quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Rio: mais um aniversário abraçando o sol e o país

O anúncio veiculado pela Prefeitura para comemorar o aniversário do Rio (a festa é amanhã, dia 1, mas há que defenda que a data certa seria 20 de janeiro) termina com a frase “Rio - carioca como você”. Deveria ser no plural, ou seja, vocês. O Rio é plural e abraça cariocas que chegam de todo o país para fazer maravilhosamente da Cidade Maravilhosa a cidade de seus corações. Provavelmente o maior número de cariocas que habitam o Rio é de paraibanos, cearenses, paraenses, paranaenses, gaúchos, pernambucanos, maranhenses e de todos os estados. O Brasil mora no Rio, que é sem dúvida o estado dos sonhos de todos os brasileiros. O Rio é um Brasil reunido em um só lugar: aqui é possível encontrar especialidades culinárias de todos os estados, cariocas com sotaque nordestino e de tudo o que de melhor que o Brasil tem para oferecer. O Rio é acima de tudo a Cidade da Esperança de todos os que aqui desembarcam em busca de melhores oportunidades. De uma nova vida. O aniversário do Rio não é o aniversário de um único estado. É a festa de todo o Brasil - até porque esse Rio Maravilha faz festa o ano inteiro em todos os ritmos, com todos os sabores e sotaques. Até recentemente a natureza que com fomos abençoados era o que mais atraía gente de todo o país para realizar o sonho de viver no Rio, no azula do mar azul, na saúde das verdes matas e nos braços do Cristo Redentor. As belezas naturais aliadas as que as mãos humanas construíram continuam sendo a melhor oferta. Mas não é só: embora ainda tenha muitos problemas para resolver (todos os estados sempre terão) o Rio já oferece uma qualidade de vida bem melhor do que a oferecida até recentemente. O Rio engrandece, se moderniza, constrói melhor estrutura para poder oferecer e construir um futuro melhor para os cariocas de todo o país. Esse é o Rio que pode comemorar hoje com orgulho mais um aniversário. De preferência abraçado ao sol e a praia - marca registrada de uma cidade que sempre brilhou muito mais nos braços do sol e no calor afetuoso da lua. (Eli Halfoun)

Marin adota silêncio sobre seu passado. Quem cala consente

Quando não há o que e como explicar o mais aconselhável é fugir da verdade e do incomodo assunto. É a tática que o presidente da CBF José Maria Marin está usando para não dar entrevistas sobre o caso do jornalista Wladimir Herzog, que conta a história ele ajudou a entregar (e morrer assassinado pela ditadura). Marin foge também de qualquer entrevista em que seja questionado sobre a sua ligação com o delegado Sergio Paranhos Fleury. Para evitar insistência e constrangimento Marin instruiu Fausto Camunha, seu novo assessor de imprensa (ele foi secretário de Esportes em São Paulo no período Celso Pitta), a comunicar oficialmente aos jornais que não dará nenhuma entrevista sobre esses assuntos, que são uma vergonhosa mancha vermelha de sangue em sua vida. Marin prefere o silêncio e como se sabe quem cala consente. (Eli Halfoun)

Futebol do Brasil não joga bem no mercado mundial do esporte

Pode parecer estranho e inacreditável, mas o fato do Brasil ter um futebol conhecido e admirado (já foi mais) em todo o mundo não joga entre os países que conquistaram melhor mercado internacional. Nesse setor o Brasil tem apenas 2% do universo mundial, mesmo depois do anúncio da realização da Copa das Confederações e do Mundial. Quem brilha mais no mercado é a Inglaterra com uma fatia 30%, seguida da Espanha (18%), Alemanha (15%) e Itália (13%). O Brasil precisa reencontrar seu melhor futebol para voltar a ficar bem na fita esportiva. (Eli Halfoun)

Ceará quer McCartney para lotar o Castelão

Paul McCartney acaba virando brasileiro tantos são os show que tem feito por aqui: o próximo poderá ser o da digamos inauguração popular do estádio Castelão, do Ceará. O governador Cid Gomes quer trazer Paul McCartney para um super espetáculo breve e assim inaugurar com um grande público, o que só não aconteceu porque um show programado com Ivete Sangalo teve de ser cancelado porque uma marquise do nono estádio desabou na véspera. Se fosse o velho Castelão desabava inteiro. (Eli Halfoun)

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Samba é ou não é Música Popular Brasileira?

Há anos acompanho de perto e profissionalmente (hoje nem tão de perto assim) a música brasileira e nunca entendi a separação feita entre MPB e os muitos e ricos ritmos que faz com que sejamos um dos mais musicais países do mundo. Não entendo por que (nunca me deram uma explicação exata ou pelo menos convincente) sobre o que leva as pessoas, inclusive os músicos, a não incluir o samba (a maior e mais popular expressão musical do país) no que se convencionou chamar hoje de MPB, como se a sigla representasse um ritmo diferente e não tudo o que é Música Popular Brasileira. Minha estranheza aumenta cada vez que ouço alguém dizer que “gosto de rock, de MPB e de samba”, como se o samba não fosse nosso e, portanto, da MPB. Até entendo que quando as pessoas dizem MPB se referem a obra musical de Chico Buarque, Caetano Veloso, Djavan, Gilberto Gil e outros tantos geniais compositores brasileiros que queiramos ou não na maioria das vezes fazem samba também. Alguns modismos acabam virando sinônimos e esse é o caso de MPB que deixou de ser plural e englobar todos os nossos ritmos para ser apenas sinônimo de um tipo de música que é brasileiríssima. O que fica cada vez mais difícil entender é a não inclusão do samba popular, aquele que supostamente só vem do morro (e agrada as classes mais pobres), do xaxado, do baião, do xote e de tantos outros ritmos que viajam e nos fazem viajar por esse país não fazem parte da MPB. Ficasempr4 e pergunta: afinal, samba, baião, xaxado, xote e tantos outros rimos nascidos, criados ou desenvolvidos aqui são ou não são Música Popular Brasileira e, portanto MPB. Deixa-los der fora da sigla que engloba nossa música é falta de informação e preconceito, como se nossos rirmos mais populares não pudessem freqüentar a alta roda de uma MPB da qual são a parte mais importante e devem ser um orgulho nacional. (Eli Halfoun)

Sucesso de Naldo chega ao cinema com uma história de vida

Naldo o cantor que é o novo queridinho ( está estourado nas paradas do país) da esquisita música brasileira que faz o sucesso do momento (ainda bem que não demora muito e passa rápido ) não quer perder seu momento de glória e está decidido a contar como fizeram outros cantores, sua vida no cinema. O projeto do filme está sendo estudado por Naldo e pela atriz Daniele Winnits e se vier a ser concretizado relembrará a infância pobre do cantor e o momento mais trágico de sua vida: o brutal assassinato de seu irmão com quem começou a cantar em dupla. Naldo é admirado não9só por sua contagiante alegria musical, mas também porque mesmo no topo do sucesso não perdeu a humildade que continua encantando seu público. No carnaval Naldo ganhou o aplauso e a admiração do ator Will Smith, que pode até acabar dando as caras no filme. Se tiver tempo já que um belo motivo feminino para vir ao Brasil não lhe falta. (Eli Halfoun)

Rita Lee promete mais shows aos 65 anos de idade

Os 65 anos de uma vida agitada não afastarão Rita Lee do trabalho tão cedo. A cantora e compositora (sem dúvida um dos mais respeitados e admirados nomes musicais do país, está preparando cinco shows com o repertório de “Reza”, seu mais recente CD. Para essas apresentações Rita conseguiu autorização do Ministério da Cultura para captar R$ 1,8 milhões em patrocínio pela Lei Rouanet. As apresentações serão gravadas em DVD. Um DVD sem dúvida histórico. (Eli Halfoun)

Xuxa vai fazer a alegria dos baixinhos em uma nova casa

O melhor presente que Xuxa receberá quando completar no mês que vem 50 anos será o dela mesmo: a inauguração no Rio da primeira “Casa X” na qual estarão reunidas novidades tecnológicas, além de muito espaço para brincadeiras das crianças. A casa terá também espaço especial para que os baixinhos comemorem seus aniversários. Xuxa pensa grande e até o final do ano planeja ter franquias da “Casa X” abertas em todo o Brasil. Ela está tão entusiasmada com as idéia que tem feito questão de participar ativamente de todos os detalhes para a montagem da primeira “Casa X”, que tem tudo para ser um enorme e rentável negócio. Como todos dos quais a eterna rainha dos baixinhos participa. (Eli Halfoun)

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Fila de fiéis, desfile de blocos afros e beleza de Quitéria Chagas são destaques nos EUA

O Brasil ganha cada vez mais espaço na imprensa americana: o The New Yoike Times: publicou nas últimas edições notícias sobre as filas de 17 quarteirões se formaram em Nova York com fiéis querendo comprar o livro “Nada a Temer” (vocês é que pensam) de Edir Macedo. Depois voltou a abrir espaço para falar da idéia de Carlinhos Brown de criar um “Afodromo” para os desfiles dos grupos afros de música. Já o site da revista Time preferiu falar do carnaval e ilustrou a reportagem com um foto de Quitéria Chagas. Os americanos devem estar babando até agora. (Eli Halfoun)

Oscar: uma festa de luxo que perdeu a graça

Alguns momentos do espetáculo ainda são muito bonitos (nada que não façamos igual e melhor no “Criança Esperança”) mas a verdade é que a festa de luxo da entrega do Oscar está perdendo a graça e já não atrai tanto entusiasmo assim (poucos são os telespectadores que aguentam ficar acordados para conhecer todos os resultados que logo pela manhã estão nos jornais e na internet). Não há muito o que discutir em torno de uma premiação de filmes que ainda não vimos e dos quais apenas ouvimos falar. É exatamente esse ouvir falar que diminui o interesse em torno do Oscar: os resultados são previsíveis depois que ouvimos falar (e lemos) nas premiações que antecedem a abertura dos envelopes do Oscar. Quem vence o Globo de Ouro geralmente é o ganhador do Oscar, o que também acontece com outros prêmios cinematográficos distribuídos fartamente nos Estados Unidos. Podemos até achar que injustiças foram cometidas (sempre são), mas nem podemos ter convicção na “achologia” simplesmente porque, repito, nada sabemos sobre os indicados ao premio máximo do cinema mundial. O Oscar está virando uma festinha de colégio com tapete vermelho e festinhas de colégio enchem o saco. (Eli Halfoun)

Roupas da delegada é só o que interessa ao público feminino em "Salve Jorge"

Na falta de coisa melhor e menos complicada o público feminino da novela “Salve Jorge” volta sua maior atenção para as roupas que a também confusa delegada Helô usa com elegância, charme e muitas vezes extravagância. Pedidos de informações sobre os figurinos da personagem interpretada por Giovana Antonelli são os mais solicitados pelas telespectadoras ao núcleo da novela. É verdade que a maior parte do público feminino não tem ainda poder aquisitivo que lhe permita usar uma variedade de blusas de seda, calças cortadas e ajustadas com perfeição no corpo e acessórios (especialmente cintos e bolsas) que costumam custar muito mais do que a maioria da população brasileira ganha. Não importa: novela é ilusão e o público tem a ilusão de que um dia poderá vestir-se tão elegantemente quanto a delegada, que também é uma espécie de homenagem ao grande número de competentes delegadas que estão fazendo com que as mulheres tenham nesse caso literalmente mais poder de fogo. Pelo menos no aspecto figurinos “Salve Jorge” chama atenção para um personagem já que de restos continua una novela confusa em que tudo está tudo junto e mal misturado, o que dificulta a compreensão do grande público que gosta mesmo é do “pão, pão, queijo, queijo”. A novela se arrasta em várias e inacreditáveis situações, não resolve nada e faz com quer o público perca cada vez mais o interesse de acompanhar seguidamente os confusos capítulos. Ou a autora compacta na trama e soluciona imediatamente algumas situações para desenvolver o restante da novela em torno de uma ou duas tramas paralelas ou fará o telespectador perder completamente o pouco interesse que ainda tem pela novela para fixar sua curiosidade apenas em torno de figurinos. E nada mais. (Eli Halfoun)

A boca é boa: Robert Rey também quer ser deputado federal

A política é democrática e tem lugar para todo mundo, mas também não é preciso exagerar: em São Paulo o cirurgião plástico Robert Rey (nasceu no Brasil, mas viveu muitos anos nos Estados Unidos), que também ocupa lugar de apresentador na Rede TV, quer ser deputado federal por São Paulo. Ele está convencido (convencido ele é mesmo) de que pode puxar muitos votos para o PSC (partido pelo qual planeja concorrer) e que será eleito sem grandes problemas. Esse é o grande problema. (Eli Halfoun)

Atores da Globo estão de olho no gordo salário de Luana Piovani

A atriz Luana Piovani continua pagando um preço muito caro por dizer o que pensa e não esconder a verdade. Ela é o novo alvo de fofocas nos corredores da Globo: o que se diz é que a atriz não está entre as mais queridinhas da equipe técnica e até de parte do elenco da novela “Guerra dos Sexos” da qual tem sido um dos destaques. Há quem considere que essa antipatia não é tão gratuita assim: Luana estaria recebendo salário de R$280 MIL mensais por sua participação na novela É um dos maiores salários da emissora que inda segundo os comentários, muito maior do que o salário pago para Regina Duarte e do que os R$ 65 mil mensais da ex-BBB Grazy Massafera. Tem gente invejosa na Globo querendo trabalhar no Imposto de Renda. (Eli Halfoun)

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Nóbrega tem vergonha da ex-mulher no "Mulheres Ricas"

“Vi uma vez só e fiquei três dias sem sair de casa de vergonha” - a declaração é atribuída a Carlos Alberto de Nóbrega e teria sido feita em recente coquetel no SBT quando foi questionado sobre a participação da ex-mulher, Andréa Nóbrega, no programa “Mulheres Ricas” da Rede Bandeirantes. Embora esteja vivendo uma ativa fase afetiva com a bonita designer de jóias Jaqueline Meireles, de 49 anos, Carlos Alberto não perdoa a ex-mulher, especialmente porque ele teria pedido para ela não participar do programa. Sobre seu novo romance Carlos Alberto (76 anos) diz que está muito feliz, mas desmente que ele e Jaqueline estejam morando juntos: “É cada um na sua casa porque ela tem filhos”. Está aí a receita para quem, não quer morar junto e se aborrecer menos: o negócio é arranjar namorada com filhos. Desde que ela seja independente financeiramente. (Eli Halfoun)

Torcer por um clube é uma escolha de amor. Paixão não é violência

Não há nenhuma justificativa para desculpar ou entender a assassina conduta de alguns torcedores corintianos que tiraram a vida de um menino de 14 anos alvejado por um sinalizador que é como ficou provado uma arma. A conduta da torcida corintiana (a que evidentemente não gosta de futebol) merece severas punições, mas também uma necessária e exemplar reflexão: a torcida do clube paulista não é a única que comete absurdos exageros e violência: todas as chamadas torcidas organizadas na maioria das vezes desprezam o futebol para mostrar sua paixão pelo clube com atitudes que nada tem a ver com a beleza e a magia do mais popular esporte do mundo. A torcida do Corinthians que ao que tudo indica será exemplarmente punida, teve a falta de sorte (demorou acontecer) de ser finalmente flagrada como uma torcida assassina, como, aliás, as outras que não nunca foram pegas em flagrante também tentam ser. A partir dessa flagrada conduta de uma torcida as outras torcidas deveriam unir-se para evitar muitas coisas e acabar com uma violência de arquibancada que convenhamos não é nenhum exemplo de amor por um clube, mas apenas o exemplo de que torcer é sinônimo de vandalismo. O verdadeiro e apaixonado torcedor precisa mesmo é gostar de futebol (futebol sem “botinadas”) e demonstrar pelo amor por seu time com aplausos (vaias também são permitidas). Torcer apaixonadamente por um clube é acima de tudo uma demonstração e uma escolha de amor. E amor nada tem s ver com violência. Muito menos com assassinatos. (Eli Halfoun)

Cachorros de verdade também ganham perfis no Twitter. E até "escrevem"

“Troque o seu cachorro por uma criança pobre” - a sugestão musical de Eduardo Dusek nunca foi atendida como deveria ser e também nunca pretendeu dizer que os lulus das madames devem ser maltratados e abandonados. Acontece que está havendo um exagero não nos cuidados (que nunca são demais), mas nas relações com os cães. O resultado é que se cometem exageros que chegam a ser cômicos: o cão nada tem a ver com isso e muito menos entendem que estão sendo usados apenas para alimentar o ego de seus donos. É o caso da arquiteta paulista Brunete Fracaroli que acaba de criar um perfil no Twitter para Sissi, sua cadelinha. Sissi teria escrito: “Estou tão feliz mamãe não foi trabalhar. Está aqui juntinho de mim”. Não demora muito a cadelinha manda essa no Twitter: “Agora vou dar uma saidinha. Tenho que ir busca mamãe no psiquiatra”. (Eli Halfoun)

Turma da Monica quer abrir espaço para os gays nas histórias em quadrinhos

A Turma da Mônica está com 50 anos e mesmo assim tenta descobrir novos caminhos: o desenhista Maurício de Sousa pensa em fazer também histórias da Mônica para adultos e não está descartada a possibilidade de criar personagens gays. A possibilidade de abrir o leque e o armário dos quadrinhos da Mônica surgiu depois de um conversa informal que o desenhista teve com o novelista Walcyr Carrasco. Mauricio, que já criou com a Mônica histórias para adolescentes acha que esse pode ser um caminho promissor. Adultos sempre gostaram de histórias em quadrinhos e gays nunca freqüentaram os quadrinhos assumidamente. Sempre apareceram disfarçados. Batman e Robin que o digam assim como p Fantasma e Lothar, entre muitos outros. (Eli Halfoun)

Alinne Rosa quer sentir sozinha o cheiro do amor

Era de se esperar; a cantora Alinne Rosa, vocalista da banda Cheiro de amor, fará carreira solo. A iniciativa de afastar-se imediatamente do grupo para fazer vôo individual foi apressada depois que o empresário da banda achou que ela estava aparecendo demais sozinha na mídia e que essa exagerada exposição prejudicava o grupo. Na verdade Alinne sempre ocupou mais espaço na mídia de fofocas por conta de seus romances: namorou entre outros Cássio Reis, Rafael de Almeida e Diogo Pitombo, mas foi o beijo na boca que trocou em um trio elétrico (na Bahia) com Daniela Mercury a fofoca que ganhou mais espaço e repercussão. Não quer dizer que tenha sido o beijo preferido de Alinne, mas de qualquer maneira ela gostou muito. (Eli Halfoun)

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Aids traz Kate Moss novamente ao Brasil em abril

As pesquisas para a cura da Aids ganharão reforço financeiro esse ano: a modelo Kate Moss doará um de seus vestidos para ser leiloado na “3rd Inspiration Gala da amfAR” que será realizado no Brasil em abril. Kate Moss confirmou presença e desembarca em São Paulo no dia 5 de abril. Outras celebridades internacionais estarão no leilão, entre as quais a atriz Sharon Stone, a estilista Kenneth Cole e a rainha do burlesco Dita Von Tease, que promete fazer strip-tease dentro de um enorme cálice de cristal. Também haverá shows com Gilberto Gil e Seu Jorge. Só pode ser para compensar. (Eli Halfoun)

Salvador já teve um governador negro. Que venha outro

Ainda dá o que falar a declaração que o cineasta Spike Lee fez em sua visita a Bahia durante o carnaval. Spike estranhou que embora tenha maiorias de negros a Bahia sempre foi governada por brancos. Agora os baianos reagem lembrando que o negro Evaldo Brito (professor de Direito e hoje vereador) foi governador de Salvador entre agosto de 1978 e março de 1979. Tantos anos depois está na hora de ter outro. Negros competentes política e administrativamente não faltam na Bahia e em todos os cantos do Brasil. (Eli Halfoun)

Pezão muda de imagem para substituir Cabral no governo do Rio

Imagem política não é tudo para conquistar votos. Na briga eleitoral a imagem física também conta muito. Já que não tem uma popular imagem política o vice-governador do Rio Luiz Fernando Pezão em quem o governador Sergio Cabral aposta as fichas como seu substituto, decidiu construir uma nova imagem física e tem se submetido a um severo tratamento estético: de saída emagreceu 15 quilos (quer perder mais alguns), deu uma melhorada nos dentes, está mudando o guarda-roupa e utilizado até tratamentos estéticos masculinos para rejuvenescer e ganhar um aspecto mais saudável. Se mesmo assim não conseguir ser eleito depois pode tentar uma vaguinha como modelo de meia-idade. O que em princípio também será muito difícil. (Eli Halfoun)

PSB faz força para lançar já a candidatura de Eduardo Campos

A corrida eleitoral para a Presidência da República promete ainda muitos rounds, embora analistas políticos acreditem que a reeleição de Dilma Roussef é certa. Os outros partidos não pensam o mesmo. O PSB, por exemplo, faz força para que o governador Eduardo Campos lance imediatamente sua candidatura. Campos resiste e acha que antes de mais nada precisa recolher subsídios para preparar seu programa de governo. Para isso pretende sair em caravana por todo o país em busca de mais informações sobre a nossa realidade. Se Eduardo Campos vier mesmo a ser candidato o próximo passo será convencer Marina Silva a formar como vice em sua chapa já que como se acredita no PSB será muito difícil que ela possa lançar-se candidata à Presidência com sua nova Rede. Até agora nem tudo o que tem caído na Rede é peixe. (Eli Halfoun)

"Cidade Alerta" ganha mais uma edição e estréia com sucesso na Record-Rio

Pelo menos por enquanto não há nenhuma ameaça da Rede Record passar a ocupar quase todos os seus horários com pregações evangélicas como acontecerá na CNT. Até segunda ordem a Record pretende manter seus programas religiosos em horários alternativos, especialmente durante a madrugada. Há na emissora uma certeza de que é preciso investir mais em jornalismo, o que é muito bom e está acontecendo na Record-Rio que acaba de estrear o “Cidade Alerta Rio” em edição matutina (vai ao ar das 6h30m às 7h27m com apresentação de Luiz Bacci). A estréia, no último dia 18, deixou a emissora entusiasmada com os 3.0 conquistados em audiência, perdendo apenas para a Globo. Até parece que com mais programas policiais a Record quer atrair fiéis para a Igreja Universal já que a violência mostrada nos programas nos deixa a certeza de que hoje estamos mesmo nas mãos de Deus. (Eli Halfoun)

sábado, 23 de fevereiro de 2013

CRÔNICA -------------- Vôo de vida

O homem costuma frustrar-se com tudo e por nada. Simplesmente porque não aprendeu ou esquece de conviver “numa boa” com o que a vida lhe oferece de bom e com tudo o que construiu em seus caminhos de existência - caminhos às vezes tortuosos, mas na maioria das vezes com obstáculos ultrapassados e vencidos. Com conquistas mesmo que mínimas realizadas. O problema é que queremos sempre mais e na busca de novas e nem sempre necessárias e até supérfluas deixamos de olhar para o que já termos de bom e, portanto, deixamos de apreciar todos os momentos da e de vida. Não há absolutamente nada de errado em buscar novas conquistas. Afinal, é essa busca prelo novo que nos move no dia adia, mas ela não pode e não deve ser uma limitação para nada. Não pode nos cegar diante das belezas que a vida nos oferece diariamente, mas para isso é preciso em primeiro lugar aprender a enxergá-las melhor e conviver feliz com elas (lembre-se sempre que a felicidade só existe plenamente se estiver dentro de você e, portanto, não depende de ninguém). Aprender a conviver com o que nos é oferecido, inclusive pela sábia e bela natureza do que apenas restringir o vôo da vida na muitas vezes sofrida busca de novos caminhos. Repare só que quando abrimos uma janela e olhamos para a vida com entusiasmo e até emoção tudo fica mais claro, mais intenso, mais inteiro e mais feliz. Dentro de você. Essa suposta pequena felicidade é muito maior do que exigimos de nós mesmos. Na maioria das vezes preferimos não olhar para o que já conquistamos para viver de novos sonhos. Sonhos são sim fundamentais, mas se de um lado nos enriquecem de ilusões, por outro nos empobrecem diante de uma concreta realidade. Sonhar é maravilhoso, mas viver é o que se impões e se faz mais interessante. Só estamos estaremos prontos para concretizar nossos novos sonhos quando estivermos preparados para conviver com o que nos trouxe até aqui. E que um dia também já foi um sonho. Todo dia a vida nos mostra e ensina o quanto é mais importante apreciar o vôo dos pássaros que ficar esperando criar asas. Aprecie a vida, aprecie o tempo. Assim será sempre mais fácil criar novas asas para voar na realidade e em novos sonhos. (Eli Halfoun)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Biografia proibida de Roberto Carlos faz a festa em Portugal

Não adiantou muito Roberto Carlos ter proibido a circulação da biografia escrita por Paulo César Araújo. O livro proibido no Brasil pode ser adquirido por modestos euros em muitas livrarias de Portugal. É claro que tem muito brasileiro comprando mais do que um exemplar para revender no Brasil a peso de ouro. A proibição imposta por Roberto Carlos só ajudou a promover o livro. Que agora está muito mais valorizado. (Eli Halfoun)

Senadores preferem os restaurantes mais caros, mas Senado quer sua cozinha tinindo

Embora os senadores prefiram frequentar os finíssimos e caríssimos restaurantes de Brasília, o Senado quer que sua cozinha funcione com perfeição, o que talvez seja um bom motivo para que os senadores permaneçam na casa no horário de expediente (quando estão em Brasília é claro). O Senado quer sua cozinha tinindo e decidiu investir R$ 203 mil em uma reforma nem muito necessária. Já que nós é que pagamos a conta o Senado decidiu também gastar mais R$ 53 mil em utensílios de cozinha, entre os quais 215 fornos elétricos de 44 litros, 40 depuradores de fogões de seis bocas e de quebra 10 máquinas de lavar. Não demora muito os senadores estarão lavando até a roupa suja (só a do corpo) no Senado e como sempre por nossa conta. (Eli Halfoun)

Chegada do "rei dos dízimos" faz funcionários deixarem a CNT

Uma das exigências do pastor Valdemiro Santiago (Igreja Mundial) para concretizar a compra da Central Nacional de Televisão (CNT), com sede em Curitiba, é a de encontrar o menor número possível de funcionários contratados quando assumir o comando das ações. Parece que essa condição está sendo levada ao pé da letra e muitos empregados estão deixando a emissora. É entre muitos outros o caso da jornalista Salete Lemos (apresentadora há anos do telejornal da emissora) que já pediu a contas para poder acertar com outra emissora. Muitos funcionários, principalmente do jornalismo, que certamente não mais existirá no canal seguem o mesmo caminho: preferem sair antes de dar de cara com o novo dono e correr o risco de ele pedir algum dinheiro. Como faz habitualmente. (Eli Halfoun)

Silvio Santos é o novo bilionário brasileiro da revista Forbes

A ova edição da revista Forbes está com mais um bilionário incluído na relação anual da revista. O nome de Silvio Santos está na relação: a Forbes tem em mãos um levantamento sobre o patrimônio de Silvio que segundo os dados recolhidos até agora pela revista, tem uma fortuna de 1,3 bilhões de dólares, o que evidentemente incluiu o valor de suas empresas, entre as quais o SBT e a Jequiti que poderá mudar de mãos breve, mas não deixará Silvio mais pobre. (Eli Halfoun)

Romance de Ronaldo e Paula começou antes da separação

Depois que a DJ Paula Morais declarou que ela e Ronaldo estão juntos e praticamente casados há três meses os fofoqueiros de plantão resolveram fazer as contas e concluíram que o romance começou bem antes de Ronaldo e Bia Anthony terem anunciado oficialmente (através de nota) a separação. Como anúncio da separação foi feito em fins de dezembro os fofoqueiros estão convencidos que Ronaldo e Paula Morais já se relacionavam enquanto o ex-jogador ainda estava casado. Só uma perguntinha: qual é a diferença? (Eli Halfoun)

Tom Cruise novamente no Brasil. Sem falar de sua separação

Extremamente simpático com os fãs e a imprensa nas vezes em que esteve no Brasil Tom Crise pretende repetir a dose, mas já mandou avisar que não responderá a nenhuma pergunta sobre sua separação (de Katie Holmes). O aviso chegou antes para evitar qualquer mal estar principalmente na entrevista coletiva que será marcada para o dia seguinte de sua chegada. Cruise desembarca no Rio no dia 27 de março com a missão de divulgar o lançamento de “Oblivion” seu novo filme que tem estréia brasileira marcada para o dia 12 de abril. Cruise pretende continuar mantendo sua vida privada sem permitir fofocas. Do contrário corre o risco de deixar de ser uma vida privada para cair na privada do esgoto jornalístico. (Eli Halfoun)

Beyoncé: um show de elegância na capa da Vogue América

Aos 31anos e depois de ter sido a atração maior do recente premio Gramy Beyoncé decidiu mudar seu visual e preferiu mostrar primeiro na capa e miolo da revista Vogue América de março. A cantora, que em 2012 teve 40 milhões de dólares de faturamento, posou com roupas elegantes entre as quais um modelo exclusivo criado por Givanchy. Tudo indica que de agora em diante até em seus shows, Beyoncé oferecerá também um belo desfile de moda. Estava mesmo precisando muito. (Eli Halfoun)

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Três escolas já têm enredo para o carnaval de 2014. Até o fim do mundo vai desfilar

O carnaval de 2014 começou (carnaval de escola de samba é o ano inteiro) e pelo menos três escolas têm os enredos definidos. A Beija Flor terá Boni (José Bonifácio de Oliveira Sobrinho) como tema e através dele, considerado o papa da nossa televisão, fará desfilar a história da TV. A Grande Rio escolheu Marica como tema, mas não há ainda maiores informações de como será o desenvolvimento do enredo. A maior surpresa virá mais uma vez da Unidos da Tijuca: o carnavalesco Paulo Barros quer fazer desfilar o fim do mundo tão anunciado recentemente. O mundo não acabou e se depender da Unidos da Ti teremos um noivo, colorido e alegre mundo no Sambódromo. Como, aliás, o mundo deveria ser sempre. (Eli Halfoun)

Brasileiros pobres ainda vivem sem esgoto. E no esgoto público

São muitos os brasileiros que ainda vivem literalmente na merda. Dados do IBGE informam que até o ano passado 40% das casas brasileiras não estávamos ligadas a rede de coleta de esgoto. Essa realidade não se aplica em todo o país para casas legislativas, tribunais, ministérios e autarquias que usam água e esgoto sem a menor preocupação em resolver o problema dos que vivem tendo de se equilibrar em verdadeiras poças de doenças. Nos setores públicos o gasto com os serviços de águas e esgoto subiu no ano passado em 15%, o que representa o desembolso de R$ 461 milhões aos cofres públicos, que parecem ser o esgoto maior dos que contaminam os serviços públicos, que como se vê estão cada vez mais fedorentos. (Eli Halfoun)

Livro da promoter Alicinha Cavalcanti não terá histórias picantes de famosos

Quem espera encontrar historinhas picantes envolvendo famosos no livro que Alicinha Cavalcanti escreve sobre sua trajetória como promoter pode tirar o cavalinho da chuva. Aos 50 amos Alicinha garante que contará muitas curiosidades, mas nenhuma que comprometa os famosos e muito menos sua carreira como promoter. Ela sabe que para continuar tendo seus convites pra festas aceitos por famosos deve formar no time do vi, mas não vou falar e nem publicar. O livro de Alicinha será também uma aula para quem se inicia como promoter. Ela ensina, por exemplo, que “festa para ser animada tem que ter entre as convidadas algumas moças mais disponíveis. Há quem aposte que nos seus 30 anos de carreira Alicinha manteve essa receita ao pé da letra. Ela ensina ainda que nos grandes eventos o volume de mulheres deve ser maior do que o de homens. Convidados de todos os tipos nunca faltam para Alicinha que tem como maior patrimônio um relação de 37 mil nomes de possíveis convidados, incluindo muitas moças mais disponíveis, que, aliás, sempre frequentaram as melhores festa da alta sociedade e fizeram depois das reuniões a melhor festa de muitos ricaços. (Eli Halfoun)

Mangueira entrando foi a diversão de Giulia Gam no Sambódromo

“Essa piada é nasceu antes dos desfiles das escolas de samba” - foi assim que muitos foliões reagiram quando em um camarote no Sambódromo a atriz Giulia Gam tentou bancar a engraçadinha repetindo aos gritos: “eu quero ver a Mangueira entrar”. Mesmo sem nenhuma reação bem humorada dos foliões Giulia continuou repetindo que queria ver a Mangueira entrar, mas diante de seu entusiasmo ficou uma dúvida: descobrir que tipo de mangueira ela estava precisando. Giulia Gam está confirmada no elenco de “Sangue Bom”, a noiva novela de Maria Adelaide Amaral para a Globo. Com ou sem ver a mangueira entrar. (Eli Halfoun)

Diet Coke usa estilistas criativos para colocar o produto na moda

A Diet Coke está mesmo decidida a ficar na moda: depois de Karl Lagerfeld e de Jean Paul Gautier fez do também criativo estilista Marc Jacobs o seu novo diretor criativo. A Diet Co0ke que marcar seu estilo e pelo visto conquistar o enorme público gay em todo o mundo. O assumido Marca Jacobs, que vira e mexe esta se virando e mexendo em boates gays do Rio e São Paulo, está saindo de trás da mesa e participa de um comercial no aparece em uma cabine fotográfica de peito nu e usando a sua tradicional saia. Mesmo assim fazendo suspirar três adolescentes. Jacobs está feliz da vida e diz: “Em dois meses vou fazer 50 anos. Então acho que devo ficar feliz que alguém ainda queira me ver assim”. Jacobs também não faz segredo sobre sua preferência para namoros: “Tenho uma queda por brasileiros”. Já deu para perceber. (Eli Halfoun)

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Congressistas brasileiros já são os segundos mais caros do mundo. Brasil só perde para os EUA

A casa própria sempre foi e ainda é o sonho maior de todos os brasileiros, mas diante dos altos salários (fora outros rendimentos) pagos aos nossos congressistas já se pode afirmar que o segundo (talvez até o primeiro porque facilita muitas coisas) do mais comum cidadão brasileiro é encontrar uma possibilidade de eleger-se deputado federal ou senador como garantia de um futuro financeiramente promissor e confortável. O blog já tinha noticiado que os parlamentares brasileiros estão entre os mais bem pagos do mundo. Agora pesquisa divulgada pela ONU (Organização das Nações Unidas) feita em conjunto com a UIP (União Interparlamentar) confirma que o Brasil tem os parlamentares mais caros do mundo. Só perdemos para os Estados Unidos, com um gasto anual de 9,6 milhões e dólares por ano. O estudo realizado em 110 países mostra que cada um dos 594 parlamentares do Brasil (513 deputados e 81senadores) custa aos cofres públicos, ou seja, aos nossos bolsos 7,4 milhões de dólares por ano. O jornal “Folha de São Paulo” esclarece que “para permitir comparações, o estudo usou dados em dólares, ajustados pela paridade do poder de compra, que é um sistema adotado pelo Banco Mundial para corrigir discrepâncias no custo de vida em diferentes países”. Como sempre os parlamentares brasileiros, que ainda se consideram mal pagos, não quiseram falar sobre a pesquisa deixando que assessores da presidência da Câmara tentassem encontrar justificativa como, por exemplo, essa: “A Constituição brasileira é recente o que exige uma produção maior dos congressistas e faz com eles se reúnam mais vezes”. Desculpa esfarrapada e mentirosa já que sabemos que eles mal comparecem ao “trabalho”. O argumento da Câmara não justifica e nem explica porque o Congresso tem uma despesa que representa 0,46% de todos os gastos previstos pela União. Esse percentual é próximo à média mundial, de 0.49%. O fato é que esse custo representa um custo 22 dólares para cada brasileiro. O estudo foi feito em 2012 tendo como base os dados de 2011. Os números deixam bem claro que o povo está trabalhando cada vez mais para sustentar quem não trabalha e pouco faz. (Eli Halfoun)

Raul Gil pensará duas vezes antes de trocar o SBT pela Rede TV

Um dos problemas que os chamados apresentadores independentes, ou seja, aqueles que se pagam com suas ações comerciais (venda de anúncios) é bater de frente com o departamento comercial das emissoras nas quais exibem seus programas Até pela popularidade conquistada ao longo da carreira os apresentadores encontram maior acessibilidade junto aos clientes, que ficam felizes ao “conhecer um artista”. Raul Gil construiu sua carreira como apresentador confiando comercialmente em seu próprio taco, além do talento. Muitas vezes enfrentou a quase ira do departamento comercial limitado na venda de anúncios para o programa do apresentador. Foi assim com Silvio Santos quando ocupava 12 horas seguidas da programação dominical na Globo e faturava em quatro ou cinco domingos mais do que a emissora conseguia durante o mês inteiro. Esse foi um dos motivos que apressou a saída de Silvio da Globo, embira o maior tenha sido o desejo e a possibilidade de montar sua própria emissora. O também apresentador Raul Gil não chega tão longe em seus desejos profissionais, mas também enfrenta áreas de atrito com o departamento comercial, agora o do SBT. Todos os contatos da emissora querem vender espaços no “Programa Raul Gil”, o que acaba limitando a ação de vendas do apresentador que quanto menos espaço tiver pra vender menos faturamento terá. Por isso mesmo nos últimos dias têm sido constantes as especulações em torno da saída de Raul Gil do SBT transferindo-se para a Rede V com mais espaço para vendas em seu programa. Raul sabe que maior espaço não significa necessariamente mais vendas já que na Rede TV ele não terá o respaldo da audiência geral da emissora que como se sabe na Rede TV é péssimo. Experiente profissional de televisão Raul Gil certamente pensará duas vezes antes de tomar uma decisão precipitada, Ele mais do que ninguém sabe que seu poder de vendas não reside apenas em sua popularidade, mas sim e principalmente no respaldo de audiência que a emissora lhe dá. Raul também sabe que na televisão e na vida uma regra é básica: quem tudo quer tudo perde. (Eli Halfoun)

Um teste de fidelidade com o talento de João Kleber

Ninguém desconhece que João Kleber é um humorista de muito talento (um imitador quase insuperável) e por isso mesmo fica difícil entender a fixação que ele criou com o “Teste de Fidelidade” quadro, ou melhor, uma brincadeira de extremo mau gosto, que criou com sucesso para a televisão e que ele conduz com a eficiência possível e permitida. O que me parece é que João Kleber, que ainda faz ótimos shows de humor no teatro, ficou desencantado com o humorismo na televisão no qual realmente não conseguiu firmar-se e brilhar. Mas nunca é tarde: Kleber que, repito, tem um extraordinário talento humorístico bem que poderia (e deveria) aproveitar seu retorno ao Brasil (depois de muitos anos em Portugal) para tentar recuperar o espaço que sempre mereceu no humor. Talvez melhor do que o “Teste de Fidelidade” Kleber e a Rede TV chegassem a um acordo paras fazer um programa especial mensal com João Kleber atuando como o ótimo stand-up que sempre foi. Seria não tenho dúvidas o melhor caminho para seu talento, para o público e para a Rede TV. Um verdadeiro teste de fidelidade para o seu talento. (Eli Halfoun)

Crô vem aí no cinema para fazer rir e chorar

Sempre que um personagem faz em uma novela um sucesso que supera o dos personagens principais surgem promessas e especulações em torno da criação de um seriado ou de um filme para esse personagem que ganhou vida própria. Dessa vez será mais do que uma promessa: o autor Aguinaldo Silva está concluindo o roteiro do filme que terá o personagem Crô da novela “Fina Estampa” como astro e evidentemente com o ator Marcelo Serrado como atração maior. Aguinaldo Silva está criando novas “tiradas” para Crô e garante que o filme será mais intenso e completo na vida do personagem que estará rico, terá uma forte atuação social, não perderá suas engraçadas características e fará rir e chorar. Como tudo na vida. (Eli Halfoun)

Lição de sexo em apenas uma frase de efeito e de verdade

Cada vez mais o sexo é o motivo maior para conversas, aprendizados e ensinamentos e assim conquista mais espaço em artigos, frases, conselhos, livros e até piadas na internet de todos os sexos e todas as opções sexuais. Frase que recolhi recentemente na “rede” me parece ser o mais verdadeiro ensinamento sexual após a juventude fogosa e muitas vezes pouco seletiva. Leia, pense e aplique: “É com a idade que o homem descobre que o pênis se torna umas nostalgia e a língua um presente de prosperidade”. Para muitos pode apenas parecer uma constatação grosseira, mas é se mais pura realidade. (Eli Halfoun)

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Governo pode tentar tirar Marina Silva do caminho presidencial

Se vier mesmo a ser candidata à Presidência da República já em 2014 (possibilidade que passou a admitir publicamente depois do lançamento oficial da Rede de Sutentabilidade – o nome seria Rede EcoBrasil e a mudança foi sugerida dias antes) a ex-ministra Marina Silva terá muitos obstáculos pela frente. O primeiro será o de conseguir em todo o país as 500 mil assinaturas necessárias para que o STE (Superior Tribunal Eleitoral) reconheça o novo movimento político (Marina não quer nem ouvir falar em partido, palavra que considera desgastada). O segundo e maior será enfrentar uma possível reação do governo federal. Essa reação já estaria sendo discutida no governo e no PT e segundo analistas políticos de Brasília estaria ligada a uma recente pesquisa segundo a qual se a eleição fosse hoje Marina Silva poderia ser a única concorrente a conquistar votos suficientes para levar a Dilma Roussef, candidata a reeleição para um segundo turno, mas com grande possibilidade de vencer no primeiro turno com apertada diferença de votos. Sabe-se que analistas ligados ao governo acreditam que Eduardo Campos (ainda sem partido para uma possível candidatura) e Aécio Neves podem crescer, mas nenhum dos dois assusta Dilma. Por isso mesmo os analistas acreditam que o governo tentará tirar Marina Silva do caminho. Mesmo que Marina confirme sua candidatura terá outro obstáculo pela frente: como a Rede é nova e ainda pequena o horário de propaganda eleitoral será bastante reduzido e nesse caso a Rede teria de fazer alianças e fusões, o que de saída já lhe diminuiria a credibilidade. Sabe-se também que Marina Silva é contra acordos e como Dilma, quer que as coisas sejam feitas do jeito dela, ou seja, sem acordos ou conversas reservadas. O que em política é quase impossível. (Eli Halfoun)

Pastor evangélico acerta compra da CNT e quer sociedade na Rede TV

Os pastores evangélicos querem cada vez mais visibilidade e evidentemente dinheiro. Para isso nada melhor do que usar a força de comunicação da televisão: o pastor Valdemiro Santiago que já tem uma fortuna de duzentos e vinte milhões de dólares está com a compra da rede de emissoras CNT, de Curitiba, praticamente acertada com a família Martinez, ainda dona do grupo. A compra da CNT no é o único plano de expansão do don da Igreja Mundial do Poder de Deus: para o futuro ele planeja também uma sociedade com a Rede TV (o negócio está bem encaminhado) e mesmo que não haja acordo para uma sociedade é certo que Valdemiro Santiago comprará o horário integral das madrugadas da Rede TV para deitar falação. Nesse caso o “Teste de Fidelidade” comandado por João Kleber deixa a programação. De uma forma ou de outra a Rede TV submeterá seus telespectadores a um teste de fidelidade. Ambos perfeitamente dispensáveis. (Eli Halfoun)

Quer viajar de graça? Tente entrar em um novela da Globo

As novelas da Globo transformam-se cada vez mais em um verdadeiro guia de turismo. É o que mostra o mais recente levantamento feito na emissora: “Salve Jorge” teve cenas gravadas na Turquia. A próxima não ficará sem carimbar o passaporte: Flor do Caribe, de Walther Negrão, terá cenas gravadas na Guatemala, considerado um país sem muitos atrativos turísticos e que enfrentou uma guerra civil que durou 36 anos. A Guatemala nada tem de especial também em sua gastronomia e bota fé na força que vem do campo com plantações de café, açúcar (cana), milho e banana. O elenco da novela não deve estar nada animado com esse roteiro internacional. (Eli Halfoun)

Modelo mostra que fazer regime rigoroso é apenas uma lenda

Quando a fome bate não existe modelo que leve a sério a dieta de alimentar-se só de folhas e frutas. A modelo Alice Dellal, que há anos vive no exterior, mostrou isso no carnaval. No camarote da Devassa ela mostrou que é boa de boca: depois de esperar um bom tempo na fila para chegarão bufê variado, ela encheu o prato e não teve dúvidas: procurou um cantinho para sentar-se no chão e comeu com as mãos e um apetite invejável. Afinal, a única balança que pesa no carnaval é a da alegria. (Eli Halfoun)

Filha de Dunga faz carreira como estilista. Só para mulheres

As muitas críticas que Dunga recebeu quando técnico da seleção brasileira, inclusive por causa das roupas que usava a beira do campo, não afetaram o trabalho de Gabriela Verri, sua filha, como estilista. Na época ela também foi criticada pelas roupas que supostamente escolhia para o pai. Agora ela garante que nem sempre o pai aceitava suas sugestões, ou seja, o mau gosto era dele mesmo. Alheia às críticas, a jovem estilista decidiu seguir carreira e acaba de montar sua primeira loja em Porto Alegre. Os homens podem ficar tranqüilos: a loja não tem nada a ver com moda masculina. É especializada em moda feminina para festas. Em moda, dependendo da escolha do freguês, quase tudo é sempre uma festa na maioria das vezes de extremo mau gosto. Especialmente entre as mulheres que se acham chiques. (Eli Halfoun)

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Voz de Bento XVI na escolha do novo Papa está no voto dos 67 cardeais por ele nomeados

Há uma ansiedade mundial em torno da escolha do nome do novo Papa nas mãos de quem pode estar o início da renovação que a igreja católica pede e precisa. É inevitável que diante de tamanha importância e curiosidade surjam as mais diversas especulações, opiniões e até certezas como, por exemplo, a que garante que o Papa Bento XVI não exercerá nenhuma influência na escolha de seu substituto. Nem precisa: ele se encarregou de ter voz ativa antes de sua renúncia. Nos últimos sete anos foram nomeados muitos cardeais que pensam como Bento XVI para o digamos comitê que escolherá o novo Papa. Foram nomeados 120 cardeais eleitores dos quais 67 com a assinatura de Bento XVI e os outros 53 por seu antecessor. Apenas os cardeais eleitores com menos de 80 anos podem votar, o que é uma regra antiga e que permite uma rotação no chamado corpo eleitoral. Analistas religiosos reconhecem que apesar do papado de Bento XVI ter durado apenas um quarto do período do de João Paulo II, Bento possui Bento mais aliados do que seu antecessor no Vaticano. Agora só resta esperar o resultado da urna, ou seja, a fumacinha branca que anunciará no Palácio de São Pedro que o novo Papa foi escolhido e que tudo pode clarear para o mundo. (Eli Halfoun)

Bloco sugere fitas indicativas para ninguém errar de sexo na hora do beijo

Já se pensa no próximo carnaval, mas o que passou ainda tem muitas histórias para contar: uma delas envolve o bloco Me Beija organizado há anos por cineastas e que na quarta-feira de cinzas desfilou pelas ruas do Rio com a atriz Marina Ximenez como musa. A curiosidade do bloco que reúne a turma do cinema está na venda de fitas coloridas que facilitam o trabalho e a escolha. São chamadas de fitas indicativas: quem adquire uma fita vermelha azul quer beijar meninos e meninas, quem compra uma fita azul prefere beijar meninos e os que preferem fita verde querem beijar meninas. A fita preta é a que indica o vale tudo: quem as usa não ta nem aí, ou seja, quer beijar qualquer coisa que respire. Talvez já seja o caso de vender fitas indicativas em todas as reuniões políticas e sociais. (Eli Halfoun)

Roberto Carlos foi o cara musical no carnaval

Centenas de músicas foram executadas e cantadas nos muitos blocos que desfilaram no carnaval pelas ruas de todo o país (mais no Rio) do Rio, mas não foi exatamente uma “música de carnaval” a mais executada e a preferida dos foliões: o sucesso musical do carnaval ficou com quem diria Roberto Carlos. A versão em ritmo de samba e de marcha de ‘Esse Cara Sou Eu” tomou conta do pedaço para surpresa do próprio RC, que teve a canção muito tocada também no tradicional Baile de Gala do Copacabana Palace. Não chegou a ser nenhuma surpresa: “Esse Cara Sou Eu” já garantiu as venda de dois milhões de CDs. Agora venderá muito mais e em qualquer ritmo. (Eli Halfoun)

Presidente da CBF compra briga com grande empresa de futebol

Nos bastidores da CBF o presidente da entidade, José Maria Marin, nunca escondeu seu desejo de acabar com o que chama de império montado no futebol brasileiro (com atuação também no exterior) da Traffic, empresa criada e dirigida pelo ex-repórter J. Hawilla. Agora a guerra está sendo declarada publicamente e Marin joga a bola para o alto ameaçando revelar o segredo de muitos acordos e contratos. Quando descer a bola jogada para o alto pode atingir muitas pessoas, principalmente na CBF, uma campeã de acordos e contratos secretos. (Eli Halfoun)

Gravadora sugeriu roupas comportadas para a festa do Gramy

A festa da entrega do prêmio Gramy criada há 55 anos é musical e por isso mesmo a CBS, que costuma ter muitos artistas indicados ou apenas convidados, não quis que suas contratadas aparecessem mais do que as músicas, especialmente em fotos não muito comportadas. Por isso mesmo as cantoras receberam via e-mail instruções especiais de comportamento e vestuário. A principal recomendação foi para que a nudez não fosse insinuada durante a transmissão da cerimônia e lembrou: “Certifique-se que nádegas e seios estejam devidamente cobertos”. Lembrou ainda para não expor laterais e regiões sob curvatura dos seios, regiões consideradas problemáticas em algumas roupas. O comunicado dizia ainda: “Por favor, evite roupas transparentes que podem expor mamilos”. Ou seja: para a festa do Gramy as roupas das freiras parecem ser as mais adequadas. (Eli Halfoun)

sábado, 16 de fevereiro de 2013

"Rede EcoBrasil" é a nova proposta política de Marina Silva

Foi a própria Marina Silva que depois de recusar várias sugestões quem escolheu o nome de seu novo partido, ou movimento político como ela prefere. O nome escolhido é “Rede EcoBrasil” porque Marina não quer nenhuma sigla e por isso mesmo prefere não chamar o novo grupo de partido. Ela só divulgará o nome oficialmente depois de recolher as 500 mil assinaturas que o Tribunal Eleitoral exige para a criação de um novo partido mesmo que não se considere, mas seja um partido. (Eli Halfoun)

Brasileiro pagará uma grande conta depois da Copa. É o que pensa Romário

Embora seja um apaixonado por futebol o hoje deputado federal Romário prefere ver o esporte com um olhar político e assim não é um dos mais entusiasmados com a realização da Copa do Mundo no Brasil. Romário acha que o povo terá de pagar pelos enormes prejuízos financeiros e diz: “O Brasil estava com vontade de sediar a Copa do Mundo e para isso, em outras palavras, abriu as pernas. E o povo brasileiro, depois de 2014, vai pagar essa conta”. Como paga e pagou todas as outras. (Eli Halfoun)

Hormônio afasta Megan Fox do leite das vacas

Embora tenha sido considerada por duas vezes a mulher mais sensual do mundo a atriz Megan Fox saiu do Brasil com inveja das bundas femininas brasileiras e confessou: “Quem dera eu fosse brasileira e tivesse um bumbum de brasileira”. Não apenas as bundas impressionaram a atriz que se encantou com nossas churrascarias rodízio (ela costuma frequentar assiduamente uma em Nova York). Megan adora carne embora não consuma nenhum produto que leve leite “porque injetam hormônio nas vacas”. Do leite das vacas ela quer distância. (Eli Halfoun)

"Carrossel" e "Mulheres" saem da TV para os desenhos e o cinema

Novelas de programas de repercussão na televisão precisam render sempre mais e são transformados em novos produtos. É, por exemplo, o que acontecerá com a novela “Carrossel” e com o programa “Mulheres Ricas”. A novela do SBT está sendo transformada em desenho animado e as crianças do elenco estão dublando a base que será utilizada como referência pelos dubladores profissionais. Para “Mulheres Ricas” a idéia é fazer uma comédia cinematográfica com o atual elenco. Que mesmo sem texto humorístico é mesmo de fazer morrer de rir. (Eli Halfoun)

Wilker e Serrado juuntos no teatro com um sucesso do cinema

Cinéfilo apaixonado (tem uma invejável coleção de filmes) José Wilker poderá unir breve duas de suas paixões: o cinema e o teatro. Ele será o diretor da versão teatral de “Rain Man”, filme de sucesso em 1998 e que foi estrelado por Dustin Hoffman e Tom Cruise. Para o papel interpretado por Hoffman no cinema foi escolhido o ator Marcelo Serrado. É até agora o único nome confirmado no elenco. Com Wilker e Serrado juntos os outros serão apenas um detalhe. (Eli Halfoun)

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O desafio do público nos melhores da TV no "Domingão"

Nos últimos dias Fausto Silva tem anunciado os nomes de atores e cantores que concorrem, segundo indicação de funcionários da emissora em todo o país, aos prêmios de “melhor da televisão que o “Domingão” promove há ano0s. A decisão final cabe ao público (pelo menos é isso o que garante o programa) que dessa vez terá escolhas complicadas. A escolha de Adriana Esteves como melhor atriz com a Carminha de “Avenida Brasil” é dada como barbada, mas o público sofrerá por não poder votar na Chayene de Claudia Abreu que realizou um trabalho perfeito e venceria com facilidade se não tivwsse4buma Carminha pela frente. A injustiça com Chayene será mais uma da maldades de Carminha. Outra difícil escolha para o público será entre as atrizes coadjuvantes com as indicadas Cacau Protásio, Débora Nascimento (“Avenida Brasil”) e Titina Medeiros, que também fez um ótimo trabalho em “Cheias de Charme”. Na categoria jornalismo as indicações são sempre as mesmas e os escolhidos costumam ser William Bonner, Fátima Bernardes ou Patrícia Poeta. Esse ano é para que o público enfim faça justiça ao excelente trabalho que Sandra Annemberg desenvolve no jornal Hoje. De qualquer maneira a premiação de jornalismo fica restrita aos apresentadores, o que é uma incoerência jornalística porque um bom jornalista não é o que lê as notícias. Pelo contrário: é quem as apura e produz. (Eli Halfoun)

Boni será o tema do próximo enredo da Beija Flor

Começou outra vez: as escolas de samba estão agitadas (nem deu tempo de descansar direito) com a escolha de enredo do desfile de 2014 que sem dúvida incluirá muitas homenagens a Copa do Mundo. Até o anúncio oficial dos temas muitas sugestões e especulações ganharão o noticiário, mas até agora apenas um enredo parece realmente definido. É o que a Beija Flor pretende desenvolver em tono de Boni, considerado o responsável pela revolução que a televisão brasileira viveu nos últimos anos. Há muito a falar sobre Boni que tem história para inspirar vários enredos. Ms apenas um já é uma justíssima homenagem. (Eli Halfoun)

Uma Vila campeoníssima. Dessa vez sem muitas contestações

O critério é vago e imenso: cada um costuma ter o seu na hora de escolher a roupa que usará, de fazer a escolha do time para torcer, para definir e apreciar a beleza. Portanto, o critério de um não é exatamente o do outro, embora em alguns casos os regulamentos definam os critérios a serem seguidos, o que não significa que o serão ao pé da letra. É essa diversidade de critérios que sempre inclui o gosto pessoal, que faz com que todos os anos o resultado do desfile das escolas de samba seja discutido: quem perdeu acha que, segundo o seu critério, merecia ganhar e quem ganhou acha tudo justo e, portanto, não tem do que reclamar. O campeonato conquistado esse ano pela Unidos de Vila Isabel até que não foi muito criticado. Nem poderia: a Vila fez um desfile quase impecável que se refletiu nas notas dos jurados e no aplauso do público. Ganhou com inteira e justiça. Continuo achando que premiar apenas uma campeã é injusto com o esforço, o trabalho e a beleza de todas as escolas que mesmo sem a taça também podem considerar-se campeãs. Nesse caso e esse ano a Vila é campeoníssima. A diversidade de opiniões fez com que a mídia escolhesse outras campeãs (“Estandarte de Ouro” para a Mangueira em O Globo e “Tamborim de Ouro” para o Salgueiro em O Dia). Isso mostra o quanto declarar oficialmente uma escola campeã é uma tarefa difícil de agradar a todos, mas mesmo assim é indiscutível o mérito da Vila, que não quis humilhar ninguém e mostrou que faz samba também. E da melhor qualidade. (Eli Halfoun)

Bons comentaristas valorizarama transmissão da Globo e as escolas de samba

Demorou para que a Globo percebesse que não precisava reunir uma ala de comentaristas na transmissão do desfile das escolas de samba. Basta um comentarista que entenda do assunto para não o enredo de opiniões. No futebol a Globo sempre utilizou um único comentarista por partida e não poderia ser diferente no desfile das escolas de samba. Dessa vez a Globo não se perdeu em um bla-bla-bla sem fim e soube escolher os comentaristas certos: as participações dos carnavalescos Milton Cunha e Chico Spinosa deram credibilidade ao que se dizia simplesmente porque quem falava entende do assunto e, portanto, sabe o que diz. Nesse caso o torcedor pode não concordar, mas aceita sem muito discutir. (Eli Halfoun)

Primeira dama da França não precisa do dinheiro do marido

Não é só aqui que a imprensa pega no pé das mulheres de políticos importantes. Na França o jornal France Soir não tem poupado críticas para Valérie, a mulher do presidente socialista François Holland. O jornal acusa a primeira dama de ter adotado o “socialismo com champanhe” porque desde que se transformou em primeira dama ela frequenta todos os mais chiques desfiles de moda. Valérie já avisou que continuará na dela, ou seja, “indo onde bem entender porque trabalho e vivo sem depender de meu marido. Além do mais acho que tenho de prestigiar a moda francesa que é um patrimônio da França”. Financeiro e cultural. (Eli Halfoun)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Programa de Xuxa está com os dias contados

Se na vida amorosa Xuxa atravessa uma fase de prazer e alegria o mesmo não acontece profissionalmente: a direção da Globo anda pensando seriamente em tirar do ar o programa que ela apresenta nas tardes de sábado e que está em acentuada queda de audiência. Antes de rifar o programa Xuxa terá a oportunidade de reformular o esquema e se ainda assim não der resultado é certo que ela passará a fazer apenas um especial mensal tipo filme. Xuxa está precisando mesmo de um tempo para reformular sua carreira. Antes que fracasso se imponha como uma nova realidade que ela não merece. (Eli Halfoun)

Novela da Globo mostrará um homem que voltou para dentro do armário

A discussão em torno do homossexualismo não aceito de forma nenhuma pelos evangélicos radicais e preconceituosos costuma ser um dos temas mais usados nos muitos programas comandados por igrejas evangélicas na televisão. Tem sempre um pastor querendo provar (às vezes provavelmente em causa própria) que é possível mudar a sexualidade e até apresentam fiéis que deixaram de ser gays, o que a turma alegremente garante ser quase impossível. De qualquer maneira esse será um dos termas da próxima novela de Walcyr Carrasco que pretende discutir o assunto com seriedade e profundidade. Nem assim ficou livre de piadas: nos corredores da Globo o comentário mais comum é o de que pela primeira vez uma novela mostrará “um homem que voltou para dentro do armário”. Com certeza sem jogar fora a chave da porta de saída. (Eli Halfoun)

Adriano sonha com Atlético Mineiro, mas multa por deslizes pode virar um pesadelo

Adriano, aquele que já foi m bom jogador, quer retomar a carreira em campo e através de assessores tenta negociar seu passe com o Atlético Mineiro. O time que recuperou o futebol de Ronaldinho Gaúcho até topa fazer uma experiência com o ex-imperador da bola, mas só se ele aceitar assinar contrato com cláusulas severas de punição. Por exemplo: o contrato teria entre muitas outras garantias uma permitindo ao clube descontar do salário de Adriano quaisquer deslizes que ele cometer e que em seu caso parecem ser inevitáveis. A cláusula prevê também que além do desconto no salário o jogador teria de pagar pesadas multas financeiras. Desse jeito em vez de receber Adriano terá de acabar pagando. (Eli Halfoun)

Comercial raspa a falta de talento de mulheres bonitas e famosas

Não tem sido das melhores a repercussão em torno das participações de Sabrina Sato e das gêmeas do nado Bia e Bianca Feres como atrizes do comercial da Gillete quer incentiva os homens a rasparem o peito. O jornalista Giba Um, por exemplo, acha que “transformar Sabrina, Bia e Bianca em atrizes é uma temeridade” e que por isso mesmo o comercial por elas estrelado “lembra uma cena de teatro amador, que deve ter deixando o sul coreano Psy (também está no anúncio) desconcertado”. Se bem que com aquela musiquinha chata e mal dançada ele não pode exigir muito. (Eli Halfoun)

Atriz portuguesa também quer fazer sucesso no Brasil

Se as novelas brasileiras fazem sucesso em Portugal os atores portugueses querem fazer sucesso no Brasil: depois de Ricardo Pereira e Paulo Rocha (o Guaracy de “Fina Estampa” poderá ser a vez da atriz Rita Pereira que já estaria conversando com a Globo. Rita faz sucesso em seu país, não só como atriz, mas também como apresentadora e garota-propaganda. Está decidida a tentar a sorte por aqui porque em Portugal as coisas não andam financeiramente muito boas. Uma das características da imagem de Rita são os seios avantajados. Quer dizer: por falta de peito ela não deixa de fazer sucesso no Brasil. (Eli Halfoun)

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Um desfile de muitos campeões unidos em um só coração

O Rio continua insuperável no carnaval com o desfile das escolas de samba do grupo especial. Todos os estados se esforçam para fazer um carnaval divertido e criativo (as escolas de samba de São Paulo melhoram a cada ano, os blocos pernambucanos são a fantástica união de foliões anônimos, os trios elétricos baianos não se preocupam com a beleza de roupas e alegorias, mas apenas com baile coletivo que agita todas as ruas fazendo em malabarismos dançantes, mesmo que sejam apenas pulinhos sem sair do lugar. Mas o que o Brasil espera o ano inteiro com ansiedade, curiosidade e a certeza de ver um espetáculo grandioso em luxo e criatividade é o desfile especial do Rio. É uma espera que vale a pena: a cada ano as escolas se superam e que até os que acreditavam já ter visto tudo de melhor se surpreendem com a grandeza de um show cada vez maior em tudo, ainda mais agora que os carnavalescos contam com um apoio tecnológico que nem o mago do carnaval Joãozinho Trinta imaginou que viesse a se incorporar-se ao samba no pé, ao canto de um povo humilde e apaixonado que continua sendo a estrela mais importante do maior espetáculo do mundo. São reis, rainhas, príncipes, princesas e plebeus formando um único coro para contagiar de alegria e esperança de uma nação inteira. O mundo inteiro. Não é e a disputa pelo premio (dez, nota dez, como imortalizou Carlos Imperial)) que impulsiona o ritmo musical e criativo das escolas. É evidente que a competição tem seu mérito incentivador e que todos querem ser campeões. Na verdade o título de campeão parece ser fundamental, mas não é só ele que faz de todos verdadeiros e heróicos campeões. Ganhe quem ganhar o certo é que o esforço de todas as escolas, os sacrifícios enfrentados o ano inteiro e a alegrias de um desfile sempre mágico que toma conta da Avenida é um trabalho de campeões. Campeões da alegria. Campeões da superação. Campeões do carnaval. De todos os carnavais. Mesmo sem a faixa no peito, mas em dúvida eternamente atravessada com orgulho em cada coração de sambista. (Eli Halfoun)

Papa brasileiro seria um incentivo e um premio ao catolicismo no Brasil

Os jornais noticiam que dois brasileiros estão entre os cinco digamos favoritos para assumir o lugar de Papa que Bento XVI deixará vago a partir do final desse mês. Não tenho confesso nenhum grande conhecimento religioso e mesmo que tivesse não me arriscaria (ninguém se arrisca) a apostar em qualquer dos nomes indicados na imprensa. A escolha do Papa não é uma “eleição” qualquer e ao contrário de todas as outras, não permite nenhum tipo de barganha e nem “boca de urna”. O anúncio do novo Papa será, tenham certeza, uma surpresa para o mundo, mas meu faro de eterno repórter não me deixa dúvidas de que a escolha de um brasileiro seria um premio para o catolicismo no país, principalmente porque ajudaria muito a recuperar os milhares de católicos que tem procurado (e cada vez em número maior) as igrejas evangélicas e outras crenças. O catolicismo ainda é (será sempre) a maior força religiosa do Brasil, o que não evita que a igreja católica esteja visivelmente preocupada com o crescimento de evangélicos e de fiéis outras crenças. Um Papa brasileiro poderia ter sem dúvida um efeito até retroativo fazendo com que os muitos católicos que migraram para as igrejas evangélicas retornassem aos cultos nas igrejas católicas, que não podem continuar perdendo seus fiéis para outras religiões. O religioso comum, ou seja, aquele que faz o sinal da cruz e só frequenta a igreja uma vez por semana, não sabe muito bem (também não sei) como acontece a escolha do Papa determinada levando-se em conta todo um conhecimento e trabalho religioso É uma escolha feita por quem tem plenas condições de escolher realmente que e o que é melhor para o mundo. Esse mesmo religioso comum sabe perfeitamente a importância do Papa e com um Papa brasileiro saberá mais ainda que não pode se deixar influenciar por outros discursos religiosos e não pode mudar de religião como muda de camisa ou de partido. A religião com que nascemos é para sempre. Só o Papa pode e precisa mostra isso cada vez mais. (Eli Halfoun)

Dunga: "Sucesso da Copa está as mãos da torcida"

O sucesso da Copa do Mundo e evidentemente da seleção brasileira em campo está nas mãos da torcida. Quem acredita nisso é Dunga, que esteve no Rio para ver do desfile das escolas de samba e não perdeu a oportunidade de comparar a torcida do Sambódromo com a dos jogos de futebol. Dunga disse para Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo: “Esquece estrutura, estádio, aeroportos, telefonia. Quem vai fazer a diferença na Copa é o povo brasileiro. Se ele abraçar o evento com essa animação toda (apontando para a arquibancada do Sambódromo), essa alegria, vai fazer toda a diferença”. Se depender do povo brasileiro a Copa está salva. Por mais que os cartolas tentem atrapalhar. (Eli Halfoun)

Megan Fox provocou uma tremenda ressaca no camarote da Brahma

A sempre competente turma do marketing da Brahma deve estar tomando todas para afogar e esquecer o arrependimento de ter contratado a atriz Megan Fox (“Transformes”) para ser a celebridade mais importante e mais simpática do camarote no desfile das escolas de samba no Rio. Megan não foi nem uma coisa nem outra: em termos de simpatia foi um fracasso total sempre cercada de truculentos seguranças que não deixavam ninguém chegar perto da atriz que, aliás, só conversou e sorriu para o marido, o ator Brian Austin Green. Também não foi a presença mais importante: Ronaldo Fenômeno estava no camarote e sem dívida é muito mais importante em tido o mundo do que a atriz que ainda não mostrou nenhum grande talento. De qualquer maneira a Brahma teve de desembolsar o cachê de R$1,7 milhões pela presença Vip (se isso é Vip o que será o resto?) da atriz que ficou em um cercadinho (provavelmente para não morder ninguém) exatamente uma hora e cinquenta e cinco minutos como estava previsto no contrato. Depois ninguém sabe para onde ela foi. Nem quer saber. Megan Fox recebeu uma boa grana, mas ficou e está devendo muito. Inclusive como atriz. (Eli Halfoun)

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Xuxa não quer que seu estranho amor seja visto pelo público

Pelo menos um dos muitos filmes dos quais Xuxa participou no início da carreira está valendo agora no chamado mercado negro uma boa grana. O filme é “Amor Estranho Amor” que Walter Hugo Khouri dirigiu em 1962 e no qual Xuxa aparece na cama em cenas quentes com um menino. Na época Xuxa nem pensava em vir a ser a rainha dos baixinhos, mas o sucesso com o público infantil a fez arrepender-se dessa digamos atuação. Por isso mesmo há anos a apresentadora paga um fixo mensal para que o produtor e distribuidor Anibal Massaini mantenha o filme longe das telas (não chegou a ser um grande sucesso) e até esmo da internet. A distribuidora tem tentado liberar o filme judicialmente, mas não consegue: agora mesmo a 11ª Câmara Civil negou o recurso da distribuidora (Cinearte) pedindo o direito de relançar o estranho amor. Xuxa terá de continuar pagando para que o filme fique na prateleira e segundo cálculos já desembolsou aproximadamente R$ 2 milhões para impedir a nova exibição do longa-metragem. Ela paga R$ 60 mil por ano. Talvez esse seja o filme que vale muito mais no arquivo do que nas telas. (Eli Halfoun)

McCartney faza festa musical no novo estádio Mané Garrincha em Brasília

Não será só com futebol a utilização do Estádio Nacional Mané Garrincha em Brasília: a bola será trocada por uma guitarra. Está decidido que o Mané Garrincha terá também um craque musical em campo. É Paul McCartney que fará seu show no dia 21 de junho, o seja dois meses depois da inauguração oficial do estádio (será inaugurado em abril e no dia 11 de maio recebe uma partida da Copa do Mundo). É bem capaz que o show de McCartney atraia mais público. (Eli Halfoun)

Inglesinha de 20 anos que já foi Bond girl éa nova aposta do cinema

Uma nova Bond girl começa a ganhar espaço entre as atrizes que fazem sucesso nos EUA depois da participação no filme “Quantum of Solace”. A atriz é a britânica Genna Arterton, de 20 anos, que já teve inclusive o filme infantil “João e Maria - Caçadores de Bruxas” recomendado pela importante Page Six do New York Post. Na nova versão de “João e Maria” já foi até incluída entre as mais importantes versões infantis do cinema, mas é a bonita presença da inglesinha de 20 anos que atrai mais atenção. Nesse caso a bruxa perseguidora perde de goleada. (Eli Halfoun)

Três bancos brasileiros estão entre as marcas mais fortes do mundo

Bancos valem muito mais como marcas do que pelo que têm em seus cofres. Uma sólida marca bancária representa sempre bons negócios e não só na captação de correntistas. O recente ranking organizado pela revista The Banker incluiu bancos brasileiros entre os que são as maiores marcas do setor no mundo. O brasileiro melhor colocado é o Bradesco, primeiro banco da América Latina a ocupar lugar de destaque com o 16º lugar. Outros dois bancos brasileiros também foram citados: Itaú (18º lugar) e Banco do Brasil (22º lugar). O Banco que tem a mais forte e importante marca do mundo é o Brand Finance. O ranking incluiu em sua relação nada mais nada menos do que 500 instituições bancárias e o Brasil não fez feio. Pelo menos nossos sempre gananciosos banqueiros não podem reclamar. (Eli Halfoun)

Desleixo faz Brasil deixar de discutir internacionalmente a seca no Nordeste

Ainda não tem nova data marcada a realização da Conference Científica da UNCDD que será realizada no Brasil, mais precisamente em Fortaleza, Ceará. A Conferência estava marcada para o início desse mês, mas o governo brasileiro decidiu adiar a data para discutir com representantes internacionais o combate à desertificação e à seca no Nordeste, que já é considerada calamidade pública. A Conferência contará com mais de dois mil participantes de duzentos países. Com o adiamento os representantes internacionais que estavam de malas prontas estão sendo obrigados a pedir na ONU o ressarcimento de suas despesas. Tudo indica que o evento acontecerá em junho, isso se o Brasil não adiar novamente e como fez antes com a desculpa de que não preparou nada para tão importante evento. Se é tão importante deveria ter preparado. Desculpas desse tipo só servem para mostrar a irresponsabilidade e o descaso do país com o Nordeste. (Eli Halfoun)

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

STF espera votos revisados dos ministros para fazer julgamento do mensalão valer

O Supremo Tribunal Federal terá muito a fazer esse ano: tem 65 mil processos no acervo e somente 700 estão na pauta de julgamento. No momento a preocupação maior do STF é a publicação das condenações no julgamento do mensalão. Para que a definitiva publicação aconteça é preciso que os ministros entreguem seus votos revisados, o que já foi feito pelo presidente Joaquim Barbosa. Só depois da publicação do acórdão é que os advogados dos condenados poderão entrar com recursos. Quer dizer: os condenados ficarão muito tempo livres, leves e soltos. Soltos é que é o perigo. (Eli Halfoun)

Transsexuai e travestis terão nomes famininos nos cartões de saúde do SUS

Pelo menos na teoria os travestis e transexuais poderão ser atendidos no SUS e em outros serviços públicos de saúde com cartões nos quais serão identificados também com seus digamos nomes de fantasia. A ordem do governo é que sejam tratados por médicos e todos os funcionários como figuras femininas. Não adiantará muito: com qualquer nome sempre terão dificuldades de atendimentos públicos de saúde como, aliás, todo cidadão brasileiro. Agora a turma também reivindica usar os banheiros femininos em órgãos públicos, o que já fazem no peito e na raça alegando que nos banheiros masculinos são humilhados. E enfrentam momentos difíceis para fazer xixi de pé. (Eli Halfoun)

Aldo Rebelo bota fé em uma Copa de primeira no Brasil

“Nelson Rodrigues já dizia que o brasileiro tem complexo de vira-lata” é assim que o ministro do Esporte Aldo Rebelo define o pessimismo em torno da realização da Copa do Mundo no Brasil. O ministro está confiante e convencido que faremos uma Copa da melhor qualidade, inclusive nos gramados em que a seleção brasileira jogar. De olho também nas Olimpíadas Aldo Rebelo estuda a possibilidade de criar um programa especial para a formação de atletas, se não para a 2016 pelo menos para as que vierem depois. O primeiro passo é tentar saber se Cuba tem um programa especial para a formação de atletas. Não se pode negar que atleticamente os cubanos não fazem feio. (Eli Halfoun)

Palmeiras não aceita reduzir contrato e abre mão do patrocínio da Kia

A camisa do Palmeiras ficará menos parecida com uma vitrine de anúncios (anúncios que embora necessários financeiramente tiram a característica do uniforme oficial de todos os clubes brasileiros). Embora atravesse uma fase esportiva e econômica difícil o Palmeiras não aceitou reduzir o valor do contrato que mantinha até recentemente e não terá mais o patrocínio publicitário da Kia. A Kia queria aproveitar-se da má fase do clube e pagar em novo contrato a metade do que vinha desembolsando até agora. O Palmeiras não topou: preferiu ficar com sua dignidade. Isso vale para todas as pessoas e em todos os cargos, públicos ou não. (Eli Halfoun)

Perto dos 50 anos Marisa Orth diz que é importante ficar com "um bom índice de PDC"

“Não estou sofrendo com a idade” quem diz isso é a atriz Marisa Orth que em outubro completa 50 anos e ao contrário da maioria das mulheres não de assusta com isso. Vivendo a Morticia da montagem brasileira (cartaz em São Paulo) do musical “A Família Adams" Marisa, que já turbinou “suas meninas”, como se refere ao implante de silicone nos seios, até brinca e no fundo alerta as mulheres com a nova e inevitável idade: “O que me importa esmo é que não morri e tento ficar gostosa com um bom índice de DPC (dá pra comer)". (Eli Halfoun)

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Em nome de Deus vende-se de tudo para comprar duas emissoras de televisão

“Shoppings da fé” parece que esse é agora o termo adequado para as igrejas evangélicas que aumentam seus rentáveis negócios vendendo de quase tudo a preços como sempre extorsivos. Quem compra não leva nenhuma vantagem: além de pagar caro por produtos de qualidade discutível nem fica isento da cobrança de dízimos que, aliás, já podem ser quitados até em cartões ou depositados em contas bancárias como se um carnê. Os carnês religiosos também existem e até facilitam as doações em suaves prestações. O reverendo Valdemiro Santiago (Igreja Mundial da Graça de Deus) incluiu um novo produto em sua banca de camelô religioso: está vendendo o tijolinho da obra de Deus, que nada mais é do que um tijolinho feito de plástico. Cada tijolinho custa R$ 200, 00 e o reverendo-camelô (ganancioso como qualquer comerciante) colocou à venda 100 mil tijolinhos. Se vender todos conseguirá mais R$20 milhões para a sua já gorda conta bancária (é o segundo pastor mais rico do país com uma fortuna de 220milhões de dólares). O reverendo é um camelô de vendas diversificadas: também comercializa as toalhinhas e martelinhos que utiliza em seus cultos, além de travesseiros, arquinhos da aliança feitos de acrílico. Tem ainda a Chave Estrela de Davi (são 55 mil unidades a R$ 100 o lote) e a espada de Davi a R$60,00 cada. O reverendo está mesmo empenhado em faturar o máximo para poder concretizar de uma só a vez a compra de duas emissoras de televisão: está com as compras praticamente fechadas da CNT de Curitiba, que além de uma grande entrada receberia R$ 8 milhões mensais durante alguns anos, e da Rede 21 que ainda pertence ao grupo Bandeirantes. Enquanto não consegue suas próprias emissoras o reverendo continuará gastando R$ 15 milhões mensais com o aluguel de 222 horas de espaço em várias emissoras, incluindo a Band e a Rede 21. Houve tempo em que se dizia que a criminosa exploração da prostituição era o melhor negócio do mundo. Pelo visto continua sendo. Só que de outra forma. (Eli Halfoun)

Gases poluentes dificultam e diminuem nossaa sobrevivência

Conviver com a poluição transforma-se a cada dia em um desafio maior para a sobrevivência. A Ecofrotas (empresa de gestão sustentável de transporte) estimou no ano passado, em 10,4% a liberação de gases de efeito estufa. Com isso o volume geral de emissões de gases subiu de 54 milhões para 70,5 milhões de quilos de poluentes de 2011 para 2012. A tendência é a situação agravar-se por conta do alto consumo de gasolina e álcool combustível. Não demora muito teremos de usar máscaras para andar pelas ruas. Por enquanto e por conta da violência só precisamos de armaduras. (Eli Halfoun)

Inglesas estão copiando o nariz da princesa-duquesa Kate Middleton

Se no Brasil a corrida feminina as clínicas de cirurgia plástica está sendo provocada pelos implantes de silicone nos seios e no bumbum, na Inglaterra o nariz é o responsável pelo novo sonho de consumo estético das inglesinhas: segundo os tablóides britânicos as inglesas querem ter um nariz como o de Kate Middleton, como se isso fosse suficiente para transformá-las em princesas e depois duquesas. Kate está em alta e segundo ranking preparado pela Transform Cosmetic Surgery que listou as partes dos rostos de celebridades mais desejadas e copiadas pelas mulheres, o nariz de Kate é uma das cirurgias mais desejadas. Os cirurgiões não se surpreendem com o novo desejo porque “Kate tem um nariz reto, com uma ponta bonita e arredondada, tudo em proporção com o rosto”. Pensando bem os especialistas ingleses terão de fazer mais do que simples cirurgias. Em alguns casos precisarão operar verdadeiros milagres. (Eli Halfoun)

Consumidor pede luz mais csrs e gasolina mais barata

Bom humor é inegavelmente a marca registrada (e força maior) do brasileiro que quase sempre consegue rir e brincar com a própria desgraça (de outro jeito fosse assim não aguentaria tantos sacrifícios). Continua circulando por aí um suposto bilhete que teria sido escrito e enviado por um eleitor-consumidor fazendo um apelo desesperado para a presidente Dilma Roussef. O bilhete: “Dilma, favor diminuir o preço da gasolina e aumentar o da luz porque é mais fácil para mim fazer um “gato” do que descobrir um poço de petróleo”. Tem lógica. (Eli Halfoun)

Latino se veste de ovo para roupa combinar com seu milionário carro

Até o colorido cantor e arquiteto Falcão, que sempre se veste como se fosse uma porta de tinturaria, deve ter morrido de inveja do terno que o também cantor Latino usou para comemorar nas duas festas que promoveu (uma em São Paulo e outra no Rio) seu aniversário de 40 anos. Para que a roupa combinasse com a cor de sua milionária Lamborghini (o carro está avaliado em R$ 1,2 milhão) Latino usou um terno amarelo de chamar a atenção até de quem estivesse a quilômetros der distância. Não satisfeito fez sua namorada, Rayane Ramos, usar um vestido amarelo da cor de seu terno e carro. Mostra mais uma vez que ter dinheiro quase nunca significa ter bom gosto. Pelo contrário. (Eli Halfoun)

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Carnaval é festa que precisa durar o ano inteiro para fazer o mundo mais feliz

Até a próxima quinta-feira a rotina de todos os anos nessa época de carnaval será a dona das ruas, das conversas e de uma sacrificada fuga para cidades serranas, do interior e da Região dos Lagos, no caso do Rio. Em cada corpo cansado e suado de cada brasileiro o carnaval estará desenhado em todas as suas cores de maior e mais importante festa popular do mundo. Para os brasileiros é o período mais esperado durante os 365 dias do ano porque é o período em que se pode extravasar a alegria e fugir temporariamente de um carnaval de preocupações que faz o enredo durante os doze meses de cada ano. Até quinta-feira as conversas girarão em torno do grandioso desfile carioca das escolas de samba para alguns cada vez mais insuperáveis e criativos e para outros tantos apenas um espetáculo repetitivo. Na quarta-feira o resultado do desfiles tomará a voz e o coração de cada folião para discutir as injustiças do resultado e a grandiosidade do espetáculo. Na quinta-feira a cidade começará a retomar seu ritmo normal e as escolas de samba iniciarão a busca dos enredos para o desfile de 2014 quando sem dúvida a bola rolará em todas as escolas por conta da realização da Copa do Mundo. Não importa: é carnaval e pronto. É festa do povo e ao contrário do que diz a música não “pra tudo se acabar na quarta-feira”. Não acaba nunca: a cada ano o carnaval escreve uma nova, animada e empolgante página na história do povo desse país que mais do que qualquer outro sabe fazer com bossa, ginga e charme a festa maior de todo o mundo. Um mundo que sem dúvida viveria em festa se fizesse o carnaval da união, da alegria e do esforço coletivo o ano inteiro. (Eli Halfoun)

Futebol mágico de Neymar ainda vai desencantar e encantar o mumdo

Não há um único torcedor brasileiro que não reconheça em Neymar o maior craque do país na atualidade, mas torcedores de outros países podem ter suas dúvidas até justificáveis: nunca viram Neymar fazer com a bola nos pés o malabarismo de um futebol mágico presente em cada partida pelo Santos. Desde o jogo com a seleção inglesa torcedores e comentaristas esportivos repetem decepcionados que a camisa da seleção parece bloquear o fantástico futebol que o menino Neymar sabe jogar e reinventar. A torcida brasileira espera que Neymar seja o condutor da conquista da Copa em 2014. Talvez essa responsabilidade (imensa para um ainda menino) esteja bloqueando o futebol “neymaresco” na seleção. Importante é que Neymar é um jogador que também sabe tabelar com a inteligência e não resta a menor dúvida de que conseguirá repetir na seleção o balé da bola que encanta a torcida do Santos e de todo o país. É só uma questão de tempo - tempo para que ele aprenda que até com a camisa da seleção precisa jogar como se estivesse jogando uma pelada com os amigos. Aí ninguém segurará Neymar e todas as torcidas no mundo ficarão tão encantadas com seu futebol como acontece com a torcida tupiniquim. A torcida brasileira conhece um Neymar quer o mundo ainda não viu. Mas verá. (Eli Halfoun)

PP e PT atrapalham novo partido sonhado por Marina Silva

Siglas são muito importantes para fazer o eleitorado identificar-se com os partidos. É justamente a formação de uma sigla que tem dificultado a escolha do nome que Marina Silva pretende dar ao seu novo partido, isso se conseguir o meio milhão de assinaturas exigidas para a criação de um partido. Os dois nomes preferidos de Marina foram descartados quando ela percebeu que Partido Plural, seu nome preferido viraria PP na sigla do partido de Paulo Maluf e, portanto, uma péssima associação. O outro nome sugerido foi Partid0o da Terra, que viraria PT, sigla que parece dar até alergia em Marina Silva. Por enquanto o provável novo partido está sendo chamado de Nova Política e Marina está animada, especialmente depois que seu nome apareceu recentemente em segundo lugar na preferência do eleitorado em intenção de voto. Marina só perdeu para Dilma Roussef. A intenção de votos para os outros prováveis candidatos não deu nem para fazer crescer a esperança. Mesmo assim os teimosos insistirão. (Eli Halfoun)

Consumidor pede gasolina mais baratae luz mais cara

Bom humor é inegavelmente a marca registrada (e força maior) do brasileiro que quase sempre consegue rir e brincar com a própria desgraça (de outro jeito fosse assim não aguentaria tantos sacrifícios). Continua circulando por aí um suposto bilhete que teria sido escrito e enviado por um eleitor-consumidor fazendo um apelo desesperado para a presidente Dilma Roussef. O bilhete: “Dilma, favor diminuir o preço da gasolina e aumentar o da luz porque é mais fácil para mim fazer um “gato” do que descobrir um poço de petróleo”. Tem lógica. (Eli Halfoun)

Bate-boca entre cineasta e senadora é conversa jogada fora

Está ficando ridículo o bate-boca travado entre o cineasta Fernando Meirelles e a senadora Kátia Abreu (PSD-TQ). O motivo da briga (por enquanto só de palavras) é o novo Código Florestal e o fato de Pelé ter aparecido em um comercial da Confederação Nacional de Agricultura, que deverá apoiar a candidatura da senadora ao governo de Tocantins. Meirelles acha absurda a utilização da imagem de Pelé e diz: “Ela arranjou um jeito de fazer Pelé, sem saber, apoiar sua candidatura”. A senadora retrucou: “O produtor rural lida com risco, Meirelles com a certeza do subsídio governamental para produzir até fracassos de bilheteria”. Se tivesse ficado calada a senadora não diria o que não sabe sobre o cinema de Meirelles. (Eli Halfoun)

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Pastor gay não tem vez na Vitória em Cristo de Silas Malafaia

“Se tiver pastor homossexual perde o cargo” – essa preconceituosa e agressiva declaração é também pastor Silas Malafia e foi feita na mesma entrevista em que disse na maior cara de pau para a revista GQ que “eu amo os homossexuais como amo os bandidos. Eu não acredito que dois homens e duas mulheres tenham a capacidade de criar um ser humano”. Malafaia disse ainda que não exige doações, mas também não as recusa: “Se alguém hesitar em colaborar, Deus fará outro se levantar e sua benção irá para esse outro”. O homofóbico Silas Malafaia é dono da Assembléia de Deus - Vitória em Cristo” com a qual já acumulo uma fortuna de 150 milhões de dólares o que segundo a revista Forbes o faz ser o terceiro mais rico pastor evangélico do Brasil. Malafaia continua jurando (jurar em falso é pecado) que não é homofóbico. Se fosse certamente estaria revivendo os pelotões de fuzilamento para acabar com os que têm coragem de assumir suas opções sexuais, o que certamente agride os que preferem continuar escondidos e enrustidos. (Eli Halfoun)

Lula ensina Dilma a reeleger-se na Presidência da República

O ex-presidente Lula não resiste de dar opiniões e por isso mesmo também não desiste de fazer a presidente Dilma rezar politicamente por sua cartilha: em recente reunião realizada em Brasília ele aconselhou a presidente a descentralizar o governo para enfim dar maior autonomia aos ministros petistas, a base aliada e aos técnicos. Lula acredita que essa turma deve empenhar-se agora em organizar um calendário de mini-eventos e anúncios de coisas boas. Com isso o ex-presidente acredita que a imagem de Dilma ganhará um forte reforço em relação a administração do governo federal. Como se sabe Dilma gosta de segurar seus ministros, mas mesmo assim mostrou-se disposta a fazer uma tentativa de seguir os conselhos do mestre. De saída Dilma deverá receber líderes sindicais, e representantes de movimentos sociais. A agenda incluirá todo o país. É um “agendão”. (Eli Halfoun)

Foliões usam meias de mentira para esconder a verdade

É impossível negar que um dos motivos de sucesso do carnaval, especialmente o dos blocos (esse ano estão com força total inclusive em São Paulo), é a criatividade dos foliões para gozações e fantasias originais. Esse ano a fantasia mais popular (usada até por homens) é a de “perigosa”, ou seja, uma mistura de periguete e idosa. A fantasia é uma bem humorada brincadeira (afinal no carnaval vale tudo) com as “coroas” que querem aparecer. O detalhe mais importante da fantasia fica por conta da meia que reproduz em desenho pelancas e celulites. A fantasia é a preferida das periguetes idosas, principalmente porque ajuda a esconder e disfarçar a verdade do tempo corporal. (Eli Halfoun)

Homem que é homem também usará camisa de renda

A nova tendência da moda masculina tentará convencer os homens a usarem camisas, camisetas e outros trajes (talvez até cuecas) totalmente confeccionados em renda. Não é nenhuma novidade já que na antiga França os homens já as usavam. Aliás, a nova coleção criada pela estilista alagoana Martha Medeiros (é especialista em roupas de renda para mulheres) foi toda inspirada em roupas masculinas da França de outros séculos. A estilista pretende conquistar o mercado masculino usando como modelos de divulgação empresários bem sucedidos como os de, entre outros, Álvaro e Mário Garnero, Tato Malzoni, Carlos Casagrande e Rico Mansur. Mesmo assim será difícil vencer o radicalismo do machismo brasileiro. (Eli Halfoun)

Amaury Jr. quer distância do cigarro e de quem ainda fuma

O apresentador Amaury Jr. Começou o ano com novidades: primeiro decidiu, depois de mais de 20 anos, parar de fumar e está sendo rigoroso com o procedimento: além de fugir do cigarro também está mantendo distância dos fumantes: em seu movimentado escritório exigiu que os funcionários que fazem fumaça mantenham distância de no mínimo 200 metros dele. Outra decisão de Amaury foi deixar a sociedade que mantinha com o grupo do clube A, boate paulista que agora se dedicará apenas a apresentação de shows. Não se conhecem os motivos do rompimento amigável da sociedade, mas certamente nada tem a ver com a decisão de parar de fumar. Só se a boate fazia muita fumaça e pouco fogo. (Eli Halfoun)

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Um novo "poste político" para ganhar a luz de Lula em São Paulo

O fato de ter sido fundamental para iluminar o “poste” Fernando Haddad e garantir sua eleição como prefeito de São Paulo, está fazendo com que Lula queira iluminar outros “postes políticos”, o que além de representar novos desafios serve para testar sua credibilidade e popularidade junto ao eleitorado. Por isso mesmo não será surpresa se o ex-presidente decidir iluminar o “poste” Gabriel Chalita, que é deputado federal pelo PMBD- SP e que não foi bem na eleição para prefeito de São Paulo. Assim mesmo o ex-presidente acredita que esse “poste’ pode ganhar luz mais intensa e, portanto, maior visibilidade e com seu apoio e evidentemente o do PT ser eleito o próximo governador de São Paulo para substituir Geraldo Alckmin. Na verdade a intenção de Lula é a de, segundo corre nos bastidores, usar o apoio a Chalita para facilitar um acordo com Eduardo Campos e fazê-lo formar como vice na chapa de Dilma para a reeleição à Presidência da República. O mais difícil, ainda segundo analistas políticos paulistas, será convencer Chalita a entrar na briga da eleição para governador de São Paulo. Chalita tem um forte motivo para não querer bater de frente com seu amigo Geraldo Alckmin, que deverá mesmo disputar a reeleição ao governo paulista, já que está definitivamente afastada a possibilidade de vir a ser o candidato do PSD à Presidência da República. OPSB está fechado com Aécio Neves. Caso o governador de Pernambuco Eduardo aceite ser o novo vice de Dilma, Michel Temer,o atual, ganhará um bom ministério. No jogo político o que continua prevalecendo é a lei do toma lá, da cá. O povo, coitado, é que fica sempre no meio desse vergonhoso jogo de empurra. (Eli Halfoun)

Brasileiros não querem mais sair do país e os europeus querem entrar

Lembra aquela história que dizia “o último a sair apague a luz” para mostrar que a maioria dos brasileiros queria deixar o país? As coisas mudaram: de 2009 a 2012 caiu de 15% para 12% o número de brasileiros que gostariam de deixar o país. Os brasileiros querem continuar por aqui para receber muitos europeus. A crise instalada na Europa está fazendo com que muitos europeus queiram carimbar o passaporte de saída. Os portugueses, por exemplo, estão de olho no Brasil: subiu de 14 para 22% o número dos que sonham deixar a terrinha. Na Espanha o número dos que querem deixar o país subiu de 8 para 15% . Na Itália são 25% (contra os 17% anteriores a crise) os que querem pular fora enquanto na Grécia já são 24% os que antes eram 17% que sonhavam deixar o país. Agora não é mais sonho. É necessidade. (Eli Halfoun)

Decepção com a Câmara faz Tiririca desistir da política. Palhaço ele só quer ser no picadeiro

Não é só quem está de fora que se decepciona com os deputados que frequentam (quando frequentam) a Câmara em Brasília. Quem está dentro também sofre grandes decepções (até maiores porque vê os absurdos de perto) e nem sempre aguenta muito tempo mesmo ganhando mensalmente um alto salário, além de mordomias. É o caso de Tiririca que está decidido a não mais concorrer a nenhum cargo público. Embora tenha sido eleito em 2010 com a maior votação brasileira parar deputado federal Tiririca quer pular fora porque como disse para a “Folha de São Paulo” percebeu que não pode fazer nada na Câmara: nenhum de seus projetos foi aprovado, o provocou desânimo até para discursar em plenário, onde já tem muita gente falando besteira. Tiririca quer reassumir a carreira de palhaço caracterizado. Palhaço por palhaço no picadeiro ou no palco ele pode sem dúvida fazer muito mais. (Eli Halfoun)

Edir Macedo passa um tempo em Portugal para mostrar que não tem "Nada a perder"

Mesmo sendo o poderoso chefão de tudo o que envolve os negócios ligados a Igreja Universal Edir Macedo passa menos tempo do que pensam seus fiéis no Brasil, que ao que tudo indica, só vem para recolher as sacolinhas. Macedo, que segundo a revista Forbes é dono hoje de uma fortuna de dois bilhões de reais mora há anos em Atlanta, nos Estados Unidos. Agora resolveu passar uma longa temporada em Portugal para com sua presença reforçar a venda de seu livro “Nada a Perder”, que ganhará reforço de venda também na África do Sul (Angola e Moçambique) onde a Universal tem centenas de templos. A matriz continua sendo no Rio com filiais espalhadas pelo mundo. Nenhuma grande empresa deve ter tantas filiais assim, o que prova que o negócio é bom. (Eli Halfoun)

Empresas aéreas bloqueiam passagens para órgãos públicos

O calote é nacional e não só de pessoas físicas. Muitos órgãos públicos não pagaram o que devem e em conseqüência as empresas aéreas estão bloqueando pedidos de passagens feitos por setores ligados ao governo federal. Resultado: quem esperava viajar de férias com essas passagens “gratuitas” teve de desembolsar uma boa grana. Que no fundo também é a nossa. (Eli Halfoun)

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Brasil paga mico gigante por culpa da Fifa

Se depender do cartaz que a Fifa criou para Copa do Mundo de 2014 a competição será um fracasso. Assim que o cartaz foi divulgado a Fifa começou a receber boladas e mais boladas da torcida canarinho. Nas redes sociais a crítica vem para o fato de que o cartaz teria sido inspirado no logotipo da Universer, que usa pattern como recurso gráfico (quando pequenas as figuras compõem uma imagem, tudo na base do computador e sem quase nenhuma utilização dos velhos desenhos à mão, para os quais, aliás, o Brasil tem verdadeiros mestres). Os publicitários também fazem severas restrições ao cartaz que consideram pobre de impacto, com excesso de branco e um vermelho desbotado nas principais letras. A Fifa errou em tudo: tanto no Fuleco quanto no cartaz. Se a Copa do Mundo será no Brasil porque não entregaram o trabalho para artistas brasileiros. Certamente o Brasil não estaria pagando esse mico gigante. (Eli Halfoun)

Dilma bota o bloco nas ruas do nordeste depois do carnaval

Depois do descanso de carnaval é que a presidente Dilma colocará seu “bloco do carinho” na rua: está preparando uma nova viagem ao nordeste para como diz internamente fazer um afago nos governadores socialistas da região. O mais acarinhado será o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. É que embora não tema enfrentar Aécio Neves o governo quer ficar tranquilo também em relação ao apoio e a uma provável candidatura de Campos ou se ele decidir apoiar em palanque o tucano Aécio Neves. Para o governo quanto mais tranqüilidade melhor na disputa da reeleição. Nem sempre as barbadas vencem com muitos corpos de vantagem e nesse caso haveria a possibilidade de um 2º turno, que não interessa ao governo. Nem aos eleitores. (Eli Halfoun)

Juliana Paes "no pêlo" é sucesso em Portugal como "Gabriela"

A nudez de Juliana Paes, além de outras belas atrizes, foi responsável pela liderança de audiência que a minissérie “Gabriela” conquistou em Portugal, transformando-se em um dos maiores sucessos entre os muitos exportados pelo Brasil para a terrinha. Os portugueses ficaram encantados ao ver Juliana Pés no pêlo, que é como eles chamam a nudez por lá. O Brasil continua colecionando êxitos na televisão portuguesa: a bola da vez é a novela “Avenida Brasil” que está bem em audiência, mas ainda não conseguiu o sucesso de “Gabriela”. Chamem já a Juliana Paes para ficar no pêlo, ó pá. (Eli Halfoun)

Ninguém no SBT quer a volta de Gugu Liberato para a emissora

Gugu Liberato terá de vencer muitas barreiras para realizar o desejo de deixar a Record, onde acha que não está sendo bem tratado, e assinar um novo contrato com o SBT. Na emissora de Silvio Santos a possível volta de Gugu não entusiasma ninguém especialmente porque o programa de Eliana vai bem em audiência e comercialmente, o que também acontece com o “Domingo Legal” de Celso Portiollli e, portanto, Gugu nada acrescentaria. Além do mais pesa muito a elevada multa que Gugu teria de fazer o SBT pagar para tirá-lo da Record, o que certamente só interessa para a Record que está louca para ficar livre de Gugu e seu alto salário. (Eli Halfoun)

Filme sobre Ted Boy Marino já pode correr atrás de patrocínio

O fato de ter nascido na Itália não impediu que o lutador Ted Boy Marino (falecido no ano passado) fosse visto como um herói à brasileira. Aliás, é essa a visão que serve de título para o filme que contará a vida do lutador. O longa recebeu o nome de “Ted Boy Marino - um super-herói brasileiro”. Mario Marino, ou melhor, Ted Boy chegou ao Brasil em 1960 e só muitos anos depois ganhou popularidade com a lutas na ex TV Excelsior e na TV Globo, onde ganhou também um lugar cativo entre “Os Trapalhões”. Para o filme o Ministério da Cultura aprovou a captação de R$641,7 mil em patrocínio. Não danem para o primeiro round. (Eli Halfoun)

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Perda de mandato também faz perder as mordomias

Parece que a perda de mandato está diretamente ligada ao comportamento dos garçons: primeiro foi ex-presidente Lula que depois de ter esperar um bom tempo para receber um copo de água reclamou e disse com bom humor: “quando você está sem mandato nem o vento ter bate nas costas”. O ex-presidente do Senado e da República José Sarney já teve essa experiência: às vésperas de sua saída da presidência do Senado esperou um tempão para que lhe fosse servido um cafezinho morno e não quente como costuma ser na época em que era o chefão. Sarney levou na esportiva e até lembrou que já tinha sido vítima desse ritual. Foi em 1990 antes da pose de Fernando Collor na Presidência da República quando também lhe serviram um café mais para frio do que para morno. Agora enfrentou mais uma dificuldade: depois das cinco horas da tarde não conseguia chamar ninguém na copa nem mesmo para tomar um cafezinho morno. Em seu gabinete, antes lotado, circulavam poucas pessoas, a maioria ainda assessores. Em outras palavras: poder é sinônimo de café quente, perda de poder é sem dúvida entrar em uma fria. Até no cafezinho. (Eli Halfoun)

Fortuna não deixa Anne Hataway esquecer a simplicidade

Nem todas as atrizes ficam deslumbradas com a fama e a fortuna. Veja só o exemplo de Anne Hataway que apesar de ter acumulado uma fortuna de 33 milhões de dólares prefere continuar levando a mesma vida simples de sempre: mora na antiga casa (não comprou nenhuma super mansão só para exibir-se), anda de ônibus e só usa sapatos simples sem salto. O comportamento de Anne não mudou nem depois que cantou no jubileu da rainha da Inglaterra. Anne está outra vez na crista da onda com o filme ““Les Miserabeles” que apesar das contundentes críticas do “The New Yorker” é um sucesso considerado por muitos a melhor produção na história do showbiz. Com “Les Miserables” Anne voltou a freqüentar as paradas musicais de sucesso interpretando a canção “I Dreammed a Drean” como a personagem Fantine. Ela mais do que ninguém sabe que talento não se mede por exposição de riqueza e futilidades. (Eli Halfoun)

Eike Batista só quer entrar no livro dos cinco maiores bilionários do planeta

“Ele está preocupado em ter seu nome publicado no livro dos cinco maiores bilionários do planeta” – é com esse irônico argumento que amigos e assessores de Eike Batista reagem ao fato de seu nome não ter sido lembrado no novo livro da “Sociedade Brasileira”, editado por Lurdes Catão. Não se conhecem os motivos que levaram à exclusão do nome de Eike, mas tudo leva a crer que ter dinheiro (muito dinheiro) não significa exatamente abrir a porta do mundinho da chamada alta sociedade. Até porque a fina flor da alta sociedade tem muita pose e quase sempre nenhum centavo no bolso. (Eli Halfoun)

Encontro de prefeitos transformou Brasilia em uma quermesse

Uma verdadeira quermesse foi como ficou conhecido o recente encontro de prefeitos de todo o país realizado em Brasília. A turma aproveitou para fazer a festa do interior. Os 3.500 prefeitos que invadiram a cidade faziam questão de andar em bando e era assim que frequentavam restaurantes e shoppings, sempre acompanhados por mulheres e assessores. O que mais agradou foi a feira livre de camelôs que se instalou nas imediações do Centro de Convenções Ulisses Guimarães. Tinha camelô para todos os gostos, mas os mais procurados foram os que ofereciam a possibilidade de levar fotografias, mesmo que de mentirinha, para casa. m uma das barracas uma câmera permitia que qualquer um se auto-fotografasse e enviasse a foto imediatamente por e-mail. O sucesso maior foi da barraca na qual por R$ 50,00os prefeitos do interior podiam posar ao lado de Lula ou de Dilma em uma verdadeira obra de montagem no photoshop. Nas cidades que administram (nunca administram de verdade, mas deveriam administrar) os prefeitos certamente exibirão as fotomontagens em enormes quadros e dirão ao eleitorado que foram recebidos por Lula e por Dilma. Não foram e não serão. (Eli Halfoun)

Produtos orgânicos são o novo negócio de Bia Anthony, a ex de Ronaldo

Com a pensão que recebe ela nem precisaria trabalhar, mas a separação parece ter reanimado Bia Anthony a pegar no batente. A ex-mulher de Ronaldo é agora dona de uma fábrica de produtos 100% orgânicos. Na verdade ele se associou a empresária Camila Brennand que tocava a fábrica Monama sozinha. A fábrica instalada em Itupeva, interior de São Paulo, funciona há três anos e entre seus principais produtos estão barras de cereais, graviolas, chocolates sem lactose e pão de queijo sem queijo, produzidos especialmente para consumidores com rejeição ao leite e ao gluten. A sociedade não nasceu de um acaso: Bia e Camila são velhas amigas, desde os tempos de faculdade. As duas são de Brasília e estudaram na Europa. Sem diplomas orgânicos. (Eli Halfoun)

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Foto de Lula em jornal cubano chama atenção no Brasil

Tem chamado atenção de pessoas ligadas ao ex-presidente Lula uma foto publicada há dias e com exclusividade pelo jornal cubano Granma. Nela o ex-presidente aparece lendo a versão espanhola do livro “Os últimos soldados da Guerra Fria”, de Fernando Morais, que também está na foto. O livro desenvolve sua história em torno de cinco soldados condenados nos Estados Unidos. O livro está ganhando uma nova edição com alterações feitas pelo autor que embora envolvido em escrever a biografia de José Dirceu encontrou tempo para fazer as modificações. Os críticos de Lula acham que a foto é só promocional já que o ex-presidente não lê espanhol e nem leu o livro em português. (Eli Halfoun)

José de Abreu quer apoio dos bissexuais para ser deputado federal

Aos 65 anos o ator José de Abreu decidiu entrar oficialmente no jogo político e não esconde que pretende ser candidato (pelo PT) a uma vaga de deputado federal. Abreu sempre esteve envolvido com a política e na eleição de Dilma Roussef chegou a ser chamado de “papagaio de pirata” porque fazia de tudo para aparecer em fotos ao lado da candidata eleita. Abreu também já quis comandar movimento pró mensaleiros (os do PT) e foi desaconselhado por dirigentes do partido. Há quem acredite que se a candidatura de José de Abreu realmente acontecer ele poderá procurar o inédito apoio dos bissexuais já que recentemente declarou em seu Twitter que se relaciona com homens e mulheres. A dúvida é saber se há bissexuais suficientes para elegê-lo. Pode até existir, mas certamente não assumidos. (Eli Halfoun)

Namoro com Xuxa tira Juno Andrade do Facebook

O agora público namoro do cantor e ator Juno Andrade (é o Santiago de “Salve Jorge”) com a apresentadora Xuxa mudou (e nem poderia ser diferente) o perfil do artista: de saída Juno excluiu seu nome do Facebook e tratou também de contratar uma assessoria de imprensa para conduzir seu comportamento com os jornalistas e não sair por aí dizendo o que não pode ou não deve. O personagem Santiago está com os dias contados na novela (será atropelado), mas essa é a única mudança artística na carreira. Juno continuará tocando com sua banda em um bar de São Paulo. A nova fama poderá aumentar a freguesia, mas não o suficiente para que Juno seja assediado no palco. Nem, por enquanto, nas ruas já que quase nunca é reconhecido. (Eli Halfoun)

Artistas ficam sem o rodizio de carnes no desfile das escolas de samba

Não é segredo para ninguém (e eles nem fazem questão de disfarçar) que artista adora uma boca livre e muitos esperam o carnaval para deitar e rolar, muito mais do que sambar. Esse ano os artistas terão no Sambódromo, um lugar a menos para beber e comer de graça. A churrascaria Porcão mudou a estratégia de marketing do camarote que movimenta anualmente. Nesse carnaval o camarote não estará aberto para os artistas e candidatos a celebridades: só receberá políticos (é aguardada a presença de Lula), empresários e os chamados nomes do alto escalão. Para isso a churrascaria reservou um camarote em frente ao recuo da bateria e já escolheu o menu dos convidados: servirá champanhe, bufê japonês e claro as carnes do Porcão. Pode-se dizer que dessa vez os artistas perderam o verdadeiro filé do carnaval. (Eli Halfoun)