sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Passou da hora de expulsar os violentos black blocs de campo

Ninguém engana o povo por muito tempo nem mesmo quando acredita estar fazendo isso. Enquanto a população acreditou que os black blocs eram manifestantes que como muitos outros faziam apenas reivindicações os masc5rasos foram bem vindos, mas quando o povo percebeu que os mascarados não estavam (como não estão) preocupados em reivindicar nada, mas apenas em promover baderna e através dela acabar com a credibilidade de qualquer manifestação. Do jeito que a população está revoltada com os black blocs (o nome surgiu em 2007 na Alemanha para protestar com a repressão policial) é quase inevitável que em próximas manifestações os manifestantes do bem decidam expulsar a tapa os black blocs das ruas. Essa evidente revolta popular contra uma minoria covarde de vândalos pode acabará criando uma “guerra” que resultará em atos de violência física e material prejudicial para todos. O governo também está de olho e vai endurecer contra movimentos tipo o “Não Vai ter Copa”, que ultimamente tem tumultuado bastante. Está em estudos inclusive a possibilidade de prender os manifestantes desses grupos até o final da Copa do Mundo. Dependendo da situação os black blocs podem ser enquadrados em violação do Código Penal A provável prisão de manifestantes violentos até depois da Copa é vista como necessária prevenção para evitar confrontos nas ruas e perder o controle da segurança antes, durante e depois da Copa. Aliás, a segurança na Copa contará também com o reforço de dez mil homens da Força Nacional de Segurança atuando em 15 estados. Não está afastada também a possibilidade de utilizar o reforço do Exército. É uma pacífica competição esportiva, mas parece que estamos nos preparando para uma guerra. Seria o esporte como bandeira da paz se os black blocs não atrapalhassem tanto. (Eli Halfoun)

Planos de saúde faturam muito, mas atendem associados com pouca (ou nenhuma) eficiência

Os órgãos de Defesa do Consumidor de todo o país recebem diariamente muitas reclamações contra principalmente os planos de saúde e empresas de telefonia. Contra os planos de saúde as reclamações costumam ser pelas dificuldades de atendimento já que os planos dificultam tudo o que são obrigados a fazer e prometem em contrato. Planos de saúde também costumam reclamar do valor das mensalidades que são exorbitantes e ainda assim os planos consideram pequenas. É o argumento financeiro que os planos usam para justificar os péssimos serviços que oferecem e para negar quase tudo o que os associados têm direito, obrigando-os a recorrer à Justiça, onde só assim ganham o precisam. Isso também mostra que os planos nunca têm razão em absolutamente nada, embora vivam reclamando de barriga cheia: a Unimed, por exemplo, revela oficialmente que faturou no ano passado R$ 3,5 bilhões e que gasta uma pequena parte em ações de marketing, incluindo o patrocínio ao Fluminense que, aliás, pode ter reduzida a quantia que recebe no momento.O fato é que quanto mais ganham menos os planos de saúde querem cumprir de obrigações e promessas contratuais. Aida assim a população de renda média se sacrifica para contratar um plano já que a saúde pública não oferece absolutamente nada confiável. A Unimed aumentou em 28% o numero de associados e ainda assim está devendo para laboratórios, clínicas, hospitais e médicos. A Unimed pode atrasar seus pagamentos. Lá só que não pode atrasar é o associado que paga cario e em dia por um atendimento a geralmente meia boca. (Eli Halfoun)

Celulari é um puma em nova série para a televisão

Edson Celulari tratou de criar para ele um novo personagem principal: um homem que acredita ser um puma e através do qual serão desenvolvidas as tramas de “Animal” o seriado que começa a ser gravado (co-produção com a Accorde Filmes e Globosat) em março e que será exibido pelo canal GNT. Já tem gente dizendo que o puma de Celulari é uma cópia do lobisomem, ou seja, que qualquer semelhança não é mera coincidência. (Eli Halfoun)

Cenas quentes de sexo fazem um filme para Nelson Xavier e Juliama Paes

“Nós conseguimos fazer um filme interessante” – é com essa frase que diz tudo e não diz nada que o ator Nelson Xavier responde aos que lhe perguntam sobre as quentes cenas de sexo que filmou com Juliana Paes que atou completamente nua usando apenas um tapa-sexo. O filme é “A Despedida”, de Marcelo Galvão e conta a história verídica de um homem chamado Almirante, de 91 anos, que tem uma amante de 37 anos com que vive sua última noite de amo. O personagem de 91 anos exigiu de Nelson Xavier, de 72 anos, muita maquiagem e esforço físico. A personagem interpretada por Juliana só precisou envelhecer três anos já que na vida real a atriz está com 34 anos. Muito bem conservados, por sinal. (Eli Halfoun).

David Beckham não quer saber de cerveja no carnaval. Nem de Sabrina Sato

Foi para o brejo na hora em que os promotores souberam o valor do cachê a idéia de convidar David Beckham para fazer ponto por algumas hortas no camarote carnavalesco da Brahma. O plano inicial era utilizar o ex-jogador para gravar também um comercial com Sabrina Sato (a musa d camarote), mas antes mesmo do convite ele deixou claro que só faria comercial ao lado da mulher Victoria Beckham. O ultimo cachê de Beckham foi de R$ 7.5 milhões pagos pela Adidas. Além do mais Beckham não pretende passar o carnaval no Rio. Tem medo da violência. Nós também. (Eli Halfoun)

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Facebook não pode ser um tribunal contra tudo e contra todos

Apenas meia dúzia de cidadãos participa dos júris populares que devem refletir ao julgamento de todos. Não é bem assim: júri popular moderno é o Tribunal que se instalou no Facebook que permite julgar quase todos e quase tudo como se realmente tivéssemos a capacidade de julgamento de fatos que mal conhecemos e muito menos de pessoas, inclusive as que achamos que conhecemos muito bem. Mas o Facebook não está ligando para isso: caiu na rede até o mais poderoso dos usuários está sujeito a todo de julgamento e muitas vez4es de achincalhes com críticas e muitas vezes (na maioria) comentários e condenações absolutamente exagerados. O Facebook é um moderno espaço democrático que permite a participação de todos, ou seja, é um espaço livre para opinar, divulgar, enfim, fazer qualquer coisa. É ótimo: seria melhor ainda se os usuários aprendessem a utilizar melhor o espaço que lhes é oferecido. Condenar as pessoas sem que se tenha conhecimento de todos os fatos não é exatamente o que o Facebook gostaria que estivesse acontecendo. O Tribunal Facebook é importante sim, mas será ainda mais quando for utilizado com bom senso. (Eli Halfoun)

Mais cerveja com mais carnaval. Esse é o bloco Brasil

Para pelo menos uma cidade brasileira o carnaval não terminará na quarta-feira de cinzas. A cerveja Skol quer que os internautas escolham uma cidade brasileira para fazer a festa continuar também na quarta-feira de cinzas. Até agora a cidades das mais votadas pelos internautas são Salvador, Recife, Olinda, Belo Horizonte, Ouro Preto, São Luiz do Paratininga, Manaus, Florianópolis e Laguna. Pelo visto teremos mais um dia de folia em todo o país, o que possibilitará que os blocos cantem mais um dia o samba composto com inspiração no senador Renan Calheiros e que diz: “A FAB levou um careca/ E trouxe um cabeludo /e foi o Zé Povinho/Que acabou pagando tudo/ Bota o cabelo na testa/ tira o cabelo da nuca/Ficava bem mais barato/Ter comprado uma pruca”. (Eli Halfoun)

Jornal britânico analise classe C brasileira antes da Copa

Às vésperas da Copa do Mundo o Brasil tem merecido reportagens em jornais de todo o mundo e não falando apenas de futebol. O britânico The Guardian, por exemplo, escolheu a atriz Isis Valverde para mostrar o poder que a televisão exerce no país. Isis aparece na reportagem como “a atriz que os brasileiros amam”. O texto lembra a personagem Suelen da novela “Avenida Brasil” e diz que “a novela pegou a imaginação dos brasileiros para caracterizar o estilo de vida turbulento da classe C. A publicação acrescenta que a classe C é “uma classes cujo avanço econômico permitiu que milhões de brasileiros saíssem da pobreza para se tornar maiores consumidores”. Isis Valverde também falou ao jornal e defendeu a necessidade de mais educação, saúde, salário dos professores. Isis também diz que o maior mal do Brasil é a corrupção. Do Brasil e do mundo. (Eli Halfoun)

Site especial comemora 50 anos da carreira de Paulinho da Viola

Os admitrsasdor5es que quiserem saber mais sobre os 50 anos de carreira que estão sendo comemorados por Paulinho da Viola contarão a partir de março com um novo site de conteúdo exclusivo, incluindo o making of dos shows. O portal criado por Cecília Rabello, filha de Paulinho, é apenas um dos eventos da festa dos 50 anos de carreira. Paulinho planeja realizar shows por todo o país e deverá também lançar um novo CD e DVD. Ou seja: AUSEJA: ele é que dará mais um belo presente para o público que precisa voltar a ouvir sambas de boa qualidade e não esses pagodes mixurucas que andam pior aí parecendo sempre a mesma coisa. (Eli Halfoun)

Novo livro de Carlos Chagas mostra o golpe dentro do golpe

Política é assunto sempre interessante, curioso e revelador. Por isso mesmo está sendo bem recomendado o livro “Os golpes dentro do golpe” do jornalista Carlos Chagas. Chagas é analista de política nacional e exerceu o cargo de secretário de imprensa do presidente Costa e Silva. A família, aliás, é muito chegada ao planalto: Helena Chagas, filha de Carlos, é a ministra-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência e foi escolhida pessoalmente por Dilma Roussef. Por absoluta competência. (Eli Halfoun)

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

"Amor à Vida": Vanessa Giácomo fez da vilã Aline uma mocinha para sua carreira

Sempre que uma novela se aproxima do final os programas de variedades tentam reunir o elenco da novela para falar sobre o óbvio: o trabalho que chega ao fim e é o óbvio o que acontece no rasgar de seda que é inevitável ou no mínimo educado. Ninguém quer falar mal pelo menos publicamente de ninguém porque o que tinha de aturar já aturou e ponto final. Na pizza que o “Domingão do Faustão” ofereceu para parte do elenco de “Amor à Vida” todos os merecidos elogios feitos ao trabalho do ator Mateus Solano com o irrepreensível Felix foram absolutamente sinceros, inclusive no reconhecimento de atores mais experientes e consagrados (Antonio Fagundes e Suzana Vieira, por exemplo) que tiveram a grandeza de também aplaudir um talento reconhecido pelo público. A maior justiça ao elenco da novela foi o de Suzana Vieira que aos 70 anos e com uma carreira sólida chamou atenção e fez bilhar o jovem talento da atriz Vanessa Giácomo. Os merecidos elogios é o reconhecimento do admirável trabalho da jovem atriz fez ao criar uma vilã que soube brincar com as maldades e a sensualidade. A Aline criada pela doce e meiga Vanessa está sem dúvida entre as maiores vilãs de novelas. É principalmente a confirmação do talento maior que Vanessa vinha mostrando em outros trabalhos que não tiveram a importância artística conquistada com Aline: uma vilã na trama, mas uma mocinha para Vanessa na vida real. (Eli Halfoun)

Novas manifestações só podem ser desculpa para vandalismo

Desde que passaram a ser apenas focos de vandalismo as manifestações ficaram desacreditadas e perderam a importância que tem (deveriam ter) como ato democrático. Manifestações enchem o saco da população, que como sempre é a mais atingida e prejudicada. Não têm o menor sentido essas supostas manifestações que ocorrem agora contra os gastos feitos para a realização da Copa do Mundo no Brasil. Os atuais e minoritários movimentos só podem ser vistos como desculpa de vândalos para voltar às ruas cometendo atos de uma inaceitável violência que nada tem a ver com a verdadeira e real democracia, que é a que tentamos implantar e viver no país. Estamos muito perto do início da Copa do Mundo e, portanto, nenhum protesto impedirá sua realização e nem de devolverá o dinheiro gasto e que convenhamos, é um investimento que tudo indica trará muitos lucros para o país, além dos financeiros. Protestar violentamente contra uma coisa que está determinada e definida é perda de tempo. A não ser que seja como parece ser apenas oportunidade plantada para destruir ainda mais o patrimônio público e, portanto, obrigando o país a gastar em recuperações materiais uma quantia que só aumenta os gastos atribuídos à Copa do Mundo. Gritar agora é como gritar no deserto: ninguém ouvirá. O negócio é deixar a bola rola e esperar para ver como será o amanhã. (Eli Halfoun)

Xuxa precisa apenas de um tempo para respirar

Com o fim de seu programa nas tardes de sábado Xuxa encerra mais um ciclo entre os muitos que viveu na Globo transformando-se no maior fenômeno da televisão brasileira. Xuxa passará uma temporada afastada do vídeo, mas não é uma despedida: a apresentadora renovou seu contrato por mais três anos, o que lhe dá (e à emissora) muito tempo para pensar em um novo esquema de programa. É certo que o “TV Xuxa” está fora dos planos: encerrou seu caminho, mas não o de Xuxa que já mostrou muito, mas ainda tem muito para conquistar na vida e na carreira. Fenômenos como Xuxa são assim mesmo: mostram estar cansados e cansando, mas quando menos se esperta retornam com um fôlego e um talento que confirmam que fenômenos nunca se cansam nem nos cansam e por isso nunca acabam. (Eli Halfoun)

Beleza da baiana Adriana Lima é bola na cesta dos espanhóis

Aos 32 anos a modelo baiana Adriana Lima é a terceira colocada no ranking da revista Forbes das modelos que mais faturam (ganhou 6milhões de dólares no ano passado) foi escolhida para capa da ”Harper’s Bazar” espanhola. A escolha de Adriana teve um motivo extra: ela é muito conhecida entre os espanhóis por causa de seu casamento com o jogador de basquete sérvio Marc Jaric que joga no Real Madrid. Adriana e Marc têm dois filhos. A bela baiana andou brilhando também ao lado da gaúcha Fernanda Lima na recente entrega da Bola de Ouro para o português Cristiano Ronaldo. A Fifa tem de se render ao Brasil que também bate um bolão em matéria de beleza feminina. (Eli Halfoun)

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Estão matando nossos trabalhadores.Estão matando nosso futuro

A dificuldade que é obrigado a enfrentar diariamente para conseguir chegar ao trabalho traça um real e cruel retrato do quanto o trabalhador brasileiro é punido até na hora de produzir com suor e esforço e provavelmente lágrimas bens para o país. Os mais recentes problemas com os trens da Supervia (não é nem super e nem via) no Ri e que também estão presentes na vida de trabalhadores de todo o país deixou um alerta muito importante: ou o Brasil começa a cuidar melhor de seus trabalhadores ou não demora muito não terá trabalhadores e aí não terá progresso e, portanto, ficará sem alternativas de futuro. Sabíamos que a situação dos usuários de transportes públicos, trens principalmente é absurda, mas foi dolorido confirmar que sem o trem a maioria dos trabalhadores não tinha um único centavo no bolso que lhe permitisse utilizar outra condução. Resultado ficou algemado também a um pedaço de papel distribuído como vale que na verdade de nada vale. Essa volta de condições e liberdade de ir e vier também não é novidade: são centenas os trabalhadores que passam as noites debaixo de marquises no centro das cidades, como se mendigos fossem, simplesmente porque se voltarem para casa não terão dinheiro para vir trabalhar no dia seguinte. A situação me fez lembrar da infância pobre quando com sacrifício minha mãe nos dava (eu e meu irmão) o dinheiro da passagem e um extra para usar somente caso acontecesse algum problema com a condução. Esse tipo de prevenção é impossível hoje ao trabalhador que já não tem o que comer e está com cada vez menos condições de locomover-se até para trabalhar. Pelo menos essa liberdade de ir e vir para produzir riqueza para os patrões e o país o trabalhador deveria ter garantida pelos patrões e pelo país, mas não tem: nosso heróico trabalhador brasileiro está condenado a morrer apertado dentro de uma condução. Isso quando ainda consegue embarcar em uma. (Eli Halfoun)

Responsabilidade dos jogadores de futebol vai além do campo. É o que eensina Falcão

A responsabilidade dos jogadores de futebol diante da torcida vai muito além do que mostram em campo. Como figuras públicas eles devem ser exemplos de conduta, de caráter, enfim de um comportamento que possa ser admirado e copiado. Ficou bem para trás o tempo em que os jogadores de futebol eram considerados desinformados (e eram mesmo) e sem cultura, o que também não era exagero. O nível dos atletas melhorou muito nos últimos tempos desde que o futebo9ln deixou de ser apenas esporte e diversão das periferias e ganhou gigantescas movimentações comerciais, aumentando muito a responsabilidade dos jogadores como exemplos para a torcida, especialmente as crianças, que um dia sonham ser iguais a eles. Quem chama atenção para a nova conduta dos jogadores de futebol (podem ser incluídos aí todos os esportes) é o ex-jogador, ex-comentarista e hoje técnico Falcão em excelente entrevista para a ”Folha de São Paulo”. Diz aí Falcão: “Futebol é um trabalho de exposição pública – e isso devia fazer com que os profissionais do esporte tivessem mais cuidado com o que vestem e o modo com que se comportam. Mais importante do que a vestimenta é ser atencioso, aprender a falar (aprender a calar também), conviver com pessoas de outras áreas, conhecer outras culturas, outros costumes, desenvolver o bom gosto, a educação e o respeito pelos outros. Isso é ser elegante no futebol ou em qualquer outra atividade”. Difícil é exigir isso nas peladas das periferias onde surgem os craques que geralmente nem tem o que comer e são alimentados por sonhos. (Eli Halfoun)

Sabrina Sato não pode ser um novo Gugu Liberato na Record

Não se sabe exatamente os critérios adotados pela Rede Record para investir milhões na contratação de Sabrina Sano, que fez muitas gracinhas no “Pânico”, mas nunca mostrou mais do que isso. Talvez Sabrina, que é carismática (nada tem a ver com talento) venha a ser uma excelente apresentadora, mas a Record não pode cometer com ela o mesmo erro que cometeu com Gugu Liberato que chegou na emissora como salvador da pátria, mas no final das contas não conseguiu nem salvar nem o seu milionário contrato. Até agora tudo indica que ao contrário do que se anunciava inicialmente Sabrina não comande uma atração aos domingos, mas sim nas noites de sábado. De qualquer maneira não se pode jogar em suas costas o peso de uma responsabilidade que ela não está preparada para ter nem como profissional e nem como mulher. É claro que Sabrina será muito cobraa pela direção da Record e também por seus colegas com mais tempo de casa, mas com salários baastabnte inferiores ao d jponesinha que,mssus dioque quskwuyewr outrtswa,soiubre sasbgvrytre ods olhos (e o boklso) nsas hiors dee sapitsolixzssr o sucesso. A possibnokludadde evSabrina estrar nas nours der sábado movimrnta a Record com ouytruys prtigrbas: é quase ceretro que Hersjdo LAUPIDS,o comfbedsbnytre do di´stio Balanmço Geeral, dseja o niovo respóns´svel poreja aordewsrenrtsç~so do Domivgo da Gwntrew que passwaia aere um únicvo aprdsewntdsrfir e n~são um rrefezamrbyio ecvairewntddores como vcemn acobhrsdevdo. ´REA certio também que Omaekhir do BARSAIL aprewsenmtdsedo pior Ridreigo Faro, conynmuará nas tsrrde de s´swbvsdo,mmas psasará por grsbvderr refguyrmiuç~são com novis qwusdods, noco cenário e niovsa esioewrançs de conwuist6sr a loideresa,ç´pa domiinical de aiudiênmcia.Como a esoperança é a íuklyinsa quer miorree é de sxe espersar que o p´rigrbna n~so morra antes de oprerdsrr yttotsalmrtnjtw a esaiersançs de lidersançs.(Eli Halfoun)

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

São Paulo: 460 anos de sonhos brasileiros

É uma festa brasileira. São Paulo ainda comemora seus 460 anos e nem os cariocas que costumam fazer apenas de brincadeira muitas restrições ao pelo menos financeiramente principal estado brasileiro deixam de reconhecer a importância do estado para o país como fonte geradora de emprego, de produtos, de sonos e de esperanças. São Paulo é sempre a ambição maior dos nordestinos (sulistas e nortistas) que querem melhorar de vida e acham que conseguirão isso na gigante São Paulo que geralmente só conhecem de ouvir falar. Para eles não importa: fazem sacrificadas viagens para chegar até São Paulo em busca de melhor qualidade de vida, o que nem sempre acontece. De qualquer maneira São Paulo é que abriga o maior e mais variado número de brasileiros de todos os estados e do mundo - pessoas que em nome da esperanças e do sonho deixam para trás mulheres, mães e filhos com a promessa de buscá-los quando as coisas melhorarem. Nem sempre funciona assim, mas durante muito tempo é essa a esperança que mantém de pé quem migra para São Paulo como um quase miserável faminto. Muitas vezes a vida realmente melhora e muitos trocam São Paulo pelo Rio e até deixam para trás os familiares que prometeram trazer quando as coisas melhorassem. Ainda assim São Paulo é um porto seguro para muitos brasileiros esquecidos nos sertões miseráveis de um país que lhes promete muito e não faz quase nada. São Paulo faz muito pelo país economicamente. Durante muito tempo o carioca principalmente brincava com os paulistanos porque em SP não tem praia, não tinha lazer e muito menos descontração. Exagero carioca: São Paulo está entre os mais versáteis lugares do mundo em termo de restaurantes de indiscutível qualidade (tem tudo para todos os paladares), bons teatros e belos espetáculos, além de bares cheios de charme (só não tem os botequins que essa é uma especialidade genuinamente carioca e qualquer cópia é mal feita. Viver em São Paulo é uma correria diária, mas quem não quiser ou precisar correr tanto tem muitas opções e a certeza de que com o tempo será mais um “paulistano” bem sucedido profissional e economicamente. Tenho um filho jornalista que trocou o Rio por São Paulo e embora faça questão de viver cariocamente não tem intenção de voltar a morar no Rio, mesmo achando que o Rio é muito melhor e por isso insistiu tanto que seu filho (meu neto, hoje rapaz)) paulistano nascesse no Rio. Não faria a menor diferença: ser carioca não é só nascer no Ro, mas sim ter a alma carioca. O Brasil sem dúvida é grato a São Paulo por tudo que faz pelo país, mas São Paulo também deve gratidão ao Brasil que lhe permite ter muitos paulistanos que nascem de brasileiros e brasileiras de tidos os estados e que sem dúvida ajudaram e continuam ajudando São Paulo a ficar cada vez mais forte. (Eli Halfoun)

domingo, 26 de janeiro de 2014

Discussões sobre o final de "Amor à Vida" confirmam o sucesso da novela

Pode parecer falta de assunto, mas não é: essa semana chamada de decisiva terá o final de “Amor à Vida” como um dos mais presentes temas de conversas e discussões. Não é alienação e nem falta de assunto: novelas passaram a ter tanta importância (ou mais) no cotidiano do povo quanto a política, a economia, a eleição, a conduta dos políticos, os roubos vergonhosos, enfim assuntos que estamos cansados de saber que não tem solução, simplesmente porque não deixam ter. Novelas podem arrastar-se durante meses, mas sempre tem um final, mesmo que não seja exatamente o que queríamos ou imaginávamos. Nessa semana de reta final “Amor à Vida” confirma que o novelista Walcyr Carrasco estreou muito bem no mais cobiçado horário de novelas e assim passou a fazer definitivamente parte de um seleto primeiro time de novelistas globais do qual fazem parte, entre outros, Aguinaldo Silva, Gilberto Braga. João Emanuel Carneiro, Glória Perez e Benedito Ruy Barbosa. Carrasco estreou no chamado horário nobre trazendo boas experiências de outros horários nos quais emplacou alguns sucessos. Em “Amor á Vida” ele parece ter se imposto a responsabilidade de colocar vários assuntos em discussão, o que fez. De saída transformou um vilão em quase herói no final mostrando que quando se quer é sempre possível regenerar-se, embora isso não apague os malfeitos do passado. Talvez o acerto maior de Carrasco tenha sido o de mostrar que os tempos realmente mudaram e que a sociedade já aceita casais de todos os tipos e que o assunto pode e deve ser tratado naturalmente inclusive na televisão. Envolvimentos gays já foram mostrados em outras novelas, mas pela primeira vez uma novela tratou o assunto se medo e como um casal convencional (homem e mulher): as relações gays de “Amor à Vida” realmente tiveram amor e vida, ou seja, tudo o que faz parte de um relacionamento afetivo convencional: filhos, desentendimentos, ciúmes, admiração, raiva momentânea, enfim vida com amor. É claro que como em qualquer trabalho Carrasco mereceu críticas, mas ainda assim os elogios e acertos foram maiores e continuam dando para “Amor à Vida” uma das melhores audiências do horário, que foi bastante reforçada pelas boas atuações de um excelente elenco no qual Mateus Solano, Tatá Werneck e Elizabeth Savalla foram os destaques. (Eli Halfoun)

sábado, 25 de janeiro de 2014

Bibier está pedindo socorro. Fãs precisam ajudar antes que seja tarde

Justin Bieber está entre os oito mais influentes artista do mundo no momento, mas é triste saber que continua exercendo péssima influência em jovens como ele. Agora mais do que nunca o artista que está claramente pedindo socorro precisa dos fãs não exatamente para aplaudi-lo no palco, mas para mostrar que gostam muito mais do menino-homem Justin do que do artista Justin Bieber que nem parece representar alguma coisa para a arte musical. Fã clubes de tido o mundo deviam unir-se para ouvir o grito de socorro e tentar fazer com que Justin procure tratamento psicológico ou psiquiátrico, que parece ser mais o caso. Por não saber lidar com as facilidades que o sucesso e o dinheiro permitem está jogando nas lixeiras mundiais uma vida importante que ainda tem muito chão pela frente: a dele. O bom exemplo vem do Canadá onde uma emissora de rádio decidiu não mais executar músicas de Bieber até que ele procure tratamento. Se em todo o mundo todas as emissoras fizerem o mesmo e os fãs deixarem temporariamente de comprar seus discos, a carreira de Bieber estará ameaçada, mas a sua vida não mais. (Eli Halfoun)

Globo desiste de ir além com "Além do Horizonte"

Existem momentos na vida pessoal e profissional em que a decisão mais indicada é jogar o chapéu, ou seja, desistir de continuar insistindo no que se sabe que não terá êxito. A Globo resolveu jogar o chapéu em relação a novela “Além do Horizonte” que é o maior fracasso na história do horário. Quer dizer ficará tudo como está: a emissora desistiu de incluir mais atores, modificar a trama ou diminuir o número de capítulos. A novela irá até o prazo determinado inicialmente e não adiante colocar a culpa no jovem elenco que não comprometeu em nada ou nos autores. Ocorre que o público não se identificou com essa fictícia corrida em busca da felicidade eterna. O telespectador quer sim encontrar a felicidade eterna, mas só entrará na “viagem” da novela se essa for uma busca possível e não uma aventura estranha. Além do mais tudo o que é novo sempre é inicialmente rejeitado pelo público. Não está sendo diferente com a novidade proposta por “Além do Horizonte” que parece esmo estar muito além do que o público pode aceitar. (Eli Halfoun)

"Fantástico" preocupa a Globo com a mesmice dominical

Nem sempre o programa justifica o título, ou seja, não chega em nenhum momento algum a ser fantástico, mas ainda assim é a atração dominical noturna que mais mobiliza os telespectadores que controle remoto na mão podem dar uma olhadinha no Programa Silvio Santos que às vezes até assume a liderança passageira, ou no fantástico a Record, ou melhor, o “Domingo Espetacular”. O fato de ter lugar praticamente cativo na programação dominical da Globo não elimina preocupações para a emissora que agora mesmo, por exemplo, acha que mesmo com as recentes modificações que sofreu, está perdendo público. A questão é clara: embora tenha se renovado muitas v4zes o “Fantástico” não inovou: aos olhos do público continuou o mesmo programa que vez por outra apresenta alguma coisa interessante. O resultado é que a equipe do programa é obrigada a procurar novos caminhos para que o “Fantástico” não entre fantasticamente pelo cano. O que falta é fazer o público buscar para si a renovação que o programa propõe. O sucesso do “Fantástico” independe de apresentadores. Só depende de criatividade e não da mesmice que ultimamente tomou conta do programa, que parece ser um “vale a pena ver de novo”. Não vale. (Eli Halfoun)

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Que linda é a presença de Bruna Linzmeyer como a Linda de "Amor à Vida"

É sempre assim; quando se aproxima o final de uma novela de sucesso a mídia se encarrega de anunciar o que acontecerá e embora muitas vezes revele exatamente como será o final de cada personagem estabelece também um punhado de desmentidos do autor que para colocar mais lenha na fogueira de adivinhações e desmentidos passa a dizer que escreveu vários finais para os principais personagens e que as gravações só acontecerão na véspera da exibição do capitulo final. Não é e nunca foi verdade, mas sempre funcionou para ajudar a aumentar a expectativa do público. A televisão não tem condições técnicas e materiais de gravar tantos finais quanto a imaginação dos autores gostaria. Para o final de “Amor à Vida” no próximo dia 31, fala-se na revelação de que Pilar também é vilã da trama porque matou a tia de Paloma (mãe de Aline) no mesmo “acidente” que deixou Mariah, a mãe de Paloma, em uma cadeira de rodas. Outro final que tem merecido muitas especulações é em torno do personagem Felix: o autor promete uma grande surpresa embora todos saibam que ele casará com Nico e tomará para si a responsabilidade de cuidar do pai cego e deficiente físico que tanto o maltratou. Só falta revelar que Felix nunca foi gay (só fingiu) e que não é filho de César, mas sim de um amante de Pilar. São muitas também as especulações em torno do final da personagem Linda que segundo se garante, terá um final feliz ao lado de Rafael e que o casal poderá inclusive ter um filho, o que não é tão incomum em casais que tem um autista. Na reta final da novela a personagem maravilhosamente interpretada por Bruna Linzmeyer está merecendo o destaque que o autor pretendia quando criou a personagem exatamente para colocar em discussão a sempre mal resolvida questão do autismo. Através de Linda e do impecável trabalho de Bruna que sem dúvida arrebata e emociona qualquer telespectador “Amor à Vida” mostra como é importante que o autista seja tratado com naturalidade e que sua vida e sentimentos sejam respeitados para não permitir que o autista fique “engaiolado” dentro de si mesmo e de suas próprias emoções. Emoções boas e reais são ainda melhores quando distribuídas com todos. (Eli Halfoun)

Futebol brasileiro precisa seguir mais esse exemplo do Barcelona

Sandro Rossel, presidente do Barcelona, que pode não ser o melhor clube (pelo visto está longe disso0ngwcdisse pelo menos administrativa e financeiramente) foi praticamente forçado a renunciar ao cargo depois da divulgação de suspeitas envolvendo a compra de Neymar (é bom que fique claro o jogador nada tem a ver com as falcatruas). Em todo o processo Neymar foi colocado sempre e apenas como um produto, o que, aliás, acontece com todos os jogadores de futebol quando o esporte movimenta o riquíssimo e confundo mercado de compra e venda que já enriqueceu muita gente que nunca deu um único chute em uma bola. O presidente do Barça é padrinho de casamento do ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira não aguentou a pressão e caiu fora (na verdade fugiu), exatamente como fez Ricardo Teixeira quando para o bem de todos afastou-se da presidência da CBF deixando fiéis seguidores no buraco que ocupava. Se denúncias em torno de mal explicadas compras e vendas de jogadores fossem levadas a sério por aqui nenhum clube brasileiro poderia ter presidente e diretor de futebol: estariam todos presos ou no mínimo fazendo negócios mal explicados em outros campos que não os de futebol, que por sua grandeza e riqueza deve sim ser tratado como negócio, mas um negócio honesto. (Eli Halfoun)

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O acidente mais grave da Supervia é a incompetência de diretores, burocratas,medíocres secretários e umomisso governador que anda de helicóptero. Fora com eles.

Mais uma vez ficou claro que o governo do Rio não tem o menor respeito com o consumidor-eleitor e que a Supervia, que ainda controla (deveria controlar) o principal e mais utilizado transporte público do estado não tem a menor condição de administrar nem mesmo um “ferrorama” que as crianças conduzem com competência e sem repetitivos acidentes. O que vejo no noticiário da televisão é um massacre humano - um massacre que parece ser a brincadeira preferida do secretário de Transportes Julio Lopes que por mais que prometa nada faz para resolver a péssima (diria até trágica) situação do transporte público no Rio. É bom que a população abra o olho porque são esses medíocres secretários que se candidatam a cargos de deputado, vereador e até senador apenas para garantir o bom emprego público já que de admini9stração e respeito não ao cidadão não conhecem absolutamente nada. Minutos antes de ver (prensei até que fosse exibição de reportagem antiga já que o desrespeito humano é sempre igual). Era mais uma total incompetência da Supervia) tinha visto minutos antes imagens do transporte ferroviário na China: trens novos e limpos, funcionários arrumados e preparados para atender os usuários, estações amplas e confortáveis. Enfim, tudo o que para nós continuará sendo apenas um sonho. É claro que o competente transporte ferroviário chinês deve enfrentar problemas técnicos, mas está totalmente preparado para não deixar o consumidor na mão, ou seja, preparado para solucionar os problemas em poucos minutos e não em mais de dez horas como costuma acontecer pior aqui. Esse tempo é sem dúvida o recorde mundial de incompetência. Mais triste é saber que os incompetentes continuarão por aí e que querem garantir as mordomias com o voto dos mesmos eleitores que massacram e que tem no voto a melhor arma para defender-se e para reagir. Com pontaria o voto pode ser uma bala certeira. Necessária. (Eli Halfoun)

Roseana Sarney queria calar om Jornal Nacional da Globo

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney pensou em usar os 10% de ações que possuiu da TV Mirante (afiliada maranhense da Rede Globo) para tentar impedir que o Jornal Nacional continue dando destaque aos malfeitos que ela te cometido em seu governo. A governadora não teve coragem de telefonar pessoalmente para Roberto Irineu Marinho para pedir que intervenha e proíba o JN de noticiar os absurdos que ela tem cometido. Tentou fazer com que seu irmão (Fernando Pimentel) ou o pai (José Sarney) que são os outros dois donos da TV Mirante entrassem o circuito, mas os dois se recusaram. No mínimo porque dessa vez decidiram não tirar do armário as cara de pau que usam frequentemente. Enquanto isso o senador José Sarney (será candidato outra vez pelo Amapá) tem aconselhado a filha a desistir de ir morar nos Estados Unidos Papai Sarney, que é uma velha raposa política acha que a filha deve candidatar-se para tentar eleger-se senadora pelo Maranhão porque nesse momento é muito importante que ela tenha fórum privilegiado. Do contrário estaria atrás das grades há muito temp. (Eli Halfoun)

Caixa escolhe dez clubes para estampar a sua marca noss campos de futebol

Dez clubes brasileiros estão com a Caixa em alta. Serão os escolhidos para estampar a marca da Caixa Econômica Federal, que gastará R$ 100 milhões no investimento, superando em R$ 10 milhões o investimento que a Qatar Arways faz no Barcelona. Profissionais ligados ao futebol lembram que no ano passado um telefonema do ex-presidente Lula fez com que o Corinthians fosse beneficiado com R$ 31 milhões mesmo não estando, como exige a Caixa, certidão negativa. O Flamengo, que também não apresentou certidão negativa, ganhou cerca de R$ 25 milhões. De onde se conclui que dependendo de quem seja no Brasil certidão negativa pode não ser tão negativa assim. (Eli Halfoun)

Zeca Camargo é motivo de arrependimento na Globo

Precipitação é sempre um perigo que provoca arrependimentos. É o que a direção da Globo está descobrindo agora diante da conclusão de que foi um erro transferir Zeca Camargo para comandar o novo “Vídeo Show”. A Globo não fala dos motivos que estão levando ao arrependimento, mas tudo indica que o principal motivo é que a presença de Zeca no comando não fez audiência aumentar tanto quanto se esperava. Outra grave precipitação é tentar encontrar culpados nesse momento em que tudo despenca por conta do verão. As mulheres que o digam. (Eli Halfoun)

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

O gol de placa da portuguesa para o bem do nosso futebol

Ninguém que gosta de futebol tem dúvidas, mas agora fica mais claro que a CBF é uma vergonha para o futebol brasileiro e talvez mundial. Ao colocar seu interesse acima das conquistas em campo a CBF mostra que está aberta (sempre esteve) para qualquer falcatrua e de certa forma coloca em dúvida tudo o que aconteceu nos últimos anos nos campeonatos do nosso futebol. Ao propor à Portuguesa um cala-boca para deixar o Fluminense na primeira divisão e tirar do clube paulista uma conquista esportiva de campeonato CBF se condena publicamente. Nesse episódio o presidente da Portuguesa dá um exemplo até histórico para nossos cartolas que estão sempre abertos para negociações que lhes ofereçam vantagens, mesmo que prejudiquem o clube. A Portuguesa denuncia a vergonheira, não se cala, quer seu lugar de direito e o que é o principal, mostra que a CBF só deixará de ser uma vergonha nacional quando for totalmente desmascarada pelos clubes. Para isso é preciso primeiro desmascarar também a maioria dos clubes. (Eli Halfoun)

Doações para Genoino podem escrever uma nova história

O volume de doações feitas para o ex-deputado José Genoíno pague a multa imposta no julgamento do mens4alão revela que muita gente acredita que Genoíno é como nunca deixou de afirmar, inocente. A questão não é mais motivo de discussão: ele está condenado e nesse caso cumpra-se a lei embora nem sempre seja isso o que aconteça. Historicamente a lei está repleta de erros jurídicos que levaram para a cadeia muitos inocentes. .Não é mais e exatamente o que se coloca no caso de Genoíno: ele está cumprindo sua pena e se foi condenado pela lei parece não ter sido totalmente condenado pela a sociedade. As doações que Genoíno recebeu via internet, são de advogados, juristas, políticos, sindicalistas e autoridades de tidos os setores. Mesmo que os que não perdoam Genoíno não podem deixar de reconhecer que apesar dos erros que possa ter cometido agora Genoíno tem uma fundamental presença na luta prela reconquista da democracia no país - a mesma democracia que acabou fazendo com que fosse democraticamente condenado. O fato é que Genoíno entrará para a história como um dos mensaleiros que lesaram o país. Genoíno continuará gritando sua inocência, mas será necessário muito tempo para que a história democrática que ajudou a construir o inocente, o que muita gente parece já estar fazendo. (Eli Halfoun)

Vida de José Dirceu pode virar filme

Desligado da Record (não teve seu contrato renovado) o novelista Lauro César Muniz escreve uma nova peça para teatro, mas seu maior sonho é escrever o roteiro de um filme sobre a vida de José Dirceu. Muniz só quer dedica-se ao filme depois que tiver uma produtora que queira bancar tudo. Quem sabe o PT não topa? (Eli Halfoun)

Barbosa já pensa em ser candidato esse ano

“Joaquim Barbosa não ficará mais nem um dia depois que Fernando Lewandowski assumir a presidência do STF”. Essa é uma das frases mais ouvidas nos corredores do Supremo. Se realmente deixar o Supremo em março como se anuncia Joaquim Barbosa avaliará a possibilidade de candidata-se imediatamente a qualquer cargo político. É eleição garantida, o que não se pode dizer de Lewandowski. (Eli Halfoun)

Ronaldo faz planos de casar depois da Copa

Casamento é sempre papo para Ronaldo “Fenômeno” Nazário que não corre da raia no altar. O jogador informou ao jornal alemão Bild que depois da Copa do Mundo deverá casar com a atual namorada, a J Paula Morais. Será o quarto casamento oficial de Ronaldo: o primeiro foi com Milene Domingues (a mãe de Ronald), o segundo e relâmpago com Daniela Cicarelli e o terceiro com Ba Anthony. Por isso mesmo há quem garanta que por conta de tantos relacionamentos, inclusive os ex-conjugais Ronaldo já distribuiu em pensões boa parte de sua fortuna. Foi caro, mas deve ter valido a pena (Eli Halfoun)

Dinheiro dos turistas pode ser desviado, sim

Alguns leitores acharam exagero dizer que os quase R$ 7 bilhões que os turistas estrangeiros gastarão por aqui durante a Copa pode ser desviado já que é uma grana que vai direto para a mão dos comerciantes. O desvio de grana é possível sim: o dinheiro gasto9 no comércio gera os impostos que são destinados ao governo e, portanto, na hora do repasse para ações que beneficiem a população pode perder-se no caminho. Isso sem contar que o os comerciantes sonegam impostos, o que não deixa de se o desvio de um dinheiro que no fundo é nosso. Não é exagero. É precaução que no Brasil nunca é demais. (Eli Halfoun)

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Cauã Reymond alerta para as novelas criadas na internet

Na recente entrevista que deu para a repórter Renata Vasconcellos do “Fantástico o que mais me chamou atenção foi o alerta que o ator Cauã Reymond fez em relação ao perigo que a vida íntima dos artistas (e a de todos nós) a partir da popularização da internet”. Reymond disse que precisa tratar de sua separação com delicadeza e nesse aspecto a delicadeza do público é fundamental para que possa agir normalmente e com tranquilidade na questão da separação, que é cada vez mais comum entre os casais. A internet permite que qualquer notinha ou comentário se transforme em uma novela de invencionices uma que como disse Cauã, nem se os talentos criativos de todos os autores da Globo reunidos conseguiriam criar. Isso também o mostra que o público tem uma imaginação insuperável e que de boca em boca qualquer coisa pode ganhar uma dimensão prejudicial para todos na “boca” assanhada da internet. O mesmo público que aplaude os artistas precisa aprender a respeitar a vida desses mesmos artistas que hoje não estão com a vida privada nas mãos da imprensa fofoqueira. A vida particular (e não só dos artistas) pode ser manipulada, desestruturada e desrespeitada de todas as formas por internautas que ainda não aprenderam a usar a internet com respeito. Respeito inclusive por eles mesmos: quem não ser respeita jamais conseguirá respeitar nada e ninguém. (Eli Halfoun)

Nudez de Dira Paes na Plaboy é só especulação

Ao contrário do que se tem noticiado a revista Playboy ainda não fez oficialmente o convite para que a atriz Dira Paes (44 anos) mostre por inteiro seus elogiados atributos físicos. Mesmo que o convite venha a ser feito será recusado já que o cineasta Pablo Baião (marido de Dira) já se manifestou contra esse tipo de trabalho e acha que a mulher já teve seu corpo muito exposto, o que não diminuiu em nada o talento. Pelo contrário: mostrou em dobro. (Eli Halfoun)

Turistas estrangeiros podem gastar até R$ 7 bilhões no Brasil durante a Copa

Seiscentos mil estrangeiros são esperados para a Copa e poderão injetar R$ 6,8 bilhões no Brasil. Os otimistas dados são de uma pesquisa mandada realizar pela Embratur. A pesquisa teve como base o fluxo turistas e a procura de ingressos na Fifa. A pesquisa mostrou ainda um grande crescimento de viajantes nacionais que deverão gastar mais do que R$ 18 bilhões nas12 cidades-sede. Espera-se que esse dinheiro seja reinvestido no país, se bem que em se tratando de Brasil existe sempre o enorme risco de que a população fique apenas sabendo que o dinheiro foi desviado e se perdeu no caminho. (Eli Halfoun)

Farofeiros estão de volta e nem precisam vir de tão longe

Os farofeiros estão voltando e agora não são mais apenas os suburbanos que deixam seis recantos para aproveitar as praias da Zona Sul. Os farofeiros não são mais os trazem seus farnéis nas longas e apertadas viagens de ônibus que fazem até a praia. O abusivo aumento de preços adotado por quiosques e ambulantes determinou que a boa e nova moda é trazer de casa tudo o que se pretende consumir na praia, desde a água até um generoso lanche que pode incluir bife á milanesa (se cair na areia é só assoprar). Essa reação de não permitir abuso de comerciantes nos preços precisa ser adotada em todas as épocas do ano e não apenas nas praias, mas em todos os estabelecimentos comerciais. Se o consumidor acha que o produto está muito caro é só deixar de comprar: assim rapidamente o preço diminui. É a única maneira de impedir que o comércio continue nos esfolando diariamente. Faca no peito deles também. (Eli Halfoun)

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Aos 83 anos Paulo Maluf já e articula para seu último mandato como deputado

O deputado Paulo Maluf sabe que a próxima eleição para deputado será a última de sua história política. Por isso mesmo até na temporada de férias que passa em Campos do Jordão (está licenciado do PP) para fazer articulações políticas conversando com companheiros de partido (ou não) que também estão por lá. Maluf está com 83 anos e aos que argumentam que deveria aposentar-se agora para não corre nenhum risco nas urnas Maluf responde Maluf que será eleito pelo eleitorado cativo que construiu e que em 2010 lhe deu 497 mil votos. Esse eleitorado também devia aposentar-se já. (Eli Halfoun)

Ex-diretora leva vice-presidente do Corinthians para o banco os réus

Viúva do folclórico presidente do Corinthians Vicente Matheus, Marlene Matheus (77 anos) e que também dirigiu o clube resolveu não levar desaforo par casa e processará o atual vice-residente corintiano Luis Paulo Rosenberg por calúnia, injuria e danos morais. Marlene não gostou da comparação que o diretor fez em entrevista para a revista New Yorker afirmando que afirmando que “dirigir um clube deve ser comparado a dirigir uma casa de prostituição”. Os dois exploram os clientes. (Eli Halfoun)

Modelo brasileira esquenta com lingeries o dia dos nanmorados americanos

A modelo baiana Adriana Lima fará a festa dos namorados no dia 14 de fevereiro nos Estados Unidos. Ela foi a escolhida para estrelar o catálogo das novas lingeries da Victoria’s Secret. Nos ensaios fotográficos ela também sugere joguinhos para os casais. Adriana só estará na campanha dos namorados nos EUA já que no Brasil, como no resto do mundo o Dia dos namorados é festejado em 12 de junho. Só os americanos fazem a festa em fevereiro. A data foi escolhida por ser o Valentine’s Day, quando a igreja católica celebra o Dia de São Valent8im, bispo e mártir da Idade Média, que certamente nunca imaginou que um dia existiriam as calcinhas e sutiãs sugeridos agora por Adriana Lima. (Eli Halfoun)

Cinema Nacional reconquista público e ganha força no mercado

O cinema nacional, que sempre atraiu público para as chanchadas estreladas por Oscarito e Grande Otelo reafirma sua posição no mercado e no gosto do público ocupando muitos cinemas que até recentemente os rejeitavam. Agora exibir filme nacional deixou de ser sinônimo de fracasso para ser garantia de casas cheias. Entre muitos outros é o caso da [REA comédia “Até que a Sorte nos Separe 2”, que está perto de atingir a invejável marca de 4 milhes de espectadores. Filme nacional tem uma vantagem para o nosso público que entende tudo o que se diz e não precisa ficar lendo as pressas legendas que nem sempre traduzem que se diz no diálogo. Filme nacional é como jogo do bicho: falou tá falado. (Eli Halfoun)

domingo, 19 de janeiro de 2014

Rolezinhos sempre existiram, mas nosso medo era menor

Não faz muito tempo as praças de alimentação dos shoppings do Rio e de São Paulo (provavelmente de todo o país) ficavam lotadas todas as noites e mais ainda nos finais de semana. Marcar encontros com amigos (geralmente grandes grupos) nos shopping era uma quase obrigatória questão de segurança. Diversão nas praças de alimentação, que passaram até a ter atrações musicais e espaços para dançar, era mais tranqüila porque havia menos riscos para a pele que de uma forma ou de outra era esfolada na hora de pagar a conta. Shoppings deixaram de ser áreas seguras faz muito tempo, mas a insegurança aumentou de4sde que desde ganhou força o tal de rolezinho. Ocorre que “mauricinhos”, “patricinhas” e os idosos estão assustados com medo de dar de cara com grupos de jovens (esse medo sempre existiu) da periferia passeando (é um direito de todos) em grupo pelos mais sofisticados shoppings. Talvez até seja um medo preconceituoso, mas antes mesmo dos rolezinhos entrarem na moda do noticiário qualquer pessoa ficava apavorada quando dava de cara com um grupo de jovens, qualquer que fosse. Fazendo algazarra nas ruas. O medo de ser cercado e atacado por um grupo não é só em relação aos jovens da periferia: os grupos engravatados nos prejudicam bastante e deveriam assustar muito, especialmente quando marcam encontros em Brasília, nos ais quais nem costumam aparecer. Grandes grupos sempre foram assustadores porque são vistos como bandos e quadrilhas. Os rolezinhos ficaram mais apavorantes e preocupantes porque ganharam uma dimensão maior do que o que realmente representam. Como prevenir é e será sempre a melhor maneira de evitar maiores danos faz sentido que uma grande parte da população se precavenha, mas é necessário aprender também a prevenire-se dos engravatados que vivem fazendo no país. Esses são muito mais prejudiciais. (Eli Halfoun)

sábado, 18 de janeiro de 2014

Obama e a espionagem: em português claro apenas um bisbilhoteiro "muy amigo"

A visão de comportamento muda dependendo de quem olha e de quem é olhado. Vejamos o presidente Barak que andou (e certamente ainda anda) espionando a vida de todos. No caso do presidente americano que se acha o dono do mundo a espionagem pode ser vista como uma preocupação política. No subúrbio mais próximo isso sereia chamado de bisbilhotice mesmo. Ou seja: Obama pode ser o presidente da mais poderosa nação do mundo, mas em português claro não passa de um bisbilhoteiro que se intromete na vida dos outros sem ser chamado e praticamente olhando pelo buraco da fechadura. Agora o bisbilhoteiro mor vem a público dizer (no fundo reconhecer que é bisbilhoteiro) e prometer que não será mais uma dessas comadres que ficam ouvindo conversas atrás das portas para saber tudo sobre a vida dos vizinhos. Na maior cara de pau Obama mandou essa: “Se eu quero saber o que os nossos amigos e aliados pensam vou pegar o telefone e ligar para eles em vez de recorrer à espionagem”. Novamente o comportamento de Obama pode ser adaptado para a sabedoria do povão que costuma dizer que “quem tem amigos como Obama não precisa de inimigos". Como dizia um desconfiado personagem criado por Jô Soares Obama tem mostrado ao mundo que é “muy amigo”. (Eli Halfoun)

Casado com Nico Felix cuida do pai homofobico no final de "Amor à Vida"

Em entrevista no “Domingão” o autor Walcyr Carraco prometeu (e vai cumprir) um final surpreendente para o personagem César em “Amor à Vida”, o que motivou muitas especulações. Pelo que se sabe até agora o final surpreendente está escrito: César sofrerá um AVC que o debilitará ainda mais fisicamente. Sozinho cairá nas agora boas mãos de Felix, que não tem nenhuma intenção de jogar o pai em uma caçamba como fez no início da novela com a sobrinha Paulinha. Felix tomará para si a responsabilidade de cuidar do pai, mas não sozinho: estará casado com Nico (o casal abrirá na praia um novo restaurante japonês) e morando em uma casa que pertence a “mami poderosa”. Com esse final Walcyr Carrasco acaba de uma forma muito sutil castigando César, que sempre foi tão cruel quanto o filho que tanto odiava. César passou a novela inteira tendo atitudes homofobicas, embira como todos os homofobicos sempre dizia que não tinha o menor preconceito. O destino (no caso a “caneta” do autor Walcyr Carrasco) se encarregou de dar para César o que ele sempre condenou: viver e ser cuidado por um casal gay. Talvez para seguir a vontade do público o autor não dará nenhum castigo para Felix, que será pela primeira vez em uma novela, um vilão adorável e adorado pelo público. O grande castigo de Felix será o de perceber e conviver com um lado bom que em sua busca de maldades ele sempre sufocou. Ser uma pessoa boa é o ideal da vida de todos, mas às vezes a própria vida nos mostra que ser bom pode ser muito ruim se não soubermos entender e conviver com a bondade nesse mudo cada vez mais absurdo e cruel. (Eli Halfoun)

Era o pai não existe.Pai e mãe vão além da morte. Pai é para sempre

A língua portuguesa, ou melhor, essa nossa peculiar língua brasileira é a mais difícil do mundo e por isso mesmo muitas vezes nos deixa sem entender o que se quer dizer. Mesmo convivendo profissionalmente com a palavra há mais de 40 anos, às vezes me perco no sentido do que se coloca. A morte do advogado e escritor Cândido Motta me levou novamente a uma questão que tento entender há anos. No enterro o RJ TV informou que Cândido Morta “era pai de jornalista Nelson Motta”. Esse era contraria tudo o que aprendemos dede que nascemos: pai e mãe são eternos, mesmo depois que deixam a vida. Portanto morrer não faz com que ninguém deixe de ser pai ou mãe de ninguém. Assim o não “era o pai de fulano” não e faz sentido: quem morreu continua sendo o pai e continuará sendo porque não existe banco de reservas para pais e mães. Espero que depois da minha morte ninguém diga que eu era pai de meus filhos. Sou e serei sempre o pai mesmo que a convivência física, as conversas e a cumplicidade do olhar termine no enterro, o que não significa que eu era (ninguém era) o pai de meus filhos. Cândido Motta não era o pai de Nelson Motta. É o pai. Sempre será até porque a morte nos erva o corpo, mas não leva a nossa história e filhos são parte de uma história que nunca termina. (Eli Halfoun)

Uma continuação para "Amores Roubados". Está na obra original

O último capítulo do seriado “Amores Roubados” terminou com a qualidade artística e técnica que mostrou em todos os capítulos. Mostrou com inteligência, rapidez e até poesia de imagem o destino de cada personagem e a construção de novas vidas a partir das more do personagem que só se afirmava (e acreditava) com dinheiro e poder e do nascimento do pequeno Leandro para continuar a trajetória do Leandro pai e construir um novo tempo de amor e felicidade para a mãe e a avó. É grande a possibilidade de “Amores Roubados” ganhar uma continuação prevista inclusive, através da personagem Celeste no livro que foi o ponto de partida para a trama desenvolvida por George Moura. (Eli Halfoun)

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Amor junta Nico e Felix na novela mas ainda não terá o tão esperado beijo gay

O fato do público ter aceitado o provável romance entre os personagens Nico e Felix (Eron conhecerá outro parceiro) não significa que a Globo esteja aberta para exibir o primeiro beijo gay de suas novelas. A Globo sabe que a atenção dada aos personagens mostra que o público está mais tolerante e finalmente menos preconceituoso, mas nem por isso preparado (na visão da Globo) para maiores avanços homoafetivos. O autor Walcyr Carrasco foi orientado a não incluir o tão esperado beijo gay em “Amor à Vida” porque será vetado. Essa é a única restrição feita até agora ao romance entre Nico e Felix que virou o principal foco da novela e vem merecendo sucessivos pedidos do público para que no final Nico e Felix acabem juntos e felizes. Como sempre aconteceu com os até agora chamados casais normais (homem e mulher). Mesmo que muitas vezes não tenham nada de normais a não ser as roupas que usam. Amor é normal em qualquer circunstância da vida. Nos bastidores da novela já se dá como certo o final da dupla, que casaria em um cartório como tem acontecido frequentemente na vida. Os dois estariam vestidos de branco e com Felix lamentando não poder usar véu e grinalda e assinando o documento no espaço reservado para a “noiva” como aconteceu no recente casamento (em São Paulo) do estilista Alexandre Hercovitch, que foi a noiva no papel. O autor Walcyr Carrasco ainda estuda a possibilidade de um gran-finale como casal embarcando no aeroporto internacional para a lua-de-mel. Carrasco tem medo que esse tipo de fique parecendo uma caricatura. Não ficará se a emoção não der lugar aos exageros. (Eli Halfoun)

Preços extorsivamente quentes é a triste mania do verão

Recente reportagem do Jornal Nacional mostrou como o escaldante verão do Rio aqueceu também o comércio de produtos nas praias e até em restaurantes próximos. O aumento das águas de coco e mineral, do mate, do sorvete e de tudo que obrigatoriamente se consome em uma manhã ou tarde na praia é realmente abusivo (todos os aumentos sempre são e não só nas praias), mas não surpreende: enfiar a mão no consumidor é uma prática comum em todos os verões no Rio. Sai verão entra verão os comerciantes aproveitam para esfolar anda mais o já massacrado consumidor. Agora o aumento não foi tão maior do que nos anos anteriores: na certa estamos estranhando porque nosso dinheiro não dá nem para curtir a praia que é de graça. Ano que vem será a mesma coisa: o verão voltará a aquecer os preços dos produtos digamos praianos a partir do reveillon. É bom levar de casa para a areia garrafinhas de água mineral congelada. Beba o necessário e talvez ainda sobre água para dar ou vender a preço menos extorsivo e esquentar a sua conta bancária. O negócio é fugir dos exploradores que ainda acreditam que ser esperto é levar vantagem. (Eli Halfoun)

Brasil mostra a sua cara para pegar turistas pela barriga

O Brasil produz muitos e bons gêneros comestíveis, além dos chamados básicos e essências (feijão, arroz, legumes, etc.). A maioria pouco (às vezes nada) nada fica devendo aos mesmos produtos importados Quem conhece as fazendas produtoras (são quase indústrias) e cidades do interior de São Paulo e também no interior do Rio sabe que produzimos excelentes embutidos (salames, salsichas), queijos, azeites, geléias, vinho, conservas a nossa imbatível brasileiríssima cachaça e por aí vai. Não são o que se pode chamar de produtos típicos do país e nem agradam a todos os paladares (só os mais sofisticados), mas mostram que o Brasil é excelente produtor mesmo que não seja só de produtos aqui criados. Dae qualquer maneira vale conhecer o que faz para e pela boa mesa dos lanches e petiscos. É para isso que nasceu em São Paulo uma nova oferta em turismo: organizar tours para um roteiro de degustação mostrando também toda a beleza, simplicidade e grandeza do interior paulista e carioca. Incentivar esse tipo de turismo gastronômico (turista também se pega pela barriga) é incentivar acima de tudo o turismo interno brasileiro. Antes de conhecer a Europa ou as cidades turísticas americanas é bom conhecer o mais puro e intensamente ingênuo e por isso mesmo muito belo ingênuo Brasil, de onde saem pessoas e produtos nos quais deveríamos acreditar mais. Muito mais. (Eli Halfoun)

Namorada de Cristiano Ronaldo mostra que também está com a bola cheia

A Bola de Ouro dada ao jogador Cristiano Ronaldo também encheu a bola da linda modelo russa Irina Shaik, de 28 anos e que é a namorada do craque. Irina que já brilhava nas passarelas do mundo foi imediatamente convocada para um chique ensaio sensual na revista “7 Hollywood”. Ela mostrou que está batendo um bolão e posou sensualmente com pouca roupa, mas sempre cercada de acessórios Chanel,Verge, Courréges, Gucci e Stela McCartney. Irina não esconde que ela e Cristiano fazem um brinde especial para cada gol que ele marca. Aí já são as bolas de ouro. (Eli Halfoun)

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

No Rio Garotinho assume a ponta e não pretende largar. Pobres cariocas

Não é só em São Paulo que a corrida eleitoral para o governo está perdida e confusa. No Rio cada dia surge um novo “praticamente eleito”, o que não significa absolutamente nada em matéria de certeza. Pesquisas recentes feitas por encomendas particulares e não divulgadas oficialmente mostram que o e ministro Marcelo Crivela que até recentemente liderava as intenções de votos foi ultrapassado (e com muita vantagem) por Anthony Garotinho, que também deixou para trás a inicialmente preferência (dada até como barbada) de Lindemberg Farias. As pesquisas comprovam (e nem seriam necessárias pesquisas para isso) que a candidatura de Luiz Fernando Pezão não tem a menor possibilidade de deslancha mesmo que Cabral se afaste logo do governo para não atrapalhar. Certo mesmo é que Sergio Cabral não fará seu substituto e que também em poucas chances de elege-se senador. Nesse caso o melhor mesmo é passar uma longa temporada em Paris. Melhor para ele e melhor para nós. (Eli Halfoun)

Kassab atrapalha a vida eleitoral de Alckmin em São Paulo

Desde que o ex-prefeito Gilberto Kassab anunciou oficialmente que será mesmo candidato ao governo de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin, assim como todos os seus assessores, começou a admitir que, ao contrário do que esperava sua reeleição no primeiro turno não será tão fácil quanto esperava. Analistas políticos acreditam que Kassab tem enormes chances de ser eleito ou de pelo menos de incomodar bastante. A candidatura de Kassab também é boa, segundo analistas, para a reeleição de Dilma já que reforçaria sua campanha em São Paulo, mesmo que venha a incomodar o Alexandre Padilha do PT. Na verdade Kassab não está candidato apenas para conquistar o governo paulista, mas também para reforçar a presença nacional do PSB, partido que criou e vem ganhando muita força. Kassab também tenta convencer Henrique Meirelles (ex-Banco Central) a ser o candidato do partido ao Senado por São Paulo. Kassab não descansa e praticamente acertou um cargo para o partido um novo cargo no governo de Dilma, se evidentemente ela for reeleita e. Há quem acredite que na base do devagar e sempre Gilberto Kassab está mesmo é de olho no futuro, ou seja, na Presidência da República. Em política a jogada de hoje pode representar a vitória no futuro. A candidatura paulista de Kassab também reforça os planos de Celso Russomano que negocia seu nome como vice na chapa de Alckmin. Russomano está convencido de que mesmo tendo perdido a eleição para a prefeitura ainda é um nome forte para acrescentar muitos votos que Geraldo Alckmin precisará é que na corrida eleitoral de São Paulo ainda é cedo para qualquer prognóstico, já que há um engarrafamento político com tantos candidatos (entre outros Alexandre Padilha e Paulo Skaf). Esse engarrafamento não surpreende e nem assusta os paulistas acostumados engarrafamentos bem piores. Pelo menos no trânsito. (Eli Halfoun)

Aqui estão os clubes que mais devem salários aos jogadores

Os campeonatos estaduais de futebol não serão paralisados pela greve dos jogadores do movimento “Bom Senso Futebol Clube” que reivindicam melhores condições profissionais nas competições. A greve não está fora de cogitação. Pelo contrário: pretende ser mais abrangente e está prevista para o início do campeonato brasileiro quando o movimento também divulgará a relação de clubes que mais devem aos jogadores. O primeiro levantamento tem entre os devedores três clubes cariocas (Vasco, disparado na liderança, Flamengo e Fluminense), um paulista (Corinthians), dois gaúchos (Inter e Grêmio) e um mineiro (Atlético). Um clube mineiro, o Cruzeiro, e um paulista, o Palmeiras, justamente os campeões brasileiros dos grupos A e B são entre os chamados grandes os únicos que estão realmente com tudo em dia com seus jogadores, o que não é nenhum favor, mas sim uma obrigação trabalhista e não só para clubes de futebol. A relação de devedores foi feita com base no atraso de salários, do pagamento de direitos de imagem e de outras obrigações contratuais. O Bom Senso apurou também que os clubes não têm o menor respeito e bom senso com seus contratados, o que não é novidade. A novidade é que: muitos clubes mantêm mais ou menos em dia os salários dos jogadores titulares e atrasam salários e outros direitos dos reservas. Quer dizer: se um titular não tiver condições de jogo nenhum reserva é obrigado a entrar em campo. Afinal, quem não recebe não é obrigado a trabalhar. O meu Vasco está mal também com a torcida: foi o clube que menos vendeu chips personalizados em 2013. Flamengo e Corinthians foram os maiores vendedores e, portanto, não pagam aos jogadores porque não querem ou gastam demais em outras coisas. Inclusive pessoais. (Eli Halfoun)

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Ninguém quer apostar em filme sobre Marina Silva

A ex-ministra Marina Silva, que não ainda não sabe oficialmente se será vice na chapa presidencial de Eduardo Campos, não está mais com essa bola toda: tem sido muito criticada por adversários políticos e até por eleitores que até já comentam que “a única coisa que Marina quer é tentar atrapalhar a vida política de Dilma Roussef”. A mais recente rejeição ao nome de Marina vem o empresariado que em nenhum momento mostrou disposição de participa financeiramente do filme que a cineasta Sandra Werneck planeja fazer com base na biografia de Marina. Inicialmente o filme está orçado em R$ 6 milhões, deveria ter as filmagens iniciadas em 2012, mas foi obrigado a mudar os planos por absoluta falta de patrocínio, que, aliás, não conseguiu até hoje. Não há previsão para o início das filmagens e há quem acredite que a cineasta acabará deixando essa idéia de lado. A diretora Sandra Werneck concorda quer esse não é o momento para fazer um filme sobre Marina Silva e acredita que a dificuldade em conquistar patrocínio “é porque Marina é oposição e de alguma forma o empresariado fica reticente”. Não é bem assim: ninguém quer investir em produto que não tem muita chance de sucesso nas bilheterias. Mesmo que como tudo que inclui política seja sempre uma comédia. (Eli Halfoun)

BBB estéia mostrando que começa a perder espaço no gosto do público

Pesquisas de audiência revelam que a estréia do BBB 14 obteve uma das piores audiências na história do programa no Brasil. Os primeiros números não significam que o chatíssimo programa será um fracasso, mas evidenciam que o tal do BBB á deu o que tinha de dar. O programai ainda divide opiniões (esse é o objetivo principal). Está claro que tem um cada vez maior número de telespectadores preferindo fazer coisas bem melhores. Dentro da mediocridade que oferece o BBB é bem cuidado (como tudo na Globo), bem produzido e bem dirigido, mas ainda assim tem uma fórmula repetitiva e depende da empatia dos “prisioneiros” com o público para conseguir seguir em frete com sucesso. O BBB tem servido principalmente pêra tapar com lucro um buraco da Globo no período de férias da programação e se o negócio é lucrar ficará no esquema e frias da Globo por ainda muito tempo. Resta torcer para que um dia a Globo melhore a sua visão de férias e nos dê férias definitivas do programa. De qualquer maneira o novo BBB vai roubar audiência do seriado “Amores Roubados” que foi empurrado para mais arde e tirou de boa parte do público (a que continua acordando cedo para trabalhar) o prazer e a possibilidade de continuar vendo a melhor atração que a Globo mostrou em todas as suas programações de férias. Talento não precisa entrar em férias e férias não servem para empurrar qualquer coisa na goela do telespectador, como a televisão tenta fazer o ano inteiro. (Eli Halfoun)

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Otávio Mesquita aposta nele mesmo como vendedor de anúncios

A transferência de Otávio Mesquita da Rede Bandeirantes para o SBT só aconteceu depois que o apresentador aceitou assinar um contrato de alto risco. O contrato determina que Mesquita pague todas as despesas do programa e que o restante será dividido entre o apresentador e a emissora. O sim de Otávio Mesquita para essa proposta mostra o quanto ele confia em seu taco de vendedor. No SBT ele realmente terá de ser muito mais um bom vendedor do que um bom apresentador. Já mostrou que sabe ser as duas coisas juntas (Eli Halfoun)

Tatuzinho bate bola na Copa com muita cachaça

A cachaça Tatuzinho estará presente na Copa do Mundo e não só nos copos da torcida. A Indústria Reunidas de Bebidas, que além da Tatuzinho fabrica as cachaças Velho Barreiro e 3 Fazendas, aproveita o momento para o lançamento do novo rótulo mostrando o velho tatu com uma bola nos pés. A Fifa tentou chiar, mas o argumento da Tatuzinho é forte. O tatu (com o nome de Fuleco) só entrou em cena na Copa agora, já o tatu da cachaça Tatuzinho está no rótulo da cachaça desde as década de 50. Nunca jogou bola, mas sem dúvida fez muita gente entrar em campo nas peladas da vida. (Eli Halfoun)

Eduardo Campos faz seu carnaval oficial antes do carnaval de verdade

O governador Eduardo Campos, de Pernambuco, não vai esperar o carnaval (em março) para botar seu bloco na rua: decidiu que lançará oficialmente sua candidatura à Presidência da República entre os dias 15 e 20 de fevereiro. Eduardo Campos não sabe ainda se terá Marina Silva como vice da chapa, mas mesmo sem ela dá a partida da disputa em fevereiro. Só não sabe ainda se começa a pisar oficialmente no acelerador presidencial em Brasília, Recife ou São Paulo. Para quem já perdeu muito antes da eleição começar tanto fez como tanto faz. (Eli Halfoun)

José Sarney quer mais um mandato aos 83 anos

Consciente de que dificilmente sua filha, a governadora do Maranhão Roseana Sarney será eleita senadora (se camarão votasse seria barbada para ela), o senador José Sarney acha aos 83 anos, que ainda tem físico e fôlego para novamente concorrer a uma vaga de senador pelo Amapá. Sarney acha que essa é única maneira de garantir a força política da família, que tem tido seu poder ameaçado no Maranhão. Embora anuncie intenção de candidatar-se ao senado o mais provável é que Roseana decida morar nos Estados Unidos. Os maranhenses acham que ela já vai tarde e os brasileiros agradecem. (Eli Halfoun)

Neymar já bate bola com os melhores do mundo

Nenhuma surpresa com a escolha de Cristiano Ronaldo como o melhor jogador do mundo em 2013. O craque português brilhou praticamente em todas as partidas e mostrou que sua relação com a bola e o campo de jogo é realmente uma relação de amor, como foi a de Eusébio. Messi, o papão da Bola de Ouro, não assustou dessa vez: esteve afastado de campo por contusão, jogou pouco e não chegou a surpreender em nenhum momento, se é que um craque como ele ainda precisa nos surpreender com alguma coisa. O que mais me chamou atenção foi ler na “Folha de São Paulo”, que o nosso Neymar ficou em quinto lugar entre os melhores do mundo. Não é uma colocação surpreendente (o garoto é bom de bola), mas mostra que Neymar está muito perto de ganhar uma, duas, três, quatro bolas de ouro. Faz pouco tempo que ele começou a jogar na Europa e sabemos que os olhos da critica esportiva internacional estão voltados inteiramente para o futebol europeu. Ainda assim Neymar chegou bem perto. Não há mais dúvidas de que poderá ser (e será) o próximo melhor do mundo. O brasileiro melhor de todos os tempos, Pelé, estava lá. Ganhou merecida homenagem que foi a mais importante de sua premiada carreira. Pelé chorou e mais umas vez fez o Brasil chorar de orgulho e de emoção. (Eli Halfoun)

CRÔNICA - O carnaval da vida

É tempo de carnaval, festa que já foi considerada pagã e que ainda hoje divide opiniões; tem gente que acha carnaval uma perda de tempo e dinheiro e uma sem-vergonhice, mas há os que esperam e se preparam durante os 365 dias do ano por aquela que é a maior e mais democrática festa do mundo - a única a permitir que todos sejamos príncipes, princesas, reis e rainhas por pelo menos os quatro dias e quatro noites em que somos todos absolutamente iguais para colocar para fora a alegria e as vontades muitas vezes reprimidas por toda uma vida. A questão moderna não é discutir o carnaval e nem olhar a festa apenas como uma válvula de escape das diversas e contidas emoções. Em seus quatro dias de chamada folia o carnaval (a festa é de um dia só: terça-feira que antecede a quara-feira de cinzas). O carnaval é (em apenas quatro dias) o perfeito resumo de como deveria ser a vida. Bem que poderia e deveria ser carnaval o ano inteiro para nos permitir viver intensamente e sem medos o ano inteiro e todos os anos. O carnaval se abre e nos abre para as fantasias (as de tecido e as emocionais), para a alegria completa mesmo que às vezes precise do empurrãozinho do alcoólico. O carnaval também é uma festa de solidariedade: quem coloca o bloco na rua saiu disposto a formar um único bloco com todo que o cercam. Deveria ser assim sempre: todos unidos em torno das mesmas emoções e todos cantando juntos e felizes para fazer uma sociedade unida e na qual ninguém é mais do que ninguém porque, afinal, o carnaval é de todos. Como a vida deveria ser. Não há fantasia mais completa para vestir do que a que aquela que o carnaval nos permite não como traje, mas sim e principalmente como uma lição de vida. Portanto, é hora de rasgar a fantasia dado egoísmo e da hipocrisia, vestir-se de você mesmo e tentar ser feliz o ano inteiro dividindo emoções e canções. Dividindo amor que se cabe inteiro em quaro dias pode caber mais completo nos 365 dias de cada ano. Não é difícil: nós é que fazemos a festa assim como nós é que construímos nossas próprias vidas sempre conscientes de que cada vida ao nosso redor depende da nossa para fazermos sempre um saudável carnaval o ano inteiro. (Ei Halfoun)

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Programas do governo estão ligados ao nome de Dilma. Inclusive os da era Lula

Não há como falar nos programas “Mais Médicos”, “Minha Casa, Minha Vida” e “Pronatec” sem que segundo recente pesquisa sejam diretamente ligados ao nome da presidente Dilma Roussef, que pode e vai capitalizar essa ligação na busca de votos para a reeleição. Analistas políticos acreditam que a oposição tentará mostrar na campanha de seu (ou seus) candidatos) que o “Minha Caca Minha Vida” é uma herança que Dilma recebeu do governo Lula. Perda de tempo já que o povão que vota também acha que Lula e Dilma formam uma dupla. Ou seja: quem vota em Lula está votando por tabela em Dilma e quem vota em Dilma está votando em Lula e em todos os programas sociais do governo, incluindo o PAC, do qual Dilma é chamada de mãe. (Eli Halfoun)

Novelas também podem e devem ter amor aos livros

O espaço comercial nos intervalos de programas de televisão é praticamente proibido para que editoras e escritores possam anunciar seus livros: nem as grandes editores e muito menos os escritores podem pagar os valorizados preços dos importantes espaços comerciais. Por isso mesmo a promoção de livros fica restrita ao trabalho de divulgação na mídia impressa, que também não costuma abrir muito espaço para a literatura. Assim é muito importante quando no “Domingão” o apresentador Fausto Silva abre sua estante para falar de livros. A televisão tem muitos espaços para falar (e recomendar) de livros em diversos programas como o autor Walcyr Carrasco está fazendo na novela “Amor à Vida”. Outros autores já fizeram isso em outras novelas. Carrasco é escritor e sabe muito bem as dificuldades enfrentadas por quem escreve para promover (e vender) suas obras. Ao recomendar, através de personagens, os livros que acha bons Carrasco presta excelente serviço pra a literatura e para os telespectadores, que podem se encaminhar às livrarias sabendo exatamente o que comprar. (Eli Halfoun)

domingo, 12 de janeiro de 2014

A ficção de um amor roubado alimentado pela fofoca da vida real

Junte um elenco de talento e afiado a um bom texto, locações interessantes e direção caprichada e acertada para ter a receita quase perfeita de seriado para a televisão. A fórmula é simples e parece receita de bolo da vovó, mas pra que ganhe sabor é preciso ter boas mãos para misturá-la. Essa mistura quase mágica fez o bolo crescer, aparecer e ganhar um sabor especial para mostrar com qualidade os “Amores roubados” na temporada de férias na televisão. O seriado dirigido por Luiz Carlos Villamarim e com um elenco de primeira reunindo Patrícia Pillar, Dira Paes (em ótimo momento), Osmar Prado, Murilo Benicio. Cassia Kis Magro, Isis Valverde Cauã Raymond garante mais uma boa audiência para a emissora que parece ter encontrado a fórmula para não sentir falta de seus programas habituais nos meses de descanso para todos, ou seja, televisão e telespectadores. Mas é com uma questão que nada tem a ver com o seriado propriamente dito que “Amores roubados” mais chama atenção: o suposto e exageradamente noticiado romance entre Cauã Raymond e Isis Valverde serviu de alavanca para promover o programa, fazendo o público alimentar-se de uma fofoca nunca confirmada, mas que para o grande público se confirma nos encontros quentes entre os personagens de Caiuã e Isis. Não é sempre que o público consegue separar os personagens e a vida real. Quase sempre grandes fofocas mesmo as inventadas são usadas para promover filmes, peças, programas de televisão e de rádio, livros e qualquer tipo de produtos. Fofoca ainda é uma grande peça promocional na ficção e na vida real. (Eli Halfoun)

Justiça do futebol se faz em campo. Não no tapetão sem critéio

Qual é o critério adotado pela Justiça para fazer justiça? Essa pergunta intrigante não teria sentido se o “fazer justiça” tivesse sempre os mesmos critérios, ou seja, o mesmo peso e a mesma medida em todas as questões e todos os julgamentos. Infelizmente não é assim que funciona. No futebol acompanhamos agora um rolo em que nem a Justiça se entende e se encontra. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva devolveu (por enquanto) o Fluminense para a série A do campeonato brasileiro, mas a chamada justiça comum (toda justiça deveria ser comum a todos) está fazendo o Fluminense retornar para a seg8unda divisão e dando para a Portuguesa a oportunidade de disputar na primeira divisão um direito adquirido em campo. O Flamengo também retomou na justiça comum os pontos que o STJ lhe havia tomado, mas pode sofrer outro tipo de punição já que, como se sabe no mundo esportivo, a Conmebol não gosta de incluir na Taça Libertadores clubes que procuram a justiça comum. É duro para quem gosta de futebol ver o nosso mais popular esporte envolvido em absurdas discussões que nada tem a ver com o esporte. Fica claro uma vez mais que o tapetão não orgulha a camisa de ninguém. (Eli Halfoun)

sábado, 11 de janeiro de 2014

Novos tempos nas novelas para colocar e discutir as relações afetivas

São realmente novos tempos de aceitação e compreensão, o que permite que pela primeira vez uma novela (no caso “Amor à Vida” discuta as relações homoafetivas com clareza e sem hipocrisia. O foco dado para a união entre Nico (Thiago Fragoso) e Eron (Marcelo Anthony) foi o mesmo que sempre se deu para um casal normal. Por normal entenda-se o que a sociedade estabelece e aceita sem questões ou discussões, ou seja, um casal formado por homem e mulher, o que convenhamos não é mais a verdade absoluta das relações afetivas desses tempos modernos. A relação entre Nico e Eron teve tudo o que envolve um até então considerado casal normal, como se amor não fosse permitido para todos. O amor entre Nico e Eron entrou em cena completo com sonhos, planos, desavenças e até traições porque mesmo que um casal seja formado por pessoas do mesmo sexo não deixa de ser uma união afetiva e que sempre envolve as mais variadas emoções. As relações homoafetivas de “Amor à Vida” foram colocadas desde o início com naturalidade, o que permitiu maior aceitação do público que, alis, até pediu que Nico e Felix (Mateus Solano) e Felix acabem juntos e felizes como prêmio ao amor, como costuma acontecer em qualquer novela e com qualquer casal formado por homem e mulher. O público também pediu que Eron encontre um novo amor: isso acontecerá quando ele conhecer o novo cirurgião-chefe do Hospital San Magno e que será interpretado por Eriberto Leão. Também pela primeira vez o público torce pelo final feliz de um casal (no caso dois) formado por homens. É sem dúvida um grande avanço da televisão e principalmente da sociedade. Desde o início Desde o início “Amor à Vida” coloca a discussão do amor em primeiro plano: outra relação considerada normalmente e preconceituosamente complicada é a que envolve um casal formado por um não autista e uma autista. A relação entre o advogado Rafael (Rainer Cadete) e Linda (Bruna Linzmeyer) mostra que o amor é normal, inteiro9 e intenso para qualquer casal não importa a condição social, física ou comportamental. O importante é que seja acima de tudo (e de preferência de tidos) amor. Nesse aspecto O autor Walcyr Carrasco está fazendo de “Amor à Vida” uma novela que ficará na história não só pelo sucesso, mas sim e principalmente pelos temas que colocou em discussão sem hipocrisia e com clareza. Como devem ser todas as discussões. (Eli Halfoun)

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Terno não é cartão de visita para ninguém. Muito menos nesse calor infernal

Em alguns momentos da vida pessoal e principalmente profissional a roupa faz diferença: durante os muitos atos que fui repórter em vários jornais era obrigatório que os repórteres usassem terno e gravata porque na época a roupa impunha mais respeito diante do entrevistado, embora como ainda hoje, muitos entrevistados de terno e gravata não merecessem o menor respeito. O calor foi aumentando as épocas se modernizando e o terno acabou saindo de circulação nas redações que já permitiam o uso de roupa esporte. Houve um tempo em que o uso do “safári” (calças leves e camisas leves da mesma cor) fosse usado pelo Presidente da República Jânio Quadros que varreu os austeros paletós para o fundo do baú do qual muitas vezes o próprio Jânio parecia ter saído pendurado em uma vassoura. Estamos em um escaldante início de 2014 e é um absurdo que algumas profissões ainda acreditem que o uso do terno é que lhes dá força, credibilidade e respeito. Políticos, pior exemplo, se obrigam a usar o tal traje completo, que muitos deputados estão sendo obrigados a trocar por uniformes de presidiários. Não faz sentido em um país tropical como o nosso usar roupas de países que vivem m climas mais amenos. São trajes que esquentam o corpo, fazem suar a camisa e não mais do que isso. Um bom profissional não precisa estar engravatado (praticamente enforcado) para desempenhar seu trabalho com seriedade e competência. Advogados, por exemplo, deviam poder (pelo menos nesse período de caldeira do diabo) freqüentar o Fórum em traje esporte, como reivindicam OAB. Na atual moda ternos não custam mais do que boas calças e boas camisas. Pelo contrário: um terno pode ser adquirido baratinho - até porque não será a roupa que mudará a conduta de ninguém. Sofrer com o calor é que pode mudar o comportamento e o humor das pessoas. Está mudando: agora mais do que nunca suamos a camisa para sobreviver. (Eli Halfoun)

Presidente vai inaugurar mais 500 creches esse ano. Já são quase duas mil em todo o país

A presidente Dilma Roussef apressa seus colaboradores para que concluam as obras de mais 500 creches para que possa inaugurar ainda esse ano, de preferência antes das eleições. Aos poucos a presidente vai cumprindo a promessa de inaugura seis mil novas creches em todo o país. Até agora inaugurou 1,3 do total prometido e mais duas mil estão em andamento com as obras bem adiantadas. Ainda assim a oposição pretende fazer cobranças durante a campanha eleitoral. Logo essa oposição que nunca ergueu uma única creche ou escola. (Eli Halfoun)

Lady Gaga emplaca "Applause", mas fica só nisso. Por enquanto

Mesmo com as venda do CD “Art Pop” não atingindo as estimativas Lady Gaga garante sucesso com o single “Applause”, lançado em agosto como uma espécie de balão de ensaio musical. O “balão” subiu bem e o singles atingiu dois milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos. A música é considerada um fracasso de crítica, mas ainda assim teve mais de 100 milhões de visualizações no You Tube, além de ser a música de maior audiência nas rádios americanas e permanecer entre as 30 mais vendidas no iTunesUSA. O público é um mistério. Quase sempre de mau gosto. (Eli Halfoun)

Governo proibiu quase dez mil empresas desonestas de participarem de pregões e licitações

Vejam só como as coisas começam a clarear para colocar fim a todo tipo de corrupção que acontece no país. A presidente Dilma está mostrando uma vez mais que realmente não admite mal feitos em seu governo e terminou o ano de 2013 com uma atitude nunca vista no país: 9.727 empresas estão proibidas de participar de pregões e licitações. A punição foi ordenada por improbidade, inidoneidade, burla à lei eleitoral ou decisão judicial. Parece que finalmente o país se encaminha para o “escreveu não leu o pau comeu”. (Eli Halfoun)

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Vamos praticar mais: só os preços doo motéis cairam no ano passado

Não foram poucos os aumentos que o IBGE registrou no ano passado. Os aumentos foram liderados pelo aluguel residencial que subiu 11,7%, seguido pelos aumentos de transporte escolar (9,65%), estacionamento (12,32%), médico (11,73%, fisioterapeuta (11,38%), tratamento de animais (10,6%) e mensalidades de clubes (13,12%). O levantamento revela um dado curioso. Só os motéis fizeram subir outras coisa,mas não os seus preços. Pelo contrário o preço da rotatividade caiu 9,38%. Não é muito, mas não deixa de ser um incentivo a mais para os casais. (Eli Halfoun)

Quem quer comprar? Religiões vendem livros, CDs e até TV por assinatura

Mais do que transmitir fé e segurança as religiões estão sendo utilizadas cada vez mais como ligação para a venda de produtos, o que começa a transformar igrejas em shoppings. O jornalista Giba Um lembra que em dezembro o padre Marcelo Rossi usava suas missas transmitidas pela televisão para aparecer em close e pedir aos fiéis que usassem o 13º salário para comprar o livro “Kairós”, de sua autoria., além do CD (também dele) “Já Deu Tudo Certo”. No recado publicitário o padre garantia que “as mensagens (do livro e dos CD) removem as pedras do caminho e são capazes de transformar os maiores problemas em soluções para a obra e a glória de Jesus”. Tem gente que acha isso de milagre. Também o reverendo R. R. Soares é um assíduo garoto-propaganda religioso e em seus programas (pagos) na Rede Bandeirantes utiliza um nom tempo para vender assinatura da operadora Nossa TV, de sua propriedade,que oferece 28 canais. O reverendo garante que adquirir uma assinatura será “uma benção muito grande para a sua casa”. Acredite se puder – puder pagar é claro. (Eli Halfoun)

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Justiça começa 2014 julgando processos antigos

A partir do próximo dia 3 quando os trabalhos serão oficialmente retomados o Supremo terá para julgar de saída cerca de 30 processos que foram interrompidos por pedidos de vistas dos ministros Entre os 30 processos, que deveriam ter sido julgados no primeiro trimestre de 2013, estão os que tratam de financiamento de campanha por empresas; autorização prévia para biografias validade dos planos econômicos de 1980 e 1990; recursos de condenados no mensalão e distribuição de royalties do petróleo. Como se vê é a própria justiça que empata o andamento da (e na) Justiça. (Eli Halfoun)

Polícia Federal não quer entrar em campo durante a Copa

Parece haver entre os brasileiros duas torcidas divididas na Copa do Mundo. Uma quer que a seleção se dê bem e conquiste o hexa e a outra torce para que a Copa seja um grande fracasso pra o país e, portanto, para a presidente Dilma, como se ela fosse a única responsável pela realização da Copa no Brasil, o que mesmo que isso desagrade aos pessimistas ajudará muito o país e seu povão. Tem torcida organizada fazendo de tudo para bagunçar a festa: veja só a Polícia Federal exige aumento salarial e ameaça fazer greve durante a Copa. Nesse caso o governo precisa bater bola com velocidade: é que o aumento só pode ser dado até abril já que a lei proíbe que sejam concedidos aumentos a partir de 180 dias das eleições. A grande preocupação do governo é evitar que as exigências e ameaças dos agentes federais contaminem as policias federal e militar nos Estados. Não adianta torcer contra. O Brasil campeão fará uma grande Copa. Para o bem de todos e felicidade geral da Nação. (Eli Halfoun)

Aécio quer chamar atenção trocando um por dois marqueteiros

O presidenciável Aécio Neves está com inveja da também presidenciável Dilma Roussef até na escolha de marqueteiro. Como o trabalho de João Santana tem sido do agrado de toda a equipe, Aécio resolveu colocar a culpa de seu ainda fracasso eleitoral no marqueteiro e a primeira medida foi afastar Renato Pereira que poderá ser substituído por Fernando Barros e Luís Costa Pinto, da Propeg, com quem Aécio está conversando. Já a bola de João Santana anda tão cheia no PT que o ex-presidente Lula praticamente exige que Santana também seja o marqueteiro da candidatura do ministro da Saúde Alexandre Padilha (promete 13 mil médicos no programa Mais Médicos até o final de março) ao governo de São Paulo. Será bem mais fácil reeleger Dilma do que emplacar Padilha. (Eli Halfoun)

Bolsas e acessórios de marca fazem o novo tempo de Lady Gaga na publicidade

Mesmo com o novo álbum Art Pop não ter sido um campeão de vendas em seu recente lançamento Lady Gaga continua sendo uma campeã em faturamento. Segundo ranking da revista Forbes ela faturou no último ano 80 milhões de dólares e só perdeu para Madonna que continua liderando o ranking com faturamento de 125 milhões de dólares. Lady Gaga não se abate e continua trabalhando muito: agora mesmo é também a garota-propaganda da Versace e protagoniza a nova campanha da marca de bolsas e acessórios. Embora cercada de bolsas Gaga fez questão de posar com pouca roupa, ou seja, praticamente nua, mas com os cabelos logos para prestar homenagem à cantora Donatella Versace, a comandante da marca. (Eli Halfoun)

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Um novo seriado para mostrar que talento também está na idade

Já imaginou um seriado com várias histórias com personagens mais velhos. É o que a Globo promete estrear breve. O seriado dirigido por Fernando Meirelles recebeu o título de “Os Experientes” e terá um elenco realmente experiente e da melhor qualidade cm as já confirmadas participações de Lima Duarte, Selma Egrei, Joana Fomm, Rolando Boldrin e Othon Bastos. Com esse time de mestres esse será um seriado que nenhum jovem ator deve perder para aprender. (Eli Halfoun)

Chapéu na mão na hora de pedir bons cargos em Brasília

Os pedidos de nomeações correm a toda nesse início de ano eleitoral. Entre os muitos pedidos feitos para a presidente Dilma Roussef um dos mais insistentes é o do deputado Henrique Alves, presidente da Câmara, reforçado pelo apoio do ministro Garibaldi Alves, da Previdência. A dupla quer que a presidente nomeie o desembargador Luiz Alberto Gurgel Farias para o Superior Tribunal de Justiça. No pedido argumentam que a presidente já nomeou dez ministros para o STJ e nenhum do Nordeste, o, segundo eles que mostra que é hora de colocar um potiguar no Tribunal. Esse continua sendo mesmo o país dos pistolões e do jeitinho brasileiro. (Eli Halfoun)

Copa: perder, perder, perder e ganhar, ganhar, ganhar

No último domingo o “Fantástico” promoveu uma enquete para saber dos torcedores o que a seleção brasileira deve fazer para conquistar o tão sonhado hexacampeonato. Como não existem fórmulas mágicas no futebol talvez a o melhor conselho tenha sido o de um torcedor que nem gosta de futebol, ma que garante a fórmula vitoriosa: “Para conquistar a Copa do Mundo o Brasil só precisa torcer (e torcer muito) para que os outros competidores percam todas as partidas. É impossível e nesse caso só nos resta ganhar em campo os jogos que disputarmos. Todo mundo sabe que na Fifa nada é tão honesto, mas o tapetão ainda não foi estendido por lá como aconteceu no nosso medíocre campeonato brasileiro. (Eli Halfoun)

Um mundo mal dividido na economia e no clima

Não é apenas socialmente que o mundo está mal dividido (uns com muito, outros com pouco e muitos com quase nada). A divisão é cruel também cli9maticamente, o que fica ainda mais evidente nesse período em que no Brasil se morre de calor e nos Estados Unidos o perigo é morrer congelado. Não seria mais justo se houvesse um pouquinho do frio americano por aqui e um pouquinho de nosso escaldante sol por lá. Esse é um problema climático e, portanto, da natureza, contra o qual nada podemos, mas mudar a divisão social está em nossas mãos. Que tal começar a pensar em dividir o quase nada que ainda temos com aqueles que não tem realmente nada? Esqueça que isso pode parecer mais uma ação política e lembre que é apenas uma necessária ação humana. (Eli Halfoun)

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Qualicorp é um crime contra os consumidores e os Planos de Saúde

A ANS (Agência Nacional de Saúde) anunciou há dias novas regras e obrigações para os Planos de Saúde que são um câncer na sociedade. Perda de tempo já que os planos nunca cumprem o que determinam as regras e ainda por cima o consumidor também fica nas mãos dos intermediários que cometem os erros (muitos) pelo quais os Planos acabam sendo responsabilizados. É o caso da Qualicorp, uma empresa que manipula os planos do funcionalismo público com as operadoras, ou seja, ganha uma fortuna apenas para funcionar como intermediária e conseguir descontos que não justificam a ditadura com que mantém suas absurdas imposições. A Qualicorp está a merecer com urgência uma ação (ou até uma intervenção) da ANS para impedir que regras abusivas e falcatruas jurídicas continuem prejudicando boa parte da população e punindo sempre as operadoras que se já são ruins sozinhas ficam bem piores nas mãos dos intermediários que, aliás, encarecem e atrapalham tudo nesse país. A Qualicorp, por exemplo, usa e abusa do consumidor mudando ao seu bel prazer datas de pagamentos, cometendo um erro atrás do outro e deixando os portadores dois planos sem o devido e prometido atendimento. A saúde púbica brasileira é uma das piores do mundo até para quem ainda se sacrifica para pagar mensalidades exorbitantes. Fica pior ainda nas mãos de intermediários que em qualquer negociação só pensam em faturar alto sem prestar nenhum serviço decente e nenhuma vantagem. O governo está prometendo melhorar a saúde do país, mas para que isso aconteça precisa ficar de olho nos inescrupulosos intermediários (é definitivamente o caso da Qualicorp) que deixam a saúde e os planos ainda mais doentes. São necessárias urgentes punições para que intermediários como a Qualicorp não continuem brincando cada vez mais com a saúde dos contribuintes. Brincar com a saúde de quem paga caro (muito caro) por um Plano de saúde é caso de cadeia existem motivos de sobra para proibir que a Qualicorp continue atuando no mercado. Cadeia neles. (Eli Halfoun)

Playboy volta a ser ameaçada ao completar 60 anos de sucesso

Depois de ter sido quase fechada no ano passado a revista Playboy volta a enfrentar uma grave crise e novamente a ameaça de sair de circulação esse ano. A crise estaria sendo agravada pelas vendas que estão sempre abaixo dos 150 mil exemplares por número, ou seja, bem inferiores aos que a revista conquistou durante anos. A baixa venda provoca também a fuga dos anunciantes e queda de faturamento. Ainda assim a revista se mantém na luta e para a sua edição de janeiro promete duas capas: uma com a modelo Kate Moss, escolhida pessoalmente por Hug Hafner, o dono das marca, para comemorar os 60 anos da revista e a outra escolhida pelos editores brasileiros e que tem a modelo Veridiana Freitas. Para quem não se lembra ela é a modelo que frequentou muito a mídia por conta do romance que manteve com o cantor Gustavo Lima. O fato é que se a Playboy não reagir imediatamente nas bancas seus dias voltarão a ficar contados, o que será mais uma grande perda para o jornalismo impresso. (Eli Halfoun)

Funcionalismo público consome mais de um trilhão de reais

Mais de 70% da arrecadação de tributos de todo o país é gasto para o pagamento do funcionalismo público, ou seja, para nada. Dados do Portal da Transparência mostram que em 2013 o funcionalismo consumiu R$ 1,13 bilhões com o gasto para pagamento de pessoal e encargos. Quer dizer: pagamento para quem na maioria das vezes pouco produz com seu trabalho e ainda reclama muito dos baixos salários. A lei continua dizendo que “desacato a funcionário público é crime federal”. Crime federal é gastar nosso dinheiro para bancar mordomias. (Eli Halfoun)

Campanha eleitoral deixa agenda de Lula lotada nesse início de ano

Não é por falta do que fazer que o ex-presidente Lula pode reclamar nesse início de ano. Começou com a agenda lotada de compromisso, a maioria por conta da tentativa de reeleger Dilma Roussef: da agenda de Lula fazem parte alguns compromissos assumidos em acordo com o Planalto e outros com eventos que terão a participação da presidente Dilma. Por conta da campanha eleitoral Lula também visitará vários estados e dará o ar de sua graça nos palanques da presidente. Lula só não estará fisicamente ao lado de Dilma em julho quando passa uma quinzena fora do país em visita à Argentina, Japão, Vietnã, Timor Leste, Indonésia e Colômbia. Fará palestras acertadas pelo Instituto Lula e receberá títulos honoris causa. Vai mata seus desafetos de inveja. (Eli Halfoun)

domingo, 5 de janeiro de 2014

Beleza do elenco feminino não ajuda muito em "Além do Horizonte"

A beleza do elenco pode até ajudar, mas não é fundamental para garantir o sucesso de qualquer espetáculo no teatro, no cinema e muito menos na televisão. Se beleza fosse, no caso da televisão, garantia de audiência a novela “Além do Horizonte” seria um sucesso e não o fracasso que a coloca como a novela de menor audiência da Globo na história do horário. A novela é confusa, exagerada e com uma história que em momento nenhum consegue criar o mínimo de interesse no público, tanto que a Globo já prensa em diminuir sua duração para livrar-se de um problema e de um fracasso. Mas “Além do Horizonte” pode orgulhar-se de ter o elenco feminino mais bonito das atuais novelas. Se beleza fosse garantia de sucesso as atrizes Marcele Valente (Julia), Cristine Perin (Olívia), Day Mesquita (Fernanda) e Yanna Lavigne (Ana) colocariam a novela entre as mais vistas do momento. É verdade que elas aparecem pouco, mas quando o fazem são uma alegria visual para uma trama que ainda não se encontrou na própria história. (Eli Halfoun)

sábado, 4 de janeiro de 2014

Aumenta o número de votos brancos e nulos a cada eleição

Não são nada otimistas as previsões de analistas políticos em relação ao voto válido dos eleitores nas urnas. Acredita-se que haverá recorde de votos brancos e nulos na próxima eleição. A decisão de votar apenas para mostrar insatisfação com os candidatos tem aumentado de ano para ano: em 2012 somaram 32% os votos brancos e nulos na eleição para prefeito em São Paulo. Já em 2010 na eleição presidencial os votos brancos e nulos foram de 25% no primeiro turno e 28% no segu8ndo turno, o que mostra que voto obrigatório é coisa do passado. (Eli Halfoun)

Óculos escuros garantem mais faturamento para Neymar

Não se impressione se encontrar Neymar de óculos escuros em qualquer badalação noturna: ele não está com problema nos olhos e muito menos tentando se esconder. Os óculos escuros fazem parte agora de sua nova imagem: é que o jogador assinou milionário contrato internacional como novo garoto-propaganda da marca de óculos Police. Neymar entra no lugar de Beckman. Está mesmo com a bola cheia até fora de campo. (Eli Halfoun)

Gilberto Braga está noivo de seu velho companheiro

Oficializar o noivado mesmo depois de morarem juntos por muito tempo está virando moda também entre casais do mesmo sexo. Foi o que aconteceu há dias com Gilberto Braga e Edgar Moura Brasil quer vivem juntos há mais de 30 anos. Eles ficaram noivos em Paris e o perdido de foi feito por Gilberto Braga no restaurante L’Entrecôte, que é o preferido do novelista. O jornalista Bruno Astuto, que também oficializou seu noivado no ano passadio com o estilista Sergio Barros, estava lá e espalhou a notícia. Bruno e Sergio, aliás, prometem super festa de casamento para abril. O dia ainda não foi escolhido, mas certamente não será em primeiro de abril para evitar piadas. (Eli Halfoun)

Nova Louis Lane é pura sensualidade em revista

Idade não acaba com a sensualidade de nenhuma mulher. Exemplo: aos 39 anos a atriz Amy Adams, a nova Louis Lane de mais um filme do Super-Homem é um show de motivadora sensualidade na capa e no recheio da nova edição (a primeira do ano) da revista “Vanity Fair”. Amy também é destaque no filme “American Hustle” dividindo a cena com Jennifer Laurence com quem protagoniza um prolongado beijo na boca. Só no filme. Na vida real Amy é casada com Darren Le Gallo e tem um filha de 2 anos. (Eli Halfoun)

Fernanda Machado (a Leila) está com os dias contados em "Amor à Vida"

Leila, a personagem interpretada por Fernanda Machado em “Amor à Vida” está praticamente com os dias contados na novela: nos próximos capítulos ele morre vítima do incêndio de provocado por ela na casa para matar a rival Natacha. A morte de Leila tira Fernanda da novela (faz um ótimo trabalho como a vil fria e antipática), mas não dos planos da revista Playboy que a quer nua em suas páginas, o que estaria praticamente garantido depois de muitas conversas e acertos financeiros. A novela “Amor à Vida” ganhou nos últimos dias muitos comentários nos Twitter depois que o público achou que a personagem Ciça tinha morrido de uma queda provocada por Aline. A reação do público à morte que não aconteceu (Ciça ficou m estado grave) foi porque ela já tinha sobrevivido a queda de um penhasco para morrer em um escorregão dentro de casa. O público acha um absurdo, mas mesmo que tivesse acontecido não seria absurdo: são muitos os casos de pessoas que sobrevivem a acidentes graves e depois morrem em uma simples queda dentro de casa. Poderia contar aqui muitos casos, mas o fato é que o púbico ainda não acredita que a vida tem acontecimentos muito mais irreais do que os que acontecem em novelas. A vida real é uma novela cheia de surpresas diárias. (Eli Halfoun)

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Deputados acham a Câmara uma grande imobiliária. Muitas vezes é só isso mesmo

A Câmara Federal está se transformando em uma grande e lucrativa imobiliária: quer investir exatos um bilhão de reais para transformar cada um de seus atuais apartamentos funcionais em dois apartamentos menores para serem ocupados eventualmente por deputados que recebem mensalmente até R$ 70 mil reais de salário e, portanto, portanto, podem perfeitamente pagar aluguéis por temporada, que é exatamente o que costuma passar em Brasília. Não seria a primeira reforma provada pela não muito confiável Mesa Diretora: em 2012 foram investidos R$ 108 milhões na reforma de nove prédios e no ano passado outros nove prédios consumiram R$ 172 milhões em reformas. Das duas uma: ou os deputados comandam empresas construtoras especializadas em reformas ou acham que dinheiro cai do céu. Cai mesmo, mas do céu de nossos bolsos que só ficam a ver estrelas (Eli Halfoun)

Mais um ano para Thiaguinho e Fernanda Souza deixarem de ser solteiros

Se existe alguém torcendo para que o recém iniciado ano termine logo é a atriz Fernanda Souza. É que seu casamento com o cantor Thiaguinho está confirmado para fevereiro de 2015. Até lá o casal se dedicará aos preparativos e ensaios matrimoniais. A cerimônia será na igreja N. S. Brasil, em São Paulo, onde Thiaguinho mora e foi escolhida pelo noivo porque é uma de suas preferidas Fernanda e Thiaguinho decidiram fazer o curso pré-matrimonial oferecido pela igreja e por isso o cantor está fazendo malabarismo para conciliar as datas de suas apresentações em todo o país. Casar nos dias de hoje é mesmo uma ginástica. Em todos 0os sentidos. (Eli Halfoun?)

Globo quer mudar tudo em 2015 para recuperar audiência

Preocupada com a queda de audiência a Globo promete uma reviravolta em sua programação para 2015. A idéia é ir preparando o terreno desde já porque a reforma não livrará a cara nem dos chamados medalhões da emissora. Além de acabar com o Programa da Xuxa (não dá audiência) a Globo pode rifar também e definitivamente o “Programa do Jô”. Jô está com 75 anos e já pensa em aposentadoria, mas o motivo do fim do programa também é a baixa audiência. Nem Xuxa e nem Jô conseguem segurar a liderança de audiência, o que prejudica o faturamento que, aliás, eles ajudaram a ser bem alto durante muitos anos. (Eli Halfoun)

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

O mais importante momento da carreira de Anderson Silva em uma nova luta

A recente contusão de Anderson Silva é um bom motivo (e momento) para discutir a violência das lutas como esporte. Os mais entusiasmados torcedores de MMA e outras agressões aceitas oficialmente podem argumentar que Anderson Silva foi vítima de uma fatalidade. Foi sim, mas ainda assim é impossível não perceber que lutadores se expõem conscientemente a esse tipo de fatalidade, às vezes até como diz a palavra fatal. Em tidos os esportes existe sempre a possibilidade de uma contusão mais grave, mas em nenhum esporte o competidor sai de cena quase sempre com a cara arrebentada e o físico dolorido. Nesse momento ninguém pode prever se Anderson Silva voltará a pisar em um octógono. Sua luta agora é para voltar a viver sem medo porque além da dor da violência sempre existirá também a dor emocional da decepção e de uma perda não para o adversário, mas sim para o próprio esporte. Acredito que Anderson Silva deveria usar o grave acidente que quase lhe custou a perna para encabeçar um movimento de profissionais para repensarem as lutas, criar novas regras e o que é mais importante como preservar os lutadores das “fatalidades” de uma violência sempre esperada. Esse pode ser o momento mais importante da brilhante carreira de Anderson Silva. Mesmo que ele não volte a lutar. (Eli Halfoun)

Na Copa a vitória da competência. Não da obrigação

É tempo de falar de Copa do Mundo o que fará surgirem milhões de técnicos (todo torcedor se considera um técnico melhor do que o Felipão) para determinar a fórmula que dará ao Brasil o tão sonhado hexacampeonato. Não será tão fácil como mostram o otimismo do técnico Felipão e do supervisor Carlos Alberto Parreira. Todos nós torcedores apaixonados acreditamos que o Brasil tem obrigação de conquistar o campeonato mundial porque joga em casa. É bom não esquecer que todas as seleções que participam do campeonato também querem o título e algumas chegam com reais chances de conquistá-lo como, por exemplo, Alemanha, Espanha e Argentina. Há torcedores brasileiros menos otimistas que já apostam que a final da Copa ser entre a Alemanha e Argentina. Continuo apostando no Brasil até porque acho que a vitória é o que se busca em qualquer competição. Co0mio prêmio e não como obrigação. (Eli Halfoun)