sábado, 30 de novembro de 2013

É fundamental prevenir mulheres e homens contra o câncer de mama

Por mais que se façam fundamentais campanhas de prevenção o Brasil ainda tem, segundo dados oficiais, 576 mil novos casos de câncer por ano. Estatísticas confirmam que o câncer de mama ainda é o mais comum e fatal nas mulheres e o de próstata nos homens. Diante dos números uma pergunta se faz inevitável: será que estamos conduzindo bem nossas campanhas de prevenção? Talvez fosse o caso de fazer campanhas preventivas de mais fácil entendimento e que realmente possibilitem para a maioria da população aprender a prevenir-se para não precisar chegar até um hospital em uma fase adiantada da doença que certamente será fatal até porque os hospitais ainda não oferecem em sua maioria, atendimentos adequados. Campanhas de prevenção são fundamentais e deveriam ser para todos. Não entendo o motivo de nunca realizarem campanhas de prevenção contra o câncer de mama masculino: os especialistas com que conversei dizem que campanhas para prevenir o câncer de mana masculino não são feitas simplesmente porque o índice de homens vítimas da doença é pequeno e, portanto, não impõe a necessidade de uma campanha de prevenção. Ora, se campanhas de prevenção são justamente para evitar ou no mínimo diminuir o número de casos é de se supor que no caso do câncer de mama masculino índice o poderia ser zero, se os homens soubessem e acreditassem que câncer de mama também atinge o sexo masculino que não tem seio, mas tem mama – uma mama que pode ficar tão doente quanto a das mulheres. Prevenir é um verbo que deve ser conjugado por todos os sexos e em todas as doenças. Se não temos capacidade de cuidar adequadamente de todos os doentes que tenhamos pelo menos a capacidade de evitar que a população fique doente e morra se atendimento hospitalar. (Eli Halfoun)

Aécio quer Rita Camata como senadora para reforçar sua candidatura

O presidenciável Aécio Neves não vai bem nas pesquisas, mas não desiste: continua tentando convencer nomes de peso par reforçar sua candidatura. A atual missão de Aécio é tentar convencer a deputada Rita Camata, de 52 anos e que foi considerada a musa da Constituinte a tentar eleger-se senadora pelo Espírito Santo, o que sem dúvida reforçaria a aceitação de Aécio no estado. Ainda assim é pouco, muito pouco, para quem quer a Presidência da República. (Eli Halfoun)

Tucanos e peemedebistas derrubam novo imposto para a saúde

Em política nem sempre vale a máxima segundo a qual “partidos unidos jamais serão vencidos”. A história registra grandes derrotas de partidos que se uniram em torno de um nome ou uma causa. Dessa a união fez realmente a força: a parceria de tucanos e peemedebistas, que geralmente não se bicam, conseguiu derrotar, pelo menos por enquanto o projeto petista que pretendia criar uma nova contribuição social. A proposta era ter uma cobrança idêntica a extinta CPMF, que segundo estimativas poderia gerar mais de R$ 29 bilhões por ano para o setor de saúde, isso se o dinheiro realmente chegasse lá. O slogan usado pelos tucanos e peemedebistas ó tinha tudo a ver com o que quer a população, ou seja, “mais saúde, menos impostos”. Um dia a gente chega lá. Para sonhar ainda não é preciso pagar imposto. (Eli Halfoun)

No Planalto é preciso ter ovários para discutir pautas

Há dias no Planalto uma discussão sobre os vencimentos dos agentes de saúde, deixou a deputada Manuela D’Ávila tão entusiasmada que ela não mediu palavras e mandou essa: “É preciso ter culhões para tirar o projeto relativo à categoria da pauta. A presidente Dilma ouviu, sorriu e reagiu com bom humor: “O que é isso, minha filha? É preciso ter ovários”. A ala feminina adorou. (Eli Halfoun)

Fernanda Machado revela em fotos sua fase ousada e sensual

“Tem gente que vive fazendo plástica e por mais que tenha o corpo perfeito não é sensual” - quem diz é a atriz Fernanda Machado (a Leila de “Amor à Vida”). Fernanda, que com seu bom trabalho conseguiu fazer sua personagem ser odiada, é a capa da nova edição da revista “Top Magazine”. Em fotos de André Schilró, ela esbanja sensualidade em um ensaio glamuroso e ousado. A atriz não teve dificuldade para realizar o trabalho e diz que “hoje estou bem resolvida, sem nenhuma neura. Acho que isso é importante para você se sentir sensual”. Não basta se sentir: trem de ser. (Eli Halfoun)

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Uma avenida olímpica para lembrar sempre do craque Nilton Santos

A morte de qualquer pessoa é sempre motivo de tristeza e dor. A despedida de Nilton Santos também foi motivo de dor, mas nos conforta saber que ele deixou o campo da vida em um momento em que a partida estava muito difícil para que ele permanecesse em campo: Nilton Santos sofria de Mal de Alzheimer e aos 88 anos se foi para não permitir que os torcedores do “Nilton Santos Futebol Clube (Nilton são jogou no Botafogo e na seleção brasileira, mas colecionou a admiração de todas as torcidas) não sofrêssemos ainda mais com uma doença que já o tinha tirado do jogo fazia tempo. Nilton Santos foi generoso com a torcida ao não permitir que o pênalti do sofrimento e da dor fosse marcado. Deu um pulinho, saiu da grande área e não permitiu um gol contra da vida. Nilton Santos foi e é merecedor de muitas homenagens. Ganhará mais uma e definitiva: o botafoguense vereador César Maia deu entrada na Câmara Municipal do Rio ao projeto de lei que dará à Avenida Transolímpica o nome de Avenida Nilton Santos. Nem seriam necessárias muitas justificativas, ma assim mesmo entre muitas outras, o vereador disse que o trecho batizado com o nome do craque maior passará perto do Centro de Treinamento do Botafogo em Marechal Hermes. Nilton Santos já era definitivo em nossa memória. Agora ficará ainda mais. (Eli Halfoun)

Televisão brasileira não precisa copiar nada de ninguém

Afinal, qual é a da televisão brasileira? Sabemos todos que a maioria dos programas aqui exibidos são licenciamentos ou simplesmente cópias piratas de atrações de emissoras americanas e inglesas principalmente. A impressão que fica é a de que nossa televisão parece não ter a menor capacidade para criar programas, de preferência atrações que falem mais a linguagem do brasileiro. É só preguiça: profissionais brasileiros são perfeitamente capazes de ocupar o vídeo com novidades, ou seja, não é preciso copiar ninguém. Copiamos simplesmente porque é aparentemente mais fácil e mais barato e também porque o público tem aceitado bem qualquer cópia, por mais barata que seja. Ao vencer duas categorias do recente prêmio Emmy (o Oscar da televisão) mostra uma vez mais que quando deixam sabemos sim, criar e vender bons produtos e não só televisivos. A premiação de Fernanda Montenegro como atriz por sua atuação em “Doce de Mãe” não chegou a ser surpresa. Fernanda é uma atriz maravilhosa, ainda a melhor do país e tem o talento conhecido e reconhecido até por quem vive no interior do país com bolsa família, que lhe permite até ter um aparelho de televisão e, portanto, acesso aos talentos artísticos brasileiros e a informação sobre tudo o que acontece no mundo. A também premiada novela “Lado a Lado” só o que o mundo já sabe: é no Brasil que se criam e produzem e as melhores novelas do mundo. O prêmio de “Lado a Lado” só surpreendeu porque a “novela “Avenida Brasil” de tanto sucesso era considerada uma barbada. “Lado a Lado” foi o reconhecimento maior de dois estreantes autores (João Ximemes Braga e Claudia Lage) e do brasileiro e competente trabalho de reconstrução de época que nos ensinou a história do país da forma mais adequada de ensinamento, ou seja, divertida e através de imagens (o que a memória cerebral não guarda a memória visual nunca esquece). Prêmios como os agora e novamente conquistados são motivos de orgulho, mas nem por isso a televisão deixará de continuar copiando o que é de fora. Copiar não é nenhum crime desde que seja uma cópia assumida e produzida com qualidade. Em tempo: só vale copiar o que é bom. (Eli Halfoun)

Uma obra incomoda muita gente, reclamar incomoda muito mais

Bom mesmo é reclamar. É assim que caminha a humanidade sempre insatisfeita por conta de um olhar pessimista do qual não consegue ficar livre. Durante anos os cariocas reclamaram que a Perimetral construída como solução para o trânsito, o que nunca chegou a ser, escondia algumas das belezas históricas da cidade. Agora a reclamação se volta para a demolição dessa mesma Perimetral que já na primeira implosão deixou novamente aparentes os prédios históricos e culturais da sempre Cidade Maravilhosa. É evidente que a demolição da Perimetral está incomodando e atrapalhando muito quem é obrigado a circular de carro e mesmo a pé pelo centro histórico do Rio. Não temos paciência para esperar pelas belezas e benefícios prometidos com o novo espaço que se abrirá na cidade. Quando tudo estiver pronto e funcionando aí sim ficaremos entusiasmados e agradecidos pelo novo. Acontece o novo (e não em relação a obras) sempre tem um custo alto além do material: incomoda e assusta muito, mesmo que não seja uma obra tão gigante como a demolição da Perimetral e a criação de um novo e fundamental espaço para o Rio. Obras são uma espécie de tortura lenta e barulhenta com a qual não conseguimos conviver nem mesmo em casa. Se você precisa fazer um pequeno reparo na cozinha ou no banheiro a casa inteira sofrerá com a sujeira, o entulho e a lentidão de iniciar uma nova fase na casa.L. É impossível fazer qualquer obra sem fazer barulho e bagunça. O preço do novo é sempre grande e é sempre também um preço que não queremos pagar, embora seja necessário. O novo espaço no centro do Rio terá de enfrentar ainda muitas reclamações, insatisfações (foi assim com as obras do hoje elogiado Metrô), mas no final concluiremos que valeu a pena. Agora já se fala também na possibilidade de no futuro demolir o viaduto Paulo de Frontin outra obra faraônica que nunca foi bem explicada, também escondeu parte da cidade e nem serviu ao contrário do que anunciou e se esperava para muito em matéria de mobilização urbana. Não adianta reclamar: temos mesmo de conviver por um grande período com todos os incômodos que qualquer obra impõe. Então, só reta manter o otimismo da esperança de que no futuro tudo estará bem melhor. (Eli Halfoun)

Advogado de Roberto Carlos solta a voz na noite paulista. Com autorização

Que saber o que é a "política do jegue"? Pergunte ao Moreira Franco

O leilão dos aeroportos correu por conta do jegue” – era assim que o ministro Moreira Franco explicava há dia o leilão do Aeroporto Internacional do Rio. Aos que não entediam a brincadeira o ministro fazia questão de explicar a “política do jegue”: “É de passos curtos, firmes e sem cair no atoleiro”. Para a pergunta sobre o que acontecia quando o jegue empacava o ministro tinha outra resposta na ponta da língua: “Aí ninguém consegue movê-lo”. Essa “política do jegue” , no caso do burro, é praticada no Brasil por muitos políticos empacados. (Eli Halfoun)

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Papa Francisco não joga conversa fora para mudar o mundo e os homens

O Papa Francisco falou e disse. A nova carta-documento (escrita em espanhol não fosse o Papa argentino) não é um importante recado apenas para a igreja católica: serve para todas as religiões, todos os povos, todos os homens que precisam rever seus conceitos e comportamento e não apenas o religioso que quase sempre usa Deus como desculpa para seus erros e exageros. Ninguém tem dúvidas de que a igreja católica parou no tempo e que passou da hora de rever e modernizar seus pensamentos e suas pregações, especialmente as religiosas. O Papa Francisco vai, não tenho dúvidas, mudar a igreja católica que com ele finalmente avançará tudo o que devia ter avançado faz tempo. O Papa Francisco tem uma visão moderna e humana sobre o planeta e se conseguir mudar a igreja como já está fazendo sem dúvida mudará o mundo. Ajudará a construir com fé, solidariedade e acima de tudo humanidade, um mundo realmente melhor e não apenas nos demagógicos discursos dos que embora ainda não tenham aprendido ainda governam o mundo. Governam mal, mas governam. (Eli Halfoun)

Globo grava novela na Argentina para baratear custos

A onda de correr atrás de mão de obra mais barata está valendo também para a Rede Globo que estuda a possibilidade de gravar o remake da novela “O Rebu” na Argentina. Os bons profissionais da televisão argentina ganham menos do que os brasileiros, o que diminui muito o custo total de produção de qualquer programa. Em princípio a estréia da nova “O Rebu” está prevista para o segundo semestre do ano que vem. A novela desenvolverá sua nova trama dentro de uma casa como aconteceu na primeira versão exibida nos anos 70. Na época a expressão rebu estava em alta, mas hoje quase ninguém da nova geração de telespectadores sabe o que ela significa. No dicionário é definida como “confusão, bagunça”. Nos anos 70 a gíria rebu era utilizada para citar como um rebuceteio, ou seja, um rebuliço. Os anos passaram a expressão saiu de moda, mas o Brasil continua um rebu. Bota rebu nisso. (Eli Halfoun)

Pães e biscoitos fazem a festa do café e do lanche no Planalto

Parece que com exceção da presidente Dilma, que eliminou os biscoitinhos que consumia com o cafezinho (como político adora tomar cafezinho acaba ingerindo calorias e calorias em biscoitinhos), a turma que trabalha na Presidência da República não tem a menor intenção, ao contrário da chefe, de perder os quilinhos a mais e continuará consumindo pão e biscoitos o dia inteiro. É o que se supõe diante da nova encomenda feita pela Presidência da República: acaba de adquirir 1,2 toneladas de pães de forma da marca Bambina. Não é só: também encomendou 200 quilos de biscoitos caseiros de diversos sabores da marca Di Minas. Pagou pelo total da encomenda de engorda R$ 16,1 e assim engordou também as despesas da Presidência. Os pães serão consumidos no café da manhã e no lanchinho da tarde, que são justamente os horários em que todos os funcionários estão em seus postos para a boca livre. (Eli Halfoun)

Silvia Pfeifer volta ao teatro para ser a nova Maria Callas

Ninguém esperava, mas a atriz Silvia Pfeifer foi a escolhida pela diretora Marília Pêra para ser a intérprete de Maria Callas na nova montagem do espetáculo “Callas” que tem estréia prevista para janeiro no Raio. Silvia será dirigida pela primeira vez por Marília que interpretou Callas na primeira montagem teatral baseada na vida da cantora e mulher de do milionário Aristóteles Onassis, que depois casou com Jacqueline Kennedy. O casamento de Onassis e Callas também repercutiu mundialmente por conta de um contrato inédito: o documento estipulava que o casal só teria encontros íntimos quatro vezes por ano. Onassis era um esbanjador de dinheiro, mas pelo visto muito econômico na prática sexual. Pelo menos em casa. Como, aliás, acontece com a maioria dos maridos. (Eli Halfoun)

Roberto Carlos ficou babando com Anitta no palco

Quem assistiu garante que Roberto Carlos não conseguiu disfarçar o entusiasmo quando a funkeira Anitta entrou no palco do especial cantando “Força Estranha”. Anitta também estava entusiasmada e emocionada e fez questão de avisar ao cantor: “Eu só estou fingindo que não estou nervosa. Eu agradeço por mim e pela galera de dance e funk. Eu também sou romântica, viu Roberto?”. Foi a “deixa” para RC e Anitta formarem uma dupla inesperada na interpretação de “Olha”. Garante-se que Roberto ficou babando com Anitta, mas só no palco. A gravação do especial teve muitas emoções e um digamos arrojo de Roberto que pela primeira vez aceitou usar uma gravata com filetes laterais em vermelho, cor que ele sempre detestou por conta de suas manias. Sempre exageradas. (Eli Halfoun)

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Alerta aos turistas também é fundamental para todos nós

O Consulado dos Estados Unidos, no Rio, está distribuindo panfletos com orientações aos turistas americanos para que evitem “dar mole” e aumentar a estatística da violência no Rio. Não há nenhum desrespeito ou exagero na conduta do Consulado ao tentar preservar os visitantes. Muita gente reclama dessa atitude, mas a verdade é que no momento ela é fundamental para evitar assaltos, roubos, enfim para que os turistas possam visitar nossos belos pontos turísticos em paz. Essa conduta de orientação e alerta deveria ser tomada também pelas autoridades diplomáticas brasileiras quando os brasileiros visitam os Estados Unidos ou outros países. Em nenhum país o turista está totalmente a salvo da violência praticada contra visitantes que passeiam tranquilamente pelas ruas e não conhecem os hábitos das cidades que visitam. Nosso sentimento é de vergonha: é de nos deixar ruborizados ter de admitir que violência apavora e afasta turistas que querem conhecer (de preferência em paz) uma das mais belas cidades do mundo. Há um outro aspecto nesse alerta: ele está nos mostrando claramente que chegou ao fim antes do que se podia esperar a ilusão de que as UPPs acabariam com uma violência que está longe do fim - um fim que nunca chegará. As UPPs melhoraram a vida em muitos, mas criaram uma nova rota para os bandidos: quem não consegue mais agir nos morros precisa descer para o asfalto e continuar fazendo do dos roubos o seu sustento. O alerta feito aos turistas americanos serve para todos, especialmente nesse período de festa quando andamos pelas ruas mais preocupados em comprar do que em nos prevenirmos. Geralmente os turistas são vítimas da violência nos pontos turísticos. Nós somos vítimas em qualquer esquina de ruas cada vez menos policiadas. (Eli Halfoun)

Lady Gaga quer aparecer e usa batom vermelho nos mamilos

Lady Gaga não está economizando ações para promover seu novo CD Artpop que finalmente será colocado à venda em todo o mundo. Antes de lançar o novo álbum Lady posou para a revista GQ italiana e voltou a fazer poses ousadas: aparece seminua e em uma das muitas fotos exibe o busto com o mamilo pintado de batom vermelho. Gaga continua sendo uma das campeãs mundiais em faturamento musical: no ano passado embolsou R$ 180 milhões. Só perdeu para Madonna que faturou R$ 280 milhões. Pelo visto esse ano o faturamento deverá ser maior, mas nem por isso elas pensam em diminuir o número de shows. Quanto mais dinheiro melhor para garantir o futuro depois que essa febre acabar. (Eli Halfoun)

Dirceu quer que petistas insistam na tese de "golpe político"

Bater na tecla do “golpe político” foi a instrução que companheiros do PT receberam de José Dirceu quando foram visitá-lo na Papuda. Dirceu também conversou com as visitas dizendo que acha que a tese do “golpe político” deveria ser defendida também pelo ex-presidente Lula, que está preferindo não entra nessa tese furada. (Eli Halfoun)

Ex-ministro faz festa de arromba depois de escapar do mensalão mineiro

Nem só de assuntos políticos é alimentada a roda de fofoca em Brasília. O mais recente e constante comentário é o casamento de Érika dos Mares Guia filha do ex-ministro do Turismo Walfrido Mares Guia ÁGUIA. O casamento de Érika com e José Renato Tourinho está sendo considerado a festa do ano: aconteceu em Punta del Este, durou dois dias e segundo os jornais uruguaios, custou R$ 3 milhões, incluindo o cachê da cantora Dione Warwick para um show especial. Só para lembrar: Walfrido escapou de indiciamento no mensalão mineiro por conta de seus 70 anos de idade. Esse sim pode dizer que está na melhor idade. (Eli Halfoun)

Tata Werneck deixa Roberto Carlos bem humorado em especial de fim de ano

Tatá Werneck colocou parsa fora o seu lado comediantes para enfrentar a emoção que sentiu ao gravar ao lado de Roberto Carlos para seu especial de fim de ano. Para não chorar a atriz preferiu brincar no palco e de saída avisou para RC: “Roberto eu não sei como vou pagar essa roupa, mas obrigado. Dividi em 10 vezes no cartão de uma tia, mas estou muito feliz. Estou de calcinha-short e não respiro há uma semana, mas estou muito honrada”. Tatá chsmou RC todo o tempo de Roberts e ele a achou muito divertida. Bom humor de rei é coisa rara. (Eli Halfoun)

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Cada um precisa cuidar da própria vida para evitar absurdos na internet

Nos últimos dias têm sido constantes as notícias de jovens (ainda meninas) que se matam depois de terem expostas na internet suas as intimidades com namorados ou amigos. Elas morrem literalmente de vergonha e não há nada que se possa fazer. É preciso, isso sim, orientar mais os jovens sobre a obrigação mortal de utilizar o espaço livre e democrático da internet para difundir cultura, informação, amizade e comportamentos decentes e exemplares decentes. Não há como vigiar os jovens (seriam mesmo só os jovens?) que se “divertem” com a desgraça alheia postando vídeos desrespeitosos e agressivos. Por mais que se busque através de formas policiais e jurídicas como exercer esse tipo de bloqueio os internautas que ainda não entenderam que a internet tem uma missão muito maior do que apenas a de servir como diversão para brincadeiras de mau gosto. Quem não tem respeito e age sem qualquer escrúpulo postando suas intimidades e a dos outros dificilmente mudará seu doente comportamento doentio simplesmente porque não tem educação e respeito e não sabe se comportar diante de um veículo tão poderoso quanto a internet do bem. Talvez as mortes divulgadas sirvam de alerta para que moças em busca de um necessário prazer sexual aprendam que elas sim é que precisam preservar-se e não permitir que esse tipo de vídeo seja gravado em nome de um momento supostamente quente de liberdade sexual. Liberdade sexual é outra coisa que nada tem a ver com as cenas explícitas de sexo que muitas pessoas mal informadas ainda confundem com liberdade. Cenas de sexo nem representam qualquer tipo de prazer sexual; Prazer sexual também é outra coisa. Vamos lá: é preciso preservar o corpo e a vida. Só quem age como se estivesse dando um passo ousado ou um dando grito de liberdade pode fazer com seu corpo e a sua vida. A vida precisa ser valorizada em tidas as situações e em todos os momentos. Do contrário deixa de ser vida. (Eli Halfoun)

Brasileiro está mais desconfiado e menos generoso com filantropia

Estudo realizado pela Charties Aid Foundation para o ano de 2012 mostra que em matéria de filantropia o Brasil está menos generoso. O estudo foi feito em 153 países e mostrou que o volume de doações em dinheiro, tempo (voluntariado) e ajuda a terceiros o Brasil registra uma queda e está com apenas 25% de pessoas que doaram dinheiro e 15% que realizaram trabalhos voluntários. Os campeões de filantropia são os australianos com 70%, os neozelandeses com 68% e os canadenses com 64%. Os números não significam que o brasileiro menos generoso, mas sim que está cada vez mais desconfiado com o rumo real que é dado ao dinheiro doado para a filantropia. Ta certo sim: geralmente o dinheiro de doações vai parar nos bolsos de políticos inescrupulosos (existe algum que não seja?) e não em benefício dos que realmente necessitam. (Eli Halfoun)

Advogados querem cassar o registro de José Dirceu na OAB

Mesmo recolhido na Papuda o ex-deputado e ex-ministro José Dirceu pode enfrentar outro problema. Agora é a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que estuda um pedido de suspensão do registro de advogado de Dirceu. Muitos profissionais da área acham que ele perdeu idoneidade moral, que é o principal requisito para a concessão de uma carteira da OAB. Vai ser difícil conseguir já que em 2005 quando Dirceu foi cassado o mesmo pedido o ameaçou, mas a OAB negou o pedido de suspensão de seu registro. Deve negar outra vez. (Eli Halfoun)

Padre Marcelo Rossi entra nas promoções comerciais de Natal

Natal é tempo de festa e é também (talvez principalmente) época de faturar. Até o padre Marcelo Rossi sabe disso e está enviando e-mails para fiéis aconselhando que invistam parte de 13º salário nas obras de sua igreja, em São Paulo. Padre Marcelo Rossi não pede dinheiro: apenas aconselha os fiéis a comprarem (e se possível mais de um) o livro “Kairós” e o CD “Deu Tudo Certo”. O padre garante que essa é uma “promoção abençoada com um retorno que não é apenas material". De saída está praticando, como, aliás, todo o comércio, preços promocionais: o livro sai por R$13,90 o exemplar e o CD está custando r$ 9.90. que é preço de camelô. Não é muito para, como diz o padre “remover as pedras do caminho”, isso se não tropeçar antes em uma delas. (Eli Halfoun)

Até adversários acham que Dilma está mais viçosa e com o rosto mais jovem

Vale tudo para ficar bem na fita do Planalto: a presidente Dilma Roussef passou a merecer elogios que nunca lhe tinham sido feitos e pelos quais não esperava. Muitos frequentadores (incluindo adversários) do Planalto acham que apesar das crises que tem enfrentado (e superado) a presidente está “mais viçosa” e “com um rosto mais jovem”. Para os que acham que a presidente submeteu-se a um procedimento cirúrgico assessores de Dilma apelam para o depoimento do cirurgião plástico Renato Vieira, que é o especialista que acompanha Dilma há anos. Ele garante que não fez nenhum procedimento cirúrgico ou estético no rosto da presidente. Se continuar assim não demora muito ela estará dando dicas de beleza em seus pronunciamentos. (Eli Halfoun)

Em Minas só um candidato está na base do já ganhou para o Senado

A eleição está indefinida e perdida em muitos estados nos quais no momento é temeroso fazer qualquer previsão. Em Minas, por exemplo, a única coisa dada como certa é a mais do que provável vitória do governador Antonio Anastasia como senador pelo estado. A eleição de Anastasia é considerada barbada e por conta disso está difícil encontrar outro ou outros candidatos que queiram entrar na briga para o Senado. Até o PT que deverá ter como candidato ao governo do estado o ministro do Desenvolvimento Fernando Pimentel está tendo dificuldades para encontrar quem queira tentar ser senador. Os candidatos sondados estão tirando o corpo fora porque só querem entrar na briga para ganhar, o que é pouco provável. (Eli Halfoun)

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Paparazzi X artistas: essa briga precisa terminar. Parar de se esconder é a solução

Em entrevista ao jornal O Dia do Rio o ator Thiago Rodrigues (atualmente na novela “Além do Horizonte”) levanta novamente a velha questão da busca de certa parte da imprensa (já é toda) por fotos e fatos que revelem a intimidade dos ídolos. É uma discussão antiga e como tantas outras nunca terá fim. O assédio da imprensa aos ídolos sempre existiu e no cinema o ator Clark Gable vivia sendo perseguido por fotógrafos que na época nem eram chamados de paparazzi. Conta-se inclusive que um dia Gable, cansado de tantas fotos escondidas, resolveu vingar-se dos fotógrafos e sempre que percebia a presença de um ou mais tirava a dentadura, segurava-a nas mãos e permitia as fotos. Aos fotógrafos especializados em digamos flagrantes proibidos só interessa fotografar enquanto o artista se esconde. Portanto, é fácil resolver o problema, com, aliás, muitos resolveram: basta parar, fazer pose e pronto os fotógrafos perderão inteiramente o interesse por tratar-se de um foto comum (se bem que hoje ninguém está livre da câmera indiscreta e invasiva de um telefone celular) Esse tipo de assédio que realmente incomoda muita gente, aumentou muito com o sucesso da televisão que popularizou atores e criou certa “intimidade” entre o ídolo e os fãs sempre curiosos, querendo saber mais sobre seus ídolos, de preferência sobre as intimidades porque,convenhamos o ser humano é muito curioso, gosta de fofoca e não fica satisfeito com as entrevistas e reportagens praticamente oficiais. O ator Thiago Rodrigues está coberto de razão quando reclama da perseguição que ele e seus colegas sofrem. Faz parte do jogo, sim, mas nem tanto: a mídia também precisa começar a respeitar a intimidade dos ídolos que se estão expostos pela televisão, não precisam ter suas vidas limitadas quando não estão trabalhando. Repito: quando os artistas se deixarem se fotografar posso garantir que esse tipo de fotos perderá o interesse: quanto mais o artista se esconde, mais imprensa e público querem saber sobre o que geralmente apenas imaginam. Quando esse jogo de “gato e rato” terminar não haverá mais nenhum interesse por fotos supostamente proibidas já que muitas vezes as fotos “proibidas” são permitidas e até combinadas. (Eli Halfoun)

Novelas preocupam a Globo.É hora de mudar o rumo

A novela “Além do Horizonte” ainda não emplacou (pelo visto nem vai) e a baixa aceitação preocupa a direção da Globo que realiza reuniões e mais reuniões na tentativa de encontrar os motivos da baixa audiência, o que significa que a novela pode mudar completamente seu confuso rumo. Não está afastada também a possibilidade de antecipar a estréia da próxima novela. Mesmo com a ótima audiência que vem conquistando ultimamente a emissora também identifica problemas em “Amor à Vida”, especialmente em relação ao casal Patrícia (Maria Casadevall) e Michel (Caio Castro). A emissora acha que o casal já esgotou seu estoque de “loucuras de amor” e que é hora de dar um novo caminho para o casal - caminho que, aliás, está sendo providenciado pelo autor Walcyr Carrasco. Esse não é o melhor momento da Globo com novelas. “Jóia Rara”; também não conseguiu atrair o interesse do público e como “Além do Horizonte” pode ter sua duração encurtada, ou seja, acabar antes do tempo previsto. Talvez o público nem perceba ou sinta falta. (Eli Halfoun)

Cuidado, muito cuidado, com o que você está comprando e comendo

O alerta foi feito em recente reportagem de O Globo: o já tão explorado consumidor está comprando nos supermercados gato por lebre. Nem tudo que se anuncia como bom para a saúde parece, mas não é. A indústria alimentícia usa como sempre muitos artifícios para enganar o consumidor. Exemplo: às vezes você pode estar comprando um azeite anunciado como azeite, mas na verdade está adquirindo uma mistura de óleo de soja com o mínimo de azeite de oliva, mas pagando o preço de um azeite original. Também acontece com iogurtes, requeijões e muitos (muitos mesmo), outros produtos. Nutricionistas aconselham o consumidor a ler todas as especificações obrigatórias contidas nos rótulos para saber o que realmente está consumido. Desse jeito temos de ir aos mercados munidos de poderosas lentes para ler o que estão nos vendendo de verdade. Estamos virando verdadeiros shelock holmes do consumo. (Eli Halfoun)

domingo, 24 de novembro de 2013

Opinião pública não perdoa. Agora advogados julgam Joaquim Barbosa

Na vida ninguém é herói ou bandido por muito tempo. É o que começa a acontecer com o presidente do STF Joaquim Barbosa ameaçado até com a possibilidade de um pedido de impeachment. Considerado um verdadeiro herói por sua atuação à frente do julgamento do mensalão (há quem acredite que se não fosse seu empenho o julgamento nem teria acontecido) Barbosa passou a ter conduta julgada e condenada diante da prisão dos mensaleiros e principalmente do descaso com que viu a doença de José Genoino. O até recentemente inatacável Barbosa passou a ser o alvo de críticas como a do advogado (professor de Direito da PUC há quase 40 anos) Antonio Bandeira de Mello que em entrevista ao jornal O Dia, do Rio, disse com todas as letras: “Joaquim Barbosa é um homem mau, com pouco sentimento humano”. O professor se refere claramente a forma como o ministro conduziu a prisão de Genoino e diz mais: “Acho que é mais um problema de maldade. Ele é uma pessoa má. Falo sem nenhum preconceito com a pessoa dele pois já o convidei para jantar na minha casa. Mas o que ele faz é simplesmente maldade”. As críticas ao presidente do Supremo ganharam apoio de juristas, intelectuais e lideres petistas que subscreveram um manifesto condenando a postura de Barbosa, ou seja, a segundo O Dia, “ação supostamente arbitrária do ministro na prisão dos condenados no processo do mensalão seria passível de um processo de impeachment”. Segundo o professor Bandeira de Mello o fato de Barbosa ter mandado para o regime fechado pessoas que haviam sido condenadas ao semiaberto e a expedição de mandados de prisão em pleno feriado da Proclamação da República sem as respectivas cartas de sentença (emitidas 48 horas depois) contrariam a legislação e poderiam motivar o afastamento de Barbosa. Estava na cara que as críticas aconteceriam e quem me acompanha aqui no blog sabe que escrevi alertando para o fato da opinião pública ver em Genoino doente um mártir e não um réu quer está pagando por um crime que, segundo ele, não cometeu. Não importa: a sentença foi dada, precisa ser cumprida, mas é preciso tomar muito cuidado para que os condenados não passem a ser vítima de uma Justiça supostamente mal conduzida pelo menos nesse caso. O fato pé que o ministro Joaquim Barbosa tido pela população como o salvador da pátria (já o queriam Presidente da República) não está livre como qualquer um de nós ao julgamento humano e a dança de opiniões que o dia a dia propicia na opinião dos homens. É certo que Barbosa terá de rever (está revendo) alguns comportamentos. Julgamentos não são feitos apenas com as leis. É preciso que o coração do homem também fale. E fale mais alto. (Eli Halfoun)

Barbosa não pensa em aposentadoria e quer ficar no STF até 2024

Joaquim Barbosa está completando seu primeiro ano com presidente do Supremo Tribunal Federal, o quer significa que terá mais doze meses para ocupar o cargo, que depois passará para seu vice Ricardo Lewandowski (terá como vice a ministra Carmem Lucia). Depois que deixar a presidência Barbosa permanecerá na Alta Corte até 2024 quando completará 70 anos e terá de se aposentar. O que se sabe até agora é que antes de 2024 Barbosa não tem a menor intenção de se aposentar imediatamente o que afasta a possibilidade de ele vir a concorrer a qualquer cargo como político, apesar da insistência de muitos convites de todos os partidos. No momento ele seria mesmo um braço forte para eleger vários companheiros de partido. No fundo é o que realmente os partidos querem. (Eli Halfoun)

Mensaleiros podem gastar R$ 125 por semana na Papuda. É pouco para quem ficou com tanto

Os condenados do mensalão que estão na Papuda podem tem o benefício de comprar lanche extra na cantina da penitenciária. Para isso podem receber por semana R$ 125,00. A quantia só pode chegar às suas mãos através de seus advogados. É uma ninharia para quem, como se viu no julgamento acumulou tanto com o mensalão. Agora só falta que eles, que se julgam inocentes, digam que não em de onde tirar R$ 125 semanais. Perigo: pode acontecer um “semanão” na Papuda. (Eli Halfoun)

Namorada de Cristiano Ronaldo bate um bolão em fotos sensuais

Enquanto o craque português Cristiano Ronaldo faz a festa nos campos de futebol sua namorada a bela modelo russa Irina Shayk, de 27 anos, faz a alegria da torcida em fotos sensuais para revistas internacionais. Ela está, por exemplo, na revista “7 Hollywood” em fotos à base de toples com parte dos seios com muito brilho, short e botas de couro até o meio das coxas, Irina é considerada uma das modelos favoritas da Europa e foi escolhida com a modelo da marca de lingerie Intimissimi. Ela é considerada mais um golaço de Cristiano Ronaldo que pelo visto bate um bolão também fora dos gramados. (Eli Halfoun)

Livros blindam o casamento da filha de Edir Macedo

A apresentadora de programas religiosos e também palestrante Cristiane Cardoso, a filha de 40 anos do bispo Edir Macedo também herdou do pai (herdará muito mais no futuro) o sucesso digamos literário. Enquanto o papei já vendeu 12 milhões de exemplares dos 26 livros que escreveu a filhinha está vendo seu recente livro “ Casamento Blindado” ultrapassar a marca de 1,2 milhões de exemplares, o que animou a apressar o lançamento de “120 Minutos para Blindar seu Casamento”, escrito em parceria com o marido Renato Cardoso. Cristiane e Renato estão casados desde 1991 (na época ela tinha 17 anos). Como escritora já tem quatro livros, mas é na Universal que desenvolve outros trabalhos como um o projeto que envolve comportamento feminino. Mãe de um filho adotivo Cristiane deu ao projeto o nome “Godlywood”. Ela parece gostar muito do inglês e na Record apresenta um programa chamado “The Love School”. Deve ser para poder cobrar dízimo em dólar. (Eli Halfoun)

sábado, 23 de novembro de 2013

Felipão tem na simplicidade de torcedor o sucesso de comando

Futebol é um esporte (hoje muito mais um negócio) tão mágico que consegue driblar até o pessimismo da torcida. Quer ver: não faz muito tempo a seleção brasileira era vista como muito ruim e sem a menor chance de conquistar o hexa em seu país. Agora é diferente: a mesma seleção desacreditada passou a ser a favorita para o título da próxima Copa. É sem dúvida uma mágica emocional: os mesmo jogadores convocados pelo técnico Felipão passaram pelas mãos (e na mesma seleção) de todos os técnicos que antecederam Felipão. É claro que no otimismo da torcida as boas vitórias conquistadas tiveram enorme influência, mas é a presença de Felipão no comando do time que exerce a maior força no novo otimismo do torcedor. A imagem que Felipão passa é a de um torcedor experiente no comando do time. O segredo de Felipão está na capacidade de atrair nos jogadores o desejo de vitória e na torcida a certeza de que o time está bem comandado. Felipão é um profissional simples e que não tem a vaidade de ser o “professor”: é um profissional que conhece futebol e que ao contrário de outros técnicos tem apenas uma regra; animar o grupo sob seu comando e a partir disso animar também os torcedores que como os jogadores acabam entrando em campo com Felipão no comando. Repare só que os técnicos mais vitoriosos no Brasil e o futebol mundial, são justamente aqueles que não ficam inventando teorias de jogo e nem ditando regras. Simplesmente fazem seis times jogarem futebol. Futebol bem jogado e competitivo é só o que a torcida quer ver parta acreditar em um futebol campeão como o nosso. (Eli Halfoun)

Teatros ainda escapam da gulodice imobiliária das igrejas evangélicas

O perigo existe e está sempre por perto, mas nem todos os teatros e cinemas viram templos evangélicos para literalmente vender fé e esperança. Ainda tem muita gente que acredita que teatros e cinemas são templos sim, mas de cultura. É entre outros o caso da Brainstorming Entretenimento que depois de recuperar o histórico Teatro Tereza Rachel no Rio, investirá R$ 800 mil na construção de um teatro no Shopping Vila Olímpia em São Paulo. Sinal de que o teatro bota fé no comparecimento do público. (Eli Halfoun)

Modelo de Justin Bibier vende bem seus minutos de fama

Tati Neves a digamos modelo que ficou com Justin Bieber em sua recente e desnecessária visita ao Brasil, está faturando bem seus minutos de fama. Há dias desfilava na Praia de Abricó, frequentada apenas por nudistas. Nudez não é nenhum problema para a moça: na internet estão disponíveis centenas de fotos nas quais ela exibe seu corpo em todas as posições. Essa é das que acreditam mesmo que a propaganda é a alma do negócio. (Eli Halfoun)

Pizzolato adora santos mas não age como um

Inevitável: a fuga de Henrique Pizzolato está fazendo surgirem, além dos roubos, muitas coisas sobre a vida don fujão. Conta-se, por exemplo, que antes de dedicar-se a sindicalismo e a política, ele queria ser religioso. Foi seminarista junto com Gilberto Carvalho, o atual secretário da Presidência da República. Foi como seminarista que ganhou gosto por santos e reúne várias imagens no apartamento que ainda possui (vai ter que devolver) em Copacabana, Rio. Pizzolato sempre carregou um rosário no bolso, mesmo no recente período em que andou freqüentando um centro espírita na zona norte do Rio. Nem assim escapou da condenação. Nem os espíritos perdoam roubalheira. (Eli Halfoun)

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Militares não aprendem e preparam festas para comemorar a "Revolição de 1964"

Os militares que não se conformam com a retomada da democracia no país também planejam fazer um grande movimento no período eleitoral: clubes militares de todo o país trabalham para organizar uma programação de festas em março para comemorar os 50 anos da “Revolução de 1964”, da qual ainda se orgulham e nunca se referem a ela como um golpe militar. Embora não tenham nada para comemorar prometem reuniões, palestras e festas. Mesmo sabendo que no Brasil ditadura nunca mais. (Eli Halfoun)

Política exige nova imagem do empresário Paulo Skaf

Decidido a concorrer ao governo de São Paulo o presidente da Fiesp Paulo Skaf já começou a mudar a sua imagem junto ao eleitorado. De saída optou por uma nova imagem visual que incluiu cabelos implantados e coloridos de forma uniforme. Também está mudando o guarda-roupa e trocou os largos ternos por modelos mais justos e com lapelas estreitas nos paletós. Agora só usa gravatas finas e não esconde que buscou a inspiração no publicitário Don Draper que o ator Jon Hamm interpreta no seriado de TV “Mad Man”. Para conquistar votos terá também de aprender a representar, coisa que os políticos fazem melhor do que ninguém. (Eli Halfoun)

Diretor americano premiado é uma assumida fada radical

Em sua recente visita ao Brasil para participar do 21º Festival Mix Brasil o premiado diretor John Cameron Mitchel (dirigiu o premiado “Sundance Film”, longa-metragem sobre um transexual roqueiro que persegue um ex-amante que plagiou suas canções. Mitchel é homossexual assumido e adepto do movimento gay de contracultura chamado Radial Faires (Fadas Radicais). O grupo rejeita o consumismo e incentiva a vida em comunidade. Também segue conceitos auto-sustentáveis, além de participar de trabalhos espirituais em rituais pagãos indígenas. Como se vê são mais do que fadas, mas são radicais. (Eli Halfoun)

Leticia Birkheuer ainda quer fazer novelas como atriz

A ex-modelo e atriz Letícia Birkheuer não desistiu de atuar vem novelas (participou de “Belíssima” e de “Desejo Proibido”), no cinema e no teatro: enquanto aguarda convites trata seus negócios pessoais (todos ligados a moda) e não abre mão de fazer ensaios fotográficos como o que está, por exemplo, na nova edição da revista Glamour para a qual posou como noviça e em outras fotos que não lembram em nada a sensualidade já exibida na Playboy. De qualquer maneira Letícia continua, aos 34 anos e mãe de um filho, imbatível em matéria de beleza. (Eli Halfoun)

Ministro Celso de Mello pode antecipar sua aposentadoria no STF

Quem acompanhou jornalisticamente o julgamento do mensalão de perto não garante, mas continua acreditando que o ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo, tem planos políticos para o futuro. Os jornalistas chegaram a acreditar que sua candidatura poderia acontecer no ano que vem depois que ele anunciou que a Alta corte poderia ter breve a aposentadoria de um ministro. Os repórteres chegaram a acreditar que Barbosa deixaria o Supremo para candidatar-se, mas seu anúncio de aposentadoria não tinha nada a ver com ele: Barbosa apenas adiantava que o ministro Celso de Mello, completa 70 anos em novembro do ano que e será obrigado a aposentar-se. Não quer esperar e deve antecipar a aposentadoria para dezembro. Depois de tanto trabalho no mensalão merece um fim de ano de sombra e água fresca. (Eli Halfoun)

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Genoino: cuidados especiais com a saúde e com a opinião pública

Entre todos os mensaleiros já recolhidos ao xadrez o ainda deputado José Genoino (provavelmente terá seu mandato cassado pela mesma Câmara que não cassou o do também deputado-prisioneiro Natan Donadon) é o que mais tem sido julgado e comentado publicamente. Não era segredo para ninguém que Genoino tinha sido submetido a difícil uma cirurgia cardíaca e que precisa de cuidados especiais, que na cadeia certamente não terá. Ninguém tem dúvidas de que Genoino precisa pagar pelos malfeitos que cometeu, mas do jeito que estão encaminhando sua prisão o que se comete é uma desumanidade - um quase assassinato com requintes de crueldade Genoino é um homem doente que pode morrer a qualquer momento se não tiver os cuidados adequados. Acredito que é exatamente nesse perigo de morte que está o problema maior em relação a Genoino. Se ele morre na cadeia a opinião pública passará imediatamente a considerá-lo uma vítima do sistema judiciário e carcerário desse país que em matéria de cadeia oferece o que há de pior e não ajuda a recuperar ninguém para a sociedade. A morte anunciada e apressada transformaria Genoino em um mártir e em um herói. Que ele até poderia ter sido se não tivesse metido a mão nessa vergonhosa e suja cumbuca do mensalão. As condenações dos mensaleiros não podem ser vistas com piedade, o que devolveria ao país uma impunidade que ainda nem acabou. Genoino deve ser tratado sim como um condensado, mas nunca com a desumanidade que se tem cometido contra um homem doente, que é, aliás, a mesma desumanidade que o Brasil comete em todos os hospitais públicos do país. Genoino precisa sim de cuidados especiais de saúde. Todos os brasileiros também precisam, mesmo que não sejam cuidados tão especiais. Basta que sejam cuidados com a saúde. (Eli Halfoun)

Defender a natureza não é crime. Não merece punição quem luta pela vida saudável do planeta

Mesmo que a lei seja (deveria ser) igual para todos os países conduzem a Justiça de uma forma e com uma visão. Ainda assim é fácil perceber injustiça e exagero, que parece ser o caso dos prisioneiros do greenpeace, detidos na Rússia. A bióloga brasileira Ana Paula Maciel (31 anos) que já está m liberdade, mas não livre do processo, foi uma das prisioneiras submetida à humilhação pública mundial porque estava defendendo aquilo que todos defendemos, ou seja, a vida saudável que só natureza pode nos proporcionar e contra a qual ainda cometemos cruéis absurdos sem punição. A natureza é o bem maior da humanidade. Não seriam necessários movimentos de defesa se nós não a estivéssemos degradando. O noticiário informa que Ana Paula Maciel, nossa bióloga de 31 anos, foi libertada depois de pagar fiança de 31 milhões de rublos (R$ 141 mil). A Rússia teve lá seus motivos para prender os ativistas do greenpeace, mas espera-se que exageros como os cometidos contra a brasileira não se repitam em outros paises. Afinal, defender a natureza não é crime. Pelo contrário. (Eli Halfoun)

Lucas deve voltar ao Brasil para retomar seus sonhos

A dança do futebol é bonita, mas também pode ser muito cruel como está sendo com o jogador Lucas, o craque revelado pelo São Paulo e vendido por milhões para o futebol do francês Paris Saint Germain. Lucas chegou driblando tudo e rapidamente ganhou lugar quase cativo (esse só Neymar tem) na seleção brasileira. Ganhou, mas não levou: seu futebol parece ter se afrancesado sem deixar nenhum rastro perfumado e já se pode ter certeza de que ele não estará na relação final do técnico Felipão que até lhe deu algumas oportunidades. Resultado: Lucas foi para a França e perdeu no Brasil o seu maior sonho e oportunidade de poder conquistar um título mundial com a seleção que escreveu as mais belas páginas da Copa do Mundo. O futebol está dando um cartão vermelho para Lucas e é muito provável que depois da Copa ele volte ao São Paulo. Lucas certamente não esqueceu de jogar o futebol mágico que nos encantou. Simplesmente não se adaptou fora de seu país. Sua trajetória mostra aos jogadores que tanto sonham em jogar fora do Brasil que nem sempre é fora daqui que os grandes sonhos se realizam. O Brasil é o nosso país. É aqui que nossos maiores sonhos devem morar e se possível realizar. (Eli Halfoun)

Agora Ronaldo precisa driblar a sonegação fiscal

Ronaldo perdeu muitos quilos participando do quadro “Medida Certa” e agora pode perder muito de sua gordura financeira. O jornalista Giba Um informa que o ex-jogador está enfrentando um problema de sonegação fiscal por conta dos impostos de sua ilha em Angra dos Reis, no Rio. Segundo o jornalista Ronaldo corre o risco de ter seus bens penhorados: a dívida é de R$ 500 mil e parece que Ronaldo anda sem dinheiro em caixa já que gastou R$ 600 mil na decoração da casa que comprou por R$ 17milhões em São Paulo e que será habitada por sua ex-mulher Bia Anthony com as duas filhas do casal. Como Ronaldo não é desonesto e muito menos caloteiro dará um jeito de negociar a dívida e driblar mais esse problema. (Eli Halfoun)

Careca e gordura são as novas preocupações de Roberto Carlos

Por mais discreto que Roberto Carlos tente ser em relação a sua vida pessoal tem sempre um “mui amigo” que revela detalhes que RC gostaria de manter fora do noticiário e de qualquer biografia: aos 72 anos ele tem como guerra pessoal enfrentar a queda de cabelos. Pioneiro em transplante capilar RC está vendo os fios da franja escassearem e por estar um pouco mais gordinho por conta da idade decidiu substituir as camisetas justas por maus folgadas e não deixará de usar paletós mais soltos e que denunciem menos a barriguinha que está aumentando. Para os cabelos não está afastada a hipótese de um novo implante. Não adianta muito ficar careca é praticamente uma imposição da vida pra muitos homens. (Eli Halfoun)

Anitta conquista jovem público feminino com roupas e sandálias

A funkeira Anitta não é apenas um fenômeno musical. É também um fenômeno comercial que vende qualquer produto. Ela sabe disso e decidiu abrir sua própria etiqueta para colocar no mercado jovem feminino a moda que ela usa e assina em baixo. Anitta não é pedicure, mas também vai cuidar dos pés das fãs: em parceria com a Grendene está laçando uma coleção de sandálias (quatro modelos diferentes) chamada “Prepara by Annita”. As crianças não foram esquecidas e também terão seus modelitos. Criança precisam ser tratadas com mais carinho. (Eli Halfoun)

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Televisão não é só lazer. É noticiário obrigatório na mídia

A televisão conquistou tamanha importância na vida (não só no lazer) do público que acabou conquistando também espaço obrigatório no noticiário diário da mídia: nenhum jornal ou revista pode abrir mão hoje de publicar amplo noticiário sobre televisão, incluindo a intimidade dos artistas. O telespectador busca ter uma espécie de intimidade com o ator ou apresentador que de certa forma passa a fazer parte do dia a dia da família do público. O telespectador não se contenta mais tem apenas assistir a um programa: quer ter o que falar dos artistas que para ele, telespectador, é uma pessoa íntima. Essa intimidade ultrapassa a presença do personagem: o público que saber quem é e como se comporta o ator que interpreta. É esse saber íntimo que o faz encontrar apoio par fazer de cada ator e de cada personagem um “amigo íntimo”. Essa relação talvez explique a existência em todo o mundo de um cada vez maior número de revistas ditas especializadas de espaço “especializado” até em jornais que se não fosse a exigência do público jamais se permitiriam “gastar espaço” para falar de televisão. Falam e falam muito porque se não o fizerem perdem leitores. Todo leitor - até o que acha a televisão uma besteira - lê o noticiário sobre televisão nem que seja apenas pra não ficar por fora de assuntos dos quais todos falam. A televisão não poderia ficar alheia ao seu próprio noticiário, o que explica o sucesso do ”Vídeo Show’, exibido há anos pela Globo e que funciona como a verão oficial dos bastidores. O “Vídeo Show” ganhou novo formato: deixou de ser apenas um segundo caderno de telejornal sobre os bastidores da Globo para transformar-se em um divertido programa de variedade comandado por Zeca Camargo que tem intimidade com o palco-estúdio e cria intimidade fácil com o público. O novo “Vídeo Show” não deixa de ser uma versão menos pretensiosa do “Fantástico”. O programa ganhou mais ritmo sem deixar de mostrar como são os curiosos bastidores da televisão e de colocar o público na intimidade dos bastidores. Agora com mais novimento9 e diversão. (Eli Halfoun)

Mateus Solano dá uma lição de amor à arte

Se a cena tivesse sido vivida em um palco de teatro certamente o público teria aplaudido de pé o desempenho de Mateus Solano no capítulo em que César revelou que Felix foi quem jogou a filha de Paloma em uma caçamba. O ator esteve perfeito em todos os momentos passando da ironia ao drama com uma naturalidade que nem deu para perceber que ele estava representando. A angústia, o medo, a insegurança, o trauma adquirido na infância e o desamor estiveram presentes em cada gesto e em cada olhar. Mateus Solano passeou tranquilamente por todas as emoções e entregou ao público um dos mais completos trabalhos dos capítulos de “Amor à Vida” como arte de representar. Não tenho dúvidas de que todos os atores envolvidos na cena tiveram vontade de aplaudir Mateus Solano ao final e não duvido muito que tenham feito. Grandes atores como Antonio Fagundes, Natália Timberg, Susana Vieira, Elizabeth Savalla e todos os outros sabem reconhecer grandes trabalhos não o trabalho de um único ator, mas a confirmação de que sempre é possível entregar-se por inteiro a um personagem. Mateus Solano tem brilhado desde o início da novela e hoje nos deixa a quase certeza de que nenhum outro ator conseguiria fazer um Felix com tanta perfeição. Por isso já ganhou um e ganhará todos os prêmios de melhor ator do ano na televisão - uma televisão que, aliás, pode orgulhar-se de ter em seus elencos atores que engrandecem qualquer espetáculo. (Eli Halfoun)

"Pânico" precisa renovar-se para não perder mais público

A jornalista Keyla Gimenez publica na “Folha de São Paulo” que o programa “Pânico” não consegue repetir na Bandeirantes a audiência que conquistava na quase esquecida Rede TV e que a cada semana diminui o público do programa. Nenhuma surpresa na constatação: programas como o “Pânico” tendem a enjoar o s telespectadores simplesmente porque ficam repetitivos. O público de uma maneira geral sabe antecipadamente o que vai rolar porque piadas, personagens e até as brincadeiras de profundo mau gosto são sempre os mesmos e quando variam o fazem bem pouco. Se não9 há novidades não existe motivo para ver o que de certa forma já se viu. Não é possível e nem necessário criar um programa novo a cada semana, mas renovar a fórmula, os quadros e as brincadeiras nada divertidas seria um bom começo para que o “Pânico” reconquistasse o público que não aguenta mais a mesmice do programa. Esse enjôo de ver sempre a mesma coisa pode acabar afetando também a audiência do “CQC”, que pelo menos tem sido mais jornalístico e mais criativo. (Eli Halfoun)

Prêmios de TV são troféus para a Globo. Culpa das concorrentes

O programa “CQC” ironizou a entrega do Prêmio Extra aos Melhores da TV dizendo como se fosse brincadeira que por ser um prêmio ligado a um jornal das Organizações Globo 90% dos artistas indicados pertence a TV Globo. É verdade, assim como é verdade que indicar em qualquer prêmio de televisão a maioria dos artistas será da Globo. É simples: os maiores sucessos de cada ano são veiculados pela Globo que por isso mesmo é a emissora mais sintonizada em todo o país. Portanto, nada mais comum que no momento das indicações os profissionais da Globo estejam em primeiro plano na preferência e na memória dos telespectadores. O Troféu Imprensa que o SBT realiza há anos não tem qualquer vínculo com as Organizações Globo e também tem entre os indicados para prêmio um maior número de artistas globais. Quer testar: faz aí uma lista e veja se consegue incluir um maior número de artistas que não sejam da Globo. A realidade é que a Globo se impõe artisticamente e não adianta querer fugir dessa verdade. A televisão brasileira funciona assim: é a Globo e o resto. Para deixar de ser assim as concorrentes é que precisam reagir. (Eli Halfoun)

Cubanos estão de olho em "Avenida Brasil"

As novelas brasileiras continuam conquistando público mundial. Agora é “Avenida Brasil” que se transforma em programa obrigatório dos cubanos na televisão. A novela é exibida três vezes por semana e a grande sensação não é a Carminha de Adriana Esteves, mas sim a divertida e sensual personagem Suelen de Isis Valverde que tem influenciado a juventude feminina de Havana. As jovens cubanas estão usando todos os modelitos da Suelen. Nossos camelôs fariam a festa por lá. (Eli Halfoun)

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Câncer infantil também ganha iluminada campanha de prevenção

O câncer ainda é a doença que mais apavora o homem, mas já não é para ter tanto medo: hoje é perfeitamente possível curar-se do mal e o que melhor ter mais, evitar que ele se estabeleça. No combate ao câncer o aliado de médicos e pacientes é a prevenção. É por isso que está sendo criado agora o Dia (23 de novembro) Nacional de Combate ao câncer infantil. Como aconteceu com o câncer de mama e logo depois com o de próstata, o infantil também chamará atenção para a prevenção iluminando de luz amarelo dourado prédios e monumentos do país. Na campanha de prevenção câncer de mama a cor utilizada foi o rosa e na de próstata o azul. .Está decidido que durante toda a campanha o Palácio do Planalto permanecerá iluminado. Para iluminar a necessidade de prevenção e a vida de crianças. (Eli Halfoun)

Churrascarias paulistas querem fincar seus espetos no Rio

A carne é forte: duas da melhores e mais badaladas churrascarias de São Paulo estão querendo fincar seus espetos no Rio. Ambas estão em busca do que consideram os endereços ideais. A Vento Haragano negocia com o Jockey Clube. Já a Correntes 349 que trabalha com carnes argentinas quer encontrar local no Leblon ou em Ipanema, onde supostamente tem gente que pode pagar por um milionário rodízio de carnes. (Eli Halfoun)

Favoritismo no Rio faz Crivella pensar em deixar o Ministério da Pesca

O recente resultado de uma pesquisa que o coloca como candidato preferido para substituir Sergio Cabral no governo do Rio animou o ministro (Pesca) Marcelo Crivella. Animou tanto que ele já fez inclusive reunião com a presidente Dilma Roussef para tratar de sua descompatiblização e anunciar oficialmente sua candidatura. No encontro com a presidente Crivella aproveitou para indicar o nome de Átila Maia para seu lugar. Maia é secretário executivo do Ministério da Peca. Sae bobear manda mais do que o ministro. (Eli Halfoun)

Tata Werneck não economiza elogios para a mãezona Elizabeth Savalla

Ao contrário do que se tentou insinuar não há (nunca houve) nenhum problema na relação profissional e pessoal entre Elizabeth Savalla e Tata Werneck. Na recente entrega d Premio Extra no Rio, Tata fez questão de deixar pública sua admiração pela colega de elenco em “Amor à Vida”. Fala Tata: “Elizabeth Savalla é minha mãezona e eu não sei o que fazer quando a novela acabar. Eu era muito fã, era difícil vê-la com ser humano. Até que ela fez xixi na minha frente. Então eu lei: é ela”. (Eli Halfoun)

Kate Moss (40 anos) é a atração dos 60 anos da Playboy

Aos 40 anos de idade e 25 de carreira a modelo Kate Moss (mãe de dois filhos) continua sendo uma das preferidas para capas de revistas. Kate foi escolhida com entusiasmo para ser a capa da edição que comemora os 60 anos da revista Playboy. Em ótima forma física ela também esta no miolo da revista mostrando mais do que sempre mostrou. E já mostrou muito. (Eli Halfoun)

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Quem ganha muito dinheiro usa o nosso dinheiro

Não é só no Brasil que se fala em eleição presidencial. Também nos Estados Unidos a sucessão de Barak Obama ganha prováveis concorrentes. Um dos nomes mais comentados ultimamente é o da senadora Elizabeth Warren de 63 anos. De saída ela moldou uma declaração para mostrar a importância da presença do povo no país. Diz aí senadora: “Neste país ninguém ficou rico à sua custa - ninguém. Você transporta seus produtos por estradas que nós pagamos; você contrata pessoas quer foram educadas pelo sistema público. Sua fábrica está segura porque nós pagamos polícia e bombeiros”. Vale para todos os países. (Eli Halfoun)

Duro é conviver com a vergonha. Na cadeia ou fora dela

O condenado (12 anos em reclusão em regime fechado) do mensalão Henrique Pizzolato (ou seria PizzoLATRO) escreveu carta com mil e uma justificativas (desculpas) para justificar o porquê se mandou para a Itália cometendo outro grande crime, já que saiu do país clandestinamente (seus passaportes estão retidos pela PF). Em português claro ele fugiu com o rabo entre as pernas. Dificilmente será extraditado pelos italianos e certamente nunca mais voltará ao Brasil (tem muito dinheiro para não precisar mais trabalhar). A maioria de brasileiros morreria de vergonha se tivesse seu nome exposto como ladrão em jornais de todo o mundo. Eu, por exemplo, não conseguiria mais olhar para meus filhos. PizzoLATRO está fazendo sua família passar vergonha. Mesmo que todos tenham ficado com os bolsos recheados deve ser muito difícil carregar um sobrenome que foi jogado no lixo por uma desmedida ganância. A pergunta que não me sai da cabeça: como pode um diretor de marketing do maior banco do país (o do Brasil) conseguir roubar tanto e com tanta facilidade, sinal de que nunca ninguém desconfiou e muito menos fiscalizou. Um perigo: a coisa pode correr frouxa outra vez no BB. (Eli Halfoun)

Vasco precisa de um ato de herísmo para alegrar sua imensa torcida

Já vi o Vasco enfrentar momentos muito difíceis no futebol, mas nunca imaginei que mais uma vez teria de torcer para não o ver rebaixado. Muitos torcedores apaixonados ainda reúnem esperança de que o time sairá do sufoco em que a má administração do clube o meteu. O possível rebaixamento do Vasco ou do também ameaçado Fluminense será um enorme prejuízo para o futebol carioca, que não anda lá muito bem das pernas e do brasileiro que não poderá contar em suas competições com presenças históricas e tão importantes. Bons tempos em que qualquer torcedor podia escalar o time do Vasco na ponta da língua. Não pode mais e simplesmente não pode porque o Vasco não tem mais um time: tem um bando de jogadores que no fundo espera por uma oportunidade de deixar o clube o mais rápido possível. Com o torcedor é diferente: mesmo sofrendo ele nunca muda de time. É triste ver que o Vasco de tantas glórias está escrevendo uma página negra (sem cruz de malta) em sua história. Se der a volta por cima (acho difícil) será sem dúvida um ato de heroísmo que a torcida bem merece. (Eli Halfoun)

As páginas certas viraram páginas erradas para Dirceu e Genoino

Errou tem de pagar e nada, mas nada mesmo, justifica um erro tão grave. Quando José Dirceu e José Genoino se entregaram em São Paulo, assistia prisão ao lado de um antigo e bem informado analista político que comentou: “Eles erraram sim, mas esse país não pode esquecer que tanto Dirceu quanto Genoíno foram muito importantes na luta para a reconquista da democracia - a mesma democracia que os está levando agora para a cadeia. Pena que Dirceu e Genoino tenham escolhido deixar seus nomes na história em páginas que certamente os envergonham agora e envergonharão ainda mais no futuro. (Eli Halfoun)

domingo, 17 de novembro de 2013

Verdade do Ibope na audiência da televisão enfrentará novas maquinhas de pesquisas

Há alguns anos o Ibope era o dono da palavra final sobre pesquisas políticas. A voz do ainda respeitável Ibope perdeu força com o surgimento de várias e confiáveis empresas especializadas em pesquisa, especialmente sobre eleição, época em que essas empresas mais aparecem. Ainda assim o Ibope continua sendo “a verdade” em relação a pesquisas de audiência na televisão. A atuação do Ibope sempre mereceu restrições de emissoras de televisão porque segundo dizem o Ibope beneficia a Globo, o que nunca foi verdade e muito menos necessário. Agora o Ibope começa a correr o sério risco de abafar ainda mais a sua voz: no ano que vem a GfK, empresa alemã de pesquisas passará a fazer uma ampla e mais transparente pesquisa de audiência. De saída conta como apoio comercial da Rede TV, da Record, da Bandeirantes e do SBT que assinaram contratos com a empresa. As emissoras pagarão, segundo informação, não oficial, 40% menos do que pagam (ou pagavam) ao Ibope. O custo das emissoras com pesquisas é estimado em R$ 30 milhões por ano com os estudos encomendados ao Ibope. A GfK pretende instalar inicialmente 6 mil aparelhos de aferimento de audiência nas casas dos telespectadores. Os aparelhinhos começam a funcionar em setembro de 2014. A chegada do GfK não significa absolutamente o fim do Ibope como fonte de consulta de audiência, mas será sem dúvida uma boa e necessária maneira de conferir os novos números e saber se a Globo é mesmo a líder disparada. A verdade é que agora nenhuma emissora terá do que reclamar, mas continuará desconfiando e reclamando. (Eli Halfoun)

Jornal Nacional não noticia a pior audiência de sua história

O noticiário anda farto e interessante, mas nem assim o “Jornal Nacional” está conseguindo superar a péssima fase de audiência que atravessa. Têm obtido média de apenas 23.0 pontos considerados os piores índices da história do JN. Ninguém culpa ninguém pessoal e diretamente: a direção da emissora acredita que a queda de audiência está diretamente ligada ao péssimo desempenho junto ao público das novelas “Além d Horizonte” e “Jóia Rara”. Ambas podem sair do ar muito antes do que a Globo planejava. O público nem vai perceber. (Eli Halfoun)

Otávio Mesquita busca renovar-se na Rede TV ou no SBT. Na Bandeirantes não dá mais

Nem a Bandeirantes aguentava mais e resolveu abrir mão do contrato de Otávio Mesquita que ultimamente não vinha mesmo fazendo muita coisa. Otávio Mesquita ajudou a consolidar um tipo de entrevista e programa, mas ficou repetitivo e sem graça. Agora ele negocia com a Rede TV e o SBT. Talvez esse seja realmente o momento para Otávio Mesquita voltar a exercitar sua criatividade e mostrar que ainda é bom de bola. (Eli Halfoun)

Bom senso pode parar uma rodada do campeonato brasileiro

Se a CBF continuar ameaçando os atletas do movimento Bom Senso a turma pretende devolver a bola com mais força. Reunidos há dias os atletas que lideram o movimento decidiram que se houver mais ameaças os protestos ganharão mais força paralisando as partidas por mais tempo. Há até quem defenda até que seja feita a paralisação de uma rodada com nenhum time entrando em campo. Outra sugestão é a de entrar em campo usando nariz de palhaço. Aí terão que pedir o nariz emprestado aos dirigentes da CBF. (Eli Halfoun)

Tite está em tempo de espera para comandar a seleção

Ter sido demitido pelo Corinthians (contrato não renovado é simplesmente dispensa) só deixará o técnico Tite desempregado se ele quiser. Quer: tem sido procurado por vários clubes e de saída recusou uma boa proposta do Internacional. O plano profissional de Tite é assumir o comando da seleção brasileira depois de 2014 para realizar um longo trabalho de renovação. Até o final da Copa Tite quer sombra e água festa: pretende recolher-se em sua fazenda, viajar para o exterior e bater uma bolinha com os amigos sem a obrigação de ser vencedor. Só esquece que em futebol se não ganhar corre o risco de perder os amigos. (Eli Halfoun)

sábado, 16 de novembro de 2013

Mensalão: o fim é o novo começo

Quem lê o noticiário fica animado e acredita que enfim o julgamento do mensalão saiu do papel, ou melhor, de milhares de folhas necessárias para escrever a história do mais importante e mais demorado julgamento feito no país. A justiça está sendo feita e o povo só acreditou que está sendo realmente cumprida com a prisão dos primeiros condenados. Muita coisa ainda pode mudar em nome das brechas jurídicas que a lei permite. Dessa vez o bonde do mensalão está andando e ainda podemos acreditar que a não justiça sendo feita nesse país que só pune (punia?) mesmo os que já são punidos pela própria vida. (Eli Halfoun)

Futebol com educação é outra coisa. Né Muricy Ramalho?

Técnico de futebol é apenas um profissional (empregado muito bem pago pelo clube) para realizar o seu trabalho, o que nem sempre faz tão bem - se fizesse não haveria tantas demissões. Nossos técnicos insistem em comportar-se (quando estão por baixo ficam pianinhos, mas quando vencem a coisa muda) como os reis da cocada e como estão sempre nas mãos dos jogadores (jogadores derrubam qualquer técnico quando querem) resolvem descontar o fracasso em profissionais de imprensa que como eles estão trabalhando al. Quem acompanha as inúteis (ninguém diz nada que preste) dadas antes ou após as partidas já deve ter percebido a grosseria de vários técnicos com repórteres que apenas perguntam por que é o torcedor quem precisa de respostas. Muricy Ramalho é o rei da falta de educação: está sempre de mal com a vida e sai atropelando ou ionizando todos os repórteres, o que também acontece com Wanderley Luxemburgo (esse é um pouquinho mais educado) e com tantos outros. Uma rara exceção é Oswaldo Oliveira que sempre responde a todos com educação e quando não quer responder também o faz com educação. O futebol tem até a obrigação de dar educação esportiva para todos os que nele militam, mas a educação social a gente aprende mesmo é em casa desde pequeno. Essa parece que Muricy Ramalho principalmente nem sabe o que é. Ainda é tempo de aprender. (Eli Halfoun)_

É preciso bom senso até na hora de protestar

É claro que são manifestações com intensidades completamente diferentes, mas ainda assim o movimento chamado Bom Senso criado por jogadores de futebol em busca de mais respeito e menos desgaste profissional tem dado um ótimo exemplo de como é possível protestar e reivindicar sem sair dando canelada em tudo e em todos. Os atletas simplesmente não jogam e protestam fazendo a bola rola de um lado para o outro em uma quase roda de bobinho que eles já mostraram que não são como a CBF ainda pensa. Acionar a irrigação dos campos em horário indevido também é uma silenciosa forma de protestar. A água que jorra minutos em parar e sem permitir que o jogo aconteça é mais do que uma irrigação na hora errada. É uma forma de mostrar que muita água se faz necessária para limpar a sujeira do nosso futebol. (Eli Halfoun).

Dor de amor é só desamor. É a falta de amor

Em sua recente última exibição o programa “Amor & Sexo” incluiu a dor do amor entre um dos temas abordados. É uma discussão muito difícil: é quase impossível discutir qualquer tipo de emoção, já que sentimentos são vividos e recebidos de forma individual. Cada um vivencia a emoção, (qualquer emoção) de uma forma e por isso jamais haverá uma definição exata sobre no caso a dor do amor. Amor é um sentimento tão bonito e tão intenso (o maior que podemos sentir) que jamais provoca dor. Amor é amor e pronto. O que se tem confundido muito é a maneira de receber a dita dor de amor. Nunca percebemos que chamamos de dor de amor é a dor da falta de amor. O amor, qualquer amor, só dói quando não o recebemos. Nas relações entre casais, por exemplo, a dor do amor só se manifesta quando sofremos a rejeição de quem amamos e, portanto, o que dói não é o amor, mas sim e definitivamente a falta dele. O sentimento de amor pertence a cada um de nós (é nosso e apenas o distribuímos). Sofrer por amor é mais um dos exageros criados pela entre do homem. O amor jamais será instrumento de dor. Esse tipo de dor é desamor. Amor só incomoda e machuca quando não temos amor para dar e para receber. Portanto, amar é preciso. De todas as formas e em todos os momentos. (Eli Halfoun)

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

28 toneladas de cafezinho para os senadores encherem o tempo

É cafezinho para fingir que trabalha; é cafezinho para passar o tempo; é cafezinho para abastecer conversa fiada; é cafezinho para acordar; é cafezinho para fazer uma gentileza. Quente ou morno e ruim (com são todos os conservados em garrafas térmicas) o cafezinho está presente todo o tempo na vida do brasileiro que é sem dúvida o rei do cafezinho. Esse reinado o Senado não quer que percamos de jeito nenhum e está contribuindo com um ótimo consumo (e desperdício). Agora o Senado resolveu encher sua despensa de café e acaba de reservar R$ 234,9 mil para comprar 28 toneladas do pretinho que está em todas. A ordem é adquirir o pó em embalagem a vácuo e somente o da marca “Fino Sabor”. Essa compra permitirá que os senadores e seus convidados possam consumir o equivalente a 115 quilos por dia sem contar os finais de semana e os feriados. Nesse dias eles tomam cafezinho em casa e provavelmente o que levam da despensa do Senado. (Eli Halfoun)

Aécio quer tirar pé de Freire da canoa de Campos

Em política é preciso navegar sempre em busca de apoios. Por isso mesmo o presidenciável Aécio Neves está tentando tirar o pé que Roberto Freire já enfiou na canoa de Eduardo Campos. Aécio sacha importante o apoio de Freire mesmo depois que ele ofereceu a legenda do PPS para que José Serra também entrasse na corrida presidencial. Essa canoa navega ainda sem rumo. Tanto faz: na hora da verdade vai mesmo é afundar. (Eli Halfoun)

Chef catalão acredita que gastronomia tem mais força do que o Facebook

Pelo menos uma pessoa não concorda que o Facebook é a maior rede social do mundo. O chef catalão Ferran Adriá, que esteve recentemente por aqui, discorda da opinião quase geral e diz que “a maior rede social do mundo é a cozinha, não o Facebook”. Justifica: “Bilhões de pessoas comem todos os dias e a gastronomia tem um poder fantástico. É absolutamente democrática”. Certamente essa não é como lembra o jornalista Giba Um a opinião de 842 milhões de famintos (no Brasil são 12 milhões) espalhados pelo mundo. Esses realmente nem imaginam o que seja Facebook. Nem gastronomia. (Eli Halfoun)

Mara Maravilha aplica botox e agora só canta música gospel

Os recém completados 45 anos de idade estão mudando o comportamento pessoal e artístico da ex-apresentadora Mara Maravilha. Pessoalmente ela venceu uma antiga resistência e até concordou em fazer recentemente uma aplicação de botox (a aplicação foi feita em Londres pelo médico brasileiro Juliano Crema) Artisticamente Mara só quer saber agora de sua carreira como cantora gospel e gravou um novo clip na Inglaterra. Não foi só: ela também fez palestras sobre conversão religiosa em alguns templos ingleses. Deve ter sido difícil para os fiéis entenderem o inglês com sotaque baiano. Mesmo que acreditem que é a voz de Deus. (Eli Halfoun)

Gianechinni é o "garoto- propaganda" da ocasião

Se precisasse faturar só com publicidade o ator Reinaldo Gianechinni teria mesmo sem outra atividade um faturamento milionário. Recente pesquisa realizada pelo Instituto de Controle da Concorrência confirma que Gianechinni é o “garoto-propaganda que mais ocupa espaço na televisão. Ele lidera o ranking com 10 campanhas e 7.679 inserções. O segundo lugar vem do campo de futebol: é de Neymar também com 10 campanhas, mas com menos inserções que só chegaram a 5.220 vezes. Quem esperava que Gisele Bundchen fosse a preferida dos publicitários enganou-se: a modelo mais cara do mundo só fez 3 campanhas e apareceu na televisão 5.171 vezes. De qualquer maneira faturou mais do que os concorrentes. Outra campanha muito veiculada é a da Friboi que pagou para Toni Ramos um cachê de R$3 milhões, mas deixou sua imagem praticamente colada com as carnes que anuncia. O próprio Toni conta que quando está almoçando em algum restaurante os fãs se aproximam dele e mesmo que esteja comendo peixe perguntam se é Friboi. Desse jeito o país ganha não demora muito também a Fripesca. (Eli Halfoun)

Paula Lavigne: "Sofri um impeachment"

A produtora e ex-mulher de Caetano Veloso não gostou, mas não de abalou muito com seu afastamento como líder do grupo “Procure Saber”, que praticamente desfeito diante do racha criado por seus integrantes. Paula Lavigne está levando tudo na esportiva e aos que perguntam o que realmente aconteceu ela ainda responde com bom humor: “Sofri um impeachment”. Depois volta a atuar como aconteceu com o Fernando Collor de uma definitiva triste memória. (Eli Halfoun)

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A bola dentro do Cruzeiro e a bola fora do Flamengo

É comum dizer que futebol não tem lógica. É justamente essa falta de lógica (só a matemática exata parece ter lógica) que o faz ser um esporte impressionante em emoções e paixões. Agora a falta de lógica se impõe outra vez: com a antecipada (e bota antecipada nisso) conquista do Cruzeiro como campeão brasileiro o futebol e o campeonato começaram a viver uma estranha e ilógica situação matemática: a torcida no campeonato passou a ser em torno dos piores, ou seja, torcer para que um dos últimos colocados não vá para o vinagre da segunda divisão. O campeonato brasileiro começou as perder a graça desde que o Cruzeiro despontou como merecido campeão - –um título mais do que lógico para um time quer não precisou de grandes estrelas para brilhar. Brilhou no conjunto em campo e na união do time fora dele. Palmas para o Cruzeiro, mas é esquisito torcer por um campeonato que entregou suas emoções aos últimos colocados, ou seja, os piores da competição, incluindo o meu Vasco. Mesmo sendo desde menino um vascaíno de carteirinha sempre tive o bom senso de reconhecer a grandeza do Flamengo e principalmente de sua torcida que em sua maioria é do povão. Quem não parece reconhecer a importância de sua torcida é o próprio Flamengo que expulsa seus torcedores do estádio ao cobrar por ingresso um preço absurdo que a maioria rubro-negra mal recebe e, portanto, não pode pagar. Torcedor deveria se carregado no colo para carregar o time da arquibancada como fez e faz muitas vezes com o Flamengo que pelo visto cansou de ser um time popular, o time de maior torcida do país. (Eli Halfoun)

Primeiro prêmio dos melhores da TV fez justiça aos que realmente merecem

Fim de ano: começou o festival de prêmios aos melhores do ano na televisão. As escolhas se multiplicam e os vencedores também. O ponta pé inicial foi dado pelo jornal Extra do Rio que já incluiu sua premiação entre os mais respeitadas e desejadas. A lista de premiações do jornal Extra confirma a tendência de quem serão os vencedores de outros troféus da TV. Ninguém tinha dúvidas de que Mateus Solano seria o melhor ator com a magnífica criação do Felix de “Amor à Vida”. Também não é surpresa a escolha de Giovanna Antonelli com o bom trabalho como a delegada Helô de “Salve Jorge”, que a fez sem dúvida a melhor atriz do ano, que não teve grandes destaques nesse digamos quesito. Justiça feita também com Elizabeth Savalla escolhida a melhor atriz coadjuvante: sua Márcia de “Amor à Vida” é mesmo um momento glorioso de quem sempre se mostrou uma senhora atriz. O prêmio de Tatá Werneck como atriz revelação não foi exatamente uma revelação: ela o conquistou desde o primeiro dia em que colocou Valdirene em cena na novela “Amor `Vida”. Outra escolha garantida desde a indicação era a de “Tapas & Beijos” como programa humorístico. É sem dúvida o melhor, o único que ficou entre os muitos experimentos da Globo no gênero e que ainda por cima reúne um elenco que é garantia de sucesso para qualquer programa. Apresentadores de programas de entretenimento (auditório) se multiplicam na televisão, mas Luciano Hu8ck continua sendo o mais criativo, o mais despojado e o mais carismático. Tina tudo para ganhar prêmio: ganhou. A novela “Amor à Vida” foi considerada a melhor do ano, mas também sem surpresa. Afinal é uma novela que ainda está no ar e, portanto, mais presente na memória dos leitores do jornal. A verdade é que esse ano está difícil, muito difícil, cometer injustiças. Pelo menos em relação aos prêmios de televisão. (Eli Halfoun)

Aposentadorias fazem Sarney ganhar bem acima do teto salarial

Tem muita gente no Senado recebendo mensalmente uma quantia bastante superior do teto estabelecido para o funcionalismo. Um dos mais bem pagos é o quase eterno senador José Sarney: recebe por mês R$ 61,7 mil. A justificativa é que esse salário inclui as aposentadorias estaduais e federais. Pelo visto o único aposentado que ganha muito mal é exatamente o que trabalhou duro a vida inteira. (Eli Halfoun)

TV Brasil não quer mais o "Roda Viva" da Cultura. Vai criar o seu

A decisão de não mais apresentar o programa “Roda Viva” produzido em São Paulo pela TV Cultura movimenta a Rede Brasil (TV Educativa) para a produção de uma nova versão do programa que não se sabe ainda se manterá o mesmo título. A produção de um novo programa de entrevistas não é a única corrida da TV Brasil: a emissoras se apressa para renovar os contratos de Leda Nagle (apresentadora do “Sem Censura”), de Alberto Dines (“Observatório de Imprensa”) e o do diretor de Aderbal Freire Filho. Três craques que a emissora não pode mesmo deixar escapar. (Eli Halfoun)

Raul Seixas também chega ao teatro com sua obra musical

Finalmente o teatro musical brasileiro decidiu resgatar a memória de nossos maiores intérpretes e compositores. Depois de, entre outros, Tim Maia e Elis Regina será a vez de Raul Seixas. A montagem do musical está autorizada por Kika e Vivian Seixas, viúva e filha de Raul. Elas deram carta branca para a escolha das músicas e para a criação do espetáculo, mas fazem questão de acompanhar a montagem de perto. Para ficarem mais próximas do marido e do pai, que não9 admitia censura em seu trabalho de criação musical. Deixou um bom exemplo. (Eli Halfoun)

"Lost" tupiniquim terá número de capítulos reduzido

Colunas especializadas em televisão publicam que a Globo decidiu diminuir o número de capítulos da recém estreada novela “Além do Horizonte”. Não tem nada a ver com audiência, ou seja, aceitação por parte do público que realmente não tem sido das melhores. A decisão da Globo é funcional: é que a emissora já precisa começar a adequar sua programação por conta das transmissões do carnaval e da Copa do Mundo. De qualquer maneira a novela não empolgou ainda e está sendo considerada uma espécie “Lost” tupiniquim com personagens perdidos na floresta, mistérios e até uma lenda em torno da presença de uma besta. A Globo faz questão de como sempre garantir que “Além do Horizonte” não é uma cópia de “Lost” e que qualquer semelhança é mera coincidência, de onde se conclui que besta mesmo é quem perde tempo para ver a novela. (Eli Halfoun)

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Justin Bieber está precisando de uma meia-trava. Urgente

Alguém precisa urgentemente dar uma meia-trava no cantor Justin Bieber. Não faço a menor questão de ver seus shows e nem de ouvir suas músicas, mas me preocupa seu comportamento. Bieber está vivendo muito apressadamente a sua juvrentu8de (é comum em quase todos os jovens) sem medir conseqüências que podem levá-lo a enfrentar graves problemas artísticos e pessoais e fazê-lo morrer mais cedo, muito antes do tempo, mesmo que não tempo e nem lógica para a morte prematura, mas o normal é que ela demore muito para chegar. Leio diariamente que o menino-homem anda envolvido com álcool e maconha (é o primeiro e perigoso passo para o resto das drogas que transformam cada consumidor em simples restos de pessoas). Não sei (até porque não vi) se Bieber é mesmo, como se publica um consumidor de drogas, mas sei que a vida desordenada que está conhecendo o levará para lugar nenhum. Na hora da urgente e necessária meia-trava é preciso dizer ao ex-bom menino que ele é um ídolo para as meninas e os meninos de sua idade e que precisa ter muita responsabilidade para não incentivar ainda mais a que eles também se acabem na festa. Bieber, de quem não se pode negar o carisma e o talento, deve conscientizar-se também de que da maneira que está conduzindo agora (com mil confusões e irresponsabilidade) sua carreira está apenas fechando as portas para vários espetáculos e, o que é pior, fechando portas e janelas para seus milhares de admiradores continuem admirando sua música a sua presença bonita e se possível a sua vida. (Eli Halfoun)

Suzana Vieira: "Todas as mulheres são burrras"

A atriz Suzana Vieira não se apertou quando foi abordada por uma fã dizendo que Pillar, a personagem de “Amor à Vida” é burra. Com base em sua experiência a atriz mandou essa: “Querida, todas as mulheres são burras em relação aos homens. Todas já fomos traídas, todas somos idiotas, todas cuidamos do marido que volta doente, porque a amante não quis. Enfim, todas as mulheres são burras”. Imaginem se não fossem. (Eli Halfoun)

Lula luta para reeleger Dilma na primeiro turno

O ex-presidente Lula não esconde de ninguém que adora uma campanha eleitoral e está animadíssimo com a nova corrida presidencial. Mesmo não sendo candidato Lula garante que entrará inteiro paras tentar reeleger Dilma Roussef no primeiro turno. Essa é a maior preocupação do experiente ex-presidente: ele acredita que se acontecer o 2º segundo turno haverá uma grande união nacional contra ela. Nesse caso o melhor mesmo é garantir logo a vitória. (Eli Halfoun)

Método frio não deixa paciente entrar em fria na hora de reduzir gordurinhas

Mulheres e homens que querem eliminar incômodas gordurinhas sem fazer nenhum esforço físico estão apelando para um novo método usado pelos dermatologistas e chamado de Cool Sculping, que como diz o nome é esculpir o corpo a frio. Os médicos garantem que o novo método tem maior segurança do que todos os outros porque não é invasivo, não tem corte e nem usa anestesia. Com a aplicação do novo método é possível reduzir de 20 a 25% de gordura da barriga, coxas e até os pneuzinhos, um de cada vez. Melhor: o paciente volta as às atividades normais no mesmo dia Certamente gastando menos em farras porque o método é caríssimo. De qualquer maneira será uma máquina de fazer dinheiro gordo. Principalmente se funcionar e não ficar só nas promessas. (Eli Halfoun)

Mulheres mal-humoradas não dão bom dia observa Fabiane Scaranzzi

“Quando encontro num elevador mulheres mal-humoradas que não são capazes de dar um bom dia penso: ou não estão comendo doce ou não estão fazendo sexo. Ou os dois” - a observação é da bonita apresentadora Fabiana Scaranzzi, atualmente na Record e que está estreando também como escritora com o livro “Mulheres muito além do salto alto” que tem merecido muitos elogios. E não só de amigos. (Eli Halfoun)

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Ninguém mais vende produtos. Só se vende a esperança do prêmio

A necessidade de levar vantagem está mais presente no momento na busca de consumidores para todo o tipo de produto. Você compra o refrigerante tal, a cerveja, o automóvel e até a alimentação se o fabricante oferecer mais do que o produto: hoje ninguém compra só o produto. Estamos comprando a ilusão de ganhar prêmios alguns como anunciam milionários. Vem cá: não dá para desconfiar que produtos que oferecem tantas vantagens para aumentarem suas vendas é porque não garantem a boa qualidade do que oferece? Talvez essa necessidade incentivar o consumo esteja ligada também ao fato do consumidor ter mudado seus hábitos e agora só compra o que realmente é realmente necessário e útil. A farta distribuição de prêmios incentiva a brasileiríssima cultura do levar vantagem em tudo e no caso de produtos de higiene, perfumaria e outros a qualidade do produto é o que menos interessa. Importante é co0mprar junto com o produto a esperança de ganhar um prêmio (qualquer que seja) só para contar (e levar) vantagem. A impressão que fica é a de que quem não oferecer nada em troca além do próprio produto ficará fatalmente com a mercadoria encalhada. Até a mídia não acredita que pode vender apenas o jornal ou a revista: quase todos os veículos expostos em bancas oferecem aos leitores algum tipo de vantagem. É nesse caso uma prática antiga com a qual nunca concordei enquanto no comando de revistas e jornais. Acredito que ofertas e prêmios e vantagens vicia o leitor que passa a comprar o jornal ou a revista apenas pelo prêmio. Quando o festival de prêmios chaga ao fim os leitores também debandam. São raros os que continuam comprando o jornal ou revista depois que perdem a esperança de ganhar um prêmio, levar vantagem por menor que seja. Convenhamos que isso não é vender o jornal, a revista ou outro produto. Na verdade o que se vende agora é o prêmio, o que é um contra-senso: prêmio não é para vender. É paras dar. (Eli Halfoun)

Gol contra futebol é um esporte que joga contra o patrimônio do clube

O futebol não é (faz muito tempo) só o esporte mais popular do país. É principalmente um negócio milionário na maioria das vezes difícil de entender (não como prática esportiva, mas sim como prática comercial). Ao envolver muito dinheiro no que deveria ser apenas esporte o futebol se transforma em um incompreensível sacio de gatos Quando os clubes resolvem desfazer-se de atletas geralmente fundamentais para formar uma boa equipe a má gestão financeira obriga os clubes de abrirem mão de patrimônios esportivos para ter dinheiro em caixa e mesmo assim nunca tem. O Cruzeiro é considerado no momento o melhor time do país e lá estão jogadores como Nilton, Dedé o goleiro Fabio (saiu faz muito tempo) brilhando e fazendo o time brilhar. São atletas que pertenciam ao Vasco que é hoje considerado um dos piores times do país. O técnico é o mesmo Marcelo Oliveira que passou pelo Vasco, não ficou muito tempo, mas teve tempo suficiente para indicar jogadores ao seu novo clube, o que não é crime e muito menos desonestidade. São muitos os exemplos dos negócios mal feitos e que se às vezes podem ser um bom negócio financeiro são um péssimo negócio esportivo. O Vasco mesmo criou em casa dois dos maiores craques que o país conheceu: Romário e Edmundo saíram das chamadas categorias de base e logo depois foram vendidos. Anos depois o mesmo Vasco os recomprou pagando no mínimo dez vezes mais do que recebeu ao vendê-los. Isso é gol contra e por mais que se queira é difícil entender essa matemática - uma matemática tão confusa e absurda quanto a que o INSS pratica na concessão dos benefícios (benefícios?) da aposentadoria. (Eli Halfoun)

Criatividade brasileira só não funciona na televisão

Somos um país privilegiado de estar servido de um povo muito criativo para tudo, especialmente para sobreviver com os miseráveis salários ainda pagos por aqui. A criatividade do brasileiro parece estar bloqueada nos programas de entretenimento da televisão. Não há em nenhum desses programas um único quadro criado no país: são todos comprados no exterior e adaptados para a nossa realidade - isso quando sabemos qual é a nossa realidade. Vejamos: no “Domingão do Faustão” estão muitos exemplos como o “Dança dos Famosos” e o “Tem Gente Atrás”, além de muitos outros. A preguiça se repete no “Caldeirão do Huck” com o “Lata Velha” o “Lar Doce Lar” e muitos outros. No “Programa Silvio Santos” e no SBT de uma maneira geral (assim como na Record) também temos muitos licenciamentos, o que se transformou em uma prática comum e preguiçosa na televisão brasileira. Nada contra copiar o que é bom, mas o problema é que não estamos copiando o que é bom e muitas vezes até pioramos. É uma pena: os profissionais da televisão brasileira são perfeitamente capazes de criar programas e quadros, mas tudo indica que as emissoras não deixam e preferem não trocar seguro pelo duvidoso. Acabam criando uma dúvida maior: será que a nossa televisão sabe fazer televisão? (Eli Halfoun)

Luisa Mell quer usar a política para ajudar outros animais

Mesmo a afastada da televisão a ex-apresentadora Luisa Mell de 35 anos (hoje casada com o empreiteiro Gilberto Zaborowsky) tem grande chance de eleger-se pelo PMDB-SP como deputada federal ou estadual. Luisa acredita que terá muito apoio por conta de seu engajamento como ativista na defesa dos animais, que será o principal tema de suas campanha. Ela confessa que não gosta de política, mas reconhece que “só consegui algumas conquistas reais pela causa animal através dela”. Só não se sabe ainda se cães e gatos estarão em seu palanque. (Eli Halfoun)

Cafetina famosa dos anos 60 pode ganhar minissérie na Globo

O recente sucesso da novela “Flor do Caribe” foi uma injeção de ânimo para Walther Negrão que já se dedica a escrever uma minissérie (sua primeira): o autor desenvolve o seriado em torno de Eny Cezarino, considerada uma das maiores cafetinas do país e que mantinha um grande borde em Bauru, no interior de São Paulo, frequentado nos anos 60 pelos mais poderosos políticos nacionais da época. Além de estar colhendo material de pesquisa Negrão terá muitas informações dele próprio: é que no auge do bordel ele entrevistou a cafetina como repórter das revistas Capricho e Contigo. Vai usar inclusive tudo o que não pôde publicar na ocasião. (Eli Halfoun)

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Uma "Silvio Santos de saia" está sendo preparada no SBT

Não é mais segredo que Silvio Santos fará de sua filha Patrícia Abravanel, sua substituta como apresentadora (as escolhas estão feitas também em relação as outras filhas e cada uma comandará um setor do SBT e do Grupo Silvio Santos). Patrícia já se mostrou uma também sorridente “Silvio Santos de saia” que tem o mesmo carisma do pai e tem mostrado que não se aperta diante de qualquer situação no palco. Mesmo assim precisa ganhar experiência e desenvoltura (as duas estão profundamente ligadas). Exatamente para testar a filha de todas as formas artísticas papai Silvio a tem feito passar por uma espécie de teste em vários programas do SBT. Acaba de estrear no comando do programa “Máquina de Sucesso”, nova atração das noites de sábado. O novo programa não é nenhum grande desafio: Patrícia só precisa sorrir, parabenizar todos os participantes (o que faria até por educação) e repetir o bordão “entrou, transformou”. O pouco que lhe couve ele fez com perfeição e não se atreveu a criar absolutamente nada porque o programa não precisa: o esquema está ali prontinho e basta que Patrícia o siga sorrindo como, aliás, seu pai sempre fez. O programa “Máquina de Sucessos” é um desfile de covers, o que permite que a emissora apresente de mentirinha as maiores atrações musicais do país e do mundo sem pagar quase nada por isso. O novo programa substitui um quase igual: o ”Famoso Quem” que concluiu recentemente sua primeira audição. Deve ter saído do ar porque certamente é uma licença adquirida no exterior que venceu e precisa ser renovada. O “Famoso Quem” era mais completo do que o “Máquina de Sucessos”: mostrava a preparação dos candidatos, ou seja, mostrava que não basta achar que é parecido com o original e sair cantando por aí. Já o novo programa recebe covers de carreira sólida e que há anos vivem de imitar ídolos, o que prova que como na televisão na música também nada se cria e quase tudo se copia. (Eli Halfoun)

Anote: o que se diz por aí é para ler ,guadar e aprender

A palavra ainda é (sempre será) o maior e diário exercício praticado pelo homem. Por isso mesmo fala-se muito por aí e é sempre bom ouvir (e aprender) o que se diz ou se escreve. Recolhi algumas recentes declarações que aqui estão para ler e guardar. De alguma forma elas serão úteis em algum momento. Anote Do ex-jogador e médico Tostão: “Só os ignorantes, os extremistas e os prepotentes, que se acham donos da verdade, têm certeza de tudo”. Do ex-ministro da Justiça Nelson Jobim: “Só os incompetentes e os amadores não sabem que em política até a raiva é combinada”. De Caetano Veloso: “Continuarei amando quem fez “Fera Ferida" e “Esse Cara sou Eu". De Adriana Calcanhoto: “Vida e obra estão ligadas se não soubéssemos o quanto Caravaggio aprontou não teríamos dimensão de sua obra”. “Do governador Geraldo Alckmin: “Sistema de som é igual a gerente de banco: quando a gente mais precisa ele falha”. Do jornalista Juca Kfouri: “São tantos escândalos no poder que ou você se convence de que o ser humano é mesmo um projeto inviável ou de que os espertos enganam os ingênuos, os desonestos ludibriam os honestos”. Do ex-presidente Lula: “O problema do político ser mandado é que nem o vento bate nas costas”. (Eli Halfoun)

Piada espionada mostra que esse cara não é ele

A espionagem que os Estados Unidos fez no Brasil (todo mundo sabe que continua fazendo) provocou sentimentos de revolta e ajudou a criar várias piadas, embora esse não seja um motivo para ir, o que para o bem humorado brasileiro não faz a menor diferença. Uma das piadas que circula agora é essa: Um menino brasileiro fica frente a frente com o presidente Obama e pergunta: “Obama o meu pai falou que o senhor sabe tudo lá de casa. É verdade?”. Resposta de Obama: “Ele não é seu pai”. (Eli Halfoun)

Infecção hospitalar cria um novo e rentável negócio

Em recente capítulo da novela “Amor à Vida” o personagem Eron (Marcelo Anthony) comentou com o personagem Niko (Thiago Fragoso) que Amarilys (Daniielle Winits) sairia logo do hospital porque a atual regra é não deixar o paciente muito tempo internado para não ser vítima de uma infecção hospitalar. Não é a primeira vez que novelas tocam no assunto. Não há quem não saiba dessa nova regra médica e hospitalar, que também tem a função de abrir leitos para novos pacientes. Essa, digamos, menor estadia hospitalar está movimentando com bons lucros um novo negócio: o do a da venda e aluguel de equipamentos hospitalares (camas especiais, cadeiras de roda, bancos para banho, compadres e comadres e muitos mais) fazendo crescer as ofertas em novas casas especializadas e até nas farmácias. Nem todos os pacientes têm condições de pagar por esses necessários cuidados e a cada um se vira como pode (não tem compadre ou comadre vai de pinico mesmo). De qualquer maneira é sempre melhor e menos perigoso do que ficar em um hospital rondado pelas bactérias que nem precisam enfrentar filas e desconforto para entrar na hora que bem entenderem. Inclusive nos melhores e mais limpos hospitais do mundo: bactérias não escolhem endereço no livrinho dos Planos de Saúde e nem no catálogo. (Eli Halfoun)

Rádio JB é uma lição na escolha de repertório. Para quem gosta é claro

Gosto musical é muito diversificado é por isso mesmo temos cantores de todos os gêneros para os muitos ritmos que se espalham pelo mundo. O que é bom para os meus ouvidos e minha alma pode não caber na alma do outro e ser um incômodo auditivo. É muito difícil indicar emissoras de rádio FM, todas especializadas na execução do vasto repertório mundial. Vou ousar: para quem possa ter o mesmo gosto (diria apurado) que o meu (música calma, letras que dizem alguma coisa, cantores que não precisam gritar para achar que cantam e guitarras que não necessariamente devem nos ensurdecer) a melhor pedida no Rio é sem dúvida a JB FM que oferece um repertório da melhor qualidade e em música brasileira nos enche de prazer e de orgulho com canções e artistas de tamanha qualidade. O problema é descobrir direitinho qual é a necessidade de seu ouvido e de sua alma musical. Música boa é exatamente aquela que se gosta de ouvir e de cantar. (Eli Halfoun)

domingo, 10 de novembro de 2013

Televisão não pode ser um "pátio de milagres" que cobra e paga por tudo

O afastamento do chamado bispo Valdemiro Santiago (Igreja Mundial) da Bandeirantes (canal 21) coloca novamente em discussão a exagerada comercialização de horários e mais horários arrendados a altíssimos preços para pregações religiosas e muito mais para a arrecadação de dízimos e mais dízimos tirados principalmente de quem nada tem. O afastamento de Valdemiro Santiago (vinha atrasando o pagamento mensal do aluguel dos horários) não fará com que a emissora ganhe novos e necessários programas: os mesmo horários foram cedidos ao bispo Edir Macedo (Igreja Universal). O que se discute é até quando será permitido transformar em balcão de negócios uma concessão do governo. Emissoras de televisão são concedidas a grupos financeiros de comunicação que se comprometem a gerar programação de entretenimento, informação e cultura (além de empregos), mas quando os horários são alugados como imóveis caros a televisão passa a ser apenas um (bom) negócio e deixa de ser útil como se comprometeu na documentação entregue e exigida pelo governo. Quando ganha a concessão de mão beijada - beijada principalmente pelas muitas maracutaias que sempre acontecem nessas disputas. Emissoras de televisão não podem ser um shopping que vede esperança, bíblias e todo tipo de objeto que supostamente salvarão os fiéis dos males da terra, ou seja, terá de esperar até chegar ao céu, se chegar, mas essa já é outra discussão e religião não se discute como diz sabiamente a verdade popular Fiéis dos templos de Valdomiro Santiago reagem dizendo que a Rede Record é uma emissora controlada pela Igreja Universal do Reino de Deus. É e todo mundo sabe disso. Acontece que a Record só utiliza a madrugada para a programação Iurd de pregação religiosas. De resto é uma emissora de televisão que mal ou bem está criando empregos, programas, jornalismo e briga pela audiência do mercado. Sem vender seus horários, ou melhor, vender os horários que como concessões pertencem mesmo é ao povo. (Eli Halfoun)

Ambulatório ambulante criado no Rio promete atender idosos em casa onde ainda podem esperar sentados

Através da Secretaria de Envelhecimento e Qualidade de Vida o governo do Estado do Rio de Janeiro está oferecendo (afinal é tempo de eleição) o pioneiro e importante atendimento médico aos idosos em casa. A idéia, já em prática, foi criar o Qualimóvel que é um ambulatório ambulante instalado em ônibus que passarão por 29 municípios para atender 21 mil pacientes. O ambulatório móvel terá um geriatra, um oftalmologita, um odontologista, uma enfermeira, um técnico em enfermagem e também um técnico para ensinar a fazer uma adequada higiene bucal. Não há dúvida de que é um quase “programa de saúde” que poderá realmente dar mais e melhor expectativa aos já tão abandonados e rejeitados idosos que enfrentam muitas dificuldades de atendimento em ambulatórios hospitais e em postos de saúde. A iniciativa será (seria) louvável se funcionar como se promete (em tempo de eleição promete-se tudo), mas sabemos por experiências anteriores que o bom funcionamento só acontecerá na fase inicial, que é a fase de promover o “produto” e promover-se com ele. Depois os médicos começarão a faltar ao serviço, os ônibus quebrarão e serão jogados em abandonados em uma das muitas garagens do estado que são verdadeiras fábricas de sucatas e de desperdício de dinheiro público. Esse filme a população está cansada de ver e por mais que tente ter esperança de que o programa funcione tem mesmo é a certeza de que tudo será como antes. Não se trata de pessimismo: em todos os governos esse tipo de novela sempre vira um “não vale a pena ver de ovo” e como sempre deixa os idosos no ora veja. Enquanto ainda consegue enxergar um mínimo de vida saudável e digna. (Eli Halfoun)

Governo investe mais dinheiro em publicidade na internet

A movimentação provocada pelas redes sociais nas recentes manifestações em todo o país abriu os olhos do Planalto para a necessidade de redistribuir a sua imensa verba publicitária. Está decidido, por exemplo, que em 2014 a internet ganhará uma aplicação maior de verba (15% do total) para anúncios e ações oficiais do governo. Em época de eleição é mesmo fundamental atacar e usar todas as frentes que possam atrair votos. (Eli Halfoun)

Brasil perde R$ 85 milhões por ano com a corrupção

Não adianta esperar por mudanças: todo dia tem novas descobertas sobre corrupção por aqui e em quase todos os países. Essa vergonheira dos fiscais paulistas descoberta agora não será a última “rede de corrupção” montada em serviços públicos. Os custos provocados pela corrupção mundial sobem 10% com um desvio mundial de U$ 1 trilhão, segundo dados do Banco Mundial. Nessa vergonhosa matemática o Brasil colabora com U$ 85 milhões anuais, como foi anunciado no recente Fórum de Transparência e Competitividade realizado em Curitiba. A falta de transparências em tudo e para tudo no Brasil facilita e alimenta a corrupção e o insaciável dos corruptos de carteirinha. (Eli Halfoun)

sábado, 9 de novembro de 2013

Rádio ainda é o melhor amigo do homem na comunicação

O decreto assinado essa semana pela presidente Dilma Roussef permitindo que as emissoras de rádio AM passem a funcionar na frequência FM (terão que instalar equipamentos) aumentará ainda mais a importância do alcance que só o rádio consegue ter nos mais esquecidos (e não são poucos) cafundós desse imenso país. O rádio ainda é o nosso mais importante veículo de comunicação, informação e entretenimento já que nenhum outro mesmo com os grandes avanços tecnológicos da televisão conseguem ter. Qualquer radinho de pilha (hoje os celulares tem frequência radiofônica) pode ser sintonizado em qualquer lugar e a freqüência em FM dará às emissoras AM um sinal mais nítido, sem os estranhos ruídos de uma frequência ultrapassada que não permitia boa audição. O rádio ainda é o “melhor companheiro” dos ouvintes: nenhum vigia noturno e nenhuma empregada doméstica abre mão de realizar seu trabalho ouvindo rádio, sempre um inseparável companheiro que cabe em qualquer bolso e em qualquer bolsa. Não se pode ignorar a importâncias do rádio como veículo de prestação de serviço, seja informando sobre o trânsito (muita gente já escapou de engarrafamentos por conta dessas informações) ou informando imediatamente o que acontece no país. O rádio é ágil: qualquer informação pode ser dada através do telefone (isso quando o telefone funciona). A televisão e a internet são hoje os mais procurados veículos de pela a maioria do público. Não se pode esquecer que ainda existe muita gente sem acesso a internet e que não é em qualquer lugar que se pode sintonizar uma emissora de televisão cm bom som e boa imagem. O rádio sim está aí para o que der e vier e com nova e melhor freqüência sonora continuará sendo indispensável como veículo de comunicação. (Eli Halfoun)

Daniel: o canto maior de quem venceu todas as barreiras e preconceitos

O cantor Daniel está completando 30 anos de carreira e não se pode negar que fez uma trajetória de sucesso conquistando o público de todos os gostos e todas as classes. A vitória maior de Daniel é a ter rompido com o com o preconceito que se costuma ter com quem é identificado como cantor sertanejo. É preconceito absurdo já que todos os cantores do segmento sertanejos são donos de excelentes vozes e bons intérpretes. Colocado hoje com justiça no time de melhores cantores do país Daniel rompeu barreiras (ou seriam porteiras?) para mostrar que canta (e canta bem) qualquer gênero musical. Não foi muito fácil conquistar o gosto e o respeito da crítica que o ouvia (mesmo que gostasse de música sertaneja, mas nunca admitia isso) como o caipira que formava dupla com o falecido parceiro João Paulo. A morte do amigo e parceiro foi um momento difícil a enfrentar, mas foi também o momento da total libertação artística de Daniel. Na carreira solo precisava mostrar e (mostrou) uma versatilidade musical que alcançava todas as notas, todos os gêneros e os mais complicados arranjos orquestrais. Daniel foi fundo ganhou respeito e conquistou a admiração maior de todos os que no início o enxergavam apenas enxergavam apenas como mais um cantor sertanejo, desses que ficam aí por po8uco tempo. Daniel mostrou e mostra que ficará na Música Popular Brasileira para sempre entre as melhores vozes do país. Admirado também como um artista sempre pronto a ajudar porque sua voz e seu sucesso o fazem também um ser humano admirável. (Eli Halfoun)

Lula entra em campo como cabo eleitoral do PT em todo o país

Nenhum candidato enfrentará maior corrida eleitoral do que o ex-presidente Lula que mesmo não sendo candidato a nada está decidido a funcionar como o mais presente cabo eleitoral de candidatos do PT em todo o país. Claro que o foco maior será respalda a provável reeleição Dilma Roussef que é considerada quase certa, mas não será tão fácil quanto se supunha. Lula usará sua popularidade e prestígio para ajudar a eleger o maior número de governadores PT em todos os estados. Embora não revele oficialmente o experiente ex-presidente já tem algumas certezas como, por exemplo, as de que Fernando Pimentel será eleito em Minas, Alexandre Padilha ganhará em São Paulo, Gleisi Hoffman será a próxima governadora do Paraná e Linbergh Farias será eleito no Raio, embora por enquanto as pesquisas não mostrem exatamente isso o Raio. Pesquisa mandada realizar pelo PMD surpreendeu o partido ao mostrar que Luiz Fernando Pezão está em último lugar entre os nomes incluídos na pesquisa. Pezão preocupa o PMD porque aparece com apenas 6.9% das intenções de votos. A liderança ficou com o ministro Marcelo Crivella (PR) que para surpresa geral conquistou 24,5% das intenções de votos deixando o até então líder Anthony Garotinho (PR) com 22,8%. seguido por Lindbergh Farias (PT) com 11.9% que Lula espera reverter em pouco tempo. Ou seja: até ganhar nas urnas como garante. (Eli Halfoun)