segunda-feira, 31 de agosto de 2009

CHEGA DE ESTRESSE
Estamos todos estressados. Ninguém sabe exatamente o que é esse tal de estresse, mas estar estressado virou uma espécie de obrigação nos cada vez mais difíceis e corridos dias de hoje. Todo mundo se diz estressado confundindo estresse com cansaço ou com o estar de “saco cheio” de péssimos salários, dívidas acumuladas, medo da violência e outras mazelas que tem feito do viver uma dificuldade cada vez maior, mas não, insuperável Não sou saudosista e estou convencido que os avanços científicos e tecnológicos facilitaram e facilitam muitas coisas. Mesmo assim dá saudade do tempo em que se podia viver tranquilamente sem medos, sem correria. Sem o tal do estresse, que na maioria das vezes é apenas uma boa justificativa para muitas coisas. As pessoas ainda confundem estresse assim como confundem tristeza com depressão: estresse e depressão são doenças que precisam ser tratadas.
O fato é que diante e tanto estresse os homens principalmente começaram a procurar (e cada vez mais) massagistas para aliviar (ou pelo menos tentar) as dores do corpo e da mente e por isso mesmo é cada vez maior o número de ofertas de massagem. É verdade que nem todas que se apresentam como habilidosas massagistas sabem realmente fazer uma massagem: na maioria das vezes se limitam a esfregar um creme no corpo do cliente supostamente estressado e inclui um algo a mais que é na realidade o que grande parte dos clientes procura e não só para relaxar, mas também por medo – medo de contrair uma doença sexual. O medo se instala outra vez fazendo, mesmo depois de um, digamos, relaxamento aumentar o tal do estresse.
Mas há, é verdade, boas e dedicadas profissionais de massagem, caso, por exemplo, da Luciana Abreu que aplica realmente técnicas de massagem que deixam qualquer cliente relaxado e satisfeito, mesmo porque além de boa massagista ela desenvolve seu trabalho com um cativante e contagiante alto astral. Enquanto for moda e servir de desculpa continuaremos todos estressados e essa será um bom motivo para procurar as mãos mágicas da Luciana que também tem um sorriso encantador e uma energia que abastece não só o corpo massageado, mas também a alma.
* Assim não há estresse que resista
BOTECOS LIMPOS
Os botequins, especialmente os chamados pé sujo, são uma das mais marcantes características do Rio, único estado que tem bons botecos espalhados em todas as esquinas. O carioca (e não só o que aqui nasceu) adora jogar conversa fora em qualquer boteco e adora especialmente os petiscos gordurosos que fazem a festa do paladar e do colesterol ruim, mas nem todos os botecos prezam pela higiene e por isso mesmo não há nenhum exagero em submeter esses estabelecimentos a uma rigorosa fiscalização sanitária. Há até os frequentadores que acreditam que é o pouco cuidado no preparo dos petiscos que os deixa gostosos e com um sabor que nunca se consegue ao prepará-los em casa. Besteira: comida de boteco só é boa porque tem o papo livre, leve e solto como acompanhamento. Exigir dos botecos nossos de cada dia uma rigorosa higiene no ambiente e no preparo dos petiscos é fundamental ainda mais agora que os botecos andam, até por questões econômicas, cada vez mais freqüentados. Petiscos de boteco são, sim, saborosos.
* Mas é sempre bom lembrar que o bom também faz mal.
BOA PEDIDA
São muitos os botequins que oferecem deliciosas alternativas de petiscos e um deles é o Rio Babilônia (Rua Desembargador Izidro, Tijuca) onde uma vez por semana uma baiana prepara mini-acarajés. Também é possível dar de cara com outra baiana que enrola charutos. O Rio Babilônia oferece ainda ostra frescas preparadas no bafo. O boteco é simpático e permite uma tarde ou noite agradável em suas mesas espalhadas pela calçada. É bom e barato
* Uma combinação que todos procuram
CRUELDADE AUDITIVA
Os jornais noticiam que alguns shows de cantoras baianas, entre as quais Ivete Sangalo e Claudia Leite. Têm sido cancelados por falta de público. Na verdade a venda de ingressos não tem sido suficiente para pagar as despesas, incluindo os milionários cachês das duas cantora (R$ 350 mil por show) e acredita-se que isso acontece porque o público tem evitado aglomerações perigosas nesses tempos de gripe suína. Pode até ser, mas é preciso aproveitar o momento para repensar a chamada música baiana com seu repetitivo axé. O público também está saturado da crueldade auditiva que a barulhenta música baiana provoca. Independente da qualidade vocal das cantoras (Ivete e Claudia são ótimas intérpretes) o público cansou de tanta mesmice.
* Até porque ouvido de público não é esgoto
B0DE EXPIATÓRIO
No Brasil é sempre assim: qualquer coisa vira motivo parta as mais variadas e esfarrapadas desculpas. Agora mesmo, por exemplo, o porco virou um bode expiatório e a gripe suína virou desculpa para não trabalhar e justificar erros. Não há dúvidas de que é necessário tomar todo tipo de precaução para não aumentar a estatística de vítimas fatais da gripe, mas isso não significa usar a doença como desculpa para tudo.
* Essa também é uma porcaria fatal
BOA VIAGEM
Álvaro Garnero é de uma família de bem sucedidos empresários e não se pode dizer que é um homem de televisão. Talvez por isso mesmo se saia tão bem como apresentador: não tem os vícios comuns aos profissionais do ramo: comporta-se com educação e simplicidade, consciente de que o que mostrará é muito mais importante do que sua presença. É assim que faz do “50 por 1”, que apresenta na Record, uma atração diferente, agradável e sem dúvida o mais criativo programa de turismo da televisão. Garnero nos tem proporcionado viagens deliciosas recheadas de informações interessantes e sem a preocupação de faturar em tudo o que mostra.
* Programas sobre turismo costumam ser uma nervosa e irritante máquina registradora
COMÉRCIO MALDITO
O consumo de drogas é o caminho para a morte, mas não sem antes enfrentar um sofrimento maldito. Droga não é bom negócio para qualquer consumidor, mas não se pode dizer o mesmo quando se trata do maldito fornecedor. Os números confirmam porque existem a cada dia mais fornecedores, que pensam apenas nos lucros e pouco liga para a vida dos doentes usuários: o faturamento anual no comércio de drogas é de 320 bilhões de dólares por ano, ou seja,um valor maio do que o de exportações de produtos de primeira necessidade no mundo.
* Que droga
COROAS ENXUTAS
O que é bonito e para se mostrar. Deve ser isso o que estão pensando algumas senhoras com 40 e mais anos, que resolveram aderir a um novo modismo: posar para ensaios sensuais. Não são fotos para divulgação pública, mas ensaios ofertados para maridos ou namorados que muitas vezes não valorizam o, digamos, material que tem em casa. As mulheres acreditam que esse tipo de “propaganda” particular pode esquentar a relação e permitir novas descobertas e conquistas sexuais para os casais.
* Afinal, a imaginação ainda é o mais eficiente “viagra”
MULHER MARAVILHA
Depois de muitas e merecidas conquistas as mulheres tem cada vez menos do que reclamar. A bela cantora Beyoncé é uma delas: acaba de ser escolhida a Mulher do Ano pela revista Bilboard, que, aliás, lança breve a sua edição brasileira. Não é só: também foi incluída na lista da revista Forbes entre as mulheres financeiramente mais bem sucedidas do mundo com um faturamento anual de 79 milhões de dólares
* Não é uma mulher. É um carro forte
PASSADO PRESENTE
Os saudosistas fãs da atriz Audrey Hepburn,a eterna bonequinha de luxo, poderão matar saudade dos velhos tempos através de uma exposição. De 8 de abril a 30 de maio fotos, acessórios e objetos pessoais da atriz estarão expostos no Shopping Iguatemi. em São Paulo. A exposição organizada por Sean Hepburn Ferrer, filho da atriz, é a mesma que está sendo mostrada em vários países atraindo sempre um enorme público.Audrey ainda é um exemplo de charme, classe e beleza.
* Que anda faltando em muitas mulheres
SUCESSO VIVO
As especulações em torno da provável morte do personagem Raji (Rodrigo Lombardi) no final da novela “Caminho das Índias” não são, evidentemente, confirmadas pela autora Glória Perez, mas nos bastidores essa não é nenhuma novidade: o que se comenta é que a morte de Raji estava prevista para o capítulos iniciais, o que só não aconteceu porque o bom trabalho d o ator Rodrigo Lombardi não permitiu ao transformar-se em um dos maiores sucessos da novela.
* Assim como na vida novelas também nas novelas o sucesso é garantia de vida
NUDEZ RITMADA
A psicóloga e hoje também funkeira de A princesa e o plebeu Tatiana Gomes vai mostrar o ritmo de sua nudez: aceitou convite da revista Playboy e suas fotos provocarão o imaginário masculino: em algumas fotos aparecerá de óculos como se estivesse atendendo um paciente. Daí pra frente tudo será um festa para os olhos e para a imaginação. Tatiana é das que acreditam que as psicólogas mexem com o imaginário erótico masculino.
* Feminino também

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Inútil de interrogação
Será que foi? Será que será? O ponto de interrogação costuma ser companheiro inseparável de nossas vidas. Vivemos inseguros e nunca sabemos se fizemos a coisa certa até na mais fútil das situações. É o “se” que nos persegue o tempo todo. Vivemos nos lamentando e nos arrependendo e não adianta nada. Vivemos nos perguntando ”se tivesse sido assim, não teria sido melhor?”; “se eu não tivesse feito isso ou aquilo teria dado certo"? É “se” em cima de “se” não só como interrogação, mas também como arrependimento, justificativa e desculpa.
O “se” é terrível. É uma interrogação de uma responsabilidade imensa, cruel até, porque o carregamos a vida inteira com uma culpa que não faz sentido e que de certa forma nos faz sempre duvidar de nós mesmos e das decisões que tomamos diante da vida, que por si só já é uma grande interrogação. É claro que as coisas teriam sido diferentes e certamente melhores se não houvesse a interrogação do “se” questionando nossas decisões e nossos arrependimentos. O “se” só vale a pena se representar esperança. Não arrependimento ou dúvida.
Jamais, por mais que tenhamos certeza (na verdade nunca temos certeza de nada) das coisas, nos livraremos do “se”. No dia em que o “se” não mais estiver presentes em nossas interrogações, viver ficará muito mais prático, fácil. E sem graça.
O arrependimento (geralmente culpa) transmitido pelo “se” é a maior das lições É com ele, o “se”, que aprendemos a não repetir erros, embora continuemos cometendo erros diários em tudo e para quase tudo. É sem duvida o terrível “se” que acaba nos mostrando novos caminhos - caminhos que certamente teriam sido mais fáceis “se” não tivéssemos feito isso ou aquilo. ”Se” não tivéssemos votado em fulano talvez o Rio estivesse melhor; “se não tivéssemos escolhido tal bairro para morar talvez estivéssemos livres de acabar alvos de balas perdidas; se tivéssemos jogado na loteria talvez estivéssemos ricos”; “se tivéssemos escolhido outra mulher o casamento seria feliz”. ´
É “se” para cá. É “se” para lá nos atormentar com mais um problema, mais umas duvida porque o “se” que nos atormenta não significa, como queremos, que com outras escolhas ou posturas as coisas estariam realmente melhores, do jeito que esperamos e sonhamos. Não é fácil, parece até impossível, ficar livre do “se”, mas é possível parar de lamentos com o “se” e viver o é. Só com o é podemos construir o será. Certo ou errado o “se” dúvida é. O será é futuro.
* O futuro é e será sempre o nosso maior compromisso com a vida.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Viver não é uma droga. Morrer, sim
Não surpreende recente estudo da Fundação Getúlio Vargas revelando que está na chamada elite o maior consumo de drogas do País. Se partirmos do princípio básico de que consumir drogas de qualquer tipo significa ter dinheiro para adquiri-las é fácil imaginar por onde elas circulam com mais freqüência.
O estudo mostra que a maioria de usuários é de cor branca (85,1%), tem filhos (80, 46), é católica (88,3) e das classes A e B. Nas entrelinhas os números permitem uma leitura importante e que acaba com o mito de que o consumo de drogas é frequente nas comunidades carentes. Não é e não pode ser (é preciso dinheiro). Então, chega de continuar apontando os pobres como culpados de tudo.
O estudo revela ainda que 62.2% dos drogados declarados são da classe A, aqueles que têm boa escolaridade, melhores condições de vida, maior volume de informações. Não são corajosos como se consideram os jovens que assumem o uso de drogas. Não é preciso ser psicólogo (basta ser pai) para perceber que esses jovens estão sinalizando que querem ajuda – uma ajuda que não lhes é dada com atenção e programas públicos de tratamento. Apoio emocional é afeto em casa.
Não é novidade também a revelação de que o consumo de drogas (começa com o álcool) se inicia cada vez mais cedo. Em 2003 uma reportagem da revista Veja mostrava que o primeiro contato com o álcool começa aos 11 anos (antes era aos 14), sinalizando para um futuro bem ruim. Nada foi feito: as campanhas institucionais patrocinadas pelo governo não surtem efeito, o que deixa evidente a necessidade de outro tipo de ação para evitar que os jovens entrem nessa roubada.
Para os psicólogos a “sociedade estimula a dependência, reprime os gestos autônomos com muito rigor e faz com que as pessoas busquem conforto em algo de que dependem”. Entre os adolescentes - dizem os especialistas - a droga tem uma relação direta com a falta de perspectivas, com o tédio, com a dificuldade de lidar com a vida de forma responsável. É preciso promover ações coletivas que mostrem ao jovem que viver saudavelmente é sempre a melhor perspectiva. Falta de perspectiva é perseguir, por burrice e covardia, a morte através das drogas. Viver é difícil, mas não é uma droga.
BOM TRABALHO
Algumas discussões parecem não ter fim e uma delas é sem dúvida sobre religião: cada um reza para quem e do jeito que quiser e é essa escolha a que se deve respeitar. Nenhuma religião é completa e perfeita, o que faz o debate ainda mais polêmico, partindo muitas vezes para uma generalização perigosa. Não é de hoje, por exemplo, que as igrejas evangélicas merecem todo tipo de críticas e denúncias, mas nem todas são tão ruins e exploradoras de fiéis quanto se quer fazer crer. Algumas realizam excelentes trabalhos sociais como é (para citar um exemplo que acabo de conhecer de perto) o caso Evangélica Internacional que tem recuperado dezenas de jovens que estavam se acabando com e pela droga. É um trabalho perfeito e o que é melhor, realizado gratuitamente, embora tenha um elevado custo de manutenção. Tudo bem que a igreja está também em busca da conquista de novos fiéis, ma não importa. Importante mesmo é que muitas vidas estão sendo recuperadas. Além do mais nenhum paciente é, mesmo que sua cabeça esteja sendo feita para isso, a continuar na igreja depois da alta, mas para esses ex-dependestes ela, a religião (qualquer que seja), será sempre um fundamental apoio que muitas vezes a família, até por desgaste emocional, não consegue dar. Melhor ficar viciado e dependente da religião do que das drogas. Religião não mata. Drogas sim.
* E cada vez mais
VOLTA TRIUNFAL
É sempre tempo de recomeçar e conquistar. Gigi da Mangueira está fazendo isso: depois de um longo (e bota longo nisso) período de afastamento, ela decidiu retomar a carreira e estrelará um show em uma casa no centro do Rio. O espetáculo está sendo dirigido por Wilson Rezende que forma com ela, há anos, um casal admirável. Não sei ainda confesso muito sobre o show, mas sei antecipadamente que será perfeito. Gigi da Mangueira merece e conquistar seu espaço artístico.
* Afinal, talento não tem época e nem idade
CONVERSA FIADA
A Rede Record distribuiu há dias nota oficial informado que a Igreja Universal é apenas uma cliente da emissora e que paga (e paga caro) apenas para utilizar horários com programas religiosos. Até parece que alguém acredita ou acreditará nosso, até porque, convenhamos, essa briga é mais entre a Globo e a Record. E em televisão não há nada que de alguma forma não seja suspeito, principalmente quando se trata de dinheiro do
* Cada um passa a sua “sacolinha” do que jeito que achar mais conveniente. Todos (ou todas) passam
BELEZA INTEIRA
Vinícius de Moraes estava coberto de razão: beleza é sim fundamental e ajuda muito em qualquer situação, mas é apenas um cartão de visitas inicial porque se não houver talento e capacidade a beleza fica feia. Desde que estreou na televisão Ana Hickman tem mostrado uma beleza inteira: é fisicamente uma bela imagem à qual se une um incontestável talento como apresentadora que se consolida a cada domingo no comando do Tudo é Possível, na Record. Não era muito fácil substituir Eliana, mas Ana Hickman o faz muito bem.
* Tão bem que nem deixa o público sentir falta da antiga apresentadora
HUMOR DE QUALIDADE
Ao contrário do que muita gente acredita talento não é hereditário ew se assim fosse todos os filhos seriam profissionalmente a continuação dos pais. A influência familiar pode ser de fundamental importância na escolha de uma profissão, mas se houver talento próprio de nada adiantará. É o caso de Bruno Mazzeo que se impõe como um dos melhores e mais criativos humoristas da nova geração. Da prole de Chico Anysio é sem dúvida o que melhor absorveu a influência talentosa do pai, o nosso maior e mais respeitado humorista. Se não lhe herdou o talento, Bruno observou com atenção e pose perfeitamente vir a ser um novo e completo Chico Anysio.
* Bom para ele e melhor para nós
PIPOCA SEMPRE
Nem tudo o quer se anuncia é tão confiável,mas mesmo assim a cada dia a ciência nos surpreende com novas descobertas e novos estudos, alguns que não servem para nada. Agora mesmo, por exemplo, a Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, divulga estudo afirmando que a pipoca ajuda a diminuir o risco de câncer e de doenças cardíacas porque contém “quantidades surpreendentes de antioxidantes”. Quer dizer aquela pipoquinha que a gente só consome noo cinema pode passar a fazer parte da refeição diária.
* Isso até um novo estudo anunciar que aumenta o colesterol. E a despesa
ANÔNIMO COMO?
Eu não entendi, mas vê se você entende (e me explica): o Ministério da Saúde quer diminuir a incidência de doenças sexuais e fará isso virtualmente, ou seja, disponibilizando espaço na internet para que se avise aos parceiros que procurem um médico, O Ministério diz que o alerta pode ser anônimo. Então como saber onde mora o perigo? Anônimo não é ninguém e pode ser todo mundo
* Anonimato é no mínimo apenas covardia