quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

2010 DEPENDE DE VOCÊ

Tem gente que pensa no mundo como ele é e pergunta por quê?
Eu penso no mundo como ele poderia ser e pergunto: porque não?
(Robert Kennedy)

QUE 2010 SEJA DO JEITO QUE VOCÊ QUER. POR QUE NÃO?



Eli Halfoun

NO CORDEL UM JUMENTO ESPERTO E ATENTO

O cordelista Miguezin da Princesa, que se fartou de fazer versos durante todo o ano, não perdeu a oportunidade de despedir-se de 2009 com mais um cordel crítico no qual fala do sonho e testamento de um jumento. O cordel intitulado “Testemunho do Jegue” é esse: “Deixo o rabo do jumento/ para toda a hipocrisia/ as mentiras deslavadas/ que ouço dia a dia/quando a vida só piora/ e promessa de melhora/vem de esmola numa bacia/ Deixo o coice com as duas patas/para toda exploração/de quem paga cesta básica/ e tem lucro de 1 bilhão/camuflando o capital/no paraíso fiscal/do verdadeiro ladrão”. O ano muda, mas esse cordel será sempre atualíssimo.

SANDÁLIAS BRASILEIRAS PARA OS PÉS FRIOS

O nome remete ao Havaí, mas as brasileiríssimas sandálias havaianas são um de nossos produtos mais conhecidos no exterior e não para serem usadas apenas no verão como acontece por aqui. Agora elas tentam ser também um confortável produto de inverno: a Havaianas está inaugurando sua primeira loja na neve, mais precisamente nos Alpes franceses. Como sabe que ninguém é besta de sair andando na neve de sandálias a campanha publicitária feita especialmente para os Alpes recomenda que turistas e esquiadores comprem o produto para ficar à vontade em suas casas com aquecimento ligado. Ainda bem: do contrário os Alpes franceses teriam a literalmente maior concentração de pés frios do mundo.

AQUI ESTÃO OS "MALAS" DO ANO.AINDA FALTAM MUITOS

Antigamente era só nos jornais e revistas, mas agora virou epidemia também na interne indicar os melhores do ano em todos os setores, os mais elegantes, os mais isso ou aquilo. O humor do brasileiro não poderia deixar de ter também a lista daqueles que são os “malas do ano”, escolhidos via internet. Sem ordem de classificação estão na lista, entre muitos outros, a atriz Susana Vieira por conta do casa-separa que protagonizou, a escritora e apresentadora Fernanda Young por causa de sua criticada nudez na Playboy, a empresária Lucília Diniz por conta de suas “mágicas” de emagrecimento, o cantor-vereador Netinho, por conta de seus discursos tão repetitivos quanto seu sorriso, o autor Aguinaldo Silva, por causa de seu blog e o ator Pedro Cardoso por conta do discurso e abaixo assinado que fez contra a nudez no cinema. Divirta-se um pouco: reúna os amigos para também escolher os malas do ano. Aposto que não faltarão indicações.

ATÉ CÉSAR MAIS VÊ DILMA ROUSSEF CRESCER

O ex-prefeito César Maia, que como todos imaginamos sonha ser o próximo governador do Rio (o que dificilmente acontecerá) não perde a oportunidade de disparar sua metralhadora, através de seu ex-blog, contra Lula. Depois de dizer que o reconhecimento internacional de Lula é apenas superficial, acaba reconhecendo que a estratégia em torno da candidatura Dilma Russef está exatamente como Lula programou. César Maia escreve: “Lula termina 2009 com um quadro muito mais favorável. Uma escolha açodada de candidata sem currículo e sem charme eleitoral terminou chegando ao ponto que Lula queria: acima dos 20% e com cruzamentos em pesquisa que indicam que crescerá ainda mais nos meses iniciais de 2010”. Sei não, mas se os outros candidatos bobearam Lula chega lá, mesmo com uma candidata “sem charme e sem currículo”.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

CHICI ANYSIO: O MELHOR DA TV EM 2009. E 2010 COM É QUE FICA?

Nos meus muitos anos de contato profissional com a televisão como um telespectador privilegiado porque bem informado (nunca me considerei um crítico até porque acho que o crítico apenas emite sua própria opinião) tenho repetido que se Chico Anisyo não tivesse nascido em Maranguape, Ceará, mas sim em Nova York, Estados Unidos, seria reconhecido como uma dos melhores humoristas e atores do mundo. Não conheci nos meus longos anos de convívio com a arte ator capaz de interpretar tamanha variedade de personagens como o vascaíno Chico. No especial que a Globo exibiu (estava demorando) na terça-feira, 29 de dezembro, você deve ter reparado uma vez mais que Chico não muda apenas de caracterização: ele dá a cada um de seus tipos personalidade própria, ou seja, não muda de roupa e de maquiagem, muda de pessoa. Já se disse tudo sobre esse grande Chico Anisyo, que jamais esquece aqueles que o acompanharam em seus muitos anos de carreira, Considerado com justiça o maior humorista do Brasil (para mim do mundo) Chico Anisyo deu aos quase 80 anos de idade mais uma aula de humor, de vitalidade e de respeito pelo público ao qual sempre ofereceu, como agora, o melhor de seu talento. Não tenho dúvidas de que a volta de Chico Anisyo à programação da Globo foi o que de melhor aconteceu em termos de televisão nesse final de ano. Que bom se pudermos ter Chico Anisyo em nossas casas durante todo o ano de 2010. Chico Anisyo nunca é demais.

ROBERTO CARLOS: EMOÇÕES DE PEITO PELADO

Demorou, mas a caminho dos 70 anos de idade Roberto Carlos parece ter perdido algumas das muitas manias que carregou ao longo de sua vida e carreira. Agora mesmo, por exemplo, ele estaria disposto a seguir o conselho de sua nova amiga, a cantora e compositora Ana Carolina, que sugeriu que ele raspe os poucos pelos que tem no peito. É Roberto gosta de aparecer em seus shows com a camisa aberta para que o peito apareça discretamente. Ana Carolina convenceu o Rei que sem os poucos pêlos que carrega no peito raspados ficará muito mais sensual. E ele acreditou.

PELÉ FORMA PROFISSIONAIS PARA O ESPORTE

Pelé está fazendo mais um golaço por conta da Copa do Mundo 2014 e da Olimpíada 2016, que serão realizadas no Brasil: o nosso craque maior participa com entusiasmo de um projeto que formará 20 mil profissionais do esporte. A Rede de Ensino Desportivo pretende ajudar a formar profissionais em marketing esportivo, fisioterapia, direito esportivo, psicologia, saúde, bem estar, jornalismo esportivo e políticas públicas para o esporte, entre muitas outras atividades. Na verdade a Rede de Ensino Desportivo, que fará investimento de R$ 5 milhões oferecerá um programa de pós graduação, além de cursos livres de extensão universitária. Será um ensino à distância, ou seja, ministrado virtualmente, o que não diminui a importância do projeto já, segundo pesquisas, um em cada 79 brasileiros já fez um curso à distância. As aulas serão ministradas por experts em cada assunto. O Pelé Club, que tem como sócios o empresário Juan Figer e o Instituto Fitnesse Brasil, quer mais franqueados que pagarão pela participação uma taxa de R$ 20 mil. Um bom negócios às vésperas de dois grandes acontecimentos esportivos para fazer definitivamente um Brasil de campeões.

NOVIDADE: CAFÉ FAZ BEM À SAÚDE

Qualquer desculpa vale para tomar um cafezinho, seja no balcão do botequim, no trabalho e até em casa quando se quer “matar” o tempo. Aliás, tomar um cafezinho é uma das maus fortes características do brasileiro e o resultado é que até quem não é muito amigo de um cafezinho acaba tomando vários ao dia, mesmo porque essa é a bebida que mais se oferece por aqui. O cafezinho de todas as horas é sempre disseram os médicos nocivo á saúde, mas não totalmente como mostra agora estudo do químico Daniel Perrone, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O estudo comprovou que o café tem muitas substâncias associadas à atividade anti-oxidante e contribui para a redução no risco de doenças crônico-degenerativas. O café tem, segundo o estudo, ácidos clorogênicos e age também com ação anti-bacteriana, antiviral e anti-depressiva. A cafeína tem efeito no sistema nervoso central e está associada a uma melhora no estado de alerta, na capacidade de aprendizado e na resistência ao esforço físico. Para não complicar muito: o cafezinho não é como ainda se acredita um dos grandes vilões da saúde. Pelo contrário: faz bem. Vai um cafezinho aí?

O PASSADO SÓ SERVE SE TIVER FUTURO

Ufa! O no ano está ao e pelo menos nos próximos 365 dias estaremos livres das chatíssimas retrospectivas que invadem jornais, revistas, emissoras de rádio e de televisão. Tudo bem que é o passado que escreve a nossa história, mas não existe nas repetitivas retrospectivas nenhuma criatividade. Também já fiz (e mandei fazer) muitas retrospectivas, mas nunca aceitei que esse fosse (e seja) o único recurso para fazer jornalismo nos últimos dias do ano. É, até sei, uma maneira de adiantar o expediente para poder curtir o clima festivo (também chatíssimo) de todo final de ano. Está na hora de mudar e de criar: quem sabe se a partir dos fatos do passado a retrospectiva não fique mais interessante e bem menos chatas se os fatos passados venham acompanhados de uma análise do que representarão no futuro. Não falo em fazer um joguinho de adivinhações como costumam ser as previsões, mas sim de analisar o que passou e o que isso pode representar no futuro, no novo ano. Nada do que aconteceu deve ser visto jornalisticamente como um acontecimento ultrapassado. Até porque se é verdade que o passado escreve a nossa história é verdade também que determina e ajuda a escrever nosso futuro. E, convenhamos, o futuro é muito mais importante do que o passado. Inclusive nas retrospectivas.

ALENCAR: UM VICE QUE NUNCA FOI SÓ O SEGUNDO

O brasileiro tem a mania de dizer que vice não é nada, como se chegar em segundo também não fosse uma grande vitória. A verdade é que a maioria dos vices-presidentes da República nunca teve qualquer importância e pareciam estar lá apenas como enfeite. Não é absolutamente o que acontece com José de Alencar, o vice de Lula e Lula sabe disso. Tanto sabe que decidiu homenagear Alencar da maneira que ele mais gosta, ou seja, plantando seu nome em cidades do interior de Minas que conservam a simplicidade do vice-presidente, mas nem por isso perdem a sabedoria de mostrar através das coisas simples da vida uma exemplar grandeza. Politicamente Alencar nunca foi uma vaquinha de presépio e sempre disse o que pensava e queria, mesmo que esse pensar e querer não fosse exatamente o do presidente, seu chefe imediato. Para prestar uma justíssima homenagem ao político e especialmente ao homem que nos tem mostrado que vale a pena lutar pela vida, Lula está pedindo a prefeitos que se mobilizem para construir, até o final de 2010, praças ou áreas públicas que marcaram a trajetória de Alencar. Já se sabe que nosso heróico vice merecerá homenagens em Muriaé (sua terra natal), Caratinga, Montes Claros e Belo Horizonte. Em Muriaé será construído (em área que será desapropriada do Exército) um bosque com um parque e uma estátua de Alencar. Quem tem feito de sua vida uma exemplar história.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

VEJA SÓ COMO VOCÊ JOGA DINHEIRO FORA

Você imagina quanto custa ao seu bolso cada um dos senadores que você elege. Não é pouco não. A “boca” é muito boa: os 81 senadores custaram R$2,7 bilhões em 2009. Significa que cada senador custou ao contribuinte (quer dizer: ao nosso bolso) R$ 34,2 milhões por ano ou R$ 2,8 milhões por mês ou ainda R$ 95 mil por dia. Não é muito diferente com os 513 deputados da Câmara Federal que consomem R$3,2 bilhões por ano: cada deputado custa ao contribuinte a bagatela de R$ 6,3 milhões por ano, ou seja, R$ 533 mil por mês ou R$ 17,7 mil por dia. Basta fazer uma rápida retrospectiva do trabalho e comportamento de senadores e deputados para concluir que esse é o dinheiro mais mal gasto do e no país. Isso é o que popularmente se chama de “jogar dinheiro fora, no lixo”.
Mas em algum momento de 2010 os senadores terão que dar as caras para pelo menos votar a nova proposta de reforma administrativa do Senado que tem 22 artigos, entre os quais os que tratam da criação de um Grupo de Operações Especiais e também do Serviço de Inteligência Policial do Senado. O Serviço de Inteligência Policial que terá muito a fazer se realmente investigar e prender todos os senadores que se metem no que não devem.

ANO NOVO COM MÚSICAS ANTIGAS

Apesar do modismo que de tempo em tempo tenta criar e impor novos ritmos musicais (alguns perfeitamente dispensáveis) as músicas de qualidade atravessam gerações e estão sempre na boca do povo. Especialistas acreditam que duas músicas antigas serão as mais executadas nas festas de reveillon: “Feliz Ano Novo”, que Francisco Alves e David Nasser compuseram em 1951 e “Valsa da Despedida”, versão que Alberto Ribeiro e Braguinha fizeram para a valsa do escocês Robert Burns. A noite de reveillon promete colocar em foco também a música “Blue Moon”. É que na noite do dia 31 se repetirá o fenômeno que inspirou Richard Rogers e Lorenz Hart na criação da canção. O fenômeno é um eclipse parcial da lua (apenas 8% ficará encoberta) exatamente como aconteceu em 1934 e que inspirou “Blue Moon”. O eclipse ocorrerá às 19h23 e você pode tentar ver. Se ainda estiver sóbrio.

LIVRO AJUDA AS MULHERES A MELHORAR

As mulheres que costumam acompanhar pelo site “executivas chiques” as dicas da consultora Maria do Carmo Marini terá mais e novas orientações através do livro “Alça de Silicone”, que está chegando às livrarias. No livro a autora fala, entre muitos outros assuntos, de “Porque as pessoas não dão atenção ao quer você fala?”; Porque você não ouve quando elas falam” ; ”porque você interrompe quando os outros falam”; “porque você é agressiva e gosta de impor apenas suas idéias” e “porque você não é capaz de compreender e aceitar as opiniões alheias”. Como se vê até as mulheres,no caso a autora, sabem que mulher é muito mais complicada do que se pensa. Alguns homens também.

CARNAVAL: BAILE DO COPA JÁ TEM RAINHA

Criada nas dependências do Copacabana Palace, a atriz Guilhermina Guinle, que no momento participa da novela “Caras e Bocas”, voltará ao hotel vem grande estilo: está decido que ela será a rainha do tradicional baile de gala no carnaval. A escolha de Guilhermina se justifica: sua avó Mariazinha Guinle era uma das donas do Copacabana Palace e como durante décadas morava em uma suíte do hotel era ali que recebia a neta que fazia do Copacabana Palace o seu quintal de luxo. Com a escolha de Guilhermina Guinle, mais uma vez fica adiado o esperado reinado de Luiza Brunet, a mais assídua frequentadora do baile. Pensando bem é reinado que só dura uma noite e não serve para nada.

SUCESSO E DINHEIRO EM UMA FOLHA DE COCA

Não importa a religião o nível social ou o grau de cultura: todo mundo apela para uma crendice em busca de um ano novo feliz com muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender. O bem sucedido empresário Eike Batista que está em 61º lugar no ranking das maiores fortunas do mundo (há quem garanta que não demora muito ele estará entre os 50 mais ricos), acredita em um, digamos, ritual que fez há anos: coloca um X no nome de todas as suas empresas. Eike faz isso desde que o início de sua carreira quando procurou um ritual na Bolívia e foi aconselhado a comprar pessoalmente uma folha de coca em uma feira e levá-la para o vidente queimar enquanto ele, Eike, soprava a fumaça da planta. Parece que deu certo. Quer experimentar? Aqui tem muita folha de coca plantada ilegalmente e nesse caso é mais fácil comprar a folha de coca na Bolívia. E não só a folha.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

TROCAR TAMBÉM É UMA MANEIRA DE VENDER

Muitas lojas ainda criam problemas na hora de trocar os presentes de Natal, mas a maioria até torce para que seja grande a procura de clientes (e não necessariamente os que compraram o produto, mas sim os que receberam o presente). O comércio aprendeu que a presença do cliente na loja significa praticamente obrigá-lo a comprar mais alguma coisa: se a mulher ganhou uma blusa fatalmente comprará uma saia, um sapato seja lá o que for que combine com a blusa, o que também acontece, mais raramente é verdade com os homens. Fazer com que o cliente circule pela loja é uma técnica de venda. Houve época em que os grandes magazines (entre eles a antiga Mesbla) obrigavam o cliente a pagar as prestações nas lojas e só faziam porque o cliente sempre acabava comprando mais “uma coisinha”, o que não ocorre quando a prestação é paga no banco. Vender não é uma mágica e se não é também nenhuma ciência é uma técnica estudada em detalhes: repare só como todos os produtos (biscoitos, etc.) que a criançada consome na maioria das vezes exagerada e desnecessariamente estão sempre em gôndolas ao alcance das mãos das crianças. O mesmo acontece com os supérfluos que fazem a alegria dos homens (antes de pagar a conta, é claro). nos supermercados: bebidas e outros produtos que habitam o universo de consumo masculino estão sempre na altura dos olhos dos homens e ao alcance de suas mãos como se estivessem pedindo “me leve”. As recentes trocas do Natal que mal se foi mostraram claramente que as trocas são um bom negócio, assim como é um excelente negócio deixar para comprar os presentes depois do Natal, o que também tem acontecido com freqüência. Se a moda pega não tenham dúvidas de que os lojistas darão rapidamente um fim aos saldos pós natal. No comércio ganancioso saldo só tem valor mesmo na conta bancária.

VÂNDALOS ESTÃO DESTRUINDO NOSSA CULRTURA

Uma passagem está marcada na memória de meus muitos anos de jornalismo: eu era ainda um “foca” (repórter em início de carreira) quando fui escalado pela Ultima Hora para a cobertura da viagem que o então ministro dos Transportes faria da Central até a última estação para devolver ao público os trens reformados, quase novos. Eu sabia que o ministro iria de trem, mas voltaria de carro. Decidi retornar no mesmo trem para colher mais informações, especialmente sobre o comportamento dos usuários que estavam ganhando mais conforto na condução que utilizavam diariamente. Quando na volta o trem parou na estação Central do Brasil fiquei perplexo:o trem que mal acabara de entrar em circulação novinho em folha, já estava riscado, sujo e com algumas portas e janelas quebradas. Não entendi, aliás, não entendo bate hoje como o usuário tem prazer em destruir o que é, no caso o trem, para seu próprio uso e conforto. Essa passagem me vem à memória quando leio no Jornal do Brasil que a estátua de Dorival Caymmi, uma merecida homenagem plantada ali no Posto 6 de Copacabana, está sendo destruída, como aconteceu também com a de Carlos Drumond de Andrade e com muitas outras que deveriam enfeitar as nossas praças. Que tipo de prazer mórbido alguém pode ter ao destruir uma estátua que faz parte de seu próprio patrimônio cultural? O Rio que tem “cariocas” de todos os estados brasileiros não merece e nem precisa conviver com esse tipo de vândalos. Entendo QUE É PRAticamente impossível colocxar um vigia 24 horas ára tomsr conta de csda um de nossps históricos monumentos. Portwanto, csabe ao cariocas comnsciente da importância da presertvçãpo ciukltural ser o pr´[oprio vigia de seu patromônia. aNTES que elke seka complretamente destruído.

REVEILLON DE COPA QUEIMA O PRAZER E O DIREITO DO POVO

Desde menino quando vindo do subúrbio fui morar em Copacabana ouvia dizer que a praia é a única diversão gratuita para pobres e ricos. Durante muito tempo realmente foi assim. Passar o dia na praia era um prazer. Hoje é um perigo: estamos expostos todo o tempo aos ratos de praia, aos sempre ameaçadores arrastões e a uma ganância desenfreada de comerciantes (ladrões da mesma forma) que decidiram lotear na mão grande um espaço público. O hoje internacional reveillon da magistral queima e fogos que ilumina o céu está fazendo com que o mais famoso calção do mundo do mundo (idealizado por Burle Marx na década de 70 e tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico) seja uma espécie de terra de ninguém.... de ninguém não, mas sim de quem no peito e na raça decide que um pedaço do calçadão é propriedade particular a resolve vender espaços a peso de ouro. O mesmo está acontecendo na areia que pertencia ao povo – um povo que agora precisa pagar caro se quiser usufruir do fofo espaço para os pés, mas um lamentável chão de pregos e vidros para o bolso do cidadão que no reveillon só tem a praia como diversão. Ou melhor: tinha. Nem. o tão anunciado (e necessário) choque de ordem consegue impedir que o próprio povo tire do povo um espaço que lhe pertence. Que a gente acreditava que fosse realmente nosso.

domingo, 27 de dezembro de 2009

É O FIM DAS ENCHENTES QUE SÃO O FIM DA PICADA

Se faz sol e esse cruel infernal de agora, a gente reza para que chova, mas se chove é preciso rezar (e rezar muito) para que as enchentes não aconteçam. As enchentes são repetitivas porque há anos promete-se muito e nada se faz, além de desentupir (e assim mesmo mal) bueiros para que a água que vem do céu não transforme a terra em um inferno. Agora a prefeitura garante que pelo menos na Zona Oeste as enchentes estão com dias contados (se assim não for a população é que estará com os dias contados). A certeza dessa quase afirmação está na autorização, por parte da Prefeitura, da licitação para obras do Programa de Recuperação Ambiental da Bacia Hidrográfica de Jacarepaguá com custo total de R$ 340 milhões. As obras começam (não se sabe quando) com o gasto inicial de R$ 113 milhões que serão investidos através da Caixa. Agora é torcer para que durante a licitação e o período de obras Deus seja camarada.

ENFIM UMA DONA DE CASA PARA ARRUMAR O RIO

De tudo o que o prefeito Eduardo Paes disse até agora nesse quase um ano de governo, o mais acertado não é uma declaração de cunho político e muito menos uma promessa que jamais será cumprida. O prefeito disse em entrevista ao jornal O Dia que esse ano vai cuidar do Rio “como uma dona de casa”. Não significa que ele saíra por aí de avental e espanador na mão (apetrechos que, aliás, nem as modernas donas de casa usam mais), mas sim que fará uma faxina (a cidade está mesmo precisando) e organizará o município como se fosse um lar (e deveria ser o tranquilo lar de todos nós). Tem razão o prefeito Eduardo Paes: só agindo como uma dona de casa poderá realmente arrumar a casa e sabemos todos que as mulheres, que administram a vida das famílias, entra ano sai ano, são capazes de obter sucesso nesse tipo de arrumação. Não vai aqui nenhuma preferência política já que por enquanto a única coisa que realmente admiro em Eduardo Paes é o fato de, como eu, ser vascaíno. Acredito que pela primeira vez Eduardo Paes não está fazendo qualquer jogo político, mas está dizendo com a simplicidade que só a verdade permite o que todos nós conhecemos em nossas vidas pessoais: só as donas de casa podem arrumar a bagunça que fazemos. O Rio é hoje uma casa desorganizada. É uma bagunça que só uma dona de casa tem capacidade para arrumar. Pode ser que dessa vez, agindo como uma dona de casa, o prefeito realmente consiga fazer a faxina geral que o Rio realmente precisa. E merece.

PREVISÕES NUNCA ACERTAM NADA.VOCÊ ACREDITA MESMO ASSIM?

Nessa época do ano acontece uma proliferação de magos, gurus, videntes, astrólogos, pais de santo, enfim adivinhos de todos os tipos e também com previsões de todos os tipos para o ano novo. Geralmente nesse jogo de adivinhação ninguém acerta uma. De qualquer forma não se pode deixar de reconhecer que eles enchem de esperança (o que é muito bom) os que os procuram. É uma busca movida não exatamente e apenas pela curiosidade de conhecer antecipadamente o futuro (como se isso realmente fosse possível), mas sim por conta do medo desse mesmo e desconhecido futuro. O fato é que na maioria das vezes é um jogo de faz-de-conta no qual até eu, você, qualquer um pode ter seus acertos se disser que “vai morrer uma pessoa famosa” (sempre morre), “teremos um ano de muito calor” (está aí a destruição do meio-ambiente), “teremos um novo presidente (é tempo de eleição) e outras “previsões” que estão na cara. Ubirajara da Conceição Pinheiro, o maranhense de 56 anos que se transformou em Mago no Rio (tem uma,digamos, casa especializada no Humaitá) diz, por exemplo: “não aposto na Dilma Roussef " (e quem aposta a não ser o presidente Lula?) “Teremos - garante o Mago - uma mulher na presidência, mas não será a Dilma.” Como só sobram a Marina Silva e a Heloísa Helena só pode ser uma das duas, mas nisso nem o Mago tem coragem de apostar cravando o nome de uma das duas. Fazer previsão na base do condicional é mole. Duro é acreditar nelas com convicção.

sábado, 26 de dezembro de 2009

UMA LUTA EM FAVOR DOS CADEIRANTES

O primeiro e emocionante banho da personagem Luciana, exibido no capítulo da novela “Viver a Vida” do último dia 25, confirmou que Aline Moraes está construindo uma sólida carreira de atriz, o que, aliás, já mostrou em outros trabalhos. Não tenho dúvidas de que Aline está consciente da importância de sua personagem na também conscientização necessária que em relação aos cadeirantes que ainda enfrentam mil e uma dificuldades quando precisam (e precisam muito) locomover-se por ruas e calçadas esburacadas, lojas e repartições públicas ou privadas que não possuem (como manda a lei) rampas ou qualq1uer outro tipo de acesso. Esse é um problema que o sempre atento autor Manoel Carlos deveria (certamente vai) abordar. Tratar do assunto que envolve os cadeirantes com uma,digamos, responsabilidade social é um dos pedidos da socialaite Carmen Mayrink Veiga que também está presa a uma cadeira de rodas, mas nem por isso deixou de ser referência de elegância, requinte, charme e agora um louvável exemplo para muitos cadeirantes que ainda se envergonham de suas cadeiras de rodas. Carmen tem acompanhado, como milhares telespectadores, o drama de Luciana e pede ao autor Manoel que não “alimente falsas ilusões em torno da personagem: “Uma pessoa que sofreu um acidente como o dela – diz Carmen – nunca deixará, segundo especialistas, a cadeira de rodas”. Por isso mesmo Carmen lembra ainda que através da novela a personagem Luciana,mostre que não é preciso envergonhar- da cadeira de rodas: “Vergonhoso – lembra Carmen é não ter rampa”.
Se ou autor Manoel Carlos quiser exemplos de cadeirantes que aprenderam a conviver normalmente, dentro de sua limitações, é claro, com seu novo tempo basta fazer uma visita são Tijuca Tênis Clube que entre muitas outras atividades mantém diariamente aulas de natação especial frequentadas também por vários cadeirantes que nadam fantasticamente como se fossem peixes e conquistam diariamente merecidas medalhas de vida.

PROCURA-SE UM PROGRAMA DE GOVERNO

Estamos vivendo os últimos dias e as últimas horas de 2009 e serão inevitáveis nos jornais, nas revistas e na televisão os balanços do ano que passou. O passado escreve a nossa história e a história do país, mas é no futuro que devemos pensar. 2010 chega para nos entregar uma grande responsabilidade: eleger aquele que governará o país por mais quatro anos. Até agora a única coisa realmente certa é que Lula deixa (deixa mesmo?) a Presidência, mas não se sabe ao certo quem são realmente os candidatos, o que faz ainda mais difícil a escolha do eleitor. O fato é que até agora nenhum provável candidato à Presidência da República veio a público falar claramente de programa de governo, que sabemos todos quase sempre não sai do papel. Fica ali escrito como se fosse uma obra de ficção e na maioria das vezes é mesmo, Mas pensar e se for o caso executar um programa de governo é fundamental no festival de promessas que começará agora. O jornalista Villas-Bôas Correa, que há anos acompanha a história política do país ressalta: “O que os candidatos ainda não pensaram é no programa de governo, na recuperação de Brasília, uma capital feita de encomenda e arruinada pela incompetência e pela roubalheira”.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

TRENS DO SUBÚRBIO SERÃO FRESQUINHOS

Se outros benefícios não trouxer (e trará) a realização da Copa do Mundo garantirá pelo menos um para os usuários dos trens do subúrbio, que ganharão mais conforto: o governador Sergio Cabral quer que até 2014 os 140 trens que circulam hoje sejam equipados com ar condicionado. Equipar só não adianta. Tem de funcionar

MEDO FAZ BRASILEIRO SER BONZINHO

Não é justa a fama que o brasileiro tem de enrolar no trabalho utilizando o computador para tratar de abobrinhas, inclusive acesso a sites pornográficos. Recente trabalho da empresa americana de consultoria Websense, mediu o tempo gasto na internet com assuntos que nada tem a ver com o trabalho e concluiu que os brasileiros até que são econômicos: gastam apenas 23 minutos por dia, enquanto os mexicanos gastam 84 minutos, os argentinos 44 minutos e os chilenos 42 minutos. A medição diz também que o menor tempo utilizado pelos brasileiros tem um forte motivo: medo de ser punido e no Brasil, diz ainda o estudo, as punições são mais severas..
Quem não parece ter medo de pinicão é a chamada turma da máquina do governo; balanço da Polícia Federal sobre operações contra a corrupção em 2009 mostra que em 48 operações contra a corrupção, foram presas 386 pessoas das quais 43 são agentes públicos. Quer dizer: entre os criminosos que se organizaram para desviar dinheiro público 21,5% pertence aos quadros do funcionalismo, o que mostra que ainda tem muita gente para ir em cana.

OS EXTRATERRESTRES ESTÃO CHEGANDO. NA TV

Quem gosta de acompanhar os seriados americanos que a televisão brasileira exibe com generosidade pode se prepara para em 2010 ver mais uma: um dos grandes sucessos do gênero no momento nos Estados Unidos é a série “V” (de visitors) que mostra a chegada de extraterrestres. Detalhe: uma das estrelas de V é a brasileira Morena Baccarin, de 30 anos e que vive em Nova York desde os dez anos de idade. Morena já participou da série "Firefly" e do filme “Serenety”. Seria ela a extraterrestre?

FERNANDA LIMA PODE REALIZAR SONHO DA PLAYBOY

Quem viu a nudez de Fernanda Lima (aparece com o marido, o ator Rodrigo Hilbert, e os filhos gêmeos) no livro do fotógrafo peruano Mario Testino e ficou com aquele gostinho de quero mais poderá satisfazer seu desejo em 2010: em entrevista à revista Maxim, Fernanda, que voltará apresentar na Globo o programa “Amor e Sexo”, revela que agora está mais do que pronta para aceitar convite da Playboy. A revista insiste Faz tempo que a revista insiste para ter a nudez de Fernanda em suas páginas, mas ela sempre resistiu heroicamente, mesmo com ofertas de cachês astronômicos. Agora ela se diz pronta. Nós também. A nudez de Fernanda Lima não é a única que faz parte do planos da Playboy que quer também em suas páginas as estrelinhas, entre as quais Paloma Bernardi, (intérprete da personagem Mia) e Adriana Birolli, intérprete de Isabel) na novela Viver a vida. Até agora nenhum convite foi formalizado mesmo porque agora a revista está de está de olho nas belas mulatas que enfeitam ainda mais o carnaval.

POBRE MENINO RICO

Mesmo que os envolvidos acreditem que estão fazendo o bem e digam que querem o melhor para a criança é uma maldade, que terá graves reflexos em seu desenvolvimento, o que estão fazendo com o menino Sean Goldman envolvido em uma absurda briga de adultos da qual certamente não está entendendo nada. É amor? Que amor é esse que o expõe publicamente e o faz chorar mais do que sorrir? Não discuto aqui se o pai biológico tem razão ou se a razão está com o pai adotivo e com a carinhosa avó. O fato é que por melhor que tenham sido e continuem sendo as intenções colocaram uma inocente criança no meio de um fogo cruzado emocional que de forma nenhuma está fazendo bem ao presente do menino assim como não fará ao seu futuro. É triste perceber que os adultos ainda não entenderam que as crianças, no caso os filhos, nada tem a ver com suas brigas e questões emocionais. Crianças precisam estar preservadas dos desentendimentos adultos. Sempre ouvi dizer que filhos de pais separados têm problemas e sempre defendi que filhos (que hoje são a maioria) de pais separados só têm ou terão problemas se os pais os criarem durante e depois da separação. Do contrário serão crianças tão normais e provavelmente felizes com qualquer outra. O importante é preservar a criança que, como agora, acaba sendo disputada como se fosse um produto em liquidação. Durante os mais de dez anos em que dirigi e editei a revista Amiga sempre tive a preocupação e cortar os filhos (que nada tinha a ver com o fato) das fotos e de eliminar o nome do texto quando um casal famoso falava publicamente da separação. Pode ser que Sean, o apenas menino, esteja até se divertindo agora na Disney ao lado do pai biológico, mas é evidente que também está sentindo falta do atencioso pai adotivo e da amorosa avó materna. Atrás do sorriso que pode até estar mostrando agora entre as maravilhosas atrações infantis que a Disney oferece haverá sempre a mágoa e a tristeza de ter sido o pivô de uma briga da qual deveria, de uma da qual deveria (e ainda deve) ter sido preservado. Essa era e é a melhor forma de oferecer e mostrar amor.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

LULA LÁ É RECONHECIMENTO. LULA CÁ É SÓ COBRANÇA

Não é nenhum reconhecimento de jornalzinho de bairro, mas sim de um dos mais respeitados jornais do mundo: o Le Monde francês. Lula é o homem do ano em 2009. É o segundo aplauso do mundo ao nosso presidente, já eleito personalidade do ano pelo jornal espanhol El País. Podemos encontrar muitos erros cometidos pelo governo Lula, mas não há como negar que com seu trabalho, sua coragem de dizer o que realmente pensa e com seu inegável carisma está chamando a atenção e o respeito do mundo para o Brasil. Basta destacar o que diz o Le Monde: “Aos olhos de todos Lula encarna o renascimento de um gigante”. Diz mais: “Embandeirado dos países emergentes, mas também do mundo em desenvolvimento do qual se sente solidário, o presidente brasileiro, de 64 anos, colocou decididamente seu país em uma dinâmica de desenvolvimento”.
Quando disse que a crise internacional seria apenas “uma marolinha para o Brasil", Lula virou motivo de piada, mas não é isso o que diz o Le Monde: “Lula estava certo ao prever que a crise mundial desencadeada em 2008 seria uma marolinha no Brasil." Aliás, Lula está certo em muitas outras coisas que só os teimosos não querem ver.

BURRICE TEU NOME É A OPOSIÇÃO EM CAMPO

Está cheio de razão o sempre alerta jornalista José Esmeraldo Gonçalves (o pai do blog Panis cum ovum) quando diz que a Copa do Mundo de 2014 que tanto nos entusiasma corre o sério risco de mudar de sede, ou seja, de não acontecer no Brasil. Seria vergonhoso e lamentável. Vergonhoso porque mostrará são mundo e de forma escancarada, a nossa incompetência. Lamentável porque o Brasil estará jogando no lixo os milhões de dólares que receberia gratuitamente em mídia mundial, além de desperdiçar a oportunidade de enfim fazer do Brasil o país do turismo. A oposição bateu o pezinho e conseguiu cortar R$ 800 milhões da verba do orçamento que seria destinada às obras de infra-estrutura que o país precisa para sediar uma Copa do Mundo. A burrice maior é não perceber que ao bloquear financeiramente essas obras a oposição não prejudica apenas a Copa do Mundo, mas também e principalmente o país como um todo que precisa urgentemente de obras de infra-estrutura em todos os setores, principalmente na e nos políticos. Talvez fosse o caso de estruturar também a oposição para que ela finalmente aprenda que ser sempre do contra é um atraso. Se fosse para conceder os próprios aumentos ninguém cortaria nada, mas como é para beneficiar o país o povo, dane-se.

UM MUSEU DE MÚSICA E NÃO DE TURISTAS E MULHERES

Durante a instalação de mais uma eficiente Unidade de Polícia Pacificadora no Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, o governador Sergio Cabral foi abordado por um grupo de funcionários da boate Help solicitando que ele revoque a decisão de acabar com a casa noturna porque provocará desemprego. Cabral prometeu receber uma comissão de funcionários, mas dificilmente desistirá de transformar ao local em uma mais apropriada nova sede do Museu da Imagem e do Som que, aliás, poderia ser dirigido por seu pai, o Serjão Cabral, que sabe tudo de música, mas isso também dificilmente acontecerá porque aí vira o tal do “nepotismo” e outras besteiras que acabam afastando familiares de cargos para os quais são extremamente competentes, caso de Sergio Cabral, pai. O governador sabe que o Museu da Imagem e do Som será muito mais útil e atraente para o carioca do que uma casa noturna que faz (e como faz) a alegria de turistas endinheirados que adoram as “peças” que se exibem agora nos salões da Help. Gostam tanto que até levam para os hotéis em que estão hospedados.

VEM AÍ O SEGUNDO "TROPA DE ELITE"

Inevitável: o sucesso do primeiro filme “Tropa de Elite” (dirigido por José Padilha e lançado em 2007) está fazendo com que venha aí em 2010, o “Tropa de Elite 2, prática que é comum no cinema americano que aproveita o sucesso de um filme até a última gota, caso de “Harry Potter” que ganhou nada mais nada menos do que seis filmes. ”Tropa de Elite 2” começa as filmagens em janeiro e já tem lançamento previsto para agosto. O ator Wagner Moura voltará a viver a o discutido Capitão Nascimento e agora promete colocar em prática suas novas habilidades em jiu-jitsu e vale-tudo. Os golpes são resultado das muitas aulas que Wagner Moura teve com Rickson Gracie, que é um campeão e que mora hoje b=nos Estados Unidos.

QUE PAÍS É ESSE?

Qualquer cidadão comum (eu e você, por exemplo) sonha passar o reveillon em uma luxuosa suíte (com direito a “varandão-camarote” para ver a queima de fogos) do Copacabana Palace, que ainda é considerado o hotel mais romântico do Raio, mas esse é um luxo permitido somente aos que tem muito dinheiro, geralmente ganho ilicitamente. Uma suíte do Copa de frente para o mar está custando R$ 25 mil para somente quatro pernoites com direito a apenas a café da manhã. Não adianta ficar aí pensando que é um absurdo: tem quem pague

PREVIDÊNCIA: TRABALHADOR PAGA O PATO

Como acontece anualmente o final de 2009 não será diferente: a Previdência carrega a culpa do déficit do governo. Se procurarem direitinho tem quem gaste mais e desnecessariamente, mas é mais fácil culpar a Previdência e assim justificar a péssima assistência prestada ao trabalhador. brasileiro, que entra ano, sai ano também desconta mais em seu mínimo salário. Os números ainda não são oficiais, mas não serão muito diferentes: o déficit da Previdência em 2009 chegará perto dos R$ 95,2 bilhões que representa 3,22% do PIB. O déficit do INSS é de R$ 38,6 bilhões (1,24% do PIB) e o do setor público federal de R$ 58,6 bilhões (1,98% do PIB). A arrecadação (aquela que somos obrigados a pagar) prevista do INSS é de R$ 188,2 bilhões com os quais o INSS pagará benefícios para 23,2 milhões de aposentados e pensionistas com salário médio de R$ 695, 50, o que representa um déficit de R$ 36, 6 bilhões. A arrecadação prevista do governo federal junto a servidores (militares e civis) é de R$ 9,7 bilhões, mas o governo terá de pagar R$ 53,3 bilhões para um milhão de aposentados e pensionistas com salário médio mensal de R$ 5,3 mil, gerando déficit de R$58,6 bilhões. Depois colocam a culpa no trabalhador salário mínimo. Como sempre, aliás.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

MENOR VIOLÊNCIA NO RIO. É UM SONHO E UMA PROMESSA

Se depender das promessas e dos repetitivos discursos de fim de ano, 2010 chega para nos livrar da violência que se instalou no Rio e sempre mandou ver, inclusive “peitando” as autoridades. A Secretaria Estadual de Segurança garante que está empenhada em livrar 330 mil moradores de comunidade carentes do comando dos narcotraficantes. Esse número, segundo cálculos da própria secretaria, representa 30% da população municipal.. Não é só: logo no início de em 2010 o governo planeja ocupar as favelas da Tijuca (leia-se morros do Borel e Salgueiro) para instalar Unidades da Polícia Pacificadora que, não se pode negar, trouxeram alívio para a população dos morros Dona Marta, Chapéu Mangueira e Ladeira dos Tabajaras.Os morros da Tijuca são meta prioritária porque o bairro está localizado próximo ao Maracanã e Maracanãzinho que abrigarão a Copa do Mundo 2014 e a Olimpíada 2016. Se conseguir realmente acabar ou pelo menos diminuir bastante a violência também na Tijuca e ,depois, em outros bairros, o governador Sergio Cabral tem tudo para reeleger-se, se quiser, é claro, governador do Rio.Para desespero do ex-prefeito César Maia.

VERDADE CRUEL NA BASE DA BRINCADEIRA

Brasileiro é mesmo bom de piada. Agora está fazendo circular pela internet um spam alertando o internauta a não abrir qualquer mensagem anunciando que existem na rede fotos da ministra-candidata Dilma Roussef nua. O spam alerta: “não abra: pode ser verdade”. Até a ministra já viu a mensagem e limitou-se a dar uma risada. Era só o que podia fazer. Dilma mereceu apoio de psicólogos ao aparecer sem a incomoda peruca que vinha usando desde que por causa da quimioterapia, perdeu os cabelos. Os especialistas dizem que essa é a atitude mais positiva que um paciente pode ter. Não caso da ministra ela teve o cuidado de antes de adotar seu novo estilo “joãozinho” pintar os cabelos recém nascidos e daqui pra frente tratará de alisar constantemente o cabelo já que pós quimioterapia os cabelos nascem encaracolados. A ministra sabe que imagem física não é tudo em uma corrida eleitoral, mas ajuda bastante.

ASTROS E SANTOS GARANTEM: ESTAMOS BEM NA FITA EM 2010

Mesmo quem não acredita (ou diz que não) não perde a oportunidade de, especialmente quando um novo ano se anuncia, de consultar previsões astrológicas e outras mais já que talvez por medo do novo um dos maiores desejos do homem é conhecer o seu futuro. Podem ficar tranqüilos. Estamos bem na fita: astrólogos garantem que 2010 será regido por Vênus, que é o planeta do amor e da imaginação (é mesmo preciso de muita imaginação para viver ou apenas sobreviver). A astrologia mostra também que 2010 que será um ano especial: final de um ciclo e começo de outro. A moda estará em alta. Balenciaga, Chanel e Saint Laurent são de Vênus. A umbanda também nos enche de esperança: esse será o ano de Oxalá, pai de todos os orixás. 2010, diz a umbanda será um ano superior de paz, tranquilidade e harmonia. Nesse caso sai pra lá 2009









09.

TEMPEROS DO CHEF ATALLA CHEGAM AO RIO

O bairrismo imbecil e por isso mesmo desnecessário, ainda existe, mas mesmo assim os paulistas não abrem mão de fazer de constantes visitas ao Rio de “encantos mil” um de seus programas favoritos. Estabelecer negócios por aqui também está virando uma espécie de mania dos paulistas, especialmente no ramo da gastronomia. O Leblon, por exemplo, já ganhou restaurantes famosos de São Paulo. Agora será a vez da Glória: o premiado chef Alex Atalla negocia com o empresário Eike Batista a possibilidade de instalar na Marina uma filial do Dalva e Dito, um de seus restaurantes de sucesso em São Paulo (o outro é o D.O.M). Atalla acha que o Dalva e Dito será bem recebido no Rio porque é um “restaurante popular”. Não é o que mostram os preços no cardápio.

FALABELLA NÃO LIVRA A CARA DOS CRÍTICOS

Miguel Falabella tem não se pode negar um versátil talento que utiliza como autor, ator e diretor e também sempre soube ser simpático e comunicativo com os repórteres que buscam entrevistas e informações nos bastidores da Globo. Agora a relação parece ter azedado pelo menos no que diz respeito aos críticos dos quais Falabella não livra a cara: “Crítico é o cara que sabe onde é a festa, sabe quem são os convidados, mas não tem carro para ir à festa”.. O final de “Toma lá, dá cá”, programa que mereceu muitas críticas não afastará Falabella da televisão: ele voltará breve como autor de um novo seriado intitulado “Vida Alheia” e que terá Marília Pêra como principal nome do elenco, o que é garantia de qualidade e de audiência. Falabella também terá novidades no teatro: vai montar uma nova versão de “A Gaiola das Loucas” dividindo o palco com Diogo Vilela. “A Gaiola das Loucas” foi sucesso no cinema (a trilha sonora incluía um hit de Gloria Gaynor) e também na Broadway. Por aqui também a dupla Falabella e Vilela será sem dúvida um sucesso.

SUPLICY PODE GOVERNAR SÃO PAULO.PODE?

Se depender só da pesquisa interna que mandou fazer recentemente o PT já sabe quem poderá ser (pesquisas não decidem nada, principalmente na política) o candidato do partido na próxima eleição que escolherá o novo governador de São Paulo, ou seja, o substituto de José S erra. O jornalista Giba Um teve acessão aos resultados e conta que deu Eduardo Suplicy, o senador boa praça, na cabeça e disparado, deixando para trás nas intenções de preferência o também senador Aloísio Mercadante e a ex ex (ex prefeita e ex mulher) Marta Suplicy. Nessa pesquisa de intenções o prefeito de Osasco, Emidio de Souza e o ex-ministro Antonio Palocci estão na lanterninha. Já há quem garanta que diante da pesquisa Marta Suplicy teria decidido que seu destino político será concorrer a uma vaga de deputado federal. Vai começar tudo outra vez

MULHERES ADORAM FILMES ERÓTICOS

Filmes eróticos despertam cada vez mais a atenção e o interesse das mulheres. Não é desejo e nem especulação de homem, mas sim resultado de pesquisa mandada realizar pela Playboy do Brasil, que já possui 6 canais adultos a cabo. Segundo a pesquisa mulheres já são maioria entre os assinantes dos canais eróticos. Elas totalizam 51% das assinaturas, dez por cento a mais do número de assinantes femininos há seis anos. As mulheres estão animadinhas e ainda segundo a pesquisa não querem mais filmes com historinhas e insinuações: preferem os filmes que vão direto ao que interessa e dizem que quanto mais hard, melhor. A pesquisa quis saber também sobre outros canais especiais e constatou que muitas mulheres assinam também o Buttman e o Brasileirinhas, esse apenas com produções nacionais, o que não significa muito: filmes eróticos não precisam de tradução. Os ruídos são iguais em qualquer lugar do mundo.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

BRIOCHE TAMBÉM É PÃO DE RABANADA

Não há quem não goste, mas muita gente nem se atreve a comer para não engordar, mas depois da segunda ou terceira fatia a tradicional rabanada fica enjoativa. A solução é partir para uma alternativa como, por exemplo, a versão preparada pela chef paulista Patrícia Abbondanza. A receita é praticamente a mesma, o que muda mesmo é o pão. A rabanada de Patrícia é preparada com brioches. Quer experimentar? Anote aí: os ingredientes: 1 brioche retangular, 4 ovos, 1 lata de leite condensado, 300 ml de leite integral, 1 fava de baunilha, óleo para fritar e açúcar para polvilhar. É fácil preparar: 1) Corte o brioche em fatias de 2 cm; 2) Misture o leite com o leite condensado e as sementinhas de baunilha (abra a fava ao meio no sentido longitudinal e raspe as sementes); 3) Bata ligeiramente os ovos e reserve; 4) Mergulhe o brioche na mistura de leite e deixe por 1 minuto (cada lado); 5) Escorra o excesso de líquido e mergulhe na mistura de ovos; 6) Frite em óleo quente até dourar os dois lados; 7) Coloque em um prato e polvilhe com açúcar. Bom proveito e olho na balança.

O REQUINTE DOS VINHOS NA COMIDA JAPONESA

Agora está todo mundo com “água na boca” pensando (e esperando) nos tradicionais e fartos pratos típicos do Natal e do Reveillon, mas quando janeiro chegar será o momento de variar e certamente a comida japonesa entra como uma opção diferente. Saiba que Nem só de saquê a comida japonesa pode e deve ser acompanhada. Vinhos adequados também “caem” bem. Que tal aprender a harmonizar a culinária japonesa com os vinhos. Pode ir nessas dicas:
1) sopas e caldos pedem um Jerez seco (é o vinho fortificado da Andaluzia e o sabor amendoado e o grau alcoólico médio faz um perfeito contraponto com o aroma das sopas)
2) Shitake com shoyu pede um vinho de corpo médio. O aroma do vinho frutado Merlot permite um agradável contraste com o sabor terroso do fungo;
3) Se vai pedir (o que é mais comum) um combinado de sushi e sashimi a bebida ideal é um espumante brut já que a acidez do vinho ressalta as qualidades dos peixes e contrabalança o ligeiro adocicado do arroz;
4) Quando pedir tempura de legumes e camarão peça também um vinho branco encorpado, pouco ácido e com traços de doçura. Um dos indicados é um varietal de Chardonay, quer se harmoniza tanto com o camarão quanto com os outros ingredientes;
5) É hora do salmão grelhado então é também o momento de pedir vinhos brancos encorpados ou tintos de Pinot Noir. Vai bem também um rosado que tem o frescor do branco e a estrutura do tinto;
6) A culinária japonesa também harmoniza a sobremesa com o vinho: se pedir anmitsu, que é o doce de feijão com frutas e gelatina de algas a pedida é um vinho leve e de baixo teor alcoólico. O ideal é um vinho com toques frutados, florais e com boa acidez como, por exemplo, um Moscato d’Asti.
Se achar tudo isso muito complicado vá de água mesmo ou regue o jantar com a nossa sempre bem-vinda cervejinha.

MAIS AUMENTO PARA OS APOSENTADOS EM 2010

No Informe JB (Jornal do Brasil de hoje, dia 21, Leandro Mazzini revela que “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preparando para domingo, dia 27, o envio da medida provisória ao Legislativo sobre reajuste dos aposentados – baseado na inflação e em pelo menos metade do índice da variação do PIB dos dois últimos anos. Lula tem dito aos próximos que o reajuste não será o ideal,mas precisa da compreensão dos aposentados e pensionista: ele não pode ser,de maneira alguma, ser imprudente com as contas da Previdência. O texto vai a votação no plrnário da Câmara em fevereiro, no mais tardar”.Não é ainda, como reconhece o próprio Lula o ideal,ou seja, o que os aposentados realmente precisam e merecem, mas já é mais, muito mais, do que qualquer outro governo já deu. Não deixa de ser um bom começo.

RUY CASTRO VOLTA AO PASSADO

O jornalista e escritor Ruy Castro decidiu resgatar em livro o seu passado: está reunindo os melhores textos que escreveu para a revia Senhor no final da década 50 e início de 60 para lançar mais uma obra. O problema maior tem sido justamente selecionar o que é o melhor, já que tudo é bom. Como era tudo na Senhor que reuniu em sua redação uma invejável equipe da qual, além de Ruy Castro, faziam parte, entre outros, Nahum Sirosksty (o diretor), Paulo Francis, Carlos Scliar (era o diretor de arte), Luís Lobo, Jaguar, Reinaldo Jardim e Glauco Rodrigues. Tempo tem que o jornalismo era mais romântico.

UM VESTIDO CAMPEÃO DE VENDAS

Quem diria: os 15 minutos de fama da estudante Geysy Arruda (lembra dela?) chegaram ao fim, mas mesmo assim ela ditou moda nos presentes de Natal, especialmente os adquiridos em feiras populares. Exemplo: na famosa Feira da Madrugada que funciona no Brás, em São Pulo, e que atrai compradores de todo o país a peça mais vendida do guarda-roupa feminino foi justamente o “vestido da Geysy” (era assim que as consumidoras o identificavam). O produto foi muito vendido também, principalmente em São Paulo, nos camelôs e não exatamente porque seja bonito, sensual ou famoso, mas sim porque é baratinho: cada peça (mais de 20 cores fabricadas com 80% de poliéster e 20% de algodão) custava R$15 no varejo e R$ 8 no atacado. Não seria atacada?

CHINA ENCHE A BOLSA COM PRODUTOS LOUIS VUITTON

Uma das características dos produtos Louis Vuitton era o fato de tudo ser fabricado artesanalmente, especialmente bolsas, carteiras e maletas. Agora a Louis Vuitton está decidida a fazer uma campanha publicitária mundial para reforçar essa característica. Especialistas em publicidade acreditam que a campanha não convencerá ninguém, exatamente por conta da grandeza que conquistou nos últimos anosa: hoje a Louis Vuitton tem 414lojas em todo mundo e acredita-se que é quase impossível fabricar todos os produtos artesanalmente: a LV está presente em 65 países (cinco lojas no Brasil). A LVMH tem faturamento de quase U$ 20 bilhões anuais e 70% desse faturamento cabe aos produtos Louis Vuitton: o grupo comanda ainda as marcas Fendi, Moet et Chandon e Dior. Possui 214 oficinas de produção (uma delas em um subúrbio de Paris), mas o maior volume de produtos Louis Vuitton é fabricado na China, mas isso a marca não faz a menor questão de divulgar. Sabe como é: produto fabricado na China não é muito confiável.

BEYONCÉ PLANTA SEU CHEIRINHO NO BRASIL

A vinda em fevereiro de Beyoncé, a cantora de maior faturamento no mundo no momento, ao Brasil será mais lucrativa do que se pensa. Além do cachê de suas apresentações (fala-se em U$ 5 milhões por show) ela deixará plantada no Brasil a semente de lucros futuros: aproveita a viagem para lançar por aqui seu novo e próprio perfume, o Heat, que terá lançamento oficial em janeiro nos Estados Unidos. O perfume vem em uma garrafa vermelha e dourada e nos Estados Unidos custará U$ 50 dólares. Por conta do lançamento do perfume Beyoncé poderá ser vista também estrelando uma campanha publicitária na qual aparece com minivestido de cetim, cheia de fendas e decotes. Como se vê o perfume vai fazer apenas figuração.

UM NEGÓCIO AMERICANO PARA HUCK NO BRASIL

No meio artístico Luciano Huck é conhecido também como a “galinha dos ovos de ouro”. É que ele tem faro para pos negócios e acerta a mão e o narigão em tudo o que faz. Sua próxima aposta será tentar reinventar no Brasil o Planet Hollywood, bar temático que fez muito sucesso nos Estados Unidos e que tinha entre seus proprietários os atores Arnold Swarzenegger, Sivester Stalone e Bruce Willis. A idéia de Huck é ter por aqui sócios mais jovens como, por exemplo, os atores Rodrigo Santoro, Reynaldo Gianecchini e o modelo Jesus Madonna Pinto da Luz. No caso do Jesus modelo não se pode negar que Madonna tem sido uma mãe

VIDA DE CACHORRO NÃO É MAIS ROER OS OSSOS

Levar uma vida de cachorro não significa mais e necessariamente sofrer como um vira-lata perdido no meio do lixo. Pelo contrário: vida de cachorro nos dia de hoje é luxo só. É uma vida que inclui entre muitas outras mordomias frequentar pet shops luxuosos que oferecem, entre muitas outras coisas, máscaras de chocolate para amaciar os pêlos, tratamentos para olheiras e até tratamento para depressão. Vida de cachorro também é uma vida de luxo para os donos de pet shops, que é um dos negócios que mais cresce ultimamente: o Brasil tem atualmente cerca de 10 mil pet shops (metade deles em São Paulo que, aliás, está ganhando mais um luxuosíssimo que também venderá fantasias e óculos para cães e que pretende ter entre seus clientes algumas,digamos, celebridades caninas como, por exemplo, o golden retriver George de Adriane Galisteu, os nove cães de Hebe Camargo e a chihuaha Penélope de Ana Hickman, que nem pensam trocar o cachorro por uma criança pobre, como sugeriu Eduardo Dusek em música. Pelo visto não demora muito teremos de sair latindo por aí. Au, au pra vocês.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

BANHEIROS SEM TAXA DE LUZ

1) Logo abaixo publico nota falando sobre a falta que os banheiros fazem nas estações do Metro. Meu amigo e excelente jornalista José Esmeraldo Gonçalves, o Gonça, conta que a instalação de banheiros é obrigatória: “Todas as estações do metrô deverão ter pelo menos um banheiro masculino e outro feminino, de acordo com decisão da Agência Reguladora de Transportes (Agetranps), publicada recentemente no Diário Oficial. A nova norma é, na verdade, baseada na lei 4.131/2003, que obriga a implantação de banheiros pelas concessionárias de trem, barcas e terminais rodoviários”. Se está no Diário Oficial é lei e se é lei tem que cumprir.
2) Acabo de ler no site do jornal O Dia que o prefeito Eduardo Paes desistiu, pelo menos por enquanto, da tal taxa de luz. Não acredito que seja apenas uma decisão que a Justiça já tinha tomado embora o prefeito garanta que não sabia de nada. Estava na cara que o prefeito Eduardo Paes não tinha como aguentar tamanha pressão popular. Ainda mais ele que tem muitas pretensões políticas e, portanto, não pode ficar mal com os eleitores que o elegeram agora e que sem dúvida fazem parte de seus planos políticos. Na verdade Paes, que não é bobo nem nada, devolveu uma absurda taxa de luz para a escuridão e acendeu a luz de seu futuro político. Afinal, em política apagar e acender a luz de acordo com as conveniências é uma prática que sempre faz o povo andar de lanterna na mão.

BRASILEIROS VENCEM A FOME COM AS MÃOS

Vivemos felizmente em um país de artistas. A habilidade manual e a inesgotável criatividade do brasileiro é que faz menos dolorida a falta de empregos. Estudo do IBGE revela que o artesanato e os trabalhos manuais têm considerável participação na economia e potencial de multiplicação de emprego. O setor movimenta R$ 28 milhões em negócios. O estudo do IBGE comprovou que em todo o Brasil famílias inteiras vivem da produção e venda de peças artesanais e quando menos usam suas habilidades artesanais para complementar a renda. O Brasil tem hoje 8,5 milhões de artesãos dos quais 87% são mulheres. Objetos de todo tipo e roupas também de todo tipo fabricados artesanalmente já são exportados e podem ser encontrado em lojas sofisticadas que as adquirem a preço de banana e revendem com lucros extraordinários. Aliás, essa é outra habilidade comum no Brasil: tirar os olhos da cara do sempre explorado e sacrificado consumidor. Ora, se o artesanato é um show de talento criativo do brasileiro e se tem salvado muitas famílias da miséria, não seria o caso do governo incentivar esse tipo de atividade criando benefícios e locais de venda que acabem com o atravessador que sempre quer ganhar mais e mais em cima de quem tem menos e menos.

METRO PODE OFERECER MAIS AOS USUÁRIOS

A inauguração da estação Ipanema do Metro-Rio confirma que nosso sistema metroviário é um dos mais perfeitos do mundo. É verdade que às vezes apresenta alguns problemas, mas mesmo assim ainda é a melhor opção de locomoção dessa cidade engarrafada e extremamente mal educada no trânsito. As estações do Metro são amplas e limpas. Ninguém cospe no chão, todos utilizam as caixas coletoras de lixo pra se desfazer de papéis, copos e latas vazias, o que prova que o povo sabe ser civilizado e educado quando lhe mostram essa necessidade fundamental de convivência. Embora amplas as estações do Metro ainda utilizam seus corredores apenas como locais de passagem quando poderiam e deveriam ser utilizados como corredores culturais com exposições, shows e todo tipo de atividade que ofereça ao cidadão mais do que somente o prazer de circular por um local confortável e limpo. Fica a impressão de que o Metro não aproveita seus espaços para eventos porque tem medo que se transformem em mais um curral de vândalos. N ao se entende também porque as estações do Metro não oferecem, como acontece na estação Xavier da Silveira, Copacabana, banheiros aos passageiros que enfrentam um apertado desconforto quando precisam utilizar os banheiros e são obrigados a literalmente correr atrás de botequins nas redondezas das estações e sabemos que os botecos nunca oferecem condições higiênicas idéias. Além do mais (você já deve ter passado por esse aperto) todos os botequins em todas as estações ficam distantes e parecem até sumir do mapa, especialmente para quem tem necessidade urgente de utilizar os banheiros. As estações do Metro têm espaço suficiente para construir banheiros e se não quer fazê-los poderia pelo menos acertar com o estado ou município a utilização de banheiros químicos que seriam “plantados” do lado de fora de todas as estações. O Metro já é um alívio para quem precisa locomover-se rapidamente e sem na maioria das vezes grandes apertos. Seria um alivio ainda maior se os passageiros não precisassem sair correndo atrás de sujos banheiros de botequins que ainda “quebram um galho” para os homens, mas nunca são solução adequada para as mulheres.

domingo, 20 de dezembro de 2009

VOCÊ SABIA: JÁ ERA NATAL ANTES DO NATAL

Pode parecer estranho, mas o Natal existe antes mesmo desse Natal cristão que se comemora anualmente. Quem conta é o especialista em vinhos e história Reinaldo Paes Barreto: “a festa remonta ao tempo do paganismo, quando se celebrava o ressurgimento do Sol no último dia da Saaturnália (14 a24 de dezembro). Era a festa mais antiga do Império Romano e durante os três primeiros séculos da nossa era, os cristãos não celebraram o Natal, data que só começou a ser comemorada por nós após o início da construção política da Igreja Romana no século 4º quando o Imperador Constantino, convertido ao cristianismo, ordenou que o Natal fosse observado para sempre como uma festa cristã no mesmo dia da secular festividade ao renascimento do Sol, o Astro-Rei. Fazia frio naquela época (dezembro) no hemisfério norte e as fogueiras permaneciam acesas. Hoje as fogueiras são representadas pelas velas e pelas luzes que decoram as casas, os prédios, os pinheiros e as ruas”.
A bebida das festas era o vinho que, aliás, esteve presente nos principais rituais religiosos freqüentando todas as celebrações. O vinho está na Bíblia citado 450 vezes e há nele até uma metáfora: Jesus é representado pelo cacho de uvas e o esmagamento é um sacrifício voluntário e o sumo é seu sangue. Desse modo – conta a história - Jesus teria elevado a nossa natureza fraca como água até ele, tornando-nos participantes da natureza divina. Tudo muito bonito, mas quem será que inventou esse negócio (é literalmente um negócio) de gastar dinheiro que às vezes nem temos para dar presentes que na maioria das vezes não agradam e são esquecidos em um canto qualquer do armário.

COPO NA MÃO,LIVRO NA OUTRA: CERVEJA TAMBÉM É CULTURA

Está redondamente enganado quem pensa que entender de cerveja é coisa de homem. É uma mulher, a biersommelier Káthia Zannata quem experimenta e aprova todas as cervejas fabricadas pela Schincariol, inclusive as artesanais que pertenciam a Baden Baden e a Eisenbahn, pesquenas produtoras de Campos de Jordão adquiridas no ano passado pela Schin. A biersommelier ensina que a profusão de rótulos artesanais está fazendo com que, assim como aconteceu com os vinhos, se aprenda a harmonizar as cervejas com as comidas. Se quiser entrar para esse time de “conhecedores” anote aí essa dicas: 1) pratos de sabor leve devem combinar com cervejas também leves; 2) procure unir doce ao doce e ácido ao ácido; 3) de vez enquanto esqueça as regras e faça novas experiências testando o contraste de sabores; 4) escolha a cerveja de acordo com o prato, exatamente como acontece com os vinhos, ou seja, as escuras (Ale) são como o tinto e as claras (Lager) com o vinho branco; 5) se for organizar um “Beer Dinner” sirva primeiro as cervejas e os pratos mais leves; 6) saiba que o CO2 presente na cerveja age para limpar os sabores fortes e gordurosos deixando a boca pronta para outra garfada; 7) se pedir um prato apimentado evite cerveja muito alcoólica: o álcool intensifica a força da pimenta; 8) não consuma sabores iguais porque reduzem a percepção. Exemplo: cerveja defumada combinando com prato defumado diminui a percepção da defumação em ambos; 9) como acontece com os vinhos também existem cervejas para combinar com a sobremesa como, por exemplo, a Imperial stouts com chocolate meio amargo e a Kriek belga com sorvete de baunilha ou cheesecake; 10) cervejas com bastante açúcar residual combinam com pratos de molhos adocicados e molhos agridoces.
Se quiser ficar um craque em cerveja existem muitos livros para serem, digamos, “degustados”, entre os quais "O Livro da Cerveja” (Editora Nova Fronteira), “Larousse da Cerveja” (Editora Larousse), “Catecismo da Cerveja” (Editora Senac), e a “Revista Beerlife” (Editora Regenzza). É sempre mais saboroso e menos perigoso saber o que (e como) se está consumindo. Saiba ainda que as cervejas artesanais são mais cremosas porque consomem 45 dias para ser produzidas enquanto as chamadas comuns saem do “forno” em apenas seis ou sete dias. Como se vê, cerveja também é cultura.

OS JOVENS BEBEM CADA VEZ MAIS. E AGORA?

Todos nós que estamos vivendo o tempo dos “enta” tivemos aquela etapa da adolescência em que cheios de natural curiosidade queremos descobrir a vida e experimentar quase tudo, o que inclui bebidas alcoólicas. Quem não tomou seu porrezinho adolescente que atire o primeiro copo. Nesses tempos modernos e de variadas ofertas de bebidas a garotada anda exagerando. É verdade que essa turminha nova não tem muita consciência do que está fazendo com o próprio corpo e a própria vida. Assim ficam mais preocupantes os números de um estudo do IBGE mostrando que mais de 70% dos estudantes brasileiros, portanto jovens entre 13 e 15 anos, já experimentaram bebida alcoólica. Tudo bem que se pode até dizer que é apenas uma fase. Mas, ao contrário do que acontecia antes hoje a bebida representa perigo maior: quando a bebida deixa satisfazer esse mesmo adolescente, que geralmente bebe e fuma para sentir-se mais seguro e mais adulto, parte para outras experiências e é aí que entra a droga e quando a droga não encontra espaço o jovem passa a beber e fumar (o cigarro inseparável amigo da bebida) muito mais. Lembro sempre de uma amiga psicóloga, especializada no tratamento de dependentes químicos dizia que os dois mais difíceis vícios de tratar são o álcool e o fumo que são drogas vendidas legalmente em qualquer esquina.
Os dados do IBGE mostram também que 22,1% dos estudantes já se embriagaram e que 73,1% das meninas já beberam. As meninas bebem mais do que os meninos: o percentual feminino supera os 69,5% da porcentagem de meninos que já experimentaram álcool. Os números são alarmantes: cerca de 24, 2 % dos jovens já fumaram cigarro e 8,7% usam droga ilícita. A porcentagem deve ser maior porque o consumidor de drogas não assume nem para ele mesmo que as utiliza. O estudo mostra claramente que todos nós que chegamos a fase dos “enta” precisamos estar m,ais atentos com a nossa juventude e não apenas com nossos filhos. É vital orientar os jovens mais e melhor para que eles possam chegar saudavelmente aos “enta” a que nós chegamos.

sábado, 19 de dezembro de 2009

MAIS DO QUE NUNCA É PRECISO SONHAR

Mais do que nunca é preciso sonhar
Não há nada mais gratificante e saudável do que o prazer de sonhar. Sonhar acordado. É esse tipo de sonho que nos permite planejar, desejar, esperar por melhores momentos, melhores dias, uma vida mais feliz e completa. Sonhar acordado tem o poder de nos injetar esperança, força e capacidade de perceber que é preciso sempre perseguir o sonho.
Mas em compensação talvez não haja nada mais dolorido do que descobrir que o que era um sonho virou um pesadelo. Um amargo pesadelo que na maioria das vezes nos tira até a capacidade de continuar sonhando, mesmo sabendo que sonhar é fundamental.
Um sonho interrompido num cruel acordar para uma nova realidade é o que nos têm mostrado muitos brasileiros que daqui partiram em busca do sonho de dias melhores em outro países, principalmente os Estados Unidos. Agora, por conta de uma realidade que jamais imaginaram os sonhadores viajantes estão sendo obrigados a voltar para o Brasil, interromper um sonho que como disse um dos retirantes os está fazendo voltar para a realidade com uma mão na frente e outra atrás.
Foi bom enquanto durou (tudo na vida só é bom enquanto dura, incluindo a própria vida). É mesmo assim: sonhos interrompidos podem transformar-se em uma dura realidade, em uma decepção que acaba sufocando a necessidade de sonhar. Sonhar diariamente e cada vez mais.
A volta de brasileiros das cidades dos sonhos acaba também nos desanimando diante de nossos sempre muitos e necessários sonhos. Até os que fazem questão de repetir que “tem os pés no chão” não escapam, mais dia, menos dia, da necessidade de sonhar. É o sonho que nos mantém alertas diante da vida e nos fortalece diante dos problemas. Sonhar é manter viva a esperança. Pode-se dizer tranquilamente que assim como a esperança o sonho é o último que morre.
O fato de perceber que muitos sonhos estão sendo interrompidos pode até desanimar, mas é fundamental, apesar de tudo, jamais perder o desejo, a capacidade e o prazer de sonhar. Os homens não são nada sem os seus sonhos.
Os mais céticos podem argumentar que os sonhos quase nunca se realizam. É um argumento forte, mas nem assim qualquer sonho deve ser bruscamente interrompido: afinal, a capacidade maior do homem é o privilégio de dar a volta por cima e sonhar tudo outra vez. Sonhos podem até ser cruelmente interrompidos, mas nunca acabam.
Viver emocionalmente bem é jamais perder a capacidade de sonhar e de ir em busca de qualquer sonho, de uma realização que mesmo em sonho (e talvez só em sonho) nos coloca cara a cara com a felicidade. A capacidade de sonhar é o que de mais individual o homem tem: ninguém e nada pode interferir no sonho de cada um de nós, mesmo que por circunstâncias esse sonho precise ser modificado. Modificado, sim. Abandonado nunca.
* Afinal, viver é acima de tudo um sonho

OLHO VIVO NA HORA DE COMPRAR ÓCULOS

Se você pensa que ao comprar um produto de marca famosa em uma loja requintada e legalizada leva um produto original pode estar comprando um produto pirata, quer dizer falso. Isso acontece principalmente com os óculos. Recente levantamento mostrou que apesar de terem sido apreendidos 9 milhões de óculos genéricos, outros tantos circulam na boa no mercado e nos últimos quatro anos foram vendidos 32 milhões de unidades. O Brasil tem nada mais nada menos do que 23 mil óticas e outras 4,7 mil lojas que também vendem óculos, isso sem contar os ambulantes. Incluindo os realmente originais (que não são tantos) e os genéricos a comercialização de óculos movimenta anualmente R$ 13 bilhões, dos quais a pirataria responde por 40%. Resumindo: quando for comprar óculos é preciso abrir muito bem os olhos. Mesmo assim o risco é grande.

SAIBA AQUI ONDE BEYONCÉ VAI CANTAR NBO BRASIL

Beyoncé não está fazendo “média” quando fala com entusiasmo das apresentações que fará no Brasil no início de 2010. A cantora texana está confirmando em seu site as datas dos shows, mas ainda não fala em preço de ingressos. A turnê começa em Florianópolis no dia 4 de fevereiro. No dia 6 será a vez de São Paulo onde se apresentará no Estádio do Pacaembu. Os cariocas curtirão Beyoncé no dia 7 e o site garante que o show será no Maracanã. Somente no dia 10 a cantora estará na Bahia e se apresenta no Parque de Exposições em Salvador. A confirmação da data baiana elimina como vinha sendo anunciado, uma dupla com Ivete Sangalo que nessa mesma noite também tem show confirmado. A turnê brasileira de Beyoncé é para divulgar o álbum “I am Sacha Flerce” lançado em 2008 e do qual fazem parte os sucessos “Single ladies”, "Halo,” “If were a boy” e ”Ego”. Depois do carnaval de Beyoncé só resta esperar o nosso.

NOVELAS SÃO DE ARRANCAR OS CABELOS

Ninguém tem dúvidas de que é cada vez maior a influência da televisão no gosto, nos hábitos e no comportamento do público. Não é, ao contrário do que se pensa, coisa de “povinho subdesenvolvido": a influência maior acontece nos Estados Unidos. Agora mesmo as americanas estão se descabelando para conseguir um penteado parecido com a da personagem Serena (interpretada pela atriz Blake Lively) da série “Gossip Girl”. No Brasil a variedade de cópias de cabelos é maior e o mais procurado, como comprova a Central de Atendimento ao Telespectador da Globo, é o penteado que a personagem Betina (Letícia Spiller), exibe na novela “Viver a Vida”: são madeixas repicadas em tom champanhe. A segunda maior influência vem da mesma novela através da personagem Malu (Camila Morgado). Em terceiro lugar está o longo (bate reta com pontas repicadas) exibido pela personagem Dfane (Flávia Alessandra) na novela “Caras e Boas”, que, aliás, poderia chamar-se “Caras, bocas e cabelos”.

OS PORRES TAMBÉM FAZEM RIR

O produtor, diretor e apresentador Luiz Carlos Miele, está tão entusiasmado com o livro “Guia de drinques dos grandes escritores americanos” que não descarta a possibilidade de contar em livro histórias etílicas de gente famosa, incluindo as dele como, por exemplo, essas 1) uma marca de cerveja patrocinava um show de Roberto Carlos, do qual Miele era o diretor, ma RC cismou que não queria propaganda de bebida alcoólica em seu espetáculo. Miele entrou em cena para provar com 20 livros que cerveja não era bebida alcoólica. 2) Uma madrugada Miele chegou em casa sóbrio, o que era (e é) raríssimo, e como estava andando normalmente e sem cheiro de bebida no corpo “meu cachorro não me reconheceu e quase avançou em cima de mim”. Miele acha que existem muitas histórias que podem garantir um livro bastante engraçado. Uma das mais famosas conta que Tom Jobim foi ao médico e no dia seguinte entrou no bar que costumava frequentar com o braço levantado segurando um copo de uísque. Perguntaram ao Tom o que estava acontecendo e ele mandou essa: “Não está acontecendo nada, É que o médico mandou eu suspender o álcool. É o que estou fazendo”.

NA CAMA COM O MEIO AMBIENTE

Se no Brasil a prostituição ainda é crime, embora role solta por aí, em Copenhague, Dinamarca, é uma profissão legalizada. Mesmo assim a prefeitura local fez questão de distribuir entre os participantes da Conferência sobre as mudanças climáticas, um folheto alertando para não aderir ao sexo pago. Os folhetos foram distribuídos em hotéis, bares e restaurtantes e um deles dizia: “Pratique a sustentabilidade. Não pague pelo sexo”. As profissionais do sexo reagiram e via internet passaram a oferecer sexo grátis (sabe como é, uma conversinha pra cá, um agrado pra lá e sempre rola um presentinho) aos participantes da conferência que eram obrigados a apresentar o crachá para usufruir da “mordomia”. Há quem garanta que nunca se mostrou tanto crachá como aconteceu em Copenhague.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

ESTÁ FALTANDO FAZER A FUMAÇA DA EDUICAÇÃO

Tem fumaça pra todo lado. Essa história de proibir o fumo em bares, restaurantes e outros ambientes fechados, está deixando as pessoas tão confusas que acabam tendo de acender um cigarrinho para relaxar. É um jogo de empurra (tira cinzeiro, bota cinzeiro) irritante: um dia pode, no outro não pode mais. Primeiro um decreto da Prefeitura proibiu, depois uma liminar permitiu, em seguida outra liminar liberou o cigarrinho amigo de uns e inimigo de outros. Agora a liminar caiu outra vez e, até segunda ordem, é proibido fumar. Sei não, mas esse apaga, acende, acende, apaga ainda vai longe. Isso só está acontecendo porque o que se pretende é uma imposição e sabemos todos desde criancinhas que tudo que é imposto não funciona porque incentiva a que se tente ser mais espertinho e burlar a imposição e escapar do autoritarismo desse tipo de lei. Estão fazendo tudo errado desde o começo: em lugar de uma lei autoritária com os fumantes e prejudicial para aos donos de bares e restaurantes, seria mais eficiente adotar um programa de educação com distribuição de cartilhas que mostrem não só os males que o cigarro traz para a saúde, mas também com regras de comportamento civilizado e respeitoso. Quem quiser fumar que fume mesmo consciente do grande risco que corre. O que não se pode é obrigar o não fumante a aturar a fumaça alheia. Portanto, a melhor saída é ensinar ao fumante que ele pode fumar sim desde que não prejudique quem está aí ao e de seu lado, o que significa aprender que não custa nada dar adotar um gesto simples: sair do bar, restaurante ou outro recinto fechado para dar sua tragadinha na rua e deixar que a fumaça de seu cigarro se misture ao “fumace” dos ônibus e outros mais que poluem a cidade a cada da mais. Fumar pode o que não pode é deixar de respeitar o próximo, o não fumante. Para isso não há necessidade de lei, mas sim de educação. E só.

O MAU HUMOR INGLÊS ESTÁ NO JORNAL

Se não dá para ser criativo o melhor é inverter a situação. Foi o que fez o jornal britânico The Guardian, que circula desde 1959: enquanto todas as publicações, em todo o mundo, preferem as listas de melhores do ano e da década, o Guardian preferiu enumerar as personalidades que “arruinaram a década”. Tem muita gente na lista. Só para citar alguns anote aí e vê se concorda: a cantora Jéssica Simpson é acusada de “ter transformado a estupidez em sensualidade”, mesmo caminho, ainda segundo o jornal, seguido por Ashlee Simpson, irmã de Jéssica, Britney Spears, Paris Hilton e Nicole Richie. O líder ambientalista Al Gore não escapou e foi considerado o “rei da inconveniência por suas campanhas ambientalistas apelativas e repetitivas”. Livros e filmes de sucesso entraram na lista: Dan Brown, autor de “O Código da Vinci” foi indicado justamente pelo sucesso do livro e por ter permitido que virasse filme. O livro é acusado de ter “uma história sem sentido”. Harry Porter, outro campeão da literatura e do cinema “também arruinou a década com sua interminável saga de histórias sem importância”. O meio virtual está entre os arruinadores: Steve Jobs “idealista das infinitas aparições de propagandas em pop-up na página do i-Tunes, como também aconteceu com o Facebook e Google Brind. Para p jornal a “a publicidade piscando na tela só tem o poder de irritar profundamente os internautas ao invés de incentivá-los a conhecer os produtos e serviços apresentados”. Nem Ron Hubbard,o criador da cientologia, ficou de fora: “é culpado pela lavagem cerebral das celebridades que se renderam a sua seita”. O jornal diz que “após se tornarem devotos Katie Holmes, Juliette Lewis, Beck e Tom Cruise nunca mais foram os mesmos”. Já os atores Jessé Eisenberg, Joseph Gordon-Levit e Michael Cera são acusados de “iludir os adolescentes do sexo masculino por interpretarem papeis de nerds que fazem qualquer garota de apaixonar por eles”. Nem o popular Disney Chanel ficou. Entrou no rol de “por ter transformado Miley Cirus em estrela teen mundo afora”. O The Guardian estava mesmo revoltado e não livrou a cara nem de seus leitores : “uma vez que você escuta, assiste, consome e indica constantemente boa parte dos exemplos que apresentamos também ajudou a arruinar a década”.Coisa que provavelmente o jornal também deve ter feito. O The Guardian merece sem dúvida Merece a indicação de mau humor da década.

NOVENTA SEGUNDOS PARA UMA CERVEJA GELADA

Não há nada mais desagradável do que chegar em casa ou ir a uma festa e só encontrar cerveja quente, mas como diriam os terríveis anúncios que vendem de tudo que não serve para nada na televisão os “seus problemas acabaram": os japoneses (sempre eles) acabam de criar um aparelho que gela a cerveja em 90 segundos. É uma engenhoca bem simples: apenas um compartimento e uma alça para girar. Por enquanto só está à venda no Japão e custa apenas U$ 15. Tem outra vantagem: não sai pingando pela casa como acontece quando se coloca a cerveja em um isopor cheio de gelo, geralmente sujo.

OLHA A CABELEIRA DO ZEZÉ. SERÁ UMA CADEIRA?

Homens e mulheres costumam admirar as vastas e bem cuidadas cabeleiras, mas será que se sentirão confortáveis em cadeiras, bancos e pufes feitos de cabelo? Por enquanto apenas de pelos de cavalo ou de ráfia (um gênero de palmeira cujas fibras produzem fios), mas não demora muito as cabeleiras humanas (não corro mais esse perigo) também poderão ser utilizadas pela designer austríaca Dejana Kabiljo, criadora da nova linha de móveis Pretty Pretty. A dela é “desenhar e produzir objetos para todos nós com pequenos fetiches, maus hábitos e ações compulsivas”. Dejana e sua equipe garantem que a intenção da nova linha de móveis é “inovar o comportamento humano”. Pode ser que mais tarde tenhamos que usar shampoo anti-caspa nas cadeiras, nos bancos e nos pufes e de vez em quando levá-los aos salões de beleza.

BONS DE LETRA E BONS DE COPO

Os grandes escritores americanos não eram bons só de “pena”, mas também de copo. É o que mostra o livro “Guia de Drinques dos Grandes Escritores Americanos”, de Mark Biley eu está sendo lançado no Brasil pela Editora Zahar. O livro revela as preferências etílicas dos escritores (entre eles cinco premiados com o Pulitzer e quatro suicidas) que costumavam “beber além da conta”. Estão nas páginas com receitas e tudo os drinques preferidos de, entre outros, Ernest Hemingway, que bebia rum, Dorothy Parker, que trocou o gim pelo uísque e depois por champanhe, Truman Capote, fã de vodca, Fitzgerald e Chandler, consumidores de gim, Edgar Alan Poe, que não abria mão do absinto e Eugene O’Neil que bebia uísque puro no café da manhã. O livro revela que muitos deles se deram mal com a bebida. Aqui não passariam no teste do bafômetro, mas certamente dariam um jeitinho.

LADY GAGA TAMBÉM VEM AÍ

O Brasil está virando uma espécie de parada obrigatória para atrações internacionais: empresários brasileiros negociam agora a possível vinda da cantora pop norte americana Lady Gaga. Ela foi a intérprete mais ouvida (18,5 milhões de execuções da rede social musical Last fm dos EUA com The Fame, seu disco de estréia e é considerada pela revista People uma “estrela chocante”. Se as negociações forem concluídas com êxito, Lady Gaga engrossará um verdadeiro festival de atrações internacionais que já têm confirmadas, logo no início de 2010, as presenças de Beyoncé, Metallica, Bon Jovi, U2, Shakira e provavelmente Paul McCartney. O Brasil é mesmo uma festa musical. De todos pos gêneros.

A HISTÓRIA SE REPETE: THAISSA É A BOA DA VEZ

Lembra quando Juliana Paes estreou na televisão interpretando a empregada Ritinha da novela “Laços de Família”, de Manoel Carlos? Pois anote aí: a história está se repetindo e a boa da vez é a bonita atriz Thaissa Carvalho, a empregada Cida da novela “Viver a Vida”, também de Manoel Carlos. Como acontecia em “Laços de Família” agora em “Viver a Vida” a empregada Cida também é paquerada pelo patrão. Na Globo já há quem garanta que Thaissa Carvalho tem um caminho de sucesso garantido, exatamente como aconteceu com a talentosa e gente boa, além de “boazuda”, Juliana Paes. Não é nem preciso ter bola de cristal para saber que não demora muito Thaissa Carvalho estará mostrando mais do que talento nas páginas da revista Playboy. “Saúde” não lhe falta.

FENÔMENO NÃO QUER MAIS FILHOS

Ronaldo Fenômeno fechou a “fábrica”, não ainda a de belos gols, mas a de filhos. Antes de embarcar recentemente para merecidas férias em Paris o craque submeteu-se, dentro da maior discrição, a uma vasectomia. Embora as línguas ferinas garantam que a cirurgia, muito simples por sinal, tenha sido sugerida por seus advogados aos poucos amigos com quem conversa sobre o assunto o craque garante que tomou a decisão porque está satisfeito com os filhos que tem: Ronald de seu casamento com Milene Domingues que, aliás, recebe 10 mil euros mensais de pensão e com Maria Sofia, a filha do casamento com Bia Anthony que como se sabe está grávida outra vez. De qualquer maneira é a melhor forma de evitar daqui pra frente acusações e complicações. Para ele e para seu patrimônio, que não é dos menores. Por tudo o que já fez em campo, onde sempre foi muito perseguido pelos adversários, Ronaldo merece ficar tranquilo fora de campo, onde também tem sido muito perseguido.

FAÇA UM GOLAÇO NO COMPUTADOR

O futebol já é o bate-bola preferido de todas as conversas e com a realização da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul e a até agora confirmada Copa de 2014 no Brasil será assunto praticamente obrigatório em todas as rodas. Talvez esse seja o momento o momento de colocar seu computador em campo com uma nova decoração, um novo papel de parede. Quem quiser fazer um golaço no PC pode trocar passes com a Football Wallpapers que oferece muitas opções: tem desde Kresimir Kordic, astro bósnio do Zjrinski Mostar até Thiago Neves, ex-jogador do Fluminense. Tem mais como, por exemplo, temas de estádios, torneios e clubes. Seu computador vai bater um bolão como, espera-se, também aconteça com a seleção brasileira e com a até agora confusa organização da Copa de 2014.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

UM BOM COMEÇO EM BUSCA DA PAZ

Criticar é fácil e necessário, mas também é preciso reconhecer as atitudes acertadas. Não se pode, por exemplo, negar que a ação da polícia na guerra contra o tráfico têm sido eficiente, assim como é preciso saber reconhecer que a polícia pacificadora implantada (ainda falta muito) pelo governo do estado têm sido uma boa solução contra a violência. Se a paz reina no moro o reflexo será total como às vezes tem sido no asfalto. A prisão de oito traficantes na Cidade de Deus sem que houvesse necessidade de um criminoso fogo cruzado que sempre atinge cidadãos inocentes é sinal de que com educação, civilidade e acima de tudo respeito pelo contribuinte ao fica muito mais fácil e eficiente combater os traficantes ou qualquer outro tipo de bandido. Evidente que ainda é cedo, muito cedo, para sair por aí cantando vitória, mas não se pode deixar de reconhecer que o episódio da Cidade de Deus é um bom começo. Tomara que não fique só nisso. Ainda precisamos de mais. Muito mais.

CERVEJA ESPACIAL NÃO É CONVERSA DE BÊBADO

Pode parecer conversa de bêbado, mas não é: já é possível beber uma verdadeira cerveja espacial. A novidade vem do Japão onde a Sapporo, uma das maiores fabricantes de bebidas do mundo, desenvolveu a cerveja Sapporo especial e espacial com grãos de sementes de cevada cultivadas por cinco meses, em 2006, na Estação Espacial Internacional localizada a cerca de 400 km da Terra.. A nova cerveja é resultado de uma parceria da Sapporo com a Academia de Ciências da Rússia e a Universidade de Okayama, no Japão, e tem a finalidade de incentivar jovens cientistas a investirem em projetos espaciais voltados às indústrias de alimentos e bebidas. É claro que a Sapporo espacial não será encontrada em qualquer botequim nem aqui e nem no espaço. A produção inicial da Sappore Space Barley é de apenas 250 engradados com seis unidades. Cada engradado custa 10 mil yens, ou seja, R$ 230.
Como nem só de cerveja vive o bom bebedor outra excelente novidade vem da França, onde o tradicional restaurante La Tour d’Argent, localizado a beira do Sena, decidiu, depois de 427 anos, leiloar parte de seu estoque de vinhos tintos e brancos e também de destilados. A estimativa é arrecadar U$ 1,5 milhão leiloando 18 mil títulos de uma coleção de 450 mil garrafas. O dinheiro arrecadado será investido na compra de novas bebidas. Os amantes de um bom cognac poderão entrar na concorrência para ter ma garrafa do Clos du Grifffer, de 1788. O lance inicial para o leilão do conhaque é de U$ 4,5 mil, de onde se concluiu que para um bom bebedor um dólar só não basta.

MAIS NOTÍCIAS COM NOVAS REVISTAS

Boa notícia para os jornalistas: o mercado editorial promete novidades para 2010, o que pode significar novas alternativas de emprego ou pelo menos free-lances. Uma das novidades é da jornalista Joyce Pascowitch quer, depois de ter conseguido implantar a revista Glamurama promete o lançamento da revista Modo de Vida. Outra boa novidade é a decisão da Editora Spring ,que é a responsável pela edição brasileira da revista Rolling STones de relançar as revistas América Economia e ESPN, a segunda em parceria com a ESPN Brasil. Enquanto isso a Editora Abril aposta na recém lançsada edição de bolso da revista Nova. A edição de bolso tem o mesmo conteúdo da edição normal.

BRASIL PODE SER O PONTO G DAS MISSES

O Brasil está com a corda toda: depois de ter conquistado a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016 está prestes a pode ganhar também o direito de realizar aqui a final do concurso Miss Universo 2010. A negociação pode ter um final feliz nos próximos dias quando acontecerá aquela que poderá ser a reunião decisiva entre o poderoso empresário americano Donald Trump e o vice-pre3sidente da Rede TV Marcelo Carvalho. Trump é detentor dos direitos do concurso Miss Universo e vê com entusiasmo a realização da etapa final no Brasil, mas a Rede TV só ficará com os direitos da final se puder realizá-la em seu recém inaugurado estúdio G que é o maior da América Latina. A conquista da Copa do Mundo, da Olimpíada e provavelmente do Miss Universo pode colocar o Brasil no Guiness Book, o livro de recordes, como o primeiro país a conquistar ao mesmo tempo três grandes eventos. Pelo menos isso.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

ÊTA BOQUINHA PERIGOSA

O velho ditado costuma dizer que aqui se faz, aqui se paga. Epaminondas poderia perfeitamente trocar o P do paga por um C para contar mais apropriadamente o castigo do qual foi vítima. Quando a agência de viagens confirmou para a manhã de sexta-feira a viagem de sua mulher para o norte, Epa deu três êpas e só faltou sair gritando pelo escritório. A primeira coisa que fez, depois da euforia inicial, foi chegar junto a mesa de Ana Lúcia, sua colega de trabalho, e com alegria comunicar: “tá tudo em cima, vamos poder passar o fim de semana juntos naquele hotel de luxo”. De noite, em casa, fez charme de saudade antecipada com a mulher e tascou mais uma mentira: “vou aproveitar a tua viagem e também vou para São Paulo resolver alguns negócios. Assim eu sinto menos a tua falta”. Fez força para não rir com o seu próprio cinismo. No dia seguinte lá estava ele, maleta na mão, no escritório, de onde sairia com Ana Lúcia direto para o hotel ,no qual já tinha confirmado a reserva. Passou no dia inteirinho ansioso e fazendo planos : “vai ser um fim de semana inesquecível, desses de não sair do quarto e muito menos da cama, pra nada.” Vez por outra passava por sua cabeça a recomendação da mulher: “não vai me trair, seu Epaminondas, que Deus pode te castigar”. Desviou o pensamento daquela praga e estava tão ansioso que nem esperou o expediente acabar para pegar Ana Lúcia pelo braço, embarcar num táxi, que tinha chamado por telefone e que milagrosamente estava ali no horário marcado, e ir direto para o hotel. Quando chegaram sua ansiedade estava na cara e antes que tivesse um troço pediu ali mesmo na recepção um uísque duplo para tentar se acalmar. No quarto pediu mais bebidas e dois sanduíches ( nem ele e nem Ana Lúcia tinham almoçado) e ficaram ali, na mesinha da varanda que deixava ver o mar,. conversando. Mais tranquila Ana Lúcia resolveu criar um clima e .de vez em quando, ia para o banheiro de onde voltava sempre com uma roupinha mais sensual do que a outra e fazia um striptease que deixava Epa enlouquecido. Nem se lembrou daquele aviso, também popular, de não deixe para amanhã o que pode fazer hoje e para curtir mais e melhor aquele início de uma “noite de loucuras”. Foi deixando para mais tarde o que vinha planejando há muito tempo: deitar e rolar com Ana Lúcia na cama. Ela provocava, ele resistia. Ficaram assim por mais de duas horas quando a resistência acabou. De repente Epa deu (êpa) um salto da cadeira , agarrou Ana Lúcia e jogou-a literalmente na cama. Não conseguiu dar mais do que um beijo: um ronco em sua barriga o fez pular da cama e correr para o banheiro. Foi a maior dor de barriga que já tinha tido. Daqui a pouco passa, pensou, mas não passou. Passou, isso sim, a noite inteira plantado no vaso como se fosse uma flor. Mas tinha a esperança do dia seguinte. Ficou só nsa esperança. O sábado e o domingo também foram de um, digamos, vazamento continuo e quanto mais se desesperava maior era o vazamento. No domingo logo pela manhã resolveram voltar para casa. Só na segunda-feira Epaminondas voltou ao normal e aprendeu uma lição que não esquece até hoje: praga de mulher nortista pega mesmo.
* E faz um estrago...

TCU QUER MAIS FORÇA FAZENDO GINÁSTICA

Parece que a realização da Olimpíada 2016 no Brasil está incentivando a prática de esportes. O pessoal do Tribunal de Contas da União, em Brasília (sempre lá) deve estar mesmo decidido a entrar em forma e para isso decidiu montar uma grande academia de ginástica: acaba de gastar R$ 6 mil na compra de 40 bolas de fisioterapia, 30 bolas de borracha e 40 para massagem, além de 50 bastões de alumínio e 50 aros de ginástica olímpica. Ginástica mesmo quem tem de fazer é o cidadão para entender o motivo que levou o TCU, que costuma ser um rigoroso fiscal dos gastos da Presidência da República, a gastar R$ 62,4 mil em 23 televisores, R$ 42,1 em 29 sofás de um e de três lugares (deve ser para descansar depois da ginástica), R$ 126 mil para dezenas de gaveteiros e mesas de escritório (será que estão pensando trabalhar), R$ 19 mil em 36 frigobares (aguinha gelada sempre cai bem) e R$ 11,6 mil para 52 estabilizadores de computadores e quatro máquinas fotográficas digitais. Agora resta saber quem fiscalizará as contas do Tribunal de Contas da União.

BRASIL: MAIS UM PRÊMIO NO CINEMA

Não só em bilheteria, mas também em reconhecimento internacional o cinema brasileiro vai muito melhor do que se imagina e acaba de conquistar mais um premio: o documentário “Garapa’, de José Padilha, foi o grande vitorioso do 31º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano realizado semana passada em Cuba. O filme é um retrato do povo brasileiro: o documentário foi montado a partir de 45 horas de filmagem durante as quais uma pequena equipe acompanhou durante quatro semanas o cotidiano de três famílias cearenses que vivem abaixo da linha de pobreza, ou seja, “na merda”, como diria com toda razão o presidente Lula. Embora o prêmio conquistado em Cuba não tenha repercutido como merecia por aqui “Garapa” fará carreira internacional e já em fevereiro será exibido em première mundial no Festival de Berlim, de onde provavelmente seguirá viagem por muitos outros países. Talvez a gente até consiga vê-lo por aqui.

QUE BOM SE FOSSE VERDADE

“Precisamos de peças no ataque. Se não chegarem, terei de pedir ao presidente Dinamite que faça um preparo físico e uma boa dieta para reforçar a nossa equipe na frente” – a declaração é de Vagner Mancini, o novo técnico do Vasco e, é claro, foi feita em tom de brincadeira. Mas pensando bem e como toda a brincadeira costuma ter um fundo de verdade, Mancini não está muito longe da verdade: com alguns quilos a menos e preparo físico parta correr pelo menos durante 25 minutos, Roberto Dinamite (apelido que lhe foi dado pelo locutor Waldyr Amaral na Rádio Globo), o ídolo maior da torcida vascaína, seria realmente melhor de quase tudo o que o Vasco já tem ou está procurando ter. Do jeito que é apaixonado pelo Vasco Roberto pode até entusiasmar-se com a idéia e entrar em campo na hora do sufoco.Nem que seja só para assustar os adversários. Ainda mais agora que como deputado estadual ele tem imunidade.

FUTEBOL TAMBÉM É UMA PIADA

O Brasil é um país de humoristas e não só os profissionais: olha só o que prevê o novo Código de Justiça Desportiva, aprovado recentemente. Segundo o novo código o jogador de futebol que for expulso por causa jogada violenta poderá reduzir sua pena se fizer um acordo e se dispuser a prestar qualquer tipo de trabalho social, inclusive o de ministrar aulas de futebol em escolinhas para menores carentes. Para ensinar o que? Violência ou futebol?

PRESENTES ELETRÔNICOS NA CABEÇA

Os aparelhos eletrônicos lideram a lista de presentes desse Natal. Quem garante isso é a GKF que foi criada há 75 anos na Alemanha e é hoje a quarta maior empresa de pesquisas do mundo. Os dados recolhidos pela GKF revelam que os celulares encabeçam a lista de presentes com 31% de intenções dos compradores. Como o Brasil já tem 160 milhões de celulares a telefonia pode virar um caos, mais do que já é. Os outros presentes preferidos dos compradores são os aparelhos de televisão LCD, com 23% das preferências, seguidos de e notebooks e câmeras digitais com 17% das intenções de compra. Como se vê o ano promete começar com um “festival de suaves prestações”. Nem tão suaves assim.

PIMENTA NO DRINQUE DOS OUTROS É REFRESCO

Para quem gosta de molhar a goela com bebidas mais “quentes” a mistura da moda é explosiva. Chama-se Força Estranha (título da música que Roberto Carlos fez em 1978, mas não é tão suave quanto a voz do Rei. O Força Estranha é,como o nome sugere, uma estranha e forte mistura de uma generosa dose de vodca, suco de tangerina e pimenta dedo de moça. Mesmo com a boa aceitação o Força Estranha ainda não conseguiu desbancar a liderança de outros drinques famosos entre os quais o imbatível Dry Martini, o Bellini e o Cosmopolitan. Quem já provou garante que a nova mistura é uma delícia. Principalmente para a gastrite.

CADA DOIDO COM SUA MANIA: THOMAS TEM NOVO LIVRO

O jornalista Jeff Thomas, que já foi um dos mais badalados colunistas sociais do Rio está empenhado em laçar “Memórias Malditas & Benditas” com o qual garante (só pode ser gozação) aspira ganhar o Prêmio Nobel e muito mais o cheque de U$ 1,4 milhões relativo a premiação do que o prêmio propriamente dito. Esse é o segundo livro de Thomas, que embora tenha nascido no Rio Grande do Norte se considera um lorde inglês, não faz por menos e afirma que outros livros virão. Há anos quando lançou seu primeiro livro Thomas que sempre foi gentil e um grande gozador, compareceu à noite de autógrafos (na boate Zoom Zoom) vestido como Bat Masterson, personagem de sucesso na época. Não foi a única excentricidade: para não perder tempo mandou fazer um carimbo com sua assinatura e simplesmente carimbava os livros em vez de assiná-los, o que certamente levaria horas.

GLÓRIA PIRES É A GLÓRIA. NA VIDA E NA ARTE

Glória Pires, que é reconhecidamente uma das melhores atrizes desse país de talentos, faz justiça ao nome: vejam se não e mesmo a glória mais um bom exemplo que ela está dando: autorizou para março de 2010 o lançamento de sua autobiografia. Tudo bem que até aí não tem nada demais, mesmo porque muitas atrizes já lançaram biografias. Só que Glória, que é a glória, decidiu que toda a renda da venda de “Glória Pires- 40 anos de glória” será doada para o Retiro dos Artistas que não anda em uma boa fase financeira e precisa da ajuda de todos os artistas. O livro tem textos de Eduardo Nassif e Fabio Febretti e faz justiça a uma das mais brilhantes careiras (iniciada ao pouco mais de 5 anos de idade) da televisão mundial. Um exemplo: quando gravou uma cena de novela com a grande dama Fernanda Montenegro, Glorinha foi aplaudida ao final por Fernanda que não lhe negou não só o aplauso, mas também o carinho e o respeito que todas as atrizes de talento merecem.

BAND DIZ ADEUS AO DINHEIRO DA SACOLINHA

Se depender do Congresso Nacional a cada vez mais comum corrupção na política pode aumentar ou diminuir (triste ilusão) quando forem (se forem) votadas as 13 propostas que tratam da prevenção e combate à corrupção. A votação está adiada para o próximo ano já que o Congresso entrará em recesso. Aliás, o Congresso encerra seus trabalhos (e nem sabíamos que já tinham começado) com um recorde como sempre negativo: em 12 meses apenas um projeto foi aprovado: o que trata da lei complementar 131 que obriga os governos federal, estadual e municipal a divulgar informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira a partir de 2010. Até parece que adiantará alguma coisa.

NO CONGRESSO É ASSIM: FÉRIAS AGORA, TRABALHO DEPOIS

Se depender do Congresso Nacional a cada vez mais comum corrupção na política pode aumentar ou diminuir (triste ilusão) quando forem (se forem) votadas as 13 propostas que tratam da prevenção e combate à corrupção. A votação está adiada para o próximo ano já que o Congresso entrará em recesso. Aliás, o Congresso encerra seus trabalhos (e nem sabíamos que já tinham começado) com um recorde como sempre negativo: em 12 meses apenas um projeto foi aprovado: o que trata da lei complementar 131 que obriga os governos federal, estadual e municipal a divulgar informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira a partir de 2010. Até parece que adiantará alguma coisa.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

ABSURDO: BRASIL NÃO PODE TRATAR O CÂNCER

Quem já enfrentou o problema sabe da importância da radioterapia na luta contra o câncer e quem esteve há dias no Congresso de Oncologia Brasil 2009 ficou sabendo que se depender dos aparelhos de radioterapia corre o sério risco de ser vencido pela doença: só existem no Brasil 277 aparelhos quando seriam necessários no mínimo 488. Em alguns estados (casos de Roraima e Amapá) não existe nenhum. Sem a possibilidade de tratamento adequado o resultado não poderia ser mais cruel: 100 mil doentes de câncer que necessitam do tratamento radioterápico acabarão morrendo, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. O absurdo não fica só nisso: existe um grande bloqueio financeiro (na verdade um crime) para a importação de um acelerador de radioterapia: quem quiser trazer um aparelho do exterior terá de pagar 45% de imposto, mas quem quiser importar um avião pagará apenas 21% de imposto. Como se vê a turma dos tributos anda voando – e voando alto – bem longe da realidade

LUCIANA VAI ANDAR. É A VIDA REAL

O autor Manoel Carlos não confirma, mas sabe-se que pelo menos o final de uma das personagens de “Viver a Vida” está decidido: é o de Luciana (Aline Moraes) que voltará a andar e não por obra de um milagre, mas sim por causa do tratamento continuado. Maneco não está inventando nada e muito menos fazendo ficção: a recuperação de Luciana na novela tem como base casos semelhantes que o autor recolheu no Centro Raquimecular do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia O autor pretende também incentivar um romance entre Helena (Taís Araújo) e Bruno (Thiago Lacerda) para atender preferências do público que, segundo pesquisas, acha Helena (Taís) muito jovem para manter o casamento com Marcos (José Mayer), mas há quem garanta que o romance entre Helena e Bruno estava previsto desde o início da novela até porque Thiago Lacerda não aceitaria entrar na novela para fazer apenas uma espécie de “figuração de luxo”. Tanto ele quanto Taís Araújo têm talento para muito mais.

CAMISETA PROIBIDA DE LULA CAI NA REDE

Depois que o presidente Lula disse em bom português (e só assim todo mundo finalmente entendeu) que quer tirar o povo da merda (está difícil porque não é de hoje que estamos atolados nela) um novo vídeo virou atração na internet: é o que mostra Lula recebendo uma camiseta vermelha na qual está escrito na parte da frente “Lula lá” e na de trás “o povo aqui na merda”. Essa camiseta lhe foi entregue quando Lula esteve vem Itinga, no vale de Jequitinhonha para inaugurar uma ponte. Na época a segurança da Presidência da República não permitiu que a tal camiseta fosse ao menos fotografada, mas agora ela caiu na rede e ninguém, está reclamando. Nem pode: afinal, foi o próprio Lula quem em português sonoro jogou “merda no ventilador”.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

SOMOS TODOS IGUAIS

Na piscina de um grande clube no Rio de Janeiro algumas raias são ocupadas todas as manhãs por “cadeirantes” (paraplégicos, tetraplégicos) e vitimas das mais variadas doenças (AVC, etc.) ou de paralisia cerebral que os fizeram alunos da natação especial. São especiais mesmo e não porque tenham necessidades especiais, mas sim por nos dar exemplos maiores de luta e de vida. Limitados fisicamente e às vezes mentalmente não perderam a alegria, a sabedoria, o entusiasmo que o dia a dia difícil ainda lhes oferece.
Verdadeiros atletas da e de vida nadam como se peixes fossem e se misturam aos chamados banhistas normais, que não lhes bloqueiam a presença e, pelo contrário, admiram aquela vitalidade, aquele entusiasmo, aquele mostrar que a vida é sempre possível. Sejam quais forem as limitações.
Não só os “atletas especiais” chamam a atenção: as mães, pais, tios, avós ou amigos que os acompanham também são especiais: ficam ali diariamente carregando com amor, altivez, orgulho e dignidade, o que poderia ser um fardo. São heróis doando suas vidas para dar vida a filhos, netos, sobrinhos, gente que precisa sempre de sacrifícios, atenção e carinho. É como se essas mães, esses tios, esses avós, tivessem sido escolhidos a dedo por Deus para nos mostrar que afeto, atenção e sacrifício ainda fazem a grandeza da vida e dos homens.
Exemplos assim saudáveis nos são oferecidos diariamente, a nos provar que a vida, o tempo que aqui passamos, é uma mistura de emoções, de sensações, de dificuldades e de alegrias desde que saibamos enxergá-la com amor, solidariedade e respeito. A tudo e a todos.
Em uma pequena galeria de movimentado bairro, um jovem que carrega (não digo sofre porque não tem consciência desse tipo de sofrimento: para ele tudo e todos são normais) de algum tipo de deficiência mental sai de um salão de beleza ao lado da mãe e cruza com um senhor mancando, puxando a perna. O menino-anjo olha e no tatibitate que é a sua linguagem mais inteira e mais pura chama a mãe e aponta para o senhor repetindo com o maior dos carinhos: “coitadinho, coitadinho”. A cena me emociona. Naquele momento tenho a certeza de que aquele menino-anjo pode ter perdido parte da atividade física e mental, mas tem o coração inteirinho. Cheio de amor.
Penso nisso ao tomar conhecimento do infeliz projeto, que certamente será repudiado na Câmara, apresentado pelo vereador Wilson Leite Passos que quer, em síntese, privilegiar o que chama de famílias saudáveis, Como se todas as famílias não fossem, só pelo fato de serem famílias, saudáveis ou como se alguém escolhesse ter filhos, netos ou sobrinhos com problemas de saúde .
Portadores de deficiência não são, mesmo que tenham nascido com elas, nenhuma vergonha para a humanidade, nenhum limite para a sociedade. São, do jeito que podem, saudáveis. Doentes, muito doentes, são as pessoas, como o tal vereador, que apresentam projetos preconceituosos e desumanos como o que pretende selecionar a humanidade e deixar no jogo da vida apenas os que não necessitem de tanta atenção. Como se as pessoas aparentemente saudáveis pudessem ser melhor do que as outras na emoção e no amor.
Mais do que o cruel e desumano projeto o que preocupa é que ainda exista quem faça e, o que é pior, o apresente para uma sociedade que tem mostrado estar absolutamente integrada com os que necessitam de cuidados especiais. Virar a cara aos deficientes físicos e suas heróicas famílias, é não querer enxergar a realidade, ver o mundo como ele realmente é. Deficientes físicos podem estar limitados de andar, mas jamais serão deficientes no afeto, no amor, na grandeza de viver. Deficientes de caráter e de vida são os que apresentam projetos desse tipo e os que não conseguem ver os exemplos de vida que os portadores de necessidades especiais dão diariamente.
* Mostrando que a vida sempre pode (e deve) ser vivida com luta. Com amor e o respeito que a vida, qualquer vida, merece.