segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Audiência da Globo não serve como base para outras emissoras

Ainda é muito complicada a questão da audiência de televisão no Brasil. Desde que faz anos a Globo passou a atingir médias de audiência invejáveis o ibope global passou a ser uma espécie de referência de sucesso. Não é bem assim: a invejável audiência (quase sempre acima de 30.0) da Globo não a se repete no mundo e é uma realidade anormal que a nossa televisão não pode ter como base definitiva. Programas que em outras emissoras alcançam modestos 5.0 na medição do ibope são considerados fracassos, o que na verdade não é exatamente o caso. Está acontecendo com, por exemplo, o “Pânico na Band” que segundo alguns jornais termina o ano com audiência baixa e que convenhamos não é tão baixa assim para os parâmetros da Rede Bandeirantes. A televisão precisa mudar seu conceito em torno da audiência. Medir o fracasso diante os números que por enquanto só valem para uma emissora é como plantar uma nota de R$ 20,00 e esperar que ela cresça como uma frondosa árvore de R$ 100,00. Portanto a realidade exclusiva da Globo coloca em questão verdades irreais. Bandeirantes, SBT, Record e Rede TV devem medir o sucesso com base em suas próprias audiências. Tomar a Globo como base é covardia. (Eli Halfoun)

Aos 65 anos presidente Dilma não se arrepende de nada

A presidente Dilma Roussef faz em uma única frase o balanço de sua atuação no comando do governo e de seus recém completados 65 anos de idade. Fala presidente: “Não me arrependo de nada, estou muito velha para isso. Infelizmente nasci há 65 anos. Gostaria de ter nascido há dez”. Todas as mulheres gostariam - especialmente as que insistem em tentar ficar eternamente jovens e não percebem que a idade é inevitável e que é preciso aprender a conviver com ela. Idade não é punição da vida. É acúmulo de sabedoria e, portanto, um prêmio. (Eli Halfoun)

Erostismo marca a história dos livros em 2012

Quem gosta de fazer estatísticas não deve esquecer que 2012 pode ser lembrado com o ano editorial erótico por conta do sucesso dos livros “50 Tons de Cinza” de E.L. James que vendeu 57milhões de exemplares no mundo. Nesse total o Brasil colaborou com o consumo de 2,4 milhões de livros. Na esteira de “Tons de Cinza” vieram outros livros eróticos de sucesso entre os quais “Toda Sua” e “Profundamente Sua”, de Sylvia Day que vendeu de saída 120 mil exemplares por aqui. O novo ano promete mais leitura erótica: em maio será lançado mais um livro da série “Pra Sempre Sua”. Pelo visto estamos mais lendo do que fazendo ou fazendo mais com novos incentivos. (Eli Halfoun)

Mulheres entram na briga para tirar Dilma da Presidência da República

Se quiser reeleger-se para a Presidência da República (analistas políticos acreditam que é barbada) Dilma Roussef terá de enfrentar pelo menos duas outras candidatas femininas. Não há ainda confirmação, mas já se fala que Marina Silva pode ser com seu novo partido uma das concorrentes da presidente Dilma. A outra seria a ex-deputada Luciana Genro (filha do governador do Rio Grande do Sul Tasso Genro) pelo PSOL que já teve (em 2005) Heloisa Helena como candidata. Agora Heloísa tentará reeleger-se senadora. E pensar que houve tempo em que se dizia que política não era coisa de mulher. Agora elas é que estão dando também as cartas politicamente. (Eli Halfoun)

Não é mágica: mesmo elenco faz o mesmo espetáculo em dois teatros diferentes

A estréia a competente escritora Thalita Rebouças no teatro com a adaptação de seu primeiro livro (“Tudo por uma Pop Star”) está inaugurando uma boa novidade teatral: o espetáculo será apresentado o mesmo tempo e pelo mesmo elenco em dois diferentes espaços, um no Teatro Clara Nunes, na Gávea, Rio e outro no Centro Cultural João Nogueira, no Méier. Para que isso possa acontecer foram criadas cópias dos cenários que ficarão montados nos dois espaços para que evidentemente o elenco se apresente em dias alternados. É sem dívida uma inovadora forma de atrair mais público sem fazê-lo deslocar-se por longas distâncias, o que dependendo do espetáculo pode ser apenas e lamentavelmente perda de tempo. (Eli Halfoun)

domingo, 30 de dezembro de 2012

Gente demais atrapalha até em novela."Salve Jorge" que o diga

É um erro primário criar novelas com vários núcleos e, portanto, com uma exagerada quantidade de personagens. A diversidade de núcleos e o excesso de atores fazem com que parte do elenco apareça pouco e a não tenha a menor importância na trama. Assim atores que já tiveram destaque em outras novelas são transformados em coadjuvantes de luxo aparecendo pouco para dizer menos ainda. É o que acontece em “Salve Jorge”, o que provoca descontentamento em muitos atores que só dão as caras de vez em quando com personagens que realmente não fariam e fazem a menor falta. Não são poucos os atores de “Salve Jorge” descontentes com suas apagadas participações e pedindo para serem dispensados da novela. Essa atitude pode vir até a beneficiar a autora Glória Perez: a saída de atores fará com que a novela fique mais ”enxuta” elimine alguns realmente desnecessários núcleos e ganhe mais movimento que é exatamente o que a novela mais precisa no momento. Nesse ritmo quase parando em que se encontra “Salve Jorge” vai acabar parando de vez e caindo do cavalo. (Eli Halfoun)

Largue agora o celular. Livre-se desse domínio tecnológico

Ninguém tem dúvidas de que aparelhos de telefonia celular e outros muitos avanços tecnológicos foram criados para facilitar a vida, mas acabaram mesmo foi complicando o tempo, as relações, a pressa e a vida a. A eterna busca de novidades nos transformou em uma espécie de prisioneiros dependentes da evolução tecnológica. Todos sonham em adquirir o que já saiu de mais novo e, portanto, com mais recursos. Ninguém consegue viver atualmente se celular, tablet e por aí vai. O resultado é que com toda essa interminável e ansiosa busca de novidades e com a exagerada utilização de aparelhos de todos os tipos, especialmente o celular surgiu uma nova doença chamada monofobia, ou seja, síndrome que deixa a pessoa dependente da tecnologia. Em reportagem de Pedro Daher o jornal O Dia, do Rio, informa que, segundo dados de pesquisa realizada Ipsos francesa “18% dos brasileiros admitem ser viciado nos seus aparelhos”. Outro levantamento feito pela revista Time e pela empresa Qualcomm, revela que 35% dos brasileiros afirmaram consultar o celular a cada dez minutos. O vício tecnológico preocupa psicólogos na medida em que ele, o vicio, “pode atrapalhar a vida pessoal e as relações familiares”. Para a psicóloga Andréia Calçada “o vicio atrapalha as relações pessoais e profissionais” porque a pessoa fica muito desgastada, começa a não dormir direito e não dar atenção à família para poder ficar olhando o celular. Se esquece o celular em casa entra em pânico. Tudo isso prejudica a maneira com a qual ela vai se relacionar com os outros.” Em outras palavras: é preciso desconectar-se do vício e aprender definitivamente que aparelho celular de é para uso restrito, ou seja, para informações urgentes e necessárias. O uso exagerado é acima de tudo uma total falta de educação e de respeito com você mesmo e com o próximo. (Eli Halfoun)

Virgem do leilão é a segunda a posar nua para a Playbou

Catarina Migliorini, a jovem que leiloou sua virgindade por mais de um milhão (o ato só será consumado breve a bordo de um avião particular) não é a primeira virgem a posar para a Playboy no Brasil. A pioneira é Luciana Vendramini, hoje com 42anos, que posou para a revista aos 17anos, em 1987. Agora Luciana quer apresentar um programa sobre sexo na televisão e tem apresentado seu projeto para várias emissoras de TV por assinatura. Sexo também é um dos temas do site “Pau pra toda obra”, que Luciana colocou na internet recentemente. Pelo viso ela está com fixação. (Eli Halfoun)

Pratos deliciosos não são só para comer. Também servem para ver na televisão

O cada vez maior interesse, especialmente dos homens que perderam o preconceito bobo por culinária está fazendo com que os programas de receitas sejam os novos ingredientes temperados da televisão, aqui e no exterior. Na televisão convencional todos os programas de variedades femininas têm especialistas ensinando a fazer verdadeiras alquimias na cozinha. Na televisão por assinatura a GNT (que é sem dúvida o melhor dos canais pagos) lidera o movimento dos temperos e para 2013 promete dois programas com o craque Jamie Oliver que poderá ganhar ainda um show semanal. Nos dois programas confirmados o jovem inglês ensinará receitas de verão e um e no outro ensinará a preparar banquetes. O francês-brasileiro Claude Troigrois também ganha um novo esquema: agora será desafiado a preparar as receitas sugeridas pelos convidados famosos. O GNT confirma também uma nova temporada do programa “Cozinha Pratica” com Rita Lobo e a estréia de mais duas mulheres: as inglesas Rachel Khoo e a ex-modelo Lorrine Place, que são sucesso na televisão inglesa com seus sempre divertidos programas. Preparar receitas até que não é tão complicado assim. Difícil é comprar os ingredientes de primeira com os salários que ganhamos. (Eli Halfoun)

sábado, 29 de dezembro de 2012

O novo e doce caminho da televisão com o cinema

Telefilmes são comuns na televisão americana e demorou muito para que a Globo entrasse nesse esquema que é, por exemplo, mais barato do que produzir um seriado, mais rápido e o que é mais importante abre espaço para produtoras independentes, ou seja, libera a emissora de ter de produzir toda a programação. Filmes feitos especialmente para a televisão e não necessariamente pela televisão costumam ter um bom retorno de audiência porque não obrigam o telespectador a acompanhar capítulos diários e como nos corridos dias de hoje o público tem pressa uma atração vapt-vupt (como dizia Chico Anysio) com começo meio e fim definidos em um único episódio atrai o público que parece não ter mais paciência para seguir seriados e novelas que se arrastam em tramas sem fim e muitas vezes sem mostrar absolutamente nada que realmente interessa. A recente exibição de “Doce de Mãe” mostrou que o caminho dos telefilmes terá muita distância para percorrer na programação da Globo. “Doce de Mãe” é um produto produzido no Rio Grande do Sul que brindou o público com mais um maravilhoso trabalho de Fernanda Montenegro, colocou em discussão um tema atualíssimo que é o de como cuidar de nossos velhos e fez tudo isso em ritmo der comédia, que é sempre melhor aceito do que as tragédias. Me parece que essa deverá ser a trilha adotada pela Globo com Renato Aragão e com Xuxa que serão atrações mensais de telefilmes. Esse é o caminho moderno e eficiente da televisão: a Globo se livra de produzir mais programas, abre espaço para que mais profissionais sejam utilizados por produtoras independentes e ganha atrações que com movimento cinematográfico não mais encherão a paciência dos telespectadores. (Eli Halfoun)

Um país de patrimônios musicais. Esse é o Brasil que aprendeu a cantar

Na recente entrevista que fez em seu programa da GNT com Gilberto Gil, Marília Gabriela chamou o baiano de patrimônio. Nenhum exagero ao usar expressão tão forte e importante. Aos 70 anos de idade Gilberto Gil não é mais e somente um cantor, músico e compositor. Sem dúvida é um dos maiores patrimônios da cultura (e não só musical) do país, com um talento reconhecido e aplaudido mundialmente. Entre as muitas coisas de que o Brasil pode orgulhar-se está o talento musical do povo. O país está repleto de excelentes músicos (incluindo cantores e compositores) e tem conquistado com variedade e criatividade o respeito mundial. Gilberto Gil não é o nosso único patrimônio musical (talvez seja o maior até por sua importância internacional). São muitos os que merecem formar no grupo, entre os quais Milton Nascimento, Caetano Veloso, Chico Buarque, Djavan Aldir Blanc, Rita Lee e tantos outros que juntos formam uma verdadeira sinfonia que faz a melhor trilha sonora de um país que apesar de tudo aprendeu a sorrir e a cantar. (Eli Halfoun)

Roberto Carlos é o cara com venda recorde de compactos

Ninguém mais esperava, mas Roberto Carlos, que sempre manteve uma boa média de venda de seus trabalhos fonográficos, voltou a ser um super recordista de vendagem colocado em moda outra vez o velho e esquecido compacto com apenas quatro ou menos músicas. O sucesso de “Esse Cara Sou Eu” encerra o ano com a extraordinária venda de 1,5 milhões de cópias, o que RC não conseguia desde 1980 embora tenha mantido no período o total de 200 mil cópias vendidas de cada trabalho. Roberto Carlos está dando outro presente para os fãs: autorizou a gravadora Sony a digitalizar e disponibilizar o material da coleção material da coleção “Roberto Carlos para Sempre”. A coleção, que pode ser baixada via internet, tem aquelas que são consideradas as 431 faixas musicais que marcaram a bem sucedida trajetória do cada vez mais Rei. Roberto é dos poucos que confirma o velho ditado ”quem é rei nunca perde a majestade”. (Eli Halfoun)

Televisão separa casal Marcelo Adnet e Dani Calabresa

A televisão está separando o casal Marcelo Adnet e Dani Calabresa, mas é apenas uma separação artística: enquanto Marcelo acerta os últimos detalhes de sua contratação na Globo Dani Calabresa já é da Rede Bandeirantes, o que deixa claro que Adnet também deixará mesmo a MTV. A Bandeirantes tem projetos especiais para Dani Calabresa, mas o certo é que inicialmente ela será a nova e especial integrante do CQC e deverá estear em janeiro, quando o programa retornará das férias. A separação artística é boa para o talentoso casal que assim não corre o risco de virar uma dupla que só funciona em conjunto como, por exemplo, Tom e Jerry (Eli Halfoun)

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Lei Seca; vamos criar conciência para evitar o pior

Nada de se fazer de cego para não reconhecer a verdade: não conheço uma pessoa (ninguém conhece) que não tenha tomado dois ou três chopes e depois tenha saído traquilamente dirigindo seu automóvel e ainda por cima acreditando que estava em perfeitas condições de conduzir o veículo sem provocar acidentes. Qualquer quantidade de álcool é suficiente para interferir negativamente na habilidade do melhor dos motoristas. Por isso mesmo não concordo com os que acham que a nova lei seca é muito severa. Pelo contrário: ainda é muito branda para evitar os acidentes provocados pelos motoristas alcoolizados. O que preocupa é que a Lei Seca não seria necessária se tivéssemos consciência de nossos deveres entre os quais o de só dirigir sóbrios. É triste ter de reconhecer que o ser humano só aprende no grito e só se manca na hora em que a punição atinge principalmente o seu bolso. Aí nem adianta beber para esquecer. (Eli Halfoun)

Faltar a plantão médico é quase um crime

Mesmo que a obrigatória reunião de família em casa (de preferência na casa de outro parente) seja sempre chatíssima ninguém gosta de fazer plantão de Natal, não porque prefira curtir a festa familiar, mas sim porque trabalhar na noite em que todos estão supostamente divertindo-se e enchendo a pança de comidas calóricas, vira um castigo. Sempre gostei de ser o repórter de plantão da noite de Natal no jornal Última Hora. Era só ficar ali na redação esperando acontecer alguma coisa (raramente acontecia como aconteceu a fuga do presídio na Rua Frei Caneca e que fez o meu mais movimentado plantão de Natal. Devo ser o recordista em plantões de Natal como jornalista: pedia para ser escalado porque achava divertido ficar ali com a pequena equipe que sempre organizava uma improvisada ceia. Era divertido ficar na redação sem precisar esse divertia sem enfrentar os inevitáveis os desentendimentos que parecem fazer parte da ceia familiar de Natal. Foi nesses plantões que percebi que a noite de Natal é uma das mais movimentadas nos hospitais públicos por pessoas que tentam suicídio e por quem bebe além da conta. Médicos não gostam de ficar ali atendendo casos considerados de menor importância, mas lá estavam os bons médicos para ajudar a aliviar dores e a salvar vidas – como a jovem vida que teria corrido menos risco se o médico de plantão tivesse lembrado que fez um juramento e que sua função é estar presente, mesmo contrariado, para prestar atendimento. Faltar irresponsavelmente a um plantão médico (de Natal ou outra época) é quase um crime. Entre os muitos profissionais que trabalham na noite de Natal o médico é o mais importante: sua presença pode salvar vidas. Sua ausência pode matar. Uma bala perdida poderá não fazer tanto estrago se o médico também não estiver perdido na falta de entendimento de sua verdadeira função e missão. (Eli Halfoun)

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Crônica -------- Está escrito

É possível afirmar sem medo de errar que não há no mundo uma única pessoa que não esteja preocupada e assustada com a cruel escalada de violência. Não são apenas os roubos, assaltos, massacres, guerras como sempre inoportunas e imbecis que aumentam a preocupação e o medo. A maior violência cometida pelo homem tem sido a da intolerância e da falta de compreensão. Estamos perdendo a capacidade de pelo menos procurar entender uns aos outros. Estamos perdendo a paciência e ficando cada vez mais intolerantes diante do próximo e da vida. Mesmo assim é esse mesmo homem que vive pregando e pedindo a paz, uma paz que nem sempre conjuga nem com os mais próximos para ajudar a colocar ponto final na violência que criamos e exercemos a cada dia com mais intensidade. Talvez sejam a intolerância e a impaciência que não deixem o homem perceber que a única solução contra a violência foi ditada há mais de 2.000 anos e escrita nas Tábuas de uma Lei que jamais aprendemos a respeitar e praticar integralmente. Está nos Dez Mandamentos a forma ideal para acabar com a violência, a incompreensão e a impaciência e trocar tudo pela solidariedade, o amor e a boa vontade. O mandamento diz simplesmente e definitivamente “AMAI-VOS UNS AOS OUTROS”, Basta seguir essas divinas sábias palavras para encontrar a paz do amor que o mundo tanto quer e precisa. Individualmente é claro que você não tem poder, força e capacidade para praticar universalmente o “AMAI-VOS UNS AOS OUTROS”. Seria o ideal para a humanidade, mas não é necessário ir tão longe: basta que você coloque em prática com quem está próximo e não apenas parentes, a saudável prática do amor – um amor que nasceu para o mundo e que o mundo não pode e não deve absurdamente destruir. No momento em que cada um de nós estiver desarmado (de armas e de espírito) será realmente possível criar um mundo mais leve e emocionalmente saudável - um mundo no qual agressividade não caiba mais. De jeito nenhum. A paz do amor é o sentido maior da vida e só pode ser conquistada com a troca de amor, com o “AMAI-VOS UNS AOS OUTROS”. Perceba que toda vez que você se permitir amar e compreender se permitirá receber amor. O mandamento é simples nas palavras profundas e na sabedoria de sugerir e ensinar acima de tudo uma total delicadeza para cumpri-lo. Portanto, ame o próximo, esteja aberto e sem defesas para receber amor. Só assim cada um de nós estará contribuindo generosamente para a construção de um mundo sem ódio. Afinal, amar uns aos outros não é tão difícil assim. É só seguir o mandamento ao pé da letra para escrever em destaque o mandamento maior que é o amor. Amor de todos por todos e para todos. (Eli Halfoun)

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

CRÔNICA ---------- Vida eterna

“É hora de chorar a morte. É dia de saudar sua vida” – a frase da presidente Dilma Roussef na morte do arquiteto Oscar Niemeyer é sem dúvida o mais perfeito ensinamento para que enfim aprendamos a lidar com a partida de pessoas que de alguma forma nos enriqueceram a vida enquanto por aqui estiveram fisicamente. Ainda estarão sem dúvida perto de nós alimentando para sempre nossas lembranças, saudade e experiências. O homem ainda não aprendeu a conviver saudavelmente com a vida e muito menos com a morte, embora saiba desde cedo que mais dia menos dia as pessoas se despedem da vida, o que não significa absolutamente que morrerão definitivamente: a morte só é definitiva para os que nada deixam em vida. E todos sempre deixam alguma coisa. É por isso que é fundamental saber conviver com o inevitável fim de carne e osso. Do corpo, mas não necessariamente da alma e tudo o mais que nos faz realmente humanos. Eternamente humanos. Chorar a morte é sim um sentimento inevitável, mas não precisa ser um choro desesperadamente sofrido. Todos os que se vão deixam um vazio de presença física, mas não o vazio de não deixar absolutamente nada vivendo ainda cada momento em e de nossas vidas. Quando aprendermos a saudar a vida daqueles que estiveram (ainda estão) ao nosso lado estaremos, aí sim, prestando mais do que o simples tributo da saudade, mas a verdadeira e merecida homenagem da vida. Sempre será possível, fundamental até, manter vivos os exemplos que nos foram mostrados e ensinados por quem acabou de partir: a morte é apenas uma longa viagem sem retorno do físico, mas com uma presença cada vez mais forte se soubermos saudar a vida de quem se foi. Todos (todos mesmo) os que estiveram juntos de nós por uma longa existência física terão sempre uma vida a ser mais lembrada do que a morte. Vida para ser saudada. Só assim a morte terá sentido. E a vida ainda mais. Toda vez que formos chorar a saudade precisamos estar emocionalmente conscientes de que é preciso rir e lembrar com alegria de tudo o que foi vivido em conjunto e tudo o que nos foi ensinado por quem partiu às vezes até antes do que esperávamos (esperar sempre esperamos) Ao saudar com entusiasmo e orgulho a vida dos que partiram estaremos fazendo da saudade um sentimento muito maior do que de dor. A alegria de relembrar os momentos e ensinamentos dos que se vão será sempre a melhor maneira de homenageá-los e mantê-los vivos em nossas idas. Afinal, a morte não acaba com a vida. Apenas muda o seu rumo e quase sempre para melhor. (Eli Halfoun)

"Carrrossel" : o maior acerto do ano com um show de crianças felizes

O maior acerto do ano na televisão foi sem dúvida de Silvio Santos. Ao apostar, insistir e investir em uma nova produção da novela infantil “Carrossel”, o experiente patrão-apresentador criou o maior sucesso de audiência e comercial do SBT. Além de ser uma novela divertida e muito bem produzida “Carrossel” é sucesso em venda de CDs (tem um bom trabalho musical produzido pelo craque Arnaldo Sacomani) de revistas e de todo o tipo de produtos infantis. O mais admirável em “Carrossel” é o excepcional elenco infantil formado por meninas e meninos que representam com naturalidade, cantam com alegria e emoção e repassam ao público a diversão que sentem quando estão trabalhando. Trabalhar como se estivéssemos nos divertindo é a melhor maneira de escapar do hoje moderno estresse que um dia já foi chamado só de cansaço. Com ótimo texto de Íris Abravanel “Carrossel” fecha o ano como a mais divertida e saudável das novelas de 2012 e o melhor produto destinado para as crianças. É uma novela ingênua (como são todas as crianças), sem violência e acima de tudo um incentivo para fazer da escola um verdadeiro templo de aprendizado. “Carrossel” também foi responsável por aquele que é sem dúvida o melhor dos especiais que as emissoras de televisão costumam produzir para o final do ano. Reunindo alegremente o elenco infantil da novela e os jurados do programa “Astros” o especial de “Carrossel” foi um programa divertido, alegre, pra cima sem aquela melosa e chatíssima preocupação de fazer um programa emocionalmente apelativo. Não precisou: ao tratar o Natal apenas como uma festa de alegria o especial “Carrossel” emocionou pelo talento de seu elenco, muito mais do que pelas repetitivas frases feitas usadas nessa época. Em 2012 “Carrossel” mostrou com muito talento que é possível fazer novelas sem apelar para tragédias, violência e apenas sofrimento. “Carrossel” não é, assim como não foi seu programa especial, uma novela para fazer chorar. Pelo contrário: é uma infantil e, portanto, sincera celebração da vida. (Eli Halfoun)

Fim do "Encontro" transfere Fátima Bernardes para outro trabalho jornalístico

Foi ao fundo a tentativa de Fátima Bernardes de fazer carreira como apresentadora jornalística. O “Encontro” não deu mesmo para o gasto e sabe-se que a direção da Globo está decidida a retirar, talvez já ema abril de 2013, o programa do ar. O fim do “Encontro” está sendo pra apressado desde que na semana do Natal deu apenas 3.0 de audiência empatando na quarta colocação com a Bandeirantes e ficando atrás da Record que teve 4.0 e do SBT com 5.0. Para não queimar o filme de Fátima o fim do “Encontro” não será anunciado exatamente como final, mas sim como um novo começo para a apresentadora que ganhará novas funções no jornalismo, provavelmente como repórter especial ou como âncora de um novo telejornal. Não há, ao contrário do que se especula, qualquer chance de Fátima voltar a formar par com o marido William Bonner no “Jornal Nacional”. Aí sim seria um retrocesso. (Eli Halfoun)

Religiões ainda acreditam no Juízo Final. É o que diz pesquisa sobre o fim do mundo

Esse papo furado de fim do mundo previsto no calendário Maia (se os Maias acertassem alguma coisa teriam previsto seu fim) ainda vai render muitas discussões. Os cientistas, por exemplo, acreditam que o mundo não acaba (se acabar) antes de 5 bilhões de anos. Entre religiosos as opiniões estão como sempre dívidas: alguns acreditam que o Juízo Final pode acontecer ainda esse ano. Pesquisa realizada enquanto se esperava o fim do mundo revela que 33% dos cristãos acreditam no Juízo Final, enquanto o apenas 21% muçulmanos e 0,3% de judeus acreditam no tal Juízo. Como se vê nem mesmo em relação ao fim do mundo os povos e as religiões se entendem. Isso é que é o fim. (Eli Halfoun)

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

CRÔNICA -------- Natal é amor, amor é Natal

Ao longo dos séculos jamais se conseguiu encontrar uma definição para o Natal da mesma forma que por mais que se tente (que o digam os poetas) não há uma definição exata para o amor. Como Natal é amor também fica quase impossível defini-lo. Natal é amor e pronto. Mais do que procurar e encontrar uma definição o que importa é viver (como ocorreu em todos os séculos) o clima saudável de paz e compreensão que a festa proporciona e estabelece. O Natal começou a ser festejado no século IV pela igreja católica ocidental e no século V foi incorporado ao calendário da igreja católica oriental e passou mesmo a ser uma festa universal que une e completa todas as religiões. A história conta que o Natal é comemorado no dia 7de janeiro quando se festeja o nascimento de Jesus de Nazaré. Por isso mesmo o dia 25 de dezembro não é conhecido como o aniversário real de Jesus e a data pode ter sido escolhida inicialmente para corresponder com qualquer festival histórico romano. Não importa. Importante é que Natal passou a ser historicamente e até nesse século de modernismos tecnológicos, a festa mais importante da terra porque é a festa da paz, da solidariedade da união entre os homens e, portanto, do amor. Ao longo dos séculos alguns símbolos foram incorporados ao Natal (como a árvore inicialmente adotada na Alemanha para depois ganhar o mundo), a troca de presentes e de cartões, a ceia farta (mais para uns, menos para ainda muitos outros), A marca registrada do Natal é o ensinamento de “Paz na terra aos homens de boa vontade”. Paz na terra para todos os homens. Todos os homens têm de uma forma ou de outra, boa vontade, mas infelizmente nem todos conseguem demonstrá-la para aí sim fazer – e não só no Natal – um mundo de boa vontade e por isso mesmo um mundo compreensivo, solidário e acima de tudo repleto de amor. E paz. Natal deixou de ser e em cada século cada vez um pouco mais de apenas uma festa religiosa, mas continua sendo festa - festa no amor que nesse período enche sem dúvida todos os corações. No aspecto religioso “a presença de Cristo irrompe nas trevas do pecado, do mundo do demônio e da carne para mostrar-nos com sua luz a verdade da nossa existência”. Religiosamente também se diz que “Cristo é a vida que renova a natureza caída do homem e na natureza celebra essa presença renovadora de Cristo que vem salvar o mundo”, Embora seja historicamente a festa do amor, ao longo do tempo o Natal também ganhou o aspecto dei uma dimensão comercial que hoje é de certa forma, um dos símbolos da festa. “O Natal - dizem os historiadores - envolve um aumento da atividade econômica entre cristãos e não cristãos e é um acontecimento significativo de vendas para os varejistas e as empresas”. A verdade é que o impacto econômico do Natal é um fator que tem crescido ao longo dos últimos séculos em muitas regiões do mundo. Mais do que uma festa Natal é sinônimo de união. Talvez a definição mais completa e verdadeira do Natal possa ser resumida em uma única palavra: amor. Natal é amor. Amor maior.

Patrícia Poeta não é culpada pela pior audiência da história do "Jornal Nacional"

Nota publicada na “Folha de São Paulo” diz que o “Jornal Nacional” encerra o ano com a pior audiência de sua longa história. A queda de ibope (virou um sinônimo de audiência) é relacionada com a presença de Patrícia Poeta como substituta de Fátima Bernardes (que, aliás, também não vai bem com seu programa solo) do noticioso que continua sendo o mais visto do país. Patrícia Poeta, que tem conduzido o noticiário muito bem, nada tem a ver com a queda de audiência que é resultado de um conjunto de coisas. Por exemplo: o público não mostra mais tanto interesse em telejornais simplesmente porque está informado o dia inteiro pela internet e qualquer telejornal entra no ar com notícias requentadas. A verdade é que a televisão não acompanhou jornalisticamente a velocidade do noticiário, ou seja, não percebeu que apenas noticiar não é mais suficiente. Agora é preciso ir além com comentários e reportagens exclusivas que o telespectador já não tenha encontrado aos montes na internet. Patrícia Poeta faz apenas seu trabalho (e bem) de ler o que lhe dado para noticiar. Não é, portanto, culpada de nada. O jornalismo da televisão é que precisa se reciclar. (Eli Halfoun)

Mais uma temporada para "A GrandeFamíla". É o caminho para o desgaste total

Por melhor ou mais gostoso que seja tudo que é demais enjoa. Ainda não aconteceu totalmente, mas fatalmente acontecerá com “A Grande Família”, que resiste há mais de 30 anos. O programa criado por Oduvaldo Viana Filho e Armando Costa (ambos falecidos) ganhará em 2013 mais uma temporada na programação da Globo. Não é difícil prever que será a última. “A Grande Família” envelheceu e por mais que tente, não tem mais como renovar-se, o que fica claro até na atuação sistematizada do elenco repleto de craques. Até o elenco não aguenta mais e, portanto, o público também não aguentará. As noticiadas brigas entre os integrantes do elenco não surpreendem. É exatamente como o casamento (háe3ceções evidentemente) que com o tempo passa a enfrentar desgastes desnecessários por motivos geralmente irrelevantes. De qualquer maneira a Globo faz mais uma corajosa aposta no programa que tem sido mesmo enjoativo um bom trunfo de audiência. Às vezes insistir é fundamental, mas nesse caso nem é tanto: talvez seja a hora da Globo abrir mais espaço para novas comédias até porque a família brasileira mudou e, portanto, essa tradicional grande família também precisa mudar. Antes que seja engolida pelo desgaste total. (Eli Halfoun)

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Caso Daniela Perez:o direito de uma mãe de tentar sofrer menos

Leio na imprensa que a Rede Record está proibida de reprisar a recente entrevista que o excelente repórter-apresentador Marcelo Rezende fez com Guilherme de Pádua, o assassino da jovem, bela e talentosa atriz Daniela Perez, morta há 20 anos. Nem a Record pode reprisar a entrevista e nem qualquer outra emissora pode focalizar o assunto com novas entrevistas e exibindo imagens da jovem Daniela. A determinação é da Justiça atendendo a um pedido da mãe de Dani, a autora Glória Perez. Glória está coberta de razão: já sofreu muito para vira e mexe ver imagens e o nome de sua filha relembrando o terrível episódio que ela, Glória, tem todo o direito de tentar esquecer. Ou pelo menos de não querer relembrar com tanta angustia. Guilherme de Pádua foi condenado, cumpriu pena e hipoteticamente está em dia com a Justiça, mas jamais estará em dia com sua consciência e com a dor que causou em uma mãe que perdeu brutalmente a doce filha. Não se trata como querem alguns de cecear a liberdade de imprensa, mas sim e apenas de reivindicar respeito emocional, que a já tão sofrida Glória sem dúvida merece. A desnecessária exposição de um caso julgado me faz lembrar episódio que aconteceu na revista Amiga quando eu a dirigia. Depois de muitas tentativas a repórter Claudia Lopez conseguiu uma entrevista exclusiva com Pádua (ainda não julgado e condenado) na cadeia. Não tive dúvidas e publiquei na íntegra (na época o caso era ainda muito importante como notícia) e lembro que Glória achou que eu a havia desrespeitado ao dar voz para um assassino. Não era caso de desrespeito. A admiração que sempre tive por Glória jamais me deixaria desrespeitá-la, mas na época tentei fazer apenas um bom trabalho jornalístico. Pádua foi capa da Amiga, esgotou a edição nas bancas e mesmo assim imediatamente após a publicação da entrevista Raul Gazola, a pedido da então sogra Glória Perez e4steve na Manchete para falar com Adolpho Bloch. Fui chamado pelo Adolpho que em nenhum momento criticou o trabalho, ou seja, a publicação da entrevista, mas exigiu que eu entregasse para Gazola as fitas com a entrevista. As fitas foram entregues. Até hoje não sei bem o que foi feito delas, mas estou convencido que a revista Amiga em nenhum momento desrespeitou os envolvidos no caso. O fato é que entreguei as fitas com tranquilidade porque o conteúdo estava impresso. E na imprensa como no jogo do bicho vale o que está escrito. (Eli Halfoun)

Luana Piovani casa outra vez de véu egrinalda

Ter casado com o surfista Pedro Scooby apenas no civil, que é o que vale legalmente, é pouco para Luana Piovani: ela quer também realizar o sonho de quase todas as mulheres de participar de uma cerimônia religiosa com vestido de noiva, véu e grinalda. O sonho será realizado em maio quando o casal casará em um super festa na Casa das Canoas, em São Conrado, Rio. O detalhe é que Dom, o filho do casal já estará com um ano e deverá ser o pajem. (Eli Halfoun)

Só faltava isso: Renascer vende até perfume com cheiro de Jesus

As igrejas evangélicas estão apelando de todas as formas para reforçar o faturamento. A Renascer, por exemplo, decidiu entrar no ramo dos cosméticos e colocou a venda o perfume “Divine Essence” que como se anuncia “exala o cheiro de Jesus”. O perfume (acompanhado de um hidratante e um sabonete) está sendo vendido através do site Gospel Bay, que é comandado pela bispa Sônia Hernandez, que passo um bom tempo em prisão domiciliar em Miami. Pelo visto enquanto esteve presa teve muito tempo para pensar e armar. (Eli Halfoun)

Nóbrega acha que Silvio Santos é uma pessoa solitária

A relação entre Silvio Santos (82 anos) e Carlos Alberto de Nóbrega (76 anos) é muito mais de amizade do que de patrão e empregado. Talvez por isso Nóbrega sinta-se à vontade para falar de Silvio e de sua solidão. Diz aí Nóbrega: “Eu tenho pena do Silvio Santos porque sou mais feliz que ele. Um cara que precisa viajar para Miami para comer um sanduíche na rua não é feliz. Eu como um sanduíche na hora que eu quero. Ele é uma pessoa muito solitária. Quanto mais sobe na pirâmide do poder mais sozinho fica”. Com grana para pagar o sanduíche que todos os seus funcionários podem comer. (Ei Halfoun)

Austrália conhece as primeiras máquinas para comprar sandálias Havaianas

Sabe aquelas máquinas das quais você tira (pagando é claro) latas de refrigerante e salgadinhos. Agora elas são úteis também para os pés. É que a Alpargatas continua espalhando as sandálias Havaianas pelo mundo e em novos pontos de venda. Instalou em Melbourne, na Austrália, máquinas nas quais com algumas moeda é possível adquirir uma Havaiana em qualquer praia. Os australianos ganharam também uma novidade: na mesma máquina é possível comprar bóias em formato de sandálias e garantir o conforto dos pés fora da água e do corpo quando der um mergulho. Como por lá por enquanto só existem as legítimas não há perigo de comprar uma sandália genérica dessas que dissolvem com o calor. (Eli Halfoun)

domingo, 23 de dezembro de 2012

Não precisava mesmo: Brasil está no topo do mundo com mortes por tiro

É impossível entender o número de brutais massacres que acontecem nos Estados Unidos e que surpreendem o mundo e os próprios americanos. A compreensão fica ainda mais difícil quando se sabe que nos EUA circula um número de armas bastante inferior do que no Brasil. Segundo dados recolhidos em 2010 (os de 2011 ainda não foram tabulados) o Brasil registrou 26 mil mortes causadas por tiro. É um total 3.7 vezes superior ao registrado pelos americanos com 9.900 mortes. O Brasil tem o equivalente a 98 mortes diárias por tiro, o que coloca o país no topo dos países que registraram mortes por armas de fogo. Os dados são do escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes e confirmam uma vez mais que armas não podem circular por aí nem como brinquedos. Brincar com a vida é apressar a própria morte. (Eli Halfoun)

Aécio Neves prepara a irmã para governar Minas

Mesmo que não aceite (e tudo indica que não quer correr o risco agora) disputar a Presidência da República, o senador Aécio Neves terá muito trabalho na eleição: está disposto a lançar o nome de Andréa, sua irmã, para a sucessão do atual governo de Minas, atualmente ocupado por Antonio Anastasia. Andréa tem experiência política de gabinete: foi assistente como secretária de do governo de Aécio. Era e ela era quem tomava todas as decisões administrativas na área estadual. Para reforçar sua provável campanha Andréa está fazendo cursos de oratória, postura diante das câmeras e dicção. Parece até quer concorrerá ao “ Menina Fantástica”. (Eli Halfoun)

Na hora de ajudar Roberto Carlos é mesmo o cara

Quem quer fazer (e faz) o bem não precisa anunciar aos quatro ventos. Essa tem sido uma sistemática postura de Roberto Carlos que sempre ajudou muita gente, mas nunca quis que ninguém soubesse. Agora ele parte para mais uma ação beneficente: está comprando um prédio que fica ao lado do terreno que possuiu na Rua Assunção, em Botafogo, Rio, para transformar em uma escolinha de música para jovens carentes. O prédio tem quatro andares e será totalmente reformado, mas sem invadir o terreno no qual Roberto guarda os seus carrões. O cara é ele. (Eli Halfoun)

Sanchez entra em campo reforçado para ser presidente da CBF

O fato de estar afastado da atual diretoria da CBF não impede o ex- diretor de seleções Andrés Sanchez de continuar sonhando com a presidência da entidade disputando a eleição contra o pré-candidato Marco Polo9 Del Nero, atual vice-presidente ou até com o presidente José Maria Marin se decidir disputar a reeleição (não faz isso não). Sanchez está entrando na briga de sola, ou seja, disposto a ganhar. De saída fez\ as pazes e em conseqüência parceria com o presidente do São Paulo, Juvenal Venâncio. A forte parceria já fala até na organização de um bloco integrado por presidentes de outros clubes e federações estaduais. Bater bola na presidência da CBF deve ser muito divertido. E rentável. (Eli Halfoun)

Britney Spears é líder no novo ranking de faturamento de cantoras

Mesmo faturando milhões com seus CDs e apresentações ao vivo Stefani Joanne Angelina Germanoto, ou melhor, Lady Gaga, não é mais a recordista de faturamento no ranking que a revista Forbes faz anualmente com as cantoras. Lady Gaga faturou U$ 52 milhões. Agora a inesperada liderança é de Britney Spears com U$ 58 milhões. Na frente de Gaga também estão Taylor Swifft (U$ 57 milhões) e Rihanna (U$ 53 milhões). Mesmo que já não precisem para elas mais do que nunca é preciso cantar. (Eli Halfoun)

sábado, 22 de dezembro de 2012

Falta de respeito: Record inaugura demissões por telegrama

A Record, que chegou até a animar o público como uma nova opção de programação, está inaugurando um método pioneiro na televisão. A total falta de respeito com seus funcionários tem feito a emissora demitir vários empregados por telegrama, ou seja, sem qualquer respeito, educação e coragem de fala olho no olho. Deve ser a mesmo comportamento deseducado que a Igreja Universal tem com os fiéis que não podem oferecer (pagar) dízimos polpudos. Aliás, o fim de ano na televisão tem sido amargo também na Rede TV que não vê perspectivas de melhorar em nada e decidiu demitir mais 50 funcionários de todas as áreas. Assim nem o imenso saco do Papai Noel agüenta. (Eli Halfoun)

Dilma já sabe quem vai apoiar para o governo do Rio

Parece que a eleição que escolherá o novo governador do Rio em 2014, será mais disputada do que o governador Sergio Cabral esperava: Cabral está (será que ainda está?) decidido a apostar todas as suas fichas em seu vice Luís Fernando Pezão e mesmo que ainda faça isso não contará como teve quando concorreu com o apoio da presidente Dilma Roussef. Analistas políticos estão cetros de que Dilma apoiará o nome do senador Lindemberg Farias se ele for realmente homologado como candidato do PT. Cabral tem uma luta cruel na tentativa de fazer seu sucessor e há quem acre4dite que só conseguirá isso se o prefeito Eduardo Paes aceitar ser candidato, o que no momento é muito difícil. Eles que são vascaínos que se entendam. (Eli Halfoun)

Record prepara nova novela com gosto de Mel

Mel Lisboa, atriz que encantou o público como a Anita da minissérie de mesmo nome exibida pela Globo não fez sucesso na emissora que a projetou, mas nem por isso deixa de ser muito requisitada para filmes e peças. Agora ela se prepara para novamente atuar na televisão integrando o elenco da primeira novela que Carlos Lombardi escreve para a Record. A novela ainda não tem título definido, mas é certo terá a competente direção de Alexandre Avancini e que será uma novela bem humorada. Bom humor ainda faltando muito na televisão, principalmente nos bastidores da Record. (Eli Halfoun)

Homossexualismo feminino surpreende a Record

Depois de ter sido surpreendida por uma tomada (retirada doar imediatamente) na qual um casal feminino aparecia em demonstrações de carinho explicito, a direção da Record mandou não focalizar mais qualquer cena envolvendo as duas concorrentes juntas. Não era de se esperar nada diferente já que é público que em todos os seus programas religiosos e nas pregações nos templos da Igreja Universal o bispo Edir Macedo não esconde que é radicalmente contra o homossexualismo. Precisa olhar com mais atenção para seus pastores. (Eli Halfoun)

Tem transexual no samba. Com novo sexo e novo nome

Depois que a modelo Lea T, que já foi Leandro e agora não é mais filho, mas sim filha do ex-jogador Toninho Cerezzo conseguiu os novos e femininos documentos outras modelos transexuais estão animadíssimas. É caso da paulista Carol Marra que acaba de submeter-se no Rio a uma cirurgia de troca de sexo o que a fará também pedir também novos documentos. Carol, que ainda é legalmente Claudio Marra mostrará o resultado de sua cirurgia no carnaval desfilando nua (usará apenas um tapa sexo) em uma escola de samba do Rio. Vem toda animada mesmo sabendo que se a vontade aperta não poderá fazer xixi de pé como fazia antes. (Eli Halfoun)

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Salve as mudanças: novela encerra algumas tramas para ficar mais dinâmica, O público tem pressa

A autora Glória Perez pode ter errado a mão no início de “Salve Jorge”, mas quem conhece seu trabalho conhece também sua enorme capacidade de dar a volta por cima e acertar a mão. Começa a fazer isso nos próximos capítulos com a decisão de libertar Morena e Jéssica daquele quartinho onde nada acontece. A autora decidiu trazer as personagens de volta ao Brasil, mas não sem enfrentarem novos sacrifícios: elas virão acompanhadas de Russo que as obrigará a engolir pacotinhos contendo drogas para contrabandear. Na chegada Morena passará mal no aeroporto e assim as duas ganharão enfim a liberdade. Daí em diante a novela muda totalmente seu rumo: Morena ainda aprontará muito no Rio e Jéssica terá adiada a sua morte, que estava prevista desde o início. Tudo indica que assim como aconteceu em “Avenida Brasil”, “Salve Jorge” começará a dar desfecho para algumas tramas, o que pode incluir a descoberta de que Vanda é uma traficante de bebê. O coronel interpretado por Oscar Magrini descobrirá uma criança no carro de Vanda. Ao encerrar as tramas que se arrastam “Salve Jorge” ficará sem os assuntos que embromam sem fim, como se fossem conversas de vendedores chatos. Assim a novela poderá ficar com apenas no máximo duas tramas para reconquistar um público que não agüenta mais assistir capítulos em que durante meses nada acontece. A vida de hoje tem pressa. (Eli Halfoun)

Flamengo joga para a torcida tabelando com Robinho

Sei não, mas ao anunciar da disposição de contratar Robinho junto ao Inter de Milão, a nova diretoria do Flamengo comete o mesmo erro da ex-presidente Patrícia Amorim e joga para a torcida como se ela (torcida) acreditasse em Papai Noel. Parece que o Fla não aprendeu nada com a catastrófica passagem de Ronaldinho Gaúcho e ameaça (pelo menos hipoteticamente) repetir o erro. Só que dessa vez será bem mais difícil já que Robinho pede mais de um milhão de reais por mês de salário, quantia que o Santos já se recusou a pagar e Flamengo não tem a menor condição de fazer. Além do mais a anunciada vontade de Robinho em voltar jogar em seu país esbarra em uma barreira intransponível: a mulher e filho de Robinho só aceitam voltar para Santos e ficar mais próximos de todos os familiares. No momento não é difícil perceber que o Flamengo não tem bala na agulha para bancar a milionária transferência do craque, o que deixa mais evidente que a intenção é a de uma vez mais ludibriar uma torcida apaixonada que não merece. Nessas fantasias natalinas do futebol (todo final de temporada é a mesma coisa) o Flamengo assim como todos os endividados clubes brasileiros de futebol deveriam seguir o exemplo do Vasco, que já deixou clara sua terrível situação financeira, está perdendo seu elenco, mas se recusa a jogar para a torcida prometendo contratações que não poderá fazer. Prometer e não cumprir é a mesma coisa do que fazer um gol contra. (Eli Halfoun)

Novos planos para Xuxa na Globo: apenas um filme especial pormês

Desde que o público infantil também ficou mais exigente e passou a buscar outras opções de entretenimento na televisão Xuxa começou a perder telespectadores e embora tenha mostrado carisma e competência como condutora de atrações não necessariamente infantis não conseguiu repetir seu estrondoso sucesso. O resultado é que assim como Renato Aragão, Xuxa também parece estar com o prazo de validade vencido na Globo para programas semanais, o que não a afastará da emissora, da qual assim como Aragão é um patrimônio. Os novos planos da Globo para Xuxa são idênticos aos sugeridos para Renato: ela será atração mensal com um filme produzido como atração especial, já que no cinema Xuxa continua sendo recordista de bilheteria. O público infantil evoluiu e não quer mais apenas programas com brincadeiras repetitivas e desenhos sem graça. (Eli Halfoun)

Globo tem o bolo inteiro mas não quer a fatia do desfile das campeãs

O fato de ter os direitos exclusivos para a transmissão de todos os desfiles (primeiro e segundo grupo) das escolas de samba não significa que a emissora vá ficar com o bolo intero: está decidida a negociar com outra emissora a transmissão do desfile das campeãs no Rio, o quer a faria ficar fora da festa final. Acontece que o desfile das campeãs não atrai tanto público e por isso mesmo está difícil encontrar quem queira comprar uma fatia de bolo que pode azedar em audiência. (Eli Halfoun)

Rede Record faz emissoras rezarem (e faturarem) mais em todos os estados

Decidido a atrair mais fiéis e em conseqüência mais dízimos para a Igreja Universal, o bispo Edir Macedo, o todo poderoso da igreja e da Rede Record, está decidido a transformar a emissora em uma grande rede de cultos religiosos. A idéia, que já começa a ser colocada em prática é fazer com que todas as retransmissoras espalhadas pelo Brasil, deixem de exibir a programação gerada pela Record-mãe e passem a dedicar quase todos os horários a programas religiosos e locais. Com essa medida a Record pretende não só fazer uma grande economia em salários (demitirá quase todos os funcionários das afiliadas), mas também triplicar o faturamento com as doações de fiéis. É bom alguém lembrar ao bispo que concessão de televisão não é para isso e muito menos para funcionar como um cofrinho de arrecadação. (Eli Halfoun)

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Dilma erra o número de aeroportos e sua assessoria finge que não percebeu

A presidente Dilma Roussef não tem sido impedida nem por sua assessoria de cometer algumas gafes em discursos e promessas. A mais recente foi anunciar a construção de 800 aeroportos em cidades com mais de 100 mil habitantes. A presidente errou feio no número: na verdade ela queria dizer 200 aeroportos e mesmo quem percebeu a confusão o preferiu fingir não ter ouvido nada. Antes do anúncio discursivo Dilma já tinha conversado com sua assessoria falando em 200 aeroportos, ou seja, estavam bem informados e mesmo assim permitiram que a presidente cometesse o erro que quadruplicou o número de aeroportos que na verdade serão apenas 200. Se o erro tivesse acontecido como salário mínimo quadruplicado (justo, mas impossível) a presidente teria muito a explicar para a população assalariada e para os sempre explorados aposentados. (Eli Halfoun)

Uma fandamental (e nova) comissão de frente para Bárbara Evans

“Não é porque emagreci que tenho de ficar sem uma bela comissão de frente” - é com essa frase que Bárbara Evans justifica ter colocado recentemente silicone nos seios. Bárbara está com 21anos, emagreceu dez quilos o que a deixou ainda maior em seus 1m70 e agora 48 quilos. Implante de silicone não é novidade para ela, embora esse tenha sido o primeiro: sua mãe, a também modelo Monique Evans foi a brasileira pioneira nesse tipo de procedimento nos anos 70. Hoje pioneirismo é manter-se fiel ao corpo original, o que as mulheres parecem não querer mais. Então, haja silicone. (Eli Halfoun)

Lula viaja pelo Brasil para testar popularidade

Depois do episódio (lamentável, por sinal) que envolveu seu nome na Operação Porto Seguro o ex-presidente Lula quer testar ao vivo como anda sua popularidade e que tipo de desgaste sofreu diante de seus muitos eleitores. Para isso Lula saíra, provavelmente a partir de janeiro, viajando pelo Brasil para encontrar com a população e com líderes políticos de vários estados, mas isso não quer dizer que ele tenha decidido concorrer novamente à Presidência da República. Lula só sairia candidato se a presidente Dilma Roussef não quisesse reeleger-se e mesmo que já caminhe com as próprias pernas terá apoio total do ex-presidente. É esse apoio que ele quer saber se será uma ajuda ou se atrapalhará a candidatura de Dilma. (Eli Halfoun)

Presidência quer sua segurança cada vez mais sarada

A Presidência da República quer que sua segurança esteja cada vez mais forte fisicamente e para isso decidiu renova parte dor equipamento da academia de ginástica mantida no Palácio do Planalto: R$ 49,1 mil estão reservados para renovar a academia muito usada pelo Corpo de Segurança da presidente. A academia está adquirindo novos aparelhos e o mais caro é o “abdominal com peso solution” que custa R$ 9,3 mil. A academia está ganhando também o “Leg solution”, aparelho que custa R$ 8,6 mil e que serve para trabalhar coxas e glúteos. Nesse caso bem que a turma feminina do Planalto poderia freqüentar a academia pelo menos uma vez por semana. (Eli Halfoun)

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Demora na execução das penas pode fazer julgamento do mensalão cair em descrédito popular

Existem caminhos (e burocracias) judiciais que precisam ser cumpridos, mas bem que o STF podia escolher um atalho para mandar executar imediatamente a prisão e cassação dos condenados no histórico julgamento do mensalão. O fato é que a demora na execução das sentenças está criando na população uma irritação e um descrédito que pode acabar fazendo com que o julgamento do mensalão passe a ser visto apenas como mais uma demonstração de que nesse país se joga para a torcida quando se trata de política e de justiça. O resultado é que o povo, que ficou tão justificadamente entusiasmado com o julgamento e as punições de corruptos já acredite que como sempre acontece tudo acabará em uma grande pizza. O julgamento do mensalão já entrou para a história, mas precisa fixar-se nela fazendo cumprir logo o que a Alta Corte decidiu. Até para que ela continue sendo Alta e respeitada em suas decisões. Além de uma profunda descrença e irritação a demora, mesmo que legalmente permitida e exigida acabará criando para os corruptos mais uma certeza de que sempre dá para meter a mão gananciosa no dinheiro do povo porque as condenações que resultariam de julgamentos sérios não seriam cumpridas e se fossem deixariam os condenados no bem bom da liberdade por muito tempo. O mensalão não pode ser visto pelo povo como mais um jogo de cena. Esse filme o povo já viu e sabe que não vale a pena ver de novo. (Eli Halfoun)

No Brasil é bem provável que omundo acabe em pizza

Previsões assim como análises políticas, econômicas ou esportivas não costumam valer nada. Portanto, não se impressione muito com o fim do mundo anunciado para essa sexta-feira, dia 21. O mundo não vai acabar: a notícia do final nos mostrou que vivemos mesmo no fim do mundo. É cômico ver na televisão, pessoas que procuram cidades distantes acreditando ditando que nela estarão a salvo. É ridículo ver (o Fantástico mostrou) um cientista construindo uma fortaleza em que supostamente estaria imune ao do fim do mundo. Fim. Do mundo ou não, é fim, e pronto: nada escapa. No Brasil não há motivo para preocupações. Cimo aqui tudo sempre termine em festa é bem provável que o mundo também siga a receita, ou seja, acabe em pizza. Como o calor mortal que tem feito sugere. (Eli Halfoun)

Corinthians viaja longe e busca reforços na Itália e na Alemanha

Pode ser (e provavelmente é) reflexo do entusiasmo de suas últimas conquistas e de uma realmente histórica alegria e festa da torcida, mas o Corinthians parece disposto a vencer tudo e busca reforçar ao máximo a equipe de futebol. A direção do clube estaria mantendo contato com o Milan para fechar a contratação (por R$ 42 milhões) do atacante Alexandre Pato que não esconde seu desejo de voltar a jogar no Brasil. Jornais e emissoras de televisão da Itália confirmam negociações que por enquanto estão na base do reconhecimento de terreno, ou seja, ainda tem muito jogo para ser jogado. Não é só: o “Coringão” estaria tentando também as contratações de Renato Augusto junto ao Bayer Leverkuse, da Alemanha, e do zagueiro Dedé junto ao Vasco, que deve mesmo perder o super zaguero. Ninguém que trabalhar em empresa que não paga os salários e que parece desestruturar-se cada vez mais em tudo. A recente vitória do bi campeonato conquistado no Japão animou também a Caixa Econômica Federal que tem seu nome estampado na camisa do clube. A Caixa está tão entusiasmada quer investirá mais no futebol de uma maneira gral: de fechou contrato (R$ 100 milhões até 2014) de patrocínio para a transmissão da Copa de 2014. Os direitos de transmissão da Copa pertencem a TV Globo, mas a Bandeirantes comprou a parte que também lhe permite transmitir os jogos. A Caixa também investirá na GloboSat patrocinando todos os eventos de futebol em 2013 na emissora. Outra decisão da Caixa é a de instalar uma agência no Itaquerão, o novo estádio do Corinthians. Resta saber se a torcida fará depósitos financeiros ou se apenas tentará encontrar um maneira de botar a mão na bufunfa. (Eli Halfoun)

"Fantástico" fica em 2013 mas para continuar precisa mudar muito. Inclusive em audiência

O Fantástico um dos mais antigos programas da emissora tem vaga cativa na programação dominical da Globo, mas para que continue assim precisa passar por uma grande reforma. É o que acontecerá no ano quem, ou seja, o programa precisará mudar muito, principalmente em audiência. A decisão de realizar mudanças foi tomada diante de assustadores baixos índices: o programa encerra o ano com a pior média geral de todos os seus mais de 30 anos de história. Não se sabe ainda que mudanças estão previstas, mas sabe-se que o quadro Medida Certa, que nem com Ronaldo foi um fenômeno de audiência procura agora uma mulher famosa que odeie regimes e exercícios para submeter-se ao desafio de emagrecer. Entre as atrizes da emissora são muitas as que odeiam exercícios e dietas, mas está difícil encontrar aquela que aceite assumir isso publicamente. Sabe-se também que o programa passará a dar mais ênfase para o humor e os musicais “que é o que o público quer nas noites de domingo”.Também quer informações e boas reportagens, o que não tem sido o caso ultimamente. (Eli Halfoun)

"The Voice" das mulheres ganha mais uma edição na Globo

Embora a repercussão e em conseqüência a audiência, especialmente da final, não tenha sido a que se esperava o “The Voice Brasil” terá mais uma edição no ano que vem. A fraca audiência (apenas 13.0) da final é atribuída a uma decisão absolutamente previsível desde o inicio do programa a maioria do público parecia não ter mais dúvidas de quem seria (e foi) a vencedora. Se os números de audiência não foram lá essas coisas os da matemática financeira não deixaram a desejar. Só os dez milhões de telefonemas da final garantiram faturamento que justifica mais uma edição. O “The Voice” é apenas mais um bom programa de calouros bem produzido e que nos mostra o quanto esse país melódico até no falar tem dezenas de artistas espalhados por todos os estados. Mais uma vez ficou provado que somos musicalmente um país feminino. Só a as mulheres disputaram a final, embora o programa tenha apresentado bons cantores em suas edições. A ala musical masculina parece encontrar mais dificuldades para conquistar espaço fonográfico. De qualquer maneira o programa mostrou bons cantores, todos vocal e musicalmente infinitamente superiores do que os “telós” da vida que andam fazendo sucesso ultimamente. Sucesso felizmente meteórico e que por isso mesmo não dura muito. Ainda bem. (Eli Halfoun)

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Ronaldo: mais uma vitória de superação que é exemplo para todos

A carreira e a vida do sempre craque Ronaldo foram marcadas não só pelo futebol encantador, mas também pela superação. Muitas vezes na vida e na bola o Fenômeno teve de mostrar que podia vencer obstáculos superando, entre outras coisas, contusões que tirariam qualquer outro jogador definitivamente de campo. Ronaldo sempre mostrou que com esforço e dedicação é possível superar barreiras e seguir em frente. Mostrou mais uma vez ao emagrecer os 18 quilos que o quadro “Medida Certa” do “Fantástico” lhe impôs. O ex-jogador exibiu uma vez mais uma exemplar garra para chegar aonde quer. Foi exemplo para sua enorme legião de torcedores. Ronaldo emagreceu porque realmente precisava e sua saúde exigia. Tudo bem que “trabalhou” em benefício próprio, mas não se pode deixar de reconhecer que ao aceitar o desafio do emagrecimento conduzido mostrou o quanto é fundamental nos corridos dias de hoje buscar uma reeducação alimentar e praticar exercícios, se possível diários, para ficar de bem com a vida e com a balança. Sabe-se, mas não oficialmente, que Ronaldo recebeu um bom cachê (fala-se em R$ 6 milhões) para ser atração do “Fantástico”. Tenho certeza de que o dinheiro foi o menos importante para que como ele é bem sucedido financeiramente. Ronaldo quis uma vez mais mostrar, inclusive para ele mesmo, sua inesgotável capacidade de superação. Acabou mostrando ao público – um cada vez maior público de obesos - que é possível emagrecer para continuar saudável diante de uma vida que a cada dia nos impõe mais obstáculos. (Eli Halfoun)

Brasil faz campanha para atrair um bilhão de turistas

Mesmo sabendo que o carnaval, a Copa do Mundo e as Olimpíadas atrairão muitos turistas para o país o Ministério do Turismo quer aproveitar o embalo e bater o recorde de visitantes. Para isso prepara campanha publicitária mundial que terá como tema a frase “um bilhão de turistas, um bilhão de oportunidades”. O slogan é baseado na recente informação da Organização Mundial de Turismo de que um bilhão de turistas circula no momento pelo mundo. É claro que o bilhão é apenas uma inatingível pretensão brasileira, mas sem dúvida temos muito para atrair um cada vez maior número de turistas, mas para que isso aconteça com frequência é preciso em primeiro lugar aprender a lidar com os visitantes, ou seja, com educação, sem exploração e sem violência. Essas são as principais características para fazer um turismo saudável e lucrativo. (Eli Halfoun)

Não adianta criticar e sugerir: Dilma Roussef só usa as roupas que gosta e escolhe

Pelo menos em suas escolhas pessoais (tudo indica que nas políticas também) a presidente Dilma Roussef faz questão de exercer total independência e não se deixar influenciar por nada e por ninguém. Um bom exemplo é a escolha de roupas: por mais que especialistas em moda critiquem sua maneira de vestir-se a presidente não abre mão dos casaquinhos mais longos nos quadris e com mangas 3/4. Segundo a costureira gaúcha Laura Stadrlantes, que veste Dilma há 20 anos (desde que se iniciou funcionária pública no Rio Grande do Sul) a presidente é que escolhe o modelo das roupas. A costureira garante que “Dilma só usa aquilo que gosta e que lhe faz bem” e que não dá a menor bola para as tendências ditadas pela moda, incluindo as cores. Prefere mesmo os casaquinhos e calças e raramente manda fazer um vestido. Não aceita sugestões de estilistas. Se aceitasse certamente andaria fantasiada. (Eli Halfoun)

Milagre brasileiro aumenta a venda de champanhe francesa

“Mais um milagre da economia de Lula, somado ao gosto brasileiro por festa”. É assim que o francês Le Figaro tenta explicar o aumento do consumo de champanhe (a francesa, ou seja, verdadeira) no Brasil. Números não são citados, mas a previsão é de que a venda de champanhe no Brasil tenha dobrado. Sem contar com os nossos espumantes que, aliás, de champanhe mesmo não tem nada. (Eli Halfoun)

O exemplo de luta e de vida de um ex-guerrilheiro tupamaro

Aos 77 anos e vivendo em uma chácara nos arredores de Montevidéu o ex-guerrilheiro tupamaro José Mujica, que ficou 14 anos na prisão na ditadura uruguaia é tema de grande reportagem na revista francesa “Le Monde”. A reportagem revela que Mujica se dedica hoje ao cultivo de plantas e hortaliças que vende em locais próximos de sua chácara. Ele é casado com a senadora Lucia Toplanky que merece destaque especial na reportagem. Como senadora a sra. Mujica ganha R$2.593 mensais e doa 90% do salário para causas sociais, além de abrir mão de qualquer luxo: circula mesmo a trabalho em um Fusca 1987 e só almoça e janta em restaurantes populares tipo bandejão. Aqui senadoras e senadores nada dão para obras sociais. Pelo contrário: tiram. (Eli Halfoun)

Estilista Lagerfeld vem aí cercado de seguranças

Quem gosta de moda que se prepare: em março do ano que vem estará por aqui o famoso e respeitado estilista Karl Lagerfeld (já criou estilos para a Chanel, Fendi, Chloe e é claro para a sua própria marca. Ele vem para promover o lançamento de suas quatro coleções de sapatos feitos em parceria com a brasileira Melissa. Os paulistas já preparam um grande evento na loja da Melissa (fica na sofisticada Rua Oscar Freire). Lagerfeld não viaja sozinho: traz uma comitiva com seu staff e mais uma dezena de seguranças. Só para se mostrar, o que, aliás, ele adora. (Eli Halfoun)

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Globo joga contra o próprio time ao demitir Aloysio Legey

Patrões são os donos da bola e podem demitir (afastar do time) os funcionários que bem entenderem. Muitas vezes são decisões que jogam contra o próprio time, especialmente quando se abre mão de profissionais experientes e que ainda podem render e oferecer muito em benefício da equipe e da empresa. Algumas demissões costumam ser por motivos fúteis ou por picuinhas profissionais que na nada tem de profissionalismo. É agora o caso da TV Globo quer abriu mão dos serviços de Aloysio Legey, um dos profissionais que deixou sua marca registrada ns direção de grandes eventos e de excelentes musicais. Oficialmente não se sabe o motivo (ou motivos) que influenciaram a decisão de demitir Legey. O certo é que a Globo abriu mão de um ótimo diretor que sem dúvida ainda poderia proporcionar muito para o núcleo de entretenimento da emissora com várias inovações. Como fez o em seus 18 amos de carreira na emissora. Não tenho dúvidas de que Legey não ficará muito tempo afastado da televisão, ou seja, não demora muito estará comandando eventos e musicais em outra emissora, graças a um reforço proporcionado pela pressa e falta de diálogo da Globo. Até porque Legey dirigiu para o Criança Esperança apresentações e que sempre superaram os exageradamente elogios aos shows do Oscar. Evidente que a Globo tem outros bons profissionais em sua equipe, mas de qualquer forma abrir mão de um diretor competente e criativo como Legey é abrir mão de renovar-se a cada espetáculo. (Eli Halfoun)

Grupo Abril quer ficar livre da MTV. O mais rápido possível

Como aconteceu com TVA o Grupo Abril está decidido a abrir mão da MTV, que tem dado prejuízo atrás de prejuízo. A Abril só não decidiu ainda se vende toda a sua participação na emissora ou se encontra um parceiro internacional para associar-se ao grupo. Até agora nenhum grupo estrangeiro mostrou interesse, mas de qualquer maneira o Grupo Abril quer ficar livre da MTV. Depois de muito apanhar descobriu que sua vocação é mesmo e apenas editorial. (Eli Halfoun)

Elis outra vez em dose dupla: no teatro e no cinema

Demorou, mas a inesquecível Elis Regina, a maior voz feminina que esse país ouviu e ouve, será enfim tema de um musical no teatro. O espetáculo está sendo preparado por Nelson Motta em parceria com Patrícia Andrade. Ainda não se sabe quem será a Elis do musical (é mais provável o lançamento de uma mova atriz-cantora), ma já se sabe que a direção será de João Fonseca e que a estréia deve acontecer no primeiro semestre de 2013. A dupla de autores trabalha também no roteiro de um filme sobre a cantora. O longa-metragem será rodado em 2013 com direção de Hugo Prata. Quanto mais Elis, melhor. (Eli Halfoun)

Cara vira cabra e ganha versão nordestina. Roberto Carlos não gostou

“Esse Cara Sou Eu”, um dos temas musicais de “Salve Jorge” e novo sucesso de Roberto Carlos é a nova e mais executada trilha sonora dos forrós que se acumulam em São Paulo. A canção ganhou versão nordestina na qual o cantor Wesley Safadão fez uma letra na qual diz que “esse cabra sou eu”. Roberto Carlos não deve ter gostado e muito menos aprovado. Os cabras do forró que se cuidem para não dançarem na Justiça. (Eli Halfoun)

Em pleno verão grifes famosas já mostram as roupas do inverno

O agitado mundo da moda não permite perda de tempo: mal se inicia o verão os estilistas começam a lançar suas novas criações para inverno. É um estilo adotado há anos por Armani, especialmente nos anúncios da grife em todo o mundo. Em meio a biquínis e roupas leves, as revistas brasileiras já exibem páginas comerciais com quentíssimas roupas de inverno como casacos de lã, que, aliás, nunca serão usados por aqui. Seguindo o pioneirismo apressado da Giorgio Armani agora a sofisticada Burberry também está esquentando ainda mais o verão com seus anúncios de roupas para o inverno. Como nós, população que não respeita o meio-ambiente transformamos o clima em uma loucura total não dá mais para saber nem como e nem quando exatamente será o inverno. (Eli Halfoun)

domingo, 16 de dezembro de 2012

Corinthians faz novamente o Brasil ser campeão do mundo

Antes do início da partida que definiria (definiu) o campeão Mundial de Clubes conversei com muitos torcedores de vários times do Rio e de São Paulo e me impressionou como alguns torcedores brasileiros torciam pela derrota do Corinthians e em consequência por mais uma vitória do futebol brasileiro. O Corinthians tem uma torcida inflamada, muitas vezes exagerada e agressiva e no fundo é isso que faz com que torcedores de outros clubes, tanto no Rio quanto em São Paulo, tenham uma espécie de desprezo por aquele que é sem dúvida um dos times mais populares do país e talvez (agora principalmente) do mundo. No fundo os torcedores não corintianos mos não gostam mesmo é da torcida do Corinthians, invejam seu entusiasmo e odeiam os muitos exageros que cometem quando torcem sem medidas. Na partida contra o inglês Chelsea isso nem deveria importar muito. O Corinthians que estava em campo era um time brasileiro e me parece meio sem sentido torcer contra o Brasil em qualquer situação. A vitória do Corinthians fez uma vez mais o Brasil campeão do mundo. É isso o que realmente vale e interessa. (Eli Halfoun)

Rio Maravilha também ganhará loja chique de vinhos importados

Embora a produção nacional de vinhos venha colocando no mercado excelentes produtos e tenha aumentado o consumo de tintos, brancos e espumantes, os vinhos importados continuam sendo os donos absolutos do mercado consumidor, inclusive no Rio 40 graus. É e olho nos cariocas bons de copo (mesmo sabendo que eles preferem o chope do charmoso botequim da esquina) que a Expand, maior importadora de vinho do Brasil planeja montar uma sofisticada loja na cidade e escolhe local no Leblon ou em Ipanema. O plano da Expand é vender mais do que vinhos: a nova loja também comercializará produtos exclusivos e pode ser a primeira a vender produtos de sua própria fabricação como, entre outros, geléias, bolos e acessórios para bar. Os “produtos da casa” terão espaço também na Expand de São Paulo, até porque vinhos e produtos exclusivos já deixaram de ser um privilegiado consumo dos ricos. A classe cada vez menos média também está nessa. (Eli Halfoun)

Corrida presidencial pode ter Marina Silva outra vez no páreo

Um dos nomes mais respeitados e admirados da política brasileira a ex-ministra Marina Silva está de olho na eleição presidencial de 2014 e segundo acreditam bem informados analistas políticos ela pode até entrar na corrida disputando o cargo por um novo partido. Partido, aliás, que embora já tenha desmentido várias vezes, deverá fundar e que ainda não tem sigla escolhida. Sobre a corrida presidencial sabe-se também que o governador de São Paulo Geraldo Alckmin considerou apressado o lançamento na mídia do nome do senador Aécio Neves como o candidato do PSDB. Há quem diga que o lançamento do nome de Aécio foi apenas para tirar qualquer esperança de José Serra em candidatar-se novamente. Mineiramente como sempre Aécio não confirma sua candidatura e comenta quer só aceitará disputar a Presidência depois que conversar com Alckmin que como todo mundo sabe também se considera um provável candidato do PSDB. Sobre a possível candidatura de Alckmim, Aécio diz que “se Alckmin quiser disputar, a vaga é dele e terá meu total apoio". Melhor se tivesse o apoio de Dilma Roussef que é tida pelos especialistas como praticamente eleita. Mesmo com o PT fazendo de tudo para atrapalhar. Pesquisa divulgada hoje (domingo, dia 16) e realizada pelo Data Folha mostra que se a eleição fosse agora Dilma ou Lula levariam o PT à vitória e no 1º turno. Dilma conquistaria entre 53 e 57% dos votos enquanto Lula teria 56%. A pesquisa ouviu 2588 pessoas em 160 cidades e quando a pergunta foi feita sem estímulo de nomes a presidente Dilma aparece com 26% das intenções de votos e Lula com 12%. É cedo para garantir qualquer coisa, mas não é exagero ter certeza de que se Dilma buscar a reeleição certamente ficará na Presidência da República por mais quatro anos. Melhor para o Brasil. (Eli Halfoun)

Barbosa faria bonito na eleição presidencial

Ninguém pode duvidar que o ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, é hoje o homem mais respeitado e admirado do Brasil, o que lhe dá todas as condições para concorrer a um cargo político, o que ele realmente não quer. Se quisesse, como insistem muito partidos que o convidam insistentemente, candidatar-se à Presidência da República Barbosa faria bonito. A jornalista Mônica Bergamo, da “Folha de São Paulo”, é quem informa que pesquisa realizada na Ipespe, em São Paulo, revelou que 24% dos entrevistados “votariam com certeza em Barbosa enquanto 26% admitiram que poderiam votar. O Brasil está mesmo precisando de gente honesta e competente. (Eli Halfoun)

Americanos da Delta podem assumir controle total da Gol

Boa notícia para os funcionários que foram arbitrariamente demitidos da Webjet: os 3% que a Delta possui oficialmente na administração da Gol (ocupa uma cadeira no conselho de Administração) podem transformar-se em 100%. A americana Delta estaria comprando totalmente a empresa aérea brasileira que, como fartamente noticiado atravessa um turbulento vôo financeiro. Ninguém confirma oficialmente a negociação, mas sabe-se quer como diria o Barão de Itarararé há no ar muito mais do que apenas aviões de carreira. (Eli Halfoun)

Swarzenegger vem fazer força no Brasil para levantar dinheiro

O Brasil acaba de confirmar a primeira visita de celebridade internacional para abril de 2013. Quem vem aí á o ator Arnaldo Swarzenegger e felizmente não para aturar em filme: desembarca por aqui como representante do Arnold Sports Festival que pela primeira vez fará no Brasil uma edição de seu festival de fisiculturismo. O festival atende pelo nome do ator, que como se sabe, é bom nos “ferros”. Swarzenegger calcula que a realização brasileira do festival custará em torno de seis milhões de reais, mas renderá no mínimo dez vexes mais já que a previsão é reunir pelo menos 35 mil visitantes no Centro de Convenções SulAmerica, em São Paulo. Carregar esse peso nos braços e nas costas é sem dúvida um esporte muito salutar para qualquer conta bancária. (Eli Halfoun)

sábado, 15 de dezembro de 2012

É hora (sempre é) de mostrar que a verdade está acima de tudo

Evidente que o assunto político-policial (quase todos são) mais comentado do momento é o que fala das acusações que Marcos Valério fez envolvendo o ex-presidente Lula no mensalão. Apesar da enorme repercussão é grande também a desconfiança em torno do que Marcos Valério diz agora e estranhamente não disse antes de ser condenado. Sem provas contundentes será impossível acusar Lula frontalmente, mas de qualquer maneira fica claro que de uma forma ou de outra ele sabia da existência do mensalão e não estava tão cego quanto quis fazer a população acreditar, mas a população jamais acreditou. O fato é que Lula ainda é a maior liderança política do país e tudo se fará para que ele não saia sequer chamuscado dessa nova fogueira de lixo político. Não é preciso ser analista político para saber que Lula sairá menos forte, mesmo que venha a provar que as acusações de Marcos Valério são apenas com interesse de reduzir sua pena. Não dá para sair condenando Lula sem provas, mas assim como a população que sempre acreditou no ex-presidente, próprio Lula precisa exigir que seja feita uma detalhada apuração em torno das novas declarações de Valério. Do contrario, apesar do esforço do STF, esse continuará sendo o país das mentiras e da corrupção, que precisa ser punida em todos os setores e sem livrara a cara de ninguém. (Eli Halfoun)

"Salve Jorge": uma novela marcada até o fim pelos erros do começo

Quando uma pessoa comete um deslize, ou se preferirem um malfeito (expressão que a presidente Dilma fez virar moda) ela fica definitivamente marcada por seu erro que é sempre citado até quando o autor do deslize não cometa mais nenhum. É exatamente o que acontecerá com a novela “Salve Jorge” e em conseqüência com a boa autora Glória Perez: mesmo que a novela sofra uma grande reviravolta,o que já está acontecendo, será marcada até o final pelo fracasso inicial. “Salve Jorge” estreou debaixo de uma saraivada de críticas, que fizeram e fazem o público não “ligar-se” muito na novela. Agora está difícil retomar o público que se não mostrou grande interesse no início não acumulou entusiasmo que o faça retomar com atenção o acompanhamento dos capítulos (alguns muito chatos e repetitivos) diários. “Salve Jorge” promete uma nova trama para ser discutida: o contrabando de órgãos vendidos clandestinamente para pacientes mundiais, como se fosse carne exposta no açougue. Glória Perez está tentando dar a volta por cima. Começa a conseguir, mas nem assim terá o público que esperava. “Salve Jorge” pagará até o fim até pelos erros do começo. (Eli Halfoun)

Prostitutas de vitrine agora exibem seus encontros sexuais em um livro

As hoje setentonas gêmeas Louise e Martine, ex-prostitutas que ficaram famosas mundialmente por atenderem clientes no Bairro da Luz Vermelha em Amsterdã, estão conquistando novos clientes não para a cama, mas sim para as mesinhas de cabeceira. É um sucesso no Holanda o livro “Encontro com as Fokken” no qual narram noitadas da época em que se ofereciam nuas em vitrines da famosa rua holandesa de prostituição. O livro está ganhando circulação mundial e chegará ao Brasil no ano que vem. Certamente ficará exposto em eróticas vitrines. (Eli Halfoun)

Silvia Pfeifer será a nova mamãe de "Malhação"

Aos 57 anos e depois de ter ficado afastada das novelas durante17 anos, a elegante atriz Silvia Pfeifer está voltando para a televisão: acertou com a Globo participação em “Malhação” para interpretar a mãe de um dos jovens personagens da história. Está aí uma mãe que todo mudo queria. E não só como mãe. (Eli Halfoun)

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Mensalão: todos juntos na cadeia ao mesmo tempo

Os advogados que defendem os mensaleiros bem que podiam formar o bloco dos assustados: a cada dia surge um motivo para que os defensores dos réus fiquem mais apavorados diante da hipótese de não terem mais como agir. O novo e grande susto está ligado a possibilidade do ministro Joaquim Barbosa assumir a função de juiz de execução e enviar todos os condenados, juntos, para um único presídio federal e o mais longe possível. Nesse caso O STF terá de comprar um caminhão tipo um caminhão tipo pau-de-arara para que todos os condenados caibam juntos na mesma viagem. (Eli Halfoun)

Ser bailarina do Faustão é o sonho de muitas jovens

As jovens que sonham em fazer fama e fortuna têm mais uma possibilidade para incluir em seus planos. Ao sonho de ser miss ou modelo está sendo anexado o de conquistar espaço entre as bailarinas do “Domingão do Faustão”. Não podia dar outra: é cada vez maior a fila de espera em busca de teste para uma vaga no programa. Mesmo sabendo que apenas atuando no programa elas não terão uma remuneração milionária as sonhadoras jovens querem estar expostas para conquistar ensaios em revistas femininas e masculinas e a partir disso conquistarem trabalhos exclusivos como aconteceu, por exemplo, com a bailarina Aline Riscado que depois de posar para vários ensaios foi contratada como modelo exclusiva da Du Loren, o que mostra que para ser bailarina do Faustão é preciso ter peito. Literalmente. (Eli Halfoun)

Rio precisa gastar U$ 80 millhões para recuperar a Fórmula I

Se quiser brigar com São Paulo e Curitiba para trazer a corrida de Fórmula I para o Rio em 2014 a prefeitura terá de gastar 80 milhões de dólares por ano. O prefeito Eduardo Paes está entusiasmado com a possibilidade de o Rio sediar a Fórmula I e promete inclusive um novo autódromo em Jacarepaguá. A princípio o investimento pode parecer grande, mas não é: os organizadores da corrida estimam que ela proporcione mais do que isso em negócios e eventos paralelos. Sempre foi assim: só ganha quem tem para gastar. (Eli Halfoun)

Ivete Sangalo comemora 20 anos de carreira como estrela de um filme

A experiência como atriz em “Gabriela” deixou Ivete Sangalo tão entusiasmada que ela decidiu investir no cinema e quer lançar ano que vem entre as comemorações de seus 20 anos de carreira o seu primeiro longa-metragem como produtora e atriz principal. No cinema ela já tem outro convite engatilhado: integrará o elenco de “Super Crô”, filme em que o ator Marcelo Serrado terá a oportunidade de reencontrar-se com o mordomo quer foi o sucesso maior da novela “Fina Estampa”. No filme, com roteiro de Aguinaldo Silva, Ivete será uma das candidatas a Rainha do Nilo que Cro tanto busca. Mesmo com muitos planos cinematográficos Ivete não tem a menor intenção de desativar sua carreira como cantora. Pelo contrário: pode unir as duas e produzir musicais. (Eli Halfoun)

Venda de remédios garante faturamento de quase R$ 20 bilhões

Abrir uma farmácia parece ser o melhor remédio para quem quer investir em um negócio com lucro certo. As 31 grandes redes farmacêuticas que fazem parte da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias movimentaram de janeiro a setembro desse ano R$ 18,4 bilhões conquistando aumento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado. A grande força do faturamento ainda é a venda de remédios que garantiu R$ 12,8 bilhões do faturamento total, mais 16% em relação ao ano anterior. Dados da Abrafarma revelam ainda que a venda de genéricos teve crescimento de 28%, embora seja cada vez mais difícil encontrar os medicamentos que deveriam custar mais barato, mas muitas vezes custam mais caro. (Eli Halfoun)

Stevie Wonder quis saber tudo sobre Joaquim Barbosa antes de cantar no Brasil

A fama do ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF e relator do mensalão começa a atrair a curiosidade mundial. Exemplo; antes de vir apresentar-se no Brasil, Stevie Wonder procurou Gilberto Gil para saber mais sobre o nosso exemplar ministro e cidadão. Gil encheu a bola de Joaquim Barbosa e fez questão de informar para Stevie Wonder que Joaquim Barbosa é engajado ns luta dos negros. Dos brancos também. (Eli Halfoun)

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Mídia emudece com perigosa (e grande) lista de narcotraficantes

O jornalista Giba Um está estranhando porque até agora a mídia não publicou uma única linha sobre a relação de narcotraficantes apreendida em meados de novembro. É uma lista de computador com mais de 500 nomes com endereços residenciais e comerciais, telefones fixos e celulares. Giba diz que a primeira vista a lista seria de famílias libanesas e chinesas. Os relacionados pertencem a uma área que cobre, entre muitos outros locais, cidades do interior de São Paulo como São José dos Campos, Taubaté, Ubatuba, Caraguatatuba. São Sebastião e Mogi das Cruzes. Giba Um revela ainda que ”um nome da lista já foi assassinado, outros dois foram assaltados, mais um sofreu espancamento e torturas”. Há um inquérito policial, nada é secreto, mas nem assim a mídia quis saber pelo menos até agora, de falar do assunto. Provavelmente motivos não devem faltar para esse estranho e absurdo silêncio da imprensa. (Eli Halfoun)

Dilma: Natal com a família e descanso no nordeste

Natal é para passar com a família. Não será diferente para a presidente Dilma Roussef que como nos anos anteriores deverá reunir a mãe, a tia, a filha, o neto e o ex-marido com a nova mulher em uma ceia tradicional. Ela só não decidiu ainda se fará a ceia na Granja do Torto em Brasília ou se viaja para Porto Alegre. É certo que ela esticará o Natal com o Ano Novo para descansar alguns dias em uma praia isolada no nordeste. Descanso é bom e todo mundo gosta. (Eli Halfoun)

Injustiça faz Alcione esquecer o seu Maranhão por um tempo

Vejam só como às vezes (ou melhor, quase sempre) a disputa entre estados é mesquinha: bastou cantar o Hino Nacional (foi convidada pessoalmente pelo governador Sergio Cabral) na recente manifestação sobre o royallties do petróleo para cantora Alcione ficar ”queimada” em seu estado. Ela está sendo considerada “persona non grata” simplesmente porque o Maranhão se sentiu traído já que não merecia os dividendos que ganharia de mão beijada. Políticos locais acham que ela trabalhou contra seu próprio estado (como se tudo não fosse Brasil) e agora a cantora resolveu passar um bom tempo sem visitar sua terrinha. Azar do Maranhão que deixará de ver ao vivo uma senhora cantora, além de estar cometendo uma grande injustiça com a filha que ajudou (e como ajudou) a divulgar muito o estado. Políticos também já fizeram esse trabalho de digamos divulgação, mas aí o Maranhão ficou com vergonha. (Eli Halfoun)

Banda do mercado garante o carnaval com o primeiro ensaio hoje

Quem estiver de bobeira hoje, a partir das 19 horas e quiser botar o bloco na rua tem uma boa pedida na Rua do Mercado, Rio: a Banda do Mercado realiza seu primeiro ensaio para o desfile de 2013. A Banda está completando 15 anos e em 2013 o homenageado será Martinho da Vila. Para o ensaio de hoje (quinta-feira) estão confirmadas as presenças da rainha Ana Pérola, a Jéssica da minissérie “Subúrbia”, e das princesas Rose Bombom e Dandhara. No carnaval o desfile será no dia 7 de fevereiro, às 19 horas. A concentração ao lado da Bolsa de Valores começa às17 hortas, ou seja, tem duas horas para botar a cerveja em dia. (Eli Halfoun)

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Servidores do STJ estão de olho em Glória Perez

Glória Perez não merece, mas parece que a novela “Salve Jorge” está colocando a autora em um inferno astral, inclusive em sua vida pessoal. Além de ter de conviver com as muitas cobranças feita em função da baixa audiência da novela Glória enfrenta uma espécie de revolta de funcionários do Superior Tribunal de Justiça desde que eles descobriram que a pensão de Glória como filha de um ex-ministro da Corte, quase dobrou: passou de R$ 16 mil para R$ 28 mil. A revolta dos servidores é que eles brigam por uma correção de 30%. Convenhamos que Glória Perez não tem nada a ver com isso: recebe apenas o que lhe é de direito e legalmente permitido. O resto é inveja. Aliás, para brigar por melhores salários e uma vida melhor vida não é necessário usar o salário e nem a vida de ninguém como exemplo. (Eli Halfoun)

Gupo português começa a desistir de comunicar-se no Brasil

Não está sendo bem sucedida a investida do grupo português Ejesa/Ongoing no ramo brasileiro da comunicação. Nada do que foi planejado deu bons resultados, obrigando a empresa a desistir de algumas publicações, entre as quais o jornal Marca BR, que ao deixar de circular promoveu a demissão de 70 profissionais. Até no jornal O Dia a maré está braba: e 12 profissionais já perderam o emprego. . A falta de sorte atinge também o jornal Brasil Econômico, que não foi adiante, o que já provocou alguns cortes na redação (fala-se em novas demissões a serem feitas antes do Natal). O grupo que tinha em José Dirceu como conselheiro está perdendo também a mulher do ex-ministro. Evanise já se afastou do cargo que mantinha na empresa. Se continuar assim não sobrará nada além das dívidas, inclusive trabalhistas. (Eli Halfoun)

Só Camila Pitanga pode ver sua nudez em fotos

Os convites são insistentes, mas Camila Pitanga continua recusando-se a posar nua para a revista Playboy, o que não significa que já não tenha feito um ensaio nu. Mas pode tirar o cavalinho da chuva que esse você (nem eu) não vai ver: as fotos foram feitas em um ensaio digamos particular são guardadas pela atriz com absoluta segurança e nem existem reproduções virtuais que possam ser copiadas e vazar na internet. Os fãs da indiscutível beleza de Camila que quiserem vê-la nua tem uma chance no filme “Eu receberia as piores notícias de seus lábios“ no qual sua personagem (Lavínia) aparece sem roupa tomando égua e andando nua pela casa. É cena rápida, mas suficiente para mostrar um corpo lindamente invejável. Camila tem outros planos artísticos e um deles é lançar-se como cantora. Quem já a ouviu cantando garante que ela realmente tem uma bela voz. Nem precisava. (Eli Halfoun)

Êta cheirinho enjoativo: agora vai ter até perfume com odor de pizza

Sentir o cheirinho de pizza pode ser apetitoso, mas só quando se está em uma pizzaria, mas passar o dia inteiro exalando cheiro de pizza do corpo é um exagero enjoativo. A direção da Pizza Hut acredita que muitos homens até gostarão de passar o dia cheirando a pizza, o que pode afastar as mulheres fixadas em dietas e que correm da pizza mais do que os vampiros correm dos dentes de alho. Mesmo assim os executivos da Pizza Hut estão empenhados em fazer o grupo lançar um novo produto: perfume masculino com cheiro de pizza. Depois de misturar-se com o suor do dia inteiro não será mais um perfume com cheirinho, mas sim com fedor. De pizza vencida. (Eli Halfoun)

Novos exercícios transformam lutadores em verdadeiras armas

Quem gosta de manter a forma usando os exercícios adotados por lutadores de MMA precisa ficar antenado nas novidades: o novo treinamento usado pelos lutadores é suspenso e já ficou conhecido como TRX. E muito usado nos Estados Unidos porque aumenta a resistência. O exercício é praticado em barras de ferro no teto e com extensões penduradas. Os preparadores físicos garantem que o peso do corpo e a força da gravidade dificultam os movimentos e os golpes desferidos no ar. Em solo os golpes quando certeiros nocauteiam qualquer um. Funcionam como uma arma. E ainda chamam isso de esporte. (Eli Halfoun)

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Uma nova regra social nas novelas: empregadas que se metem em tudo

Todos nós empregados geralmente mal pagos podemos ter uma boa relação com o patrão, mas isso não permite que nos intrometamos na vida pessoal dos patrões opinando, mesmo sem ser chamado, sobre tudo. Na televisão é diferente e a relação patrão empregada acaba estabelecendo uma regra social inexistente na vida real. Já reparou que na trama de qualquer novela as empregadas domésticas (alguns preferem chamar hipocritamente de “secretárias do lar’, como se todos nós não fossemos a empregados de alguém). Empregadas devem mesmo ser bem tratadas, ou seja, com educação e respeito, mas isso não lhes dá o menor direito de intrometer-se na vida de qualquer patrão. Se nas novelas empregadas as estão sempre bem empregadas na vida real a história é diferente: nenhum patrão por mais gentil e liberal que seja aceita uma empregada enxerida. Empregada que fala demais ou passa o dia no celular (essa arma moderna e cruel de tortura) ou ouvindo rádio (geralmente em emissoras evangélicas ou de pagode ruim) no volume mágico) nenhum patrão por mais liberal e gentil que seja poluindo sonoramente a casa. Silêncio é bom e faz bem à saúde. (Eli Halfoun)

Lembrar de "Avenida Brasil" não significa esquecer de "Cheias de Charme"

Os ainda constantes elogios à novela “Avenida Brasil” fazem justiça ao trabalho renovador do autor João Emanuel Carneiro, mas também cometem uma injustiça com outro trabalho que no mesmo período fez excelente carreira para a história de novelas da Globo: “Cheias de Charme”, escrita por Filipe Miguez e Izabel Oliveira pode não ter sido tão renovadora quanto “Avenida Brasil”, mas deixou uma marca de renovação no horário com um trama divertida, musical e muito bem produzida, além de reunir um elenco que fez um trabalho inesquecível. Até arrisco garantir que se a Carminha de Adriana Esteves não tivesse sido um trabalho tão intenso e exemplar a Chayenne de Claudia Abreu seria sem dívida o melhor trabalho do ano na televisão. O fato é que “Cheias de Charme” ficará na história como um sucesso praticamente inesquecível para o público. Televisão é assim mesmo um grande sucesso sempre abafa o sucesso anterior Assim como nem todos os fracassos são eternos. O que por enquanto é um alívio para a boa autora Glória Perez quer não tenho dúvidas se recuperará em “Salve Jorge”. Ela precisa e merece isso. O público e a televisão também. (Eli Halfoun)

Dilma Roussef faz 65 anos sonhando com o fim da miséria em 2014

A presidente Dilma Roussef comemora seus 65 anos de idade prometendo dar um belo, mas quase impossível presente ao povo brasileiro: ela está convencida de que até o final de 2014 a pobreza extrema estará erradicada no país. O otimismo vem do estudo do IBGE com a conclusão de que o número de miseráveis cairá para 2,5 milhões de pessoas, mas não é motivo para tanto otimismo: o mesmo estudo mostra que 16,2 de brasileiros ainda vivem com menos de R$ 70 por mês. Os dados do PNAD (Pesquisa Nacional de Amostragem de Domicílios) são os que o governo e em pesquisa de 2011 (feita junto a 360 pessoas) mostram que os miseráveis eram apenas 8 milhões de pessoas. Dilma está bastante otimista quanto ao fim da pobreza extrema. O Brasil espera que esse otimismo realmente se confirme. ANIVERÁRIO SEM FESTA Como faz todos os anos a presidente recomendou pouco entusiasmo em seu aniversário: não quer festinhas, mesmo porque estará viajando para a Rússia. Só na volta poderá fazer uma comemorativa reunião íntima na Granja do Torto com a mãe (Dilma Jane), a tia (Arilda), a filha (Paula) e o neto Gabriel que na verdade será o dono da festa. Como costumam ser todos os netos. (Eli Halfoun)

Nova dupla de Sandy é o italiano Andrea Bocelli

Quem for assistir na próxima quinta feira (dia 13) a apresentação do tenor italiano Andréa Bocelli no Jockey Clube de São Paulo será brindado com uma apresentação especial da cantora Sandy, por quem Bocelli é entusiasmado. É a segunda vez que Bocelli se apresenta no Brasil e agora será acompanhado por orquestra e coro. Será também a segunda participação de Sandy em seu show, só que dessa vez com maior importância e presença no palco. . Para quem já formou dupla com Júnior cantar em dupla com Bocelli é realmente a quase consagração musical. (Eli Halfoun)

Time anuncia essa semana quem é a sua personalidade do ano

Há nos Estados Unidos e em outros países grande expectativa em torno do anúncio na próxima sexta-freira, dia 14, no Time do nome daquele que é a personalidade do ano escolhida em eleição feita via internet, pelos leitores da publicação. Entre os 40 nomes pré-selecionados estão os do presidente Barak Obama, da escritora E. L. James (autora de “Cinquenta Tons de Cinza”), do nadador Michael Phelps, do ex-presidente Bill Clinton e sua mulher Hillary e do rapper Jay-Z. A surpresa na lista de pré-selecionados é a inclusão de ditadores como Bashar Assad, da Síria, e de Kim Jong Li, da Coréia do Norte. Ditador só devia entrar em listas de condenações sumárias. (Eli Halfoun)

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Joaquim Barbosa faz hora extra para apressar publicação de acórdãos do mensalão

Os advogados dos condenados no mensalão terão de refazer suas contas: eles acreditavam que teriam muitos meses para agir até a publicação dos acórdãos das sentenças para só depois as penas serem cumpridas. O ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF e relator do mensalão, quer que os acórdãos sejam publicados até fevereiro. Ele tem feito horas-extras diárias para agilizar a publicação dos acórdãos. Também pede que os ministros revisem seus votos com rapidez. Joaquim Barbosa não quer ver repetidos casos em que os acórdãos levaram dez anos para publicação. d Portanto os condenados podem preparar-se para enfrentara cadeia muito antes do que esperavam. (Eli Halfoun)

Desgaste do elevado do Joá é irresponsabilidade dos governos

A notícia de que o elevado do Joá (Rio) ameaça desabar preocupa duas vezes: primeiro porque enquanto continuar funcionando irresponsavelmente coloca em risco a vida de milhares de usuários e em segundo lugar porque nos mostra claramente o quanto os governos municipais, estaduais e federal tratam os patrimônios públicos com total desprezo. O elevado do Joá é a mais importante ligação entre a Zona Sul e a Zona Oeste e só chegou a esse ponto de desgaste porque não houve a necessária manutenção, fundamental para não colocar em risco a vida de usuários como coloca agora. Segundo estudos de engenharia o elevado deveria ser interditado imediatamente para passar por uma grande e fundamental reforma ou ser demolido (é o dinheiro dos contribuintes mais umas vez jogado no lixo) para que seja feita uma nova construção. Não aconteceria se a obra passasse por constante avaliação der prevenção. Quando quer diminuir a procura de pacientes em hospitais públicos o governo (todos os governos) admitem que a melhor forma de prevenir doenças e ou evitar que fiquem mais graves é a prevenção. É também e sem dúvida a melhor forma de evitar que obras públicas não desabem e façam desabar o dinheiro público, o nosso dinheiro rigorosamente cobrado com o excessivo número de impostos. (Eli Halfoun)

Robinho no Brasil outra vez é um papo que ficou só no sonho

A torcida do Santos e a brasileira de uma maneira geral podem parar de sonhar com a volta de Robinho ao futebol brasileiro. Bem que o Santos, o time que o lançou tentou, mas acabou descartando definitivamente essa possibilidade diante do que lhe foi proposto financeiramente: Robinho queria mais de um milhão de reais mensais de salário e o Milan, que o tem sob contrato pede R$ 27 milhões para liberá-lo. O Santos decidiu que investirá em jogadores que atuam por aqui e buscará em sua base os novos craques. É o que deveriam fazer todos os nossos sempre endividados clubes de futebol. (Eli Halfoun)

Timóteo faz campanha de solidariedade para José Dirceu

Agonaldo Timóteo está surpreendendo a Câmara dos Deputados de São Paulo ao final de seu mandato (ele não foi reeleito e entrega o cargo em janeiro). A surpresa está na inesperada defesa de Timóteo em solidariedade a José Dirceu. O cantor-deputado está distribuindo material em que presta solidariedade a Dirceu. Timóteo é bom lembrar reza pela cartilha de Paulo Maluf e do também deputado condenado Waldemar Costa Neto que foi, alíás, quem o levou para o PR-SP. É o jogo: defendendo um ele defende todos. Como se fosse adiantar alguma coisa. (Eli Halfoun)

Tem mais samba bem humorado no YouTube

Os últimos acontecimentos políticos-judicias (ou se preferirem políticos-policiais) têm inspirado bem humorados sambas, especialmente sobre o mensalão. Se quiser conhecer mais um via Youtube a sugestão de Tom Banks, que acredito ser o autor, é entrar em http://www.youtube.comAvatch?/=CK4kD-BOkY4. Vai lá. (Eli Halfoun)

domingo, 9 de dezembro de 2012

Juninho: um pé nos Estados Unidos com o coração no Brasil

Está na cara que se os americanos do Red Bull quiserem (basta insistir só mais um pouquinho) tirarão Juninho Pernambucano do Vasco e ele sem dúvida passará a ser o novo Reizinho do futebol nos Estados Unidos. Juninho nunca escondeu que é torcedor do Vasco, mas sabe muito bem que não pode misturar o coração com os pés. Ele tem bons motivos, além dos que o fariam financeiramente ainda mais independente, pra experimentar uma temporada em um país que não conhece e que pode proporcionar um novo aprendizado cultural. Além do mais a filha mais velha do jogador estuda na Califórnia e certamente isso pode pesar na decisão já que embora até aceite nenhum pai gosta de ficar longe dos filhos. A essa altura até o Vasco tem interesse em abrir mão de Juninho, que é uma pedrinha na chuteira da diretoria. Juninho faz cobranças e como aprendeu em campo que o futebol é coletivo suas cobranças também são: quer que o Vasco mantenha os salários de jogadores e funcionários em dia e isso o Vasco não perece ter no momento a menor capacidade de fazer. O Vasco atravessa uma fase assustadora (estou assustadíssimo). Torcedor até sabe que essas fases negativas vão e voltam. A do Vasco está demorando muito para ir. Se for espera-se que não volte. Nuca mais. (Eli Halfoun)

Mano Menezes é o sonho maior do Flamengo. Sonhar não custa nada, se custasse o Fla estava fora

A recém eleita nova diretoria do Flamengo que afasta Patrícia Amorim da presidência do clube, não confirma oficialmente, mas nota exclusiva publicada no jornal O Dia do Rio garante que o clube estaria negociando com o técnico Mano Menezes para assumi mais do que o cargo de técnico. O que o Flamengo quer é que Mano Menezes aceite ser o novo diretor técnico do clube para enfim organizar as coisas e botar ordem na casa. Mano Menezes também não fala sobre o assunto, mas quem o conhece mais de pero acha que mesmo quando for oficialmente convidado dificilmente aceitará: o plano do ex-técnico da seleção brasileira é dirigir uma seleção do exterior. Dae preferência uma com a qual não tenha obrigação de ganhar. (Eli Halfoun)

Bozo está de volta e já rouba audiência da concorrência

Os palhaços ainda alimentam os sonhos infantis de todos os adultos e fazem a alegria até das crianças viciadas em joguinhos eletrônicos. Que o diga o velho palhaço Bozo, que durante anos reinou alegre na programação do SBT. Bozo volta a reinar: Sua participação em um programa matinal do SBT surpreendeu a emissora e a concorrência: o palhaço das brincadeiras divertidas e ingênuas chegou a liderar a audiência vencendo inclusive o “Encontro com Fátima Bernardes”. Resultado: Bozo voltou a ganhar lugar cativo no SBTA: na programação de 2013 comandará seu próprio, programa que fará concorrência direta ao “Mais Você” de Ana Maria Braga na Globo. Mesmo sendo muito engraçada, especialmente quando fala demais e sobre o que não sabe, Ana Maria pode ver seu picadeiro despencar diante do novo picadeiro do Bozo. (Eli Halfoun)

Conheça detalhes da vida do alemão-brasileiro que evitou a prisão de Lula

Quem quiser conhecer um pouco mais da história da Wolkswagen no Brasil tem agora um bom material de e consulta: aos 82 anos o alemão naturalizado brasileiro Wolfgang Sauer acaba de lançar o livro “O Homem da Wolkswagen” relatando os 20 anos (são quase 50 morando no Brasil) comandando a empresa no país. Embora andando agora com certa dificuldade Wolfgang continua em plena atividade com o projeto de fábrica de semicondutores Six, que começa a operar EU COMEÇA A operar em 2014. Eike Batista e o BNDES são sócios nessa empreitada. No livro além de contar tudo sobre sua atuação na Wolkswagen Sauer revela também que como presidente da Wolks teve de conviver com muitas greves e que se dava bem com o sindicato e com Lula. Revela inclusive que foi quem ligou para general Golbery do Couro e Silva pedindo para que Lula não fosse preso. E não foi. (Eli Halfoun)

Madonna gostou de ser periguete no Brasil

A recente passagem de Madonna pelo Brasil deixou histórias que farão parte do folclore que cerca sua vida artística. Há quem conte e garanta que a idéia de homenagear as periguetes brasileiras surgiu durante a passagem de som horas antes do primeiro espetáculo. Como houve um grande atraso o público começou a gritar periguete. Madonna quis saber o que significava, morreu de rir e empolgada durante o show repetia a pergunta “Eu sou periguete?”. Meio passada, mas é. (Eli Halfoun)

sábado, 8 de dezembro de 2012

Eduardo Paes pode ser a surpresa como sucessor de Cabral no governo do Rio

O jogo político muda todo dia reforçando a tese de que políticos trocam mais de partido do que de camisa. Quando todos davam como certa a candidatura do senador Lindembertg Faria com candidato do PT ao governo do estado em 2014 surgem especulações de que ele será candidato sim, mas pelo PSB, inclusive com apoio do governador de Pernambuco Eduardo Campos. Pesquisas em torno do nome de Lindemberg preocupam o governador Sergio Cabral que não afasta inclusive a possibilidade de desistir da candidatura de seu vice de Luís Fernando Pezão, que o próprio Cabral sempre anunciou como seu sucessor, e partir firme para a candidatura do prefeito Eduardo Paes que em princípio não gosta da idéia porque acabou de ser reeleito e quer levar seu trabalho e promessas até o final do mandato. AS for lançado como candidato ao governo terá de abandonar a Prefeitura. E ficar queimado como José Serra ficou em São Paulo. (Eli Halfoun)

"Mulheres Ricas" aposta na experiência humorística de Andréa Nóbrega

Parece que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso está vendo com bom humor as dificuldades que seu partido, o PSDB, enfrenta. Há dias ao ser procurado por um repórter na convenção que os tucanos realizaram em São Paulo, FHC respondeu com uma verdade bem humorada quando o repórter lhe perguntou “o que afinal faltou ao PSB em suas última atuações eleitorais. FHC foi rápido e rasteiro: Ué, falta voto”. Falta muito mais. (Eli Halfoun)

FHC mostra em uma resposta o que falta ao PSDB

Parece que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso está vendo com bom humor as dificuldades que seu partido, o PSDB, enfrenta. Há dias ao ser procurado por um repórter na convenção que os tucanos realizaram em São Paulo, FHC respondeu com uma verdade bem humorada quando o repórter lhe perguntou “o que afinal faltou ao PSB em suas última atuações eleitorais. FHC foi rápido e rasteiro: Ué, falta voto”. Falta muito mais. (Eli Halfoun)

Gelo que não derrete é a fórmula mágica da televisão e do cinema

Todo mundo sempre quer ter em casa uma coisa que a televisão e o cinema costumam mostrar com freqüência. Meu sonho de consumo como telespectador é conseguir a fórmula mágica do gelo que não derrete e, portanto, está sempre pronto para ser usado. Repare: toda vez que qualquer personagem quer tomar um drinque o gelo está esperando para sair do balde e entrar no copo sem que ninguém precise ir até o congelador para fazer aquela chata manobra de tirar o gelo acondicionado em apetrechos complicados. Outro milagre é o da água que também está sempre geladinha em uma jarra esperando ser consumida, sem que ninguém precise ir até a geladeira para tirar uma garrafa. Se tudo na vida fosse tão prático assim que maravilha viver. (Eli Halfoun)

Vice-presidente da CBF também é um grande piadista

Não há nenhum exagero quando se diz que esse é o país da piada pronta e das desculpas esfarrapadas. O mais novo piadista é o vice-presidente da CBF Marco Polo Del Nero, que como amplamente noticiado foi preso (liberado logo depois) na Operação Nobeschi que investiga uma quadrilha que praticava a quebra ilegal de sigilo telefônico, fiscal e bancário. Agora o advogado de Del Nero veio a público dizer que foi apenas uma confusão e que Del Nero realmente contratou investigadores para “conhecer melhor a namorada, já que tem intenção de continuar o namoro e até casar”. Pelo visto é a namorada quem precisa abrir os olhos e investigar Del Nero. (Eli Halfoun)

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Quer torrar seu cérebro? Continue acreditando na besteira de que maconha não faz mal. Faza sim.E muito

Um dos mais nocivos problemas causados pela maconha é sem dúvida a absurda tese defendida por muitos usuários de que “maconha não faz mal”. Essa é uma mentira que acaba alimentando a curiosidade dos jovens incentivando-os a usar uma erva que não lhes causará maiores prejuízos. Maconha é droga e faz muito mal, como confirma recente estudo. Em artigo para a “Folha de São Paulo” a neurocientista e professora da UFRJ Suzana Herculano-Houzsel diz que “quanto maior o consumo menor o hipocampo, o que leva a crer que os usuários estejam matando seus neurônios, dado o efeito tóxico do princípio ativo da maconha sobre os neurônios dessa estrutura, fundamental para a formação de novas memórias”. A professora relata que estudo feito na Nova Zelândia acaba de mostrar que “o uso continuado da maconha iniciado ainda na adolescência está de fato associado à redução de memória, de habilidade, de matemática, de linguagem, de QI - enfim de todas as habilidades testadas.” A neurocientista acha que “esse estudo somado ao corpo já significativo de estudos anteriores deixam claro: maconha faz mal, sim. Essa é “uma constatação fundamental em tempos favorizam a legalização dessa droga.”. Como cada um é dono de seu corpo e vida usa maconha quem quer, mas precisa estar consciente de que a saúde será gravemente afetada e de que, como diz a neurocientista, “é burrice torrar o cérebro em troca de um barato”. Um barato que sempre, sempre mesmo, sai muito caro. (Eli Halfoun)