segunda-feira, 30 de abril de 2012

CRÔNICA ------ Filhas da mãe

O tempo é de fazer economia, mas mesmo assim o Dia das Mães promete ser como sempre uma festa para o comércio. É como se nesse dia de carinho específico e determinado nos quisessem fazer (e fazem) gastar o que não temos. Até parece que almoçar fora ou comprar presente é uma demonstração de afeto realmente significativa. São muitas as pessoas que se obrigam a fazer festinha para a mamãe só no dia que se impôs seja o dela, como se de filho para mãe todos os dias não fossem (deveriam ser) dela. Dá para perceber nitidamente nos desconfortavelmente cheios restaurantes que no Dia das Mães a maior parte da freguesia só está ali cumprindo uma obrigação social. Dá para perceber que não há nenhum prazer nesse obrigatório e barulhento almoço de família. Nunca entendi direito a necessidade de marcar data e no caso hora (a do almoço) para mostrar carinho e amor, seja por quem for. Uma das maiores demonstrações de amor que descobri foi em enfumaçadas boates nas quais muitas filhas se amontoam em busca de uma vida supostamente mais fácil. Na maioria das vezes é a única maneira que essas filhas da mãe enxergam para melhorar de vida ou simplesmente e apenas sobreviver. São moças (algumas ainda meninas) que não querem permitir que nada falte para as velhas e sacrificadas mães que deixaram em afastados subúrbios ou em cidadezinhas do interior, das quais nós esquecemos o endereço e a existência, mas elas não. Com curiosidade de repórter (que felizmente ainda mantenho) conversei com várias garotas de programa e aprendi que elas não querem que nada falte para suas velhas mães. Quer dizer: estão ali vendendo (ou seria apenas alugando?) o corpo por um verdadeiro amor. Amor pelas mães, Essas adoráveis filhas das mães geralmente moram amontoadas em pequenos apartamentos, dormem em colchonetes baratos, alimentam-se mal (quando se alimentam) e fingem gostar da vida alegre e fácil que tentam levar. Vivem no sacrifico. Já para as mães nada deixam faltar. As abençoadas mães dormem (elas sim) em confortáveis colchões, tem fogão, geladeira e televisão da melhor qualidade e se a mesa não é tão farta pelo menos não lhes falta o que comer, ao contrário do que acontece com as filhas que bancam com prazer o amor que proporciona para as mães todo o conforto. No Dia das Mães que está chegando serão raras, muito raras, tão intensas demonstrações de amor quanto as que descobri nas adoráveis e doces filhas da mãe. Não é preciso traduzir amor em almoços ou presentes obrigatórios. Basta olhar carinhosamente para ela, a mãe. (Eli Halfoun)

Ficar careca não foi surpresa para a panicat Babi

Na televisão nada é espontâneo: tudo está sempre previamente combinado. Por isso mesmo não foi nenhuma surpresa para a panicat Babi ter a vasta cabeleira raspada ao vivo no “Pânico". Quando foi convidada para fazer o quadro (aliás, de extremo mau gosto e apelativo) Babi foi informada de todos os detalhes só aceitou porque lhe garantiram que careca ela seria capa da Playboy por um bom cachê. Só que até agora a Playboy não topou entrar na brincadeira, embora não negue que a bonita panicat está nos planos da revista. Já o bom cachê é outra história. (Eli Halfoun)

Teló faz a festa da música mas não leva prêmio

Nenhum artista brasileiro ganhou prêmio, mas mesmo assim o Brasil esteve representado (e fez barulho) na festa de encerramento do “Billboard Latin Award 2012”. Foi Michel Teló quem encerou o espetáculo cantando é claro ”Ai se eu te pego”. A festa aconteceu há dias em Miami e os grandes vencedores da noite foram Don Omar e Prince Royce com 8 prêmios cada um. A cantora Shakira recebeu quatro prêmios, mesmo número dado para a banda mexicana Maná. O título de artista o ano ficou com Enrique Iglesias. Nosso Telo só trouxe para o Brasil a satisfação de ter participado da festa. (Eli Halfoun)

Bibier e Gaga estão com os "Homens de Preto"

Os “Homens de Preto” ganharão boas companhias no terceiro filme da série: Lady Gaga, Justin Bibier e o cineasta Tim Burton foram convidados para atuar como figurantes interpretando alienígenas. O filme deve ser lançado no Brasil em maio. Não é a primeira vez que nomes famosos entram em cena como figurantes. O primeiro filme da série teve as participações de Steven Spielberg, Danny DeVito, George Lucas e Sylvesyter Stallone. No segundo filme as participações ficara por conta de Martha Stewart e Michael Jackson. Se continuar desse jeito não demora muito escolhem “Ai se eu te pego” para a trilha sonora. Na hora de castigar os bandidos. (Eli Halfoun)

Nestlé ganha novo presidente no Brasil com um mexicano

Ficará mais doce a vida do executivo Ivan Zurita: aos 55 anos de idade e depois de trabalhar 40 anos na empresa ele deixa em junho a presidência da Nestlé, mas não a companhia; continuará na presidência do conselho consultivo. Zurita sai do comando (será substituído por Juan Carlos Marroquini, que é o presidente da Nestlé no México.) Ivan Zurita sai como um exemplo. Presidiu a Nestlé durante 11 anos: começou como estagiário e no início de 70 trabalhou no México, Chile e Suíça ajudando a Nestlé a firmar-se como uma das maiores empresas do mundo. (Eli Halfoun)

domingo, 29 de abril de 2012

CRÔNICA ------- Noite vazia

A solidão está cada vez maior e os solitários cada vez mais sozinhos. É fácil reparar isso quando se circula na noite: as ruas estão vazias e as poucas pessoas que ainda se atrevem e se arriscam a caminhar na escuridão andam apressadas e amedrontada, torcendo para chegar o mais rápido possível a um porto seguro que faça menos provável um ato de violência na escuridão da noite. No táxi que me leva para casão ainda jovem motorista conta que trabalha de dez a onze horas por dia e é por teimosia que insiste em rodar durante a noite: depois das 20 horas é difícil encontrar um passageiro. A escuridão noturna virou um silencioso toque de recolher. Ninguém mais se aventura a sair de casa quando a noite cai. A vida noturna virou uma armadilha e a violência apagou as luzes que faziam da noite uma diversão ou no mínimo um consolo para os que estão sós. Penso nos solitários (já fui um deles) que podiam fugir (não podem mais) da solidão saindo no meio da noite para dar uma volta, tomar uma cerveja em qualquer boteco, fingir que não está só. Agora o solitário é obrigado a ficar em casa porque não vale a pena arriscar-se na escuridão. Moradores do Rio já estiveram no centro de uma das mais badaladas vidas noturnas do país com um intenso movimento e muitos empregos. Os tempos mudaram: todo dia se lê ou se ouve que mais um restaurante, um bar ou uma boate fechou por falta de movimento. As casas que heroicamente ainda resistem são obrigadas (por uma questão de segurança) a fechar mais cedo: depois da nove horas da noite convivem muito mais com mesas vazias do que com fregueses. É verdade que mesmo que as coisas tenham melhorado a situação financeira também nos afasta dos bares, restaurantes e das boates, da diversão de uma maneira geral. De noite e de dia. Quem mora sozinho, sozinho tem de ficar. Se depender de passar o tempo passeando pela rua não o faz simplesmente porque não existe mais espaço para andar tranquilamente. Reconheço que a solidão pode não ter nada a ver com o estar acompanhado: muitas vezes o solitário pode estar com muitas pessoas e continuar só: a solidão se instala dentro de cada pessoa. Sair na noite permite (permitia) tentar enganar a solidão e encontrar algum movimento para preencher o vazio. Hoje até quem olha pela janela não vê nada. A noite deixou de ser motivo de inspiração, de diversão e de encontros mesmo eu apenas casuais. Agora na escuridão da noite só se encontra medo. Muito medo. (Eli Halfoun)

Livro revela intimidades do lutador Anderson Silva

Quem leu a recém lançada biografia do lutador Anderson Silva tem tido bons assuntos para comentar: um deles é o fato de Andersom assumir publicamente que é vaidoso nos cuidados pessoais e que passa cremes no corpo todas as noites antes de dormir, além der usar e que alguns artifícios de maquiagem para sair. O lutador também fala da dor que sentiu quando perdeu a filha recém nascida. Diz se perguntando: “Se minha condição fosse um pouco melhore na época eu poderia ter feito alguma coisa? Queria proteger a minha filha, mas não pude. Foi uma sensação de total impotência”. É o que acontece com muitos brasileiros submetidos à incompetência dos hospitais públicos. (Eli Halfoun)

Daniela Mercury dispensa cache para cantar o Hino Nacional

Orgulhosa pelo convite recebido Daniela Mercury não cobrou um único centavo para cantar o Hino Nacional na posse do ministro Ayres Brito na presidência do Supremo Tribunal Federal. Como o convite lhe foi feito pessoalmente (por telefone) pelo próprio ministro não se sabe exatamente se Daniela ficou orgulhosa ou sem jeito para cobrar. (Eli Halfoun)

Paris Hilton badala outra vez no Brasil com festival pop

Paris Hilton vem aí outra vez: confirmou sua participação no Planet Pop Festival que será realizado dia 23 de julho na Arena Anhembi, em São Paulo e no dia 27 no palco da arena HSBC, no Rio. Paris vem apenas badalar, mas mesmo assim está sendo considerada uma atração extra. As maiores atrações do Festival serão a cantora, bailarina e atriz Jennifer Lopez e o cantor Michel Teló, que de pop não tem nada (Eli Halfoun)

sábado, 28 de abril de 2012

CRÔNICA ------- O luxo e o lixo

Toda vez que leio notícias sobre exageradas festas de casamento lembro de uma cerimônia simples que se transformou em uma grande festa, sem caras e bocas, sem requinte, mas absolutamente deliciosa para todos os convidados. Diante de tanto amor (amor não precisa de luxo) saí da festa, já no final da noite, certo de que o casal seria feliz para sempre. O noivo, rapaz humilde e que batalhou muito para formar-se em Fisioterapia levou seus muitos convidados para a festa na casa dos pais em uma cidadezinha no interior do Rio de Janeiro. A noiva também humilde e bonita era uma sorridente flor em matéria de simpatia, o que fazia a festa acontecer de forma natural e educada, ou seja, com fatura, sem brigas e como se todos os convidados estivessem em suas casas. Não havia qualquer requinte, mas isso não impediu uma festa farta em comida, alegria e sinceridade. O cardápio tinha desde vários tipos de frango até porquinhos escolhidos e abatidos na véspera no mesmo quintal em que agora acontecia a festança. O simples quintal com bancos e mesas improvisados com velhas tábuas transformou-se em um verdadeiro castelo de sonhos Eram tantos os convidados que a certa altura os recém casados se deram conta de que não havia mais pratos para que os convidados pudessem comer. Nada de aperto: a solução foi recorrer a pequenas bacias (havia muitas e até hoje não sei o motivo). Diante das simples bacias de plástico nenhum convidado olhou com cara feia e todos se serviram gulosamente (na bacia sempre cabe mais comida). O casal de noivos queria mesmo oferecer fartura - a mesma fartura de felicidade que estava sentindo. O almoço que começou pouco depois do meio dia corria fato também na hora do esticado jantar. Estava mais fato e alegre. Todos ainda lá: as famílias humildes dos noivos, os amigos da cidade e os de infância vivida no chão batido do interior. Não faltou ninguém na festa e nenhum convidado saiu decepcionado, mesmo com a cerveja servida em copos de papelão e as comidas em bacias coloridas. A festa de casamento foi um luxo. Ao contrário das festas de luxo que de tão arrogantes acabam sendo um lixo. Afinal, o luxo não está na roupa quer você veste ou nas jóias que exibe. O verdadeiro luxo é aprender a curtir tudo com prazer e alegria. (Eli Halfoun)

Negócios criminosos movimentam U$ 2,1 trilhões por ano no mundo

Os países em desenvolvimento desviam por ano cerca de U$ 40 bilhões para a corrupção. O Brasil entra com uma boa fatia, mas não há estimativa do montante. A maior parcela de dinheiro ilegal é a do crime organizado que movimenta um Produto Interno Bruto de U$ 2,1 trilhões no planeta, o que representa 3,6% do PIB Mundial. Essa não é uma estimativa qualquer: os dados são do Escritório das Nações Unidas sobre drogas e crimes. Segundo o Escritório o negócio criminoso é uma das 20 maiores economias do mundo. Só em torno do tráfico de drogas a renda já alcança U$ 32 bilhões por ano. Ninguém exagera se disser que a economia mundial anda mesmo literalmente uma droga. (Eli Halfoun)

Contador é o mordomo da vez nos crimes de Cachoeira

As histórias policiais da ficção sempre tiveram o mordomo como principal suspeito e geralmente o culpado. Nos crimes atuais, que não precisam necessariamente de um cadáver para ser vistos como crimes hediondos, o mordomo deixou de ser suspeito: foi trocado pelo contador que é o mordomo da vez. Quem constata isso é o deputado federal Marcelo Itagiba, que já foi Secretário de Segurança do Rio. Fala aí Itagiba: “Nos crimes da CPI do Cachoeira, mordomo não tem vez, não. A chave de todo o esquema é o contador do Cachoeira. Desde os tempos de Al Capone é assim. A chave é o contador, o homem da escrita, do caixa”. Então está mais do que na hora de trancar essas chaves em cofres de segurança, ou seja, na cadeia. (Eli Halfoun)

Campos de Jordão abre espaço para mais um Festival de Cinema

Não será por falta de festivais que o Brasil deixará de fazer e prestigiar o cinema. Para quem curte as novidades da chamada sétima arte a pedida de hoje até o próximo dia 5 é o Festival de Cinema de Campos de Jordão, São Paulo. O Festival promete exibir 13 novos filmes, entre os quais o francês “A Delicadeza do Amor”, produzido no ano passado, e o nosso “Vou Rifar Meu Coração”, que também é uma produção de 2011. Pode ser que os filmes nem agradem, mas mesmo assim esse é um festival atualizado. (Eli Halfoun)

Reino Unido vende suas famosas cabines de telefone

Por aqui a história do país contada através de objetos vai parar quase sempre e literalmente no lixo. Não é esse desprezo histórico que os ingleses dão aos seus tradicionais objetos. Agora mesmo, por exemplo, o Reino Unido colocou à venda as famosas e históricas cabines vermelhas de telefone, que já circularam em pôsteres e papeis de parede por todo o mundo. Cada cabine está sendo vendida por 1950 libras (cerca de R$ 6 mil). As cabines inglesas são consideradas um ícone do design do século XX e foram criadas pelo arquiteto inglês Gilles Gilbert em 1936 para comemorar o 25ºaniversário da coroação do rei George 5º. Se coubessem nos sacolões nossos ativos e atentos ambulantes certamente trariam várias dessas cabines para comercializar nas nossas esquinas. Certamente venderiam todas. Brasileiro adora a história dos outros. Só não preserva a sua. (Eli Halfoun)

sexta-feira, 27 de abril de 2012

CRÔNICA ----- Muros do medo

Lembra da época em que os cariocas brincavam com a turma de São Paulo dizendo que programa de paulista era passear em shopping ou ai ao aeroporto ver avião subir e descer? Agora estamos pagando pela língua: ir passear no shopping também virou programa obrigatório dos cariocas. Os cariocas ainda não chegaram a perfeição de ir para o aeroporto que no casso do internacional na Ilha do Governador não seria um passeio, mas sim uma viagem - uma perigosa viagem já que a passar pela Linha Vermelha é trajeto obrigatório. Recente pesquisa (dessas que não servem para nada) revelou que passear a qualquer hora do dia por um shopping é programa que assim como os paulistas, os cariocas não dispensam atualmente. É que diante de uma realidade violenta os shoppings passaram a oferecer boas e variadas alternativas gastronômicas. Não é exatamente a variedade de opções culinárias que está fazendo o povo colocar os shoppings como um programa preferido: o descontraído cidadão do Rio, que sempre preferiu a liberdade das ruas para divertir-se opta pelo shopping porque já não pode passear sem medo pelas calçadas e pelos botequins. Quem tem, tem medo e a segurança dos shoppings se impõe como opção. Dados da pesquisa revelam que os restaurantes estão faturando mais no almoço do que no jantar: ninguém quer arriscar-se a sair de casa quando escurece. Assim os shoppings viraram uma espécie de trincheira na qual os indefesos cidadãos, ou seja, nós buscam segurança e proteção contra a violência dos assaltos e de uma agressividade descontrolada que nos está “possuindo”. Os shoppings e suas sempre lotadas praças de alimentação parecem ser agora a única alternativa supostamente segura, livre da violência, mas não do insuportável e ensurdecedor barulho que toma conta de seus corredores. Tenho certeza que se não fosse pelo medo os cidadãos (cariocas ou não) prefeririam as ruas e os alegres botecos da vida. Precaver-se é preciso e, portanto, não se pode dar mole para a possibilidade de um assalto, uma bala pedida, uma blitz falsa. É triste que sejamos obrigados a viver entrincheirados nos muros de concreto e de vergonha que somos obrigados a buscar cada vez mais. Estão assaltando o nosso bem mais precioso: o sagrado, feliz e democrático direito de ir e vir para onde se quiser e bem entender. (Eli Halfoun)

Kaká é o atleta mais seguido do mundo pelo Twitter

Tem pelo menos um brasileiro batendo um bolão no Twitter: é o jogador Kaká acaba de completar 30 anos. Segundo relatório do Twittercounter.com Kaká é o primeiro atleta do mundo a ter 10 milhões de seguidores no Twitter. No recente dia de seu aniversário ele conquistou novos 35 mil seguidores. Entre os atletas quem também está com a bola cheia é Cristiano Ronaldo com 9 milhões de seguidores até a eliminação do Real Madri na final da Liga dos Campeões. O relatório diz ainda que Lady Gaga e Justin Bibier são líderes de seguidores ambos com mais de 20milhões. Tem muita gente que adora perder tempo na internet, que oferece muito mais do que mensagens pessoais. Geralmente tão curtas de idéias quanto de toques. (Eli Halfoun)

Brasileiro gasta R$ 5 bilhões só para beber

Ainda não tem um grande número de pessoas tropeçando pelas ruas e falando com a voz arrastada, mas é certo que o brasileiro está bebendo mais, principalmente as bebidas destiladas (cerveja, vinho, espumante e até champanhe, a original). Pelo menos é isso o que se supõe diante do resultado de recente estudo revelando que as bebidas fermentadas atingirão esse ano vendas de R$ 5,57 bilhões. Esse aumento é atribuído ao maior poder aquisitivo da classe B (ex-classe C) que será sozinha responsável pelo maior volume de vendas que deverá atingir R$ 2,54 bilhões. Beber ainda é um dos maiores prazeres da vida. Por e isso mesmo é sempre bom lembrar que dirigir depois de apenas poucos goles também é um perigo realmente mortal. Pra você para quem nada tem a ver com isso. (Eli Halfoun)

"Time" bota o caveirão na rua com uma mulher influente

Quase ninguém gosta de ser tratado pelo apelido. Graça Foster, a presidente da Petrobras e umas das brasileiras (o outra foi a presidente Dilma Roussef) incluídas entre as pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista Time, gosta menos ainda. Fica muito irritada quando a tratam por Maria Caveirão, apelido que carrega por sua de sua força para trabalhar. A revista Time não deixou de lembrar o apelido de Graça e no texto sobre sua indicação o jornalista Bryan Walsh, um dos editores da revista, mandou essa: “Sua rotina de trabalho é incansável e lhe rendeu o apelido de Caveirão, gíria para os carros blindados da polícia brasileira nas favelas”. Graça Foster não fez nenhum comentário sobre o texto e pelo visto até aceitou na boa ser chamada de Caveirão. Aliás, os americanos sempre adoraram brincar com o Brasil e os brasileiros. Só que agora não estão com essa bola toda. (Eli Halfoun)

Maiores farmácias brasileiras podem ter um único dono

Não só igrejas evangélicas e afins são no momento um grande negócio com lucro mais do que certo. Assim como as igrejas as farmácias também se espalham por todas as esquinas e pelo visto não demora muito passarão a ser de um único dono, mais precisamente o grupo IPO. Depois de ter adquirido várias redes farmacêuticas, entre as quais a Farmais a Brasil Farma e a rede Santana, o grupo a BR PHarma, braço do Pactual no varejo farmacêutico negocia a compra de outras três grandes redes e não abre mão de comprar também em todo o território brasileiro, redes de pequeno porte ainda não engolidas pelas grandes redes. É sempre assim: os grandes chegam fortes e engolem os pequenos sem dó nem piedade. (Eli Halfoun)

De pernas pro ar ganha reforços masculinos

Cenas rodadas já a partir dessa semana, em Nova York prometem ser uma das atrações do segundo filme da série “De Pernas pro Ar”, estrelado por Ingrid Guimarães e Maria Paula. Além de cenas rodadas no exterior o filme dirigido por Roberto Santucci terá reforços de elenco com as participações especiais de Rodrigo “Valéria” Sant’Anna, Tatá Werneck, humorista de sucesso na MTV e Heloisa Perissé. Tudo indica que não só as pernas ficarão pro ar. (Eli Halfoun)

quinta-feira, 26 de abril de 2012

CRÔNICA ----- Um dia é pouco

Caminhamos pelas ruas e damos de cara com meninos e meninas jogados nas esquinas, amontoados debaixo de viadutos, perdidos na vida e no asfalto. São crianças que fazem do roubar, do cheirar cola e até do matar a brincadeira mais constante do dia a dia. É o que lhes resta. Lá estão elas, geralmente vestidas em enormes e maltrapilhas camisetas dentro das quais podem esconder a lata de cola que lhes engana a fome e ajuda a criar coragem e sonhos. Caminhamos e observamos tudo atentamente – não por pena, mas sim por medo e precaução. É mesmo preciso ficar atento para não ser mais uma vítima. Nunca somos as grandes vítimas. Vítimas maiores são elas, pobres crianças que não tem nem o direito de usufruir da infância. Caminhamos e olhamos para as vitrines das lojas de brinquedos escolhendo o que comprar para que nossos filhos, sobrinhos ou netos possam festejar um alegre Dia da Criança, como se dia da criança não fosse sempre. Não é pelo menos enquanto houver crianças literalmente jogadas na nas ruas como se lixo fossem. Acabem mesmo sendo o lixo de uma sociedade que as descarta e não se importa muito com o próximo e está convencida de que não pode fazer nada. Pode sim. Caminhamos e até pensamos que distribuindo brinquedos baratos feitos de plástico vagabundo estaremos fazendo algumas crianças supostamente mais felizes. Ao distribuir sacos de brinquedos velhos ou baratos em instituições de caridade estamos de alguma forma presenteando nossa consciência na ilu8são de eu assim fazemos a nossa parte e seremos recompensados. Aqui ou no céu. Não acredito que mesmo com medo possamos caminhar sem pensar que o Dia da Criança é apenas mais um dia para beneficiar o comércio. Dia da Criança deveria ser tidos pos dias e sem ligação comercial. Só será realmente Dia da Criança quando não houver mais meninos e meninas jogados nas ruas. Mesmo assim um dia será sempre pouco, muito pouco enquanto esse dia não for de todas as crianças e não tivermos medo delas e enquanto elas, crianças, não perderem a ingenuidade e todas puderem brincar sem preocupações. Sem estarem sendo empurradas para um futuro sem futuro. Dia da Criança deveria ser mesmo o Dia do Futuro. Um futuro melhor e mais digno para todas as crianças. (Eli Halfoun)

Papa Bento 16 vem ao Brasil e dispensa encontros políticos

Se aos 85 anos de idade e sete de pontificado (completa essa semana) o papa Bento 16 vier mesmo a renunciar, segundo comentários nos corredores do Vaticano, só o fará depois de participa no Brasil, ano que vem, da Jornada Mundial da Juventude. O Vaticano já mandou avisar que Bento 16 participará da Jornada apenas como chefe eclesiástico e por isso não quer tratamento de chefe de estado e muito menos encontros com políticos em Brasília. O Papa está com a saúde debilitada viajar para Brasília seria um risco. Brasília é sempre um risco. Para ele e para nós. (Eli Halfoun)

Lsy Gaga passa os dias chupando. Chupetas de cristal

Não demora muito um monte de marmanjos passará o dia com uma chupeta na boca. A moda foi criada por Lady Gaga, mas não é para qualquer bico ou qualquer chupeta. Só valem as chupetas feitas com cristal especial como as muitas que a cantora mandou confeccionar porque acredita que o cristal das chupetas pode ajudar em várias áreas da vida como, entre outras, a sexualidade, a criatividade e a purificação. Gaga acha que chupando os cristais as energias das pedras serão mais rapidamente absorvidas pelo corpo. O negócio é chupar com delicadeza para não engolir a pedra: presa na garganta pode fazer um estrago fatal. (Eli Halfoun)

Bandeirantes bota muita fé no dinheiro dos evangélicos

A Rede Bandeirantes está botando a maior fé nas igrejas evangélicas e tem um bom motivo pêra essa fervorosa crença: grande parte da arrecadação mensal da emissora entra no caixa pelas mãos dos líderes de igrejas evangélicas. Parte do horário da emissora pertence ao apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, outro pedaço foi vendido para o missionário R. R. Soares da Igreja Internacional da Graça de Deus e agora mais horários estão sendo arredados para o pastor Silas Malafaia, da Assembléia de Deus Vitória em Cristo. São no total 43 horas semanais que significam R$ 23 milhões mensais (R$ 276 milhões por ano, ou seja, mais de um terço do que a emissora fatura anualmente com o restante da programação. Nos programas evangélicos a Bandeirantes só entra com mos horários: a produção é por conta das igrejas, ou seja, também por conta dos fiéis. (Eli Halfoun)

Novos donos querem TV só de notícias no portal IG

Os R$ 100 milhões investidos na compra do portal IG fizeram o grupo português Ongoing adiar o plano de ter uma rede de televisão no país. O adiamento não significa que o grupo não continuará tentando comprar a Rede TV ou a CNT ou que ficará longe da televisão: usará o IG para instalar uma TV dedicada somente a notícias e que pode ser o ponto de partida para a rede de emissoras que pretende ter no Brasil. É também uma maneira de enfrentar a CNN (maior rede de notícias do mundo) que vem trabalhando discretamente para lançar um canal em português. A Band News e a Record News que se cuidem e mehorem. (Eli Halfoun)

quarta-feira, 25 de abril de 2012

CRÔNICA ----- O sexo das lágrimas

O menino de aproximadamente cinco anos de idade corria de um lado para o outro no espaço do shopping – espaço transformado no quintal que as casas não têm mais e os apartamentos menos ainda. Crianças perderam a liberdade de brincar e estão por isso mesmo cada vez mais viciadas em jogos (a maioria de mau gosto) eletrônicos. Alegre com a liberdade de ir e vir em um espaço que raramente lhe é oferecido, o menino escorregou e caiu. Começou a chorar mais pelo susto do que pela dor de qualquer ferimento. Imediatamente pai e mãe correram ao encontro da criança chorona e ao mesmo tempo gritaram: “paras com isso, pára com isso: homem não chora”. Nessas horas é que nos damos contas do quanto crescemos ouvindo besteiras como a d e que “homem não chora”. Chora sim e não são raros os homens que conseguem conter as lágrimas seja de dor ou de alegria. Lágrimas são sempre gotas cristalinas de emoção. Lágrimas não têm sexo: nenhuma lágrima é masculina ou feminina e, portanto, lágrimas não são homem ou mulher, jovens ou velhas. Podem escorrer dos olhos do mais rude dos homens e da mais fria das mulheres. Existe sempre um momento que leva qualquer pessoa a chorar baixinho. Ou escancaradamente sem medo de esconder as lágrimas e muito mais a emoção. Conheço (você também) muitas pessoas (sou uma delas) que são as chamadas “manteigas derretidas” que choram até com anúncio em televisão, com cena de filme ou novela, com música bonita, com a beleza de mais um dia amanhecendo, com o sorridente frescor das flores crescendo, com o sofrimento infantil (criança não devia sofrer nunca), com a vida sendo recuperada e resgatada a cada novo dia. Também cresci ouvindo dizer que “homem não chora”, mas acabei aprendendo que para viver chorar é fundamental. Chorar é vida. É o choro que anuncia a chegada de uma nova vida; chorar é o que uma criança faz quando troca o protegido mundo da barriga da mãe pelo mundo que o fará chorar muitas vezes por toda a vida. Até a morte. Já vi muitos homens chorando. Só os de bom caráter choram copiosa e sinceramente porque não sedefe3ndem da emoção e nada tem para esconder. Muito menos lágrimas sinceras. Os homens não admitem que choram e precisam chorar. Ainda acreditam que chorar é demonstração de fragilidade. Até que percebam que chorar é uma demonstração (talvez a maior) de sensibilidade. Não se pode esconder isso da vida. (Eli Halfoun)

Uma censura imposta em nome da Justiça

O jornal “Folha de São Paulo” publicou recentemente que um “comentário malicioso” pode fazer com que a apresentadora Ana Hickman recorra a Justiça para proibir que a também apresentadora Adriane Galisteu cite seu nome no programa “Muito +” ou em qualquer outro da Rede Bandeirantes. A notícia não teria a menor importância (seria apenas mais um fofoca) se esse tipo de proibição judicial não significasse também uma forma de censura. Se vier mesmo a buscar judicialmente o seu desejo Ana Hickman não será a primeira a tentar exercer mais um tipo de “cala boca” na televisão: Carolina Dickman fez isso com o “Pânico” quando ainda era da Rede TV e recentemente Xuxa também conseguiu proibir a Bandeirantes de citar seu nome por qualquer motivo. Tudo bem que alguns artistas tentem preservar a intimidade, mas a Justiça não me parece ser o melhor caminho: diálogo existe para resolver esse tipo de questão sem que seja necessário utilizar a arbitrária censura de expressão. Essa é como qualquer outra, uma maneira de fazer a censura ganhar força novamente no país que tanto sofreu com ela e der uma vez mais calar profissionais e de mostrar que sempre estaremos nas mãos da censura, principalmente a autocensura que também aprendemos a exercer e que é sem dúvida a pior de todas porque grampeia nossa sua bocas e nossos pensamentos. (Eli Halfoun)

Se liga: Fátima Bernardes vem aí em julho

Parece até final de novela: a Globo continua fazendo mistério em torno da tão esperada (e badalada) estréia do novo programa de Fátima Bernardes para as manhãs da emissora. Como acontece com o final das novelas o mistério alimenta as especulações e, portanto, o noticiário. O que se sabe até agora sem confirmação oficial é que o programa deverá estrear no dia 9 de julho e que terá provavelmente o título de “Se liga na Fátima”, o que convenhamos não é nada original já que existem em vários estados muitos programas com o nome de “se liga”. Mesmo com todo o mistério sabe-se também que o programa será uma espécie de revista eletrônica com destaque para o jornalismo ao vivo, além de entrevistas, entretenimento e evidentemente culinária e saúde. Quer dizer: tanto mistério para mostrar o que qualquer telespectador está cansado de ver. (Eli Halfoun)

Prsentear a mamãe sairá mais caro do que se imagina

Um abraço seria suficiente e mais interessante, mas homenagear as mamães mão em seu dia será como sempre muito mais um gesto comercial do que de carinho e agradecimento. Quem quiser dar um presente terá de gastar muito mais do que pode e pensa. O aumento de preço dos produtos mais procurados nessa época será astronômico. Dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário mostram que os perfumes importados terão aumento de 78,43% enquanto o dos nacionais será de 69,13%. Não é só: quem está pensando em presentear um DVD pagará 50,39% a mais enquanto o MP3 e os ipads e ipods sofrerão aumento de 49,45%. A essa altura você deve estar pensando que o melhor mesmo é leva a mamãe para almoça ou jantar em um restaurante, o que não representará nenhuma grande economia: almoçar ou jantar fora custará mais 32,31%, além dos 17% que abocanhados pelo guloso leão do imposto de renda. Pelo visto as mamães terão de se contentar mesmo é com um beijo, que, aliás, é muito mais sincero do que qualquer caríssimo presente. (Eli Halfoun)

Número de seguidores no Twitter são pretensiosos, falsos e mentirosos

Tuiteiros e blogueiros adoram contar vantagem, mas não acredite em tudo o que falam e muito menos nos números de seguidores que pretensiosamente informam. Quase tudo é exagero e mentira. É o que confirma recente pesquisa realizada pela Sequaz, empresa especializada em análise de dados da internet. O estudo revela que os “recordistas” Luciano Huck, Claudia Leite e Ivete Sangalo apenas pensam que estão sendo seguidos no Twitter. Não é bem assim: o que a análise mostra é que os três têm cada um, uma média de 80% de seguidores inativos, ou seja, os que acessam uma vez por mês ou nem isso. O mesmo já ocorreu com William Bonner, Kaká, Rafinha Bastos e Sabrina Sato. A maior queda registrada tem sido a do técnico Mano Menezes que já esteve na liderança de acessos, mas agora caiu para 22ª posição. O estudo mostra que Mano continua caindo, assim como o futebol da seleção e pelo andar da carruagem sua permanência no comando técnico do selecionado. (Eli Halfoun)

terça-feira, 24 de abril de 2012

CRÔNICA -------- Excesso

A palavra excesso representa sempre um iminente perigo. Vejamos: comer é saudável, fundamental e prazeroso, mas comer em excesso é perigoso; beber socialmente com os amigos deixa de ser um prazer quando se bebe excessivamente. Beber demais todo mundo sabe leva ao alcoolismo, além de criar outros e sérios problemas de saúde; fazer sexo é maravilhoso, mas também nesse caso o excesso é desgastante e não só fisicamente. Resumindo: o excesso é sempre um perigo e por isso mesmo precisa ser evitado. Desde que se impôs que emagrecer é preciso um novo excesso se tem feito cada vez mais perigoso: o excesso de informação. A moda dos regimes, ou seja, a ditaduras da magreza a qualquer custo anda fazendo a mídia comete perigosos exageros. A função jornalística é informar, mas no caso dos regimes e das “curas” milagrosas o excesso de informações e indicações mostra que “orientação” demais pode transformar-se em desinformação. Todo dia tem em toda a mídia um grande número de informações “milagrosas” para quem quer (às vezes nem precisa) emagrecer. Se hoje o regime certo e o remédio supostamente ideal é esse ou aquele, amanhã um novo volume de informações mostrará que não é bem assim e que tudo mudou: toda hora tem um médico em programas de televisão trazendo informações que sempre contrariam as orientações prestadas (muitas vezes pelo próprio médico) na véspera. Com esse abundante número de informações o que se cria para o público é uma grande confusão: ninguém sabe realmente o que é certo ou errado. Evidente que todos querem informar mais e melhor, mas informar melhor não é necessariamente informar demais. Excesso é sempre ruim e até o excesso de amor pode ser incômodo para quem ama ou é amado demais. Anúncios de remédios são outro dos perigos cometidos pelo excesso. Em pílulas, cápsulas ou líquidos a indústria farmacêutica tenta vender de tudo, mas cabe ao paciente não cair na armadilha do excesso de ofertas. Ao paciente cabe em primeiro lugar aprender que nenhum medicamento, assim como nenhum regime, pode ser utilizado sem acompanhamento de um médico de respeito (tem muito médico por aí querendo apenas ganhar dinheiro fácil). As coisas mudaram e se no tempo da vovó as comidas eram preparadas com banha de porco, agora a gordura desse mesmo porco virou um veneno, assim como o ovo deixou de ser o vilão do colesterol e, portanto, do coração. Em matéria de cura para doenças e de dietas “milagrosas” não se pode continuar oferecendo ao público esse nocivo excesso de informações porque assim não se está prestando um serviço, mas sim alimentando cada vez mais uma grande confusão. Que pode levar a excessos ainda mais perigosos. (Eli Halfoun)

A mulher e o padre na hora de vender CDs

Não é exatamente um cantor o recordista brasileiro em venda de CDs: nosso maior e talvez mais popular vendedor é o padre Marcelo Rossi que no computo geral está inclusive na frente de Paula Fernandes, a cantora que mais vendeu CDs e DVDs no ano passado e início desse ano. O padre Marcelo Rossi, quer utiliza o rendimento financeiro para construir sua igreja em São Paulo, promete mais vendas e faturamento com o lançamento de um livro e CD para crianças. É a versão infantil de “Ágape” para a qual deu o nome de “Agapinho”. Atenção papais: preparem as carteiras. (Eli Halfoun)

Marina Silva faz palestras no R+20

Confirmado: a ex-senadora Marina Silva, provavelmente candidata na próxima eleição presidencial, fará três palestras no R+20 que acontecerá no Brasil. Para isso Marina virá especialmente de Massachussets (Estados Unidos) onde passa uma temporada de estudos. Marina Silva aprende inglês e tudo sobre as inovadoras experiências para o desenvolvimento sustentável, aliás, tema das palestras. A temporada americana da ex-senadora acontece por conta de uma bolsa de estudos que ganhou do MIT. Enfim uma bolsa para quem realmente gosta de estuda e aprender. (Eli Halfoun)

Madonna prefere os homens com cheiro de uísque

Madonna só gosta de homens perfumados, de preferência com cheirinho de uísque (no corpo e não na boca). É para garantir que manterá contato, pelo menos comercial, com homens cheirando a malte e que não seja com gelo, que a cantora decidiu lançar mais uma fragrância com sua marca. Depois do feminino “Truthor Dare” a cantora que estar no nos corpos masculinos e pediu para desenvolver um novo perfume com cheiro de uísque. Ela confia no sucesso: “Acho que será bom fazer uma fragrância masculina. Eu amo cheiro de uísque e quero um perfume masculino com esse cheiro. Não bebo, mas o cheiro é incrível”. Para quem gosta é sem dúvida um copo cheio. (Eli Halfoun)

Globo abre em maio inscrições para "The Voice"

Vem aí mais um reality show importado pela Globo, mas ainda sem data marcada. A emissora adquiriu os direitos de “The Voice”, o programa que foi a maior sensação da televisão americana no ano passado. A atração é no fundo um programa de calouros e as inscrições estarão abertas a partir do dia 1 de maio. A data de estréia não está definida, mas é certo que “The Voice”, ainda sem título definitivo em português, terá 12 semanas de duração. Haja paciência. (Eli Halfoun)

Gilberto Barros promete nova revista eletrônica na Rede TV

Gilberto Barros, o Leão que não é mate e nem do imposto de renda está voltando para a televisão (estréia breve na Rede TV) com uma feroz disposição e garante que não fará apenas mais um programa de auditório. Barros planeja transformar as tardes de sábado ou de domingo (o dia não foi definido) da Rede TV em uma revista eletrônica ao vivo com jornalismo e entretenimento. Em outras palavras: será o “Fantástico” da classe C. Como a classe C está muito mais exigente desde que melhorou seu poder aquisitivo, é bom que Barros ter cuidado. Do contrário ele é que sendo engolido pelo leão da audiência. (Eli Halfoun)

segunda-feira, 23 de abril de 2012

CRÔNICA ------ Que droga

Até recentemente eram muitas as reclamações contra os Correios, que em alguns casos foram responsabilizados por uma culpa que nem tinham (exemplo: você não enviava a correspondência e depois dizia que foi Correio que não entregou. Essa correspondência que viaja de avião e de mão em mão diminui (não demora muito acabará): o Correio do momento é o eletrônico, que se por um lado permite trocar correspondência sem precisar sair de casa, por outro nos irrita tamanha a quantidade de mensagens que nos chegam diariamente, a maioria sem qualquer interesse, o que resulta em não ler e simplesmente “deletar” (“deletar” é a maior arma do usuário que não quer ser incomodado e nem vítimas de um cada vez maior número de golpes aplicados via internet. Não adianta: a caixa de correspondência eletrônica vive lotada simplesmente porque as empresas se apossam de nossos endereços eletrônicos como se fossem de uso público. Diariamente também chegam mensagens de poess0oas que não conhecemos. Tem de tudo no moderno e invasivo correio: de ofertas, passando por brincadeiras idiotas e por piadas mais idiotas ainda. Mesmo deletando tudo o que não interessa às vezes um texto pode chamar nossa atenção (cuidado, muito cuidado na hora de abrir a mensagem). Não faz muito tempo o depoimentr0o de uma jovem de 23 anos me chamou atenção: o tema era o uso da droga. O relato da jovem era contundente (já deletei) sobre o efeito devastador das drogas. A jovem assumia ser “completamente viciada” (geralmente o dependente químico não admite o vício). Dependente de cocaína desde os 14 anos de idade a hoje casada jovem, conta que para conseguir o pó de cada dia fazia de tudo. Hoje está consciente da destruição que cometeu em sua vida o que poderia tê-la levado para o buraco comum que reservado para todo o tipo de viciado. Já ouvi dezenas de depoimentos de dependentes químicos (todos se consideram capazes de parar de usar as drogas quando, quiserem o que não é verdade e nem tão fácil). Ouvi também desabafos de pais desesperados e impotentes diante da situação. São depoimentos recheados de falta de esperança, de angustia e de medo. Mesmo sem cheirar os pais estão morrendo junto com os filhos dos quais são as maiores vítimas. Vítimas de surras e de roubos. É dolorido ouvir ou ler depoimentos de dependentes químicos e de seus familiares, que convivem com suas famílias destruídas. As drogas estão levando nossos filhos. Muitas vezes para sempre. (Eli Halfoun)

Quando sair da cadeia Cachoeira quer legalizar os bingos

Quando sair da cadeia o bicheiro Carlinhos “Demóstenes” Cachoeira já tem plano para executar: lutar pela legalização dos bingos. A informação foi revelada confidencialmente por Andressa, sua mulher. Extra-oficialmente ela também tem garantido que na penitenciária de Papuda, onde está preso, Cachoeira não pode ler jornal ou revistas e muito menos usar tablet ou telefone celular. Depois de tantas e reveladoras conversas grampeadas ele deve mesmo é quer distância de qualquer telefone (Eli Halfoun)

Cerveja é um dos combustíveis financeiros do país

Dinheiro e cerveja estão fazendo uma boa tabelinha nos campos de futebol. O jornalista Giba Um informa que o impacto de cada R$ 100 milhões consumidos em cerveja rende R$ 164 milhões em Produto Interno Bruto, R$ 338 milhões em valor produzido e R$ 30 milhões em impostos sobre produção. Os dados são da Fundação Getulio Vargas, que em outro estudo revela que o futebol não é apenas uma mania nacional: é o esporte que gera empregos (em 2010 foram 371 mil) com movimento de R$ 11 bilhões. Outra revelação do estudo é a de que 21% da população assistem a mais de duas partidas por semana, 41% acompanham pela televisão e 35% ainda levam a família aos estádios. Futebol é uma grande mina de ouro. Vai ver é por isso que todos querem entrar no time dos cartolas. (Eli Halfoun)

Tema musical de "Cheias de Charme" vira brincadeira na internet

Agora que a música “Ex-My Love” de Gaby Amarantes (também conhecidas como a Beyoncé do Pará) virou sucesso como tema de abertura da novela “Cheias de Charme”, aumentou muito a visualização da brincadeira que a própria intérprete faz com a música no YouTube. Na paródia ela diz que amor não vale nem R$ 1,99 e faz uma colagem com casais famosos e separados. Estão na colagem entre muitos outros Brad Pitt e Jennifer Aniston, Demi Moore e Ashton Kutcher, Luana Piovani e Dado Dolabella e Eiki Batista com Luma de Oliveira. Se procurar direitinho a colagem pode ganhar quilômetros de extensão só com famosos. (Eli Halfoun)

Livro mostra que brasileiro usa uma cara em casa e outra na rua

Depoimentos íntimos de pessoas famosas serão atrações do documentário “Histórias Íntimas” baseado no livro de mesmo título e no qual a autora Mary del Priore aborda a sexualidade brasileira desde os tempos do Brasil Colônia. O documentário pretende ouvir 80 depoimentos entre os quais os de Regina Duarte, Tassia Camargo, Alcione Mazzeo, Nadia Lippi e Cristina Prochaskla. A autora acredita que o livro serviu para desmascarar a dupla cara do brasileiro que é “muito liberal na rua, mas racista e homofóbico em casa”. É só para disfarçar. (Eli Halfoun)

Kate Moss é uma mulher de peito em capa de revista

A cada novo ensaio fotográfico a modelo Kate Moss faz questão de mostrar que está em excelente forma física, como provam as recentes fotos feitas para a capa e miolo da revista “Another Man”. Como é um ensaio de primavera-verão Kate usa e abusa de roupas curtas, além de ensaiar vários tipos de olhares provocantes. Ainda por cima teve peito de fazer uma capa ousada: aparece de peito nu para provar que ainda não sofreu a ação da gravidade. (Eli Halfoun)

domingo, 22 de abril de 2012

CRÔNICA ------- Mania nacional

Triste realidade: estamos ficando tão acostumados com tanta desonestidade no país que até parece que é coisa normal. Acreditamos que nada mais nos surpreenderá. Todo dia os jornais ocupam um cada vez maior espaço para denunciar roubos públicos, alguns até oficializados e embutidos nos preços das mercadorias, nas taxas de água, luz, gás e por aí vai. Todo dia somos vergonhosamente roubados: tomam o dinheiro na mão grande e não o devolvem em serviços. É tanta falcatrua que a população nem mais se assusta com o que lê, vê e ouve. Pior: o cidadão passa a achar que “para não ser feito de bobo” também pode (não pode e não deve) entrar no time dos espertalhões, ou seja, dos ladrões, Parece que agora não é mais amor que com amor se paga: a nova e triste mania nacional é acreditar que desonestidade com desonestidade se paga. Como se isso fosse uma aceitável justificativa para cometer erros e fazer o que criticamos nos outros. Eu também acreditava que não me surpreenderia com mais nada, mas fiquei não só surpreso, mas principalmente indignado quando recentemente ouvi um cidadão (se é que esse pode assim ser chamado) contar com orgulho (êta orgulho besta) que tinha se vingado depois de ter recebido multas de trânsito que considerou injustas. A “vingança” veio em forma de roubo - um roubou que prejudicou muito mais cidadãos necessitados do que os órgãos públicos. O que fez esse “herói”? Tratou de conseguir receitas de médicos do município para adquirir remédios nas farmácias populares a preço muito mais em conta, ou melhor, mais justos. Os remédios adquiridos por um real foram repassados, com preço triplicado, para farmácias que os revenderam pelo abusivo preço de tabela. Em nome do que considerava uma injustiça o espertalhão-idiota cometeu uma injustiça ainda maior com quem precisa dos medicamentos e não pode adquiri-los prelo preço oferecido no mercado farmacêutico. Os ouvintes do “herói” em questão achavam tudo normal e até sugeriram que esse tipo de golpe fosse aplicado no imposto de renda porque aí estaria “tudo bem”. Tudo bem coisa nenhuma: um roubo não justifica outro. Não faz e nunca fez o menor sentido a velha lenda de que ”ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão”. Ladrão que rouba ladrão também tem de ir para a cadeia. Só assim talvez um dia - e que seja breve - poderemos fazer com que a roubalheira não vire uma mania nacional em todos os segmentos da sociedade. (Eli Halfoun)

Doce e perfume fazem a nova alegria dos consumidores

Os amantes de doces têm uma nova especialidade para encher os olhos e a barriga. A nova oferta dos confeiteiros é um doce chamado fudge. Na verdade o fudge não tem nada de novo: é uma receita (parecida com a paglia italiana) do século 19. O fudge é preparado com chocolate amargo, nozes e pedaços de biscoitos de leite. Uma festa para a balança e a glicemia, Enquanto nos restaurantes, lojas de doces e até padarias a oferta é “engordativa” nas lojas de cosméticos a nova oferta é de frutas: tangerina e grapefruit são o ponto forte na criação do perfume masculino CH Men Sport, lançado por Carolina Herrera Jr.. a filha de Carolina Herrera. Dona de alguns dos melhores perfumes do mundo. O novo perfume também tem em sua fórmula, além de tangerina e grapefruit, salvia, pimenta, sândalo e vetiver, que é um tipo de capim limão, o que não significa que seja um perfume descoberto e preparado na cozinha. (Eli Halfoun)

Canal Brasil abre mais espaço e faz até gata velha miar

O Canal Brasil vai abrir mais espaço para que nossos artistas tenham mais chance de trabalhar. Mesmo com verba reduzida a emissora está decidida a produzir filmes e seriados, como acontece no também canal por assinatura HBO. De saída o Canal Brasil está filmando, com direção de Rafael Pinot, uma versão de “Gata Velha Ainda Mia”. O filme é estrelado por Regina Duarte e Bárbara Paz que atuam fechadas em um apartamento paulista, onde se necessário até dormem para adiantar o serviço. Aos 65 anos e longe de pensar em qualquer tipo de aposentadoria Regina Duarte brinca com o nome do filme e avisa que se a gata velha do título é por conta dela, alerta que ainda mia muito mais do que se imagina. Miar ainda é o melhor remédio para a saúde física e mental. (Eli Halfoun)

Nova missão de Daniela Cicarelli na MTV é conquistar público e clientes

Se quiser continuar na MTV, para onde acaba de voltar, Daniela Cicarelli precisará contar com um grande ajuda do público: é que seu novo contrato tem duração inicial e experimental de apenas três meses. Ou seja: se os primeiros previstos 12 programas não obtiverem boa resposta do público (leia-se audiência e em consequência anunciantes) o contrato não será renovado. A noiva missão de Daniela na MTV é apresentar um programa de disputa entre colégios que terá o titulo de “Povão MTV”. Se não der cerro Daniela, que terminou o curso de Direito poderá ser, como planeja, uma advogada especializada em Direito nos Esportes. Por enquanto ela faz estágio em dois escritórios preparando-se para o exame na OAB. Só depois poderá exercer a profissão. Não será por falta de clientes esportistas, especialmente jogadores de futebol, que Daniela morrer na praia. Na praia, aliás, ela já mostrou que é competente. (Eli Halfoun)

Homem que melhor arrumar a casa passa a ter mil e uma utilidades

A cada vez maior necessidade dos casais dividirem as tarefas domésticas (a maioria das mulheres trabalha fora) foi o que inspirou a Bombril a promover e patrocinar uma nova disputa no programa Hebe (Rede TV). O quadro recebeu o nome de “Homem 1001 utilidades” e a principal missão será muitos homens que ainda resistem, a participarem das tarefas domésticas e transforma-los em exemplares “donas de casa”. Como prêmio o vencedor receberá durante um ano e de graça todos os produtos de limpeza fabricados pela Bombril, provavelmente para continuarem limpando a casa e as idéias. 0utra das finalidades do quadro é preservar Hebe que não tem mais fôlego pêra continuar falando horas. Mesmo assim ela será a responsável pelo merchandising dos produtos da Bombril que talvez venha a ter 1001 utilidades também para a saúde da apresentadora. E para a saúde financeira da emissora. (Eli Halfoun)

sábado, 21 de abril de 2012

CRôNICA ------- Conta dividida

Até diante de um bonito, farto e saboroso prato de comida é triste a sensação de estar sozinho em uma mesa de restaurante. Restaurantes não foram feitos apenas para almoçar ou jantar, mas sim para ganhar um tempo de conversa com a parceira, a mulher que se quer conquistar com os amigos ou os filhos. Quando se está sozinho em um restaurante a solidão fica mais temperada de realidade e medo. Nesses momentos passamos a prestar - até por intuição - atenção nas conversas alheias, como se delas estivéssemos participando. Não é simplesmente uma natural curiosidade, mas sim a necessidade de criar a ilusão de que não estamos sozinhos. Dae repente você pode percebe um casal (as alianças confirmam que são casados). Reparei recentemente que na hora de pagar a conta ele tirou o dinheiro da carteira e ela da bolsa, o que mostrava claramente que o valor da conta seria dividido. Esse tipo de atitude é está ficando comum e deixa cada vez mais distante o tempo em que o homem fazia questão de bancar a despesa. Não por educação, mas sim por absoluto machismo: homem que não pagava a conta não era homem. A relação com o dinheiro sempre foi difícil e o desemprego foi deixando muitos homens distantes dos salários. Agora o comportamento masculino mostra que o novo tempo é de reconhecer a capacidade profissional das mulheres e aceitar que agora elas são perfeitamente capazes de bancar financeiramente qualquer parada. Até os maridos parados. Muitos homens ainda sofrem em ter que aceitar a nova realidade, mas já a aceita com menos machismo, maior tranqüilidade e menos vergonha. Não são poucas as casas sustentadas atualmente com o trabalho feminino. A mulher tem se afirmado competente em todos os setores, embora em algumas tarefas ainda sejam discriminadas e ganhem salário menor do que o pago ao homem pela mesma tarefa. Isso também vai mudar como está mudando a visão dos homens em ter a casa sustentada pela mulher. O perigo é o homem acomodar-se a esse tipo de situação e querer passar o resto da vida no come-e-dorme. Não é nenhuma humilhação deixar de ser o “chefe da família” e reconhecer que a mulher é mais bem sucedida financeira e profissionalmente. Aceitar com tranquilidade, mas sem acomodação que a mulher pode ser o porto seguro da família não faz ninguém ser menos homem. Pelo contrário: mostra uma grandeza que os homens levaram tempo para reconhecer e aceitar. Afinal parceria perfeita é a que permite cada um bancar o jogo na hora em que estiver com a bola melhor dominada. (Eli Halfoun)

Censura da imprensa está mesmo é na mão dos patrões

Nos últimos dias até por conta da CPI do ainda senador Demóstenes Torres muito se tem falado na censura que empresários poderosos e políticos nem sempre tão poderosos assim exercem sobre os jornais para demitir repórteres, vetar reportagens, entre outros absurdos. Censura na imprensa sempre existiu e se agora não de forma arbitrária, como as exercida, por exemplo, no governo militar de triste e vergonhosa memória. O maior censor do verdadeiro jornalista profissional é o próprio veículo: muito cedo aprendi (iniciava a carreira cheio de ilusões) que a liberdade de imprensa acabava e ainda acaba na mesa do patrão. Como repórter, redator e principalmente editor muitas vezes obrigado a vetar reportagens, jogar fora boas informações e reeditar páginas porque era um pedido (imposição) do patrão. O absurdo instrumento de cesura sempre será praticado na imprensa, principalmente pelos patrões - – até porque são poucos os que têm coragem de peitar ameaças de retiradas de anúncios e de enfrentar a possibilidade de não mais poder contar com favores de amigos influentes. Enquanto jornais, revistas e outros veículos de comunicação tiverem (terão sempre) donos a censura continuará sendo exercida de uma forma ou de outra na mesa do patrão. (Eli Halfoun)

Poluição visual dos letreiros não é nada perto da póluição gramatical

Anselmo Gois informa em seu blog de O Globo que o prefeito do Rio Eduardo Paes quer padronizar os letreiros coloridos que fazem um verdadeiro e poluente carnaval visual na cidade. Nada contra a idéia de melhorar (e até padronizar) as fachadas luminosas de botequins e outros estabelecimentos comerciais, mas seria mais útil se a preocupação com os letreiros luminosos, os cartazes e fossem fiscalizados e orientados a escrever nomes em português correto. Sei quer pode perecer um exigir que os donos de botecos saibam escrever corretamente se educação para isso não lhes é dada na infância. A Prefeitura do Rio (e de outros estados) deveriam isso sim era organizar nos letreiros a bandalheira gramatical que se espalha pela cidade. É fácil: basta que o estabelecimento leve até um órgão a ser criado pela prefeitura o português (palavras, não o dono) que usará no letreiro. Continuar permitindo que o povo continue a ler quase tudo escrito de forma errada nos letreiros é prestar um desserviço: como grande parte dos brasileiros não sabe escrever corretamente seu próprio idioma os erros cometidos nos letreiros serão absorvidos de forma incorreta e o povo continuará a escrever errado através do que lê e decora (até inconscientemente) nos letreiros. Luminosos escritos corretamente também podem ser uma forma de ensinar. Pior do que a digamos poluição visual é a poluição gramatical. (Eli Halfoun)

Tecnologia está acabando com a criatividade do homem

Considerado com justiça o melhor e, portanto, o mais criativo publicitário do Brasil e um dos melhores do mundo Washington Olivetto esteve recentemente no divertido programa “Agora é tarde” que o ex-CQC Danilo Gentili apresenta na Bandeirantes. A presença de Olivetto em programas de televisão sempre enriquece o telespectador de informações e corretas opiniões. Dessa vez ele colocou na pauta de discussões da publicidade brasileira e mundial uma verdade que poucos tiveram simplicidade e competência para enxergar. Olivetto disse que os muitos recursos tecnológicos estão facilitando e enriquecendo muitas coisas na publicidade, mas também fazem com que a criatividade fique mascarada. Ou seja: usar os disfarces que a tecnolo9gia permite tem feito com que a criatividade dos anúncios fique em segundo plano ou simplesmente não seja exercida. Acontece também na imprensa: jornais e revistas estão substituindo - e cada vez mais - a competência de um bom repórter e a importância de uma boa notícia pelos recursos oferecidos na magia da computação, incluindo informações retiradas constantemente do Google e que nem sempre são verdadeiras e nem suficientemente apuradas. Tanto na publicidade quanto na imprensa de hoje é possível substituir um trabalho criativo ou uma apuração por um malabarismo visual dos recursos que o computador oferece. O computador e seus recursos são para usar, mas não com exagero. Se continuar assim não demora muito estaremos tão burros e limitados quanto o próprio computador que só faz o que o homem (seu usuário) quer e manda. É bom não esquecer que profissional sem competente criatividade não terá nem condições de manusear um cada vez mais complicado computador. (Eli Halfoun)

Mulheres são as novas donas da bola na televisão

Aumenta a competente participação feminina em todos os segmentos do país e elas começam a ser também as novas donas da bola como apresentadoras de programas esportivos. Em todas as emissoras lá estão elas mostrando que podem exercem muito bem uma atividade que não faz muito tempo era supostamente só para homens. A apresentação de programas esportivos (futebol principalmente) tem revelado duplamente belas profissionais, ou seja, bonitas e competentes. É entre muitos outros o caso de Paloma Tucci que impõe sua presença nos programas esportivos da Rede TV. Paloma é sem dúvida a melhor das apresentadoras surgidas ultimamente nos programas esportivos e duvido muito que continue por muito tempo na Rede TV que ninguém vê Não demora muito ela acaba aceitando proposta de outra emissora, ainda mais agora que com a realização da Copa e das Olimpíadas pó esporte tomará conta da televisão. Se tem de ser assim melhor que seja com belas mulheres. Paloma Tucci é uma delas. (Eli Halfoun)

Nono Hippopotamus promete agitar outra vez a noite do Rio

A geração que passou noites e mais noites divertindo-se na boate Hippopotamus do Rio na década de 70 e 80 poderá relembrar o passado no novo Hippo quer Ricardo Amaral monta em sociedade com José Ricardo Torres e Rafael Vargas, domos da churrascaria Porão. A nova Hippo voltará a funcionar no mesmo endereço da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Depois Amaral, que não consegue ficar afastado da noite pretende como também fez no passado, ter filiais da Hippo em todo o Brasil, principalmente em São Paulo. Não adianta: nem assim os paulistas deixarão e vir ao Rio nos finais de sema. Aqui, além da Hippo tem praia. (Eli Halfoun)

sexta-feira, 20 de abril de 2012

CRÔNICA ------ Jogo duro

Até quando estamos distraídos é inevitável não ouvir a conversa dos outros porque muitos não falam, gritam. Em algumas ocasiões acabamos tomando consciência de novas regras do duro jogo da vida - uma vida cruel imposta diariamente. Duas bonitas moças passeiam e conversam em um movimentado shopping e uma conta para a outra que esta desempregada há mais de um mês porque o dono da loja em que trabalhava decidiu substituí-la por uma nova funcionária que aceitou um salário menor - não tão menor, mas de qualquer maneira mais vantajoso para o patrão que sempre pensa muito mais no lucro do que nas pessoas.
Nesse jogo diário de sobrevivência o cartão amarelo ou vermelho é ameaça constante. Não são poucos os trabalhadores em qualquer atividade que acabam aceitando a absurda proposta de abaixar salário para não serem substituídos como se fossem simples objetos de decoração.
Patrão sempre alega que não agüenta as despesas diárias de seus negócios (incluídos aí muitos impostos) e não resta alternativa a não ser a de substituir quem ganha pouco, mas mesmo mais do que o novato que ganhará menos ainda.
O mais grave nesse processo é criar desemprego e com ele a falta de esperança para quem se considerava pelo menos com um emprego garantido. O cada vez maior número de propostas indecentes mostra o verdadeiro jogo da vida, o jogo dos homens. O homem passou a não valorizar os bons e experientes profissionais e a respeitar o homem. Aceita a regra do jogo quem quer, mas que alternativa buscar se não há opções? É a velha história do “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”.
É até compreensível que os também sacrificados patrões procurem o que consideram melhor, mas diminuir gastos não significa necessariamente sacrificar pessoas e não dar a mínima bola para a sobrevivência.
Essa regra do jogo está cada vez mais clara: estamos todos submetidos e condenados a uma cruel sentença.
O homem sempre trabalhou para manter-se de pé e sobreviver, embora sobreviver nem sempre signifique estar realmente vivo. Quando a regra é diminuir-se para garantir a sobrevivência é hora de começar a nos preocuparmos com as regras que estão sendo severamente impostas.
A sobrevivência está nos levando a pisar uns nos outros. É uma guerra que diariamente nos deixa mais feridos e sangrando. Feridos mortalmente.
Cada vez mais tentam reduzir ou até acabar com os nossos ganhos e nossos sonhos. Enquanto o desrespeito humano e profissional estiver sendo alimentado por uma brutal regra social estaremos cada vez mais ameaçados e se bobearmos e se trabalhando de graça. Quase de graça já estamos. (Eli Halfoun)

"Cheias de charme" não pode cair do salto no meio do caminho

Assim como é impossível analisar a qualidade de um filme apenas assistindo ao trailer também é precipitado dizer apenas nos primeiros capítulos se a novela manterá o mesmo ritmo e qualidade durante os seus muitos capítulos. Qualquer crítica agora é apenas “achologia”, que não impede reconhecer que a nova novela da Globo estreou um ponto positivo: revelar novos autores que podem ajudar a renovar a teledramaturgia que nos últimos anos está nas mão dos mesmos (e competente) autores. Na base da “achologia” também é possível prever que “Cheias de Charme” será no mínimo uma novela divertida que é, aliás, a proposta da Globo para o horário. Também é possível achar (isso é “achologia”) que Claudia Abreu nos dará mais um trabalho perfeito e que o trio maravilha formado por Taís Araújo. Leandra Leal e Isabelle Drumond é quase garantia de bons e divertidos momentos. Até agora o que se viu é que a novela chega mesmo cheia de charme. Resta torcer (e torcer muito) para que não perca o charme no meio do caminho como costuma acontecer com muitas mulheres que mais cedo ou mais tarde acabam “caindo do salto” quando exageram em maquiagem, figurinos e trejeitos. A novela não pode cometer o mesmo erro. (Eli Halfoun)

Neymar acha Messi melhor do que Pelé. Você concorda?

Em recente e até divertida participação no programa CQC Neymar disse que considera Messi melhor do que Pelé (ou será que ouvi mal?). No momento realmente Messi (como qualquer outro craque) é melhor do que Pelé simplesmente porque o lho velho Edson Arantes não está mais jogando. Entende?
Neymar pode e deve ter a opinião que bem entender, mas antes de falar de e sobre Pelé precisa pensar muito. A declaração feita no CQC ficou ainda mais estanha porque em entrevista praticamente ns véspera do programa Pelé declarou que “primeiro Messi tem de fica melhor do que Neymar, o que não é”. Se juntarmos as duas opiniões chega-se à conclusão que Neymar se considera melhor do que Pelé e do que Messi. Já é um jogador fabuloso e se chegar a ser melhor do que Pelé e Messi será sem dúvida o maior craque da história do futebol. Tomara quer chegue. Jogando mais e falando menos. (Eli Halfoun)

Só uma cantora popular está entre as pessoas mais influentes do mundo

Além da inclusão de três brasileiros (a presidente da República Dilma Roussef, a presidente da Petrobras Maria das Graças Foster e o empresário Eike Batista) o que chama atenção na relação das 100 pessoas mais fluentes do mundo realizada pela revista Time, é a inclusão de apenas uma cantora popular. Não teve nem para as badaladas Madonna, Lady Gaga e Beyoncé: quem entrou na lista foi Rhianna, o que prova que popularidade está muito longe de ser prestígio. Por falar nisso: qual é o tipo de influência que Rihanna exerce no público? (Eli Halfoun)

É sempre bom lembrar: cuidado na hora de ingerir remédios sem orientação médica

A função da imprensa é noticiar e sempre que possível orientar o leitor. Ultimamente é impossível para a imprensa ficar alheia diante das muitas descobertas científicas e alimentares que surgem. Resultado: todo dia tem novidade para curar isso ou aquilo ou a redescoberta de que algumas coisas antes condenadas agora são boas para a saúde e a vaidade. são. A “bola” da vez é o pilolinato de sódio, que segundo novos estudos, reduz o desejo de ingerir doces e se transforma em uma esperança quase milagrosa para diabéticos e para os que teimam em emagrecer mesmo que não estejam acima do peso. O que poderia ser uma prestação de serviço acaba tendo graves “efeitos colaterais”: os medicamentos passam a ser consumidos de forma errada e exagerada, provocando não um bem para a saúde, mas sim um novo problema. A venda do tal pilolinato de sódio aumento 35%, o que significa que muita gente o tem utilizado sem orientação especializada. Nunca é demais lembrar que qualquer medicamento só deve ser ingerido com orientação médica. Portanto, fique esperto: antes de sair querendo emagrecer de qualquer maneira é fundamental consultar um médico de confiança. Melhor continuar gordinha (gordinho) do que acabar em um caixão fininho. (Eli Halfoun)

quinta-feira, 19 de abril de 2012

CRÔNICA ----- Areia movediça

Domingo. Você acorda, olha pela janela e dá de cara com o sol sorridente fazendo brilhar toda a cidade, todos os sonhos, todas as vidas. O dia está lindo e convidativo. A primeira coisa que você pensa é “hoje vou passar o dia na praia aproveitando esse sol maravilhoso”; E até certo ponto um pensamento animador já que ao mesmo tempo de “refrescar-se” e “pegar uma cor” ir a praia atualmente pode significar também inevitáveis preocupações. Quando o fim de semana chega ao fim é comum encontrar nos jornais narrativos de violência vividas ou presenciadas nas escaldantes areias (cada vez mais quentes de perigo). Nossas praias já foram apenas sinônimo de diversão e de prazer. Não são mais.
Não sou um entusiasmado frequentador de praia, mesmo tendo morado em gente a ela durante muitos anos. Nunca me encantou ficar “torrando ao sol” ou dar um mergulho para em seguida virar um bife à milanesa com areia colada por todo o corpo. Sempre preferi o barzinho em frente em frente ao mar e a companhia de um chope gelado, hoje substituído por suco, refrigerante ou água.
Divertir-se na praia está virando um quase sacrifício: a linda areia que nos convidava a sentar e a deixar o olhar perder-se na imensidão do mar azul virou uma espécie de areia movediça que pode nos engolir a qualquer momento.
O democrático prazer de ir à praia (a única diversão ainda gratuita e, portanto, permit8da para todos) não é mais o mesmo: é preciso estar atento a tudo e a todos para não perder a carteira, os óculos escuros, o boné, a toalha e se bobear até a sunga. Os ratos de praia estão nos levando tudo. Principalmente a tranquilidade.
A qualquer momento a turma pode se assustar com qualquer coisa e o lazer ir para o espaço diante de um arrastão, uma bala perdida e muitas outras ameaças.
Nossas praias, das quais tanto nos orgulhamos, deixaram de ser uma diversão sadia e agradável. Se as coisas continuarem assim qualquer dia teremos de frequentá-las usando colete e sunga a prova de bala. Aí o perigo será afundar com tanto peso. Hoje estamos afundando (e afundados) em preocupações que com policiamento poderiam ser perfeitamente evitadas. (Eli Halfoun)

Valdemiro Santiago enfrenta Edir Macedo como "um executivo das almas"

Livrar-se do Banco Renner não é a única preocupação de Edir Macedo no momento: também tenta ficar livre do reverendo Valdemiro Santiago, ex-integrante da Igreja Universal e hoje líder da comercialmente bem sucedida Igreja Mundial do Poder de Deus. Valdemiro tem sido alvo de constantes acusações em programas da Rede Record e para lutar com as mesmas armas está ampliando sua participação na televisão: quer comprar mais horários na Mix TV e pede ajuda aos fiéis: quer reunir 10 mil pessoas em um de seus próximos grandes cultos. Quem quiser participar terá de desembolsar R$ 200,00, o que Valdemiro não considera nenhum absurdo “porque o dízimo faz parte da aliança entre você e Deus”.
Em recente entrevista para a “Folha de São Paulo” Valdemiro Santiago justifica sua maneira de pedir ajuda porque como disse “sou um executivo das almas”, Um executivo bem sucedido que já tem 3.200 templos (a Universal tem 5 mil). Correndo por fora e longe da briga está R R Soares que gasta R$ 35 milhões mensais em mídia com 23 horas de programação no canal 21, duas horas diárias na Rede TV e quatro horas na Band. Quer dizer: não precisa mais sacolinhas. Precisa de sacolonas. (Eli Halfoun)

Edir Macedo não bota fé no banco do qual é sócio

É ilusão acreditar que em tudo o bispo Edir Macedo põe a mão vira ouro e lucro certo. Às vezes ele também amarga alguns fracassos e prejuízos. É o que acontece com o Banco Renner do qual é sócio e que nem assim rendeu o que se esperava: de 2006 a 2010 não chegou aos R$ 10 milhões e nem aumentou em nada sua carteira de clientes. Decepcionado Edir Macedo decidiu abandonar o barco antes do naufrágio que para muitos especialistas é inevitável. Diante disso Edir Macedo colocou à venda sua parte na sociedade, que é de 40%. Quer vender logo. Antes que tenha de passara a sacolinha. (Eli Halfoun)

Madonna registra a maior queda de vendas na história da música

Madonna continua sendo uma das mais populares cantoras do mundo, mas parece que seu prazo de validade começa a vencer, pelo menos em relação à venda de seus discos: ela tem registrado a maior queda na história da música e segundo a respeitada revista Forbes as vendas caíram de 359 mil para 46 mil. Nem a discussão em torno de um clipe para muitos críticos apelativo e escandaloso ajudou a cantora a recuperar o lugar entre as campeãs de venda. Pelo visto o público começa a achar que tudo o que Madonna faz agora deixou de ser novidade. E bom. (Eli Halfoun)

Zeca Pagodinho tem um exclusivo carregador de cerveja gelada

A simplicidade continua sendo uma das características de Zeca Pagodinho mesmo depois do sucesso e consequente faturamento nos últimos anos. A única mordomia que faz questão de ter está ligada a outra de suas marcas registradas: a cerveja, que também lhe garante faturamento com o contrato de exclusividade que mantém com a Brahma. Como está sempre disposto a encarar uma geladinha e nem sempre encontra cervejas geladas e de sua marca preferida Zeca tem um funcionário para exercer a única e importante missão de carregar pra todos os lugares um cooler com cerveja gelada. Brincalhão Zeca chama esse funcionário de caddie, que é o nome dado as carregadores de tacos de golfe. Dos tacos e do golfe Zeca não faz a menor questão, mas da cervejinha gelada não abre mão. (Eli Halfoun)

Menos um festival de cinema entre os 120 que o Brasil organiza

É verdade que nenhum tem muita importância, assim como os prêmios que distribui, mas de qualquer maneira o Brasil é campeão de festivais de cinema com os 12º que organiza anualmente. Agora perderá um: a Prefeitura de Paulínea, em São Paulo, que é considerada um importante pólo cinematográfico, decidiu não gastar R$ 10 milhões para organizar o Festival de Cinema de Paulínea esse ano. O prefeito justifica dizendo que o dinheiro será mais útil se for aplicado em obras de saneamento e estrutura que a população precisa muito mais do que de três noites para encontrar artistas famosos e filmes nem tanto. Se não for apenas uma desculpa demagógica, como costumam ser a dos políticos, o prefeito de Paulínea está coberto de razão. Afinal, para um país que já tem 120 mais de cem festivais um a mais um a menos não fará a menor diferença. (Eli Halfoun)

Novo livro conta que o futebol foi inventado pelos chineses. Os ingleses vieram depois

Se perguntarem quem “inventou” o futebol a resposta imediata será os ingleses. Resposta errada: embora tenhamos aprendido que o futebol foi criado na Inglaterra a verdade é que o hoje mais popular esporte do mundo teve origem mesmo foi na China. A correção é uma das muitas que o jornalista Orlando Duarte faz seu novo livro (já escreveu vinte sobre vários espotes). “ Os Pioneiros” será lançado no próximo nessa quinta-feira (dia 19 de abril) no Museu do Futebol, em São Paulo. Duarte deu ao livro o subtítulo de “Deus criou o futebol. E o homem descobriu o que fazer com ele”. O livro conta como e quando os ingleses (aí sim eles entram nessa história) trouxeram o futebol para o Brasil, fala da evolução das regras e conta a história da fundação de vários clubes. Tudo isso com um vasto material fotográfico. Futebol também é história e cultura. (Eli Halfoun)

quarta-feira, 18 de abril de 2012

CRÔNICA ----- Orgulho verde e amarelo

Um complexo de inferioridade que historicamente nos domina desde o descobrimento do Brasil é responsável por um absurdo fenômeno que nos faz sentir vergonha de tudo o que temos e somos. O que é brasileiro nos parece sempre pior. Só nos orgulhamos - às vezes até com exagero - do futebol, do desfile das escolas de samba e da beleza da mulher brasileira.
Mesmo com as constantes demonstrações de roubalheiras políticas da qual somos as maiores vítimas, o brasileiro pode orgulhar-se dele mesmo: o brasileiro é o povo mais trabalhador do mundo, o mais sacrificado e é sempre um vencedor – um vencedor que precisa lutar sem parar para não ser um perdedor, como a vida teima em tentar fazer.
É nesse brasileiro rude e sofrido que encontramos o exemplo de uma luta sem fim e de uma força que nos faz vencedores diante do mundo. Só que o mundo não sabe disso porque não conhece e conversa com o Brasil mais autêntico. Só conversando com essa gente rude e sofrida é que se pode perceber e descobrir o quanto o povo desse país sabe ser forte.
Dirigindo um táxi o brasileiro Aprígio (parece nome de ficção) mostra essa força ao volante do carro comprado com sacrifício depois de muita luta, muita fome, muita dor e muita esperança. Como tantos outros brasileiros o maranhense Aprígio cresceu sem aprender a ler porque “menino do interior tem de trabalhar duro desde cedo para ajudar a família”.
Cresceu com o sonho da cidade grande e com vontade de servir o Exército, o que ainda é a salvação de muitos jovens pobres em busca de um pequeno soldo e a certeza de que no quartel não passará fome.
Rejeitado pelo Exército por ser analfabeto, o então jovem maranhense conseguiu emprego de faxineiro em uma embarcação e saiu mar afora. Durante muitos anos limpou chão, privadas e foi aprendendo outras tarefas até virar um craque em navegação e aí sim navegar também pelos mares de seus sonhos. Mudou-se para o Rio, a sempre sonhada cidade grande e iniciou uma mova luta até encontrar emprego de faxineiro em uma padaria. Novamente aprendeu na prática um novo ofício e inscreveu-se em um, curso noturno para finalmente aprender a ler. Através das poucas palavras aprendidas com esforço fez o grande progresso para ser motorista de táxi.
Hoje tem seu próprio táxi, comprou um modesto apartamento no subúrbio e construiu uma casa para a velha mãe. Esse esforçado brasileiro continua dirigindo táxi, mas já tem uma empregada que deixa a casa limpa e a comida pronta (“vou tirando pedaços quando a fome bate”). Não reclama de nada e como todo brasileiro, está aí pronto para enfrentar todas as batalhas. São brasileiros assim que se tornam vitoriosos e sempre podem chegar ao sonho maior. Inclusive o de ser presidente da República. (Eli Halfoun)

Homens de fraque fazem mal pagador pagar vexame na Espanha e em Portugal

Mesmo que as coisas estejam melhorando o Brasil ainda tem (em todos os segmentos sociais) um grande número de inadimplentes. É bom torcer para que os devedores não comecem as ser visitados, como acontece em Madrid e em Lisboa pelos “homens de fraque”. A exemplo o que aconteceu por aqui com os “vermelhinhos” que felizmente foram banidos da atividade, os portugueses e espanhóis são tornados mal pagadores publicamente. É que quem não paga em dia recebe a indesejável e até agressiva visita de um “cobrador de fraque, ou seja, cobradores elegantes que vestem fraque, usam gravata borboleta e exibem no peito um imenso crachá de identificação só para fazer o devedor passar por situações extremamente constrangedoras diante da vizinhança Quer ver: se o “enfraquetado” cobrador não encontra o devedor fica plantado na frente da casa ou edifício em que mora o devedor durante horas só para mostrar que ali vive um mal pagador. Não se sabe se a prática tem obtido sucesso por lá, mas se fosse por aqui esse método faria os “homens de fraque” levar um monte de bolachas do devedor. Que estaria coberto de razão. Cobrar pode, mas ridicularizar é exagero e talvez até crime de ofensa. (Eli Halfoun)

Grupo português de comunicação investe também no ramo imobiliário

Não é só no digamos ramo da comunicação que o grupo português (já tem os jornais O Dia e Brasil Econômico e acaba de adquirir o portal IG) quer ampliar seus negócios no Brasil: agora está interessado também em investir no mercado imobiliário e para isso acerta parceria com o ex-senador e rei da Zona Franca Gilberto Miranda. Só não pode é virar zona. (Eli Halfoun)

Neymar e Ganso ganham renda mínima do senador Eduardo Suplicy

Não foi exatamente por ser um fanático torcedor do Santos que o senador Eduardo Suplicy fez questão de estar presente na recente visita que o time fez a Brasília. Suplicy aproveitou uma brecha, como, aliás, tem sido comum e entregou para Neymar e Ganso dois exemplares de ”Renda de e cidadania” também conhecido como “Renda mínima”. O livro tem 180páginas, o que arrancou de Neymar um único comentário: “Que livrão hein?” Neymar e Ganso carregaram seus livros para casa onde certamente estão enfeitando uma prateleira. Ler nem pensar. (Eli Halfoun)

Elogio em boca própria é propaganda enganosa. Viu Dr. Rey?

O cirurgião plástico brasileiro Robert Rey, que mantém uma clínica de sucesso nem Hollywood, Estados Unidos, virou figurinha tão fácil por aqui (parece até ex-BBB) que ganhará até na Rede TV um programa no qual falará sobre sexo e que será exibido nos fins de noite. Deve ser por isso que o “elétrico” médico tem contado vantagem sobre seu desempenho na cama. Casado com uma canadense e pai de dois filhos, Rey declarou recentemente que “minha esposa sempre reclamou que não faço sexo por quinze minutos como os outros homens. Começo à meia noite e vou até às sete da manhã sem parar. Aí a gringa não aguenta”. Os que desconfiam (e não são poucos) da masculinidade do Dr. Rey acham que ele está fazendo propaganda enganosa. (Eli Halfoun)

terça-feira, 17 de abril de 2012

CRÔNICA ------ O sol da vida

Mesmo que tenha ido dormir triste e chateado, você acorda e percebe que um pequeno raio de sol aparece pela fresta da janela. Não dá a mínima importância: é apenas uma pontinha de sol e luz, uma quase nada que nem merece muita atenção. Errado: esse quase nada pode significar tudo. Essa pontinha de sol que entra pela janela timidamente é que nos mostra que o sol pode estar brilhando intensamente lá fora e o quanto é importante abrir a janela para encontrá-lo inteiro e intenso.
A vida também é assim: às vezes na grande escuridão não percebemos e nem valorizamos a tímida pontinha de sol a nos mostrar que podemos sair dos dias escuros para encontrar caminhos que nos levem ao sol intenso inteiro intenso.
Ainda não aprendemos a valorizar as pequenas coisas. Exemplo: o pequeno e tímido aviso de que um mínimo de raio de sol pode ser o início de uma grande, nova e brilhante claridade. Um reinício de vida e esperança.
Tem sempre uma pontinha de luz em nossas vidas e é necessário abrir a janela da nossa existência para encontrar o sol que volta sempre a brilhar. Mesmo depois de qualquer tempestade.
Os encontros e desencontros com os quais nos deparamos quase diariamente são exatamente como as chuvas que escondem o sol e não permitem que nem tímido raio de luz apareça pela fresta da janela. Da janela da vida. Fortes ou fracas as chuvas não são para sempre.
Mais do que a esperança existe todo o tempo a certeza de que mais dia menos dia o sol voltará a brilhar. Pela fresta da janela. Pela fresta da vida.
Importante é se deixar perceber, qualquer que seja a pontinha de sol que entre pela janela da vida é um aviso que de uma maneira ou de outra o sol sempre pode voltar a brilhar intensamente. Mais para uns do que para outros, mas importante é que brilhará até porque, como diz a sabedoria popular, “o sol nasceu para todos”.
Só precisamos aprender a enxergá-lo. Mesmo quando entra apenas timidamente pela fresta da janela do quaro e principalmente pela janela da vida. (Eli Halfoun)

Beleza da mulher brasileira faz um Brasil forte no mercado de cosméticos

Basta andar pelas ruas de qualquer bairro em todo o país para constatar que o Brasil tem sem dúvida algumas das mais bonitas mulheres do mundo. Talvez seja por isso, ou seja, a necessidade de cuidar da beleza, que faz o país ter no mercado de cosméticos uma inesgotável fonte de crescimento. Já somos o terceiro mercado do mundo (só perdemos, por enquanto, para Estados Unidos e Japão)s e muitas empresas internacionais estão de olho na possibilidade de ampliar seus domínios por aqui. A Coty, por exemplo, ofereceu US$ 10 milhões para comprar a Avon brasileira. A proposta foi recusada, mas a Coty não desistiu e agora usa lobistas junto aos acionistas da Avon na tentativa de ir comprando aos poucos. Não é à-toa: a Avon é líder de mercado no Brasil e superou com as vendas de porta em porta a Loreal, a Procter e Gramble e Esteé Laoder (só vendem em lojas). Nesse aspecto não se pode negar que o Brasil é uma beleza. E põe beleza nisso. (Eli Halfoun)

Banco do Brasil e Bardesco namoram o Santander

Flertes e namoros demorados e muitas vezes complicados não acontecem apenas entre pessoas. Costumam ser comuns e mais complicados quando envolvem instituições financeiras, o que faz com que o dinheiro seja muito mais importante do que o amor, o que, aliás, também acontece (e muitas vezes) entre casais. O namoro que estás dando o que falar é na verdade um triângulo amoroso envolvendo os bancos Santander, que vai mal das peras, o do Brasil e o Bradesco. Nesse início de namoro tanto o Banco do Brasil quanto o Bradesco têm enchido o Santander de carícias para ver se chegam logo ao casamento, quando as coisas mudam. Até agora o “namorado” melhor sucedido é o Banco do Brasil que não economiza carinhos para ficar com o Santander e assim aumentar o número de agência em todo o Brasil. Como o país o Banco do Brasil também está cada vez mais poderoso. Se os fortes Itaú e Bradesco bobearem o Banco do Brasil acaba sendo o único do país. (Eli Halfoun)

Modelo plus size pode ser a próxima fartura da Playboy. Nua, é claro

As gordinhas sempre ocuparam literalmente mais espaço. Agora que estão ganhando destaque como modelos plus size ocupam o espaço das magrinhas também na mídia. Que o diga a miss plus size Carla Mando que não demora muito pode exibir sua bela fartura até nas páginas da Playboy. As negociações com a revista caminham para um final feliz e Carla não tem dúvidas de que aos fartos 25 anos de idade seus 89 quilos e l.71 metros de altura atrairão a curiosidade (e o desejo) dos leitores. Afinal, fartura nunca fez mal a ninguém. (Eli Halfoun)

Paris Hilton lança novas bolsas com "inspiração" em marcas famosas

Paris Hilton nem precisa, mas mesmo assim faz questão de tentar sempre aumentar sua conta bancária e mais do que isso aparecer na mídia como uma “patricinha” produtiva que não desanima nem diante de um fracasso: embora a primeira coleção de bolsas lançada com seu nome não tenha tido boa aceitação Paris insiste: está lançando uma nova coleção que será distribuída no Brasil pela importadora Royal Ópera que de saída promete uma badalada festa nos Jardins, em São Paulo. A nova coleção não tem nada de muito criativo: Paris preferiu bolsas menos extravagantes, buscando “inspiração” no estilo utilizado por etiquetas famosas como, entre outras, Prada, Bottega Veneta, Gucci Carolina Herrera. No fundo são imitações personalizadas (são bolsas menos extravagantes do que as anteriores) que para não encalharem nas lojas serão custarão entre R$ 500 e R$1.500. O que, convenhamos, não é tão baratinho como imagina a “patricinha”, por uma imitação que nos camelôs sai muito mais em conta e com a etiqueta “original”. (Eli Halfoun)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

"Avenida Brasil" abre caminho para a beleza (e espera-se talento) de Debora Nascimento

“As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental” – a afirmação é de Vinicius de Moraes, mas a sabedoria popular já sabia disso desde que percebeu (muitas vezes constatou) que “beleza põe mesa”. Continua pondo: por mais que se tente “vender” a idéia (pura desculpa) de que o que vale mesmo é a beleza interior (para mim quem gosta de beleza interior é radiografia), é a beleza física que, especialmente nas mulheres, ainda vem em primeiro lugar. Na televisão também tem sido assim: seja em novelas, reality shows ou programas de variedades é a beleza física se possível aliada ao talento que pode determinar o sucesso de uma atriz e personagem. É agora o caso da modelo Débora Nascimento interpretando a Tessália de “Avenida Brasil”. Ainda é cedo para julgar o talento de Débora como atriz (como modelo ela já é reconhecida e respeitada). Mesmo assim é possível ter certeza de que, por conta de uma inegável beleza, a participação de Tessália na trama conquistará cada vez mais espaço compor seus 1.78 de altura bem espalhados em um corpo de 67 quilos emoldurados por um sorriso intensamente encantador. Tessália será pedida em casamento, já nos próximos capítulos por Leleco (o personagem malandrão que Marcos Caruso interpreta com perfeição). Não se sabe qual será o destino de Tessália até o final da novela. Mas já se pode afirmar que o futuro de Débora Nascimento como atriz na televisão tem um caminho de sucesso belamente garantido. (Eli Halfoun)

Um novo caminho para Falabella como novelista

Mesmo quem não aplaude o múltiplo talento de Miguel Falabella não pode deixar de reconhecer que ele é uma das mais versáteis e ativas personalidades artísticas, especialmente na televisão. Diante desse variado talento fica difícil entender porque Falabella não “explode” como novelista. Se não chegaram a ser excepcionais os trabalhos que apresentou até agora em capítulos não comprometeram. O mais recente é a novela “Aquele Beijo” que tentou inclusive uma renovação através da bem feita narrativa do próprio autor. “Aquele Beijo” não foi uma novela campeã de audiência, mas acompanhar os capítulos não chegou a ser uma missão tão ingrata para o público. Talvez o último capítulo de “Aquele Beijo” tenha mostrado para Falabella o caminho que deve seguir nas novelas. O capítulo final foi uma sequência de bons e divertidos musicais e o caminho musical pode ser o mais correto pra que Miguel Falabella se transforme em um também novelista consagrado. Talento não lhe falta. Só falta encontrar o caminho ideal e com o final de “Aquele Beijo” talvez o tenha enfim encontrado. (Eli Halfoun)

Ofensas não são em hipótese alguma críticas democráticas

Democracia é assim mesmo: embora tenha tido invejáveis índices de aprovação popular (só na são invejados por Dilma Roussef) são muitos os eleitores que criticam e até abominam a simples presença de Lula no país. Críticas são aceitáveis e democraticamente bem-vindas e necessárias, mas o ódio demonstrado (principalmente via internet, que é cada vez mais a arma dos covardes) por alguns eleitores chega a ser absurdo. Mais absurdo ainda quando para criticar Lula apelam para seu defeito físico ou para o câncer que como tudo na vida ele enfrentou e venceu com bravura. Lula pode não ser o político ideal que seus críticos querem, mas isso não lhes dá o menor direito de apelar para ofensas, agressões e piadas de mau gosto. Só fazem isso porque na maioria das vezes não conseguem olhar para o próprio rabo. (Eli Halfoun)

Marina Silva pode vir aí para brigar pelo lugar de Dilma Roussef

Embora sem confirmação oficial (o assunto vem sendo tratado com muita discrição) já se pode praticamente confirmar que a ex-senadora Marina Silva será novamente candidata à Presidência da República em 2014. Pelo menos é para isso que ela vem trabalhando na criação de um novo partido e nos contatos políticos que tem mantido. Sabe-se, por exemplo, que Marina negocia e espera contar com os apoios de entre outros a hoje vereadora Heloísa Helena e do senador Pedro Simon, que poderá ser o seu vice. Marina também quer o apoio do ex-tucano Walter Feldman, mas dificilmente conseguirá: Feldman também pensa criar um noivo partido. No meio político a dúvida maior é saber se ela conseguirá repetir a grande votação da primeira tentativa presidencial. Ou pelo menos chegar perto, o que muitos analistas consideram quase impossível no atual panorama político do país. (Eli Halfoun)

Record tem um bom time de ex-atletas como comentaristas

Além de perda de tempo era um exagero: durante um longo período jornalistas protestaram contra a utilização de ex-atletas para atuarem como comentaristas esportivos em suas especialidades. Alegava-se que essa era (pelo visto não é mais) uma função que só poderia ser exercida por profissionais da imprensa que estavam perdendo seu espaço profissional. Usar um ou outro ex-atleta para falar daquilo que conhece não é uma nociva invasão profissional contra o jornalismo: jornalistas sempre terão espaço garantido porque são os únicos profissionais capazes de orientar os comentaristas ocasionais. Não se pode negar que ninguém pode analisar melhor uma competição esportiva de quem atuou em alguma modalidade. O único problema é que ex-atletas nunca ficam inteiramente à vontade para comentar com isenção já que como ex-colegas não conseguem exercer um olhar crítico, que vem sempre carregado de ética, se bem que falar mal de quem competiu mal não é falta de ética, mas sim uma constatação. Agora é a Record que forma um time de não jornalistas para atuar nos comentários das várias modalidades esportivas dos Jogos Olímpicos de Londres, que acontecerão de 27 de julho a 12 de agosto. A última contratação da Record é a do técnico de futebol René Simões para comentar as partidas da seleção feminina de futebol (da qual já foi técnico). Simões se junta ao time de comentaristas-atletas que será formado na Record por Fernando Scherer (natação), Luísa Parente (ginástica), Magic Paula (basquete), Mauricio Lima (vôlei), Robson Caetano (atletismo), Rogério Sampaio (judô) e Virna Dias (vôlei). A Record não abriu mão dos verdadeiros profissionais e também formou um bom time de narradores com Álvaro José, Maurício Torres, Éder Luís, Lucas Pereira e Eduardo Vaz. Tem sempre lugar para todo mundo. (Eli Halfoun)

domingo, 15 de abril de 2012

CRÔNICA ----- Pé na estrada

O Brasil é grande. Grande em tudo. É enorme em extensão, é imenso em corrupção, é exagerado em violência, é campeão da fome, do desemprego, da falta de saúde. Talvez seja viver no aumentativo o que nos faz pretensiosamente grandes.
Basta viajar de ônibus até São Paulo para perceber o quanto também é enorme a nossa mania de grandeza: a estrada é povoada de reis: rei da pamonha, rei do pastel, rei da picanha todos cercados pelas maiores oficinas mecânicas.
É inevitável constatar também o quanto de terra abandonada e aparentemente desperdiçada ainda cerca o país, o que torna ainda mais inadmissível que exista tanta gente, Brasil afora, sem lugar para morar e sem ter o que comer, mas será que essas pessoas estão dispostas e não só demagogicamente as morar longe e produzir o próprio alimento. Claro que não: preferem aglomerar-se na esperança dos grandes centros urbanos, mesmo que para isso tenham que mendigar por um prato de comida.
Na escuridão da noite não é difícil perceber o quanto os caminhoneiros são importantes - verdadeiros e solitários heróis que carregam em quatro rodas o futuro e levam para muita gente comida, esperança e progresso. Obrigados a vencer o cansaço, o medo e a solidão os caminhoneiros circulam sozinhos e se fazem os donos das estradas conduzindo imensas carretas.
A viagem de menos de seis horas nos faz “viajar” também em pensamentos quer nos remetem ao passado e nos transportam para o futuro. Os exageros dos reis de tudo não deixam de nos aumentar a esperança de ver nossa terra ser civilizadamente utilizada. Os quilômetros de terra praticamente abandonada nos deixam a certeza de que o Brasil é grande sim, mas se faz pequeno por não por não ter aprendido ainda a ocupar os espaços. Nosso espaço em tudo.
Ocupar espaço é alimentar a vida, é fugir das cruéis imposições que as cidades grandes impõem porque estão pequenas para tanta gente e tantos sonhos. É gente que pode fazer o país crescer mais e melhor.
Com o esforço do trabalho e a força da esperança (marcas registradas do brasileiro) seguiremos sempre caminhando em frente e buscando o melhor destino. Afinal, a esperança também precisa circular pela estrada. Por todas as estradas do país e da vida. (Eli Halfoun)

Também no trânsito educação com educação se paga

Circulando em meio a apressados automóveis conduzidos por motoristas que ao volante perdem qualquer noção de educação e respeito os ciclistas estão sempre em perigo. Agora serão, pelo menos em São Paulo, protegidos pela lei que punirá os motoristas que tentarem “assassinar” um ciclista utilizando como arma o automóvel (incluídos ônibus e caminhões). Já que a (falta de) educação e respeito não permitem que proteção e a proteção aos ciclistas aconteça naturalmente a solução é recorrer para a lei, a nova lei paulista. Talvez também seja o caso de conversar com os ciclistas e ensinar que eles também precisam respeitar os pedestres quase sempre atropelados nas calçadas ou quando os ciclistas não respeitam o sinal vermelho porque no fundo não se consideram conduzindo um veículo que com o carro também pode ser uma arma fatal para atingir inocentes vítimas. Educação no trânsito e em tudo na vida só funciona quando você recebe e devolve. (Eli Halfoun)

Vamos valorizar o que é nosso também no futebol

Só deixaremos de ser subdesenvolvidos (o caminho está mais fácil) quando perdermos o complexo de inferioridade que faz com que o brasileiro tenha a triste mania de desvalorizar o seu país e tudo o que tem de bom. Isso acontece também no futebol (mesmo em crise ainda somos os melhores do mundo) com ma supervalorização que se tem dado ao espanhol Barcelona. Concordo que o time de Messi e cia. desenvolve um futebol deslumbrante e quase imbatível e que por isso mesmo conquista aplausos mundiais. Nessa idolatria pelo Barcelona estamos esquecendo nossos times, alguns que foram tão bons no passado quanto o Barça de hoje. Agora que a comemoração dos 100 anos dos Santos faz desfilar (via televisão) deslumbrantes e inesquecíveis espetáculos da bola não tenho a menor dúvida em afirmar que o Santos de Pelé e cia. foi tão bom e até melhor do que o Barcelona de Messi. Comparações são difíceis no futebol, um esporte de imprevisíveis variações em campo e fora dele, mas o Santos sai em vantagem porque foi um timaço formado apenas por craques brasileiros. Quantos espanhóis o Barcelona tem no time? O que também se tem revisto na magia do futebol sob Santos também deixa claro que embora Messi realmente seja um indiscutível cracaço está longe, muito longe, de vir a ser um Pelé - o único rei da história que jamais perderá a majestade. (Eli Halfoun)

Moda tira roupas e estilistas do armário. Sem medo de ser feliz

Parece que os estilistas estrangeiros são mais liberais na hora de tirar as roupas e também de sair do armário para assumir publicamente seus apaixonados romances. Há oi estilista Marc Jacobs, da Louis Vuitton, não nem tentou esconder o relacio0namento que mantém com o brasileiro Harry Louis, ator de filmes pornô Para comemorar seus 49 anos e o lançamento de sua nova marca na boate carioca Week. A noite foi de intensos e quentes beijos e abraços. Jacobs tem uma preferência por parceiros brasileiros: antes de Louis namorou (chegaram a ficar noivos) também tupiniquim Lorenzo Martone.
Jacob não foi o único a esquentar o mundo a moda nos últimos dias: a temperatura também subiu comercialmente com a contratação do belga Simons como novo diretor criativo da Dior: Simons tem 44 anos e recentemente foi afastado, depois de sete anos, da grife Jill Sander. A japonesa Sander e a Gibo, sua filial italiana, trouxeram de volta a própria Jill Sander, que criou a marca e volta a trabalhar aos 60 anos de idade. Nunca é tarde. (Eli Halfoun)

Heavy Metal traz Charlie Sheen ao Brasil para festival

Não estar mais participando do seriado “Two and Half Men” no qual viveu o personagem Charlie Harper, tem permitido que o ator Charlie Sheen realize outros e diferentes trabalhos: um deles será participar no próximo dia 20 como apresentador do festival Metal Open Air que acontecerá durante dois dias (20 a 22) no Brasil. O encontro será em São Luiz, no Maranhão. Para garantir o som estão confirmadas entre outras as participações dos grupos Megadeth, Matanza e Ratos de Porão. Tudo indica que nesses dois dias os maranhenses não dormirão: a barulheira será infernal. Só que cochilará será o senador José Sarney. Só para não perder o hábito que adquiriu na presidência do Senado. (Eli Halfoun)

sábado, 14 de abril de 2012

CRÔNICA ---- Porque hoje é sábado

Para que a maioria possa divertir-se outros (nossos heróis dos finais de semana) precisam trabalhar aos sábados e domingos, mesmo sabendo que fim de semana é tempo de buscar outro tipo de cansaço: o da curtição, da conversa jogada fora, do amor sem hora e nem tempo marcados.
Nos finais de semana não há, convenhamos, melhor descanso do que a cervejinha gelada com amigos, um saudável passeio com a família, um encontro com a natureza e quem sabe um fundamental reencontro com você mesmo, com o seu interior.
É para facilitar a escolha do que fazer, ver, ouvir, ler e divertir-se que os jornais dedicam cadernos e até revistas para dar as indicações de lazer.
Hoje é sábado. Portanto, esqueça a segunda-feira que vem aí e programe-se agora para recuperar as energias com merecida e boa diversão. Porque hoje é sábado é preciso não abrir mão daquele chopinho gelado (característica bem brasileira), da mulher amada, do samba. Da vida.
Porque hoje é sábado é preciso estar disponível para o lazer e o prazer.
Porque hoje é sábado todos os maridos, como disse Vinicius de Moraes em poesia, estarão funcionando regularmente. É isso o que as mulheres esperam. (Eli Halfoun)

Crô pode voltar para procurar uma nova "filha de Osíris"

Tudo indica que dessa vez não será papo furado como costuma acontecer com vários personagens de sucesso. Cro, o sucesso maior da novela “Fina Estampa” e que o ator Marcelo Serrado considera o melhor momento de sua carreira na televisão, deve ganhar mais espaço na Globo que já aprovou a idéia do autor Aguinaldo Silva pra a produção de um especial de fim de ano, que já tem o ponto de partida do roteiro. A idéia é fazer com que mesmo rico Cro descubra que não pode viver sem a sua “filha de Osíris” e por isso abrirá inscrições para escolher uma nova, o que possibilitará que o especial tenha a participação de várias atrizes do chamado primeiro time. Nem é preciso tantas. (Eli Halfoun)

Buscapé pode valer US$ 4 bilhões no mercado de ações

Quem achava que a internet seria o grande negócio do futuro errou. Já é o grande negócio do momento e por isso mesmo o site Buscapé, um dos pioneiros no segmento de vendas, está abrindo seu capital: a diretoria do site estuda qual a bolsa mais indicada: IPO, Bovespa ou Nasdaq. O Buscapé acredita que o valor do site no mercado chegue a US$ 4 bilhões, mesmo valor do argentino Mercado Livre. O Buscapé pertence ao grupo sul-africano Naspers, especializado em mídia. O grupo sul-africano comprou o Buscapé há três anos por US$ 400 milhões. É ou não é um grande negócio se o site for confiável? (Eli Halfoun).

Pelé estréia no Twitter com mais de 100 mil seguidores

Pelé pode incluir rapidamente mais um título entre os muitos de sua enorme coleção de conquistas: o Rei do futebol se encaminha para ser campeão de seguidores no recente Twitter que criou. Em apenas duas semanas conquistou 127 mil seguidores e deve chega logo aos mais um milhão com acessos em todo o mundo. Na estréia a primeira postagem foi essa: “Olá mundo. Obrigado por visitar minha página no Twitter. Estou muito animado para dividir a minha vida com vocês. Como amor, Pelé”. O curioso é que o post foi escrito em inglês e mesmo assim mereceu um comentário de Ronaldo que em seu Twitter brincou com a expressão entende, que Pelé tanto repete. Ronaldo mandou essa: “O Rei está no Twitter. Seguirei o @pele entende?”. Parece que muito estão entendendo. (Eli Halfoun)

Na Web apelidos nem sempre significam brincadeira

Houve época em que apelido podia significar popularidade, mas com o surgimento do blog, site e Twitter os apelidos transformaram-se em brincadeiras corriqueiras na web, o que nem sempre significa prestigio ou popularidade. Na maioria das vezes é desabafo mesmo. O governador Sergio Cabral e o prefeito Eduardo Paes, do Rio, não podem reclamar: na internet são tratados pelos nomes de dois personagens da novela “O Bem Amado”. Cabral é o novo Odorico Paraguassu e Paes o Dirceu Borboleta, personagens que Paulo Gracindo e Emiliano Queiroz fizeram famosos. Como nem Odorico e nem Borboleta tinham condutas exemplares resta saber se agora os apelidos são mesmo só uma brincadeira. (Eli Halfoun)

sexta-feira, 13 de abril de 2012

CRÔNICA ----- Limites de prazer

Você liga a televisão, lê o jornal ou abre uma revista, dás uma passadinha aqui no blog e tem sempre alguém falando de colesterol, de obesidade, de doenças cardíacas. Na verdade fala-se é das limitações para os prazeres da vida para que, paradoxalmente, a vida seja mais longa. Como se viver não devesse ser sempre um grande prazer. É do bem, não se pode negar a intenção dos profissionais de saúde que se dispõe a dedicar tempo em programas de televisão para mostrar ao público que para viver mais é preciso ter novas preocupações e com elas abrir mão de alguns dos maiores prazeres da vida, exatamente os que se manifestam pelo paladar.
Diante de tantas recomendações e alertas ameaçadores criou-se uma nova e constante preocupação no comportamento diário - como se todas as outras não fossem suficientes. Na busca do colesterol saudável, de um coração menos perigoso, de uma obesidade menos agressiva estamos vivendo com um novo problema que nos rouba o prazer de uma mesa farta (o que o salário mínimo também rouba) ou de um bom papo de botequim regado a cerveja e tira-gostos gordurosos e deliciosos.
Por conta da exageradamente moderna na preocupação com o colesterol, a glicemia e outras coisas do tipo agora somos todos vigilantes do peso.
É possível, como garantem os especialistas, buscar cm o paladar prazeres que não tragam conseqüências devastadoras para o corpo e a saúde. Mas convenhamos que diante de tantas limitações fazem menos agradável o deixar a vida nos levar. Viver bem é acima de tudo viver com prazer.
Não podemos culpar os profissionais de saúde por essa excessiva preocupação. Eles tentam apenas cumprir a função de preservar a saúde daqueles que podem vir a ser seus próximos pacientes de risco.
Embora também faça algumas restrições alimentares não acredito que nossos avós tivessem essa preocupação tão intensa. Era um tempo em que não se falava em colesterol e nos hoje outros inimigos mortais do homem. Nossos avós comiam de tudo, bebiam de tudo e viviam maravilhosamente bem. Sem medo da morte.
É necessário que mantenhamos uma alimentação saudável, mas em nome de prazerosos momentos de vida não chega a ser nenhum pecado esquecer vez por outra o colesterol e outros males para curtir com imensa satisfação e sem medo os prazeres gastronômicos e etílicos da vida. Exagerar no eu é proibido pode vir a ser fatal. Viver sem prazer e com preocupações exageradas também. (Eli Halfoun)

Jardins ambulantes podem dar ao mundo o verde que te quero (e preciso) verde

Idéias simples (daquelas que sempre achamos que deveriam ter sido nossas) podem trazer muitos benefícios para a vida em muitos aspectos. O primeiro deles é o de aprender a enxergar beleza e utilidade em uma idéia que a princípio possa parecer apenas uma esquisitice. Vejam só como até os poluidores ônibus podem vir a nos beneficiar: o prefeito de Nova York pensa seriamente em adotar para a cidade a idéia de um designer americano. A proposta é fazer o verde circular por todas as ruas de NY e não ficar apenas plantado nos jardins: o designer sugere em seu projeto transformar parte do espaço do teto dos ônibus em jardins ambulantes nos quais seria plantado o verde que nos oxigena e tanto faz falta ao planeta. A adoção do projeto ainda está em estudos, mas mesmo que não venha a ser desenvolvido (poderia ser adotado também nas capitais brasileiras de arranha-céus sufocantes) mostra como é possível encontrar soluções quase perfeitas na mais simples das idéias e encontrar beleza nas mais simples soluções. Talvez as simples idéias nos ensinem a encontrar beleza e benefícios em tudo o que nos cerca e fazemos. O mundo ficará mais verde, bonito e florido se os jardins ambulantes circularem por todas as ruas alegrando as cidades e em consequência sua gente. (Eli Halfoun)