domingo, 31 de outubro de 2010

Silvio Santos faz 80 anos pensando erm melhorar os negócios

Mesmo os que o acham cafona e superado-não podem negar que Silvio Santos ainda é o mais importante e carismático apresentador da nossa televisão e um exemplo de vitalidade: embora esteja pensando em diminuir sua participação em programas de televisão afasta qualquer hipótese de aposentadoria, especialmente na área empresarial na qual também é um bem sucedido craque. Agora mesmo, por exemplo, quer convocar um grupo de profissionais e empresários para mudar completamente a programação do SBT. Não é só: está reformulando também suas empresas e decidiu investir em vendas de eletro9doimésticos e móveis pela internet. Mais: procura um sócio (nos bastidores fala-se em Roberto Justus) para suas lojas. Quer também aumentar o número de produtos e de vendedoras da Jequiti, sua empresa de produtos de beleza. Só não mexerá no banco Pan-americano: por lá as coisas estão nos eixos desde a entrada no grupo da Caixa Econômica. A idade não impedirá que ele esteja à frente de todos os negócios, mesmo que venha a delegar poderes. Ou seja: delegar, mas nem tanto.

Barak Obama vai mal na lista de homens influentes nos Estados Unidos

Certamente você acha que o presidente Barak Obama é o homem mais influente dos Estados Unidos. Não é não: o homem que mais exerce influência nos americanos é John Stewart, apresentador do talk show “The Day Show”. John liderou as pesquisas de uma lista que incluiu 49 personalidades descritas como “pessoas conseguiram se superar durante a recessão". A pesquisa anual teve 2010 como base e foi feita com 500 mil leitores do site AskMen que é voltado para o estilo de vida masculina. Stewart deixou para trás Bill Gates, dono da Microsoft, que ficou em segundo lugar. O terceiro colocado foi Mark Zuckerberg, fundador da rede social Facebook. Em quarto lugar aparece Steve Jobs, fundador e chefe executivo da Apple. Barak Obama só aparece em 21º lugar. E olhe lá.

Pameala Anderson nua deixa muita gente com água na boca duas vezes

Não e só no Brasil que atrizes, modelos e a até celebridades passageiras costumam posar nuas mais de uma vez. Nos Estados Unidos a campeã de nudez por enquanto é a atriz Pamela Anderson que será capa da Playboy pela 11ª vez. A atriz teve até regalias: passou um fim de semana hospedada (e também fotografando) na mansão (fica nas Califórnia) de Hugh Hafner, o milionário dono da revista. Aos 43 anos Pámela mostrou que está em plena forma física e fez as fotos com inspiração na atuação de Anita Ekberg no filme “La Dolce Vita”, de Federico Fellini. Pámela será a capa de janeiro e para tirar a roupa uma vez mais recebeu cachê de US$ 25 mil, mas não ficará com um centavo: doou o valor integral do cachê para a Waves 4 Water, instituição que distribui filtros de água para quem não tem acesso a água potável. Seria uma boa para o nosso ainda sacrificado nordeste.

Beleza da agora deputada Myrian Rios ainda chama atenção

Eleita deputada estadual (empurrada também pelos muitos votos conquistados por Wagner Montes - o deputado mais votado do Rio - para o PDT) a agora missionária e apresentadora de programas religiosos Myrian Rios fez questão de conhecer antes de sua posse em janeiro, a Assembléia Legislativa, casa na qual trabalhará nos próximos 4 anos. Aos 52anos e exibindo ainda uma bela forma, Myrian atraiu olhares e curiosidade de deputados e funcionários. Um antigo funcionário fez questão de render-lhe homenagem e disse: ”Dona Myrian, guardo até hoje a revista na qual a senhora aparece sem roupa”. A revista em questão era a Ele & Ela. Conta-se nos bastidores que quando engrenou o namoro firme (virou casamento e depois livro) com Roberto Carlos o cantor fez questão de comprar todas (e não eram poucas porque ela era belíssima) as fotos. Não se sabe se o negócio foi concretizado, mas o fato é que nunca mais se viu uma foto de Myrian nua nas páginas de qualquer revista das Bloch Editores.

sábado, 30 de outubro de 2010

CRÔNICA - Tempo feliz todo o tempo

O dia inteiro foi um festival de reclamações (nenhuma novidade: reclamamos sempre de tudo) no sobe e desce escada, exercício imposto pelo corte de energia elétrica que parou os elevadores, desligou as geladeiras, silenciou oscomputasdor4es. Praticamente parou a vida dos prédios, das lojas, de tudo. Era como se o mundo não girasse mais. Eram quase sete horas da noite, mais de meia hora após o prazo previsto para os necessários reparos na rede elétrica, quando a luz voltou a brilhar para mostrar como nesses modernos dias a energia elétrica (como será que um dia o mundo viveu sem luz?) faz uma falta brutal.
Elevador cheio, todo mundo – que novidade! – reclamando. Apenas uma senhora beir4andouns 980 anos de idade estava ali serelepe, animada. Orgulhosa comentava: “Subi e desci de escada do 5º andar u9ma três ou quatro vezes e foi ótimo”. Era a única que tinha motivos físicos para reclamar, mas não o fazia. Pelo contrário: ria da situação com um riso saudavelmente feliz como deveria ser o riso de todos os idosos. A magrinha e durinha senhora é conhecida no prédio: vive para cima e para baixo. Sempre sorrindo caminha a rua inteira. É um exemplo ambulante de que a velhice não é doença. É experiência.
O velhinho de pijamas e chinelo, sentado o dia inteiro no sofá da sala não é mais a imagem que se tem e se faz dos idosos, embora uma grande parte deles ainda não tenha entendido que idade avançada não é limite para nada. Velho não tem idade. Tem vida.
Quem aos 60, 70, 80 anos ou daí em diante só fica pensando no passado (que, aliás, só serve para escrever livro) deixa o presente passar. Pensar no futuro é fundamental. Ficar esperando o tempo passar é perda de tempo.
Conviver com a idade é, às vezes, muito difícil. Fica mais complicado quando a idade se transforma num peso, em uma inútil espera da morte que virá sim, mas ninguém, ninguém mesmo, sabe quando. Até lá sempre haverá muito a fazer e descobrir.
To dia é possível descobrir alguma coisa: a vida é uma diária caixinha de surpresas. Então, deixemos que ela nos surpreenda. A vida só tem uma regra: viver.
Fazer um tempo feliz todo o tempo.

Gisele diz no pé (enos cabelos) com a Vila Isabel

Embora já tenha pisado em passarelas de moda em quase todo o mundo é em seu país que Gisele Bundchen viverá aquela que certamente será a maior emoção de sua carreira. Gisele é presença confirmada no último carro da Unidos de Vila Isabel que mostrará o enredo “Mitos e Histórias Entrelaçados pelos Fios de Cabelo”. No mesmo e luxuoso carro estarão o cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi e o maquiador e fotógrafo Fernando Torquato. A presença da nossa modelo maior foi garantida pela Pantene que patrocina a escola e tem Gisele como principal garota-propaganda. Resta saber se ela também é boa de samba no pé.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CRÔNICA.- Morte: o saudável alimento da vida

A morte é a primeira coisa da qual tomamos conhecimento na vida. Não ficamos pensando nisso o tempo todo, mas é a morte que nos alimenta a vida: comemos para não morrer de fome, usamos medicamentos e procuramos médicos para prolongar a vida. Todas as pesquisas científicas costumam ter o único objetivo de encontrar caminhos que nos afastem da morte, mesmo sabendo que ela é inevitável.
Muitas vezes é a vida que nos assusta, mas é o medo da morte que nos apavora. A vida costuma será luta diária de todos nós não exatamente pela vida, mas para não morrer. Nossas lutas e nossas busca usam a vida como desculpa, mas são lutas e buscas para escapar da morte. É por isso que atravessamos as ruas com cuidado para não morrer atropelado. Fugimos de tudo o que representa perigo na porque buscamos a vida, mas só para escapar da morte. Mesmo assim somos nós, os homens, que fazemos as guerras para provocar milhares de mortes. Matamos com a desculpa de que estamos nos defendendo para continuarmos vivos. Matamos por medo da morte. É incoerente, mas é a mais absoluta verdade.
Será que ficaríamos vivos tanto tempo quanto estamos ficando se não
tivéssemos medo da morte? Claro que não: certamente não teríamos tantos cuidados, especialmente os físicos, se o medo da morte não nos levasse a isso. Nada grave: o medo da morte não é tão terrível assim; o medo da vida é que costuma ser fatal. Quem tem medo da vida e, portanto, das emoções e dos desafios diários é que está morto em vida. O medo da vida é que limita a vida, mas é o medo da morte que nos faz procurar viver cada vez mais, mesmo que não tão intensamente quanto a vida exige
A morte é a única certeza que temos da vida praticamente desde o dia que nascemos e abrimos os olhos pra a vida. Sabemos que mais dia, menos dia a morte chegará e se é inevitável morrer o melhor é fazer com que seja inevitável viver. Viver intensamente. Viver é, como diz a música, não
ter vergonha de ser feliz.Viver com a lucidez da vida. Não com a certeza da morte.
Ficar reclamando o tempo todo, como faz a maioria das pessoas é só uma maneira de apressar a morte. E não é exatamente isso o que queremos da vida. Se a morte é inevitável que venha como um último capítulo de uma vida que mesmo aos trancos e barrancos precisa ser saudável e não só fisicamente.
Viver bem é conquistar diariamente uma vitória contra a morte – contra essa morte que nos persegue desde que nascemos e que queiramos ou não nos alimenta a vida. Ter medo da morte não é tão absurdo assim. Terrível mesmo é ter medo da vida.

Eleição pega fogo até com cigarro

Até parece que o eleitor está muito preocupado com o destino do tabagismo, mas para não perder espaço e oportunidade os candidatos resolveram enfiar a mão e a boca no cinzeiro e andam discursando sobre a necessidade de proibir o fumo (no caso o cigarro). Essa é uma briga que nenhum governante terá coragem e condições de “peitar” porque envolve uma grande e necessária arrecadação de impostos de uma indústria, que é muito forte em todo o mundo. Tudo bem que campanhas para diminuir o número de fumantes são oportunas e importantes como uma forma de preservação da saúde, mas isso não que se devas ou possa proibir a venda de cigarros, o que é muito diferente de limitar espaço para os fumantes, como se tem feito em todo o país. Afinal, fuma quem quer e quem é burro (meu caso): essa é uma escolha individual como é também a de tentar apagar o cigarro de nossas vidas. Dilma Roussef, que já foi fumante (e quem não foi?) concorda que o governo faça democraticamente campanhas para “acordar” os fumantes diante de um vício que como todo, é prejudicial. A candidata do PT diz: “Precisamos que o jovem tenha consciência de que o cigarro é um status de doença, não social”. José Serra, que tomou severas medidas contra o cigarro enquanto governou São Paulo também é contra uma proibição e favorável, como, aliás, todos nós, a que se alerte contra os males do tabagismo. Fumar ou não é uma escolha e como toda escolha deve ser absolutamente democrática. Em tempo: não é permitido fumar na cabine de votação. Mesmo que a eleição esteja pegando fogo.

Os segundos também podem ser os primeiros

Toda vez que se quer homenagear um ator ou uma novela a escolha recai nos chamados medalhões. Nada mais justo do que lembrar de nomes, como o de Tarcísio Meira, que ajudaram a solidificar um gênero de programa no qual o Brasil se fez sem dúvida o melhor do mundo. Mas as novelas sempre tiveram também a importante presença de excelentes atores que entra novela, sai novela lá estão enriquecendo elencos com experiência e trabalhos que embora diminutos crescem de importância diante do público e no desenvolvimento das tramas. Já pensou em uma novela sem as presenças de, por exemplo, Elias Gleizer, Otávio Augusto e tantos outros. e outras. Talvez esteja na hora de criar um programa ou um prêmio para fazer justiça a esses talentos também ajudaram (e muito) a solidificar a qualidade das novelas brasileiras. Certamente sem as presenças de Elias Gleizer, Otávio Augusto, Flavio Migliaccio e tantos as novelas não estariam completas.

Fanatismode torcedor tem limite

Futebol é paixão e por isso o torcedor fanático (de qualquer clube) não esquece o que acredita ter prejudicado seu “time do coração”. Ronaldo Fenômeno está sempre na mira do torcedor rubro-negro quando entra em campo para enfrentar o Flamengo, quer também diz ser seu “time do coração”. Novamente a torcida do Flamengo ameaça fazer marcação cerrada na partida contra o Corinthians. O torcedor tem todo direito de vaiar, de gritar e de espernear. Esse direito não lhe da também o direito de ofender e de buscar acontecimentos não profissionais para atacar o jogador. Nenhum atleta profissional merece isso. Ronaldo muito menos: assim como é fácil lembrar uma suposta sacanagem que ele fez com o Flamengo é muito fácil lembrar tudo o que Ronaldo fez pelo futebol brasileiro e em consequência para a alegria de todas as torcidas, inclusive a da ainda magoada do Flamengo. Nesse aspecto chamou atenção em recente entrevista o bom senso do técnico Wanderley Luxemburgo ao dizer para a torcida do time que dirige o quanto Ronaldo deve ser respeitado. Como atleta e como homem.

Sony tira walkman de campo. Definitivamente

Se você ainda tem (certamente perdido em um canto qualquer da casa) um walkman guarde-o com carinho porque ele é uma relíquia: depois de 30 anos a Sony decidiu decretar o fim do aparelho musical que foi superado por novos achados tecnológicos. O walkman sai de circulação após ter vendido 200 milhões de aparelhos. É ao que tudo indica um final definitivo, mas pode não ser já que como o cassete e a máquina fotográfica Polaroid um dia pode voltar a ser moda. O problema é ter paciência e tempo para esperar.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

É preciso preservar a liberdade de imprensa. Isso é democracia de verdade

Todo mundo sabe (menos alguns políticos que certamente tem muito para esconder) que a liberdade de imprensa é fundamental no exercício de uma democracia de verdade. É a imprensa que reflete a opinião do povo e a opinião do povo em relação aos políticos não é das melhores e assim é preciso calá-la calando a imprensa. Jornalistas sabem muito bem o que é (e como) lutar pela liberdade de expressão. Sabem melhor ainda exercer essa liberdade sem que sejam necessárias mordaças aterrorizadoras porque representam um primeiro e perigoso passo para a retomada de uma absurda censura. É lamentável que políticos estejam tentando ditar as normas de comportamento ético da imprensa. Deveriam isso sim e em primeiro lugar estabelecer normas (e não só éticas) para os próprios comportamentos que também sabemos todos não tem sido o9smais recomendáveis. Diante dessa ameaça mesmo que disfarçada em tentativa de ajudar o exemplo maior (e único) que políticos das Assembléias Legislativas que tem a cara-de-pau de apresentar esse tipo de projeto é barrá-los imediatamente. Esse sim é um exemplo democrático que os políticos estão precisando dar. Pelo menos os que nada tem a esconder da imprensa e, portanto, da população.

Vitória de Dilma também agradará os "serristas"

“Pela terceira vez consecutiva, a avaliação de seu governo obteve um patamar recorde de aprovação na série histórica do Datafolha na pesquisa realizada e divulgada hoje (27/10) pelo/instituto. No levantamento atual, 83% dos eleitores brasileiros avaliaram sua administração como ótima ou boa. Na semana passada, essa aprovação chegava a 82%.No mesmo período, o patamar dos que consideram seu governo regular passou de 14% para 13%, enquanto 3% dizem que ele é ruim ou péssimo, índice que se manteve. Dois de cada três eleitores de Serra (67%) avaliam a gestão de Lula como ótima ou boa. Entre os eleitores de Dilma, esse índice chega a 96%.Para80%dos eleitores que votaram em Marina no primeiro turno, a gestão do petista é ótimo ou bom”. Esse texto é do jornal “Folha de São Paulo” e mostra que por mais que tentem criticar governo e governante Lula consegue aprovação e popularidade históricas e jamais conquistadas na história política do país. A pesquisa mostra também que se Dilma vencer a eleição até os “serristas” ficarão bastante satisfeitos. Política é mesmo um jogo cada vez mais complicado e inexplicável.

As verdadeiras protagonistas de "Passione"

Nem sempre os protagonistas de uma novela ou um filme são intérpretes dos personagens que mais agradam ao público. A experiência tem mostrado que os chamados personagens secundários são os que roubam a cena como acontece, em “Passione” Na novela de Silvio de Abreu os donos da bola não são os personagens principais (Toto, Bete, Clara, Mauro, Gerson e Diana). O público está vibrando mesmo é com o as perfeitas presenças de Irene Ravache que criou uma Clô inesquecível, de Gabriela Duarte vivendo com a afetada e engraçada Jéssica o seu melhor momento na televisão, Vera Holtz marcando a forte presença de Cande. Vera Holtz seria hoje sem dúvida a atriz ideal para viver a “Dona Xepa” (papel interpretado por Yara Cortez na versão original) se houvesse (e haverá) um remaker da novela. Em Passione é destaque também a secretária Lurdinha, aquela que não abre a boca nem quando tem certeza. Não deve estar sendo fácil para a atriz (excelente, por sinal) Simone Gutierrez falar (e dizer tudo) apenas com caras e bocas. Mas se Silvio de Abreu repetir a fórmula que usou na novela “Torre de Babel” a Lurdinha de “Passione” terá muito a revelar no final da novela. Em “Torre” foi (lembram-se?) a secretária muda que ao final revelou quem tinha explodido o shopping. A verdade é que uma novela que tem personagens como as criadas por Irene Ravache, Vera Holtz, Gabriela Duarte e Simone Gutierrez não precisa de protagonistas.

Cinema nacional conquista, enfim, o público nacional

Foi uma luta heróica de nossos cineastas, mas com um indiscutível e agora reconhecido talento eles conseguiram fazer com que o público perdesse o preconceito, que se manifestava na base do “não vi e não gostei”, contra o cinema nacional. Os filmes aqui produzidos com qualidade inclusive técnica já disputam público com as grandes produções internacionais e muitas vezes até levam vantagem. O brasileiro está indo ao cinema ver filmes brasileiros, o que não tem tanto tempo assim, não fazia nem de graça. Os números estão aí: mais de 6 milhões de espectadores aplaudiram “Se Eu Fosse Você 2, público que está sendo conquistado também por “Tropa de Elite 2”, que já tem 5,9 milhões de espectadores. Nesse caso pode-se dizer que os segundos serão os primeiros, já que os filmes são continuações. Na mesma trilha de sucesso está “Nosso Lar” com 4,9 milhões de espectadores. Definitivamente o cinema nacional deixou de ser apenas “uma idéia na cabeça e uma câmera na mão” para transformar-se em um grande e rentável investimento. Prova maior de que cultura é um bom negócio. Em todos os aspectos.

Gosto não se discute. Os argentinos que o digam

No blog que mantém no jornal O Globo o jornalista e escritor Arthur Xexeo conta que a recente apresentação de Maria Bethânia na Argentina animou um jornal a fazer um enquete para saber quais são as cantoras brasileiras preferidas dos argentinos. Deu Xuxa na cabeça com 32,9º% das preferências, seguida de Gal Costa (17,6%), Daniela Mercury (16,5%) e Marisa Monte, Maria Bethânia e Elis Regina (8,2%). Alguém precisa avisar aos argentinos que Xuxa não é cantora, mesmo que insista cantar.

Na hora de passear brasileiro não fica mais a ver navios

Não faz muito tempo era comum dizer que “o brasileiro fica a ver navios”. Os tempos mudaram: agora o brasileiro embarca nos navios para fazer cruzeiros pela costa brasileira. Isso só está sendo possível como aumento de poder aquisitivo e as facilidades para pagar em pequenas prestações com direito a comer, se agüentar, 24 horas por dia. A grande procura para cruzeiros nacionais faz o Brasil assumir o 5º lugar no ranking mundial de turismo marítimo. Para esse ano e o próximo a estimativa é que 800 mil brasileiros façam turismo no mar. Até enjoar.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Passione: Clara pode cair outra vez nos braços de Toto

Silvio de Abreu, o autor, promete muitas novidades para “Passione”, mas desmente que o final do romance entre Toto (Tony Ramos) e Felicia (Larissa Maciel) que estaria sendo motivado, segundo se publicou, porque não relou química entre o casal. Nada disso: o fim do romance está previsto desde o início na sinopse que tem também o reencontro de Felicia com Gerson (Marcelo Anthony) que foi a grande paixão de sua vida e é o pai de Fátima (Bianca Bin), hipótese muito comentada nos bastidores, mas não confirmada pelo autor. O fato é que de mistério em mistério Abreu vai garantindo boa audiência para a sua novela que no final poderá ter como já se especula, o reencontro definitivo de Toto e Clara (Mariana Ximenez), mas essa também é só uma hipótese.

Cabral quer Secretário como Ministro da Saúde

Antes mesmo do resultado do 2º turno muita gente (dos dois lados) está correndo para garantir emprego ou pelo menos uma boa indicação. É, por exemplo, o caso do governador Sergio Cabral, que se movimenta com a candidata Dilma Roussef para emplacar Sergio Cortes, seu Secretário de Saúde, no Ministério da Saúde, embora o atual ministro José Gomes Temporão esteja realizando um bom trabalho e seja filiado ao PMDSB. Mesmo assim o governador do Rio acha que Cortês tem mais a ver com o partido. Temporão foi uma ótima indicação pessoal de Ricardo Kalil, o médico de Lula.

Gaga é a rainha do Google e Beatles continuam sendo os reis da Inglaterra

Mesmo quem não gosta do trabalho de Lady Gaga pode negar que ela é um dos maiores fenômenos musicais e de marketing de todos os tempos. Mais uma prova de sua popularidade está no site americano Alice Radio. Segundo o site Lady Gaga é a campeã mundial de acessos no Google. Ela está acompanhada de Michael Jackson, ambos com 150 milhões de consultas só em 2010. Lady Gaga também é recordista no YouTube com mais de um bilhão de acessos para seus vídeos. Talvez por isso os ingleses estejam cada vez mais preocupados em preservar a memória do revolucionário grupo Beatles. Agora mesmo, por exemplo, o governo inglês tombou o apartamento de número 34 localizado na Montagu Place, em Londres. Foi nesse apartamento que aconteceu, entre outras coisas, a prisão de John Lennon por porte de drogas. No porão do edifício foi feita a histórica foto de Lennon e Yoko nus para a capa do LP “The Virgins”. Com o tombamento os ingleses querem atrair mais turistas grupo, assim como foi feito com o estúdio Abbey Road e o prédio que sediou no número 3 de Saville Road, a gravadora Aple.

Ziraldo: 78 anos de vida e 30 como pai do"Menino Maluquinho"

Não é para qualquer um: ao completar 78 anos de idade (no último dia 24) Ziraldo pode orgulhar-se de ter um filho de 30 anos que continua menino e o acompanha em tudo. É o “Menino Maluquinho” sem dúvida o mais popular personagem criado por esse mestre do desenho. De maluquinho
o menino não tem nada quando se fala em sucesso: o livro que lançou o personagem vendeu mais de dois milhões de exemplares, virou filme em 1994 e será outra vez do cinema no ano que vem com uma continuação do longa dirigido por Fabrizia Pinto e Fernando Meirelles. Esse ágil menininho inspirou também programa de televisão em série produzida exibida pela TV Educativa. Ziraldo desenhou uma história de sucesso em 78 anos de vida: seu primeiro desenho foi publicado na “Folha de Minas” quando ele tinha apenas 6 anos. Embora formado em Direito foi desenhando que Ziraldo montou sua história que incluiu passagens pela revista “O Cruzeiro” e pelo Jornal do Brasil. No exterior, onde também é muito respeitado, Ziraldo teve desenhos publicados na revista britânica “Private Eye”, na francesa “Plexus” e na americana “Mad”.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Promessas inviáveis e falta de informação na reta final da campanha

É sempre assim: na reta final de campanha aumentam as promessas inviáveis e as agressões verbais (qualquer dia saem no tapa, como se isso realmente pudesse definir uma eleição que, com base nas pesquisas, está definida. O tucano José Serra, por exemplo, faz promessas usando o salário mínimo de R$ 600 para iludir o trabalhador e a aposentadoria para enganar ainda mais os sempre massacrados aposentados. Sobre essas promessas diz o competente jornalista Gilberto Dimenstein em trecho de artigo publicado na Folha de São Paulo: “Estranho que José Serra, que sempre mostrou a imagem de alguém preocupado com os gastos públicos fazer propostas como salário mínimo de R$600, reajuste dos aposentados em 100%, duplicar o bolsa família, como se fosse um político irresponsável. O impacto disso beira os R$ 50 milhões e poderia aumentar ainda mais o buraco da Previdência”. Dimenstein também fala de privatizações. Ele com a palavra: ”A campanha de Lula, Dilma e PT contra a privatização é um sinal de atraso. Desculpe, mas vou além: é um sintoma de ignorância. As empresas privadas são mais lucrativas, não dão rombos aos cofres públicos (pagos por nós) e ainda pagam impostos”. Ainda de Dimenstein: “No debate da Record, foi a vez de Serra partir para o ataque e, sem maiores ressalvas acusar Dilma de privatizar a Petrobrás, permitindo que empresas estrangeiras participassem da exploração de Petróleo. O ataque teria sentido para mostrar que nem o PT acredita (ainda bem) no que fala. Mas do jeito quer ficou no debate, parece que Serra e o PSDB endossam as bobagens estatistas”. Dimenstein concluiu: “Muita gente podia não gostar do Serra que entrou na campanha, mas sabia quem era ele. O que está, neste momento nos vídeos, é difícil saber. No começo da campanha não sabíamos (e ainda não sabermos)quem era exatamente Dilma. Agora não sabemos quem é Serra’.

Macarrão não é mais o grande vilão dos regimes

Depois de muitos exageros criados em consultórios médicos começam a cair os mitos relacionados a alimentação que se tornava cada vez mais perigosa deixando a quase certeza que o melhor mesmo era não comer nada e morrer de fome. Primeiro caiu (e já faz um bom tempo) o mito de que o ovo era o inimigo número um do colesterol ruim, o quer está provado cientificamente não é bem assim. Em seguida outras “verdades” foram desmentidas pela ciência. Agora é a vez de acabar com a terrível ameaça que o macarrão significava para quem apenas sonhava com um regime. Em reportagem de O Globo os especialistas asseguram que o macarrão não é inimigo da dieta. Pelo contrário: macarrão faz bem à saúde, especialmente o integral que contém fibra. Os especialistas alertam que não se pode cometer exageros (aliás, em nada na vida) e que os vilões do macarrão são os molhos gordurosos utilizados na maioria das vezes. Lembra aquela velha história do chope responsabilizado pelas imensas barrigas que se acumulam por aí quando na verdade a culpa maior é dos sempre gordurosos e saborosos petiscos. O chope é inocente. Assim como o macarrão.

Cinema nacional abre caminho com sua tropa de elite

O sucesso de “Tropa de Elite 2” começa a abrir merecidos horizontes internacionais para o diretor José Padilha: além de iniciar o roteiro para o terceiro filme da série o cineasta quer internacionalizar a Zezen Produções e há quem garanta que já estaria negociando sociedade com a poderosa americana Miramax. “Tropa de Elite 2” começa também a entrar no folclore do cinema porque segundo se conta o ator Wagner Moura, que interpreta um perfeito Coronel Nascimento, teria dito em recente palestra que “teve muito prazer em fazer a cena na qual espanca um político corrupto - cena que, aliás, estaria sendo aplaudida de pé. É sem duvida o que todos os eleitores gostariam de fazer com os políticos corruptos. Se a moda pega poucos serão os políticos que escaparão de uma bela surra.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Ta chegando a hora. A hora da única verdade

Já dá para contar nos dedos os dias que restam pra o fim da campanha eleitoral e para indicar na urna o nome do próximo Presidente da República. Tudo leva a crer que até o último dia de uma sem dúvida desgastante, moral e fisicamente, campanha, a tendência é que agressões, calúnias e promessas irrealizáveis aumentem, mesmo que o eleitor indeciso (o que já definiu seu voto não se impressiona com mais nada) não tenha o menor interesse em participar de uma luta verbal que não leva a nada. Baixaria em campanha eleitoral não é privilégio brasileiro: tem sido assim no mundo inteiro, o que é mais um motivo para aprender que é hora de mudar e que agressões físicas e morais, assim como promessas que não podem ser cumpridas, não resolvem nada e nem interessam de verdade ao eleitor que prefere ouvir propostas de governo que possam ser cumpridas e não mais promessas inviáveis que só funcionam mesmo no papel. Na prática é tudo diferente e mais complica do que se pensa. A verdade é que embora desde o início da campanha, incluindo o 1º turno, as pesquisas apontem o favoritismo de Dilma Roussef a eleição só será definida na hora da verdade, na hora da urna, que é a única e real verdade eleitoral. Tomara que essa campanha tenha deixado nos políticos e também nos eleitores a certeza de que é preciso mudar o tom. Só assim o eleitor será respeitado como deve ser e esse mesmo eleitoral poderá voltar a respeitar os políticos (de qualquer partido) hoje completamente desacreditados.

Começou a nova corrida eleitoral para 2012 e2014

A eleição 2010 está deixando um gostinho de festa e de esperança em muita gente famosa, especialmente por conta da grande votação (mais de um milhão de votos) dada ao palhaço Tiririca em São Paulo. Agora é o bem sucedido empresário, publicitário e apresentador Roberto Justus que já pensa na possibilidade de concorrer a uma vaga como deputado federal em 2014 e recebeu propostas de vários partidos. Há quem garanta também que Justus poderá vir a candidatar-se, dentro de dois anos, à Prefeitura de São Paulo e já teria até um jingle para a sua campanha. O cargo de prefeito também pode vir a ser disputado em Maceió por Heloisa Helena, atualmente vereadora e ex-presidente do PSOL. Até a eleição municipal de 2012 muitos candidatos surgirão mesmo aqueles que não tem como a história política tem mostrado a menor chance de eleger-se. Parece que a votação de Tiririca em São Paul mudou tudo isso e em todo o Brasil. Se bobear, seremos um país de palhaços na política. Agora também os assumidos.

Modelo gordinha bota a sensualidade na balança

Gordinhas, animem-se. A também robusta (e bota robusta nisso) modelo Tara Lynn está usando o corpo para abrir mais espaço no cobiçado mundo da moda: ela está no Brasil fotografando para uma marca de lingerie e fez algumas poses nas quais, por conta da transparência das peças, ficou quase nua. Nua mesmo ela aparece nas páginas da revista Elle francesa, o que tem colocado as gordinhas em alta. Essa história de ser ou não ser sexy muda todo ano, como mostra a nova relação de mulheres mais sexy do mundo realizada pela revista Vip. Algumas famosas que já lideraram os sonhos masculinos em anos anteriores perderam posições na atual lista que coloca a panicat Juliana Salimeni em primeiríssimo lugar. As dez mais votadas são (por ordem de classificação): Juliana Salimeni, Ana Hickman, Cacau, Angelina Jolie, Cleo Pires (que já foi campeã de votos), Nicole Bahls, Claudia Leite, Grazi Massafera, Débora Secco e Juliana Paes, que também já foi favoritíssima.

Kaka quer fundar uma nova igreja evangélica para sua mulher pastora

Não é exatamente para fazer um bom negócio (eles nem precisam disso) que Kaka e sua mulher, a pastora, compositora e cantora gospel Caroline Celico, pensam fundar uma nova igreja. O casal ainda é ligado a Renascer (casou no principal templo paulista da Renascer, aquele que depois desabou) ainda é ligado a Renascer, de Sonia e Estevam Hernandez, mas a vontade (sonho antigo) de Caroline de fundar sua própria igreja deve prevalece. Kaka e Caroline desmentem essa possibilidade, mas o jornalista Giba Um garante que apesar dos desmentidos a nova igreja surgirá mesmo. E antes do que se espera.

Piadas prontas e com garantias políticas

Política é um prato cheio para os humoristas que muitas vezes recebem as piadas prontas. Como, por exemplo, essa que circula na internet contando que Weslian Roriz, a mulher do ficha suja Joaquim Roriz, que entrou em seu lugar para disputar o cargo de governador de Brasília fez questão de lembrar ao marido que seria politicamente correto se eles enviassem telegrama para Aécio Neves cumprimentando-o pelo resgate dos mineiros. Perfeito se o Chile ficasse aqui e os mineiros em questão fossem de Minas Gerais.

domingo, 24 de outubro de 2010

Pelé, teu nome é atleta, o atleta do século. De todos os séculos

Não se sabe se por um desnecessário complexo de inferioridade ou se pelo simples prazer (prazer mais besta) de ser do contra o fato é que o brasileiro tem mania de desvalorizar e de desmerecer tudo o que é e se faz no país. Apesar disso não há um único cidadão brasileiro que não reconheça a qualidade e a importância de Pelé como atleta, o único a escrever definitivamente o nome do Brasil nas consagradas páginas do esporte mundial. Pelé acaba de completar 70 anos mostrando uma invejável forma física que talvez ainda lhe permita mostrar em campo o que jovens e promissores craques pensam que sabem fazer. Nesse septuagésimo aniversário de Edson Arantes do Nascimento disseram tudo sobre esse eterno Pelé. Ao ver e rever imagens de Pelé fazendo magia com a bola nos pés nossos jovens craques deveriam usar não só o exemplo de como jogar um futebol perfeito, mas também como é ser um atleta perfeito. Em toda a sua acompanhada e até vigiada carreira nunca se viu Pelé tomar atitudes infantis, ser mais do que é, prejudicar seu clube e seu time e assim a torcida. Pelé não escreveu. Seu nome em campo apenas com antológicos mil gols. Escreveu com sabedoria, precisão e letras de forma a palavra ATLETA, o atleta do século, de todos os séculos Jamais haverá outro Pelé

Arrastões desafiam o poder de segurança do estado. Sergio Cabral vai perder?

É evidente que acuados com a instalação de UPPS em várias favelas, os bandidos resolveram enfrentar o governador Sérgio Cabral para mostrar que são mais fortes do que o governo e os votos e que nada nem ninguém os deterá nas ações que violentam e apavoram a população. Assim como qualquer eleitor os marginais também sabem que foi o bom trabalho que Cabral realizou na segurança que lhe permitiu uma tranquila reeleição. Será que agora com essa “epidemia de arrastões” que toma conta da cidade a reeleição seria tão fácil assim? Certamente o governador não se renderá ao desafio dos bandidos, mas a população não tem tempo para esperar e se faz necessário que o governo entre em ação, se possível em todos os bairros, em todas as ruas, em todas as esquinas. Helicópteros da polícia estão sobrevoando a cidade na tentativa de reforçar a segurança. É pouco, não resolve nada e como o governador Sergio Cabral sabe disso é hora de convocar todas as forças de segurança do estado para colocar um ponto final imediato nos arrastões. É hora de também mobilizar a população se não para reagir com a mesma violência para aprender cada vez mais a se prevenir. O Rio não pode continuar refém de um punhado de bandidos que resolveu fazer sua “festinha” em qualquer esquina e sem a menor cerimônia.

Cuidado para não confundir liberdade de expressão com grosseria e falta de educação

O território livre da internet tem permitido todo o tipo de participação democrática, mas tem muita gente confundindo liberdade de expressão com ofensas, especialmente em comentários permitidos (democraticamente, repito) nos blogers que se multiplicam na web. O leitor de blog não tem que necessariamente concordar como que o blog publica e é por isso que se permite postar comentários que podem ser de aprovação ou desaprovação. É lamentável que alguns leitores (certamente eventuais) de blogers confundam o direito de opinar com o sádico e covarde prazer de postar calúnias e ofensas. Tenho lido no meu (que não é e nem quer ser o dono da verdade) e em vários blogers comentários que só fazem agredir e ofender. Isso definitivamente não é comentário: grosseria e falta de educação. Ninguém é obrigado a concordar com o que está postado no blog, mas isso não permite confundir opinião contrária com agressão. Além do mais ninguém é obrigado a acompanha um blog. Quem não gostar de um blog que procure outro. Até nessa possibilidade de optar pelo que achar melhor o território livre da internet é extremamente democrático. Ao contrário de alguns exagerados e violentos internautas.

sábado, 23 de outubro de 2010

Promessas, promessas nada mais.É o vale tudo da campanha eleitoral

Nessa ridícula (virou uma luta livre disfarçada) fase de campanha eleitoral do 2º turno são tantos os compromissos que os candidatos assumem com o povo que nos deixam a certeza de que não terão tempo para cumprir nenhum. Serra que, aliás, nunca cumpriu seus compromissos políticos até o final mesmo tendo sido eleito para isso, repete com insistência a promessa de aumentar o salário mínimo, que já tem quase esse valor imediatamente para R$ 600 como se isso fosse questão de dar apenas uma “canetada”. Se fosse fácil assim todos os presidentes teriam sem dúvida aumentado o salário mínimo para essa prometida quantia só para fazer média com o eleitorado, que é o que o candidato tucano está fazendo não só com o salário mínimo, mas também com um irreal (justo, é verdade) aumento para os aposentados. Ta na cara (ou melhor, na careca) que as promessas de Serra, assim como algumas de sua oponente Dilma, não serão cumpridas até porque nem os candidatos acreditam nelas de verdade.

Só os fatos mostram a verdade política

A imprensa tenta mostra, tanto nos jornais, quanto nas revistas, rádio e televisão que é isente na campanha eleitoral, mas sabemos todos que não existe qualquer isenção e sim um estranho interesse de não assumir qualquer posição e ficar em cima do muro e depois pular para o lado vencedor. Ta na cara que a mídia conservadora (ou sejas, a maioria) torce por Serra, mas nem sempre pode escapar da realidade, quer dizer: do fato concreto. Em artigo na Folha de São Paulo do dia22/10, o excelente jornalista Gilberto Dimenstein publica artigo no qual, depois de dizer que a diminuição do desemprego (dados do IBGE) é mais do que Lula, o maior eleitor de Dilma e de elogiar a carreira política de Serra, escreve: “Não há registro de que em algum momento, da história do país, tenha se combinado, nesta intensidade, democracia, distribuição de renda, baixa inflação e desemprego em torno de 60%”.

Toma lá, dá: o novo jogo Universal

Banco da Fé, Banco Universal ou Banco do Reino de Deus - um desses três deverá dar nome à instituição financeira que o pastor Edir Macedo planeja montar em nome da Igreja Universal que diversifica cada vez mais os seus negócios. Macedo já tinha tentado associar-se a um grande banco, desistiu depois das primeiras reuniões e optou por montar um novo banco. A finalidade maior é oferecer e facilitar empréstimos aos fiéis da Igreja Universal. Ou seja: oferece de um lado (banco) e toma do outro (igreja).

"Tropa de Elite 2" comemora sucesso com festa musical e Wagner Moura cantando

O filme “Tropa de Elite 2” tem muitos motivos para comemorar (é o recordista de bilheteria no Brasil e não só entre os filmes nacionais e começa a abrir mercado promissor para exibições no exterior) e fará um festão no próximo dia 11 na Fundição Progresso, Rio. Depois de ter arrecadado na primeira semana de exibição mais de R$ 14 milhões, gastará um pouquinho festejando. A festa será musical e tem confirmadas as participações de Gabriel - o Pensador e das bandas Negralha, Stereo Marcanã e Tijuca, além dos MC’s Junior, Leandro e Papo Renato. Uma das mais esperadas presenças da noite promete ser o Coronel Nascimento, quer dizer o ator Wagner Moura cantando à frente de sua banda que se chama Sua Mãe.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Cidinha Campos e Wagner Montes: duas vozes do povo na TV

Pode-se garantir sem susto que a televisão carioca é agora dos deputados estaduais do PDT: Wagner Montes voltou ao comando do “Balanço Geral” (Record) que é sem dúvida a sua maior força eleitoral (força que o fez o deputado mais votado do Rio) e Cidinha Campos retomou seu trabalho na televisão na qual iniciou sua carreira há muitos e muitos anos. Wagner continua o mesmo apresentador popular que fala a linguagem de seu público e escracha quem e o que o telespectador gostaria de escrachar. Cidinha Campos não se propôs a fazer um programa revolucionário: quer apenas mais uma bancada na qual pode emitir opiniões, atacar os que, cobrar providências e continuar mostrando, como tem mostrado há anos nas Assembléia Legislativa do Rio, que não tem medo de ninguém e muito menos de qualquer ameaça. Cidinha sempre foi de não levar nenhum desaforo para casa. Continua sendo e é essa força combativa que a fez uma mulher respeitada, uma deputada consciente de seu dever e uma profissional de comunicação que sempre preferiu as denúncias do que os fáceis elogios. É isso que está fazendo em sua reconquistada bancada na televisão e assim conseguirá sem dúvida fazer com que o público desse tipo de programa fique vendo um pouquinho de “Balanço Geral” e um pouquinho de “Cidinha Livre”. De qualquer maneira o público é que sai ganhando porque agora tem duas fortes vozes para falar em seu nome. SEUNOMRE.

Cinema melhorou muitos livros famosos

A história do cinema mostra: toda vez que um filme é baseado em um livro famoso a critica costuma dizer que o livro é muito melhor COSTUMA do que o filme. Quase sempre é verdade, mas alguns filmes ficam bem melhores do que os livros nos quais foram inspirados. O canal de televisão Enterteinement Television, especializado em show bussines é visto, por assinatura, em vários países fez uma lista de filmes que superaram seus livros inspiradores. Os cinco filmes selecionados foram por ordem de classificação “Tubarão”, (versão do livro ‘Jaws a Novel" de Peter Benchley), “Silêncio dos Inocentes” (baseado no livro de Thomas Harris), “Forest Gump” (baseado no livro de Winston Groom), “O Poderoso Chefão” (baseado no livro de Mario Puzo, que foi também o autor do roteiro cinematográfico), e “Blade Runner, o Caçador de Andróides” versão do livro “Do Androids Dream of Eletric Sheep”, de Philip K. Disck.

Agora Grazy Massafera ataca de cinema

Grazy Massafera não quer mesmo ser apontada apenas como uma ex-integrante do BBB e está levando a sério sua carreira de atriz. Depois de ter participado de quatro novelas (“Páginas da Vida”, em 2006, ”Desejo Proibido” em 2007, "Negócio da China” em 2008 e “Tempos Modernos” em 2010) ela se dedicará também ao cinema e em janeiro participa, ao lado de Selton Mello, de seu primeiro filme, a comédia “Billy Pig”, dirigida por José Eduardo Belmonte. O filme tem lançamento previsto para 2011. Quem também tentou, mas não conseguiu, fazer carreira como atriz foi a ex-estudante Geisy Arruda, aquela do vestidinho vermelho e curto. Mesmo assim não pode reclamar do retorno financeiro conquistado graças ao episódio que a transformou em celebridade instantânea: mudou o visual submetendo-se a plásticas e regimes, lançou uma coleção de roupas, posou nua para a revista Sexy e tem participado de vários programas de televisão sempre cobrando altos cachês. Resultado: já faturou mais de 500 mil reais e não deu nem um muito obrigado aos exagerados alunos da Uniban que a colocaram na mídia.

Uma nova coleção de sapatos para deixar apenas na vitrine

Nem tudo o que os estilistas criam e mostram é para ser usado nas ruas: não é de hoje que a moda está sendo criada apenas pra as passarelas, fotos e vitrines porque ninguém tem coragem e condições de vestir as esquisitices que se propõe ultimamente para o corpo e para os pés. O artista plástico Kobi Levi que se fez famoso como criador de sapatos, tem uma nova coleção feminina com o que chama de sapatos exóticos. Dessa vez Kobi propõe sapatos em forma de gato, tulipa, banana e estilingue. Não é a primeira vez que ele ousa (e ousa até demais). Seus sapatos sempre tiveram estranhas inspirações, como aconteceu na primeira coleção der sandálias inspirada em sacolas de compras e carrinhos de supermercados. Tem quem goste para usar no palco... e olhe lá. São, por exemplo, os casos das cantoras Lady Gaga e Katy Perri. Entre as recentes criações de Kobi, que só aceita encomendas sob medida (ele mesmo confecciona cada par) está um scarpin esportivo com salto que imita um chiclete grudado na sola do tênis. Kobi tem exposto suas criações em vários países. Até porque são mesmo coisas de exposições e não para usar no dia a dia. Mesmo que seja carnaval.

Passione: Gérson é o pai deFátima e nem ele sabe disso

Mais um dos muitos mistérios que o autor Silvio de Abreu tem criado para garantir a audiência da novela “Passione” será revelado breve: Gerson (Marcelo Anthony) é o pai de Fátima (Bianca Bin), fruto do namoro que na adolescência ele teve com Felícia (Larissa Maciel). Quem descobrirá a verdades será Sinval (Kaiki Brito) ao encontrar uma foto de Gerson e Felícia juntos. Enquanto não houver a revelação todas as suspeitas, serão direcionadas para Mauro (Rodrigo Lombardi). Silvio de Abreu não confirma oficialmente essa revelação e também mantém em segredo (talvez até dele mesmo) o nome do assassino de Saulo (Werner Schuneman). O que se diz nos bastidores da novela é que a descoberta do assassino será uma grande surpresa. Ou seja: pode não ser nenhum dos apresentados como os maiores suspeitos. Afinal, em novela vale tudo. Ou quase.

Diretores da RedeTV fazem casas de cinema

Amilcare Delevo e Marcelo Carvalho, o presidente e o vice da Rede TV, quiserem entrar no ramo hoteleiro já tem meio caminho andado: Amilcare está construindo em Alphaville, São Paulo, uma casa com 18quartos e 14 banheiro, além, é claro, de outras dependências internas e externas. Tudo/isso só para ele e a mulher, a apresentadora Daniela Albuquerque. Marcelo Carvalho, que está nos Estados Unidos coma mulher, a também apresentadora Luciana Gimenez, comprou dois triplex no Parque Cidade Jardim, também em São Paulo, e os está transformando SP em um único apartamento com sete suítes. O mega apartamento está sendo decorado pelo arquiteto Toninho Noronha enquanto o casal viaja. E. ainda reclamam que a Rede TV é quase deficitária. Desse jeito não poderia mesmo ser diferente.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Bruno Mazzeo: a afirmação de um talento quase hereditário

Talento não é hereditário (se assim fosse todos os filhos de médicos seriam médicos e por aí em diante), mas não se pode negar que os pais exercem enorme influência na carreira dos filhos que acabam desenvolvendo quando adultos um talento que exercitam desde a infância. Não é saudável para o filho que exerce a mesma profissão do pai ouvir (tanto para um quanto para o outro) constrangedoras comparações, mas às vezes o pai citado cxo9moponto de referência e inevitável. Bruno Mazzeo, o mais talentoso dos filhos de Chico Anysio, deve ter passado por isso, mas conseguiu impor-se por seu próprio talento e se fez aquele que é sem dúvida o mais completo dos humoristas de sua geração: escreve bem, interpreta, dirige e é um excepcional criador de personagens como Chico Anysio foi e é. Bruno é hoje um artista que criou sua própria personalidade e independe do pai para ter seu imenso talento reconhecido. Bruno é também um sensível criador de programas, como tem mostrado com “ Cilada” e com ”Tudo junto e misturado”. Seu talento pode não ser hereditário (nenhum é), mas é inegável que até artisticamente ele é o filho que mais s part6ece com Chico Anysio. Essa não é nenhuma comparação como pai e sim um grande elogio até porque chegar perto de Chico Anysio não é para qualquer um. Bruno tem mostrado talento suficiente para seguir por muitos anos a trilha de humor que seu velho pai abriu para o humorismo na televisão.

Cleópatra volta ao cinema com a sedução de Angelina Jolie

A sedutora Cleópatra vem aí outra vez: o diretor James Cameron, responsável pelas superproduções “Titanic” e “Avatar”, decidiu devolver Cleópatra ao cinema. A primeira versão dirigida por Joseph L. Makiewciz em 1963 é considerada um clássico do cinema, embora tenha ficado mais famosa pelo conturbado romance, que nasceu nas filmagens, da vida real de Elizabeth Taylor e Richard Burton. Um casal famoso e que já vive um badalado romance na vida real estrelará a nova versão: Angelina Jolie será a Cleópatra de Brad Pitt, o Marco Antonio interpretado na primeira versão por Richard Burton. A primeira versão tinha também a participação de Rex Harrison interpretando Júlio César. O ator para interpretar o personagem na nova versão ainda não foi escolhido.

Gisele desenha novas roupas. Amy também entrou nessa

Não é raro as etiquetas e grifes famosas utilizarem personalidades para desenhar ou pelo menos assinar e avalizar coleções de roupas, especialmente as femininas. Agora chegou a vez de Gisele Bunchen assinar uma coleção de calcas, blusas, vestidos e saias para a C&A, o magazine do qual voltará ser a garota-propaganda, a exemplo-b do que aconteceu em 2005 quando seus anúncios aumentaram em 20% as vendas. Na nova campanha Gisele se fará acompanhar da também modelo brasileira Ana Beatriz Barros. No embalo de criar roupas entra também a cantora Amy Winehouse que a convite da marca inglesa Fred Perry está criando uma nova grife através da qual serão lançadas 17 peças entre casacos, camisetas e saia. A coleção tem lançamento previsto para a próxima semana e Amy será a estrela da campanha publicitária. Embora esteja afastada dos estúdios de gravação a mais de três anos Amy continua fazendo muitos shows, incluindo apresentações particulares pelas quais cobra um milhão de dólares. Para desenhar as roupas de sua primeira coleção Amy só fez uma exigência: criar e confeccionar também modelos em tamanho 34, além das medidas normalmente confeccionadas pela marca. É que 34é a medida que ela usa. Ou seja: é quase uma anã.

Brasil coloca sua bandeira em Punta del Este

Pode ser difícil de acreditar, mas a hotelaria brasileira começa a ganhar o mundo: depois de ter feito sucesso em São Paulo e de ter se transformado em uma espécie de patrimônio dos paulistas e de se instalar no Rio e de ter o Hotel Fasano ganhará sua primeira unidade internacional: em dezembro deverá ser inaugurado o Hotel Fasano Las Piedras em Punta del Este. . O empreendimento é da também brasileira JHSFV em sociedade com Rogério Fasano que cuidará da administração. O Fasano de Punta del Este não é só um prédio: terá muitos bangalôs e a decoração seguirá o estilo dos outros hotéis da rede. É luxo só.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Mercado editorial pensa em novos jornais depois da eleição

O mercado editorial se movimenta: não é só o grupo O Dia (agora o também português Ongoing) que está prometendo (como informou o Gonça) lançar um novo jornal diário na tentativa de conquistar o espaço deixado pelo Jornal do Brasil. Se acontecer a muito provável vitória de Dilma Roussef no 2º turno o governo não descarta a possibilidade de apoiar um novo (ou velho) jornal de circulação nacional. Enquanto isso o reeleito senador Marcelo Crivella conversa com seu cunhado Edir Macedo na tentativa de convencê-lo a transformar o mineiro “Hoje em Dia”, que pertence a Igreja Universal em jornal diário e não mais semanal. A Universal tem também, no Rio, a Folha Universal que, aliás, é impressas em Minas. QURE TEM também no Rio a Folha Universal que, aliás, é impressa em Minas. Há quem garanta também que uma forte editora de revistas tenha incluído em seus planos o possível lançamento de um jornal-revista dominical, tentativa que foi feita por Samuel Wainer na Bloch e não obteve bons resultados de venda.

Nepotismo com trabalho ou só com sombra e água fresca

Embora o pratiquem com assiduidade todos os políticos vivem se defendendo de acusações de nepotismo que pensando bem não é uma conduta para ser levada tão ao pé da letra quanto se faz crer necessário. Ninguém é favorável a que se utilize um cargo público e, portanto, pago pelo contribuinte, para nomear amigos ou parentes que nada acrescentem ao trabalho e que fiquem em casa recebendo salário tranquilamente no final década mês. Mas convenhamos que quando se tem um parente ou amigo perfeitamente capacitado profissionalmente para exercer uma função necessária e específica não se comete nenhum crime ao convocá-lo para exercer com seu talento o trabalho que se faz necessário. Nesse caso dispensar um bom profissional apenas para não ser acusado de nepotismo é, além de uma atitude hipócrita, burrice. Exemplo: se eu vier a ocupar um cargo e necessite de um bom jornalista para um trabalho nessa área desempenhar não vejo qualquer absurdo em convocar meu filho, que é excelente jornalista para realizar esse trabalho. Assim como não abrir mão do talento do amigo J.A. Barros para a direção de arte. Isso é muito diferente do que apenas nomear um parente ou amigo para não fazer nada e receber muito. Esse tipo de nepotismo deve ser sempre condenado e reprimido,o quer, convenhamos novamente, também nada tem a ver com convocar para um trabalho específico o parente ou amigo que tenha talento e responsabilidade para desenvolvê-lo. Outro exemplo: o governo do Rio está construindo um novo Museu da Imagem e do Som e não seria nenhum absurdo se o governador Sergio Cabral convocasse seu pai, Sergio Cabral para dirigir o novo MIS. Ou alguém está mais capacitado para fazer isso do que o experiente Cabral pai? Portanto essa história de nepotismo precisa ser analisada com cuidado, mesmo porque nem sempre uma contratação capacitada e eficiente significa necessariamente nepotismo e por isso condenável. O que não se pode é oferecer sombra, água fresca e bom salário para qualquer parente ou a amigo que não esteja capacitado para trabalhar em nada e seja desonesto.

Chico Buarque não esconde seu voto. Vai de Dilma

O voto é secreto, mas nem tanto. Chico Buarque, ao contrário de muitos artistas que não querem se comprometer (como se fosse possível viver sem assumir compromissos) e acham que assim estão fazendo “média” com os fãs, declara aberta e corajosamente que digitará o número de Dilma Roussef na urna eletrônica. Na reunião que a candidata teve no Rio com artistas Chico disse em seu discurso: “Vim reiterar meu apoio a essa mulher de fibra, que já passou por tudo, e não tem medo de nada. Vai herdar um governo que não corteja os poderosos de sempre. O Brasil é um país que é ouvido em toda parte porque fala de igual para igual com todos. Não fala fino com Washington, nem fala grosso com a Bolívia e o Paraguai”.

Gisele Bundchen pode soltar os cabelos no samba da Vila

Não passam de especulações as notícias garantindo que Gisele Bundchen, a nossa modelo mais famosa, desfilará com a Vila Isabel para enriquecer o enredo que tem o cabelo como tema. A participação de Gisele ainda está sendo negociada pela Pantene, que tem Gisele como garota-propaganda. A decisão sai até o final de novembro. Mesmo que não chegue a um acerto a presença de Gisele no carnaval do Rio está garantida: ela faz questão que seu marido americano assista (e participe) a nossa maior festa popular e que é sem dúvida a mais fantástica do mundo.

Angela Bismark adere ao sexo manual. Com um livro

Experiências pessoais costumam fazer com que todo mundo um dia pense em escrever um livro. Ângela Bismarck, a toda nua, fez mais do que pensar e está escrevendo “Os Meus 10 Mandamentos do Amor Escritos no Monte de Vênus”. No livro Ângela fala de sua farta experiência na cama e também das muitas cirurgias plásticas a que se submeteu e dos muitos desfiles em escolas de samba. O livro ainda não tem lançamento NÃOP previsto, mas é certo que Ângela dará, entre outras essa três dicas: 1) durma nua; 2) não finja orgasmo e 3) faça sexo 30 vezes por mês. O livro terá também a participação de um psicólogo, mas não exatamente como personagem.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Poder aquisitivo movimenta mercado de eletrodomésticos

O inegável melhor poder aquisitivo do brasileiro, que está podendo comprar quase tudo em suaves prestações acabou criando uma corrida nos bastidores do mercado de eletrodomésticos que não faz muito tempo ficava com o estoque encalhado. Agora vende tudo o que tem (e o que não tem), o que faz os empresários do setor investir mais em novas lojas e novos projetos. Depois da associação da Ricardo Eletro com A Insinuante, os mesmos empresários (Ricardo Nunes e Luís Carlos Batista) querem promover o IPO no primeiro semestre do abo que vem com provável coordenação do BTG Pactual, que já tentou associar-se à “Máquina de Vendas” criada pelos dois empresários e que já tem faturamento de R$ 5 bilhões anuais. O mercado de eletrodomésticos anda tão em alta que a Hypermarcas estuda seu ingresso no varejo a partir do ano que vem. A idéia inicial é criar uma rede de pequenas lojas temáticas que funcionarão inicialmente dentro de shoppings. Qualquer que seja o resultado da eleição o grande negócio é torcer para que o poder aquisitivo do brasileiro nãovoltr6easer nenhum. Como foi nos velhos tempos desse mesmo PSDB que quer a Presidência da República outra vez.

Publicitário quer europeus investindo no Brasil

Certo de que o mercado internacional de grandes negócios acha que investir no Brasil ainda é uma boa, o publicitário Nizan Guanaes, que está morando em Nova York, decidiu oferecer para grupo europeus 49% das ações do grupo ABC formado pelas agências de publicidade África, Loducca e DM9. O conglomerado europeu que se interessar pelo negócio terá de desembolsar R$ 1,3 bilhão. A ABC, que é dona também da Maior,agência de eventos e shows que ainda não engrenou, tem entre seus sócios Arminio Fraga liderando um grupo de investidores e a banqueira Katy Almeida Braga, que é a dona da maior “faria”. O plano de Guanaes é reunir um grupo de empresários, no mesmo molde do que João Dória Jr. fez com a Lide.

Playboy não quer mais Monique Evans nua

Quando aceitou o convite para participar do confinamento de “A Fazenda” (o BBB da Rede Record) Monique Evans tinha entre a esperança de voltar a posar nua para a Playboy por conta da popularidade que o programa lhe daria. Eliminada na primeira semana Monique viu, aos 54 anos de idade, seu objetivo frustrado: a Playboy não a quer nua em suas páginas. Nem o público quer ver.

De olho na Copa De Niro quer restaurante no Rio

De olho no movimento de turistas que estarão no Rio para Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016) muitos empresários estrangeiros querem montar seus negócios por aqui, o que será sem dúvida lucro garantido. Um desses empresários é o ator Robert De Niro que desembarca no Rio no mês que vem para estudar a possibilidade (começará a procurar local) de instalar uma filial de seu restaurante Nabu, que é um sucesso em Nova York

Jóias de duquesa serão leiloadas outra vez

A coleção de jóias da Duquesa de Windsor (Wally Simpson) arrecadada em leilão realizado em 1957 voltará a ser leiloada depois de 23anos. O comprador do primeiro leilão decidiu revender as 20 preciosidades que mantinha em sua coleção. O novo leilão está marcado para o dia 30 de novembro e será realizado na Sotheby’s de Nova York.. Entre as jóias que serão novamente leiloadas estão peças assinadas por Cartier incluindo o broche flamingo confeccionado em 1940. O broche tem esmeraldas, rubis e safiras que foram retiradas de três pulseiras que pertenciam a Duquesa. Paras o especial desenho do broche a Cartier incluiu também diamantes. Além do Duque de Windsor que presenteava a duquesa com muitas jóias, a Cartier também tinha entre seus clientes famosos o ator Richard Burton que, entre outras jóias, adquiriu um diamante especial para presentear Elizabeth Taylor. O diamante especial tinha 69,42 quilates, mas nem assim conseguiu brilhar mais do que os olhos e o sorriso de Liz Taylor.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Marina Silva já pensa na próxima corrida presidencial. Como candidata

A inesperada e expressiva votação que conquistou no 1º turno deixaram em Marina Silva um gostinho bom para entrar novamente na corrida eleitoral para a Presidência da República. A entusiasmada Martina tem confessado aos correligionários que pretende candidatar-se outra vez em 2014 e iniciará a disputa eleitoral por São Paulo, onde planeja morar e para onde está transferindo seu domicilio eleitoral. É também em São Paulo que Marina Silva trabalhará presidindo o Instituto de Desenvolvimento Sustentável que criou recentemente sem muito alarde. A idéia é repetir em 2014 a mesma dobradinha do recente 1º turno: Marina para presidente e Guilherme Leal para vice, isso se ele não for (em 2012) candidato à Prefeitura de São Paulo. Para quem não se lembra Guilherme Leal é o milionário dono da Natura.

Unir forças é a melhor solução para o país

Quem ouve os candidatos na propaganda eleitoral gratuita (gratuita?) ou nas ruas ou nos palanques fica com a nítida impressão de que a conquista da Presidência da República é apenas uma interesseira ambição pessoal. Por mais que eu tenha trabalhado como repórter na cobertura de várias eleições uma coisa sempre me intrigou e continua intrigando: se os candidatos (agora apenas dois) estão realmente interessados em trabalhar para melhorar o país (pelo menos é o que dizem) não seria o caso de unir forças. Dilma Roussef tem boa proposta, José Serra também promete (cumprirá se eleito for?) coisas boas, mas se cada um guardar para si essas promessas-propostas me parece um contra-senso não aproveitar o que cada um promete fazer bom para, aí sim trabalhar pelo país, se é realmente isso o que eles (candidatos) querem e se esse estranho e sujo jogo político que está pouco se lixando pra o país, deixar. Política só tem sentido se for praticada em benefício do povo e beneficiar o coletivo eleitoral. Juntar o que há de bom em cada proposta e promessa é sem dúvida o melhor para o país. D o contrário fica parecendo apenas um joguinho de vaidades fúteis e inúteis.

Políticos querem os votos, mas não assumem compromissos com os gays

A política é cheia de sutilezas e cuidados para não perder votos em determinados grupos e não apenas os religiosos. Vejam só o que está acontecendo com a Parada Gay do Rio que tradicionalmente é realizada no mês de setembro na Avenida Atlântica. Em época de eleição a coisa muda: com medo do que poderia acontecer com os muitos votos dos gays o governador Sergio Cabral não permitiu o desfile em setembro e pediu que fosse transferido para outubro já que ninguém esperava um segundo turno presidencial. A data foi então mudada outra vez e agora a pedido da candidata Dilma Roussef. Resultado: a Parada Gay só será realizada em novembro quando nenhum dos dois candidatos corre o risco de perder votos. Nessa disputa eleitoral pela conquista dos “votos alegres” os gays acreditam, como Jane Di Castro disse a O Globo (coluna do Ancelmo Góis) que José Serra esteja por trás da absurda, preconceituosa e incitadora à violência campanha feita através de caríssimos out-doors pelo pastor Silas Malafaia. Eleição não é a única preocupação do eleitorado gay: a violência contra grupos GLS é, agora mais do que nunca, principalmente por conta dos cartazes “malafaianos”, a preocupação maior. É que o número de homossexuais assassinados tem aumentado muito. O Globo revela alguns números: em 2009, 198 homossexuais foram mortos no Brasil, onze a mais do que em 2008 e 76 a mais do que em 2007, representando um assustador aumento de 62%. Segundo o Grupo Gay da Bahia de 1980 a 2009 foram documentados 3.196 homicídios (média de 110 por ano). O presidente do GGB, Marcelo Oliveira diz: “Infelizmente a homofobia é um aspecto cultural da sociedade brasileira que empurra os homossexuais para a clandestinidade fazendo com que permaneçam à margem mesmo quando são mortos. Gays, lésbicas e travestis são mortos de forma cruel, geralmente tendo o rosto desfigurado, e acabam sendo considerados culpados. Só os crimes muito hediondos comovem”. Diante dos números estatísticos e da realidade comprovada pelo GGB fica ainda mais perigosa a campanha sem dúvida de fundo político desencadeada pelo pastor Malafaia que deveria pregar amor e não incitar à violência, o que certamente estás fazendo mesmo garantindo que não é esse o seu propósito.

Tiririca: nas curvas da estrada da política

Assessores de Tiririca, ou melhor, do agora deputado federal Francisco Oliveira Silva, garantem que ele não está muito preocupado com essa história de ter de provar que não é analfabeto porque tem um argumento infalível: apresentará a carteira nacional de motorista expedida pelo Detran de São Paulo e como é impossível tirar carteira de habilitação sendo analfabeto Tiririca acha que essa é uma prova incontestável de que é alfabetizado, pouco (como a maioria dos brasileiros), mas é. Se bem que esse negócio de impossível no Brasil (e acredito no resto do mundo) é só uma questão de jeitinho e negociação. Tiririca, deputado federal mais votado no país permitiu também que em recente capa a revista Época sintetizasse de forma clara e correta o resultado da eleição. Ao lado de uma foto de Tiririca caracterizado com a roupa do personagem, ou seja, vestido de palhaço, a revista colocou um título perfeito e definitivo: “A nova cara do Congresso”. Não precisa dizer mais nada.

domingo, 17 de outubro de 2010

Política não é religião e deve deixar cada um rezar para o santo que quiser

Religião e política não deviam misturar-se nunca: essa mistura nunca deu certo e pelo contrário sempre incentivou atitudes que de forma nenhuma podem ser aceitas no jogo democrático que é uma eleição. Agora a Folha de São Paulo publica que um bispo encomendou para uma gráfica de São Paulo paulista milhares de panfletos anti Dilma, ou seja, está usando indevidamente o dinheiro que os fiéis deixam na igreja, o que mostra uma vez mais que hoje até para rezar é preciso pagar. Lamentável que nos a campanha política tenha virado uma guerra religiosa, como se cada eleitor não pudesse rezar pela bíblia que mais lhe convém. Aliás, a briga eleitoral em torno da religião, especialmente as evangélicas, foi um tema levantado no primeiro turno pela candidata Marina Silva que acabou prestando um desserviço à política. Essa questão religiosa na política me parece preconceituosa. Será que se, por exemplo, um dia houver um candidato judeu ele será perseguido politicamente, será banido da política e trancafiado em um campo de concentração? Política e religião não podem e não devem misturar-se até porque não combinam e a historia tem nos mostrado isso com muitos e terríveis exemplos. Não seria mais benéfico e interessante para o eleitor se a discussão se fizesse apenas no terreno das propostas (não confundir com promessas vagas que não serão cumpridas) dos candidatos. Ficar discutindo religião (cada eleitor tem a sua e pronto) parece ser conversa fiada de quem não tem programa de governo (repito: não confundir com promessas) para mostrar. Fica até parecendo que nesse disputado 2º turno vamos eleger um bispo ou um pastor.

sábado, 16 de outubro de 2010

É hora de olhar para nossos meninos e meninas. Nosso futuro

Nossas meninas e meninos (ou seja, nosso futuro) precisam cada vez mais de atenção - uma atenção que não compete só ao governo, mas sim a todos nós cidadãos. É para mobilizar a sociedade como um todo que o Fundo das Nações Unidas para a Infância está entrando novamente em ação com uma campanha que pretende unir governos, sociedade civil e setor privado para que sejam preservadas e respeitadas as garantias dos direitos de crianças que vivem nas grandes cidades brasileiras. A campanha tem três brasileiros como “garotos-propaganda”: a cantora Daniela Mercury, que é embaixadora da UNICFE há14 anos, o piloto Felipe Massa e o desenhista Mauricio de Sousa, que entra em cena com sua mais famosa personagem, a Mônica. A campanha quer mobilizar toda a população a se integrar ao movimento pela redução das diferenças nos centros urbanos e melhoria das condições de vida das crianças e adolescentes que vivem em comunidades carentes como favelas, assentamentos, cortiços e conjuntos habitacionais. A campanha, que faz parte da Plataforma dos Centros Urbanos criada pela UNICEF nem seria necessária se todos nós estivéssemos conscientes e mobilizados para permitir que nossas meninas e nossos meninos tenham uma vida digna com perspectiva de futuro. Um futuro que também é nosso.

Exposição francesa mostra o cotidiano de Lady Gaga

Quem estiver em Paris nos próximos dias 22 e 23 para ver as apresentações de Lady Gaga em Bercy, terá também a oportunidade de ver uma exposição montada em homenagem à cantora que é considerada a diva pop. A mostra reúne fotografias do cotidiano de Lady, além de seus figurinos e retratos assinados por, entre outros, Jean-Charles de Castelbajac, Thierry Mugler e Victor & Rolf. A exposição estará aberta de 21 a 29 de outubro e a idéia é fazê-la viajar pelo mundo, o que não descarta uma temporada no Brasil.

Brasileira mostra os seios mais caros do mundo

São de uma brasileira os seios mais caros do mundo e que serão mostrados no próximo dia 20 em um desfile muito especial. A modelo Adriana Lima foi a escolhida para desfilar com o soutien de US$A3 milhões. O soutien tem dois mil diamantes, safiras e topázios, além de uma base em ouro branco 16 quilates. A peça faz parte da nova coleção de lingerie da Victoria’s Secret e estará no desfile que acontecerá na Herald Square em Nova York.. É a segunda vez que Adriana Lima desfila com um soutien milionário: a primeira foi em 2008 quando desfilou com o modelo Black Diamond. A nova coleção de lingerie da Victoria’s Secret será mostrada ao mundo, via televisão no próximo dia 30 (o desfile será gravado ao vivo no dia 20) quando também estará à venda em todos os países. O desfile com o soutien milionário marca a volta de Adriana Lima às passarelas depois do nascimento de Valentina, sua primeira filha.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010 - A democracia de Dilma e o resultado das pesquisas

1- Em uma de suas aparições na propaganda eleitoral a candidata Dilma Roussef diz que está sendo vítima de uma das mais cruéis e caluniosas campanhas de que se tem conhecimento na história da política brasileira. Não está inventando e nem exagerando: além do até esperado bombardeio do concorrente, Dilma sofre uma perseguição diária via internet com seus não eleitores espalhando mensagens agressivas e desrespeitosas de todo o tipo. Nada contra que muitos eleitores tenham predileção pelo candidato oponente, mas devem mostrar isso apenas na urna. Espalhar piadinhas, mentiras e grosserias a respeito da candidata do PT é acima de tudo desrespeito com uma senhora que pode ter errado sim, mas mesmo assim merece consideração e respeito. Quem utiliza a internet para ofender a candidata esquece que só está podendo fazer isso porque Dilma lutou - e lutou de verdade – para que a democracia fosse reimplantada no Brasil. É graças a ela e a muitos outros que não se deixaram amordaçar na ditadura que hoje se pode livremente emitir opiniões. O que não significa em hipótese alguma que se use a comunicação virtual para ofender e tentar desmoralizar uma candidata que nos permitiu a liberdade de dizer as coisas, de criticar e de escolher o candidato que bem entender, mas para isso não é necessário baixar o nível. O eleitor que tem restrições a candidata Dilma Roussef tem, graças a ela, todo o direito de manifestar-se contra ela. Mas só na urna. O resto é baixaria e covardia – até porque as ofensas e grosserias são feitas anonimamente. Ao contrário do que Dilma fez durante toda a sua vida e carreira política dando acara para bater.
2 - Marina Silva não chegou ao 2º turno, mas mesmo assim foi a grande surpresa e a maior vitoriosa das eleições 2010. Sua atuação na campanha presidencial se reflete agora nos muitos convites que tem recebido pra fazer palestras, ser paraninfa de turmas de formandos, ganhar destaque na mídia internacional que não se cansa de elogiar seu desempenho, e até na propaganda: deve gravar breve um comercial institucional para a Natura falando da preservação do meio-ambiente. Marina, aliás, está ligada politicamente a Natura: Guilherme Leal, que disputou ao seu lado a vice-presidência, é o dono da Natura e acredita que uma campanha institucional estrelada por Marina Silva é o que de melhor a empresa pode dizer e mostrar sobre sua preocupação com o meio-ambiente.
3 - Ainda faltam dois anos, mas já foi iniciada a mobilização que indicará em todo o país os próximos candidatos a prefeito. No Rio o nome mais citado até agora é o de Wagner Montes reeleito deputado estadual com a maior votação. Em São Paulo Guilherme Leal, o vice de Marina já manifesta vontade e intenção de concorrer à Prefeitura - desejo que também é o do cantor Netinho que não se elegeu senador, mas obteve em São Paulo uma votação de respeito.
4 - Nenhuma surpresa na divulgação das primeiras pesquisas para o 2º turno. Era inevitável que José Serra aumentasse seu percentual de intenções de votos, assim como era esperada a liderança de Dilma Roussef que mantém os mesmos percentuais do 1º turno. Pesquisa é uma tendência, mas não uma verdade. A verdade eleitoral só se manifesta mesmo no voto. Fica claro através das pesquisas que essa eleição será disputada voto a voto. A política é confusa e muitas vezes inexplicável, mas se o eleitorado acha que os dois candidatos têm boas propostas não seria o caso de, depois da eleição trabalhar juntos para fazer o melhor para e pelo Brasil?

O resgate da vida. De todas as vidas

O mundo se comoveu (foi difícil conter as lágrimas) com o resgate dos 33 mineiros no Chile. Esse mesmo homem que torceu e chorou pela ressurreição de 33 vidas é o mesmo que pratica as guerras, mata por qualquer coisa e comete todo tipo der violência. O emocionante resgate dos mineiros chilenos foi mais uma demonstração de que a vida vale a pena. Até debaixo da terra. O homem precisa compreender isso e preservar de todas as formas todos os tipos de vida. Quem se comoveu com o resgate da vida de 33 pessoas certamente tem tudo para comover-se com a salvação e preservação de todas as vidas.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Brasil vai bem entre os países mais caridosos do mundo

As recentes tragédias provocadas pelas chuvas que o Rio enfrentou serviram para mostrar, além da falta de atenção do governo com as comunidades carentes, que quem tem menos é quem oferece mais. Quer dizer: praticar atos de caridade nada tem a ver com o quanto de dinheiro se atem e pode dispor para ajudar aos que necessitam: na maioria das vezes são os mais pobres (os que nada tem) que abrem mão do pouco que lhes resta para ajudar os que mais precisam. No aspecto caridade o Brasil até que vai bem: recente pesquisa o colocou em 76º lugar no ranking da caridade mundial, ou seja, bem acima de países que tem uma população mais endinheirada e, portanto, mais apta a praticar caridade. A pesquisa “The World Giving Index” foi feita entre 153 países, o equivalente a 95% dos habitantes do planeta, para saber quais são os mais caridosos. A prova de que não é o dinheiro que leva a prática da caridade ficou com o primeiro lugar da pesquisa, atribuído a Malta, que tem um dos piores PIBs do mundo (está em 149º lugar, muito atrás das maiores economias mundiais Segundo a pesquisa é em Malta que a população mais direciona recursos para a caridade. Países ricos como China e a Rússia são os que menos ajudam financeiramente. Os americanos aparecem em uma posição intermediária porque a pesquisa não levou em conta a contribuição dos magnatas que residem nos Estados Unidos. Fica provado uma vez mais que fazer caridade não é só uma questão financeira, mas principalmente de ter e dar atenção, mesmo que apenas afetuosa, aos que mais necessitam.

Argentinos culpam brasileiros por aumento de roubos nas ruas

Essa não: o tablóide argentino 12 não faz por menos e está atribuindo a ladrões brasileiros o aumento do número de roubos nas principais ruas de Buenos Aires. O jornal diz que os gatunos que andam agindo por lá não são só os argentinos, mas também muitos brasileiros que fazem de brasileiros como eles as suas principais vítimas com a diferença que agem, ao contrário do que acontece por aqui, apenas na mão leve, ou seja, sem assaltos armados e violentos. Mesmo assim o número de turistas brasileiros que visitam o país tem aumentado a cada semana. Com esse tipo de especulação (não há nenhuma prova) o jornal tira os argentinos da reta e coloca a culpa maior em ladrões brasileiros, como se precisassem sair daqui para roubar ao ritmo do tango. Do jeito que colocam as coisas fica até parecendo que os argentinos são uns santos, o que sabemos todos não são mesmo. Nem dentro e nem fora de campo.

Corínthians quer Tevez de volta no seu centenário

O Corínthians anda precisando urgentemente dar uma alegria para a sua torcida e como está longe de conseguir um título em seu centenário resolveu agradar os torcedores prometendo contratações de peso como foi literalmente a de Ronaldo, que está deixado o clube e os campos. Embora não confirme oficialmente sabe-se que o presidente do Corinthians autorizou alguns empresários e assessores a tentarem trazer de volta o argentino Carlito Tevez que, não se pode negar, foi um ídolo para a fiel.

Uma nova versão para "O Mágico de Oz"

Os mais famosos musicais do mundo começam a ganhar novas versões. Agora será a vez de “O Mágico de Oz”, que ganhará uma releitura feita por Andrew Lloyd Weber, que aos 62 anos de idade é considerado o mais popular compositor do mundo e autor de mais de uma dezena de musicais de sucesso. Em seu novo desafio Lloyd está enfrentando na parte musical, justamente sua especialidade, o maior obstáculo. É que a trilha sonora original de “O Mágico de Oz” é até agora o ponto forte de todas as montagens do espetáculo. É uma trilha que está na memória de todos os espectadores, principalmente com “Over the Rainbow”, sucesso com Judy Garland e gravada também por vários intérpretes. Ao mesmo tempo em que renova “O Mágico de Oz”, Lloyd prepara o lançamento “Lovers News Dies”, que é uma continuação de “O Fantasma da Ópera”.

Marina Silva dita moda na Vogue italiana

O desempenho de Marina Silva lhe valeu espaço na mídia mundial. A Vogue italiana, por exemplo, dedica reportagem especial na qual entre outras coisas, compara Marina a pintora Frida Kahlo e diz que “como Frida, Marina não perdeu suas características mesmo tendo galgado o poder”. Referindo-se ao estilo Marina, a revista diz que “suas estampas, seus cintos, seus cabelos, seus acessórios étnicos remetem à sua origem e à Floresta Amazônica”. Uma coisa é certa: Marina Silva jamais imaginou sair na Vogue ou em qualquer outra revista de moda. Coisas da política.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

No vôlei um exemplo para o futebol campeão dos campeões

Confesso que não sou um torcedor assíduo e muito menos fanático do vôlei, mas sou um grande admirador da nossa seleção de vôlei, que é hoje uma referência de qualidade e de competência para o mundo. Além da constante renovação de atletas de qualidade (sai um bom e entra um ainda melhor) é admirável o trabalho realizado pelo técnico Bernardinho, que é sem dúvida o grande organizador desse esquema super campeão e o símbolo maior da garra de todos os atletas. Talvez o trabalho exemplar de Bernardinho, tanto na parte administrativa quanto na técnica, seja o exemplo a ser seguido pelo futebol tantas vezes campeão do mundo e que em muitas oportunidades se perde em seu próprio talento por falta de entusiasmo e de uma administração qualificada. Não sei se o competente Bernardinho conseguiria repetir com o mesmo êxito do
vôlei o trabalho no futebol. Futebol é muito mais complicado, se não exatamente para jogar, mas na parte administrativa que geralmente envolve muitos interesses que nada tem a ver com a seleção. Futebol representa e movimenta mais dinheiro e talvez seja exatamente o dinheiro quer faça a seleção ficar perdida dentro e fora de campo. Se bem que o trabalho realizado até agora pelo técnico Mano Menezes está levando o Brasil a reencontrar seus melhores momentos em campo e, espero, fora dele. Pelo visto Mano Menezes tem tudo para ser o Bernardinho do futebol.

Mais apoio para mulheres vítimas de violência doméstica

É incrível como ainda é elevado o número de mulheres vítimas de violência - uma violência que na maioria das vezes “é cometida por uma pessoa por quem a vítima tem um afeto profundo”. Segundo estudos a covarde violência doméstica acontece porque as mulheres com baixa escolaridade e com salários baixos perdem a autoestima e se tornam presas fáceis geralmente de homens que se afirmam como machos agredindo mulheres indefesas. É essa violência doméstica que até o final do ano ganhará no campus do Fundão da UFRJ um Centro de Referência para Mulheres. O CRM já existe na Maré, onde em cinco anos quase 6 mil mulheres vítimas de violência foram atendidas. Além de amparar e proteger as mulheres o novo CRM preparará as mulheres para o trabalho com cursos de, entre outros, culinária, artesanato e arranjos florais. Eliane Amorim, a coordenadora do projeto acredita que para acabar com esse tipo de violência “é preciso em primeiro lugar, saber que existem serviços públicos de qualidade como delegacias especializadas em violência contra a mulher, bestando ligar 150”. A CRM oferecerá para as mulheres vítimas de violência a oportunidade de aprender um meio de gerar renda e investir em novos trabalhos,o que é muito importante”. Mulheres não podem continuar sendo vítimas de homens que só são homens praticando esse tipo de covardia. Afinal, homem que é homem sabe em primeiro lugar respeitar a mulher, principalmente quando é a mãe de seus filhos.

Turismo vale medalha portuguesa para Ana Maria Braga

Brincadeiras à parte não se pode deixar de reconhecer que os portugueses estão nos dando uma lição quando se trata de divulgar e incentivar o turismo no país que, aliás, tem realmente muitas coisas a oferecer. Uma das táticas portuguesas é convidar personalidades, especialmente da mídia, a visitar o país. Os convites acabam rendendo uma boa e gratuita divulgação como aconteceu com Ana Maria Braga que esteve em Portugal dez vezes com a equipe do “Mais Você”: em abril gravou reportagens na Ilha da Madeira. As muitas visitas de Ana Maria acabaram fazendo Portugal reconhecer na apresentadora uma pessoa grata ao turismo, o que lhe valerá a Medalha de Mérito Turístico. A Medalha será entregue no próximo dia 21em festa no Hotel Fasano, no Rio, com a presença do Ministro de Turismo de Portugal, Bernardo Trindade. Essa condecoração é dada para pessoas e entidades portuguesas ou estrangeiras que se destacam na divulgação e promoção do turismo nacional, no caso o português. As autoridades brasileiras de turismo bem que podiam convidar personalidades, principalmente brasileiras, para conhecer esse nosso país abençoado pela natureza e que é sem dúvida o de maior potencial turístico do mundo.

Uma "brincadeira" de boneca criada para ajudar

O que bem princípio é apenas uma curtição também pode ser uma maneira de ajudar projetos. É, por exemplo, o caso da boneca Barbie que será leiloada no próximo dia 20 na Christie’s de Nova York. Criada pelo artista plástico Stefani Carni, a Barbie especial usa um colar de diamantes e por isso mesmo deve arrecadar no leilão entre 300 e 500 mil dólares. O bacana dessa “brincadeira” é que toda a renda será destinada a Breast Câncer Foundation que cuida do câncer de mama. Está aí uma “brincadeira” que poda render muita ajuda no Brasil e não só para o combater o câncer.

Erasmo Carlos: cinco músicas na trajetóia de vida

Do vasto repertório composto por Erasmo Carlos em 45anos de carreira pelo menos cinco músicas representam a trajetória de sua vida. Em entrevista ao Programa Amaury Jr. o Tremendão revelou quais são as cinco músicas:
1) “Sentado à Beira do Caminho” do disco Erasmo Carlos e Os Tremendões (1970);
2) “Sou uma Criança, Não Entendo Nada” do disco Projeto Salva Terra (1974)
3) “Festa de Arromba” do disco A Pescaria (1965)
4) “CoqueiroVerde” do disco Erasmo Carlos e os Temendões (1970)
5) “Mulher”, do disco Mulher (1981)

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Violência no asfalto é o novo desafio de Sergio Cabral

Ninguém tem dúvidas de que as UPPs melhoraram muito a violência no Rio e que foram a grande força para a tranquila reeleição do governador Sergio Cabral. Os últimos acontecimentos mostram que a violência desceu os morros para tomar conta da cidade. Todo dia tem um (ou mais) arrastão em ruas movimentadas, a nos mostrar que não demora muito o governo terá de instalar uma UPP em cada esquina, o que, convenhamos, seria muito bom. Certamente o governador Sergio Cabral que teve coragem de “peitar” os bandidos nos morros está atento a essa violência que ocorre agora no asfalto e que está migrando para cidades próximas como, por exemplo, Itaipuaçu, onde a população garante que o tráfico ali se instalou. A luta contra a violência continua sendo o desafio maior a ser enfrentado pelo governo do estado. Sergio Cabral tem agora mais do que nunca, esse compromisso com o povo de sua cidade.

Pastor está incitando a violência contra os gays

O pastor Silas Malafaia mandou espalhar pela cidade outdoors que mais parecem uma nazista incitação à violência contra os homossexuais que apesar de nossos avanços continuam sendo perseguidos e discriminados como se ao fazer uma livre opção sexual estivessem cometendo algum crime hediondo. Não sei não, mas se os gays começarem a ser brutalmente perseguidos, surrados e até assassinados os cartazes espalhados pelo pastor Silas Malafaia terão uma grande, se não a maior, responsabilidade nisso. É estranho que uma igreja que diz pregar o amor também incite a violência, como se entre os milhares de evangélicos espalhados pelo país não houvesse fiéis com a mesma opção sexual. Também é estranho (muito estranho) perceber que o pastor gastou uma fortuna (outdoors custam caro) em uma campanha que é apenas preconceituosa e que deixa uma pergunta no ar: de onde (e como) saiu tanto dinheiro para fazer uma campanha que além de preconceituosa, o que já é um absurdo, se declara violentamente contra o sagrado direito de cada um optar pela sexualidade que quiser e lhe der mais prazer. Opção sexual também é um direito humano e quem não respeitar isso está cometendo um crime. Desse jeito os votos evangélicos dados a Marina Silva no primeiro turno acabam migrando para Dilma Roussef, o que é a única coisa positiva da absurda campanha desencadeada pela violência pelo (parece um “pastor alemão”) Malafaia.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Começou uma nova eleição,mas o primeiro turno deixou fatos, exemplos e lições

1- O Fantástico de ontem, domingo 10, divulgou a primeira pesquisa de intenção de voto para o 2º turno Tanto na pesquisa do Ibope quanto do Datafolha, Dilma saiu na frente (nem poderia ser diferente porque o resultado dessa primeira pesquisa é a expressão do que aconteceu no primeiro turno, quando a surpresa ficou apenas por conta de Marina Silva. Estranho é que nas edições de hoje, segunda-feira, dia 11, nenhum jornal importante reproduziu, como de costume, o resultado divulgado no Fantástico. Parece que com os erros cometidos no primeiro turno as pesquisas perderam mais um pouco de credibilidade, mas de uma forma ou de outra continuam acertando em quase tudo. A verdade é que os institutos de pesquisa também foram surpreendidos, como todos nós, pela expressiva votação de Marina em votos sem dúvida decididos na hora de usar a urna eletrônica. É cedo para prever o resultado do 2º turno, mas der a lógica pe3sde3não aparecer outra Erenice como uma pedra no caminho de Dilma a candidata do PT tem tudo para confirmar a preferência conquistada no 1º turno.
2 - Tiririca, o deputado federal mais votado do Brasil, terá de provar que sabe ler e escrever para poder fazer vale o voto do eleitor como uma forma de protesto. A Constituição exige que deputados e senadores saibam ler e escrever. É uma exigência que ficou estranha: depois que os políticos transformaram o “por fora” em uma prática quase que oficial os deputados e senadores não precisam saber ler. Precisam isso sim, é saber contar.
3 - É inegável que durante sua campanha Marina Silva ganhou uma legião de novos admiradores: a história de Marina, que se alfabetizou aos 16 anos e hoje tem dois diplomas universitários é realmente admirável, especialmente na luta pelo meio-ambiente, o que a colocou lado a lado com Chico Mendes na história do Brasil.Agora um grupo influente de admiradores de Marina começa a movimentar-se na tentativa de indicar seu nome para o Prêmio Nobel da Paz, o que seria de inteira justiça.
4 - Em São Paulo o cantor Netinho, que obteve expressiva votação para senador, mas nem assim conseguiu eleger-se, não desiste e já comenta que a boa votação conquistada agora o credencia para candidatar-se a prefeito de São Paulo nas próximas eleições. Como no Rio tudo leva a crer que Wagner Montes,o deputado estadual mais votado, também poderá ser candidato a prefeito. Sabemos todos que os políticos são ”artistas”, mas agora a política passar a ser, prelo que se vê nas urnas, um placo para artistas de verdade.
5- Em sua carta de despedida Getúlio Vargas escreveu: “saio da vida para entrar na história”. A frase histórica pode ser perfeitamente adaptada para Lula que sairá da presidência (provisoriamente) para entrar na história: nunca houve no mundo um presidente que conquistasse índices de aprovação como os de Lula. Não se trata de discutir aqui se ele foi ou não um bom presidente. São os fatos a nos mostrar que com tamanho índice de aprovação Lula realmente sairá da Presidência da República para entrar na história. Na história do mundo. Mesmo que seja derrotado em seu apoio a Dilma,o que acredito dificilmente acontecerá.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Martins: superação como exemplo e lição de vida e otimismo

São muitos os exemplos de superação física e emocional que temos diariamente, a nos mostrar principalmente que por mais difícil e dolorosa que seja a limitação é sempre possível, necessário e importante seguir em frente do jeito que der. Nunca se deixar vencer. É isso o que, entre outros, nos mostra o maestro e pianista João Carlos Martins que perdeu o movimento das mãos (mãos abençoadas para tocar piano – mas não perdeu o gosto pela música e principalmente pela vida. A superação diária (lenta é verdade e por isso mesmo mais dolorida) de Martins chega a ser comovente e une em torno de seu extraordinário esforço a torcida de todos que acompanham sua carreira. Agora a vitória de vida de Martins é tema do enredo da escola de samba Vai Vai, de São Paulo. Tem mais: sua vida inspirou o filme “O Milagre, dirigido por Bruno Barreto. Ele merece mais e vai ter: Manoel Carlos está escrevendo para a Globo uma minissérie sobre a vida e a superação de Martins que como personagem será provavelmente interpretado pelo ator Rodrigo Santoro. Exemplos como o desse campeão de vida devem mesmo ganhar todo o espaço possível na mídia. São uma lição de otimismo para quem vive reclamando de tudo. Na maioria das vezes de nada.

Um Brasil cheio de encantos mil. Não deixe de conhecer

Brasileiro adora dar um pulinho até Miami e contenta até em viajar para o Paraguai e comprar “muambas” que não valem absolutamente nada: o que vale é a besteira de encher a boca para dizer que viajou para o exterior fazendo um turismo que na maioria das vexes não acrescenta coisa alguma. Nunca entendi direito essa preferência de atravessar ar a fronteira tendo um país que, aliás, poucos brasileiros realmente, repleto de maravilhosas ofertas turísticas. As fotos que o Gonça, em viagem pelo nordeste, tem publicado no blog www.paniscuovum.com revelam um Brasil turisticamente maravilhoso e desconhecido da maioria dos brasileiros. O Brasil é tão bonito e abençoado pela natureza que, convenhamos, só faria sentido dar um pulinho até Miami depois de conhecer nossa própria terra. Quem quiser ir a Miami ou ao Paraguai que o faça, mas quem abre mão de conhecer o Brasil não sabe o que está perdendo. Fazer turismo interno é que é a boa: o Brasil oferece turisticamente muito mais do que qualquer viagemzinha ao exterior.

Enfim uma lei para ser cumprida

Lei é para ser cumprida, o que muitas vezes não acontece por aqui na medida certa. Agora está mudando: o TRE está banindo da política (espera-se que definitivamente) os candidatos ficha suja que tiveram a cara de pau de concorrer a novos mandatos. Ganharam, mas não levaram. Que sirva de exemplo para que outros ruins de ficha não teimem em querer continuar fazendo da política um trampolim para falcatruas. Não se pode garantir que a lei da fichas limpa passará um alvejante na sujeira total que costuma ser a política e a politicagem desse país,/mas é5esasufável comerço. Que,aliása,ç começopu tardedeemais.

Faltam 20 anos para o Brasil acabar com a pobreza

Talvez a expectativa de vida que nos prometem agora até me deixe chegar lá, mas dificilmente estarei aqui para ver concretizado um sonho que carrego desde a juventude: o do fim da pobreza no país. Estudos da Pesquisa Nacional de Amostragem revelam que “dentro de 20 anos o Brasil poderá eliminar a pobreza, o que não significa absolutamente que estaremos todos ricos, mas sim que, enfim, não seremos mais um país de miseráveis que na maioria das vezes não tem nem o que comer. Para Sergei Soares, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Aplicada “matematicamente falta pouco, mas isso não quer dizer que uma política pública para a eliminação da pobreza seja tão fácil assim. Temos muito espaço para melhorar, mas desigualdade zero é algo utópico”. Ao Jornal do Brasil Sergei Soares disser também que “não foram grandes os efeitos da crise. Ela não chegou a aumentar a desigualdade de renda. Os efeitos foram pequenos e temporários. Acredito que esses efeitos já devem ter passado no mercado de trabalho”. O estudo mostra que a desigualdade de renda caiu entre 2001 e 2008. Segundo a pesquisa mais entre 2005 e 2009 os 5% mais ricos tiveram uma queda de 2% na renda enquanto parte da população que representa os 5% mais pobres teve um crescimento de renda de 20%. Outros resultados do estudo: entre 2005 e 2009.a metade mais rica da população teve um crescimento de renda entre 13% e 30% enquanto a mais pobre teve crescimento de 31% a 35%. Ou seja: nenhum rico ficará mais rico e finalmente o pobre deixará de ser miserável. Continuo sonhando que isso realmente aconteça. Sonhar sim é que faz a igualdade total entre os homens.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Marina Silva: para o bem de todos e felicidade geral da Nação

Por mais que os políticos estejam desmoralizados (culpas deles mesmos) e que quase ninguém confie mais na política que se pratica por aqui esse é o assunto de todas as conversas. Em casa, nas esquinas, nos botecos todos comentam a eleição, especialmente a surpresa da candidata Dilma Roussef não ter vencido no primeiro turno, como indicavam as pesquisas. O assunto mais abordado é o da inesperada votação conquistada por Marina Silva, sem dúvida a grande vitoriosa da corrida presidencial. Não há um único eleitor que fale mal da candidata do PV que conquisto importante espaço pessoal e também para seu partido. Cada vez fica mais claro que Marina Silva será decisiva, com seu apoio para a decisão do 2º turno. Seja quem for o vencedor não pode e não deve abrir mão da presença de Marina Silva no governo como ministra que já foi ou em qualquer outro cargo de confiança. Até porque Marina é a nova dona do pedaço e segundo o que se ouve em todas as conversas ela é hoje o político em quem o povo mais confia. Sei não, mas se a eleição fosse agora corria o risco de Marina Silva ganhar. Disparada na frente.

Renato Aragão: um menino que faz todo mundo ser criança no picadeiro da televisão

Palmas para ele que ele merece. Aos 75 anos de idade Renato Aragão está comemorando 50 anos do personagem Didi Mocó. Ninguém permanece atuando tanto tempo com o mesmo personagem se não tiver talento para renová-lo e fazê-lo chegar sempre inteiro ao público. Charles Chaplin foi assim com Carlitos e Mario Moreno com Cantinflas. Renato Aragão é um dos maiores fenômenos da televisão brasileira mundial porque soube construir um personagem ingênuo e de um humor puro que arrancou pelo menos um sorriso, mesmo que disfarçado, do mais carrancudo e exigente dos telespectadores. Quando estreou na velha TV Tupi com “Os Trapalhões” muita gente torcia o nariz para o cearense cabeça-chata que pretendia fazer rir com uma presença que inicialmente pouco ou quase nada era notada. O sucesso de Renato só ficou sólido quando ele foi convidado para levar seu grupo de trapalhões para a exigente Rede Globo. Parecia loucura da Globo ao fazer o convite e loucura maior de Aragão ao aceitar o desafio de arriscar carreira e personagem em uma emissora que poderia “queimá-lo”. A Globo apostou e Aragão foi e venceu. E venceu porque sempre se manteve fiel a proposta de fazer do palco da televisão o picadeiro central do palhaço que sempre quis ser. O segredo do sucesso de Renato Aragão é justamente esse: ele dá para o público da televisão e do cinema o humor puro e ingênuo que nos acostumamos a ver nos circos de nossa infância. Resultado: Aragão conquistou a platéia infantil que adora circo e fez com que o público adulto, que torcia o nariz para “aquelas besteiras”, percebesse que ainda existe algo de infantil no adulto que sabe deliciar-se com a ingenuidade do humor do palhaço Aragão. Mesmo criticado pelos mais exigentes Aragão foi, com uma cambalhota aqui, outra cambalhota ali, brincando ingênua e infantilmente no palco de nossas vidas e fez com que o personagem Didi Mocó passasse a fazer parte da vida de nossos filhos e das nossas. Renato Aragão nunca deixou de ser criança na hora de brincar com piadas que não teriam o menor efeito se fossem contadas ou interpretadas por qualquer outro comediante. Nenhum comediante seria tão ingenuamente palhaço quanto Renato Aragão. É por isso que aos 75 anos Aragão continua sendo uma criança que diverte e se diverte no picadeiro que aprendeu a usar e comandar com mestria. Renato Aragão é o eterno menino que todos nós somos ou gostaríamos de ser. Palmas que ele realmente merece.

Silvio de Abreu: uma inteligente parceria com a mídia

O mistério criado na imprensa e alimentado pelo próprio autor em ‘quermorrer6átorno da morte de um dos personagens da novela “Passione” ficou tão grande quanto aquele que Silvio de Abreu deixa rolar na trama da novela. Autor experiente Silvio de Abreu dever ter buscado em muitos filmes (é apaixonado por cinema) não exatamente como, digamos, inspiração para o assassinato envolver uma dezena de personagens na teia que tirará um de cena. O autor não adianta nada, o que aumenta as especulações e alimenta o mistério na mídia atraindo mais interesse e curiosidade do público. O telespectador está motivado e envolvido por um jogo de adivinhação para saber quem será morto e quem será o assassino, mistério que ao que tudo indica se estenderá até o final da novela. A trama, especialmente na mídia não poderia ter sido mais bem construída: hoje ninguém aposta todas as fichas em um único assassinado que pode ser Saulo, Fred, Clara, Diana, Mauro, Stela, Antero e Bete. Tiro duplo e certeiro: quem não morrer certamente será suspeito. Em vez de brigar com a imprensa como costumam fazer os autores, Silvio de Abreu teve a inteligência de buscar a imprensa para uma parceria que tem dado o melhor dos resultados: a imprensa alimenta o mistério, mas não pode resolvê-lo. O autor abastece a imprensa como farta munição de hipóteses e só ele pode acabar com a duvida de “quem morrerá?”. Um quebra cabeça bem montado a mostrar que o autor que tiver inteligência suficiente para unir-se com a mídia só sairá ganhando, assim como a novela e o público que,convenhamos, adora esse joguinho de adivinhação que o transforma também em “autor” e é assunto para muito papo. Portanto, quanto mais confusão, melhor.

Sexo é coisa de feira quente com muita ação

Além de um grande prazer o sexo é um grande negócio que movimenta milhões em todo o mundo não só com a cada vez mais literalmente ativa e movimentada indústria cinematográfica pornô, mas também com a venda dos mais variados e esquisitos produtos criados para, digamos, esquentar as relações. Feiras de produtos eróticos atraem centenas de turistas e por isso mesmo são realizadas em quase todo o mundo fazendo circular um enorme volume de dinheiro. O Rio, onde com ou sem licença se pratica todo tipo de negócio sexual, vai finalmente ganhar a sua feira erótica. Ancelmo Goes informa em O Globo que finalmente a Prefeitura liberou o alvará para que a Hot Fair seja montada (inauguração prevista para o próximo dia 28) no clube Monte Líbano. Esse tipo de feira que não ofende ninguém (vai quem quer) acontece há anos em São Paulo e sempre com sucesso de público e de vendas. Era inevitável que chegasse ao Rio. Um estado com natural vocação turística como é o Rio não pode abrir mão de nenhum evento que atraia mais e mais turistas, que já nos procuram também por conta das muitas ofertas sexuais oferecidas na maioria das vezes clandestinamente, o que não é o caso da Hot Fair. Sexo não é pecado e com prevenção e proteção não faz mal a ninguém. Ainda. Mais quando além de satisfação física e emocional oferece lucro, ou seja, prazer em dobro.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Craque na vida não é quem usa crack. Passione mostra isso

O envolvimento suicida dos jovens (e de muitos adultos) com as drogas tem sido motivo de muitas palestras, estudos, reportagens, artigos e livros sempre na tentativa maior de alertar a juventude para o perigo mortal que as drogas, todas as drogas, representam. Toda ajuda é válida, mas me parece que a melhor abordagem do tema está sendo feita agora pelo autor Silvio de Abreu na novela “Passione”. Silvio não propõe nenhuma solução e nem se coloca como conselheiro, mas mostrar a decadência de um jovem saudável e sem problemas econômicos (emocionais o personagem tem (e muitos) a novela se encarrega de mostrar como é dramático o destino de quem se envolve com as drogas. Talvez esse tipo de susto e alerta seja o que mais funcione como “remédio” para quem acredita que poderá livrar-se das drogas quando quiser e bem entender. Não é assim: o dependente fica cada vez mais vulnerável e depende e seu único destino é o de transformar-se em um miserável humano, um doente gravíssimo que faz de tudo para livrar-se de qualquer tentativa de tratamento porque nunca acredita que é um doente. Silvio de Abreu trata o assunto com realismo e conta com um excelente desempenho de Cauã Raimond interpretando um drogado com perfeição tanto na postura emocional como na física e a reação protetora da mãe, o impotente sofrimento do irmão e a revolta de um pai desajustado também ganham traços reais na novela. Não são poucos os pais como o bem interpretado personagem Saulo, que na vida real também se abstém na hora de ajudar os filhos simplesmente porque não percebem que o filho não é um vagabundo marginal, mas sim uma jovem doente que mesmo que não queira precisa de muita ajuda. O personagem Danilo virou um trapo humano. É exatamente isso o que acontece na vida real: conheço muitos casos assim e um dos mais impressionantes é o de uma médica (excelente cardiologista) que aos 50 anos e com uma carreira brilhante vive (?) hoje na sarjeta (se é que ainda não morreu) para poder consumir crack nas esquinas sujas e amaldiçoadas da vida. A médica apesar de todas as informações às quais tinha acesso foi vencida pela força destruidora de uma droga que decreta a morte de quem a consome. A mulher bonita, inteligente (será que era mesmo?), profissional bem sucedida é hoje um lixo humano que não serve para nada e para ninguém. Nem para ela mesma. Ao abordar o tema sem discursos demagógicos e sem pretensão salvadora a novela “Passione” entrega ao público imagens que falam mais do que milhares de palavras e se não ajudam aos que estão aprisionados pelo vicio alerta com clareza aos jovens para a necessidade de jamais se deixarem envolver com qualquer tipo de droga. Craque na vida não é absolutamente quem usa crack.

Curso ensina mais sobre assessoria de imprensa de moda

São muitas as pessoas que se intitulam assessores de imprensa só porque procuram os jornais para plantar notinhas. Não é de hoje que esse trabalho de assessoria é realizado por profissionais que não entendem do assunto, até porque nem jornalistas são. Agora vai mudar: para quem se dedica a prestar assessoria de imprensa de moda a relações públicas e produtora de moda Patrícia Villar dará um curso de assessoria de moda. O curso começa no próximo dia 27 (inscrições a partir do dia 20 pelos telefones 2274-9395, 3205-3743 e 7864-9948) e durante oito aulas terá temas como redação de realese, pesquisa e montagem de sugestões de pauta. As oito aulas, ao custo de R$ 450,00 em duas parcelas serão das 19 às 21h30m.
ás quartas-feiras no Espaço Tudo é Moda, na Gávea, Rio. Além dos ensinamentos de Patrícia haverá também dicas reunidas em palestra de Alice Autran, editora de moda da Revista O Globo. O aluno melhor classificado na prova final ganhará estágio de um mês na Press Rio Assessoria de Comunicação, que é dirigida por Patrícia Villar. Mais informações em www.pressrioassessoria.com Nesse bate-papo Patrícia já dá algumas dicas:
Você é assessora de imprensa e, portanto, trabalha divulgando os produtos e ações desenvolvidos por outras pessoas. Como surgiu o interesse na área de marketing ?
Para desempenhar a função de assessora de imprensa tenho que, obrigatoriamente, estar sempre muito bem informada para que eu possa criar links interessantes com notícias dos meus clientes e sugerir matérias que despertem o interesse da imprensa. Sou uma curiosa nata e estas pesquisas viraram a minha grande paixão. Com o tempo, comecei a perceber que o processo estava se invertendo, ou seja, ao invés de identificar notícias que se transformariam em ganchos para matérias com meus clientes, comecei a sugerir para eles ações e produtos que poderiam se transformar em notícia. Neste caso, acabo misturando as funções de assessora de imprensa com a de consultora de marketing.
Mas para identificar quais tendências podem ser interessantes para seus clientes é preciso ter um bom faro. Você se considera uma pessoa com bom feeling para identificar e antecipar o que pode virar tendência no nosso mercado?
Pergunta difícil de responder...Mas posso dizer que sim. Não é raro observar alguma coisa, seja um item de moda, decoração ou até um comportamento, e pouco tempo depois vê-la disseminada na mídia. Quando comecei a ouvir falar nas pop-up stores (lojas com prazo de validade), fiquei bastante intrigada (positivamente) com o assunto. Por aqui, as pop-up stores ainda não são a febre lá de fora, mas acho que chegaremos lá. Explicaria isso graças à urgência de consumo que está se criando para despertar desejo nas pessoas. Se os consumidores não tem dinheiro, é preciso fazer com que eles não pensem muito. O ato da compra deve se transformar em uma “oportunidade única e imperdível” . Esta é uma forte arma de sedução que o varejo vem identificando. Promoções relâmpago, promoções apenas pela internet, lojas que funcionam apenas por alguns dias (pop-up stores) são formas de despertar a sensação de uma oportunidade imperdível. Isso me faz lembrar dos supermercados, que sempre fizeram aquelas promoções relâmpago anunciadas no microfone. Eles já sabem das coisas há muito tempo.



Existe(m) alguma(s) tendência(s) que você poderia citar como aposta(s) para o futuro próximo ?
Existem várias. Claro que não sou vidente...rs, mas o faro me diz que algumas mudanças de atitude vieram para ficar. Vou citar três.
Quando vi o catálogo virtual da Burberry com pessoas comuns usando trench-coats mundo afora fiquei impressionadíssima e imediatamente passei a idéia para meus clientes, especialmente para uma cliente de moda festa-noite, para quem sugeri criar em seu atelier um ambiente cenográfico para clicar as clientes que comprassem seus vestidos e colocá-las em uma galeria de fotos no site. Estas clientes vão contar para as amigas, que vão entrar no site para vê-las e já criou-se assim uma divulgação boca a boca. Estamos vivendo na era do Big Brother, dos 15min de fama, dos blogs de moda de rua. Usar pessoas comuns na passarela e no catálogo é uma tendência que, na minha opinião, pode crescer muito, pois é uma forma de aproximar o sonho da realidade, de mostrar que o seu produto foi criado para pessoas comuns e não apenas para ícones de beleza.
Outra tendência que também acredito é no “marketing adulto”, que aposta em temas picantes, no macabro, na pornografia, mas sempre de forma sutil e elegante. Tenho lido bastante a esse respeito e a estratégia de uma sorveteria londrina, que criou toda a sua campanha de divulgação inspirada no universo pornô, me chamou atenção em especial. As pessoas querem se chocar, querem ser impactadas e assuntos como estes ainda causam impacto, principalmente quando o produto não tem nada a ver com esse universo. Um outro exemplo bacana é de uma grife de coisinhas fofas - tipo travesseirinho da vovó, almofadas e afins - que criou uma linha super mimosa (estilo Cottage) com dizeres pra lá de ousados. Imagina uma toalhinha de ponto de cruz super delicada com uma frase pornográfica bordada ? Chocante, não é ? Impossível passar despercebido.
E a terceira tendência que vou citar é a “mordomia”. Se o produto ou serviço de uma marca não tem um diferencial muito grande, nem é super vanguarda, paparicar o cliente é uma necessidade básica nos dias de hoje. Todos estamos trabalhando mais sem ganhar mais por isso, ou seja, é preciso oferecer facilidades (descontos em parceiros, brindes, entrega em casa, consertos, sites com informações úteis para o cliente, etc) e não cobrar mais por elas. O ideal é oferecer vantagens e ferramentas que realmente facilitem a vida do cliente. Uma vez estava em um salão de beleza e vi uma cliente dizer que não poderia ficar para fazer o cabelo porque tinha que buscar o resultado de um exame do filho em um laboratório, que já estava prestes a fechar. A gerente do salão imediatamente convocou um funcionário para buscar o exame e a cliente ficou muito agradecida. Esta é uma das formas que vejo hoje de conseguir algum tipo de fidelidade com o consumidor.
Para ter idéias é preciso ser criativo. Que conselho você daria para as pessoas que querem exercitar a criatividade ?
Ser curioso e muito observador. Aprendi em um curso de PNL (programação neurolinguística) que a melhor forma de exercitar a criatividade é expondo-se sempre a novos estímulos. Viaje para lugares diferentes, coma em restaurantes diferentes, não peça sempre o mesmo prato, leia textos de todos os assuntos, mesmo aqueles que não te interessam tanto, conheça o máximo de pessoas possível, converse, escute, vá a exposições, estimule bastante o olhar. Esta bricolagem se transformará no seu instrumento de trabalho mais poderoso.