereiro o governo gastou R$ 10 milhões em propaganda, o que significa um aumento de R$ 20, 2 milhões em relação ao mesmo período do ano passado quando evidentemente havia menos o que mostrar. Não e como tantos outros um gasto aleatório: 72,% do total e para “utilidade publica”, ou seja,prestar contas à população. Por isso mesmo o gasto maior pertence e ao Ministério das Cidades que investiu 30,9 milhões para mostrar o que foi feito nos programas “Minha Casa, Minha Vida” e “Pacto de Vida nas Estradas”, entre muitos outros.E claro que a oposição dirá que essa publicidade faz parte da campanha eleitoral, mas a prestação de contas e uma obrigação e um dever de honestidade. Mesmo que no Brasil as coisas não sejam tão honestas assim. (Eli Halfoun)

Para Lucélia Santos não tem essa de "vou de táxi"

A atriz Lucélia Santos ainda esta sem entender a repercussão de uma foto em que foi flagrada andando de ônibus. Ela não entende a surpresa das pessoas e diz: “O Brasil e o único pais que conheço em que andar de ônibus e politicamente incorreto”. Incorreto não e, mas e muito perigoso. (Eli Halfoun)

"Noivão" reúne 40 expositores em São Paulo

Ainda existe quem ache que casar e um luxo no mais amplo sentido da palavra: as noivas que sempre sonharam com o vestido branco para subir ao altar podem escolher o que existe de mais moderno entre os dias 11 e 13 de abril no Hotel Unique, em São Paulo, que sediara a terceira edição da Casamoda Noivas, considerado o principal evento do gênero. O “Noivão” recebera 40 expositores das principais etiquetas que ocuparão 2.500 metros quadrados. A idéia da exposição e envolver estratégias inovadoras em modelo de negócios para o mercado da moda que quer estar sempre na moda. (Eli Halfoun)

terça-feira, 18 de março de 2014

A religiao massacrada pelos religiosos

E na religião que a maioria da população mundial busca a taboa da salvação e a maior esperança. Historicamente tem sido assim, mas será que continuara sendo no futuro? A interrogação se faz maior quando se toma conhecimento de “religiosos” que deveriam praticar o bem e aumentar a fé e a esperança dos fieis, mas as utilizam que utilizam apenas como uma arma para extorquir e praticar todo tipo de crimes. Em recente reportagem o jornal O Dia do Rio denuncia a participação de pastores e reverendos evangélicos em crumes que vão de exploração financeira violência sexual infantil. Evidente que crimes religiosos ao acontecem só nas igrejas evangélicas, mas e nelas que, segundo a imprensa, esta o maior numero de malfeitores que agem em nome de um Deus no qual certamente não acreditam tanto como costumam pregar. Do jeito que anda as religiões e provável, muito provável que um futuro não muito distante a fé na religião passe a ser apenas uma utopia. Como acreditar em tudo o que as religiões preconizam se há quem apenas as utilize para enganar e cometer pecados, pecados mortas. E claro que a culpa não e das religiões, mas sim de quem as utiliza para cometer absurdos. Afinal eles são a voz das religiões, mas felizmente não a voz de Deus. Nesse caso o melhor e que ficassem calados. De preferência atrás das grades. (Eli Halfoun)

Continuar o bom ``e sempre melhor

Substitutos de governadores, prefeitos e presidentes têm um ponto em comum: jamais valorizam o trabalho do antecessor e costumam deixar inacabadas varias obras. Fazem isso para como se diz popularmente não botar azeito0nsa na empada do outro. Prejudicam a população e se prejudicam porque o eleitor percebe que o que estava sendo feito e podia ser bom não terá seguimento e, portanto ficara muito pior. Em seu discurso pré-eleitoral Lindbergh Farias o nome do PT para o governo do Rio adotou o discurso de promessa uma de continuidade e de reconhecimento do que de bom foi feito com a promessa de seguir em frente com mais, muito mais do que o antecessor fez. Como discursos e promessas políticas não podem ser levados a serio o eleitor acredita apenas na esperança de um estado melhor, mas como em política esperança também não e nada só nos resta esperar que alguém um dia aprenda que melhor do que começar uma obra e concluir as que estão inacabadas e que não são poucas. (Eli Halfoun).

Um novo partido de olho nas eleiçoes municipaia de 2016

De olho nas eleições municipais de 2016 nasce um novo partido: o Partido Republicano Cristão que começa com as bênçãos de lideres da Assembléia de Deus. Há quem acredite que a bancada evangélica do Congresso poderá integrá-lo mais adiante atraindo inclusive integrantes do Partido Socialista Cristão (o de Feliciano) e do PRB de Edir Macedo. Haja sacolinhas.

Evang´´elico Feliciano pode apoiar o catolico Alckmin

Campanha eleitoral pode ate não perdoar muitas coisas, mas permite tudo. Exemplo recente e o do governador paulista Geraldo Alckmin: embora seja católico praticante e ligado a Opus Dei, Alckmin esta aceitando na boa o apoio do polemico deputado e pastor Marcos Feliciano (PSC-SP) na tentativa de reeleger-se pelo PSDB. Feliciano acredita que pode dar ao atual governador milhares de votos dos evangélicos. Em compensação afastara os também milhares de eleitores gays de ejhri7uuygays e os que não o admitem qualquer tipo de preconceito. (Eli Halfoun)

segunda-feira, 17 de março de 2014

Melhores do Domingao mostra que telespectador sabe o que quer

Todo ano quando Fausto Silva começa a fazer chamadas para o premio “Melhores da Televisão fica moleza prever entre os três indicados (também considerados vencedores) quem levara para casa o troféu entregue no palco. Mais uma vez o publico mostrou que sabe o que e bom e sabe o que quer pelo menos na hora de eleger trabalhos na TV, o que infelizmente ainda não se repete nas urnas políticas. A entrega do premio do Domingão do Faustão virou uma espécie de Oscar da nossa televisão e a festa de entrega dos prêmios não devem nada a cerimônia do Oscar. A produção ´´e caprichada, os números musicais bem produzidos. A reação da com perfeição a dimensão dos artistas premiados Tata Werneck e Mateus Solano foram aplaudidos de pe, o ue mostrou o reconhecimento do publico aos dois melhores de 2012, o que não significa que os outros premiados também não tenham importância, mas confere importância maior aos trabalhos de Tata e Mateus. Pena que o premio de melhores distribuído por Fausto Silva só tenha olhos pra os trabalhos realizados na Globo, que precisa olhar melhor para suas concorrentes em todos os aspectos. Do contrario o premio também vira um monopólio. (Eli Halfoun)

sábado, 15 de março de 2014

Unidades pacificadoras podem vencer os bandidos

O assassinato de policiais militares que atuam em Unidades de Policia Pacificadora instaladas em várias comunidades não significa de maneira alguma que as UPPs não deram certo. Pelo contrário: é a confirmação do acerto e só por isso a bandidagem está agindo: quer recupera o espaço que perdeu para voltar a dar ordens como se fosse dona das favelas do Rio. É claro que a política de segurança do Rio ainda não é a que esperamos e precisamos, mas não se pode negar que pela primeira vez o Rio tem uma real uma real política de segurança que está fazendo os marginais saírem das tocas porque sabem que estão perdendo cada vez mais áreas de ação. Não é necessário ser especialista em segurança para perceber que a atual estratégia da bandidagem é desestabilizar, provocar e desacreditar as UPPs que são uma realidade instalada no Rio e que serão aprimoradas cada vez mais até que nenhum bandido tenha voz de comando em qualquer lugar da cidade. Evidente que se faz necessária uma ação extrema para tirar do caminho da paz os bandidos que já ouvem o “perdeu”. Pois é bandido, perdeu. E vai perder cada vez mais. O Rio ganhará essa guerra. (Eli Halfoun)

Vamos olhar o racismo de frente. Chega de mentiras

“O racismo boleiro é uma irrupção do racismo maior enraizado e disseminado na sociedade brasileira” - frase do texto do jornalista Élio Gáspari sobre as manifestações racistas que aconteceram recente no futebol denuncia que precisamos promover una nova e ampla discussão em torno do racismo para que aprendamos que não é mais possível que continuemos a nos enganar. Sabemos que o racismo existe (e não apenas contra negros) e vivemos fingindo que não é real desde que passe longe de nós. (Eli Halfoun)

Daniela Mercury pode receber premio internacional na luta da causa gay

Pela primeira vez o Brasil tem uma indicada ao premio Glaad Media que homenageia ativistas que contribuíram para a causa gay. Nossa representante é Daniela Mercury que ao assumir sua homossexualidade abriu caminho para muitas outras uniões entre mulheres. Daniela concorre com outros dez indicados: o ator britânico Charlie Condou, a jornalista Janet Till da BBC, o ator indiano Yuran Khan, o padre ugandês Christopher Senyonjo, o ator filipino Boy Abuda e a transexual chinesa Jin Xing. Daniela leva muita chance: foi realmente uma guerreira ao assumir seu amor por outra mulher e mostrar um amor intenso como todos os amores verdadeiros e inteiros. (Eli Halfoun)

Maluf descarta Kassab para o governo paulista

Por enquanto o deputado federal Paulo Maluf quer ficar bem na fita com quase todos os candidatos ao governo de São Paulo e tem dito que embora ainda não tenha decidido seu voto pode tranquilamente votar em Geraldo Alckmin (PSDB), Paulo Skaf (PMDB) e Alexandre Padilha (PT). Maluf só não cita o nome de Gilberto Kassab (PSB), de onde se conclui que para ele a candidatura de Kassab é carta foras do baralho, mas em se tratando de Maluf a opinião pode mudar rapidamente e de acordo com seus futuros interesses políticos. (Eli Halfoun)

Cirurgia faz o rebolado de Anitta ficar menor

Enquanto a maioria das mulheres tenta avantajar as medidas do bumbum a cantora Anitta resolveu diminuir o seu: atendendo conselhos médicos submeteu-se (ela não confirma) a uma cirurgia pra tirar um bom pedaço que tem feito falta para muitas mulheres: a cirurgia é para evitar que ela venha a ter problemas de coluna e de postura. Não é a primeira vez que Anitta entra para o clube da faquinha: na adolescência (ou seja, não faz muito tempo) fez implante de silicone nos seios. Quer dizer: o que faltava em uma parte sobrava na outra. Mulheres nunca estão satisfeitas nem como mais e em com menos. (Eli Halfoun)

sexta-feira, 14 de março de 2014

Música brasileira de exportação é de doer no coração

Dói no ouvido, no coração e no orgulho saber que a música brasileira que faz sucesso atualmente no exterior (e aqui é claro) nada tem a ver com a verdadeira Música Popular Brasileira. É até compreensível que a “estrangeirada” se identifique com o ritmo alegre que a faz dançar, mas não a faz cantar simplesmente porque não tem letra que diga ou represente alguma coisa. O sucesso do momento no exterior é a tal de “Lepo Lepo” que parece seguir a mesma trajetória de sucesso internacional da também inaudível e inexplicável “Ai se eu te prego”. Assim fica comprovado que a música brasileira atravessa uma de suas piores fases e que pode até divertir o mundo, mas desqualifica a verdadeira e excelente música brasileira que já mostrou ao mundo o talento de, entre outros, Tom Jobim. O sucesso dos “lepo lepos” musicais mostra claramente que também no exterior o público desaprendeu a gostar e a exigir música de verdade, ou seja, de qualidade. Ainda bem que é apenas uma fase e vai passar não demora muito. Se não passar rapidamente nossa audição sofrerá por muito tempo. Até não aguentar mais. (Eli Halfoun)

Humanizar os ídolos é um novo caminho jornalístico paraa televisão

Roberto Cabrini é um bom repórter e no comando do jornalístico “Conexão” no SBT tem apresentado excelentes trabalhos investigativos de reportagens com denúncias e motivos para reflexão. Não tenho dúvidas de que depois do programa exibido na última quarta-freira com Ratinho como tema, Cabrini encontrou até sem querer a fórmula ideal para fazer do “Conexão Repórter” um sucesso em audiência. Humanizar os ídolos é um caminho que encontra mais facilmente a identificação com o telespectador que sempre quer saber mais sobre os ídolos, quer saber na verdade que a celebridade que admira é uma pessoa absolutamente igual a ele, o fã. Mesmo mostrando uma riqueza financeira que o público sabia existir, mas nem desconfiava como e quanto era, Ratinho mostrou também uma riqueza humana que o fará ainda maior como apresentador - um apresentador extremamente popular porque sempre buscou na simplicidade o segredo par conquistar o público que tem um Ratinho guardado dentro dele em admiração e esperança. Com a simplicidade que é continuará sendo sua maior riqueza Ratinho mostrou mais uma vez que o dinheiro só muda realmente as pessoas que precisam dele para se afirmar. Mostrou também o caminho jornalístico que pode fazer do “Conexão” um programa jornalístico popular com o qual o público e o SBT se identificam muito mais. Cada vez mais. (Eli Halfoun)

Acordar cedo é preciso, mas dormir cedo a televisão não deixa

A televisão está mudando mais um hábito dos telespectadores: parece que não existe mais a preocupação de exibir programas em horários permitidos ao chamado grande público. Antigamente (em não tão antigamente assim) dizia-se que os programas deviam ser exibidos mais cedo porque a maioria do público precisava dormir para acordar cedinho e ir trabalhar. O grande púbico continua acordando cedinho para trabalhar, mas se quiser acompanhar os programas de entrevistas ou telejornais dos finais de noite precisa ficar acordado até mais tarde, bem mais tarde. O fim de noite passou a ser início da madrugada. Parece também que não existe mais a preocupação com a audiência dos finais de noite porque é medida no dia seguinte. Assim os programas continuam indo ao ar cada vez em horário mais avançado. Nem todos merecem que se perca o sono: na mesmice que são as entrevistas noturnas Danilo Gentili continua fazendo o programa mais descontraído: acabou com a formalidade que esse tipo de programa de impunha. O noivo “The Noite’ não mudou muito em relação ao “Agora é Tarde” que o mesmo Gentili apresentava na Banderantes: ele continua sendo o mais informal apresentador e fazendo das entrevistas um papo ágil e bem humorado, o que Rafinha Bastos, que tem um tom arrogante ( não é uma pessoa arrogante) quando conversa com os convidados ou simplesmente faz uma piada. Essa semana Gentili recebeu a jornalista Rachel Sheherazade que recentemente foi alvo de muitas críticas ao dizer que o povo devia adotar um bandido um bandido, o que ela desfez com extrema simpatia ao dizer que é contra fazer justiça com as próprias mãos e estar absolutamente consciente de que suas opinião refletia o que a população tem engasgado na garganta. A jornalista do SBT revelou com Gentili seu lado simpático e feminino, o que sem dúvida fará com que suas opiniões sejam melhor aceitas e discutidas. Sem que para isso ela precise ser crucificada pelas mídias sociais. Quanto ao “The Noite” desde as chamadas ficou claro que Danilo Gentilli não mudaria seu estilo brincalhão, que é o que o faz a melhor atração do final de noite. Entrevistas sisudas no final da noite só fazem com que o telespectador adormeça. (Eli Halfoun)

Prende e solta já vale para todos os prisioneiros do país

Os programas policiais costumam dizer que a polícia prende os bandidos e a justiça solta imediatamente. É uma verdade que já não vale só para bandidos armados que assaltam nas ruas, matam sem dó nem piedade e sabem que serão presos (chegam aos distritos policiais sorrindo porque conhecem o mecanismo) e soltos horas depois. Parece que esse procedimento está se tornando praxe na Justiça que se ainda não manda solta já diminuiu em muito as penas e as acusações dos digamos culpados maiores. Primeiro livraram meia dúzia de mensaleiros do crime de formação de quadrilha. Agora é o ex-deputado João Paulo Cunha que fica livre da acusação de lavagem de dinheiro, reduz a pena e terá o benefício de responder pelas outras condenações em regime semiaberto. A velha pergunta está mais viva do que nunca: afinal, que país é esse?

quinta-feira, 13 de março de 2014

Paulo Goulart: um grande homem e um ser humano maior ainda

Não foram muitos os contatos profissionais que tive com Paulo Goulart, mas mesmo assim guardo dele um momento de carinho que me mostrou sua grandeza humana: ele quis me ajudar para livrar-me de um problema que na época me angustiava muito. Insistiu ara que eu fosse ao seu encontro em um endereço em Copacabana onde me apresentaria a pessoa que com força espiritual poderia me auxiliar. Desencontramos-nos, mas jamais esqueci a sincera preocupação o de Paulo Goulart em querer me ajudar: seu gesto o fazia anda maior como homem e era um gesto que se ampliava para todos os lados sempre querendo ajudar as pessoas. O Paulo Goulart que eu conheci deve ter nos deixado sorrindo e feliz para ir ao encontro de um novo tempo no qual acreditava com entusiasmo e emoção. Não tenho dúvidas de que o grande (e não só no tamanho) Paulo Goulart morreu tão feliz como viveu e fez viver a todos que tiveram o prazer de conviver com ele. (Eli Halfoun)

Caçula das irmãs Kardashian pode vir ao Brasil lançar moda

É provável que a caçula das badaladas irmãs Kardashian venha ao Brasil para participar no próximo dia 15 da inauguração da primeira loja paulista da Forefer 21. Ao contrário das irmãs mais velhas que aparecem em tudo a caçula Kendall Jenner, de 21 anos, quer ganhar o mundo como modelo e começou bem a carreira: foi a grande atração do recente desfile de Marc Jacobs em Nova York. Kendall desfilou com um vestido transparente que de frente e de costas, mostrava tudo. Ela é a nova modelo contratada pela Forever 21, uma rede de fast fashion que instala lojas em todo o mundo, mas não é sempre que a caçulinha Kardashian desfilará com modelos transparentes. Ainda assim acredita-se que fará muito sucesso nas passarelas e fora delas. (Eli Halfoun)

Reunião no Alvorada acabou com a ilusão do "Volta Lula 2014"

O ex-presidente Lula sempre declarou que não se candidataria em 23014, mas só agora seus seguidores estão convencidos de que o “Volta Lula” está definitivamente esquecido para 2014, o que não impede que Lula venha a candidatar-se em 2018, que é o que provavelmente acontecerá. O “Volta Lula 2014” recebeu um ponto final em recente reunião realizada em Brasília no Alvorada, em Brasília, entre Lula, Dilma e integrantes da equipe da campanha presidencial. Os lulistas mais fanáticos estão enfim convencidos que Lula não se candidata agora e que só resta acostumar-se com o “jeitão da presidente”. O líder do PT na Câmara, Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho não faz por menos e repete que o assunto “Volta Lula” Está sepultado até 2018. Até lá os lulistas terão de arranjar outras especulações. (Eli Halfoun)

Zagallo acha que Sabrina Sato "bate um bolão"

De tudo o que viveu em seu agitado carnaval Sabrina Sato não esconde que a maior emoção foi ter conhecido o técnico Zagalo, com 82 saudáveis anos. O encontro aconteceu no camarote de uma cervejaria e foi em dobro: Sabrina esteve com Felipão e Zagallo juntos e além de tirar fotos não perdeu a oportunidade de brincar com Zagalo repetindo a frase “vocês terão de me engolir". Zagalo ficou animadíssi8moi e não mandou essa: “Essa menina bate um bolão”. Sabrina, aliás, é o nome preferido para ser a rainha do Baile do Copacabana Palace no próximo carnaval. Merece: nos últimos anos a japonesinha tem sido a rainha da simpatia em grandes eventos. (Eli Halfoun)

Seriado quer discutir questões femininas universais

É inspirada em “Sex and the Ciity” a série que Miguel Fallabela prepara para a Globo e com a qual quer discutir questões femininas que considera universais. O seriado recebeu o título provisório de “Sexo e as Negas” e a intenção é que quatro mulheres negras que moram no subúrbio carioca de Cordovil sejam as protagonistas até porque o autor acredita que elas tem os mesmos dramas das novaiorquinas. Espera-se que as entidades de defesa de direitos afrodecendentes não impliquem com o título. (Eli Halfoun)

Sai um grupo, entra outro. É como fuciona um grupo editorial no Brasil

Quinto maior grupo editorial do mundo e líder nos países de língua hispânica o conglomerado espanhol Planeta resolveu de forma dura o problema que vinha tendo com seus vendedores no Brasil, onde4 ocupa o nono lugar no ranking de editoras. O conglomerado recebia pelo total vendido e não baseados no que a editora recebia. A tentativa de mudança recebeu ameaças de processos trabalhistas e a soluçai foi demitir todos e contratar novos vendedores. Coisas desse louco mistério que é tal da moderna gestão administrativa. (Eli Halfoun)

quarta-feira, 12 de março de 2014

Boni quer um novo e moderno método de julgamento para as escolas de samba

Homenageado pela Beija Flor com um bom desfile José Bonifácio de Oliveira, o Boni, ficou insatisfeito com a colocação da escola e está reclamando embora diga que “não é choro de perdedor”. Em entrevista parta a coluna “Gente Boa” de O Globo Boni diz que o resultado foi uma “armação política” (é provável, mas é difícil de provar) para prejudicar a Beija Flor. Ele levanta uma questão antiga que precisa ser discutida com urgência: acha que o modo como é realizado o julgamento do desfile das escolas está ultrapassado e dá ao júri formado por poucos convidados um poder exagerado. Boni, que durante anos foi o comandante maior das transmissões carnavalescas da TV Globo, acredita que é preciso dar uma maior abrangência ao julgamento incluindo o voto popular através da internet. O julgamento do desfile das escolas de samba tem sido criticado desde que os desfiles se transformaram na atração maior do carnaval brasileiro, mas nunca se fez absolutamente nada para pelo menos discutir o atual método e critérios, ou seja, basta uma nota baixa dada com má intenção para derrubar uma escola. Também é preciso levar em conta, como alerta Boni, o fato do júri julgar apenas o que é mostrado em frente a cabine em que os jurados se encontram e, portanto, a escola pode vir mal em todo o trajeto e apresentar-se bem diante dos jurados, o que melhora a nota e prejudica as escolas que fizeram um bom desfile durante os 80 minutos que lhe são permitidos para mostrar um trabalho que exige um ano de esforço, dinheiro e muitos, mas muitos mesmo, sacrifícios. Mais do que achar que o alerta de Boni é apenas o choro de um perdedor é preciso com urgência encontrar uma nova forma de realizar o julgamento. Jamais será uma fórmula perfeita: as injustiças continuarão sendo cometidas, a choradeira sempre terá vez, mas com um novo método existe a esperança de que o trabalho das escolas será julgado com menos imperfeições por parte dos jurados. Às vezes “jurados” até de morte. (Eli Halfoun)

Boas de língua: prostitutas aprendem inglês para usar na Copa

Os torcedores que vierem para a Copa do Mundo deverão ser recebidos com o padrão Fifa, que, aliás, a Fifa incentiva, mas não paga. Receber turistas com educação, carinho e atenção é o que movimenta o turismo de qualquer país, inclusive o nosso gigante pela própria natureza. Se depender das prostitutas o carinho e a atenção serão fartos e poliglotas não só na pratica gestual, mas também na oral. Anselmo Góis informou ontem em O Globo que um grupo de prostitutas está recebendo aulas de inglês na rua (é na rua mesmo) Prado Júnior em Copacabana. Talvez fosse melhor se recebessem aulas de português. (Eli Halfoun)

Eike Batista monta brechó para vender restos de escritórios

O ex-bilionário Eike Batista está montando o que se pode chamar de uma grande banca de camelô: resolveu vender na base do “quem dá mais” cerca de mil objetos utilizados nos escritórios de uma de suas empresas que funcionava no edifício Serrador no centro do Rio e que segundo comentários ficou sem ver a cor do aluguel. Entre os objetos que fazem parte do leilão estão notebooks, mesas, frigobares, cadeiras, telefones, sanduicheiras, cafeteiras, garrafas térmicas, copos, lixeiras, persianas e móveis de escritório. Não é um leilão. É um brechó metido a besta. (Eli Halfoun)

José Dirceu comemora 68 anos e faz a festa na cadeia

A insistente pergunta que se faz agora no presídio da Papuda, em Brasília é essa: “para quem José Dirceu dará o primeiro pedaço de bolo na festinha de aniversário (só para os íntimos, ou seja, o “papudeiros” políticos) na qual comemorará no próximo domingo, 68 anos de idade Talvez Dirceu não dê o primeiro pedaço para nenhum de seus companheiros de cadeia: deve guardá-lo para negociar com o diretor do presídio. Nisso ele já mostrou que é bom. (Eli Halfoun)

Campos de Jordão será a nova cidade da mentira

Entre os próximos dias 18 e 22 Campos de Jordão, em São Paulo, será transformada em uma espécie de cidade da mentira. É que será a sede para a 58ª oitava edição do Congresso Estadual de Municípios quando se reúnem pré-candidatos a todos os cargos, além de prefeitos e, é claro, um batalhão de lobistas. São esperadas muitas outras, as presenças dos presidenciáveis Aécio Neves e Eduardo Campos. A presidente Dilma já comunicou que por motivo de agenda não poderá comparecer. São esperadas também as presenças dos pré-candidatos ao governo paulista: Gilberto Kassab (PSD), Paulo Skaf (PMDB), Alexandre Padilha (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB). Só falta o Ali Babá. (Eli Halfoun)

terça-feira, 11 de março de 2014

Pesquisa mostra que a fundamental mídia impressa está longe de ser engolida pela internet

Com o cada vez maior alcance da internet qual me o futuro da mídia impressa e da televisão? Essa é uma interrogação que tem provocado muita discussão entre profissionais e especialistas em comunicação. Um grande grupo de jornalistas acredita e até afirma que jornais e revistas estão com os dias contados, mas outro grupo acha que a mídia virtual jamais terminará por vários motivos com a necessidade e a força da mídia impressa. Para os que apostam na derrocada da imprensa e perda de audiência da televisão aberta a jornalista Suzana Singer, da “Folha de São Paulo”, mostra que as coisas não estão tão definidas quanto se pensa. Com base em pesquisa feita com 18 mil entrevistas em 848 municípios pelo governo federal, a jornalista mostra que o domínio da televisão ainda beira o absoluto: 97% dos brasileiros assistem TV, 65% todos os dias numa média diária de três horas e meia. A pesquisa também quis saber qual telejornal o público prefere e os números não tiveram nenhuma surpresa: a liderança ainda é do “Jornal Nacional” da Globo para 45% dos entrevistados. Os outros telejornais citados foram o ”Jornal da Record (16%) e o “Cidade Alerta" (8%) também da Record. A pesquisa reforçou um dado pouco discutido: rádio continua firme e forte: 60% dos brasileiros ouvem rádio e desse total 21% ouvem rádio todos os dias durante três horas em média. Ao contrário do que se supões nem todos os brasileiros vivem ligados na internet: 53% nunca acessa a internet, “o que não diminui o potencial de crescimento quando se olha para os mais jovens: na faixa entre 16 e 25 anos 48% navegam pela web todos os dias. A mídia impressa resiste e vai bem: jornais impressos são lidos por um quarto da população adulta, especialmente pela parcela de alta escolaridade. Segundo Suzana Singer e com base na pesquisa “a força do impresso não está na abrangência, mas na confiabilidade: 53% dos entrevistados confiam sempre ou muitas vezes nas notícias dos jornais enquanto só 28% tem a mesma confiança nos sites e blogs. Para a experiente jornalista Suzana Singer “o fundamental é não perder o voto de confiança do leitor”. Suzana escreve que “a luta pele sobrevivência consiste em garantir um espaço relevante na internet, onde está a audiência do futuro, mantendo o prestígio da marca do impresso.”. Sempre haverá espaço para os jornais, mesmo que diminua as oportunidades de emprego para jornalistas. A história tem mostrado que jornalistas e jornalismo também resistem a tudo. Melhor para o povo e a democracia que queiram ou não se faz fundamentalmente a com presença e participação da imprensa. (Eli Halfoun)

Foliões acham que Monique e Barbara Evans brilharam no carnaval

Mãe e filha dividiram brilho no carnaval: enquanto Bárbara Evans foi escolhida como a presença feminina que mais brilhou no desfile de domingo no Rio, a ainda em forma mamãe Monique Evavs foi eleita a presença de maior brilho da segunda-feira. Aos 57anos Monique recebeu 35% dos votos na enquete do site Ego que também registrou 32% de votos para Sabrina Sato e 16% para Mariana Rios que estreou como madrinha de bateria da Mocidade. Monique é uma musa eterna do carnaval desde que inaugurou em 1987 o topless, que hoje quase todas fazem, mas olhando bem não deveriam. (Eli Halfoun)

Renúncia pode retardar o julgamento de Eduardo Azeredo

Levar vantagem é como sempre o único objetivo da renúncia de qualquer político que possa ser julgado por corrupção. Nada de arrependimento ou confissão de culpa: esse foi o motivo que levou o hoje ex-deputado Eduardo Azeredo a renunciar. Na verdade ele quer retardar o processo e uma possível condenação. Deu certo: agora seus advogados estão convencidos de que por conta da renúncia pedida antes do julgamento do mensalão mineiro ele poderá ser beneficiado pelo prazo, ou seja: é provável que a ação volte para a primeira instância porque ainda está na fase de instrução. Como essa tem sido a jurisprudência do Supremo ara os casos de foro privilegiado Azeredo ganhará mis tempo para ficar livre de uma condenação. Política é sempre um jogo de enganar o eleitorado e como se vê até a Justiça. (Eli Halfoun)

Ex-ministro cuida da campanha de Dilma na internet e mídias sociais

O jornalista Franklin Martins será o responsável pela internet e mídias sociais da campanha de Dilma Roussef. Franklin Martins foi ministro da Comunicação Social no governo Lula e acredita que possa novamente ocupar o Ministério das Comunicações com a provável reeleição de Dilma, que, aliás, não lhe prometeu nada, nem a ele e nem a ninguém. A presidente tem por norma não negociar cargos. Faz muito bem. (Eli Halfoun)

Fabiana Karla quer escrever mais livros com inspiração pernambucana

A atriz Fabiana Karla ficou tão empolgada com o lançamento de “O rapto do galo”, seu primeiro livro infantil, que pretende dedicar-se ao gênero com mais assiduidade. Como fez em seu primeiro livro inspirado no maior bloco de rua do mundo ( o pernambucano Galo da Madrugada) Fabiana buscará inspiração em outros temas de seu estado natal. Pernambuco é repleto de boas histórias. (Eli Halfoun)

segunda-feira, 10 de março de 2014

Recordista de fotos no carnaval Sabrina Sato enfrentou um tapa-sexo teimoso

Entre as muitas celebridades que gostam de aparecer no carnaval Sabrina Sato é uma das que não pode reclamar: recente levantamento concluiu que a japonesinha é a recordista de foros e reportagens em jornais e revistas. Sabrina estava em todas, mas foi no desfile da Vila Isabel como madrinha de bateria que ela enfrentou a maior dificuldade do carnaval: durante o percurso da escola na passarela o tapa-sexo ficou teimoso e escorregou muitas vezes deixando o caminho aberto obrigando Sabrina a dar uma ajeitandi9nhs, o que fez várias vezes na maior discrição: se enfiava no meio da bateria e colocava o teimoso no lugar. Sem fazer a bateria perder o ritmo e o rumo. (Eli Halfoun)

Gleisi Hoffman quer fazer dobradinha com o irmão de Álvaro Dias no Paraná

A ex-ministra e senadora Gleisi Hoffmam tem uma meta em relação a sua candidatura ao governo do Paraná: convencer Osmar Dias (PDT-PR) a formar em sua chapa como vice. A estratégia é para acabar com as divergências que tem enfrentado no Congresso com o Senador Álvaro Dias. Osmar Dias é vice-presidente do Banco do Brasil, mas para Gleisi o que importa mesmo é que ele é irmão de Álvaro e de acabar com uma briga que segundo analistas políticos paranaenses pode ser prejudicial para Gleisi mesmo com o apoio forte da presidente Dilma. (Eli Halfoun)

Usurpadora pode gravar remake de "Mulheres de Areia"

Quem circulou pelo Brasil durante muitos dias foi a recordista mexicana de ensaios de nudez nas revistas “Extremo” e ”Hombre”: é a atriz, cantora e modelo Gaby Spanic que aos 44 anos é considerada uma rainha na televisão de seu país. Para quem não está reconhecendo o nome basta dizer que Gaby é a principal atriz do elenco da novela “A Usurpadora” exibida (e reprisada) pelo SBT. Gaby apresenta no México o programa “Amor A Tiempo” e está cotada para estrelar o remake da novela “Mulheres de Areia”. De areia e excesso de maquiagem. (Eli Halfoun)

Tudo em família para eleger Júnior da Friboi em Goiás

Negócio fechado: o empresário José Batista Junior, o don da Friboi, será o primeiro cliente da produtora Tanajura Filmes. Fica tudo em família: a produtora tem como diretora a jornalista Ticiane Villas Boas (é âncora do “Jornal da Band”) que é casada com Joesley Batista, irmão de Júnior. O trabalho de estréia da Tanajura Filmes será na campanha de Júnior da Friboi ao governo de Goiás. Tanajura como se sabe é uma formiga de bunda grande. E sortuda. (Eli Halfoun)

domingo, 9 de março de 2014

O Rio está mostrando litreralmente quase toda a sua sujeira

O Rio de Janeiro está literalmente sujo e também literalmente virou um lixo que pode provocar graves conseqüências para a saúde. A montoeira de lixo nas ruas virou o nosso novo cartão postal às vésperas de recebermos uma Copa do Mundo que apesar da turma do contra dos do contra será um sucesso. A greve dos garis é justa como qualquer greve qualquer quando se luta por salários mais justos e melhores condições de trabalho. O que pegou e está pegando é que os garis escolheram um momento ruim para fazer uma greve muito confusa: o sindicato da classe não a reconhece, a justiça diz que é ilegal e a prefeitura tenta atualizar salários, mas não aceita a faca nos peitos. Os salários não ficaram defasados e injustos no carnaval: estavam antes e, portanto, a prefeitura sabia que a qualquer momento poderiam ocorrer protestos e uma greve, que certamente foi sinalizada antes como aconteceu com os professores. Parece que a prefeitura precisa começar a exercer em todos os setores o que recomenda insistentemente para a saúde: a prevenção que é sempre o melhor remédio. A prefeitura devia estar prevenida situações inesperadas como a essa greve literalmente imunda (nada contra os grevistas e muito contra o lixo amontoado). Prevenção nesses casos significa ter condições de imediatamente colocar em campo um time de reservas preparado para entrar em ação em todas as situações, inclusive greves justas. Toda greve é, repito, sempre justa, mas também é necessário que as classes trabalhadoras reflitam até que ponto a greve está prejudicando a população que paga (e paga caro) impostos e que ainda assim é sempre a maior prejudicada pelo povo (grevistas são o povo) e pelos governos, que acabam virando um lixo que se acumula faz muitos anos. (Eli Halfoun) P. S . No final da tarde de sábado grevistas e município se entenderam e fizeram o que é melhor para a cidade. O episódio não pode ser esquecido depois que a cidade estiver limpa: as lições que a sujeira deixou devem contribuir para que momentos tensos desse tipo não se repitam. O Rio precisa mostrar ao Brasil e ao mundo que realmente uma cidade maravilhosa. Em tudo. (E. H.)

Mulher lanchinho é a peguete da moda na linguagem popular

O brasileiro é muito criativo inclusive em palavras “inventadas” para definir pessoas, comportamentos ou situações e que acabam incorporando-se a linguagem do cotidiano. A mais recente é “peguete” que entrou para o vocabulário popular como alternativa para o “ficar” da moda de casais que se contentam e só querem estar juntos em por apenas algumas horas, no máximo uma noite, o que, reconheçamos tem muitas vantagens. A “peguetes” da linguagem moderna é aquela que pega, usa e larga. Já ganhou até uma variante entres taxista que as chamam de “lanchinho”. A moda das ”etes” começou com as chacretes que dançavam nos programas do Chacrinha. Depois vieram as silvetes do Silvio Santos e em seguida as periguetes que corriam (correm) atrás de atores de novelas. Também houve o tempo das breguetes, ou seja, as que são assumidamente bregas e não se envergonham disso. São palavras (definições) que duram um tempo e depois caem no esquecimento, assim como as peguetes das rapidinhas de agora. (Eli Halfoun)

Segurança tirou presidente Dilma do carnaval ao vivo

Não teve nada a ver com não gostar da festa o motivo que fez a presidente Dilma Roussef afastar-se do último carnaval. A presidente preferiu levar a família para Base Naval de Aratu na Bahia (ela adora as instalações) por questões de segurança. Dias antes do início do carnaval a presidente recebeu recomendações e relatórios da Abin (Agência Brasileira de Informação) para prevenir-se. O recado foi dado pessoalmente pelo general José Elito, chefe da Segurança Institucional da Presidência. O recado seguido ao pé da letra era o de que pudessem acontecer manifestações hostis caso a presidente aparecesse em público. Pode até ser, mas não é o que mostram todas as pesquisas em torno da candidatura de Dilma, o que mostra que ela está muito bem protegida pelo povo. (Eli Halfoun)

Transparências de Rihanna conquistam os franceses e o mundo

Com apenas 26 anos a cantora Rihanna é hoje a grande sensação de Paris por conta de suas múltiplas ocupações: além de cantora ela é compositora, figurinista e coreógrafa. Mesmo assim não é exatamente o consagrado O trabalho de Rihanna (50 milhões de álbuns vendidos no mundo e 180 milhões de singles) que chama atenção. Ela está no foco do noticiário parisiense porque ultimamente tem desfilado com muitas transparências mostrando uma forma exuberante, apetitosa e invejável. (Eli Halfoun)

Roberto Carlos grava um novo Friboi comercial, mas não come nenhum pedacinho de carne

Mesmo não comendo carne vermelha Roberto Carlos aparecerá em um novo comercial da Friboi a partir de julho (o anúncio atual só fica no ar até junho). RC estará no segundo anúncio ao lado de Tony Ramos em um churrasco. Antes de confirmar sua participação Roberto fez os publicitários envolvidos no trabalho ficarem cientes de que na colocará um único pedacinho de carne na boca, o que não faria nem se triplicassem o milionário cachê. E pensar que a maioria de seus fãs sonha em poder pagar e comer pelo menos uma lasquinha de carne. (Eli Halfoun)

sábado, 8 de março de 2014

Todo dia é Dia Internacional da Mulher. Hoje também. Não esqueça

Mãe, avó, tia, sobrinha, irmã, sogra, cunhada, esposa, amigas, amantes. Tem sempre uma mulher construindo vidas, moldando personalidades, emoldurando o mundo com beleza, inteligência, sorrisos e amor - sentimento que ela sabe sentir e distribuir melhor do que ninguém. Todo dia tem uma mulher alimentando vidas em todo o mundo. Todo dia é Dia Internacional da Mulher. Todo dia ela se faz maior, mais corajosa e mais exemplar em suas lutas e inegáveis conquistas. Todo dia tem o amor de uma mulher fazendo o planeta valer a pena. No calendário hoje é o Dia Internacional da Mulher. Nem precisava de data marcada: todo dia é dia mulher. Todo dia é dia de amar a mulher. Todo dia é para descobrir que a mulher é a maior, mais bonita e mais intensa demonstração de amor. MULHER: QUE SEJAM SEUS TODOS OS DIAS EM TODAS AS HORAS. (Eli Halfoun)

Um Big Brother gigante controla e aprisiona nossas vidas

A modernidade está nos cobrando um preço alto: estamos vivendo um grande big brother e, o que é pior, uma fiscalização que nos limita os movimentos, as opiniões, enfim estamos prisioneiros de um grande júri virtual que se julga capaz de criticar todo mundo, julgar e condenar sem chance de defesa e sem apelação. A modernidade determinada prelos cada vez maus sofisticados equipamentos e espaços virtuais nos impõe uma autocensura maluca, dolorida e descabida. Não se pode mais fazer e dizer o que se deseja impunemente. O foco dos “juízes” virtuais está na mira de cada um de nós, vítimas também das intrometidas máquinas fotográficas de celulares que nos vigiam e cerceiam os movimentos e na maioria das vezes nos impedem de livremente. Agora precisamos ter o máximo de cuidado e com todos: o mais recente exemplo foi dado quando os “juízes escondidos anãs mídias sociais decidiram julgar e condenar Vera Fischer, mesmo sem saber exatamente o que de verdade aconteceu com a atriz. Não foi (é) a primeira que esse cruel tipo de julgamento ganha força e atinge o réu diretamente no coração. Foi assim com Carolina Dickman, com Betty Faria, entre muitos outros exemplos. O terrível é que não é mais permitido viver livremente: qualquer espirro mais alto pode nos condenar nas mídias sociais: estamos deixando de ser o que realmente somos para sermos o que os outros querem. Convenhamos que isso não é o que se pode chamar exatamente de liberdade. (Eli Halfoun)

Sem preconceirto a vida é bela e multicolorida

O maior jogador de todos os tempos, craque de um século que ajudou a construir com o esporte é um negro chamado Edson Arantes do Nascimento que com um magistral talento e brilho ergueu negros monumentos pelo mundo suficientes exemplos para que torcedores exagerados parem de usar o racismo criminoso como uma ofensa, não exatamente ao negro que querem atingir no momento, mas sim a todos os seres que independente da cor da pele são merecedores de respeito e admiração. É inconcebível que qualquer tipo de preconceito tenha ainda voz no grito da torcida e no futebol. Foi o futebol que nos mostrou como é possível e bonito unir as pessoas (negras, brancas e amarelas) em torno de uma busca maior, muito maior do que apenas o esporte. As demonstrações preconceituosas que aconteceram recentemente são a vergonha que revela de forma escancarada como o preconceito ainda está arraigado nas pessoas. A maior agressão do preconceito racial é a que cometemos e cometeremos contra nós mesmos até aprendermos a respeita e aceitar a vida multicolorida que o mundo mos oferece. (Eli Halfoun)

Pobres celebridades: cervejarias podem acabar com a boca livre dos camarotes

Não será surpresa se a partir do próximo ano todas as marcas de cerveja acabar decidirem acabar com o altíssimo investimento em camarotes no carnaval de todo o país de todo0 o país, principalmente no Rio e em São Paulo: as cervejarias estão convencidas que o investimento financeiro e de muito trabalho dedicado aos camarotes não tem o mesmo e bom retorno de outros tempos. De saída desistiram de trazer de caríssimas e inúteis atrações internacionais. Outro motivo é a constatação que os convidados de determinado camarote aparece ao lado de outro com a camisa da concorrência porque as celebridades fazem questão de passar por todos os camarotes e em conseqüência de todos os fotógrafos. Mais um motivo é a constatação de que, ao contrário do que acontecia há anos com a atualíssima Manchete, as revistas de agora só vão para as bancas dias depois do carnaval quando ninguém mais está ligando para a festa Se de fato os camarotes forem desativados muitas celebridades ficarão bem tristes. Não exatamente com o fim dos camarotes, mas sim da boca livre que, aliás, celebridades adoram. Com base em pesquisas realizadas no mês de janeiro as cervejarias estão convencidas de que melhor do que camarotes é o calor intenso que fez crescer em 14,4% o consumo de cerveja em relação ao primeiro mês do ano passado. Segundo a Nielsen, uma das mais acreditadas e respeitadas empresas de pesquisa do mundo o maior avanço maior foi da cervejaria Petrópolis, responsável pelas marcas Itaipava, Crystal e Petra. A participação da cervejaria Petrópolis foi de 12,1%, índice que tinha alcançado e que confirma a velha máxima de que é devagar que se chega ao topo. Mesmo tropeçando no caminho. (Eli Halfoun)

Começou a briga do tudo igual nos finais de noite da TV

A Bandeirantes saiu na frente e mostrou logo a estréia de Rafinha Bastos no comando do “Agora é Tarde”, programa que dificilmente perderá a marca do ex-apresentador Danilo mesmo, Com Rafinha o programa continuou praticamente o mesmo e mostrou um Rafinha Bastos mais contido (talvez a insegurança natural de estréia) com, cuidado para não fazer piadinhas que possam provocar problemas, inclusive judiciais. Rafinha Bastos é competente, mas tem ainda um grave defeito para quem comanda programa do gênero: parecer ser arrogante e achar que é melhor do que os outros integrantes do programa e até dos convidados. Falta-lhe mais descontração, mais simpatia e mais carisma como Danilo tinha de sobra e certamente voltará a ter n “The Noite” que marca nessa segunda-feira sua estréia no SBT. O final de noite na televisão só tem agora um único programa. O vencedor será o que tiver mais empatia com o público e nesse aspecto o respeitado Jô Soares perde: está a tanto tempo no ar com o mesmo programa que o telespectador tentará pelo menos no início testa as alternativas e aí a briga será mesmo entre Danilo e Rafinha, mas o grande perdedor será o público que terá de escolher um prato diferente em um cardápio sempre igual. (Eli Halfoun)

Paris Hilton completou 33 anos quase anônima no Brasil

Foram quase anônimas (pelo menos para a mídia) as 48 horas que Paris Hilton passou no Brasil pouco antes do carnaval para comemorar seu aniversário de 33 anos no Porsh Club, no Jurerê Internacional em Florianópolis. Paris viajou acompanhada do irmão Barron Hilton e fez questão de cumprir a promessa de mostrar seus dotes de DJ. Antes vir ao Brasil Paris (primeira musa do camarote da cerveja Devassa) postou foto no Twitter usando fantasia de “mulher gato”. Escreveu: “nunca esquecerei meu carnaval no Brasil”. O cachê que recebeu ninguém esquece (Eli Halfoun)

sexta-feira, 7 de março de 2014

Terminou a festa. Está começando um novo carnaval

O desfile das campeãs encerra amanhã o carnaval de 2014. Já é carnaval 2015 nas escolas de samba com a escolha de enredos e ajustes de elenco e de contas. Para o desfile do próximo ano algumas mudanças são anunciadas: 1) o carnavalesco Paulo Menezes deixa a Mocidade Independente de Padre Miguel; 2) Christiane Torloni perderá o posto de rainha de bateria da Grande Rio; 3) A Vila não terra mais Cid Carvalho como carnavalesco e deverá perder também o casal de mestre salsa e porta bandeira formado por Marquinhos e Giovanna; 4) apenas Portela e União da Ilha (fez um belo e original desfile) têm enredo escolhido: as duas escolas falarão do aniversário do Rio de Janeiro. 4) o carnavalesco Paulo Barros, o campeão da Unidos da Tijuca, poderá retomar uma velha idéia e fazer do fim, do mundo o tema de enredo do UT. Um dos saldos positivos do recente desfile foi a transmissão da televisão: depois de anos e mais anos de tentativas a TV Globo, que tem a exclusividade da transmissão encontrou a maneira exata de transmitir: encostou os desnecessários e exagerados malabarismos visuais (as escolas são suficientemente coloridas não necessitam desse digamos tipo de apoio). Os narradores José Roberto e a experiente Fátima Bernardes aprenderam que não podem falar demais (em televisão a palavra é da imagem), assim como a Globo se mancou e não convocou um monte de comentaristas para dizerem a mesma coisa e ao mesmo tempo não dizerem absolutamente nada. A convocação do carnavalesco Milton Cunha como comentarista foi suficiente: Milton conhece o assunto, fala pouco e sabe o que diz. A turma que conduziu o carnaval da Globo no estúdio montado no Sambódromo fez uma narração descontraída, sem bancar a dona da verdade e mostrou que o melhor lugar para ver o grande espetáculo ainda é em casa diante da televisão, que mostra detalhes que a olho nu dificilmente percebemos. Pode não ser mais animado, mas é extremamente mais confortável e menos perigoso. (Eli Halfoun)

quinta-feira, 6 de março de 2014

Campeonato da Unidos da Tijuca pode ser contestado, mas é renovador e merecido

Viviane Araújo, a rainha de bateria do Salgueiro, não esconde que achou injusta a vitória da Unidos da Tijuca. A opinião de Viviane também é a de muitos torcedores do samba e da maioria das escolas. Nenhuma novidade: todos os anos após a apuração essa história se repete e é perfeitamente normal que os perdedores chorem e esperneiem como acontece em qualquer competição, além do desfile das escoas de samba. É verdade que depois do último desfile da segunda-feira a Unidos da Tijuca não foi em nenhum momento incluída entre as favoritas ao título, mas ninguém tinha duvidava que ela tinha condições de ganhar, embora as preferências estivessem divididas entre Salgueiro, Mangueira, Portela e Beija Flor. Não se pode dizer que a Unidos da Tijuca correu por fora: nos últimos anos a escola tem sido sempre uma forte candidata ao podium. Nos últimos anos a Unidos da Tijuca é a grande inovador do carnaval desenvolvendo enredos com criatividade e tentando renovar o formato, exatamente como Joãosinho Trinta fez quando deu vários títulos para a Beija Flor. Paulo Barros, o carnavalesco da Unidos da Tijuca é o Joãosinho Trinta moderno e que por isso mesmo aposta na modernidade para desenvolver para criar e desenvolver os enredos. Diante disso não podia dar outra: Paulo Barros é o carnavalesco mais disputado no momento pelas escolas, mas já avisou que até 2015 será da Unidos da Tijuca. Muitas mudanças acontecerão nas escolas com o troca-troca de carnavalescos, de porta bandeiras e de rainhas de bateria. É o mesmo ritmo de todos os anos, o que movimenta o gigantesco mercado do samba, mas não muda coisa: na hora do desfile tudo pode acontecer assim como é sempre um mistério indecifrável tentar adivinhar o que acontecerá com as notas dos jurados, que podem até ser orientados tecnicamente para votar, mas nem assim escapam da vontade pessoal e talvez até da preferência como torcedor. É isso que conduz a grande máquina que é hoje o desfile. Concordo que o desfile campeão desse ano não foi o melhor realizado pelo carnavalesco Paulo Barros desde quer se consagrou como um mágico dos enredos, mas não ser pode deixar de reconhecer que a Unidos da Tijuca mereceu o título que, aliás, ficaria bem também com qualquer outra escola. Afinal, o samba é de todos. (Eli Halfoun)

Barbosa deixa STF e não terá prazo para candidatar-se a nada

Se cumprir o que disse para a presidente Dilma Roussef antes da viagem da presidente para Roma o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa não será apesar dos muitos convites e várias especulações candidato a nada na próxima eleição. Por telefone Barbosa informou para a presidente que está realmente de saída da Alta Corte e embora não tenha precisado quando fará isso deixou claro que não ser afastará do tribunal antes de 30 de abril, limite para que pudesse filiar-se a algum partido para disputar um cargo eletivo. Pelo visto Barbosa só quer descansar e não buscar mais problemas. Faz bem . (Eli Halfoun)

Papo furado: "Volta Lula" volta a virar assunto no PT

Fim de carnaval é hora de fazer desfilar outra vez o bloco da política. No PT, por exemplo, um grupo volta a insistir que o “Volta Lula” deve ter o mês de maio como prazo final e não junho como se propunha inicialmente. O “Volta Lula”, hipótese que o próprio ex-presidente cansou de desmentir é assunto que preocupa também os presidenciáveis Aécio Neves e Eduardo Campos. Os dois duvidam que o “Volta Lula” venha a se concretizar, o que é um alívio para Eduardo Campos que já disse que não disputaria com Lula, mas agora não pode retirar sua candidatura. Nem precisa preocupar-se tanto: segundo as pesquisas Dilma ganha no primeiro turno. E ganha bem. (Eli Halfoun)

Sergio Cabral aposta nele e em seu vice para o Rio e Brasília

Se o futuro político de Sergio Cabral depender apenas de seu otimismo ele conseguirá duas importantes vitórias: a primeira a de eleger-se com facilidade como deputado federal e a segunda e menos provável a de eleger Luiz Fernando Pezão como seu sucessor. O que, como mostram as pesquisa,é muito mais do que otimismo, mas é possível como, aliás, tudo em política. (Eli Halfoun)

"Produção intestina" merece atenção especial na Câmara

A Câmara decidiu investir muito no que mais faz publicamente do que na intimidade: liberou verba de R$ 7.9 mil para o fornecimento de potes para exames laboratoriais de “produção intestina” (é como eles chamam). Há que ache que o investimento não é suficiente já que na Câmara a ofertas do material é sempre farta. (Eli Halfoun)

Carolina Ferraz relança livro de culinária com novas receitas

Embora seja craque na criação e preparação de pratos requintados a atriz e boa de fogão Carolina Ferraz gosta mesmo é de pamonha, principalmente ds4e pamonha doce. Casada pela quarta vez (agora com Marcelo Marins) a atriz relançou o livro a “Na cozinha com Carolina” e incluiu mais duas receitas na nova edição: galinhada e tartar de atum com gengibre. Carolina não esconde que seu maior prazer culinário é criar pratos e para isso vive fazendo experiências na cozinha. Culinária é como casamento: tem de experimentar muito até encontrar o prato certo. (Eli Halfoun)