quarta-feira, 30 de junho de 2010

De olho na Copa e em outros campos. De futebol, é claro

1 - O ex-jogador Bebeto que não teve sorte como técnico quando a convite de seu amigo Romário comandou o América do Rio, está se dando bem como comentarista da Copa do Mundo. Falando um fluente espanhol (aprendeu o idioma quando jogou em 2003 pelo La Corunã) Bebeto é o comentarista número um da TV Al Jazeera, do Catar. Ele está na África desde o início de junho.
2 - Assuntos não faltam na Copa do Mundo, mas a imprensa tem feito questão de explorar o uso do colete que o goleiro Julio César tem como proteção para as costas. É assunto velho: o Julio César usa esse tipo de colete desde 2003 defendendo o Internazionale da Itália. É um colete Putti e a única peça de metal que faz parte da proteção é uma presilha liberada pela Fifa já que não representa nenhum perigo para os adversários.
3- Enquanto a bola rola na África no Brasil no Brasil os paulistas correm para viabilizar a construção de um novo estádio em São Paulo (como se sabe o Morumbi foi vetado) para a Copa de 2014. O que se comenta em São Paulo é que o novo estádio será construído com a supervisão financeira e comercial do jornalista e empresário J. Hawilla, da Trafic. Hawilla tem sido uma espécie de caixa de socorro financeiro para muitos clubes.
4 - São Paulo terá dois novos estádios. O amistoso, mês que vem, entre Palmeiras e Boca Junior será a despedida do Palestra Itália, o estádio do “verdão”, que dará lugar para a construção de um novo e moderno estádio com inauguração prevista para 2012.
5 – Não só os jogadores fazem sucesso na África do Sul: embora nem estejam por lá como torcedoras as atrizes Sheron Menezes e Letícia Spiller são muito festejadas por conta do sucesso das novelas que a Globo também exibe para s africanos. Sheron Menezes é considerada uma verdadeira rainha da beleza negra. Nenhum exagero dos africanos.
5 –“Maradona é o Nelson Ned da Argentina. Então na Copa tem dois anões: Maradona e o Dunga” - a piada é do jornalista José Simão que também adaptou uma música para homenagear o técnico argentino Cante junto: “A Coca do Mundo é nossa. Com Maradona não há quem possa”.

Final de "Tempos modernos" está decidido e "Passione" não tem um pedófilo

Mesmo com as atenções voltadas para a Copa do Mundo o interesse do público pelas novelas não diminuiu garantindo bons índices de audiência Nessa corrida em busca dos sagrados pontinhos do Ibope a novela “Tempos Modernos”, que está chegando ao fim já tem pelo menos três finais decididos pelo autor João Bosco: 1) até o final ele manterá a briga, cada vez mais acirrada entre os personagens de Antonio Fagundes e Marcos Caruso. No amor finais felizes para os personagens de Viviane Pasmanter e Felipe Camargo e os de Fernanda Vasconcellos e Thiago Rodrigues; 3) os vilões serão, como sempre, castigados (pelo menos nas novelas) e será o caso da personagem de Grazi Massafera. Também na briga por audiência “Passione” não quer apelar e por isso mesmo o autor Sylvio de Abreu desmente as especulações de que o personagem Gérson (Marcelo Anthony) seria pedófilo. Abreu garante que não existe e nunca existiu essa possibilidade porque ela contraria a imagem do casal amoroso vivido por Anthony e Carolina Dickman, mas o autor não esconde que o personagem Gérson tem sim um desvio de comportamento, mas ainda não revela qual: “Vou deixar o público descobrir aos poucos.”

Eliana ilustra livro internacional bem acompanhada

A apresentadora Eliana é a única brasileira escolhida pelo fotógrafo inglês Tom Munro para fazer parte de seu novo livro no qual reúne fotos feitas ao longo de sua carreira. Eliana entra com três fotos que Tom escolheu das que fez para revista Glamurama. Eliana estará bem acompanhada: também fazem parte do livro, entre outros, Madonna, Lady Gaga, Beyoncé, Tom Cruise, Justin Timberlake, Keanu Reeves, Jude Law, Ashton Kutcher, Johnny Deep e Leonardo Di Caprio.

Zé do Caixão leva (e lava) a alma no carnaval

Considerado o rei do cinema cult nacional José Mojica Marins, o Zé do Caixão vai mostrar que é bom de samba desfilando como destaque na Unidos da Tijuca. O convite ao diretor de filmes de terror tem lógica: o enredo da Unidos contará histórias sobrenaturais (sem dúvida uma inovação no carnaval) e Zé entra nele com seu filme mais famoso: “À meia-noite levarei sua alma”. Zé do Caixão não quer levar só a alma: quer levar também o título e ajudar fazer da Unidos da Tijuca bicampeã do carnaval carioca.

Carpaccio: a carne crua que conquistou o mundo

Nos últimos anos tem sido comum o brasileiro arroz com feijão entrar em qualquer restaurante e pedir um Carpaccio, que ganhou várias adaptações. O verdadeiro Carpaccio é feito de carne crua de vaca. É um prato que surgiu por acaso no Harry’s Bar do Hotel Cipriani, em Veneza, Itália. Conta a história (culinária também é cultura) que uma senhora, cliente assídua do bar foi aconselhada por seu médico a comer carne crua para ajudar em um problema gástrico A cliente comentou com o dono do restaurante que já no dia seguinte apresentou sua nova invenção: um prato com lâminas carne crua sem nenhuma gordura e temperada com molho a base de consomé, suco de limão, maionese e sal. A cliente adorou: com o tempo o Carpaccio ganhou novas versões, especialmente nos molhos. O prato só chegou ao Brasil nos anos 70 e foi imediatamente aceito. O nome Carpaccio foi dado em homenagem ao pintor italiano renascentista Vittore Carpaccio que morreu em 1526 e usava tons vermelhos (como o da carne) em suas obras.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Carioca precisa aprender a deixar de ser o "Sugismundo" do Brasil

“Não adiante melhorar os serviços se o carioca não se conscientizar de que tem que fazer a sua parte” – a declaração é de Carlos Roberto Osório. secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos do Rio. Está coberto de razão. O carioca ainda não aprendeu a conservar a sua cidade: entope pos bueiros e ralos, joga papel no chão mesmo que tenha uma lixeira ao lado, suja os muros, depreda o patrimônio público (incluindo os hoje quase desnecessários orelhões, cospe na calçada, enfim faz de tudo para destruir a cidade que ainda assim continua maravilhosa. Carlos Alberto tem um exemplo diário dos ‘sugismundos” cariocas: “A Av. Rio Branco é varrida seis vezes ao dia e ainda assim a qualquer hora se vê lixo no chão”.

Brasileiro usa sua criatividade para fazer novas fondues bem quentes

O brasileiro, que também é muito criativo na cozinha, modificou muito a receita da fondue tradicional e original, considerado o prato ideal para o inverno. Agora uma nova invenção quer esquentar-se nas panelinhas: é fondue de caça. Antes de fazer em casa, saiba se você aprovará experimentando o novo prato (com cordeiro, avestruz, javali, aspargos, alho poró e cenoura) no Espaço Brasa do Leblon, aonde o prato vem sendo bastante disputado peja clientela. Agora tem também o brasileiríssimo fondue de doce de leite servido no Couve Flor do Jardim Botânico e o de camarão com molhos tártaro, rose, catupiry e mostarda, que é a nova atração do cardápio do Espaço Picollo, no Itanhangá. Todos no Rio

Uma idéia na cabeça e um livro na mão para conhecer melhor o Rio

Por mais que o carioca acredite conhecer o Rio não conhece tanto assim é muitas vezes é fundamental ter boas informações em mãos. É o que oferece o “Tudo Ali Centro”, publicação de Paulo Veja e Michele Montenegro. No guia estão reunidas dicas e curiosidades que auxiliarão bastante a quem quer conhecer o Rio melhor. A obra valoriza a tradição centro da cidade (que poucos cariocas conhecem). Para isso os autores procuraram ter um olhar renovado e minucioso que permitiu fazer uma verdadeira radiografia atualizada também das opções de lazer, incluindo galerias, bares descolados, massagens terapêuticas e opções de mergulho na Baía.

Facebook de olho no Oriente para conquistar 1 bilhão de usuários

A internet pode ganhar mais usuários (ou já seríamos viciados?) com o foco que o Facebook está dirigindo ao Oriente, onde espera atingir a curto prazo 1 bilhão de usuários, dobrando seu atual número. Na briga entre Facebook e Orkut, administrado pelo Google, o melhor pedaço do bolo está na China, Rússia, Japão e Coréia do Sul que estão merecendo atenção especial em investimentos feitos pelo Facebook. Essa pode vir a ser a maior briga virtual desde que a internet botou as manguinhas de fora.

Aprenda a fazer sucesso com música

Um guia prático para artistas e bandas recém-nascidas - é assim que em síntese o empresário Marcelo Guapyassú define “Eu quero Rock anda roll”, livro que lança amanhã, terça-feira na livraria Travessa do Leblon. Em sua primeira experiência literária Guapyassú, que orienta que a carreira de muitos artistas famosos e que foi o responsável pelo lançamento do grupo Detonautas, satisfaz também a curiosidade dos fãs que conhecerão alguns segredos do sucesso de vários artistas musicais, além de acontecimentos engraçados. Marcelo não tem pretensões literárias, mas sabe que “não existe literatura sobre marketing aplicado à musica” e por isso quer preencher esse espaço: “Não dou a fórmula do sucesso, mas, através da minha experiência, digo o que pode dar mais ou menos certo”.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Zagallo vê a Argentina campeã na África. Tomara que não

Nessa rixa antiga que mantemos no futebol com a Argentina podemos não concordar e torcer contra, mas não dá para desprezar a opinião de Zagallo, quer tivemos de engolir e que sabe muito de futebol. Segundo o único realmente pentacampeão da seleção brasileira a Copa da África está praticamente definida. Na opinião (não na torcida, é claro) de Zagallo a Argentina será a nova campeã do mundo e o Brasil ficará em segundo lugar, o que não representa nada em um país como o nosso em que ser vice nunca valeu coisa nenhuma nada. Só nos resta torcer para que a opinião de Zagallo esteja completamente equivocada. Pior do que ver a Argentina com o título será aturar a já exacerbada arrogância de Maradona que parece estar levando a Copa na brincadeira, mas fez seu time jogar um futebol quase perfeito. Se a opinião de Zagallo estiver certa (tomara que não) resta saber quem levantará o “caneco”: Maradona ou Messi? Esperamos que nenhum dos dois, mas sim o nosso zagueirão Lúcio, repetindo o gesto que já foi feito pelos também zagueirões Bellini e Mauro.

Messi é o bonitinho da turma LGBT de Berlim e também de Maradona

Além de ter conquistado a admiração do publico com seu futebol Lionel Messi, o craque argentino que é considerado o melhor jogador do mundo no momento, ganhou também a forte admiração da turma LGBT de Berlim que o escolheu, segundo enquête realizada pela revista “Siegessole”, como o jogador mais sexy da Copa. Vai ver é por isso que Messi e Maradona vivem trocando carinhos e beijinhos publicamente.

Uma seleção mundial para jogar contra o mundo

Quem acompanha a Copa do Mundo, ou seja, todos os jogos percebeu que os maiores craques, inclusive os brasileiros, não jogam nos países que agora representam. Talvez fosse até o caso de convocar um time de, digamos, “estrangeiros de todos os países”’ e criar uma nova Copa paralela em que a “seleção do mundo” enfrentaria seleções de outros países formadas apenas por jogadores (novos craques poderiam surgir) que ainda estão nos times dos países em que nasceram. Talvez fosse difícil, até impossível, para muitos países ter condições de formar boas seleções. Esse não seria o caso do Brasil que pode formar a qualquer hora uma seleção com craques que ainda atuam por aqui e que seria tão boa (ou ruim) quanto a que está nos representando na África do Sul.

Garanta o sucesso do jantar com uma trilha sonora perfeita

Uma bem selecionada trilha sonora é fundamental na hora de receber os amigos em casa. A jornalista Antonia Leite Barbosa recolheu sugestões com o Dj Levy Gasparian, diretor de conteúdo da Rádio Ibiza. Vai nessa: comece com “Sittin on the top of the boy” de Otis Redding. Na hora do jantar uma boa trilha é “Fugiu da novela”, com Vanessa da Mata. Sae a hora é de jogar conversa fora tomando um bom vinho o acompanhamento musical é com “Alô, Alô marciano” com Elis Regina e em seguida “Kings of convenicence” com Mrs. Cold. Para finalizar a noite um tema quente: “Black magic womans”, com Carlos Santana.

Mayara Moura conquista o público com postura de modelo

Mayara Moura, a intérprete da personagem Milena em “Passione” tem surpreendido o público com a postura de modelo que mostra em sofisticadas e elegantes (para muitos telespectadores apenas trajes esquisitos) roupas. Essa parte Mayara tira de letra: é uma bem sucedida modelo internacional desde os 17 anos de idade e durante muito tempo foi a queridinha do respeitado estilista Karl Logerfeld.. Além de modelo, se agora atriz Mayara também trabalha com música (tocava baixo em uma banda de garagem) e agora tem feito experiências musicais caseiras com o cantor Oto, seu namorado. Mayara também tenta desenvolver suas aptidões como estilista criando muitas das roupas que usa no dia a dia. Se um dia vier a desenhar uma coleção comercial usará “muita tacha, couro, látex, salto agulha, vinil, chapéu, texturas inusitadas e aplicações de estampas únicas”. Entusiasmada por estar atuando com atrizes do nível de Cleide Yáconis e Fernanda Montenegro á aprendeu que “como modelo empresta-se o corpo e como atriz empresta-se a alma”.

domingo, 27 de junho de 2010

Faturamento de Michael Jackson dobrou depois da morte

Às vezes morrer pode ser literalmente um bom negocio. É o que está acontecendo com Michael Jackson que depois de morto faturou mais do que o suficiente para pagar a dívida de 500 milhões que deixou e ainda garante excelentes lucros para todos os seus familiares. Segundo a revista Bilboard o espólio de Jackson depois de sua morte aos 50anos de idade, pode ser calculado agora em mais de 1 bilhão de dólares. Jackson esperava pagar parte de sua dívida com a turnê que realizaria dias depois da data de sua morte, mas mesmo sem a turnê os herdeiros do Rei do Pop receberam 6,5 milhões de dólares em ingressos não retornados. O documentário com o ensaio do espetáculo já rendeu 400 milhões de dólares, valor mais alto registrado na história do cinema. Tem mais: o espólio que detém metade da editora musical de Jackson rendeu 80 milhões de dólares em 2009 e a Mijac, que gerencia os direitos autorais lucrou o equivalente a 150 milhões de dólares enquanto o contrato de 250 milhões de dólares com a Sony Music para o lançamento de dez discos já gerou 31 milhões de dólares e os álbuns do cantor, que tiveram vendas aumentadas depois de sua morte, renderam 383 milhões de dólares em vendas, 13 milhões de downloads e 1,5 milhões de ringtones. Eastima-se que só nisso o faturamento já tenha chegado a 383 milhões de dólares. Agora é a mãe do cantor, Katherine Jackson, que fatura também e sozinha com o lançamento do livro “Never can say goodbye” (Nunca vou dizer adeus) no qual reuniu 150 fotos inéditas da família. Em menos de 48 horas o livro vendeu mais de25 mil cópias online.

Dunga joga água na seleção

Mesmo sob a intensa pressão e marcação que tem sofrido no comando técnico da seleção brasileira Dunga utiliza uma filosofia que carrega em sua vida desde os tempos de jogador. Ensina aí, Dunga: “A natureza é muito sábia. A água sempre acha uma forma - seja pelo lado ou por cima - para ultrapassar seus obstáculos. E nós temos que ser assim”. Que a seleção brasileira seja água diante de seus adversários.

Brasileiros não fazem muito para preservar o meio-ambiente

O desastre ecológico com a plataforma BP que já derramou 40 milhões de litros de petróleo no Golfo do México está servindo de alerta para os Estados Unidos como reconhece o presidente Barak Obama: “Da mesma forma que o 11 de setembro modificou profundamente a percepção de nossa vulnerabilidade e nossa política externa, esse desastre vai mudar por muitos anos a nossa visão sobre o meio ambiente e a energia”. Os brasileiros também precisam mudar a visão e o comportamento sobre o meio ambiente: recente pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Rio e a empresa Ipsos mostra que existem 15,5 milhões de brasileiros preocupados com os impactos do aquecimento global. É um número superior do que há três anos. Se é bom por um lado tem também o lado ruim: 75% dos brasileiros disseram não estar preocupados em comprar produtos com menor impacto ambiental. Depois reclamam com as frequentemente mostradas “revoltas” da natureza.

Dose Dupla de Cleo Pires na Playboy de agosto

Manter-se no atual mercado editorial vendendo bem e fazendo um produto cada vez melhor não é para qualquer publicação. Por isso mesmo a Playboy decidiu comemorar seus 35anos de sucesso no Brasil com duas edições, ambas com Cleo Pires como atração maior. Em uma das edições Cleo ilustrará várias páginas fazendo, toda nua, o tipo mulherão em fotos de Jacques Dequequer. A outra edição é para alimentar as fantasias masculinas com fotos (de Bob Wolferson) na quais Cleo aparece fazendo estilo menininha, mas nem por isso mesmo sensual e bem despida.

Maratonas de noites de autógrafos depois da Copa do Mundo

Depois da overdose de futebol, cariocas e paulistas terão uma semi-maratona literária: o segundo semestre de julho promete trazer ao Brasil David Ramnick, editor da revista New Yorker e a ex-prisioneira das Farc Ingrid Betencourt. Ramnick vem para autografar o lançamento em língua portuguesa do livro “The Bridge: the life and rise of Obama”. O livro tem 656 páginas muitas das quais com fotos da vida do atual presidente americano. Ingrid vem para lançar sua biografia que, é claro, tem o foco maior no longo período no qual foi prisioneira.. Quem leu garante que é um livro emocionante, Deve ser mesmo.

Depois da Copa mais marcação cerrada para Julio Baptista

Ao contrário do que se imagina não é a mão forte de Dunga que tem feito com que os jogadores da seleção tenham um comportamento de meninos de colégio interno em suas folgas. O bom comportamento é conseqüência da necessidade de ficar bem na fita em casa: dos 23 jogadores convocados por Dunga apenas Julio Baptista é solteiro e assim mesmo só até julho: o jogador marcou para o dia 23 de julho seu casamento com a modelo espanhola Silvia Nistral (muito bonita). A cerimônia merecerá toda a pompa e circunstância e será realizada no Vaticano, que fica mais pertinho da casa dos noivos. Julio Batista mora em Roma e joga no time de mesmo nome.

Mexa o corpo e faça exercícios sem precisar de Academia

Fazer todo e qual tipo de regime e frequentar academias de ginástica pelo menos três vezes por semana é uma das paranóias adquiridas com as novas exigências físicas desses tempos modernos. Não é preciso ser um escravo de academia para manter o corpo saudável: mexer o corpo várias vezes ao dia faz tão bem quanto virar “rato” de Academia. É o que propõe o livro “Mexa-se um pouco, emagreça muito”, do americano James Levine. O autor diz que “não adianta nada malhar 30 minutos se passamos o resto do tempo sentados em frente ao computado". Lavine indica a adoção de várias atividades que chama de espontâneas como, por exemplo, pular corda, caminhar, saltar ou simplesmente ficar de pé por alguns minutos todas as horas. Com isso o autor do livro diz que o metabolismo “acorda” e funciona na sua potência máxima.

sábado, 26 de junho de 2010

Copa do Mundo no Brasil movimenta mais de 100 bilhões de reais

Ainda é comum encontrar quem ache que a realização da Copa do Mundo de 2014 é um desperdício de tempo e dinheiro. Não será não: além de todas as obras de infra-estrutura que permanecem depois da Copa como um benefício para os estados e da projeção turística que o país merecerá muito dinheiro entrará em caixa. Estudo feito pela consultoria Ernest & Young em pareceria com a Fundação Getúlio Vargas mostra que os investimentos na Copa do Mundo devem injetar 142,3 bilhões na economia brasileira, já a partir desse ano. O levantamento mostra que do montante total, R$ 22,4 bilhões correspondem a infra-estrutura e que o impacto nesses quatro anos equivale a 2,17% do PIB (Produto Interno Bruto) previsto para esse ano. O estudo estima a criação de 3,6 milhões de empregos com um impacto de 63,4 bilhões sobre a renda. A arrecadação dos cofres públicos terá um adicional de 18,1 bilhões. Em relação a oferta de empregos o setor da construção civil deverá ser o mais beneficiado entre os 55 analisados no estudo. Estima-se um aumento de produção de 8,14 bilhões. O levantamento mostra ainda que 24 setores serão beneficiados, entre eles os de serviços prestados (com cerca de R$ 7 bilhões adicionais), hotelaria (R$ 3 bilhões) e alimentos e bebidas (E$ 2,5 bilhões). O levantamento mostra que o retorno desses investimentos costuma ser bastante atrativo.

Retranca suiça pode prejudicar o futebol da Copa-África

Quem gosta de futebol não ficou muito contente com a eliminação da Itália, mesmo que sua seleção não viesse se apresentando bem. O ex-jogador e hoje comentarista Tostão é um dos, digamos, insatisfeito e escreveu: “Deveria haver uma regra na Copa que não permitisse que uma seleção tão retranqueira e tão fraca, como a Suiça, passasse para a fase seguinte. Se a Suiça se classificar, existe até o risco de ela, com mais quatro retrancas e com sorte, ganhar o título, como ocorreu com a Grécia na Eurocopa de 2004. Seria a desmoralização do futebol”.

Assista o próximo jogo do Brasil torcendo com um delicioso hambúguer

Se estiver pensando em reunir os amigos em casa para assistir o próximo jogo do Brasil e cansou daqueles salgadinhos repetitivos ou da carne dura do churrasco apressado, americanize o encontro e sirva hambúrguer gourmet, que é chique e substitui um almoço complicado. A chef Tatiana Szeles ensina a prepara um hambúrguer delicioso de fraldinha, acompanhado de salada simples e três molhos. Tudo fácil, muito fácil de preparar. Vamos lá. Primeiro os ingredientes: 220 gramas de fraldinha moída com a gordura, 3 folhas de alface americana, 3 folhas de alface crespa, 3 folhas de alface roxa, 3 folhas de radichio, suco de 1/2 limão siciliano, 1 batata asterix grande, sal. Prepare: tempere a carne moída com sal e forme o hambúrguer que deve ser grelhado 10 minutos de cada lado. Corte a batata em 6 pedaços, tempere com sal e azeite e leve ao forno (150C) por 20 minutos. Pronto: agora sirva o hambúrguer com o mix de folhas temperado com azeite e limão siciliano, batata e três molhos. Os molhos também são de preparo simples. Para a geléia de tomate use 50 gramas de açúcar, 150 gramas de tomate sem pele e sem sementes, ½ pimenta dedo de moça picada sem sementes e 100 ml de água. É só cozinhar todos os ingredientes por 15 minutos e depois bater o liquidificador. Para a emulsão de gengibre você precisa de 1 gema, 50g de manteiga, 1 colher (sobremesa) de cebola picada, 4 grãos de pimenta do reino, 1 colher de sopa de gengibre picado. Agora basta reduzir em um pouco de vinagre com cebola, pimenta e gengibre por 2 minutos, coar e bater no liquidificador com a gema juntando aos poucos a manteiga derretida até engrossar. O terceiro molho está pronto: é a mostarda Dijon.

Metrô oferece desconto para peças de teatro. O problema é ter que ir de Metrô

O serviço oferecido pelo Metrô, que já foi ótimo, não anda lá dos melhores, mas se é inevitável ter que utilizá-lo aproveite para obter pelo menos uma vantagem: clientes com cartão Pré-Pago e com créditos ganham 50% de desconto em vários espetáculos (a lista completa pode ser consultada em www.metrorio.com.br/eventos.htm). Aliás, um dos benefícios que o Metrô deveria oferecer aos passageiros seria impedir que, como vem acontecendo, passageiros continuassem nos vagões ao término da viagem (geralmente são passageiros que embarcam, por exemplo, em Botafogo para ir até Ipanema, não desembarcam e voltam para outras estações, principalmente da Central do Brasil). O resultado desse movimento na contramão é que o Metrô já sai lotado, em qualquer horário, de Ipanema e dificulta o embarque de passageiros em outras estações. Por mais que se avise pelo alto falante que o desembarque e obrigatório ninguém da bola ao aviso, assim como não se costuma respeitar os lugares destinados aos idosos e portadores de necessidades especiais. Esses lugares parecem agir como sonífero para jovens mal educados que sempre fingem estar dormindo para não ceder o lugar a quem é de direito e conquista. Dois probleminhas que seriam resolvidos com uma simples fiscalização.

Um guarda roupa básico para a mulher gastar pouco com roupa. É possível?

Toda mulher fica em dúvida quando abre o armário para escolher a roupa que usará e isso em qualquer ocasião. Na frente de um monte de blusas, calças e vestidos que comprou, não usou e mesmo assim não gosta mais ou de roupas que usou apenas uma vez e acha que ficaram velhas a mulher é sempre muito complicada. Para evitar esse tipo de dúvida a elegante e bonita empresária paulista Maria Helena Cabral (dona da loja Essencial) fez para o portal Taste um guarda roupa básico e polivalente. Anote aí para não sair gastando demais nos shoppings da vida (o que é muito difícil, quase impossível para uma mulher) e entupir o guarda-roupa com peças que não servem para quase nada. O guarda roupa básico só precisa ter: um jeans preto lixado, 3 camisetas ou blusas, 2 camisas brancas, uma básica e outra noite, 2 calças, uma seca e outra ampla, 1 saia lápis, 2 cintos, um esportivo e um mais largo e chique, 1 jaqueta de couro, 1 spencer criam, 1 colete tipo smoking, 1 blusa em tricô de algodão e acessórios (duas echarpes, um cachecol, um lenço e um broche) Fica uma pergunta: qual mulher no mundo conseguirá sobreviver com tão pouco? Maria Helena ensina também que “além de falarem muito os acessórios mudam e valorizam qualquer peça básica. Um acessório pode transformar um pretinho básico de casual em vestido de festa e, como num passe de mágica, ir rapidamente das compras ao teatro”.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Casa do Brasil já promove na África do Sul a Copa de 2014

Não só em campo o Brasil vai bem (pelo menos até agora) na Copa. Fora das chamadas quatro linhas (como diziam os antigos narradores) a “Casa do Brasil", montada em uma área de 3 mil metros quadrados em Joanesburgo, para divulgar a Copa de 2014, também é um sucesso: tem recebido uma média de 300 visitantes por dia, o que justifica o investimento superior a R$3 milhões feito pelo governo (não é nada para quem espera uma injeção de R$ 142,3 bilhão com a próxima Copa). Embora a “Casa do Brasil” tenha sido montada pra divulgar o nosso futebol e país, a BF, que fatura milhões com a seleção, não entrou com nenhum centavo nessa, digamos, promoção. Esperto o presidente da CBF, Ricardo Teixeira não botou a mão no bolso e preferiu negociar uma espécie de permuta: emprestou parte de seu cervo (especialmente peças alusivas as conquistas de 1958, 1962, 1970,1994 e 2002). Emprestou, mas fez uma no mínimo estranha exigência: a de que as peças fossem transportadas pela empresa de segurança Memories. A exigência foi aceita e a licitação jogada para escanteio.

Droga lícita é a estrada dos jovens para outras drogas

A maldição é mundial: em quase todos os países é cada vez maior o consumo de drogas entre os estudantes, geralmente jovens de bom nível social, informados, mas sem consciência para fugir daquele que o perigo maior que a juventude enfrenta atualmente. No Brasil é de 49% o número de universitários que segundo levantamento da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas já fez uso de alguma droga ilícita. O dado mais alarmante da pesquisa vem do uso de uma droga lícita e que, portanto, pode ser adquirida livremente em qualquer esquina, mesmo por menores de idade, apesar de ser proibido por lei. O levantamento revela que 80% de jovens menores de 18 anos já consumiram algum tipo de bebida alcoólica. Tudo bem que a garotada é curiosa e uma das maiores curiosidades é justamente a de provar uma cervejinha ou outra bebida qualquer como a propaganda incentiva e os adultos fazem constantemente. Um porre adolescente (quem já não experimentou o seu?) é inevitável. Aí é que mora o perigo: se o álcool é uma droga lícita é preciso mais, muito mais, atenção para evitar que mais do que um prazer vire uma terrível necessidade para os jovens. A dependência alcoólica, assim como a do tabaco, é uma das mais difíceis de tratar e o perigo maior é que a garotada começa com um porre hoje pra amanhã, incentivada pelo álcool, ache legal experimentar outro tipo de droga, além de dar suas baforadas por aí, que, afinal, o cigarro prece ser o companheiro inseparável da bebida. Se quisermos combater as drogas lícitas é precioso prestar muita atenção no consumo de bebidas alcoólicas, da droga lícita. Para combater a droga ilícita é necessário antes de tudo impedir que a droga lícita caminhe livremente pela estrada da juventude.

Dunga pede desculpas ao torcedor. Falta a Globo também pedir

Quem conhece Dunga sabe que ele não facilitará a vida da TV Globo com privilégios que eram comuns e que as outras emissoras não mereciam o que era profundamente injusto. De qualquer maneira Dunga baixou a jabulani e parece disposto a acabar com a tensão entre ele e a emissora, que se acha no direito de ter os privilégios que sempre teve. Na entrevista coletiva de ontem o técnico da seleção teve a hombridade de vir a público e pedir desculpas: “Quero pedir desculpas ao torcedor brasileiro pela minha atitude, pela forma como me comportei. O torcedor que sempre tem nos apoiado não tem nada a ver com problemas pessoais meus. Eu, como qualquer brasileiro, só quero trabalhar e fazer bem o meu trabalho”. Ta na hora da TV Globo pedir também.

Cristiano Ronaldo: em campo o bem mais sucedido garoto-propaganda do futebol

Pelo menos em uma coisa o jogador português Cristiano Ronaldo (o Ronaldo do nome composto vem de uma homenagem que seu pai quis prestar ao ex-presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan), que ainda não mostrou a magia de seu futebol, ficou em primeiro lugar na Copa: com as ausências de Ronaldo Fenômeno e de Ronaldinho Gaúcho, Cristiano é o único Ronaldo com possibilidade de brilhar na competição. De todos os jogadores que estão (ou estiveram) na África do Sul Cristiano Ronaldo é o bem mais sucedido “garoto-propaganda” do esporte: fatura 25 milhões de euros por ano (8milhões anuais da Armani, 7 milhões da Nike, 5 milhões do Banco Espírito Santo, 600 mil da Clear Cosméticos, além de ter contratos com a Suzuki, Konama, Castrol e Fuji Xérox). Cristiano Ronaldo é também o jogador de maior salário do mundo: recebe 1,3 milhão mensais do Real Madrid e ganha mais do que Kaka seu companheiro de clube. Vai ver que está jogando pouco porque passa a metade do tempo em campo fazendo contas.

Futebol para Parreira agora só no Brasil

Embora tente disfarçar e argumentar que mesmo derrotado fez um bom trabalho com a seleção da África do Sul à qual de “um padrão de jogo” (será que o Joel Santana já não tinha dado?) o técnico Carlos Alberto Parreira, que já andou por vários países tomou uma decisão: não aceitará, pelo menos por enquanto, nenhum convite para voltar a trabalhar como técnico no exterior. Parreira não fala em afastar-se do futebol (tem planos de vir a ser dirigente esportivo) o técnico garante que se voltar a comandar um time só o fará em seu país. Os clubes brasileiros que se cuidem.

EUA pode formar um timaço de futebol, se quiser

É bom abrir o olho: se os Estados Unidos tomarem gosto pelo futebol não demora muito os americanos estarão entre os primeiros e mais fortes times do mundo. O EUA ainda engatinha no esporte descoberto pelos ingleses, mas já mostra que andará (no caso correrá) mais rápido do que se pensa. Os americanos têm recursos e tecnologia para formar jogadores e leva a coisa como empresa: tem mostrado inclusive que por lá podem surgir craques e não apenas jogadores razoáveis como os de agora. Se decidir investir no futebol os EUA formará craques de laboratório, além de importar outros tantos para ensinar a turma que ainda prefere o futebol americano e o basquete. Não demora muito a seleção dos Estados Unidos poderá chegar às próximas Copas do Mundo como uma das favoritas e não como a boa surpresa que tem sido até agora. É bom não esquecer que tem a mão, ou melhor o pé, de Pelé nessa história desde que passou pelo Kosmos. Mais uma vez Pelé fez escola.

Seleção francesa perde até os patrocinadores

Quando uma seleção perde em campo (ainda por cima jogando mal) e é desclassificada na primeira fase da Copa do Mundo a derrota não é apenas esportiva: é também (e grande) comercial. É o que acontece com o selecionado da França que volta ao seu país desacreditada, um descrédito que está levando os patrocinadores a desistirem de continuar usando a imagem bleu do selecionado na mídia. Os patrocinadores (Banco Crédit Agricole, telefônica SRFA e supermercado Carrefour, que no Brasil é verde e amarelo) a desistirem de ter a seleção e o futebol em seus anúncios, antes que os torcedores virem a cara para os produtos como o técnico francês fez com Carlos Alberto Parreira.

Passione dita nova moda com penteado antigo

Não é novidade para ninguém que as novelas ditam moda, seja em roupas, comportamento, linguagem e por ao vai que, sabemos todos também, o telespectador se influencia com muita facilidade. A nova moda vem da novela “Passione” que está fazendo as mulheres correrem para os salões de beleza em busca de um corte de cabelo igual ao da personagem Melina (Mayara Moura). O penteado não tem absolutamente nada de novo: na verdade vem dos anos 20 quando inspirado na atriz Louise Brooks. Estilistas capilares (ou seja, cabeleireiros) garantem que o cabelo (curto nas laterais, revirados para dentro e com uma grande franja na testa) é o verdadeiro corte Chanel que sofreu adaptações ao longo dos anos, mas nunca saiu da moda. Quem não quiser cortar os cabelos pode optar por uma peruca já que muitas no estilo estão disponíveis nos salões de beleza de qualquer esquina. Breve nos camelôs

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dunga, a jabulani da vez, não fica na Seleção depois da Copa

Os chutes que Dunga tem levado de todos e em todas as direções fizeram como que ele ganhasse um novo apelido: está sendo chamado de “A jabulani da vez”. Agora Dunga é envolvido em novas especulações sobre a sua permanência como técnico da Seleção, mesmo que venha a conquistar o tão sonhado hexa campeonato. O ex-jogador e hoje excelente comentarista Tostão diz do alto de sai inegável experiência no futebol: “Duvido que Dunga continue na Seleção, ainda mais sendo a Copa no Brasil. Os parceiros e patrocinadores da CBF não vão permitir. A CBF não vai querer perder dinheiro”. Diz mais o experiente Tostão em sua mineirice: “No campo Dunga faz um bom trabalho e dá bons treinos. Faz, no mínimo, o que os técnicos famosos e experientes fariam. Isso não significa que Dunga, mesmo sem nunca ter sido treinador de clubes, é um precoce e excepcional técnico. É apenas mais uma evidência de que os conhecimentos da profissão não são privilégios de poucos, e que treinadores badalados não ganham sozinhos as partidas, como eles acham”.

Pelé faz gol histórico contra a Argentina. Veja no YouTube

Quer ver o gol número 1284 de Pelé? Vai ao YouTube que tem um filme de ficção (com efeitos especiais e tudo) que mostra Pelé disputando sua última partida contra a Argentina. Dirigido por Fernando Meirelles o filme é uma iniciativa da Vivo para homenagear nosso craque maior e ainda o mais popular: trinta anos depois de ter deixado o futebol Pelé é o ex-jogador mais procurado para anúncios na televisão: somente esse ano sua imagem teve 673 inserções na TV sendo que 378 foram de anúncios da Caixa. Quem também anda faturando alto em publicidade é Ronaldo Fenômeno: como ele é bastante popular no Oriente foi o escolhido pela Vale para fazer a campanha publicitária da empresa por lá (Japão e China principalmente). Ronaldo assinou contrato de 3,2 milhões de euros, quantia suficiente para que não dê bola às piadinhas sobre sua gordura que circulam na internet. Um site de humor, por exemplo, publica campanha fictícia do Vigilantes do Peso mostrando um Ronaldo ainda mais gordo com essa mensagem: “Fuja dessa ameaça: procure os Vigilantes do Peso”. Não deixa de ser uma boa sugestão, principalmente para o próprio Ronaldo que, aliás, adora uma lasanha.

Globo queria usar o SBT na briga da Copa

Engana-se quem pensa que a briga da Globo na Copa do Mundo é só com o técnico Dunga e eu ela tenha começado agora: antes do início da competição eram freqüentes os desentendimentos entre a emissora e o técnico que se recusava a conceder qualquer privilégio (como aconteceu com outros técnicos) para a Globo como, por exemplo, entrevistas exclusivas. A Globo já vinha brigando também com a Record e na tentativa de tirar a emissora da vice-liderança de audiência chegou a oferecer a transmissão da Copa ao SBT mediante pagamento de uma taxa simbólica como fez com a Bandeirantes. Silvio Santos recusou a oferta alegando que transmitir partidas de futebol não faz parte do perfil do SBT e preferiu optar pela exibição de um boletim especial diário sobre a Copa e vendeu quatro cotas de patrocínio por R$ 7,5 milhões cada uma e está convencido que fez um melhor negócio. Fez mesmo.

Galvão Bueno faz 60 anos com festa na França

Galvão Bueno que é hoje sem dúvida o mais popular narrador esportivo da televisão (não confundir com o melhor que o melhor em minha opinião ainda é o Luciano do Vale, da Bandeirantes) não pretende como tem sido praticamente implorado no twitter calar a boca. Pelo contrário quer mais é festa, principalmente na qual ele seja o centro das atenções. Por isso mesmo decidiu que no dia 21 julho comemorará seus 60 anos com um grande festa na boate Lês Cave du Roy, a mais chique de Saint Tropez, no litoral da França. Galvão pretende passar a noite dançando ao lado dos muitos amigos que já está convidando. Pelo menos assim ele cala a boca um pouquinho.

Monique Evans compra briga com universitários abusados

Parece que nossos estudantes estão adorando fazer brincadeiras de mau gosto nas universidades: agora são Monique Evans e sua filha Bárbara que enfrentam, a exemplo do que aconteceu com Geysi Arruda na Uniban, problemas universitários: na universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo, Bárbara que também é modelo e cursa Nutrição estaria sendo vítima de perseguição e preconceito: as paredes da universidade foram pichadas com frases obcenas contra mãe (Monique) e filha (Bárbara). Agora a ex-modelo e apresentadora está responsabilizando (inclusive judicialmente (se necessário for) a universidade pelos ataques e quer que os autores das pichações sejam identificados e punidos. Se o caso vier a ter a repercussão do episódio que envolveu Geysi Arruda, Bárbara Evans pode acabar deslanchando sua carreira de modelo. Enquanto Bárbara briga Geysi continua capitalizando o escândalo: mesmo tendo sido barrada do “elenco” da próxima edição do reality “A Fazenda”, na Record, a estudante prepara o lançamento de um livro e também de um perfume que leva seu nome. É uma exagerada.

Noites de tango no Rio e em São Paulo com Amelita Baltar

Para quem gosta do chamado tango moderno o próximo mês, ou seja, depois da Copa, reserva um bom programa: aos 70 anos e em grande forma artística, a cantora Amelita Baltar (viúva do revolucionário Astor Piazzola) estará no Brasil, onde ainda conserva um grande número de admiradores. Amelita fará shows no Rio e em São Paulo (pos locais ainda não estão definidos) e quem está patrocinando sua vinda é a cerveja Devassa que marca presença em todas as áreas, da ocupada pela moderninha Paris Hilton até a comportada Amelita Baltar. Um programa sem dúvida imperdível, especialmente para os saudosistas.

TV ganha novo autor e cinema uma nova diretora

A televisão pode ganhar ainda esse ano um noivo e bom autor: o excelente ator e teatrólogo Juca de Oliveira decidiu experimentar seus ótimos textos também na televisão. De saída escreveu a sinopse de uma novela e apresentou ao diretor Ricardo Waddigton que gostou e convocou Juca para transformar a história em uma minissérie para a Globo. Ator tem que se virar para ficar numa boa profissional e financeiramente. Exemplo: além de interpretar a Agostina da novela “Passione” Leandra Leal dedica-se simultaneamente a outras atividades: está dirigindo um documentário sobre as divas do transformismo e é a nova curadora do Teatro Rival, que foi de seu avô, Gomes Leal, e é dirigido por sua mãe, a atriz Angela Leal.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Quem pisar primeiro xingou a mãe. É assim infantil a briga do Globo com Dunga

Lembra quando você era garotinho e estudava no primário: qualquer briguinha com o coleguinha de outra turma era motivo para picuinhas infantis como cuspir no chão e dizer que quem pisar primeiro xingou a mãe do outro e mais infantilidades que não levavam e não levam a absolutamente nada, mas são perfeitamente compreensíveis em meninos que acham isso engraçadinho. Essa picuinha entre Dunga e o jornal O Globo (televisão também) está parecendo uma volta ao Jardim de Infância, tanto de Dunga quanto da (e do) Globo. O mais estranho é que o maior jornal do país (como ele mesmo se intitula) e que pertence a um poderosíssimo grupo de comunicação esteja agindo com a pobreza de um jornalzinho de bairro na sua vingancinha contra os exageros do técnico da seleção brasileira. O Globo, assim como todos os jornais, tem todo o direito de não querer mais publicar o nome e notícias sobre Dunga, mas do jeito que a coisa caminha dá até a impressão de que o Globo está torcendo contra a seleção brasileira. É preciso acabar com essa briga ridícula para evitar maiores consequências no futuro: a torcida não quer saber quem tem ou não tem razão (em briga infantil nunca ninguém tem razão) e se o Brasil perder o próximo jogo e, o quer é pior, a Copa, o torcedor brasileiro não terá dúvidas em responsabilizar o Globo pelo fracasso e pela desestabilização da seleção brasileira. Ta na hora de acabar com essa briguinha infantilmente ridícula: o futebol pentacampeão do mundo é maior do que Dunga e do que O Globo.

Dunga não quer jogadores no Jornal Nacional

A mão de ferro que o técnico Dunga impôs ao selecionado brasileiro como um verdadeiro leão-de-chácara conseguiu a ira de todos os jornalistas escalados para a cobertura brasileira da Copa. Tudo bem que era preciso colocar ordem na casa, mas Dunga está cometendo exageros que podem acabar custando muito caro para a CBF, o que o presidente Ricardo Teixeira, que almeja a presidência da Fifa certamente não quer. O fato é que todos os jornalistas sem exceção começam a mostrar má vontade com a cobertura e até Fátima Bernardes, que em Copas anteriores realizava boas entrevistas com jogadores, está impedida por Dunga de conversar com nossos craques que bem gostariam de aparecer no Jornal Nacional. Basta conversar com alguns repórteres para perceber que nunca um técnico de futebol foi tão odiado pela imprensa, que também é contra a festa total, mas a favor de poder cumprir seu trabalho com responsabilidade e liberdade.

Africanos adoram produtos que engordam

Como se tem visto pela televisão os africanos adoram exibir uma grande alegria estampada em fartos sorrisos e barulhentas vuvuzelas, mas não é só: eles adoram ter abundância corporal, o que é facilmente constado em anúncios veiculados em de jornais, revistas e televisões com produtos que engordam o que contraria uma tendência mundial que é a de optar (e anunciar) por alimentos não “engordativos”. Brasileiros que estão em Joanesburgo ficam pasmos com a quantidade de produtos que engordam anunciados diariamente. Não é para se surpreender tanto assim: recente pesquisa constatou que 17% dos jovens, 29% dos homens e 56% das mulheres sul africanos estão acima do peso. Como se vê os africanos gostam mesmo é de fartura de carne gorda. E bem passada.

De calcinha fio dental Lady Gaga mostra as armas na Rolling Stones

Podem fazer as restrições artísticas que quiserem em relação a Lady Gaga, mas não se pode negar que ela é boa de markerting: graças a isso está pela segunda vez na capa da revista Rolling Stones. Na primeira apareceu nua coberta por bolas rosa e agora posou de calcinha fio dental e com duas armas na mão. Na entrevista disse: “Quando acordo de manhã me sinto uma garota de 24 anos, insegura como qualquer outra. Depois penso: cara você é Lady Gaga. Levante-se e siga em frente”. Segue mesmo: está negociando com a Playboy americana um milionário ensaio fotográfico e a mais bombástica entrevista de sua carreira.

Brasileiro exagera no consumo de álcool

Brasileiro é exagerado em quase tudo. Na bebida também. É o que revelam pesquisas do Ministério da Saúde que certamente deixaram a indústria de bebidas alcoólicas feliz, mas o Ministério da Saúde muito preocupado. Segundo a pesquisa um quinto dos brasileiros exagera no consumo de álcool: o percentual subiu de 16,2% em 2006 para 18,9% em 2009. Imaginem agora com a festa da torcida na Copa do Mundo.

Só venda milionária pode tirar o Le Monde do buraco

Para que se apavora com uma possível crise de jornais brasileiros a situação do mais famoso jornal francês chega a um alento: com uma dívida que gira entre 80 e 120amilhões de euros o Le Monde, um dos mais respeitados jornais do mundo encontra nas ofertas de compra a sua única saída. O jornal já teria recebido duas ofertas: a primeira feita por uma sociedade entre Pierre Bergé, no banqueiro Mathiueu Pigasse e o presidente da Free Internet, Xavier Naiel. A segunda oferta é de Claude Pedriel, presidente da Nouvelle Observateur, France Télécon e do grupo espanhol Prida (do jornal El País). Só com uma dessas negociações o Le Monde continuará circulando normalmente.

Ofertas de emprego aumentam. É um bom começo

Em um país em que ainda se fala muito em um real e grande desemprego é animador tomar conhecimento que mais uma vez a oportunidade de trabalhar com carteira assinada tiveram um grande aumento: segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho foram criadas no mês de maio 298 mil vagas que representam um recorde para os meses de maio. A oferta de empregos tem aumentado nos últimos cinco meses. Só esse ano foram abertas 1,26 milhão de postos de trabalho formais. Os do contra podem até dizer que isso não é nada. É verdade que ainda falta muito, mas os atuais números não deixam de ser um bom e cada vez mais otimista começo.

terça-feira, 22 de junho de 2010

A magia do futebol na opinião da crítica

Além de ser um esporte esteticamente bonito (que o diga o segundo gol de Luis Fabiano contra Costa do Marfim) o futebol tem o poder de mudar opiniões semanalmente e, se bobear, diariamente. Até a manhã do último domingo a seleção de Dunga era duvidosa, não tinha futebol e nem craques para sonhar com o hexa. Desde ontem os jornais derramam elogios em torno da boa exibição e da vitória que classificou o Brasil antecipadamente Não só por seus próprios méritos, mas também pela até agora demonstrada fragilidade das outras seleções a nossa vai sim trazer o hexa e continuará entusiasmando torcedores e críticos. O craque Tostão (como diz o hoje comentarista Neto não existe ex-craque) que costuma ser, com bom mineiro, discreto nas crônicas que escreve para o Jornal do Brasil, vibrou com o jogo conta Costa do Marfim e não fez por menos: “Foi a melhor atuação de uma seleção na Copa”. O futebol tem essa fascinante magia: um dia os jogadores são pernas de pau e no dia seguinte são craques de ouro. Tomara que continuem assim.

Morra de inveja, Maradona

Vira e mexe Maradona, o grande bufão da Copa na África, arruma um jeito de provocar Pelé. Não sei não, mas me parece que Pelé é o marketing perfeito para Maradona aparecer mais um pouquinho na mídia argentina, brasileira e muitas vezes internacional. Repare só que sempre que fala mal de Pelé Maradona é citado como o segundo maior jogador de futebol que o mundo já viu jogar. Se não existisse Pelé, Maradona certamente seria citado apenas no meio der um bolo de outros jogadores que também encantaram o mundo como, Beckenbauer, Platini, Zidane, nosso Ronaldo Fenômeno, Puskas – isso só para citar alguns. Usando Pelé como escudo Maradona parece ter encontrado a melhor maneira de ser comparado ao craque maior e de ser citado como o número 2 em uma relação de craques na qual Pelé é imbatível. Maradona bem que gostaria de ter sido um Pelé, mas como jamais foi ou será em absolutamente nada se aproveita do nome de Pelé para aparecer e continuar em segundo lugar. Talvez Maradona já tenha aprendido que quem nasceu para segundo nunca será o primeiro. Pelé é e será sempre o primeiro e único. O atleta maior, o atleta do século. Morra de inveja, Maradona.

Copa faz o twiter bombar com a seleção

A Copa do Mundo fez o twitter bombar mais do que já vinha acontecendo. Levantamento da E. Life (www.elife.com.br) mostra que desde o dia 1 de junho até a data da estréia do Brasil na Copa foram mais de 69 mil tweeters que atingiram 98,7 milhões de tuiteiros. Dunga foi o mais citado nos comentários e o dia de maior volume de buzz sobre o assunto foi 1 de junho.

O ombro de Deus na obra-prima do Fabuloso

Primeiro foi a vergonhosa mão de Henry para classificar a França na Copa. Agora é o braço (a mão também) de Luiz Fabiano o alvo de discussões por conta do belíssimo segundo gol que ele marcou contra Costa do Marfim. Foi braço, não foi braço? Foi o ombro teimoso e involuntário que deixou a bola à feição? As interrogações se sucedem, mas mesmo diante delas não há no mundo quem não reconheça a belíssima jogada que abriu uma “fábrica de chapéus” na defesa da Costa do Marfim. O cronista Marcos Caetano talvez seja o auto do mais sensato comentário: “O árbitro francês parece ter ficado tão extasiado com o golaço do Fabuloso que até sorriu quando sinalizou para o jogador que tinha dúvidas sobre se ele usou ou não o braço. Nosso atacante sorriu de volta - e ficou por isso mesmo. O francês, que depois deixou o pau comer solto, deve ter pensado: não se anula uma obra-prima dessas”.

Falcão diz adeus ao futebol como comentarista

Os muito narradores e comentaristas que passam quase todo o tempo trancados na Central de Transmissões montada pela FIFA (na verdade nenhum deles viaja, como se faz acreditar, para acompanhar jogos em outras cidades, ou seja, transmitem pela televisão como se estivessem ao vivo, o que realmente só acontece nos jogos do Brasil) também são alvo de especulações e de troca-troca de emissora. O mais recente comentário garante que essa Copa será o último trabalho de Falcão como comentarista da Globo. O ex-jogador já teria comunicado à emissora que quer afastar-se da função para dedicar-se aos outros (muitos) negócios que tem no Rio Grande do Sul. Por isso mesmo - garantem ainda os comentários – a Globo está dando maior espaço para o também ex-jogador Caio Ribeiro para que com a saída de Falcão ele passe a ser o principal comentarista da emissora.

Globo já tem novela (com estréia marcada) para 2011

Em matéria de novelas a Globo não brinca em serviço e não perde tempo: já definiu a data da estréia da novela que substituirá “Passione”. “Insensato Coração”, o novo trabalho de Gilberto Braga e Ricardo Linhares será entregue ao público a partir do dia 17 de janeiro e com um elenco que é garantia de sucesso: Antonio Fagundes, Natália do Vale, Fábio Assunção, Eriberto Leão, Deborah Secco, Camila Pitanga, Ana Paula Arósio e Lázaro Ramos. Só pra começar.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

"Cidade de Deus" está entre os melhores filmes de todos os tempos

No Brasil ainda tem quem torça o nariz, mas no exterior o heróico (resiste a tudo e a todos) cinema brasileiro, merece reconhecimento. Olha que barato: “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles, ficou em sétimo lugar na relação que indicou os cem melhores filmes de todos os tempos não falados em inglês. A lista foi organizada pela revista britânica “Empire”. Em seu site a revista diz que “Cidade de Deus” é o retrato do lado sombrio das favelas do Rio de Janeiro. É o que chamou a atenção de todos, mas a surpreendente naturalidade do inexperiente e grande elenco jovem faz o filme ir além e não ser mais um festival de pobreza”.. Outro filme brasileiro está na relação: “Central do Brasil”, de Walter Salles Jr.ocupa o 57º lugar. O primeiro colocado é o japonês “Os Sete Samurais” de Akira Kurosawa. O francês “O Fabuloso Destino de Amélia Pulan”, de Jean Pierre Jeunet, ficou com o segundo lugar e o russo “Encouraçado Potemkin”, de Sergei Eisensteiin, mereceu a terceira colocação.

Entre nas onda e detone o vestido de noiva

Até aquela quase tradição de guardar o vestido de noiva em uma caixa como recordação está sendo denotada. A ordem agora é praticamente destruir o vestido de noiva já na lua-de-mel. Essa é o modismo que surgiu nos Estados Unidos e está ganhando o mundo. Para incentivar a nova bossa noivas estão sendo fotografadas em situações nunca imaginadas como, por exemplo, dentro do mar, rolando na grama, em cima de um prédio e também na cama com vestido levantado e exibindo sedutoras lingeries para a alegria do noivo, que acaba rasgando tudo. Esse tipo de fotos sugere que as noivas tenham um álbum de casamento realmente inesquecível. A onda, que já ganhou reportagem no The New York Times tenta conquistar também os homens sugerindo que eles usem roupas manchadas por café, gordura, xixi de um neto, e também um chinelo furado. Não deixa de ser uma sugestão arrojada e econômica já que assim não mais será preciso jogar fora roupas que estavam fora de uso, mas que agora são chiques. E porcas.

Na Europa caipírinha também é para vestir

Dá-lhe Brasil: A Europa rendeu-se a mais um produto autenticamente brasileiro: a caipirinha está na moda e não só aquela feita de cachaça e servida em generosas doses. A nossa caipirinha passou a ter também inspiração para coleções de roupas e acessórios. A italiana Blomor criou uma estampa de camiseta com os ingredientes necessários para o preparo de uma caipirinha enquanto a britânica Linda Spann confeccionou uma sandália tipo havaiana decorada em com miniaturas de limões. A moda ainda não chegou por aqui, mas quem quiser antecipar as compras pode fazê-lo pelos sites www.blomor.coim e www.hotfiops.net Ou esperar que elas estejam (falsificadas, é claro) nas mãos dos sempre na moda vendedores ambulantes.

Portugal faz hotel para amantes de vinho

Responsável há mais de 300 anos pelo Vinho do Porto Taylor’s que é considerado o melhor do mundo o grupo português Fladgate Partnership investe em um novo ramo, mas sem abandonar a produção de vinhos. O grupo anuncia o lançamento do primeiro hotel do mundo de vinhos. O The Yartman fica na cidade do Porto, Portugal, e é voltado para os amantes de vinho: terá 10 salas especializadas em vinoterapia, além de 82 quartos, incluindo 12 suítes. Não será necessário esperar muito para conhecer o novo hotel: a inauguração está prevista para julho.

Livro de Leda Nagle deixa os mineiros menos quietinhos

Os quase sempre quietinhos mineiros resolveram abrir a boca e o que disseram está no livro “Dae Minas para o mundo” da também que acaba mineira Leda Nagle. O livro é uma reunião de depoimentos com diversas personalidades mineiras e faz algumas inusitadas revelações. Exemplos: o cirurgião plástico Ivo Pitanguy revela que se sente mais à vontade com bichos do que com gente; o diretor de teatro Gabriel Vilela revela que seu sonho e montar “As Três Irmãs”, de Tchecov, em um galinheiro. A mineirada deve ocupar amanhã, terça-feira, o Sofitel para o lançamento do livro.

Navio mostra um Rio diferente para os cariocas

Por mais que já tenha percorrido a cidade nenhum carioca conhece todas as maravilhas do Rio. É para que mais cidadãos nascidos no Rio conheçam melhor a sua cidade que o navio Pink Fleet participa mais uma vez do projeto Carioquinha que oferece passeios diferenciados pelo mar. Cariocas e moradores do Rio podem participar do passeio pagando a metade do preço normal quer é de R$ 80 (cariocas só pagam R$ 40). Às sextas-feiras o navio inicia o passeio às 18 horas e aos sábados às 11h30m saindo da Marina da Glória para percorrer vários pontos turísticos e mostrar que o Rio continua lindo. Pelo menos no mar

domingo, 20 de junho de 2010

BASTIDORES DA COPA- Livro de Drumond ajuda jogadores a fazer um gol de cultura

As notícias sobre a Copa se multiplicam e não só em relação aos jogadores e técnicos. Tem informação sobre tudo e quase todos:
1 - Os atletas da seleção brasileira têm mais um ótimo programa pra as horas de folga: a Editora Record fez questão de enviar para cada jogador um exemplar de “Quando é dia de futebol”, livro que reúne poemas e textos de Carlos Drumond de Andrade e que ao falar de futebol trata de política, carnaval e família. Do livro s jogadores podem extrair ensinamentos como, por exemplo, o desse poema: “Perder é tocar alguma coisa/mas além da vitória/é encontrar-se/ naquele ponto onde começa tudo/ a nascer do perdido/lentamente”. A única dúvida é se os jogadores terão paciência para ler um livro. Mesmo que seja uma obra de arte como esse de Drumond.
2- Não será por falta de torcida que a seleção brasileira deixará de correr em campo: levantamento do Ministério do Turismo mostra que sete mil brasileiros compraram pacotes para assistir a Copa na África. Quatro mil brasileiros estão e3m Joanesburgo e os outros 3 mil na Cidade do Cabo e em Durban (recebe 1 mil brasileiros) onde a comunicação é mais fácil: é em Durban que se concentra a maior colônia portuguesa da África do Sul.
3 – Considerado a grande surpresa da convocação de Dunga o atacante Grafite transformou-se em alvo de grande curiosidade e contará sua vida em livro. O comentarista esportivo Mauro Betting será o autor e narrará a história de Grafite desde os tempos em que catava garrafas plásticas até quando jogava em troca de cestas básicas. Os tempos mudaram: hoje Grafite ganha cinco milhões de euros por ano (cerca de 900 mil reais mensais) e pode aumentar o faturamento se vier a ser escalado por Dunga e mostrar na seleção o bom futebol que o consagrou no exterior.
4 – Apesar do futebol ter muitas estrelas Pelé, o sempre Rei, ainda é o mais procurado para estrelar campanhas publicitárias. No momento está simultaneamente em 12 campanhas (Vivo, Louis Vuitton, Mastercard e Sky, entre outras). Só não faz mais porque continua recusando a fazer propaganda de qualquer tipo de bebida alcoólica. Mesmo assim fatura cerca de 2 milhões de dólares anuais por cada campanha (na Copa de 58 seu primeiro contrato publicitário na Suécia foi de mil dólares). Dos anúncios alguns são exibidos apenas no exterior (Japão, Portugal e Angola). Pelé não tem o menor problema para receber seus cachês no exterior: como “cidadão do mundo” mantém contas bancárias em vários países.
5 – Ricardo Teixeira, o presidente da CBF está de olho na presidência da FIFA, mas não descuida de seus negócios no Brasil: tem adquirido grandes extensões de terras no Centro-Oeste (Goiás e Matogrosso do Sul, principalmente). Quer montar uma empresa de propriedades agrícolas e negocia com vários sócios.
6 – Galvão Bueno pode até não estar gostando da campanha “cala a boca Galvão” que tomou conta do twitter e virou matéria de capa da Veja, mas esperto ele tem, entre um sorriso amarelo e outro mais amarelo ainda, dito para quem quiser ouvir que está achando a brincadeira muito divertida. Brincadeira à parte o narrador da Globo aproveita a Copa para negociar com os africanos a exportação do vinho de sua produção e que leva seu nome. Já conseguiu uma sociedade com a vinícola Miolo da África que distribuirá os vinhos “Galvão Bueno” e mandará para a vinícola do narrador alguns vinhos africanos. Espera-se que a qualidade do vinho “Galvão Bueno” não inspire agora a campanha “fecha a boca Galvão”.

Celular banda larga toma conta da nova telefonia no país

Lembra do tempo em que conseguir um telefone era missão quase impossível, além de caríssima. Não é mais necessário ter essa preocupação: não há nenhum exagero quando se diz que todo mundo nesse país tem um (na maioria das vezes mais) telefone celular funcionando com banda larga: levantamento da empresa de soluções de telecomunicações em parceria com a Teleco mostra que os usuários da internet em banda larga móvel ultrapassaram aos de banda larga fixa com um aumento de 4,9 milhões no primeiro trimestre deste ano. Agora já são 11,9 milhões os usuários de celulares em banda larga, enquanto o total de assinantes de telefones fixos é de 11,8 milhões.

Julia Lemmertz: "Cinema é como a vida. Tem que se jogar nele"

Ao mesmo tempo em que vê com entusiasmo a melhora de nossos filmes, a excelente atriz Julia Lemmertz ensina aos que iniciam a carreira que fazer cinema é um ato de amor. Diz aí Julia: “Cinema é como a vida: você tem que se jogar nele. São os grandes encontros que fazem ambos funcionarem. Para mim, uma equipe de filmagem se parece com uma família”.

Tem teatro de primeira na internet e em documentário

Quem sonha com a carreira teatral tem muito a aprender com dois grandes diretores: Gianni Rato e Flávio Rangel. É possível ter grandes lições através da internet ou de um documentário. Todo o acervo do diretor, cenógrafo, iluminador e escritor Gianni Ratto está disponível na biblioteca do Ratto pelo site www.gianniratto.org.br. Flávio Rangel é lição que se aprende na “Palma da Mão”, documentário de Paola Prestes que marca o início da Biscoito Filmes. O documentário tem cronologia da vida do diretor, depoimentos e muitas outras informações. Rangel nos deixou em 1988 e o DVD que o coloca novamente na fita percorre sua trajetória dos tempos do TBC a montagens dos anos80 “registrando a imortalidade do teatro uma arte imperceptível como profissão de fé do diretor no exercício da atividade”.

Mariah Carey grávida faz a festa dos peões em Barretos

Confirmada para o dia 21 de agosto a apresentação de Mariah Crey na Festa do Peão de Barretos, em São Paulo. Essa é a maior festa do gênero do Brasil e uma das maiores e mais famosas do mundo. Será a única apresentação que a cantora americana fará no Brasil. Ela está chegando acompanhada de uma comitiva de 40 pessoas e está deixando as revistas de celebridades de plantão: jornais americanos de fofocas artísticas noticiam que a cantora estaria grávida - um prato cheio para os nossos fofoqueiros.

sábado, 19 de junho de 2010

O Rock in Rio é nosso e volta à origem em 2011. Que bom!

Podem morrer de inveja, mas Rio é mesmo (e cada vez mais) uma festa: em 2014 a Copa do Mundo no nosso cinquentão Maracanã, em 2016 as Olimpíadas, mas antes, bem antes, disso um outro grande evento deve atrair muitos turistas para essa ainda badalada Cidade Maravilhosa, cheia de festas mil: já se dá como certa a volta do Rock in Rio ao, digamos, berço da criação. O arrojado e criativo empresário Roberto Medina, que esteve na Espanha e em Portugal com Rock in Rio acha que agora é a época ideal para montar por aqui a nova Cidade do Rock que poderia funcionar juntamente com o grande parque que será construído pela prefeitura para a Olimpíada. O governo do estado também torce (e apóia) e para que o Rock in Rio volte para o lugar de onde nunca deveria ter saído.

Vinicius de Moraes será embaixador. É o fim de uma injustiça do AI 5

Ainda há muito a consertar nos estragos e injustiças cometidas pela revolução, mas algumas coisas começam a ser reparadas. Por exemplo: em julho o presidente Lula já avisou ao Itamaraty que sancionará lei que promove post mortem Vinicius de Moraes a embaixador. Vinicius é bom lembrar foi afastado do Itamaraty em 1969 pelo AI 5 de triste memória. Agora receberá enfim o que lhe é devido inclusive em termos de homenagem: Lula quer que todo o elenco de “Orfeu da Conceição”, musical escrito por Vinicius (montagem de 1955 no Teatro Municipal do Rio) esteja presente à solenidade. Espera-se que seja o pontapé inicial e oficial para reparar muitas outras injustiças cometidas em um período de absurdos e vergonhas.

Kate Moss usa calcinhas brasileiras e mostra "um pouquinho de celulite"

Quer ver a modelo Kate Moss de calcinhas e sutiãs brasileiros? É só ter mais um pouquinho de paciência: não demora muito estarão na mídia fotos que ele fez para a nova campanha publicitária da brasileira marca Valisere. Não se sabe exatamente o motivo da escolha de uma modelo estrangeira para divulgar uma marca nacional, já que por aqui estão algumas das mais belas modelos do mundo. As fotos de Kate Moss com nossas calcinhas e nossos sutiãs foram feitas em Londres e os produtores do ensaio dizem que não foi necessária a utilização de muito photoshop para retocar as fotos: “Ela só tem um pouquinho de celulite, como toda mulher”. Celulite por Celulite sou mais as nossas.

Helio Costa volta aos tempos do Fantástico para lançar um livro

Lançar livro é sempre uma boa maneira de reforçar a imagem política. O senador Helio Costa, que também é jornalista, entrou nessa e vem com um livro que promete ser no mínimo curioso já que revela os bastidores da época em que atou como repórter do “Fantástico”. Não esperem grandes revelações (políticos costumam ter compromissos que não permitem isso), mas apenas um livro que tem tudo para ser interessante. Só para lembrar: Helio Costa foi repórter do “Fantástico” nos sano 70 e 80. O lançamento de “Lembranças de um tempo Fantástico” será na próxima quarta-feira, dia 23 em Brasília, mais precisamente no Anexo II do Senado Federal - Hall da Biblioteca Acadêmico Luiz Vianna Filho. Será uma noite de muitos sorrisos falsos e de estranhas conversas políticas ao pé do ouvido. É sempre assim quando tem político i na parada.

Nestle cria seu primeiro mercado flutuante e espera não afundar o negócio

“Todo o artista tem que ir onde o povo está”, a Nestlé resolveu tomar para si a frase da música de Milton Nascimento e está indo de encontro a população ribeirinha para a qual inaugurou o seu primeiro mercado flutuante, que faz parte do projeto “Nestlé até você”. O mercado flutuante oferecerá à população ribeirinha cerca de 300 produtos da marca Nestlé e atenderá 800 mil pessoas mensalmente que moram em comunidades ao redor de Belém. O mercado flutuante espera obter um bom lucro tomando por base os cálculos do ano passado segundo os quais dos R$ 16 bilhões faturados pela empresa, RS$ 1,3 bilhões foram resultado dos negócios voltados à população de baixa renda.

Doios museus de futebol para os paulistas

Torcedor de futebol está sempre procurando motivo para sacanear o torcedor adversário. Em recente conversa de botequim um torcedor paulista orgulhava-se de São Paulo ter um belo Museu do Futebol. O carioca não resistiu e mandou essa:
- Um não, tem dois. Segundo a CBF o Morumbi está mais para Museu do que para estádio de futebol.

FIFA mostra que Brasil precisa acertar a pontaria

A seleção brasileira precisa melhorar em muitas coisas, mas uma se faz urgentemente fundamental: acerta a pontaria para o gol. É isso o que deixa evidente pesquisa da FIFA em torno das partidas até agora disputadas. A seleção brasileira foi a que mais chutou em gol: 26 vezes, sedo 10 no gol, 9 fora e 7 bloqueadas. Só acertou duas, o que é pouco para quem quer ser campeã. A pesquisa da Fifa mostra ainda que depois da seleção brasileira a que mais chutou a gol foi a espanhola (24 veze3s), que perdeu sua primeira partida. Depois estão as seleções do Chile e da Argentina com 20 chutes cada uma. A seleção da Argentina é a que tem melhor pontaria. Já a do Brasil anda precisando de óculos.
A Copa do Mundo não é só um encontro esportivo. É também um encontro de negócios que mobiliza dirigentes e jogadores. Nosso Kaká, por exemplo, tem aproveitado para aprender a transformar seu nome em marca. À exemplo do inglês David Beckman, que mesmo não jogando foi eleito o jogador mais bonito a Copa, Kaká também lançará produtos com seu nome, inclusive perfumes. A idéia é distribuir após a Copa duas fragrâncias: uma masculina (se chamará Kaká, é claro) e outra feminina chamada Caroline, que é o nome da mulher do jogador. Beckman também dá seu nome a um perfume masculino e o da mulher, Victoria, a um perfume feminino.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Linha-de- passe com curiosidades do futebol

O noticiário esportivo tem a Copa como principal foco, mas é bom conhecer curiosidades sobre o esporte que consegue congregar atletas de todo mundo. Anote aí:
1 – O hoje comentarista Junior que até dá seu recado diretinho na Globo é o jogador com maior número de músicas gravadas na história da MPB. Essa é umas das curiosidades do livro “A Presença do Futebol na História da Música Popular Brasileira” que Assis Ângelo lançou recentemente no Museu do Futebol, em São Paulo;
2 – Didier Drogba, o centroavante da seleção da Costa do Marfim e do Chelsea, da Inglaterra, deixou Kaká e Cristiano Ronaldo pra trás quando as torcedoras sul-africanas votaram para escolher o jogador mais bonito da Copa do Mundo. A votação foi feita pelo jornal The Time, de Joanesburgo e Drogba venceu de goleada;
3 – Pesquisas estão em alta na Copa: a consultoria Deloitte fez levantamento e concluiu que cerca de ¾ dos jogadores que estão na Copa pertencem aos clubes europeus. Na última temporada os clubes europeus movimentaram perto de US$ 18,5 bilhões;
4 – Levantamento feito no Brasil mostra que nosso 20 maiores clubes faturaram na soma de todas as receitas R$ 1,57 bilhão. O mesmo levantamento revela que quase todos os clubes brasileiros estão endividados. A maior dívida é a do time de maior torcida: o Flamengo deve de tributos e aos fornecedores R$ 290 milhões;
5 – Quem espera ver Kaká inteiro nessa Copa pode perder a esperança: o site Olé alerta com bom humor que “Kaká nunca ficará 100% porque 10% sempre serão da igreja”. Kaká é da igreja Renascer.
6 – Johny Saad, diretor presidente da Rede Bandeirantes distribui comunicado para a equipe da cobertura na Copa pedindo, em síntese, um trabalho realizado com educação. No comunicado diz Saad: “Vamos fazer uma cobertura isenta e objetiva, como é do nosso feitio. Vamos acreditar em nossa seleção e torcer por ela, sem nunca esconder os fatos ou desprezá-los. A nossa marca é o compromisso com a verdade e essa marca não deverá ser usada para rancor, mau-humor e má vontade, mas sim a marca da alegria da torcida séria, da criatividade e do desdobramento para chegar ao foco da notícia”.

Kaká bate um bolão na África do Sul,mas só na TV

Kaká está batendo um bolão na África do Sul. Seria ótimo se fosse na seleção, mas por enquanto é só nos telões com TV 3D que a Sony colocou no alto de edifícios e shopping. Nosso Kaká é o garoto-propaganda da Sony. A Sony também tem acordo com a Fifa para transmitir em 3D 25 jogos da Copa. Esse mesmo acordo foi fechado pela Sony com a ESPN que transmite os mesmo 25 jogos nos Estados Unidos. Pelo menos assim o torcedor brasileiro que está na África do Sul pode matar saudades de Kaká em boa forma. N

Brasil já tem 18 bilionários e milhões de brasileiros de mínimo salário

A economia brasileira continua fundindo a cuca de revistas e jornais especializados como, por exemplo, Financial Time e Forbes. O Financial Time garante que o Brasil já tem 130 mil ultra-ricos (pessoas que possuem investimentos de, no mínimo, US$ 30 milhões) a Forbes diz que o Brasil já tem 18 bilionários. Serão os bilionários que, acredita a revista, elevarão as vendas do mercado de luxo brasileiro que deverá faturar mais de US$ 6 bilhões, o que significará recorde em um segmento que caiu no mundo inteiro. Economistas brasileiros acreditam que os ultra-ricos e os bilionários surgem do mercado financeiro. E pensar que foi uma guerra dar um mixuruca aumento para os aposentados.

Criador do CC volta para as farmácias

Os mais velhos devem lembrar-se muito bem do sabonete Lifebuoy que foi a sensação das décadas de 40 e 50. O sabonete voltará ser vendido nas farmácias só que agora como antibactericida. Foi o Lifebuoy que criou, pouca gente sabe, a expressão CC através de um anúncio copioado dos Estados Unidos quer falava em, B. O. (Body Odor) que no Brasil virou CC (cheiro de corpo). É daí que vem o hoje popular CC só que com um cheinho nada agradável.

Café não é o que você está tomando por aí. Aprenda a fazer um bom cafezinho

Provavelmente em nenhum outro país e encontrará a facilidade (é quase uma mana) de tomar cafezinho em qualquer esquina. É verdade que nem sempre aquele líquido preto que ingerimos pode ser chamado de café. Na maioria das vezes o café é preparado de qualquer maneira, mas não é bem assim que se faz. Aqui estão dicas para que pelo menos o cafezinho de sua casa seja “bebível”: 1) na hora de comprar o café confira a data de fabricação: quanto mais recente tiver sido a torra, maior será o sabor; 2) esqueça a garrafa térmica e a cafeteira elétrica: prepare apenas a quantidade de café que será consumida imediatamente; 3)use água filtrada ou mineral para não ter a desculpa de precisar ferver a água. A água não precisa ser fervida: o correto é apenas aquecê-la para não alterar o sabor do café; 4) use um litro de água para cada 100 gramas de pó; 5) se estiver usando pó fino deixe em contato com a água por apenas 4 minutos. No pó de moagem grossa o tempo é de 9 minutos; 6) esqueça os copinhos descartáveis e também os de vidro: café deve ser tomado em xícara de porcelana que destaca o sabor e mantêm a temperatura constante.

Conheça as cervejas que o mundo consome e que aqui são o "combustível" da torcida

Cerveja é o “combustível” do torcedor na Copa do Mundo. Todos acham que entendem de futebol e de cerveja, mas não é bem assim: são poucos os “cervejistas” (cervejeiro é que fabrica) que sabem o que estão bebendo (na verdade a regra geral é a de que ‘está gelada cai bem). É possível ser um “cervejista” melhor informado sobre esse precioso e gostoso líquido. Quem quiser conhecer mais sobre o assunto pode recorrer ao livro “500 beers”, do especialista Zak Avery que fala das mais tradicionais e antigas marcas do mundo até marcas novas e inovadores. O livro custa pouco mais de R$40 e é encontrado na Livraria Cultura. De saída fique sabendo que a cerveja foi descoberta por acaso há cerca de 10 mil anos, quando o homem descobriu o processo de fermentação. Inicialmente a nova bebida foi produzida em pequena escala. Mais tarde a cerveja passou a ser produzida inicialmente pelos padeiros por causa dos ingredientes utilizados. A cevada era deixada de molho até germinar para depois ser moída grosseiramente. Não há registros, mas tudo indica que a cerveja originou-se na região da Mesopotâmia, onde a cevada cresce em estado selvagem. Registros mostram que a fabricação da cerveja tem aproximadamente 6 mil anos: documentos revelam que em 2100 a C cerca de 40% da produção de cereais destinavam-se às cervejarias chamadas na época de “casas de cerveja”. Hoje a cerveja está em todas as casas, faz história e alegra todas as torcidas. Com vitória ou com derrota

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Chico Buarque: "Vou votar na Dilma por causa do Lula"

Além do voto de Lula Dilma Roussef tem mais um declarado e garantido: o de Chico Buarque que revelou sua preferência pelo PT em entrevista para a revista Brazuca, que é distribuída entre a França e a Bélgica. Na entrevista Chico diz que Lula é o seu elo com o PT e que “vou votar na Dilma porque é a candidata do Lula, e eu gosto do Lula. Mas a Dilma e o Serra não haveria muita diferença. Não vai fugir muito do que está sendo traçado aí’. Consciente Chico sabe que não se governa sem acordos e diz:” Os dois (Dilma ou Serra) terão de fazer acordos que não prestam. E quem ganhar vai fazer um governo quer, dentro do possível, será uma continuação do que está sendo feito até agora. Assim como, em certa medida, o governo do Lula foi uma continuação do governo Fernando Henrique.” Nem tanto.

Homens mentem mais do que as mulheres. Você acredita nessa pesquisa?

Mesmo não sendo político não tem quem não pregue ma mentirinha todos os dias: os homens mentem mais do que as mulheres. Pelo menos foi o que comprovou recente pesquisa realizada pela empresa britânica One Poli que ouviu três mil adultos de ambos os sexos e nacionalidades e idades diferentes. Comandada pela cientista Katie Maggs a pesquisa revelou que a maioria dos homens tende a contar 1.092 mentiras por ano (três por dia, em média). As mulheres mentem 728 vezes durante o ano e a média é de duas mentiras por dia. Essa é mais uma mentira. Segundo o estudo os homens mentem para esconder maus hábitos como, por exemplo, a bebida. As mulheres mentem para esconder seus sentimentos. A pesquisa revelou ainda que a maioria (82%) dos mentirosos sente-se culpada com a mentira mesmo que 75% mintam para poupar o sofrimento der alguém. Verdade ou mentira? A pesquisa enumerou as mentiras mais freqüentes e mostra que muitas são idênticas para homens e mulheres. Veja se você também usa algumas dessas mentirinhas diariamente. S dez mais frequentes nas mulheres são:
1)não tem nada de errado, estou bem
2) não faço idéia de onde esteja,eu não mexi
3) não foi tão caro
4) eu não bebi muito
5) estou com dor de cabeça
6) estava em promoção
7) estou chegando
8) ah,mas eu tenho faz tempo
9) não, eu não joguei fora
10)é aquilo que eu sempre quis.
As dez mentiras mais frequentes dos homens são:
1) eu ao bebi muito
2) não tem nada de errado
3) estava fora da área
4) não foi tão caro
5) estou chegando
6) estou parado no trânsito
7) não, seu bumbum não esta tão grande
8)Desculpe-me, não vi que você ligou
9) você emagreceu
10) é aquilo que eu sempre quis

Torcedores bem humorados brincam com a verdade

Não só as seleções (incluindo a nossa) têm se mostrado uma quase piada em campo. Piadinhas e sugestões bem humoradas não faltam na boca dos torcedores:
“Se tiver antidoping para técnico o Maradona está frito”
“Está na hora de a Jabulani convocar uma coletiva para reclamar da péssima qualidade da maioria dos jogadores”..

Dunga revela novos comentaristas de moda

As emissoras de televisão bem que poderiam convocar especialistas em moda para integrarem suas equipe na cobertura da Copa do Mundo. Na estréia do Brasil (venceu, mas ainda não convenceu) a turma do esporte parecia muito mais preocupada em falar das roupas de Dunga do que de futebol. Não é a primeira vez que esse "interesse" se manifesta: desde que assumiu o comando da seleção Dunga também tem alvo de críticas por conta das roupas com as quais desfila a beira do gramado. Talvez fosse mais jogo para as emissoras de televisão enviar para a África do Sul especialistas em moda (se é que isso existe mesmo) e trazer de volta sua equipe esportiva para cobrir o Fashion Rio ou o São Paulo Fashion Week.

Desperdício de água pode deixar o planeta seco

Entre as muitas dicas que dá em seu site para economizar água antes que o planeta fique seco, Gisele Bundchen aconselha a “fazer xixi” durante o banho para economizar a água da descarga A verdade é que se esse conselho for seguido ao pé da letra quem toma diurético terá de passar o dia debaixo do chuveiro. Nas escolas o que se tem ensinado aos alunos é que para economizar água é preciso diminuir o tempo (não os dias) do banho que como já aconselhou Hugo Chávez não deve passar de três minutos. Outra dica é fechar a torneira enquanto estiver fazendo a barba. Enquanto isso especialistas aconselham que se tome pelo menos dois litros de água por dia porque água é benéfica para a saúde - isso se a gente não desperdiçar o cada vez mais precioso líquido com o uso absolutamente desnecessário como, por exemplo, lavar carros e calçadas. Daqui a pouco vamos voltar ao tempo da “lata d’ água na cabeça l.”

Marina Silva está marinando no PV e na eleição

Para reforçar o apoio à candidata Marina Silva o PV resolveu criar o slogan “vamos todos marinar’ convocando os eleitores a votar na candidata do partido. Em culinária marinar é deixar de molho e, portanto, o slogan até que tem lógica: de molho é o que Marina Silva ficará antes e depois da eleição. Até o jingle da campanha "marinou" e diz “eu sou brasileiro/ eu sou "marineiro”. Os eleitores dos outros candidatos também podem responder cantando uma velha canção que diz “eu não sou “marineiro” sou...

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Beltrame acha que a segurança do Rio melhorou. Você também acha?

O Secretário Estadual de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, está convencido (e certamente orgulhoso) de que a segurança do carioca aumentou com a instalação de UPPs em áreas antes dominadas por traficantes. Sabe que ainda há muito a fazer, mas vê com entusiasmo os primeiros passos de combate à violência. Foi o que disse em entrevista ao Jornal do Brasil. Disse mais:
ABANDONO ESTADUAL - “A estrutura do serviço público estadual ficou muito abandonada. A segurança é importante, mas tem que ver a saúde, o transporte. No Rio não se fazia planejamento prospectivo do que vai ser a cidade em, 2015, 2020. O Estado não se organizou para tender à demanda”.
DROGADOS E MENORES -“Temos outras demandas antes de descriminalizar, como tratar o drogado, o menor. Se o Estado quer descriminalizar a droga tem que dar oportunidade o viciado de largá-la. Quem consome droga e tem estrutura econômica e social pode ir para casa, alimentar-se, ir para a aula. E quem está na rua com fome, vê o pai bate na mãe, os parentes abusarem da irmã? Lembro de uma frase do Tony Blair de que a segurança é o primeiro dos direito do cidadão. Com as UPPs identificamos as ilhas do tráfico e derrubamos os muros da violência”.

EX- jogadores expulsam jornalistas de campo na Copa do Mundo

Essa Copa do Mundo está servindo também como uma espécie de alerta para os jornalistas profissionais que ao longo das carreiras, tornaram-se comentaristas esportivos. Não há um único comentaria-jornalista atuando nessa Copa que em matéria de falatório ficou nas bocas e não nos pés de ex-craques. Lá estão Falcão, Casagrande, Júnior, Edmundo, Neto (é o que fala com conhecimento de campo a linguagem do torcedor). Em matéria de ex-craques temos uma verdadeira seleção de comentaristas. Nada contra que eles emitam suas opiniões (com as quais na maioria das vezes o torcedor não concorda) até porque conhecem o assunto, mas a tese de que ex-jogador é que sabe ver a partida não é lá muito convincente. Afinal, você não precisa ser chef de cozinha para saber se a comida está boa. Ex-jogador sabe sim de bola, mas nem sempre consegue se expressar de forma que o torcedor entenda. Está claro que a tendência é que ex-jogadores ocupem cada vez mais o espaço que pertencia a jornalistas. Tudo bem que ex-jogadores entrem no campo das palavras, mas nesse caso como é que ficam os jornalistas, os verdadeiros profissionais da área? Ainda bem que jornalista sabe escrever e ainda lhe resta a mídia impressa.

Mulher, descubra se a sua nova paquera é gay

O cada vez maior número de homens que tem saído do armário transformou-se em uma nova preocupação para as mulheres. Agora elas acham que qualquer homem pode ser m gay disfarçado. É para tirar essas dúvidas que Ticiana Azevedo e Consuelo Dieguez, autoras do livro “Cuidado! Seu príncipe pode ser uma Cinderela” dão dicas para desfazer dúvidas. Cinco dicas foram selecionadas pela jornalista Antonia Mendes Barbosa, da Domingo do Jornal do Brasil. Se você, leitora, é uma mulher desconfiada anote aí e abra o olho:
1) o homem elogia demais sua roupa e pergunta onde você comprou
2) Ele só namora mulheres esculturais, daquele tipo que não abre a boca e mais parecem Barbies de tão artificiais
3) Ele reclama de celulite. Homem não liga. Gay adora
4) Na hora do sexo ele fica cheio de nojinhos e não me toques
5) Tudo na vida para ele é a mamãe

Lula pode ser eleito na Argentina com o filho do Brasil

Se muitas vezes os fatos podem nos levar a acreditar que uma eleição verdadeira está mais pra a ficção, imaginem o que pode acontecer com uma eleição de brincadeira. Brincar de votar é o que os eleitores argentinos poderão fazer com o lançamento do filme “Lula, o filho do Brasil” na Argentina. Para promover o filme um das ações publicitárias será criar uma eleição fictícia para escolher o “presidente da América Latina”. Três candidatos concorrerão: Lula, Cristina Kirchner e Hugo Chávez. O lançamento do filme produzido por Luiz Carlos Barreto será em setembro e um novo cartaz promocional será espalhado cidade. O novo cartaz terá o nome de Lula em tamanho gigante e uma foto do personagem que o interpreta sendo carregado nos braços. Não se sabe ainda se a eleição fictícia será antes ou depois dos cartazes terem sido espalhados pela cidade. Se for depois será propaganda antecipada, mas lá certamente Lula não será processado. Nem de brincadeira.

Quem fala demais puxa o saco errado. Acerta o pé Pezão

O entusiasmo do vice-governador do Rio Luiz Fernando Pezão, ao afirmar em recente convenção do PMDB que depois da conquista das Olimpíadas para o Rio é “Sergio Cabral 2014” para a presidência da República foi vista por seus companheiros como um exagerado “puxa saquismo” e por analistas políticos como um quase total desconhecimento de política e eleições. Os analistas alertam que é muito cedo para falar em 2014 e que garantir o nome de Sergio Cabral é um engano porque “se Dilma Roussef vencer esse ano fatalmente tentará a reeleição em 2014 e se não for ela Lula pode voltar”. Se o próximo presidente for José Serra (tomara que não) “ele também tentará a reeleição em 2014”. Portanto, Pezão tentou um chute certeiro no saco de Cabral, mas jogou a bola pra fora. E bem longe do “gol”.

João Paulo II faz a Itália cantar com musical sobre sua vida

O Papa João Paulo II, o mais respeitado, admirado e até adorado por fiéis de todas as religiões gostava de cantar. Foi essa paixão pela música que levou produtores italianos a encenar um musical inspirado na vida de Karl Jozet Wojtyla (nasceu em Wadowice, em 18 de maio de 1920). Escrito pelo padre Joseph Spedicato, o musical desenvolve seu roteiro da juventude de Paulo II na Polônia ocupada pelos nazistas até a época em que foi consagrado Papa. João Paulo II liderou a igreja durante 26 anos. Também era cantor e chegou a gravar um disco. O espetáculo intitulado apenas “João Paulo II” iniciou sua carreira na Itália e é certo que ganhará montagens em todo o mundo. Produtores brasileiros, por exemplo, já negociam a possibilidade de montar o espetáculo em São Paulo no ano que vem.

Nusez de Cleo Pires na Playboy poderá ser vista e analisada em 3D

A confirmada nudez de Cleo Pires para as páginas da Playboy de setembro (mês do 35º aniversário da revista no Brasil) inaugurará uma nova fase das publicação: a exemplo do que aconteceu em recente edição americana, ou seja, a original a nossa Playboy também poderá ser vista em 3 D: a edição de setembro circulará com um óculos especial para que os leitores possam melhor apreciar os detalhes das exuberância de Cleo Pires. Nos EUA a circulação com playmates m 3 D tem sido um sucesso. É que lá como e cá homem gosta de enxergar longe e tudo. Principalmente quando se trata de mulher.

Internet abre mais espaço para filmes pornográficos

Este resumo não está disponível. Clique aqui para ver a postagem.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Brasil entra em campo. Entre também com sua torcida e otimismo

Neném Prancha, um dos filósofos de futebol, dizia que “se macumba ganhasse jogo o campeonato baiano acabaria empatado” (frase, aliás, atribuída a muitos autores). Macumba realmente não ganha jogo, mas não custa acreditar que pode dar ma mãozinha. O “Fantástico” do último domingo entrou nesse jogo de adivinhações e ouviu alguns, digamos, “especialistas” de várias áreas sobre as possibilidades do Brasil nessa Copa. Se depender das previsões o hexa ficará para ser conquistado em 2014 no Brasil, mas a vitória de hoje é garantida. Como futebol tem surpresas e só se ganha uma partida m campo mesmo não jogando bem, só nos resta torcer. Hoje é dia de torcida otimista e entusiasmada até para aqueles que torcem pelo Brasil e ao mesmo tempo querem que o técnico Dunga se ferre (esses estão entre a cruz e a caldeirinha), deixarem o pessimismo de lado. Como para nós futebol é sempre uma festa a de hoje, com vitória ou com derrota será inevitável e sem dúvida animadíssima. Se você ainda não tem programa e é dos que preferem a festa ao futebol uma boa pedida para não ficar sozinho ir até o Morro da Urca onde será instalado um telão no anfiteatro. Depois do jogo a festa fica por conta de várias atrações entre as quais o Dj Malboro. É festa, mas não é de graça não: mulheres pagam R$ 30,00 e os homens R$ 40,00.
FUTEBOL DE SALÃO
Futebol não é arte só em campo, mas também em pintura, escultura, fotografia, vídeo e muitas outras formas de expressão artística. E esse futebol arte que você pode ver a partir de hoje na Galeria Lurixs, em Botafogo, no Rio, que inaugura a exposição “Futebol de Salão”. Como o futebol propriamente dito essa também é uma arte coletiva com obras feitas em diferentes técnicas. A exposição tem “craques” consagrados e jovens talentos. As obras expostas foram criadas em diferentes datas. É uma goleada de cultura como a que se esperta o Brasil dê em campo a partir de hoje com a bola nos pés.

Elvis Presley revive com cabeça de batata

Elvis Presley não morreu e está deixando cada vez mais ricos os seus herdeiros. Agora o Rei do Rock será um boneco que certamente encantará o mundo. Elvis fará parte da coleção Senhor Cabeça de Batata, que pertence as empresas americanas de brinquedos Hasbro Inc. e PPW, que já lançaram bonecos da série “Guerra nas Estrelas” e dos filmes “Homem de Ferro” e “Transformers”. Elvis Cabeça de Bata terá duas versões: na primeira com lançamento previsto para agosto, o boneco usará um macacão. A segunda versão será lançada em dezembro e Elvis Cabeça de Batata usará uma roupa de couro preta. Os fabricantes acreditam que Elvis Cabeça de Batata será o maior sucesso do ano entre brinquedos. Principalmente na Rua 25 de Março, em São Paulo, que é o maior centro popular de compras do Brasil.

Angelina Jolie é a nova Cleópatra do cinema. Abre o olho Brad Pitt

Cleópatra que Elizabeth Taylor deixou ainda mais bela no filme que estrelou na década de 60 (foi durante as filmagens de Cleópatra que Liz Taylor e Richard Burton iniciaram aquele que foi um dos mais comentados romances do meio artístico americano) dessa vez ganhará uma nova versão e Cleópatra ficará bonita e sensual com a interpretação de Angelina Jolie. A nova versão será baseada na ainda inédita biografia “Cleópatra: Uma Vida”, do escritor Stacy Sachiff, com lançamento confirmado para novembro nos Estados Unidos. Angelina Jolie é nome certo, mas não se sabe ainda quem viverá o personagem interpretado por Richard Burton na primeira versão. Abre o olho, Brad Pitt.

Mais uma grife internacional desembarca no Brasil. Tem também espartilhos das estrelas

As grifes européias descobriram que o Brasil é ótimo para vender moda e estão montando suas lojas por aqui: a próxima a desembarcar inicialmente em São Paulo será a Gianfranco Ferré. O arquiteto italiano Ferré foi durante anos o diretor criativo da Dior e morreu em 2007, aos 62 anos, vítima de uma hemorragia cerebral antes de conhecer sua grife que é hoje um sucesso mundial. Embora não tivesse lojas espalhadas pelo mundo Ferré já rinha sua própria etiqueta de acessórios e roupas masculinas.
Que gosta de espartilhos para viver suas fantasias sexuais também ganha novidades: espartilhos inspirados em personagens do filme “Star Wars” (“Guerra nas Estrelas”). São dois modelos: o primeiro batizado de Galactic Lord , é inspirado no vilão Darth Vader e custa cerca de R$1.200. O outro modelo foi buscar inspiração no desenho das armaduras dos soldados strormtroopers e é acompanhado de cinturão, encolho de ombros, braceletes e shorts. Custa R$ 930. Isso é que é pagar caro por fantasias.As de vestir e as de imaginar.

Fernando Moraes conta a história das histórias do mais famoso restaurante de Brasília

O escritor Fernando Moraes responsável pelas, entre outras, biografias de Assis Chateaubriand e Paulo Coelho, escreverá agora um livro-reportagem sobre um restaurante. Pode parecer estranho, mas Moraes está reunindo fatos e histórias que transformaram o restaurante Piantella no mais famoso de Brasília. Freqüentado por políticos o Piantella serviu de, digamos, palco onde foram decididos episódios da recente história do país. No Piantella pelo menos um freguês tinha mesa (sempre a mesma) reservada todas as noites: o ocupante ilustre era Ulysses Guimarães que entre uma garfada e outra articulava politicamente e após as refeição e muita conversa tomava religiosamente um cálice de poire na despedida.

Âncora da TV Gazeta é a preferida do público. Você concorda?

Quase todos acreditavam que Fátima Bernardes levaria de barbada a pesquisa que o Data Bank do jornalista Giba Um realizou para saber quem é a âncora preferida dos telespectadores. O resultado surpreendeu indicando Maria Lídia (TV Gazeta, São Paulo) com a vitoriosa com 28,4% dos votos. Fátima (que, aliás, realiza um bom trabalho para o Jornal Nacional na África do Sul) ficou em segundo lugar com 26,4%. Por ordem de classificação foram votadas também Renata Vasconcellos (TV Globo) com 23,2%, Ana Paula Padrão (SBT) com 11,4%), Karen Bravo (SBT) e Rita Lauskaus (Rede TV) com 2,5%.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Mariana vive cenas mais quentes em "Passione" e Cleo Pires mostra exuberância na Playboy

Quem gostou das cenas que mostraram Mariana Ximenes (Clara) de calcinha na novela “Passione” pode preparar-se para ver muito mais: o autor Sylvio de Abreu escreveu cenas anda mais quente para Clara viver com Danilo (Cauã Raymond) com quem terá um tórrido romance antes de casar com Toto (Tony Ramos). Agora mesmo é que a Playboy que já vem negociando um ensaio sensual com a triz é que vai cercá-la por todos os lados. A Playboy tem garantida a atração maior da edição que comemorará seu 35º aniversário: será Cleo Paires que já assinou contrato. Cleo receberá m dos maiores cachês pagos pela revista (fala-se em R$ 800 mil ou R$ 1 milhão) e os editores acreditam que ele poderá bater o recorde de vendas que até agora pertence a Joana Prado (a ex-Feiticeira) com 1,2 milhões de exemplares vendidos e Suzana Alves (a ex Tiazinha;) que vendeu 1,1 milhão de exemplares. Como existe uma curiosidade maior em turno da bela exuberância da filha de Glória Pires e Fábio Jr. acredita-se que ela possa chegar ais 2 milhões de exemplares vendidos. Haja exuberância e haja curiosidade.

Travolta chega ao Brasil com hora marcada

Depois de assistir a abertura da Copa do Mundo na África do Sul, John Travolta continua seu roteiro internacional e nessa terça-feira, dia 15, desembarca no Brasil. Travolta viaja em seu próprio avião (um boeing 707) e sua viagem nada tem a ver com lançamento de filme. O ator vem tratar de outros negócios: garoto-propaganda mundial dos relógios suíços Bretling, Travolta laçará no Brasil (a festa será no Hotel Fasano, Rio) a nova coleção dos relógios que usa e anuncia.

"Recados da bola" revela novos segredos dos maiores craques brasileiros

Em tempo de Copa do Mundo tudo o que diz respeito ao futebol ganha maior interesse e o nosso mais popular esporte reescreve sua história. No livro “Recados da Bola” que acaba de ser lançado pela editora Cosac Nayfy, é possível ter um ótimo encontro com alguns de nossos maiores craques. Doze mestres do futebol (Sócrates, Rivelino, Barbosa, Nilton Santos, Didi, Zito, Djalma Santos, Zizinho, Ademir Menezes, Domingos da Guia e Bellini formam o escrete do livro com bate papos que foram comandados pelos jornalistas Jorge Vasconcelos e Claudioney Ferreira, os mesmos que em 1994 fizeram a série “Brasil um século (1894-1 994) de futebol”, que foi transmitida pela BBC de Londres. Agora em “Recados da Bola”, que também é fartamente ilustrado os depoimentos inéditos que revelam entre outras coisas, como Didi inventou a folha seca, porquê Zizinho preferia passar a bola do que chutar em gol, além de revelações dos bastidores da final Brasil X Uruguai na Copa de 1950, como Jair da Rosa Pinto ensinou Pelé a se defender dos zagueiros, a adaptação do paulista Rivelino no futebol carioca e asa aventuras italianas de Sócrates. Como se vê o futebol é uma história interminável sempre repleta de novidades e emoção.

Livro revela mais verdades da ditadura militar

A verdadeira história da ditadura militar que a partir de 194 puniu, atrasou e quase acabou com o Brasil, ainda não foi inteiramente contada, mas a cada dia aparecem mais absurdas revelações. Algumas estão no livro “Os Filhos da Ditadura”, de Juvenal Teodoro Payayá. O livro é um importante e imperdível documento que fala a partir de 1º de abril da relação contraditória do indígena com a ditadura militar. Em suas 178 páginas estão episódios destacando torturas a mulheres, chamando atenção para o estupro (o resultado são os filhos da ditadura) e o sadismo do torturador como prática comum nas prisões da América Latina. A apresentação do livro é do cientista político Jorge Almeida que diz: “É um livro forte onde através dos personagens discutem-se Ligas Camponesas, Indústria bélica, Pedra do Cavalo, Cultura indígena, Riocentro, Previdência privada, exílio, vinhos finos e muito mais”.

Inflação chinesa pode afetar o bolso do brasileiro

A inflação na China chegou a 3,1% ,segundo o índice de preços ao consumidor. Analistas econômicos chineses acreditam que a inflação na China, terceira economia mundial, poderá superar os 4%. E daí? O que é eu a gente têm a ver com isso? - você deve esta se perguntando. Tem sim porque de certa forma a inflação chinesa pode afetar diretamente nosso bolso se levarmos em conta que quase todos os produtos de preços populares que consumimos por aqui e adquirimos principalmente em camelôs e em lojas de departamentos são importados da China. É verdade que a maioria desses produtos entre no Brasil como contrabando (portanto sem pagar taxas e impostos), mas se o contrabandista pagará na China preços maiores é evidente que repassará os cistos para nós consumidores. Portanto olho duplamente aberto quando for adquirir um produto “made in China”. Primeiro porque certamente passará a custar mais caro e segundo porque nunca tem uma qualidade realmente confiável.

Chef carioca ganha prêmio de culinária em São Paulo

Oswaldo Sargentelli, o rei das mulatas, costumava dizer que “paulista se farta de comer e beber durante a semana, passa mal e no fim de semana vai descansar no Rio”. Agora o paulista que vier ao Rio poderá continuar fartando-se em restaurantes paulistas que tentam conquistar espaço carioca: a churrascaria Vento Haragano, uma das mais movimentadas de São Paulo, ganhará filial na Barra da Tijuca enquanto a também churrascaria Rubayat procura local para instalar-se no Leblon. Haja paulistas.
Embora se orgulhem de seus restaurantes os paulistas tiraram o chapéu para uma chef carioca: Roberta Sudbrack, que comandou a cozinha do Planalto durante dez anos, foi a vencedora do premio “Prazeres da Boa Mesa” realizado na capital paulista. Roberta desbancou pelo menos três paulistas consideradas boa de temperos: Helena Rizzo, Berny Novak e Bel Coelho que muitos garantem seria a vencedora se fosse um concurso de beleza.

domingo, 13 de junho de 2010

Dependentes de crack precisam de ajuda. Vamos ajudar?

Em recente entrevista o presidente Lula disse que o governo federal liberará uma grande verba pra cuidar do cada vez maior número de dependentes do crack, a droga maldita (mais maldita do que as outras) que chegou para matar e tem feito vítimas diárias. Está mesmo mais do que na hora de olhar com total atenção para esse assunto muito mais grave do que se possa imaginar. Alerta da psiquiatra Magdala Vaissman, da Universidade Federal do Rio de Janeiro mostra que além de tirar os traficantes de circulação definitivamente é fundamental olhar com cuidados especializados para os viciados. A psiquiatra revela que o crack já substituiu a cola como droga mais usada pela população de rua (é mais fácil de se obter e mais barato) e provoca dependência depois de quatro ou cinco vezes (é a droga que vicia mais rapidamente e se o usuário não parar morre em no máximo cinco anos de uso regular da droga). ”O crack – alerta a psiquiatra – atua muito rápido no cérebro, em dez segundos já faz efeito. Quanto mais rápido uma droga faz efeito, mais rápido torna o usuário dependente”. O usuário de crack está no caminho da morte: “Com uma superdosagem – alerta ainda a psiquiatra – o batimento cardíaco aumenta e pode ocorrer um derrame ou um infarto. Muitas vezes a situação leva ao óbito”. Estudos mostram que o crack tem efeito devastador sobre o cérebro, com todas as suas implicações orgânicas, psíquicas e de comportamento (como o aumento da violência). Portanto está em nossas mãos orientar nossos filhos e esperar que o governo realmente cumpra a promessa de cuidar dos viciados, ou seja, dos hoje doentes, mas amanhã prováveis mortos ou marginais.
UMA PREOCUPAÇÃO MUNDIAL
Não é só o Brasil que deve preocupar-se com as drogas. Essa é uma preocupação mundial que fez a ONU e a Organização Mundial de Saúde entrar na briga com a criação do programa Treatnet (Rede Internacional de Centros de Reabilitação e de tratamento de Drogas) que com seus 20 centros de reabilitação espalhados pelo mundo tem obtido êxito. A luta não é fácil. Documento do Unudoc estima que em nível mundial 205 milhões de pessoas utilizam drogas ilícitas e pelo menos 25 milhões são dependentes. Ao documento diz: “Isso constitui um problema de saúde pública, de desenvolvimento socioeconômico e segurança para países industrializados e em desenvolvimento". O documento diz ainda que “o abuso de substâncias ilícitas e a farmacodependência estão associado a problemas de saúde, pobreza, violência, criminalidade e exclusão social”. Tudo a ver com o Brasil que, aliás, terá um centro de recuperação funcionando em Santo André, São Paulo.

Copa sem emoção. Pelo menos em campo

É de se louvar o esforço e a alegria do povo africano para a realização da Copa do Mundo, mas até agora pelo menos no chamado campo de jogo a Copa não teve uma única partida emocionante e que realmente enchesse os olhos de quem gosta de futebol. Escrevo depois da partida entre Grécia e Correia do Saul, que também não entusiasmou. Vamos esperar pela seleção brasileira que aí a nossa torcida entra no jogo e o faz emocionante mesmo que seja ruim. Vem cá, você não acha que até agora a Copa do Mundo está mais para o nosso ridículo campeonato brasileiro?

Astróloga garante que Brasil terá uma mulher como presidente

Tem vidente, astrólogo, pai-de-santo e afins dando palpites sobre a Copa do Mundo, muitos afirmando que o Brasil será campeão (acredite se quiser). Se você é dos que acreditam em astrologia (não a que está nos astros, mas essa de adivinhações) saiba que a astróloga paulista Maricy Vogel não está tão otimista assim com a nossa seleção. Ela garante que “o Brasil não será hexa” e aproveita para opinar sobre política afirmando que “teremos uma presidente mulher” porque “esse é o ano das mulheres”. Nesse caso deveríamos ter mandado para a África do Sul a nossa seleção feminina de futebol que, aliás, é ótima.

Superman inspira nova linha de roupas

Não precisa sair de capa, aquela roupinha colada no corpo (pega mal e da para desconfiar) para entrar na moda do Superman (o personagem criado pelos desenhistas Joe Shuster e Jerry Sigel fez sua primeira aparição na revista americana Action Comics, em 1938). A Warner Bros Costumer Productions e a Adidas acabam de fechar acordo para a criação de uma linha de calçados e vestuário inspirada no super-herói. A nova linha promete estar nas lojas ainda esse ano. Antes do carnaval.

Nizan Guanaes quer trazer superstars para o Brasil e levar brasileiros para Nova York

Mesmo morando em Nova York o publicitário Nizan Guanaes continua fazendo grandes projetos para o Brasil: seu novo plano é adquirir uma agência de eventos nos AEUA (existem muitas à venda por co9nmta da crise econômica) e movimentá-la organizando eventos com superstars brasileiros para americano ver e com superstars internacionais para se apresentarem no Brasil. O entusiasmo de Guanaes com essa possibilidade é tão grande que se bobear não demora muito ele faz um subúrbio baiano em Nova York. Com trio elétrico e tudo.

Deputado lança mais um livro e briga pelo governo de São Paulo

Ao mesmo tempo em que lança o livro Sem Saída 2 o deputado Francisco Rossi tenta encontrar uma saída para candidatar-se ao governo de São Paulo e parece que está complicado encontrar a entrada e assim quem fica sem saída é ele. Se na política as coisas andam difíceis, Rossi, que é evangélico, acha que na literatura não terá problemas e acredita que O Sem Saída 2 no qual, como no primeiro livro, narra experiências políticas e evangélicas, trilhará o mesmo caminho de sucesso do Sem Saída 1 que vendeu 20 mil exemplares. Não se pode negar que Rossi tem muitos amigos.

sábado, 12 de junho de 2010

PARA LER E PENSAR - 3

1- A “ficha limpa” já vale para esse ano e deve estar provocando uma correria geral de candidatos na tentativa de esconder fichas sujas debaixo do tapete. Se a lei for realmente levada a sério o Congresso, as câmaras municipais, as prefeituras e as assembléias legislativas correm o sério risco de ficarem vazias. Melhor (e mais seguro) para nós
2 - Essa Copa do Mundo preces estar sendo realizada no Brasil. Vai me dizer que quando você vê aquele mundão de gente vestindo verde e amarelo, não tem a impressão de que é a torcida brasileira. A mesma sensação de Brasil nos dão as imagens da pobreza que mora na periferia da África do Saul. Parecem imagens feitas sem qualquer morro (ou subúrbio) brasileiro. Desses que a gente sempre finge não ver
3- A Copado Mundo nos dá um sentimento de brasilidade que raro de ser visto. Só o futebol parece ter ainda a força de fazer o brasileiro orgulhar-se
das cores de sua bandeira. É um orgulho pobre: cornetas de plástico vagamundo, chapéus ridículos, bandeirinhas também de plástico e camisas de camelôs. Bom seria se esse sentimento de brasilidade se fizesse presente em outras coisas e não apenas na Copa do Mundo que só acontece de quatro em quatro anos. Tempo demais de espera para torcer pelo Brasil. Dentro e fora de campo.

Modelos não precisam morrer de fome paraer vez nas passarelas da moda

Jovens que ainda acreditam que transformar-se em uma “caveira" é a melhor forma de chegar ao estrelato nas passarelas da moda precisam mudar seus conceitos. Embora essa magreza tida como fórmula ideal não esteja mais tão rigorosa, muitas jovens continuam submetendo-se a regimes criminosos que as levam a anorexia e consequentemente a um debilitado estado de saúde.Para as teimosas uma boa lição pode ser aprendida no livro “Hungry” (Faminta) escrito pela modelo Crystral Renn, de 23 anos.No livro lançado recentemente nos Estados Unidos Crystal conta a história de uma adolescente que começou a controlar seu apetite aos 14 anos e aos 17 ficou anorexica, depois de perder32 quilos. A modelo, que chegou a desmaiar na rua muitas vezes acabou desistindo dos regimes criminosos, engordou e hoje é uma das modelos king size mais bem pagas e solicitadas dos Estados Unidos, o que prova que as gordinhas também têm vez no mundo da moda.