quarta-feira, 30 de setembro de 2009

VOCAÇÃO É AMOR
Quando estamos crianças (podemos estar crianças até quando adultos) e, portanto, não temos a força da escolha tentam nos empurrar para testes vocacionais que na verdade costumam satisfazer os pais, porque não são exatamente uma maneira de encontrar o que gostamos ou gostaríamos de fazer, mas sim de descobrir se podemos fazer o que eles, os pais, sonham para nós, os filhos. Ou melhor, sonham para eles próprios.
Você, paciente leitor, pode argumentar que nos confusos e cruéis dias de hoje está difícil ás crianças terem a oportunidade de estudar e, nesse caso, muito menos de poder testar uma possível vocação (digo possível porque só percebemos o que queremos e podemos ser quando a necessidade nos impõe algumas escolhas ou não nos dá escolha nenhuma). Mas suponhamos (os sonhos nunca devem ser impossíveis, mesmo que continuem sendo apenas sonhos) que todo mundo possa estudar. Descobriremos então que são poucos, raros até, os casos de crianças que seguiram a vocação revelada e aconselhada por um teste e exercem hoje a profissão que sempre quiserem. Eles e seus pais.
O que costuma acontecer é que até para satisfazer os pais ou outros parentes muitos hoje profissionais estudaram o que não queriam e se fixaram (ou seria acabaram no sentido de chegar ao fim?) em profissões e situações que não queriam realmente exercer. São muitos os casos de profissionais frustrados por estarem atuando na profissão que não queriam e para a qual nunca tiveram vocação.
Profissionais que exercem, mesmo que tenham boa atuação, profissões que não a de seus sonhos só se realizam acabam como pessoas quando, na velhice ou perto dela, passam a fazer o que sempre quiserem e sonharam Por isso mesmo está ficando comum ver advogados, médicos, engenheiros, enfim todo o tipo de profissionais abrindo largos sorrisos quando passam a se dedicar-se a consertar rádios, a tocar um instrumento, a cantar, a exercer, agora sim por escolha própria, a vocação.
Vocação de verdade é amor - amor total pela profissão. É o que se percebe diariamente: os profissionais que encontraram a vocação são dedicados e tem um amor profissional tão apaixonado que os faz saber tudo. E mais.
Como, por exemplo, meu amigo Jaime da Cunha Barros, que se descobriu médico desde cedo e hoje faz com que todos os seus pacientes e alunos descubram o que é um médico de verdade, um profissional com vocação.
* E, em consequência, com amor, dedicação e extrema competência
HAJA PIZZA
É em Brasília que tudo acaba em pizza, mas não é não é lá, ao contrário do que sugerem os acontecimentos políticos diários, que o produto é mais consumido. São Paulo é o maior consumidor de pizzas (só perde para Nova York). Recente levantamento revela que funcionam em São Paulo nada mais nada menos do que seis mil pizzarias (e lá nem tem Congresso) e que em 2008 o faturamento com a venda de pizzas foi de 5 bilhões de reais do total de 14 bilhões faturados em todo Brasil. Se colocadas uma ao lado da outra as pizzas totalizariam 129 milhões e 500mil quilômetros.
* Certamente com parada obrigatória em Brasília
ÁGUA NA BOCA
Para a maioria dos brasileiros ainda está difícil, apesar das anunciadas melhoras, comer o arroz com feijão de cada dia, mas como sonhar ainda é permitido e de graça não custa nada fica sabendo quais são, segundo levantamento de um site norte-americano, quais são os pratos mais caros do mundo. Em primeiro lugar está o caviar, mais especificamente o iraniano Almas. O segundo lugar é das trufas brancas (as italianas de Piomonte) e em seguida está, por mais estranho que possa parecer, um sanduíche: é o do Cliveden House Hotel, de Londres. O sanduba pesa um quilo e tem três camadas de presunto ibérico, ovos de codorna, tomates semi-fritos, e trufas brancas em um pão fermentado durante 24 horas. É também dos ingleses aquele que é considerado o quarto prato mais caro do mundo:é a torta do restaurante Fenche Gatin, preparada com misturas de bifes de vacas Waguy japonesas, matsutake chinês, trufas negras e raspas de ouro. A torta serve oito pessoas. Da Itália o rombo na carteira fica por conta de uma pizza com oito pedaços de 20 cm cada; A pizza leva 7 horas para ser preparada e tem como ingredientes a mozarela de búfala, três tipos de caviar e lagostas. Não poderiam faltar as sobremesas, doces para o paladar e amargas para o bolso como, por exemplo, o chocolate da Knipschild Chocolatier, de Connecticut. A caixa de trufas custa 2,6 mil dólares (a unidade custa 250 dólares) . Tem também a sobremesa do Upper East Side, de Manhattan, com cinco bolas de sorvete de baunilha, cobertura dos chocolates mais caros do mundo e folhas de ouro 23 quilates. Cada sorvete custa mil dólares.
* Isso é que é entrar literalmente numa fria
JORNAL DIÁRIO
Parece que a Igreja Universal está mesmo convencida de que a comunicação é a melhor maneira de conquistar novos fiéis e, mais do que isso, enfrentar os constantes ataques das Organizações Globo (televisão, rádio, jornal). Para reagir uma das mais recentes decisões de Edir Macedo é a de transformar o jornal Folha Universal em um veículo diário e não semanal como tem sido até agora. Para ganhar fôlego financeiro (se é que já não tem) o grupo Universal decidiu também vender outros de seus dois jornais: o Hoje em Dia, de Minas Gerais, e o Correio do Povo do Rio Grande do Saul. Não e só: um grande investimento está reservado porá o portal R7 que, além de informar, pretende fazer uma, digamos, evangelização virtual.
* É o download da fé. De mais ou de menos
DIVÓRCIO VIRTUAL
Tempos modernos: está ficando para trás a época em que separar era muito mais complicado que casar. Facilitar a vida dos muitos casais que sonham separar-se sem brigas e complicações, é a senadora Patrícia Saboya, autora de um projeto que cria o, digamos, divórcio litigioso on-line. Funcionará assim: o casal procura um advogado que tenha cadastro digital na Vara de Família e, via internet, o juiz decreta imediatamente a separação, mas não sem antes analisar, é claro, a documentação. O divórcio virtual será também o fim daqueles desagradáveis encontros que o casal é obrigado a ter, geralmente com olhares fulminantes, diante do juiz.
* Agora não será mais preciso enfrentar a fera
BOM NEGÓCIO
Trabalhar pouco (geralmente quase nada... ou nada mesmo) e ganhar bem (muito bem com os “por fora”) é o sonho de qualquer um. É isso sem dúvida o que tem feito muita gente filiar-se a partidos políticos na esperança de, quem sabe já nas próximas eleições, conquistar a boca rica de um cargo político. São muitas as chamadas celebridades do esporte e da televisão que se filiaram recentemente a partidos políticos, casos de, entre outros, os boxeadores Popó e Maguila, os jogadores de futebol Marcelinho, Marques, (ambos do Atlético Mineiro), Vampeta, Harlei (do Goiás), o presidente do Corinthians Andrés Sanches, o apresentador e ator André Marques, o ex- BBB Kleber Bambam, o cantor Sérgio Reis e o carnavalesco Joãosinho Trinta. A política é mesmo uma festa.
* E pelo visto das mais animadas
BOLA DE OURO
Vale um bom dinheiro cada gol que Ronaldo Fenômeno Nazário marca para o Corinthians. É só calcular: o jogador recebe um salário anual de 4 milhões e 500 mil reais,o que equivale a 440 mil mensais, dinheiro que dá pro gasto e ainda sobra algum para aumentar seu patrimônio que é hoje, segundo a revista Forbes, de 250 milhões de dólares,o que significa dizer que hoje Ronaldo não entra em campo por dinheiro,mas sim por amor ao futebol.
* E bota amor nisso
O CÉU E O MAR
Quem quiser ir para o céu terá de passar antes pelo mar. É o que de certa forma sugere o show que o padre cantor Fabio Mello fará no próximo verão com a excursão Navegando com Nossa Senhora. A coordenação do evento está nas mãos da ex-atriz Myryan Rios, que é hoje missionária do movimento Canção Nova de renovação carismática.
* Quanta renovação...
eli.halfoun@terra.com.br

domingo, 27 de setembro de 2009

A JUVENTUDE NÃO É UMA DROGA
O que leva jovens de classe média, com razoáveis condições de vida, a se tornarem bandidos? - essa é a pergunta que mais nos fazemos ultimamente. A prisão de quadrilhas de estudantes-traficantes (especializadas principalmente em de drogas sintéticas) faz mais presente essa questão.
Não é a primeira vez que jovens de classe média, filhinhos de papai se envolvem em crimes. É claro que não se deve generalizar e incluir todos os jovens no mesmo saco. Existem, felizmente, jovens interessados em ações mais efetivas, sejam no engajamento político ou porque simplesmente estão conscientes que o caminho das drogas é perigoso e sem volta.
Teoricamente muitas explicações podem ser dadas, mas a teoria não tem sido colocada em prática e o resultado, como mostra o noticiário, é catastrófico. Duas teses são mais discutidas: a primeira mostrando que jovens de classe média se envolvem no crime porque acham que para filhinhos de papai, não haverá punição. Portanto, é a impunidade que incentiva e acoberta o crime. Outra tese é a de os maus exemplos de práticas ilegais vem de cima, de gente engravatada e bem sucedida que não precisava participar de mensalões e outros esquemas, mas participa por conta da impunidade.
Culpa dos pais? Talvez seja a falta de diálogo uma das razões. Outras existem e para os psicólogos a busca de bens materiais vendidos como forma de status, leva os jovens de classe média a ganhar à custa de vidas preciosas de jovens como eles, a boa vida que o mercado de consumo praticamente impõe. Essa garotada não precisava envolver-se com o crime para sobreviver: são todos moradores de endereços nobres e estudantes de faculdades particulares. Parece que o conforto em família perdeu o sentido: passou a ser sinônimo de bandido e não mais de jovens que não faz muito tempo só queriam diversão saudável sem prejudicar ninguém. Estudos mostram que aumenta a paticipação de jovens de classe média no crime e a escola tem culpa nisso. Para a psicóloga Maria Irene Maluf “a escola tem que ser atraente, mas os pais também devem conhecer os amigos dos filhos e manter contato com a equipe pedagógica da escola”.
Não se pode condenar toda a juventude por conta de meia dúzia de jovens mal orientados. É preciso encontrar soluções. Perguntas não resolvem nada. Respostas e ações, sim.
SALDO MILIONÁRIO
Em recente edição o Jornal do Brasil publica dados impressionantes e alarmantes sobre a comercialização de drogas na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo o JB as favelas das regiões mais nobres do Rio de Janeiro comercializam mensalmente nada mais nada menos do que R$ 30 milhões, segundo cálculo da Polícia Civil, que sabe ainda que cerca de 600 traficantes, portando 200 fuzis, cuidam do negócio à margem da lei. Como perguntar não ofende fica uma perguntinha: se a polícia sabe disso porque não acaba logo com a,digamos, brincadeira? Tudo bem que é difícil enfrentar o poderio das armas dos marginais. É um jogo das matar ou morrer, mas enquanto esse cruel jogo não acaba nossos jovens é que morrem vítimas das drogas.
* O que, convenhamos, é muito mais grave. E cruel
FUTURO INGRATO
A dificuldade que o sempre sacrificado trabalhador brasileiro enfrenta com a aposentadoria (antes e depois) ganha mais uma questão levantada pelo competente jornalista José Esmeraldo Gonçalves. Ele com a palavra: “Fico pensando que a situação da aposentadoria ainda é mais complicada para jornalistas. Em um mercado instável e com muita oferta passamos pela rotatividade de empregos ou por períodos sem emprego algum. São muitos os da nossa geração que não reúnem condições mínimas para receber o barbalho” (assim um nosso colega, Alberto Carvalho, da Manchete, chamava o dinheirinho que vinha do INSS, em alusão ao então ministro Jader Barbalho, lá pelos anos 80). Aqueles que passaram boa parte da carreira como frilas, estão com a vida ainda mais difícil. Ou seja, existe uma categoria de “não aposentáveis”, aqueles que terão que subir o “batente” até pó apito final. Talvez os jornalistas mais jovens, empregados ou frilas, devam tentar se informar sobre planos de previdência privada a que alguns sindicatos e associações de classe estão se associando. Pode ser uma alternativa.
* Pelo visto a única
BURACOS MIL
Parece até brincadeira, mas e com suposta seriedade (se é que ainda se pode levar alguma coisa a sério no Rio) que o prefeito Eduardo Paes e o governador Sergio Cabral, anunciam a realização do dia da caminhada buracos, o que simplesmente jamais acontecerá porque é quase impossível acabar com a buraqueira que faz parte da nossa modernidade urbana. Os buracos estão perfeitamente adaptados à paisagem dessa “cidade maravilhosa cheia de buracos mil”, isso sem falar nos buracos (verdadeiras crateras) que fazem parte (e não é de hoje) de administrações catastróficas que nos afundam cada vez mais.
* O que prova que estamos em um buraco sem saída
TIME DE PRIMEIRA
Aos torcedores que ainda insistem em tripudiar o meu Vasco por estar disputando (provisoriamente, é verdade) o campeonato da segunda divisão, apenas um lembrete: de todos os times do Rio o Vasco e o que tem mais e maiores possibilidades de estar na primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2010. O resto que se cuide, mas sem medo.
* A segunda divisão não foi feita para humilhar ninguém
PARA RIR E CONTAR
Na sala de aula a professora pergunta:
- Joãozinho, no galhos da árvore tem três passarinhos. Um é morto, quantos ficam?
- Nenhum, professora
- Como nenhum , Joãozinho
- É, professora: um morreu e os outros voaram
- Restaram dois, Joãozinho,mas vou aceitar a resposta porque gostei da forma como você raciocinou
- Agora eu vou perguntar: professora na sorveteria tem três mulheres: uma está tomando sorvete, a outra está comendo sorvete e a terceira está chupando sorvete. Qual das três é a casada?
- A que está chupando sorvete.
- Não professora. É a que usa aliança. Vou aceitar sua resposta porque gostei da forma como a senhora raciocinou
VIDA REAL
Como os pomposos casamentos costumam ser reservados para o final feliz das novelas tem muita gente achando que Manoel Carlos começou “Viver a vida” pelo fim. Nada disso: é agora depois do casamento de Helena (Taís Araújo) e Marcos (José Mayer) que os problemas começarão, o que mostra que o autor está muito próximo da realidade. Afinal, na chamada vida real é sempre depois do casamento que começam os problemas, decepções e desacertos.
* Antes é tudo uma maravilha
FUTURO GARANTIDO
Mesmo se não renovar contrato (termina em novembro) com o SBT, onde atualmente apresenta dois programas, Ratinho continuará na televisão: vai comandar pessoalmente o SBT do Paraná, emissora da qual é o único dono, além de dirigir também suas emissoras de rádio e algumas de suas indústrias, que lhe garantem um futuro financeiro extraordinário. Ratinho é, como Silvio Santos, um dos poucos apresentadores que enriqueceu de verdade com a televisão.
* Embora tenha empobrecido a programação
MORTOS “VIVOS”
No Brasil tem muito morto que vale mais do que quem está vivo ou, se preferirem, tem muito morto que é mais vivo do que se pensa. É o que mostra recente estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas revela que os gastos com pensão por morte, no Brasil, são hoje de R$ 75,8 bilhões, ou seja 3,2% do PIB. Só paras comparar: na Coréia o gasto com esse tipo de pensão é de 0,2% do PIB e no México de 0,3%. O governo garante o bom salário dos mortos.
* Mas não o dos vivos
CAIXA FORTE
Mesmo tendo perdido alguns milhões com a recente venda do apartamento que possuía em Manhatan, Estados Unidos, Gisele Bundchen continua sendo uma das mulheres mais ricas do mundo. Segundo a revista Forbes ela acumula uma fortuna estimada em 150 milhões de dólares, o que significa que ter perdido mais de 4 milhões de dólares na venda do apartamento, localizado perto do rio Hudson, não fará muita diferença. Gisele bem que tentou vender o imóvel (uma cobertura) por 10,9 milhões de dólares, mas por conta da crise americana só conseguiu fechar o negócio por 4,5 milhões de dólares.
* Pobrezinha
LEI MPACOTADA
Todo mundo sabe que as leis no Brasil não foram e não são criadas para serem cumpridas. Geralmente elas ficam empacotadas como acontece, por exemplo, também com a lei municipal que obriga os supermercados a terem empacotadores, o que se fosse feito, evitaria muitos transtornos como as imensas filas, a dificuldade dos idosos de lidar com os sacos plásticos, e a multiplicação do trabalho dos caixas, que deveriam estar ali apenas para movimentar o dinheiro. Os supermercados não querem empacotadores porque eles significam mais salários a pagar e, portanto, menos lucros.
* Como se já não lucrassem mais do que deviam
TRIO MARLÉTRICO
Mis uma vez Roberto Carlos, pioneiro no gênero, faz escola e transforma em quase obrigação, a realização de shows em luxuosos navios. Quem está aderindo ao modismo é a cantora Claudia Leite que se apresentará a bordo do navio Grand Mistral de 11 a 14 de dezembro em um cruzeiro que sairá de Santos para Búzios, passando por Ilha Bela. O navio tem 1700 lugares e espera-se lotação esgotada. Claudia Leite promete um show de acabar com qualquer enjôo: ela cantará em um palco montado ao lado da piscina. O palco simulará um trio elétrico.
* Tem mesmo gosto pra tudo
TELA QUENTE
Se depender da beleza das atrizes o filme que Woody Allen promete rodar no Rio em 2001 será mesmo uma tela quente para a imaginação masculina (e sem dúvida algumas nem tão femininas assim). O diretor está fazendo de tudo para ter a bela Carla Bruni, a primeira da francesa, e a linda modelo brasileira Adriana Lima no elenco.
* Não precisa de mais nada
SENHOR SENADOR
Quem pensava votar em Fernando Gabeira na próxima eleição para o governo do Rio pode começar a procurar outro nome. Apesar da insistência de seu partido Gabeira descarta a possibilidade porque, entre outras coisas, não tem dinheiro para a campanha. Ele está decidido a buscar uma vaga como senador, o que acreditam todos conseguirá facilmente, e a participar ativamente ( subindo nos palanques) da campanha presidencial da ex ministra Marina Silva, que, aliás, está cada vez mais forte e madura.
* Embora seja verde
PEDALANDO, PEDALANDO
Embora venha a aumentar alguns riscos o uso da bicicleta poderia ser sem dúvida uma boa e econômica solução, para o sufocante trânsito do Rio, São Paulo e outras grandes capitais, mas o uso do não poluidor veículo de duas rodas está longe de se transformar em uma realidade no Brasil, onde só existem 120 mil bicicletas, ao contrário da China que possuiu 540 milhões, todas pretas por força de uma lei que lá funciona, e de Amsterdã, onde circulam 400 mil bicicletas. Se as bicicletas virarem uma mania nacional, talvez a polícia fique tão bem “motorizada” quanto os bandidos.
* Pelo menos no início
MAIS FÃ
O presidente Lula nunca escondeu que a dupla Zezé De Camargo e Luciano está entre suas preferências músicas. Agora terá mais um motivo para aumentar essa admiração: Zé Di Camargo será o responsável pela trilha sonora do filme “Lula, o filho do Brasil”.
* Melhor que fosse o pai
eli.halfoun@terra.com.br
A JUVENTUDE NÃO É UMA DROGA
O que leva jovens de classe média, com razoáveis condições de vida, a se tornarem bandidos? - essa é a pergunta que mais nos fazemos ultimamente. A prisão de quadrilhas de estudantes-traficantes (especializadas principalmente em de drogas sintéticas) faz mais presente essa questão.
Não é a primeira vez que jovens de classe média, filhinhos de papai se envolvem em crimes. É claro que não se deve generalizar e incluir todos os jovens no mesmo saco. Existem, felizmente, jovens interessados em ações mais efetivas, sejam no engajamento político ou porque simplesmente estão conscientes que o caminho das drogas é perigoso e sem volta.
Teoricamente muitas explicações podem ser dadas, mas a teoria não tem sido colocada em prática e o resultado, como mostra o noticiário, é catastrófico. Duas teses são mais discutidas: a primeira mostrando que jovens de classe média se envolvem no crime porque acham que para filhinhos de papai, não haverá punição. Portanto, é a impunidade que incentiva e acoberta o crime. Outra tese é a de os maus exemplos de práticas ilegais vem de cima, de gente engravatada e bem sucedida que não precisava participar de mensalões e outros esquemas, mas participa por conta da impunidade.
Culpa dos pais? Talvez seja a falta de diálogo uma das razões. Outras existem e para os psicólogos a busca de bens materiais vendidos como forma de status, leva os jovens de classe média a ganhar à custa de vidas preciosas de jovens como eles, a boa vida que o mercado de consumo praticamente impõe. Essa garotada não precisava envolver-se com o crime para sobreviver: são todos moradores de endereços nobres e estudantes de faculdades particulares. Parece que o conforto em família perdeu o sentido: passou a ser sinônimo de bandido e não mais de jovens que não faz muito tempo só queriam diversão saudável sem prejudicar ninguém. Estudos mostram que aumenta a paticipação de jovens de classe média no crime e a escola tem culpa nisso. Para a psicóloga Maria Irene Maluf “a escola tem que ser atraente, mas os pais também devem conhecer os amigos dos filhos e manter contato com a equipe pedagógica da escola”.
Não se pode condenar toda a juventude por conta de meia dúzia de jovens mal orientados. É preciso encontrar soluções. Perguntas não resolvem nada. Respostas e ações, sim.
SALDO MILIONÁRIO
Em recente edição o Jornal do Brasil publica dados impressionantes e alarmantes sobre a comercialização de drogas na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo o JB as favelas das regiões mais nobres do Rio de Janeiro comercializam mensalmente nada mais nada menos do que R$ 30 milhões, segundo cálculo da Polícia Civil, que sabe ainda que cerca de 600 traficantes, portando 200 fuzis, cuidam do negócio à margem da lei. Como perguntar não ofende fica uma perguntinha: se a polícia sabe disso porque não acaba logo com a,digamos, brincadeira? Tudo bem que é difícil enfrentar o poderio das armas dos marginais. É um jogo das matar ou morrer, mas enquanto esse cruel jogo não acaba nossos jovens é que morrem vítimas das drogas.
* O que, convenhamos, é muito mais grave. E cruel
FUTURO INGRATO
A dificuldade que o sempre sacrificado trabalhador brasileiro enfrenta com a aposentadoria (antes e depois) ganha mais uma questão levantada pelo competente jornalista José Esmeraldo Gonçalves. Ele com a palavra: “Fico pensando que a situação da aposentadoria ainda é mais complicada para jornalistas. Em um mercado instável e com muita oferta passamos pela rotatividade de empregos ou por períodos sem emprego algum. São muitos os da nossa geração que não reúnem condições mínimas para receber o barbalho” (assim um nosso colega, Alberto Carvalho, da Manchete, chamava o dinheirinho que vinha do INSS, em alusão ao então ministro Jader Barbalho, lá pelos anos 80). Aqueles que passaram boa parte da carreira como frilas, estão com a vida ainda mais difícil. Ou seja, existe uma categoria de “não aposentáveis”, aqueles que terão que subir o “batente” até pó apito final. Talvez os jornalistas mais jovens, empregados ou frilas, devam tentar se informar sobre planos de previdência privada a que alguns sindicatos e associações de classe estão se associando. Pode ser uma alternativa.
* Pelo visto a única
BURACOS MIL
Parece até brincadeira, mas e com suposta seriedade (se é que ainda se pode levar alguma coisa a sério no Rio) que o prefeito Eduardo Paes e o governador Sergio Cabral, anunciam a realização do dia da caminhada buracos, o que simplesmente jamais acontecerá porque é quase impossível acabar com a buraqueira que faz parte da nossa modernidade urbana. Os buracos estão perfeitamente adaptados à paisagem dessa “cidade maravilhosa cheia de buracos mil”, isso sem falar nos buracos (verdadeiras crateras) que fazem parte (e não é de hoje) de administrações catastróficas que nos afundam cada vez mais.
* O que prova que estamos em um buraco sem saída
TIME DE PRIMEIRA
Aos torcedores que ainda insistem em tripudiar o meu Vasco por estar disputando (provisoriamente, é verdade) o campeonato da segunda divisão, apenas um lembrete: de todos os times do Rio o Vasco e o que tem mais e maiores possibilidades de estar na primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2010. O resto que se cuide, mas sem medo.
* A segunda divisão não foi feita para humilhar ninguém
PARA RIR E CONTAR
Na sala de aula a professora pergunta:
- Joãozinho, no galhos da árvore tem três passarinhos. Um é morto, quantos ficam?
- Nenhum, professora
- Como nenhum , Joãozinho
- É, professora: um morreu e os outros voaram
- Restaram dois, Joãozinho,mas vou aceitar a resposta porque gostei da forma como você raciocinou
- Agora eu vou perguntar: professora na sorveteria tem três mulheres: uma está tomando sorvete, a outra está comendo sorvete e a terceira está chupando sorvete. Qual das três é a casada?
- A que está chupando sorvete.
- Não professora. É a que usa aliança. Vou aceitar sua resposta porque gostei da forma como a senhora raciocinou
VIDA REAL
Como os pomposos casamentos costumam ser reservados para o final feliz das novelas tem muita gente achando que Manoel Carlos começou “Viver a vida” pelo fim. Nada disso: é agora depois do casamento de Helena (Taís Araújo) e Marcos (José Mayer) que os problemas começarão, o que mostra que o autor está muito próximo da realidade. Afinal, na chamada vida real é sempre depois do casamento que começam os problemas, decepções e desacertos.
* Antes é tudo uma maravilha
FUTURO GARANTIDO
Mesmo se não renovar contrato (termina em novembro) com o SBT, onde atualmente apresenta dois programas, Ratinho continuará na televisão: vai comandar pessoalmente o SBT do Paraná, emissora da qual é o único dono, além de dirigir também suas emissoras de rádio e algumas de suas indústrias, que lhe garantem um futuro financeiro extraordinário. Ratinho é, como Silvio Santos, um dos poucos apresentadores que enriqueceu de verdade com a televisão.
* Embora tenha empobrecido a programação
MORTOS “VIVOS”
No Brasil tem muito morto que vale mais do que quem está vivo ou, se preferirem, tem muito morto que é mais vivo do que se pensa. É o que mostra recente estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas revela que os gastos com pensão por morte, no Brasil, são hoje de R$ 75,8 bilhões, ou seja 3,2% do PIB. Só paras comparar: na Coréia o gasto com esse tipo de pensão é de 0,2% do PIB e no México de 0,3%. O governo garante o bom salário dos mortos.
* Mas não o dos vivos
CAIXA FORTE
Mesmo tendo perdido alguns milhões com a recente venda do apartamento que possuía em Manhatan, Estados Unidos, Gisele Bundchen continua sendo uma das mulheres mais ricas do mundo. Segundo a revista Forbes ela acumula uma fortuna estimada em 150 milhões de dólares, o que significa que ter perdido mais de 4 milhões de dólares na venda do apartamento, localizado perto do rio Hudson, não fará muita diferença. Gisele bem que tentou vender o imóvel (uma cobertura) por 10,9 milhões de dólares, mas por conta da crise americana só conseguiu fechar o negócio por 4,5 milhões de dólares.
* Pobrezinha
LEI MPACOTADA
Todo mundo sabe que as leis no Brasil não foram e não são criadas para serem cumpridas. Geralmente elas ficam empacotadas como acontece, por exemplo, também com a lei municipal que obriga os supermercados a terem empacotadores, o que se fosse feito, evitaria muitos transtornos como as imensas filas, a dificuldade dos idosos de lidar com os sacos plásticos, e a multiplicação do trabalho dos caixas, que deveriam estar ali apenas para movimentar o dinheiro. Os supermercados não querem empacotadores porque eles significam mais salários a pagar e, portanto, menos lucros.
* Como se já não lucrassem mais do que deviam
TRIO MARLÉTRICO
Mis uma vez Roberto Carlos, pioneiro no gênero, faz escola e transforma em quase obrigação, a realização de shows em luxuosos navios. Quem está aderindo ao modismo é a cantora Claudia Leite que se apresentará a bordo do navio Grand Mistral de 11 a 14 de dezembro em um cruzeiro que sairá de Santos para Búzios, passando por Ilha Bela. O navio tem 1700 lugares e espera-se lotação esgotada. Claudia Leite promete um show de acabar com qualquer enjôo: ela cantará em um palco montado ao lado da piscina. O palco simulará um trio elétrico.
* Tem mesmo gosto pra tudo
TELA QUENTE
Se depender da beleza das atrizes o filme que Woody Allen promete rodar no Rio em 2001 será mesmo uma tela quente para a imaginação masculina (e sem dúvida algumas nem tão femininas assim). O diretor está fazendo de tudo para ter a bela Carla Bruni, a primeira da francesa, e a linda modelo brasileira Adriana Lima no elenco.
* Não precisa de mais nada
SENHOR SENADOR
Quem pensava votar em Fernando Gabeira na próxima eleição para o governo do Rio pode começar a procurar outro nome. Apesar da insistência de seu partido Gabeira descarta a possibilidade porque, entre outras coisas, não tem dinheiro para a campanha. Ele está decidido a buscar uma vaga como senador, o que acreditam todos conseguirá facilmente, e a participar ativamente ( subindo nos palanques) da campanha presidencial da ex ministra Marina Silva, que, aliás, está cada vez mais forte e madura.
* Embora seja verde
PEDALANDO, PEDALANDO
Embora venha a aumentar alguns riscos o uso da bicicleta poderia ser sem dúvida uma boa e econômica solução, para o sufocante trânsito do Rio, São Paulo e outras grandes capitais, mas o uso do não poluidor veículo de duas rodas está longe de se transformar em uma realidade no Brasil, onde só existem 120 mil bicicletas, ao contrário da China que possuiu 540 milhões, todas pretas por força de uma lei que lá funciona, e de Amsterdã, onde circulam 400 mil bicicletas. Se as bicicletas virarem uma mania nacional, talvez a polícia fique tão bem “motorizada” quanto os bandidos.
* Pelo menos no início
MAIS FÃ
O presidente Lula nunca escondeu que a dupla Zezé De Camargo e Luciano está entre suas preferências músicas. Agora terá mais um motivo para aumentar essa admiração: Zé Di Camargo será o responsável pela trilha sonora do filme “Lula, o filho do Brasil”.
* Melhor que fosse o pai
eli.halfoun@terra.com.br
A JUVENTUDE NÃO É UMA DROGA
O que leva jovens de classe média, com razoáveis condições de vida, a se tornarem bandidos? - essa é a pergunta que mais nos fazemos ultimamente. A prisão de quadrilhas de estudantes-traficantes (especializadas principalmente em de drogas sintéticas) faz mais presente essa questão.
Não é a primeira vez que jovens de classe média, filhinhos de papai se envolvem em crimes. É claro que não se deve generalizar e incluir todos os jovens no mesmo saco. Existem, felizmente, jovens interessados em ações mais efetivas, sejam no engajamento político ou porque simplesmente estão conscientes que o caminho das drogas é perigoso e sem volta.
Teoricamente muitas explicações podem ser dadas, mas a teoria não tem sido colocada em prática e o resultado, como mostra o noticiário, é catastrófico. Duas teses são mais discutidas: a primeira mostrando que jovens de classe média se envolvem no crime porque acham que para filhinhos de papai, não haverá punição. Portanto, é a impunidade que incentiva e acoberta o crime. Outra tese é a de os maus exemplos de práticas ilegais vem de cima, de gente engravatada e bem sucedida que não precisava participar de mensalões e outros esquemas, mas participa por conta da impunidade.
Culpa dos pais? Talvez seja a falta de diálogo uma das razões. Outras existem e para os psicólogos a busca de bens materiais vendidos como forma de status, leva os jovens de classe média a ganhar à custa de vidas preciosas de jovens como eles, a boa vida que o mercado de consumo praticamente impõe. Essa garotada não precisava envolver-se com o crime para sobreviver: são todos moradores de endereços nobres e estudantes de faculdades particulares. Parece que o conforto em família perdeu o sentido: passou a ser sinônimo de bandido e não mais de jovens que não faz muito tempo só queriam diversão saudável sem prejudicar ninguém. Estudos mostram que aumenta a paticipação de jovens de classe média no crime e a escola tem culpa nisso. Para a psicóloga Maria Irene Maluf “a escola tem que ser atraente, mas os pais também devem conhecer os amigos dos filhos e manter contato com a equipe pedagógica da escola”.
Não se pode condenar toda a juventude por conta de meia dúzia de jovens mal orientados. É preciso encontrar soluções. Perguntas não resolvem nada. Respostas e ações, sim.
SALDO MILIONÁRIO
Em recente edição o Jornal do Brasil publica dados impressionantes e alarmantes sobre a comercialização de drogas na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo o JB as favelas das regiões mais nobres do Rio de Janeiro comercializam mensalmente nada mais nada menos do que R$ 30 milhões, segundo cálculo da Polícia Civil, que sabe ainda que cerca de 600 traficantes, portando 200 fuzis, cuidam do negócio à margem da lei. Como perguntar não ofende fica uma perguntinha: se a polícia sabe disso porque não acaba logo com a,digamos, brincadeira? Tudo bem que é difícil enfrentar o poderio das armas dos marginais. É um jogo das matar ou morrer, mas enquanto esse cruel jogo não acaba nossos jovens é que morrem vítimas das drogas.
* O que, convenhamos, é muito mais grave. E cruel
FUTURO INGRATO
A dificuldade que o sempre sacrificado trabalhador brasileiro enfrenta com a aposentadoria (antes e depois) ganha mais uma questão levantada pelo competente jornalista José Esmeraldo Gonçalves. Ele com a palavra: “Fico pensando que a situação da aposentadoria ainda é mais complicada para jornalistas. Em um mercado instável e com muita oferta passamos pela rotatividade de empregos ou por períodos sem emprego algum. São muitos os da nossa geração que não reúnem condições mínimas para receber o barbalho” (assim um nosso colega, Alberto Carvalho, da Manchete, chamava o dinheirinho que vinha do INSS, em alusão ao então ministro Jader Barbalho, lá pelos anos 80). Aqueles que passaram boa parte da carreira como frilas, estão com a vida ainda mais difícil. Ou seja, existe uma categoria de “não aposentáveis”, aqueles que terão que subir o “batente” até pó apito final. Talvez os jornalistas mais jovens, empregados ou frilas, devam tentar se informar sobre planos de previdência privada a que alguns sindicatos e associações de classe estão se associando. Pode ser uma alternativa.
* Pelo visto a única
BURACOS MIL
Parece até brincadeira, mas e com suposta seriedade (se é que ainda se pode levar alguma coisa a sério no Rio) que o prefeito Eduardo Paes e o governador Sergio Cabral, anunciam a realização do dia da caminhada buracos, o que simplesmente jamais acontecerá porque é quase impossível acabar com a buraqueira que faz parte da nossa modernidade urbana. Os buracos estão perfeitamente adaptados à paisagem dessa “cidade maravilhosa cheia de buracos mil”, isso sem falar nos buracos (verdadeiras crateras) que fazem parte (e não é de hoje) de administrações catastróficas que nos afundam cada vez mais.
* O que prova que estamos em um buraco sem saída
TIME DE PRIMEIRA
Aos torcedores que ainda insistem em tripudiar o meu Vasco por estar disputando (provisoriamente, é verdade) o campeonato da segunda divisão, apenas um lembrete: de todos os times do Rio o Vasco e o que tem mais e maiores possibilidades de estar na primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2010. O resto que se cuide, mas sem medo.
* A segunda divisão não foi feita para humilhar ninguém
PARA RIR E CONTAR
Na sala de aula a professora pergunta:
- Joãozinho, no galhos da árvore tem três passarinhos. Um é morto, quantos ficam?
- Nenhum, professora
- Como nenhum , Joãozinho
- É, professora: um morreu e os outros voaram
- Restaram dois, Joãozinho,mas vou aceitar a resposta porque gostei da forma como você raciocinou
- Agora eu vou perguntar: professora na sorveteria tem três mulheres: uma está tomando sorvete, a outra está comendo sorvete e a terceira está chupando sorvete. Qual das três é a casada?
- A que está chupando sorvete.
- Não professora. É a que usa aliança. Vou aceitar sua resposta porque gostei da forma como a senhora raciocinou
VIDA REAL
Como os pomposos casamentos costumam ser reservados para o final feliz das novelas tem muita gente achando que Manoel Carlos começou “Viver a vida” pelo fim. Nada disso: é agora depois do casamento de Helena (Taís Araújo) e Marcos (José Mayer) que os problemas começarão, o que mostra que o autor está muito próximo da realidade. Afinal, na chamada vida real é sempre depois do casamento que começam os problemas, decepções e desacertos.
* Antes é tudo uma maravilha
FUTURO GARANTIDO
Mesmo se não renovar contrato (termina em novembro) com o SBT, onde atualmente apresenta dois programas, Ratinho continuará na televisão: vai comandar pessoalmente o SBT do Paraná, emissora da qual é o único dono, além de dirigir também suas emissoras de rádio e algumas de suas indústrias, que lhe garantem um futuro financeiro extraordinário. Ratinho é, como Silvio Santos, um dos poucos apresentadores que enriqueceu de verdade com a televisão.
* Embora tenha empobrecido a programação
MORTOS “VIVOS”
No Brasil tem muito morto que vale mais do que quem está vivo ou, se preferirem, tem muito morto que é mais vivo do que se pensa. É o que mostra recente estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas revela que os gastos com pensão por morte, no Brasil, são hoje de R$ 75,8 bilhões, ou seja 3,2% do PIB. Só paras comparar: na Coréia o gasto com esse tipo de pensão é de 0,2% do PIB e no México de 0,3%. O governo garante o bom salário dos mortos.
* Mas não o dos vivos
CAIXA FORTE
Mesmo tendo perdido alguns milhões com a recente venda do apartamento que possuía em Manhatan, Estados Unidos, Gisele Bundchen continua sendo uma das mulheres mais ricas do mundo. Segundo a revista Forbes ela acumula uma fortuna estimada em 150 milhões de dólares, o que significa que ter perdido mais de 4 milhões de dólares na venda do apartamento, localizado perto do rio Hudson, não fará muita diferença. Gisele bem que tentou vender o imóvel (uma cobertura) por 10,9 milhões de dólares, mas por conta da crise americana só conseguiu fechar o negócio por 4,5 milhões de dólares.
* Pobrezinha
LEI MPACOTADA
Todo mundo sabe que as leis no Brasil não foram e não são criadas para serem cumpridas. Geralmente elas ficam empacotadas como acontece, por exemplo, também com a lei municipal que obriga os supermercados a terem empacotadores, o que se fosse feito, evitaria muitos transtornos como as imensas filas, a dificuldade dos idosos de lidar com os sacos plásticos, e a multiplicação do trabalho dos caixas, que deveriam estar ali apenas para movimentar o dinheiro. Os supermercados não querem empacotadores porque eles significam mais salários a pagar e, portanto, menos lucros.
* Como se já não lucrassem mais do que deviam
TRIO MARLÉTRICO
Mis uma vez Roberto Carlos, pioneiro no gênero, faz escola e transforma em quase obrigação, a realização de shows em luxuosos navios. Quem está aderindo ao modismo é a cantora Claudia Leite que se apresentará a bordo do navio Grand Mistral de 11 a 14 de dezembro em um cruzeiro que sairá de Santos para Búzios, passando por Ilha Bela. O navio tem 1700 lugares e espera-se lotação esgotada. Claudia Leite promete um show de acabar com qualquer enjôo: ela cantará em um palco montado ao lado da piscina. O palco simulará um trio elétrico.
* Tem mesmo gosto pra tudo
TELA QUENTE
Se depender da beleza das atrizes o filme que Woody Allen promete rodar no Rio em 2001 será mesmo uma tela quente para a imaginação masculina (e sem dúvida algumas nem tão femininas assim). O diretor está fazendo de tudo para ter a bela Carla Bruni, a primeira da francesa, e a linda modelo brasileira Adriana Lima no elenco.
* Não precisa de mais nada
SENHOR SENADOR
Quem pensava votar em Fernando Gabeira na próxima eleição para o governo do Rio pode começar a procurar outro nome. Apesar da insistência de seu partido Gabeira descarta a possibilidade porque, entre outras coisas, não tem dinheiro para a campanha. Ele está decidido a buscar uma vaga como senador, o que acreditam todos conseguirá facilmente, e a participar ativamente ( subindo nos palanques) da campanha presidencial da ex ministra Marina Silva, que, aliás, está cada vez mais forte e madura.
* Embora seja verde
PEDALANDO, PEDALANDO
Embora venha a aumentar alguns riscos o uso da bicicleta poderia ser sem dúvida uma boa e econômica solução, para o sufocante trânsito do Rio, São Paulo e outras grandes capitais, mas o uso do não poluidor veículo de duas rodas está longe de se transformar em uma realidade no Brasil, onde só existem 120 mil bicicletas, ao contrário da China que possuiu 540 milhões, todas pretas por força de uma lei que lá funciona, e de Amsterdã, onde circulam 400 mil bicicletas. Se as bicicletas virarem uma mania nacional, talvez a polícia fique tão bem “motorizada” quanto os bandidos.
* Pelo menos no início
MAIS FÃ
O presidente Lula nunca escondeu que a dupla Zezé De Camargo e Luciano está entre suas preferências músicas. Agora terá mais um motivo para aumentar essa admiração: Zé Di Camargo será o responsável pela trilha sonora do filme “Lula, o filho do Brasil”.
* Melhor que fosse o pai
eli.halfoun@terra.com.br
A JUVENTUDE NÃO É UMA DROGA
O que leva jovens de classe média, com razoáveis condições de vida, a se tornarem bandidos? - essa é a pergunta que mais nos fazemos ultimamente. A prisão de quadrilhas de estudantes-traficantes (especializadas principalmente em de drogas sintéticas) faz mais presente essa questão.
Não é a primeira vez que jovens de classe média, filhinhos de papai se envolvem em crimes. É claro que não se deve generalizar e incluir todos os jovens no mesmo saco. Existem, felizmente, jovens interessados em ações mais efetivas, sejam no engajamento político ou porque simplesmente estão conscientes que o caminho das drogas é perigoso e sem volta.
Teoricamente muitas explicações podem ser dadas, mas a teoria não tem sido colocada em prática e o resultado, como mostra o noticiário, é catastrófico. Duas teses são mais discutidas: a primeira mostrando que jovens de classe média se envolvem no crime porque acham que para filhinhos de papai, não haverá punição. Portanto, é a impunidade que incentiva e acoberta o crime. Outra tese é a de os maus exemplos de práticas ilegais vem de cima, de gente engravatada e bem sucedida que não precisava participar de mensalões e outros esquemas, mas participa por conta da impunidade.
Culpa dos pais? Talvez seja a falta de diálogo uma das razões. Outras existem e para os psicólogos a busca de bens materiais vendidos como forma de status, leva os jovens de classe média a ganhar à custa de vidas preciosas de jovens como eles, a boa vida que o mercado de consumo praticamente impõe. Essa garotada não precisava envolver-se com o crime para sobreviver: são todos moradores de endereços nobres e estudantes de faculdades particulares. Parece que o conforto em família perdeu o sentido: passou a ser sinônimo de bandido e não mais de jovens que não faz muito tempo só queriam diversão saudável sem prejudicar ninguém. Estudos mostram que aumenta a paticipação de jovens de classe média no crime e a escola tem culpa nisso. Para a psicóloga Maria Irene Maluf “a escola tem que ser atraente, mas os pais também devem conhecer os amigos dos filhos e manter contato com a equipe pedagógica da escola”.
Não se pode condenar toda a juventude por conta de meia dúzia de jovens mal orientados. É preciso encontrar soluções. Perguntas não resolvem nada. Respostas e ações, sim.
SALDO MILIONÁRIO
Em recente edição o Jornal do Brasil publica dados impressionantes e alarmantes sobre a comercialização de drogas na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo o JB as favelas das regiões mais nobres do Rio de Janeiro comercializam mensalmente nada mais nada menos do que R$ 30 milhões, segundo cálculo da Polícia Civil, que sabe ainda que cerca de 600 traficantes, portando 200 fuzis, cuidam do negócio à margem da lei. Como perguntar não ofende fica uma perguntinha: se a polícia sabe disso porque não acaba logo com a,digamos, brincadeira? Tudo bem que é difícil enfrentar o poderio das armas dos marginais. É um jogo das matar ou morrer, mas enquanto esse cruel jogo não acaba nossos jovens é que morrem vítimas das drogas.
* O que, convenhamos, é muito mais grave. E cruel
FUTURO INGRATO
A dificuldade que o sempre sacrificado trabalhador brasileiro enfrenta com a aposentadoria (antes e depois) ganha mais uma questão levantada pelo competente jornalista José Esmeraldo Gonçalves. Ele com a palavra: “Fico pensando que a situação da aposentadoria ainda é mais complicada para jornalistas. Em um mercado instável e com muita oferta passamos pela rotatividade de empregos ou por períodos sem emprego algum. São muitos os da nossa geração que não reúnem condições mínimas para receber o barbalho” (assim um nosso colega, Alberto Carvalho, da Manchete, chamava o dinheirinho que vinha do INSS, em alusão ao então ministro Jader Barbalho, lá pelos anos 80). Aqueles que passaram boa parte da carreira como frilas, estão com a vida ainda mais difícil. Ou seja, existe uma categoria de “não aposentáveis”, aqueles que terão que subir o “batente” até pó apito final. Talvez os jornalistas mais jovens, empregados ou frilas, devam tentar se informar sobre planos de previdência privada a que alguns sindicatos e associações de classe estão se associando. Pode ser uma alternativa.
* Pelo visto a única
BURACOS MIL
Parece até brincadeira, mas e com suposta seriedade (se é que ainda se pode levar alguma coisa a sério no Rio) que o prefeito Eduardo Paes e o governador Sergio Cabral, anunciam a realização do dia da caminhada buracos, o que simplesmente jamais acontecerá porque é quase impossível acabar com a buraqueira que faz parte da nossa modernidade urbana. Os buracos estão perfeitamente adaptados à paisagem dessa “cidade maravilhosa cheia de buracos mil”, isso sem falar nos buracos (verdadeiras crateras) que fazem parte (e não é de hoje) de administrações catastróficas que nos afundam cada vez mais.
* O que prova que estamos em um buraco sem saída
TIME DE PRIMEIRA
Aos torcedores que ainda insistem em tripudiar o meu Vasco por estar disputando (provisoriamente, é verdade) o campeonato da segunda divisão, apenas um lembrete: de todos os times do Rio o Vasco e o que tem mais e maiores possibilidades de estar na primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2010. O resto que se cuide, mas sem medo.
* A segunda divisão não foi feita para humilhar ninguém
PARA RIR E CONTAR
Na sala de aula a professora pergunta:
- Joãozinho, no galhos da árvore tem três passarinhos. Um é morto, quantos ficam?
- Nenhum, professora
- Como nenhum , Joãozinho
- É, professora: um morreu e os outros voaram
- Restaram dois, Joãozinho,mas vou aceitar a resposta porque gostei da forma como você raciocinou
- Agora eu vou perguntar: professora na sorveteria tem três mulheres: uma está tomando sorvete, a outra está comendo sorvete e a terceira está chupando sorvete. Qual das três é a casada?
- A que está chupando sorvete.
- Não professora. É a que usa aliança. Vou aceitar sua resposta porque gostei da forma como a senhora raciocinou
VIDA REAL
Como os pomposos casamentos costumam ser reservados para o final feliz das novelas tem muita gente achando que Manoel Carlos começou “Viver a vida” pelo fim. Nada disso: é agora depois do casamento de Helena (Taís Araújo) e Marcos (José Mayer) que os problemas começarão, o que mostra que o autor está muito próximo da realidade. Afinal, na chamada vida real é sempre depois do casamento que começam os problemas, decepções e desacertos.
* Antes é tudo uma maravilha
FUTURO GARANTIDO
Mesmo se não renovar contrato (termina em novembro) com o SBT, onde atualmente apresenta dois programas, Ratinho continuará na televisão: vai comandar pessoalmente o SBT do Paraná, emissora da qual é o único dono, além de dirigir também suas emissoras de rádio e algumas de suas indústrias, que lhe garantem um futuro financeiro extraordinário. Ratinho é, como Silvio Santos, um dos poucos apresentadores que enriqueceu de verdade com a televisão.
* Embora tenha empobrecido a programação
MORTOS “VIVOS”
No Brasil tem muito morto que vale mais do que quem está vivo ou, se preferirem, tem muito morto que é mais vivo do que se pensa. É o que mostra recente estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas revela que os gastos com pensão por morte, no Brasil, são hoje de R$ 75,8 bilhões, ou seja 3,2% do PIB. Só paras comparar: na Coréia o gasto com esse tipo de pensão é de 0,2% do PIB e no México de 0,3%. O governo garante o bom salário dos mortos.
* Mas não o dos vivos
CAIXA FORTE
Mesmo tendo perdido alguns milhões com a recente venda do apartamento que possuía em Manhatan, Estados Unidos, Gisele Bundchen continua sendo uma das mulheres mais ricas do mundo. Segundo a revista Forbes ela acumula uma fortuna estimada em 150 milhões de dólares, o que significa que ter perdido mais de 4 milhões de dólares na venda do apartamento, localizado perto do rio Hudson, não fará muita diferença. Gisele bem que tentou vender o imóvel (uma cobertura) por 10,9 milhões de dólares, mas por conta da crise americana só conseguiu fechar o negócio por 4,5 milhões de dólares.
* Pobrezinha
LEI MPACOTADA
Todo mundo sabe que as leis no Brasil não foram e não são criadas para serem cumpridas. Geralmente elas ficam empacotadas como acontece, por exemplo, também com a lei municipal que obriga os supermercados a terem empacotadores, o que se fosse feito, evitaria muitos transtornos como as imensas filas, a dificuldade dos idosos de lidar com os sacos plásticos, e a multiplicação do trabalho dos caixas, que deveriam estar ali apenas para movimentar o dinheiro. Os supermercados não querem empacotadores porque eles significam mais salários a pagar e, portanto, menos lucros.
* Como se já não lucrassem mais do que deviam
TRIO MARLÉTRICO
Mis uma vez Roberto Carlos, pioneiro no gênero, faz escola e transforma em quase obrigação, a realização de shows em luxuosos navios. Quem está aderindo ao modismo é a cantora Claudia Leite que se apresentará a bordo do navio Grand Mistral de 11 a 14 de dezembro em um cruzeiro que sairá de Santos para Búzios, passando por Ilha Bela. O navio tem 1700 lugares e espera-se lotação esgotada. Claudia Leite promete um show de acabar com qualquer enjôo: ela cantará em um palco montado ao lado da piscina. O palco simulará um trio elétrico.
* Tem mesmo gosto pra tudo
TELA QUENTE
Se depender da beleza das atrizes o filme que Woody Allen promete rodar no Rio em 2001 será mesmo uma tela quente para a imaginação masculina (e sem dúvida algumas nem tão femininas assim). O diretor está fazendo de tudo para ter a bela Carla Bruni, a primeira da francesa, e a linda modelo brasileira Adriana Lima no elenco.
* Não precisa de mais nada
SENHOR SENADOR
Quem pensava votar em Fernando Gabeira na próxima eleição para o governo do Rio pode começar a procurar outro nome. Apesar da insistência de seu partido Gabeira descarta a possibilidade porque, entre outras coisas, não tem dinheiro para a campanha. Ele está decidido a buscar uma vaga como senador, o que acreditam todos conseguirá facilmente, e a participar ativamente ( subindo nos palanques) da campanha presidencial da ex ministra Marina Silva, que, aliás, está cada vez mais forte e madura.
* Embora seja verde
PEDALANDO, PEDALANDO
Embora venha a aumentar alguns riscos o uso da bicicleta poderia ser sem dúvida uma boa e econômica solução, para o sufocante trânsito do Rio, São Paulo e outras grandes capitais, mas o uso do não poluidor veículo de duas rodas está longe de se transformar em uma realidade no Brasil, onde só existem 120 mil bicicletas, ao contrário da China que possuiu 540 milhões, todas pretas por força de uma lei que lá funciona, e de Amsterdã, onde circulam 400 mil bicicletas. Se as bicicletas virarem uma mania nacional, talvez a polícia fique tão bem “motorizada” quanto os bandidos.
* Pelo menos no início
MAIS FÃ
O presidente Lula nunca escondeu que a dupla Zezé De Camargo e Luciano está entre suas preferências músicas. Agora terá mais um motivo para aumentar essa admiração: Zé Di Camargo será o responsável pela trilha sonora do filme “Lula, o filho do Brasil”.
* Melhor que fosse o pai
eli.halfoun@terra.com.br

domingo, 20 de setembro de 2009

A DOLOROSA REALIDADE DA APOSENTADORIA
É uma dolorosa ilusão acreditar que quando a aposentadoria chegar, depois de muitos anos de labuta intensa o trabalhador sossegar e usufruir merecido descanso. Nada disso: a baixa remuneração das aposentadorias e o alto custo de vida obrigam aposentados a voltar ao mercado de trabalho para complementar a renda.
É uma das conclusões do Relatório Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho. Aposentados entre 50 e 64 anos são os que mais retornam ao serviço e só no ano passado foram 4.196.286 (aumento de 9,77% em relação à 2005). Uma prova concreta de que o que a Previdência paga não dá nem para a saída.
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi avalia que a necessidade de rendimento extra é a principal razão, mas destaca também o fato das empresas estarem buscando funcionários com experiência. Lupi vê um lado bom: “Seria ruim se estivesse diminuindo o emprego nas outras faixas, o que não está acontecendo”. Mesmo assim o RAIS detectou que a única faixa que mostrou retração no emprego foi aquela entre 16 e 17 anos, com uma queda de 2,07% Portanto, olhemos para nossos velhos e também para nossos jovens.
A aposentadoria é um fenômeno historicamente recente, instituído na sociedade industrial como um direito adquirido pelos trabalhadores. Mas não dá para negar que a passagem do trabalho ao repouso é acompanhada de modificações que marcam profundamente a vida dos indivíduos. Associações de defesa do aposentado atribuem a obrigatoriedade de voltar ao trabalho ao achatamento das aposentadorias e pensões, resultado de uma política e um comportamento social que estigmatiza e excluiu os direitos de cidadania dos idosos e, portanto, dos aposentados.
Estudos mostram que entre 1991 e 2000 o número de aposentados no Brasil cresceu em média 35%. Calcula-se que só no Rio estejam cerca de 1,5 milhões de idosos aposentados, quase todos obrigados a abrir mão da justa sombra e água fresca para retornar, por absoluta necessidade financeira, ao mercado de trabalho, que não lhes oferece muito e nem os trata com respeito. Parece que voltamos ao passado, aos períodos históricos quando idosos, eram encarados, na maioria das vezes, como sendo “inúteis” ou “sobrantes” alijados do processo produtivo.
Agora estão recebendo pouco e pagando caro por conta de uma política que nunca os tratou com atenção. É preciso (e já) olhar para o presente e o futuro para retribuir aos aposentados o que com muito trabalho eles conquistaram: uma real aposentadoria. Mais do que isso um direito que não é reconhecido e muito menos respeitado
EFEITOS COLATERAIS
A filosofia popular costuma dizer que de médico e louco todo mundo tem um pouco. Se por vários motivos estamos cada vez mais loucos ficaremos também mais médicos agora quer as bulas de remédios terão de ser escritas de forma simplificada para que o paciente entenda exatamente o que está tomando. Até aí tudo bem: o perigo é que os vizinhos, os parentes e os amigos passarão a indicar com mais freqüência medicamentos que só devem ser receitados por médicos, ou seja, profissionais especializados que mesmo assim cometem erros. Se a internet já nos todo tipo de informação (muitas vezes nada confiáveis) sobre doenças e medicamentos agora, com as bulas simplificadas será um tal de receitar remidinhos, o que pode ter muitos efeitos colaterais e uma grave infecção medicamentosa. Remédios deviam curar, mas muitas vezes nos deixam mais doentes.
* No físico e no bolso
ELEFANTE MENOR
Considerado um verdadeiro elefante branco o Hospital Clementino Fraga (mais conhecido com Hospital Universitário), localizado no Fundão (Ilha do Governador) perderá breve parte de sua imensa “tromba”. É que um dos prédios (está desativado e na verdade nunca funcionou) ameaça desabar e para evitar danos mais graves precisa ser implodido com urgência. Acontece que a implosão está dificultada porque as empresas especializadas estão cobrando R$ 28 milhões para realizar o serviço. Dinheiro que o hospital não tem. Aliás, é por falta de dinheiro que muitos serviços médicos estão deixando – e não é de hoje – de ser realizados.
* A saúde também está desmorona e precisa ser implodida. Com urgência
NOVA REFORMA
São muitas as especulações em torno dos graves problemas (financeiros, é claro) enfrentados pelo Jornal do Brasil. Um dos boatos mais constante é o de que o JB pode vir a fechar definitivamente, hipótese que o dono, o empresário Nelson Tanure, descarta veementemente. A verdade e que o Jornal do Brasil se empenha em recuperar seus leitores e prestígio e para isso passará por uma nova reforma gráfica, editorial e administrativa. É provável que o JB passe a circular como uma revista diária (no atual e bom formato), o que poderá transformá-lo em uma leitura alternativa aprofundando-se na análise do noticiário, perdendo assim a, digamos, obrigação de concorrer com os outros jornais diários.
* Pode não ser a salvação, mas é sem dúvida uma boa solução
GULA EDITORIAL
O mercado editorial se movimenta parta não ser “engolido” pela internet (o que dificilmente acontecerá porque jornais a revistas sempre terão espaço, mesmo reduzido, garantido). Agora é a vez das revistas segmentadas Viver Bem e Gula, que pertencem ao sobrinho do empresário Nelson Tanure, sofrerem reformas radicais. Tanto a Viver Bem quanto a Gula ganharão um novo padrão gráfico e editorial e prometem reunir uma equipe jovem e competente que, aliás. já está tocando os novos projetos, que começarão a circular breve para conquistar um novo mercado.
* Que está mesmo precisando de novas e boas alternativas de leitura
RIR SEMPRE
Embora tenhamos cada vez mais motivos para chorar (principalmente de vergonha), rir continua sendo o melhor remédio em quase todas as ocasiões. E são os humoristas que, é claro, mais acreditam nisso. Tanto é assim que decidiram criar a Risadaria, um Festival de Humor reunindo textos, caricaturas, charges e shows, previsto para março (de 18 a 22) de 2010. O projeto está sendo desenvolvido por Paulo Bonfá e tem entre os organizadores Marcelo Tas, Marcelo Madureira, Caco Galhardo e Diogo Portugal. A Risadaria terá investimento de R$ 6 milhões e está decidido que a primeira acontecerá no prédio da Bienal, em São Paulo. Houve quem sugerisse que a Risadaria desse ponta pé no prédio do Senado, em Brasília, sugestão imediatamente recusada.
* Lá a concorrência seria muito grande
SETENTÃO ANIMADO
Não é todo mundo, principalmente no Brasil, que consegue chegar aos 70 anos de idade cheio de planos e envolvido em muito trabalho. Pelé será um “setentão” ocupadíssimo. Para comemorar, ano que vem, seus 70 anos vários projetos estão em andamento, entre os quais um documentário feito nos Estados Unidos com direção de Bill Guttemberg e um desenho animado sobre sua infância. O desenho está sendo criado na índia e terá direção de Daniel Jeanette. Em nenhum deles Pelé falará ou cantará.
* Ainda bem
DÍVIDA DE GRATIDÃO
A única maneira de pagar dívida de gratidão é ser grato a vida inteira. Silvio Santos sabe disso e é esse o motivo que jamais permitirá que Hebe Camargo e Carlos Alberto de Nóbrega deixem o SBT. Com Hebe, que tem contrato até dezembro e certamente será renovado sem dificuldades, a dívida de gratidão é do início de carreira quando Hebe foi uma espécie de professora para o ainda inexperiente Sílvio. Com Carlos Alberto a dívida é de pai para filho: foi Manoel de Nóbrega quem deu o Baú para Silvio, que o transformou em um grande negócio.
* Não se pode negar que Silvio e bom caráter
HAJA DINHEIRO
Tem muita que anda solta por aí, especialmente entre os políticos, mas devia estar atrás das grades. Se colocarem, na cadeia todos os bandidos os cofres públicos certamente abrirão falência rapidamente: cada preso custa mensalmente ao país exatos US$ 800, dinheiro que é literalmente desviado de nossos impostos cobrados, exageradamente é verdade, para custear, entre outras coisas, saúde e educação. Como nossos presos só cumprem, por mais bárbaros que sejam 30 anos de cadeia cada um acaba custando US$ 288 mil a cada 360 meses, ou seja, R$ 535 mil, quantia que daria para construir 35 casas populares ou 50 salas de aula ou distribuir 1.890 cestas básicas. Quem gosta de fazer cálculos garante que o metro da corda de boa qualidade custa R$ 1.20 podendo ser usada por mais de um ano.
* Embora violenta não deixa de ser uma solução definitiva, prática e econômica
POVO LIMPO
Embora uma grossa, absurda e vergonhosa e sujeira esteja presente em quase tudo o que acontece no país o povo está cada vez mais limpo, conservado e cheiroso. É o que se pode concluir diante do relatório da Associação da Indústria de Higiene Pessoal e Cosméticos revelando que nos últimos cinco anos o mercado brasileiro de cosméticos masculinos cresceu 93% com um faturamento anual superior a R$ 1,9 bilhão. Recente estudo revela que os homens preferem utilizar produtos (cremes, etc.) acondicionados em tubos ou bisnagas com embalagens sóbrias “porque pote é coisa de mulher”.
* Mesmo para aqueles que adoram encher o “pote”
VAI PARA O CÉU
As muitas acusações de uso indevido do dinheiro da Igreja Universal não parecem abalar o bispo Edir Macedo: ele realmente acredita que de uma forma ou de outra vai para o céu: depois de ter vendido, recentemente, um jato Global que utilizava, o bispo está esperando a chegada de um novo avião com lavado, bar, mesas adaptadas para refeições e sofá. É um Alliance Jet no valor de U$ 50 milhões e que será incorporado à frota que já tem, um Falcon de U$ 25 milhões e um Citation X de U$ 15 milhões. Certamente o novo avião terá três sacolinhas na parte traseira de cada poltrona: uma para os sacos de vômito, outra para revistas e a terceira para recolher dízimos.
* Mais pertinho de Deus
TUDO EM CIMA
A crisativa escritora e apresentadora Fernanda Young, responsável, ao lado do também criativo marido Alexandre Machado, por renovadores programas de televisão, não liga para as críticas por ter aceitado posar nua para a revista Playboy. Justifica sua decisão enumerando alguns motivos: 1) salvar o erotismo das mãos da breguice; 2) não deve nada a ninguém: 3) em alguns lugares do mundo mulheres ainda são obrigadas a tampar seus corpos; 4) vingança pura e simples; 5) em seus livros se expõe mil vezes mais; 6) vai fazer 40 anos no ano que vem; 7) irritar sua mãe; 8) está se lixando para o que os idiotas vão achar; 9) é a primeira vez na história que a coelhinha da playboy tem 8 romances publicados; 10) não existem ex-BBBs suficientes (aleluia) e 11) enquanto existir photoshop todas as mulheres estão salvas.
* E os homens perdidamente enganados
FALOU E DISSE...
Do respeitado DJ Zé Pedro: “Quando vi naqueles caracteres da TV “Michael Jackson morreu” achei que era o nome de uma banda. Ele inventou a pólvora assim como a Janis Joplin, Edith Piaf, Jimmy Hendrix, Judy Garland, Elvis Presley, James Brown. Essa era acabou, o Michael Jackson foi o último da safra. A Modonna é apenas a rainha do marketing. Ensinou aos músicos a se cuidarem porque sabe que é com o corpo que se ganha dinheiro. Você vê a Britney Spears chega à beira da vala, alguém berra:”Ô, benzinho, o tutu ta acabando. E ela volta...”

PAPO COM EDU GUEDES
Aprender a cozinhar abriu para Eduardo Guedes, um dos mais jovens chefes paulistas, não só as tampas das panelas, mas também as portas da televisão. Foi cozinhando na TV que Edu se fez apresentador, colecionou milhares de alunos e deu um novo sentido ao prazer de preparar pratos simples, mas saborosos. Ele com a palavra:
Você é especialista em sorvetes. Quais os países que fabricam os melhores sorvetes do mundo?
R – A Itália pela cultura e tradição na minha opinião é o lugar onde se fabrica o melhor sorvete artesanal do mundo. Na parte industrial a escola americana é muito boa, mas cada produto deve ser fabricado levando em consideração o clima, a cultura e os costumes de cada região
Cozinhar virou uma espécie de hobby para muitos homens, que, sabemos, não gostam de lavar o que utilizam. Quando você cozinha em casa quem lava a louça e os utensílios para você?
R – Antes de aprender a cozinhar na Itália eu aprendi a lavar e deixar a cozinha organizada, mas não gosto muito de lavar e se alguém se candidatar a lavar fico feliz
As mulheres estão sendo reconhecidas como grandes chefes. Os homens correm o risco de acabar barrados nas grandes cozinhas?
R – Têm espaço para todos. A mulher complementa muitas vezes o homem
Quais restaurantes você recomenda sejam frequentados em São Paulo?
R - Magari, DOM, Barbacoa, Don Curro, Jun Sakamoto, Praça Lourenço, Bassi
É possível aprender a cozinhar vendo programas de culinária na televisão?
R – Com certeza esse é meu desafio diário, pois tenho quer simplificar, usar ingredientes baratos, mas com qualidade e sabor
Quais os pratos brasileiros que você mais gosta?
R – Arroz, feijão, bife a milanesa e batata frita é o meu prato preferido

eli.halfoun@terra.com.br
]

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

PAZ E AMOR
Pena que na maioria das vezes palavras sejam apenas palavras e nada mais. Algumas pequenas palavras costumam ter um grande e profundo significado, embora nem sempre isso seja levado ao pé da letra. Paz e amor, por exemplo, formam uma perfeita união de letras (pequenas-grandes palavras) que parecem ter perdido o verdadeiro e intenso significado e nos está fazendo perder aquele que é (deveria ser) o sentido maior da vida.
Paz não é só aquela que acaba com as guerras (nem acaba mais) mas sim a que nos dá a necessária tranquilidade interior, a certeza de que nos é permitido viver sem pavor da violência, sem medo das pessoas,sem medo de nós mesmos, que muitas vezes somos nossos maiores inimigos.
Amor não é só aquele que une casais e que procuramos intensamente, como se ele, o amor, fosse ou pudesse ser apenas um encontro de carinho e desejo entre um homem uma mulher, entre duas pessoas, independente de sexo. Essa tem sido a nossa busca maior. Estamos esquecendo e deixando de lado o sentido mais completo do amor – amor que deveria unir a todos, mas isso parece impossível nesse momento em que cada um olha mais para si do que para todos.
Paz e amor são palavras que se completam e deveriam caminhar sempre juntas. Não há paz sem amor. Não há amor sem paz. Não existe vida saudável e completa sem amor e paz. Vida saudável nesses tempos modernamente cruéis é só aquela que nos livra (ou tenta) das doenças e nos impõe uma alimentação supostamente de qualidade e uma vida repleta de exercícios físicos. Mais significativo e verdadeiramente saudável seria o exercício diário da prática do amor e em consequência da paz.
Estamos vivendo num mundo em que a boçalidade (não há melhor palavra para definir o que se vê). A boçalidade se faz a cada dia, a todo momento, mais presente e intensa. A televisão nos mostra em horário nobre (não inventa nada) a violência urbana (um homem covardemente assassinado pelas costas, uma mulher esquartejada, assaltos diários, seqüestros e por aí vai e a violência mundial da guerra com destruição de cidades, de povos, de adultos, de crianças. É como se com essa boçalidade quiséssemos acabar com o mundo. Uam mundo que fazemos cada vez mais boçal simplesmente porque esquecemos de construí-lo com paz e amor.
Nas pracinhas (quando ainda podem ser frequentadas) as crianças brincam de se defender com armas engatilhadas pelos dedos que imitam revólveres. Não têm culpa de nada as inocentes crianças. É isso o que, até em desenhos animados a televisão, que é de certa forma a vida moderna, lhes mostra diariamente. Sem dó nem piedade.
A sabedoria popular (sempre ela) costuma dizer que é nos pequenos frascos é que estão os melhores perfumes. Paz e amor são pequenos frascos.
* Que bom se fossem mais, muito mais, do que apenas grandes perfumes
BELEZA MADURA
Quem torce para ter Luiza Brunet mostrando sua perfeita beleza madura nas páginas da revista Playboy não precisa perder a esperança: a modelo confirma que andou conversado com os editores da publicação e que embora nada de concreto tenha sido acertado, existe uma grande possibilidade de acordo pra ainda esse ano. Luiza vive um momento de tranquilidade pessoal e profissional, o que certamente ajudará para uma resposta afirmativa.
* Rapidinho, rapidinho
CINEMA EM PAUTA
O cinema é o próximo investimento financeiro e artístico de Luciana Gimenez. Embora não tenha qualquer intenção de afastar-se da apresentação do “Superpop” Lucina pretende entrar firme nos longa-metragens e para isso tem dedicado um bom tempo com a leitura de roteiros. A idéia é entrar de corpo inteiro: como produtora e como atriz, mas antes que isso aconteça fará um curso de aperfeiçoamento nos Estados Unidos.
* Não precisa ir tão longe
MALAS DE VERDADE
Associar um novo famoso a mala não precisa ser necessariamente incluí-lo no rol dos chatos, como se costuma dizer popularmente. Às vezes ser mala pode ser um bom negócio. Que o diga o guitarrista Keith Richards, do Rolling Stones, que receberá robusto cachê para aparecer como garoto (?) propaganda das malas com a assinatura Louis Vuitton (aliás, as bolsas da linha Joke, lançada recentemente no Brasil tem sido muito procuradas, apesar de cada uma custar a “bagatela” de R$ 8.550). Richard é o terceiro garoto propaganda diferente utilizado pela marca em suas malas: os dois primeiros foram Mikail Gorbachev e Sophia Loren.
* Sempre que tiverem, seus nomes associados a malas terão uma boa desculpa
ROUPA DE ATRIZ
Uma das recordistas brasileiras em ensaios nus para revistas masculinas (posou várias vezes para a Playboy e para a Sexy) Sheila Mello resolveu dar um tempo nesse tipo de trabalho,embora ainda esteja em plena ( e bota plena nisso) forma: agora que recebeu seu diplomas de atriz do curso Célia Helena, em São Paulo, a ex-loura do tchan vai vestir a roupa para tentar um novo rumo em sua carreira, o que inclui novelas. Como atriz Sheila está decidida a não mais tirar a roupa.
* Portanto, não a convidem para fazer o musical “Hair”
MENOS FILHOS
Parece que as mulheres brasileiras estão decididas a ter menos filhos. É o que supõe diante de recente levantamento feito pela IMS Heatlh, que audita o setor farmacêutico. O levantamento mostra que o anticoncepcional Microvlar é o remédio mais vendido no Brasil. O segundo mais consumido é o antidepressivo Rivotril e o terceiro e paradoxalmente, a pomada Hipoglós, usada em assaduras de bebês. Com o aumento da venda de anticoncepcionais diminuiu o consumo do analgésico Dorflex, que até recentemente era o medicamento mais vendido no Brasil.
* Com mais anticoncepcionais a dor de cabeça diminuiu
BOCA ABERTA
Não há muitos motivos para rir, mas todo mundo está querendo melhorar o sorriso: é cada vez maior o número de clientes que procura clínicas especializadas (também oferecidas a cada dia em número maior) em implantodontologia. A evolução do método fez com o que o professor Ariel Apelbaum, um dos brasileiros pioneiros na utilização doa implantodontologia e considerado um dos melhores do mundo, renovasse todo o equipamento de sua movimentada clínica, que está de cara nova.
* Os pacientes também
DÁ OU DESCE
Está cada vez mais difícil vender jornal nos locais adequados: as bancas. Agora a venda pode ser consequência de um “empurrãozinho” extra fora das bancas. É, por exemplo, o que acontece com a Folha Universal, hoje o jornal de maior circulação da América Latina. O semanário circula, segundo recente levantamento do IVC com 2,3 milhões de exemplares semanais, nenhum vendido em banca. A venda dos jornais é praticamente imposta às igrejas: segundo se comenta todas as igrejas são “orientadas” a adquirir determinado número de exemplares para que sejam distribuídos entre os fiéis, vendidos ao comércio local, enfim qualquer método que impeça o encalhe.
* Pelo visto vale tudo em nome de Deus
BELEZA TOTAL
Ao mesmo tempo em que estuda a possibilidade de escrever um livro relatando sua experiência, que não é pouca, no convívio com, o complicado universo masculino, a bela modelo Alexia Belucci continua ampliando seu rol de amigos e exercendo sua sensibilidade, que também não é pouca, para recebeu os amigos com carinho conforto e muito prazer – um prazer que só mulheresr sensíveis como ela conseguem dar e receber.
* É por isso que mesmo para os que ainda não a conhecem Alexia fica inesquecível
CAMINHO DE SUCESSO
Chegou ao fim a novela “Caminho das Índias”, mais marcante sucesso na carreira de Glória Perez.A novela teve excvelentyes momentos de direçã, uma trama bem construída e um elenco que não comprometeu. Mesmo assim não se pode dizer (ainda bem) que “Caminho das Índias” tenha sido uma novela perfeita até porque a perfeição não funciona, especialmente nas novelas nas quais se tudo estiver perfeito perde a graça.
* É a imperfeição que ibope para as novelas
FALOU E DISSE...
Quando se trata de sexo e de vida algum,as frases famosas são apenas engraçadas, mas a maioria nos permite uma reflexão. Portanto, lei e pense. Ou se preferir apenas colecione e repita:
“Eu não pago as mulheres para fazerem sexo comigo, eu pago para ter certeza de que irão embora depois” (Jack Nicholson, ator)
“Sexo de graça não existe. Você só não sabe que pagou, está pagando ou pagará”( anônimo)
“Loucura é fazermos sempre as mesmas coisas e esperarmos por resultados diferentes” (anônimo)
“A calcinha não é a melhor coisa do mundo, mas está bem perto” (anônimo)
“Retroceder nunca, render-se jamais. A maior vitória é nunca ser derrotado” (anônimo)
“As mulheres estão descobrindo que mulher é bom, coisa que os homens já sabem há séculos” (Chico Anysio, humorista)
“Em terra de cego, quem tem três olhos é gay” (Jose Luis Borges, escritor)
“A castidade é a mais anti-natural de todas as perversões sexuais”
“Amor platônico significa gostar de alguém do pescoço para cima” (T.M. Winshow, escritor)
“O que é mais gostoso na masturbação é que você não tem que dizer nada depois” (Milos Forman, cineasta)
“Sexo é aquela coisa que ocupa um mínimo de tempo e causa um máximo de encrenca” (John Barrymore, ator)
“Sexo alivia as tensões. Amor as causa” (Woody Allen., cineasta)
“Só existem duas coisas importantes na vida. A primeira é sexo, a segunda eu não me lembro” ( Woody Allen, cineasta)
“Alguns casamentos acabam bem, outros duram a vida inteira”
“As mulheres são capazes de fingir um orgasmo, mas os homens são capazes de fingir uma relação inteira” (Sharon Stone, atriz)
“Sexo é como um jogo de cartas: se não tem um bom parceiro (ou parceira) é melhor que tenha uma boa mão” (Woody Allen, cineasta)
“Intelectual é o cara que encontrou algo mais importante que sexo” (Woody Allen, cineasta)
“Clitóris é igual computador: nem todos conseguem mexer direito com ele, mas a maioria sabe para o que servem”. (Rosângela Petta, escritora)
“Sexo não tem nada a ver com amor. Tanto isso é verdade que o governo me fode há 51 anos e eu não sou apaixonado por ele”
“A diferença entre o sexo pago e o sexo grátis é que o sexo pago costuma sair mais barato” (H. L. Mencker, escritor)
“O que é mais moderno: a masturbação masculina ou feminina? A feminina é mais moderna, pois é digital. A masculina é manual”.
“O sexo grupal é uma atividade que desperta grande interesse. Sempre junta gente”
“Os homens têm dificuldades para perceber quando as mulheres gozam. É que nessa hora eles nunca estão por perto”.
“Os pecados do ladrão são as virtudes do banqueiro” ( Bernard Shaw)
“O que é assaltar um banco em comparação com fundar um banco?” ( Bertold Brecht)
“Quando eu era jovem pensava que dinheiro era a coisa mais importante do mundo, hoje tenho certeza” ( Oscar Wilde)
“O dinheiro não traz felicidade, mas provoca uma sensação tãooo parecida que é necessário um especialista para verificar a diferença” ( Woody Allen)
“Há tantas coisas mais importantes do que o dinheiro, mas custam tanto” (Groucho Marx)
“A criança diz o que faz,o velho diz o que fez e o idiota diz o que vai fazer” ( Barão de Itararé)
“A coragem é a mais alta das qualidades humanas, pois é a qualidade que garante as outras” ( Aristóteles)
“Tudo que está no plano da realidade já foi sonho um dia” (Leonardo Da Vince)
“O homem se distingue dos outros seres pelo seu sentido de justiça” (Confúcio)
“Quanto menos as pessoas souberem como se fazem as salsichas e as leis, melhor dormirão à noite” ( Otto Von Bismark)
“A vida é um minuto que passa, e a gente deve ter a certeza de quer agiu bem” ( Oscar Niemeyer)
“A mulher é tão feia, mas tão feia que quando ela bater as botas nem a terra há de comer”
“Não quero ser saudosista, mas este país era bom mesmo lá por 1490)”
“Eu jamais saberia lidar com o poder. A impotência é mais a minha praia”
“Tem muita gente na Internet que vive taclando pelos cotovelos”
“Se um dia eu ganhar na loteria vou comprar uma casa, um carro e uns dois ou três deputados”
“Se eu fosse tão inteligente quanto penso que sou, teria certeza de minha total ignorância”
“Na maioria das vezes que vou ao banheiro tenho a nítida sensação de estar fazendo alguma cagada”
“Quantas vezes vou repetir que eu detesto repetição ?”
“Pode ter certeza: o corrupto vai sempre vender caro a sua derrota”
“Ter dinheiro é um estado de espírito. Não ter é um estado lamentável”
“Ainda bem que eu não virei jogador de futebol. Já pensou aquelas mulheres maravilhosas tendo de me achar bonito ?”

eli.halfoun@terra.com.br
PAZ E AMOR
Pena que na maioria das vezes palavras sejam apenas palavras e nada mais. Algumas pequenas palavras costumam ter um grande e profundo significado, embora nem sempre isso seja levado ao pé da letra. Paz e amor, por exemplo, formam uma perfeita união de letras (pequenas-grandes palavras) que parecem ter perdido o verdadeiro e intenso significado e nos está fazendo perder aquele que é (deveria ser) o sentido maior da vida.
Paz não é só aquela que acaba com as guerras (nem acaba mais) mas sim a que nos dá a necessária tranquilidade interior, a certeza de que nos é permitido viver sem pavor da violência, sem medo das pessoas,sem medo de nós mesmos, que muitas vezes somos nossos maiores inimigos.
Amor não é só aquele que une casais e que procuramos intensamente, como se ele, o amor, fosse ou pudesse ser apenas um encontro de carinho e desejo entre um homem uma mulher, entre duas pessoas, independente de sexo. Essa tem sido a nossa busca maior. Estamos esquecendo e deixando de lado o sentido mais completo do amor – amor que deveria unir a todos, mas isso parece impossível nesse momento em que cada um olha mais para si do que para todos.
Paz e amor são palavras que se completam e deveriam caminhar sempre juntas. Não há paz sem amor. Não há amor sem paz. Não existe vida saudável e completa sem amor e paz. Vida saudável nesses tempos modernamente cruéis é só aquela que nos livra (ou tenta) das doenças e nos impõe uma alimentação supostamente de qualidade e uma vida repleta de exercícios físicos. Mais significativo e verdadeiramente saudável seria o exercício diário da prática do amor e em consequência da paz.
Estamos vivendo num mundo em que a boçalidade (não há melhor palavra para definir o que se vê). A boçalidade se faz a cada dia, a todo momento, mais presente e intensa. A televisão nos mostra em horário nobre (não inventa nada) a violência urbana (um homem covardemente assassinado pelas costas, uma mulher esquartejada, assaltos diários, seqüestros e por aí vai e a violência mundial da guerra com destruição de cidades, de povos, de adultos, de crianças. É como se com essa boçalidade quiséssemos acabar com o mundo. Uam mundo que fazemos cada vez mais boçal simplesmente porque esquecemos de construí-lo com paz e amor.
Nas pracinhas (quando ainda podem ser frequentadas) as crianças brincam de se defender com armas engatilhadas pelos dedos que imitam revólveres. Não têm culpa de nada as inocentes crianças. É isso o que, até em desenhos animados a televisão, que é de certa forma a vida moderna, lhes mostra diariamente. Sem dó nem piedade.
A sabedoria popular (sempre ela) costuma dizer que é nos pequenos frascos é que estão os melhores perfumes. Paz e amor são pequenos frascos.
* Que bom se fossem mais, muito mais, do que apenas grandes perfumes
BELEZA MADURA
Quem torce para ter Luiza Brunet mostrando sua perfeita beleza madura nas páginas da revista Playboy não precisa perder a esperança: a modelo confirma que andou conversado com os editores da publicação e que embora nada de concreto tenha sido acertado, existe uma grande possibilidade de acordo pra ainda esse ano. Luiza vive um momento de tranquilidade pessoal e profissional, o que certamente ajudará para uma resposta afirmativa.
* Rapidinho, rapidinho
CINEMA EM PAUTA
O cinema é o próximo investimento financeiro e artístico de Luciana Gimenez. Embora não tenha qualquer intenção de afastar-se da apresentação do “Superpop” Lucina pretende entrar firme nos longa-metragens e para isso tem dedicado um bom tempo com a leitura de roteiros. A idéia é entrar de corpo inteiro: como produtora e como atriz, mas antes que isso aconteça fará um curso de aperfeiçoamento nos Estados Unidos.
* Não precisa ir tão longe
MALAS DE VERDADE
Associar um novo famoso a mala não precisa ser necessariamente incluí-lo no rol dos chatos, como se costuma dizer popularmente. Às vezes ser mala pode ser um bom negócio. Que o diga o guitarrista Keith Richards, do Rolling Stones, que receberá robusto cachê para aparecer como garoto (?) propaganda das malas com a assinatura Louis Vuitton (aliás, as bolsas da linha Joke, lançada recentemente no Brasil tem sido muito procuradas, apesar de cada uma custar a “bagatela” de R$ 8.550). Richard é o terceiro garoto propaganda diferente utilizado pela marca em suas malas: os dois primeiros foram Mikail Gorbachev e Sophia Loren.
* Sempre que tiverem, seus nomes associados a malas terão uma boa desculpa
ROUPA DE ATRIZ
Uma das recordistas brasileiras em ensaios nus para revistas masculinas (posou várias vezes para a Playboy e para a Sexy) Sheila Mello resolveu dar um tempo nesse tipo de trabalho,embora ainda esteja em plena ( e bota plena nisso) forma: agora que recebeu seu diplomas de atriz do curso Célia Helena, em São Paulo, a ex-loura do tchan vai vestir a roupa para tentar um novo rumo em sua carreira, o que inclui novelas. Como atriz Sheila está decidida a não mais tirar a roupa.
* Portanto, não a convidem para fazer o musical “Hair”
MENOS FILHOS
Parece que as mulheres brasileiras estão decididas a ter menos filhos. É o que supõe diante de recente levantamento feito pela IMS Heatlh, que audita o setor farmacêutico. O levantamento mostra que o anticoncepcional Microvlar é o remédio mais vendido no Brasil. O segundo mais consumido é o antidepressivo Rivotril e o terceiro e paradoxalmente, a pomada Hipoglós, usada em assaduras de bebês. Com o aumento da venda de anticoncepcionais diminuiu o consumo do analgésico Dorflex, que até recentemente era o medicamento mais vendido no Brasil.
* Com mais anticoncepcionais a dor de cabeça diminuiu
BOCA ABERTA
Não há muitos motivos para rir, mas todo mundo está querendo melhorar o sorriso: é cada vez maior o número de clientes que procura clínicas especializadas (também oferecidas a cada dia em número maior) em implantodontologia. A evolução do método fez com o que o professor Ariel Apelbaum, um dos brasileiros pioneiros na utilização doa implantodontologia e considerado um dos melhores do mundo, renovasse todo o equipamento de sua movimentada clínica, que está de cara nova.
* Os pacientes também
DÁ OU DESCE
Está cada vez mais difícil vender jornal nos locais adequados: as bancas. Agora a venda pode ser consequência de um “empurrãozinho” extra fora das bancas. É, por exemplo, o que acontece com a Folha Universal, hoje o jornal de maior circulação da América Latina. O semanário circula, segundo recente levantamento do IVC com 2,3 milhões de exemplares semanais, nenhum vendido em banca. A venda dos jornais é praticamente imposta às igrejas: segundo se comenta todas as igrejas são “orientadas” a adquirir determinado número de exemplares para que sejam distribuídos entre os fiéis, vendidos ao comércio local, enfim qualquer método que impeça o encalhe.
* Pelo visto vale tudo em nome de Deus
BELEZA TOTAL
Ao mesmo tempo em que estuda a possibilidade de escrever um livro relatando sua experiência, que não é pouca, no convívio com, o complicado universo masculino, a bela modelo Alexia Belucci continua ampliando seu rol de amigos e exercendo sua sensibilidade, que também não é pouca, para recebeu os amigos com carinho conforto e muito prazer – um prazer que só mulheresr sensíveis como ela conseguem dar e receber.
* É por isso que mesmo para os que ainda não a conhecem Alexia fica inesquecível
CAMINHO DE SUCESSO
Chegou ao fim a novela “Caminho das Índias”, mais marcante sucesso na carreira de Glória Perez.A novela teve excvelentyes momentos de direçã, uma trama bem construída e um elenco que não comprometeu. Mesmo assim não se pode dizer (ainda bem) que “Caminho das Índias” tenha sido uma novela perfeita até porque a perfeição não funciona, especialmente nas novelas nas quais se tudo estiver perfeito perde a graça.
* É a imperfeição que ibope para as novelas
FALOU E DISSE...
Quando se trata de sexo e de vida algum,as frases famosas são apenas engraçadas, mas a maioria nos permite uma reflexão. Portanto, lei e pense. Ou se preferir apenas colecione e repita:
“Eu não pago as mulheres para fazerem sexo comigo, eu pago para ter certeza de que irão embora depois” (Jack Nicholson, ator)
“Sexo de graça não existe. Você só não sabe que pagou, está pagando ou pagará”( anônimo)
“Loucura é fazermos sempre as mesmas coisas e esperarmos por resultados diferentes” (anônimo)
“A calcinha não é a melhor coisa do mundo, mas está bem perto” (anônimo)
“Retroceder nunca, render-se jamais. A maior vitória é nunca ser derrotado” (anônimo)
“As mulheres estão descobrindo que mulher é bom, coisa que os homens já sabem há séculos” (Chico Anysio, humorista)
“Em terra de cego, quem tem três olhos é gay” (Jose Luis Borges, escritor)
“A castidade é a mais anti-natural de todas as perversões sexuais”
“Amor platônico significa gostar de alguém do pescoço para cima” (T.M. Winshow, escritor)
“O que é mais gostoso na masturbação é que você não tem que dizer nada depois” (Milos Forman, cineasta)
“Sexo é aquela coisa que ocupa um mínimo de tempo e causa um máximo de encrenca” (John Barrymore, ator)
“Sexo alivia as tensões. Amor as causa” (Woody Allen., cineasta)
“Só existem duas coisas importantes na vida. A primeira é sexo, a segunda eu não me lembro” ( Woody Allen, cineasta)
“Alguns casamentos acabam bem, outros duram a vida inteira”
“As mulheres são capazes de fingir um orgasmo, mas os homens são capazes de fingir uma relação inteira” (Sharon Stone, atriz)
“Sexo é como um jogo de cartas: se não tem um bom parceiro (ou parceira) é melhor que tenha uma boa mão” (Woody Allen, cineasta)
“Intelectual é o cara que encontrou algo mais importante que sexo” (Woody Allen, cineasta)
“Clitóris é igual computador: nem todos conseguem mexer direito com ele, mas a maioria sabe para o que servem”. (Rosângela Petta, escritora)
“Sexo não tem nada a ver com amor. Tanto isso é verdade que o governo me fode há 51 anos e eu não sou apaixonado por ele”
“A diferença entre o sexo pago e o sexo grátis é que o sexo pago costuma sair mais barato” (H. L. Mencker, escritor)
“O que é mais moderno: a masturbação masculina ou feminina? A feminina é mais moderna, pois é digital. A masculina é manual”.
“O sexo grupal é uma atividade que desperta grande interesse. Sempre junta gente”
“Os homens têm dificuldades para perceber quando as mulheres gozam. É que nessa hora eles nunca estão por perto”.
“Os pecados do ladrão são as virtudes do banqueiro” ( Bernard Shaw)
“O que é assaltar um banco em comparação com fundar um banco?” ( Bertold Brecht)
“Quando eu era jovem pensava que dinheiro era a coisa mais importante do mundo, hoje tenho certeza” ( Oscar Wilde)
“O dinheiro não traz felicidade, mas provoca uma sensação tãooo parecida que é necessário um especialista para verificar a diferença” ( Woody Allen)
“Há tantas coisas mais importantes do que o dinheiro, mas custam tanto” (Groucho Marx)
“A criança diz o que faz,o velho diz o que fez e o idiota diz o que vai fazer” ( Barão de Itararé)
“A coragem é a mais alta das qualidades humanas, pois é a qualidade que garante as outras” ( Aristóteles)
“Tudo que está no plano da realidade já foi sonho um dia” (Leonardo Da Vince)
“O homem se distingue dos outros seres pelo seu sentido de justiça” (Confúcio)
“Quanto menos as pessoas souberem como se fazem as salsichas e as leis, melhor dormirão à noite” ( Otto Von Bismark)
“A vida é um minuto que passa, e a gente deve ter a certeza de quer agiu bem” ( Oscar Niemeyer)
“A mulher é tão feia, mas tão feia que quando ela bater as botas nem a terra há de comer”
“Não quero ser saudosista, mas este país era bom mesmo lá por 1490)”
“Eu jamais saberia lidar com o poder. A impotência é mais a minha praia”
“Tem muita gente na Internet que vive taclando pelos cotovelos”
“Se um dia eu ganhar na loteria vou comprar uma casa, um carro e uns dois ou três deputados”
“Se eu fosse tão inteligente quanto penso que sou, teria certeza de minha total ignorância”
“Na maioria das vezes que vou ao banheiro tenho a nítida sensação de estar fazendo alguma cagada”
“Quantas vezes vou repetir que eu detesto repetição ?”
“Pode ter certeza: o corrupto vai sempre vender caro a sua derrota”
“Ter dinheiro é um estado de espírito. Não ter é um estado lamentável”
“Ainda bem que eu não virei jogador de futebol. Já pensou aquelas mulheres maravilhosas tendo de me achar bonito ?”

eli.halfoun@terra.com.br